(A HISTÓRIA DE UMA VIDA
DEDICADA À
AMORC)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Este trabalho é uma emocionada homenagem à PRIMEIRA GRANDE MESTRE da ORDEM ROSACRUZ - AMORC do Brasil: MARIA A. MOURA. Foi elaborado pela combinação declarada e confessada de três parâmetros: minha admiração por essa mulher intimorata, furtadelas de deferências feitas a ela em todos os meios de comunicação, e consultas a livros e documentos. Furtei tudo aquilo que pude. Declaradas as minhas boas intenções, espero não ser criticado nem repreendido por esse gesto, que considero, de minha parte, um dever de consciência. Ao final citarei os locais de onde foram praticadas as furtanças e as obras de referência. Uma parte das informações que estão incluídas nesta homenagem recebi da AMORC-GLP por intermédio da Soror Beatriz Maria Philippi, a quem agradeço. De qualquer sorte, acho que, de aqui há algum tempo, quando reencontrar Maria, poderei prestar no Cósmico, pessoalmente , a deferência que não pude oferecer por ocasião de seu Supremo Momento nesta encarnação. Meu ingresso na Ordem, em 1969, em grande medida, é devido aos seus inigualável sacrifício apostolical e esforço hercúleo para instalar a AMORC no Brasil. Parafraseando o pensador Franz Grillparzer (1791-1872), estou feliz por ter feito e por estar fazendo bom uso da grandeza de Maria, pois de sua nobreza me apossei por amor. Sei, contudo, que estou muito longe de ser o ROSACRUZ que gostaria e que deveria. Caí muitas vezes, levantei e tornei a cair. Conhecimento e Sabedoria não se compram em supermercados ou em livrarias. É preciso trabalhar, meditar e orar. Muito. Eu sei o esforço que fiz e que estou continuando a fazer para vencer os meus demônios. Hoje, entretanto, acho que sou um pouco mais digno dos meus Irmãos. E, quando digo Irmãos, não excluo nenhum de qualquer religião ou fraternidade. Incluo, na mesma proporção, os perdidos, os desnaturados e os agnósticos. TODOS. Tenho uma certeza e vou confessá-la: os Verdadeiros e Nobres Estudantes de Misticismo, haverão de, muito breve, reconhecer a origem primordial e autêntica do Rosacrucianismo Universal. Entrementes, por outro lado, também tenho certeza absoluta de que as maiores homenagens que Maria recebeu no momento de sua Grande Iniciação foram de Akhnaton, de K-H, de Sâr Alden e de Sâr Validivar. Oscar Olavo do Nascimento e José de Oliveira Paulo também foram, entre tantos outros, dois dos homenageadores.

Nós, Rosacruzes da AMORC, não podemos esquecer as corretas palavras de Christian Morgenstern (1871-1914) em É Preciso Ir de uma Luz para Outra: Dois irmãos: Gratidão e Amor. E, o grande Cervantes (1547-1616), na Parte Primeira do célebre Dom Quixote, advertiu: ...um dos pecados que mais ofendem a Deus é a ingratidão. Então, qual é a fórmula de podermos ser gratos à entrega sacrificial e consciente de Akhnaton, de Harvey, de Ralph, de Maria e de tantos outros Rosacruzes que nos antecederam? Ter sempre presente no Coração esta Temura : PhIShCAM-42. Em um simples luziluzir de olhos tudo pode ser alterado. [( Ph = 80, Potência da Divindade em Ato pelo Verbum ) ; ( I = 10, Potência Unitiva - emissiva da descensão e remissiva da ascensão - Doação, Gorificação); ( Sh = 300, letra Planetária da Zodiacal Ph, que remete à palavra ShOPhIa , 396, Sabedoria Divina); ( CA = 21, a OBRA COMPLETA, ou seja, 7 + 7 + 7); e ( M = o 'Tempo' , a Água - se pronunciada Ma , representa a Medida, a Distribuição, a LUZ Refletida e a Reflexão)]. Saint-Yves D'Aveydre, no seu Arqueômetro ( ARKA = SOL, Revelação dos Mistérios Cósmicos pelo DIMISSUM et INENARRABILE VERBUM; MAeTRA = Medida-Mãe Vivente no VERBUM , Sinal do DOM DIVINO, AThMa + AMaTh + ThaMA ), ensinou que a Letra M ( MeM ) é uma vogal interna, improferível, porém, que pode ser percebida no interior do corpo, como o ruído do mar ouvido em uma concha marinha, se se fechar hermeticamente a boca, as narinas e os ouvidos sem respirar. Este exercício bramânico produz um empuxo (influxo) vital regenerador da Glândula Pineal para todas as extremidades do corpo:

 

 

INICIADO ROSA + CRUZ = + SERVIÇO + AMORÁVEL + MORAL + CATEGÓRICO + INCÓGNITO + PERMANENTE +

SAMCIP = PhIShCAM = 451 = 10 = 1 —› UNIDADE.

PISCAM = IShMAEL (10-300-40-70-1-30), a VOZ , o FUTURO.

42 = LEIS DE MAAT (VERDADE)

Isto tudo deve sempre ser traduzido, esforçadamente, como deixou gravado para a eternidade, a Hierofante da Ordem de MAAT - OM, Soror Iolanda Therezinha Marcier (MESTRE APIS), em DEZENOVE PALAVRAS = + Amor + Sabedoria + Bondade + Caridade + Luz + Alegria + Harmonia + Felicidade + Saúde + Compreensão + Respeito + Honestidade + Paz + Equilíbrio + Regeneração + Simplicidade + Religiosidade + Humildade + Pureza + [A Adição Teosófica de DEZENOVE também é igual a DEZ. A Redução Teosófica de DEZ é igual a UM. UNIDADE]. Não há duas, três, quatro... ordens rosacruzes. Só há UMA. ETERNA, INVISÍVEL e INDISSOLVÍVEL na qual TODOS SÃO UM. DEFINITIVAMENTE, temos todos, Rosacruzes e Iniciados de todas as Fraternidades, que ser dignos e fazer jus a participar desta AUGUSTA e VENERANDA ORDEM, e merecer, UM DIA, integrar seu SACROSSANTO COLÉGIO. Na verdade, os MESTRES aguardam, mais do que nós, por ESSE DIA. Que ESSE DIA não demore para nenhum Rosacruz. Para nenhum Irmão Iniciado de Fraternidade nenhuma! E que também possa ser conquistado pelos que ainda não são PEQUENINOS (Iniciados). Omnia in UNUM. Tudo em UM. ESTÁ SELADO.

 

O NASCIMENTO DA
ORDEM ROSACRUZ - AMORC

 

Tradicionalmente, a Ordem Rosacruz nasceu no Egito sob os auspícios da GRANDE LOJA BRANCA. A 18ª Dinastia marcou o ápice e o declínio da cultura egípcia. Naquela época, usualmente, os símbolos tinham para as pessoas em geral significados exotéricos distintos. Contudo, ordinariamente, MA e RA eram sentidos, entendidos e totalmente respeitados como emblemando a polaridade negativa e a polaridade positiva, sendo RA um dos poderes criadores masculinos mais celebrados. A polaridade positiva RA era representada, geralmente, por um Disco Solar, e os dois símbolos reunidos, RA e MA representavam um modelo sobre a criação da Terra e a criação da vida pela combinação de forças duais. Nesse sentido, os ensinamentos secretos eram ministrados e dialeticamente discutidos em locais particularmente destinados para essa finalidade notável e excelsa. Em alguns casos específicos, classes especiais reuniam-se em aposentos particulares do Faraó reinante. Dessas Reuniões, das quais participavam as mais seletas e insignes mentalidades da época, surgiu uma Ilustre Sociedade Secreta e Autocrática - a GRANDE FRATERNIDADE BRANCA. Segundo Harvey Spencer Lewis (Sâr Alden), o Primeiro Faraó que reuniu grupos de místicos em seus aposentos privados foi Ahmose I - o Libertador - (1580-1557 a.C.). Nessas classes de estudantes não havia distinção de sexo. Os ensinamentos de Jesus, no que concerne à emancipação da mulher, são um eco do que era praticado nas Escolas Heliopolitanas de Mistério do Egito Antigo. Afinal, em princípio, Ele foi educado segundo as Leis Essênias e bebeu do mesmo leite que Akhnaton.

Mas, o esforço inicial para a organização da Fraternidade bem como a criação de suas regras e de seus estatutos preliminares são devidos ao Faraó Thutmose III, que reinou até oitenta e nove anos, passando pela transição em 1447 a.C. Esse Insigne Faraó, ao que indicam os Registros Autênticos da Ordem Rosacruz, enquanto manteve a forma externa da religião por motivos estratégicos e políticos (os Kheri Hebs - Altos Sacerdotes Egípcios - eram extremamente influentes e poderosos naquelas pulsações), implementou e organizou a estrutura orgânica da Secreta Irmandade, aplicando-se em segredo e em silêncio às Doutrinas Místicas. A ameaça permanente de invasões por países vizinhos e a sombra diuturna e freqüente da guerra pairavam sobre o Egito. Assim, a vida de Thutmose III e a própria segurança do País eram dependentes da cooperação militar e da manutenção tolerante da velha religião. Uma mudança radical durante seu reinado provocaria uma provável reviravolta insuportável para o povo e para o Estado, e, indubitável e dolorosamente, certamente haveria de contemplar conseqüências aleatórias e desestabilizadoras. Thutmose III foi um Sábio; não um locupletador menor ou um nefelibata sandeu.

A instalação do Primeiro Grande Conselho da Ordem aconteceu durante a semana - segundo o calendário atual - que começou em 28 de março e se encerrou em 4 de abril de 1489 a.C. DOZE FRATRES e SORORES tiveram assento especial e privilegiado nesse SUPREMO CONSELHO composto por NOVE (NOVE) IRMÃOS e TRÊS (TRÊS) IRMÃS. É extremamente simbólica e significativa tal combinação numérica, como é, também, o número dos ilustres integrantes desse CONSELHO. Na esfera do misticismo, a peculiar conformação deste CONSELHO remete para o NÚMERO TRINTA E NOVE, que, por Adição Teosófica, sucessivamente, se reduz, a DOZE e a TRÊS. Mas, UM e TRÊS estão interligados. Então, fica de plano evidente que 39 = 12 = 3 = UM.

A Irmandade não recebeu nenhum nome profano, e a própria palavra ROSACRUZ não foi mencionada pela Agremiação nem por ela utilizada. Essa Irmandade, portanto, não era Rosacruz no sentido em que a Ordem é hoje internacionalmente conhecida. Mas, suas raízes, princípios e objetivos derivam e datam daquela Venerável, Augusta e Antiga Fraternidade.

Antes de seu falecimento, Thutmose III entronizou seu filho, Amenhotep II, como co-Regente do Reino. Sucederam-no Thutmose IV, Amenhotep III e Amenhotep IV, último Grande Mestre da estirpe do Fundador e com o qual estão bem familiarizados todos os Rosacruzes de todas as Fraternidades Rosacruzes hoje instaladas. Este Ilustre Hierofante nasceu em 24 de Novembro de 1378 a.C. e aos ONZE anos foi coroado FARAÓ. Sua Filosofia e seus Ensinamentos, pertinentes e presentes até os dias de hoje, continuam a ser ministrados e examinados universalmente em todos os trabalhos realizados nas Lojas Rosacruzes e nos Sancta privados. A Proclamação do FARAÓ SOLAR Amenhotep IV pelo SUPREMO CONSELHO como MESTRE ocorreu em 9 de abril de 1365 a.C., no Templo de Luxor, em presença de toda a família real e de sua futura esposa, Nefertiti (A BELA que veio). Para ver um retrato muito próximo da realidade, já que Nefertiti não era fisicamente como está geralmente apresentada em sua iconografia, sugiro uma visita à Galeria de Quadros do Frater Vicente Velado, FRC, nos websites:

www.maat-order.org/galleryvel.htm

http://svmmvmbonvm.org/akhenasol/akhenasun.htm

A vida pública desse ilustre, incompreendido, extraordinário e querido Faraó (carinhosamente chamado pelos seus súditos, como recordou Alexandre David, de SENHOR DO SOPRO DA DOÇURA ) é bastante conhecida e, por isso, resumirei, tão-somente, determinados episódios relevantes concernentes à sua atuação mística. Cosmicamente inspirado, aboliu a adoração de ídolos e a multiplicidade de deuses então existentes, instaurando o culto a um só DEUS, cuja manifestação física era representada pelo SOL (ATON) - o Símbolo da VIDA e do D'US VERDADEIRO - consoante as Doutrinas Secretas nas quais era Iniciado e das quais era depositário e profundo conhecedor. De passagem, deixo uma pergunta para meditação: Qual a diferença doutrinária entre os Preceitos Místicos de Akhnaton e as Doutrinas Secretas e Públicas de Jesus - a Rosa de Sharon ? A grande inovação geral e publicamente anunciada foi a mudança do culto ao sol como um deus, no culto de um INCOMPARÁVEL E ÚNICO D'US impessoal simbolizado pelo SOL. Este fato enfureceu os seguidores da velha religião, mas deu sustentação ao começo do MONOTEÍSMO no Egito e à origem da admissibilidade e da adoração de uma Divindade Real, Espiritual, Não-Terreal, Exclusiva, Existente por Si e Presente em tudo e em todos. Estava, desta forma, consumado o primeiro sinal das futuras religiões ocidentais. CONSUMATUM.

Abaixo está transcrito um excerto de um Hino de Amenhotep IV - AKHNATON - o IRMÃO MAIOR da VERDADEIRA ORDEM ROSACRUZ, em honra e glória ao DEUS ÚNICO - o SANTO ESPÍRITO DO SOL (cujo símbolo físico é o Disco Solar):

 

Quão múltiplas são Tuas obras!
Estão ante o homem escondidas.
Oh! DEUS ÚNICO! [O ESPÍRITO É UM].
Em cujo lado não há nenhum.
Tu criaste a Terra Segundo Teu Coração.

 

No bojo das reformas que encetou, desencorajou o culto aos deuses vigentes e tornou inócuas as obras que seu pai - Amenhotep III - havia feito erigir em Luxor e em Karnak - ali construídas tão-só para apaziguar a casta sacerdotal. Também mudou seu nome original - que significa Amon Está Satisfeito - para o simbólico AKHNATON (ou IKHENATON) - A GLÓRIA DE ATON. Abandonou Tebas e construiu novos edifícios e um Templo em forma de CRUZ em El Amarna (AKHETATON - Horizonte do SOL), a mais ou menos 300 km ao sul de Heliópolis. Sâr Alden informa que no quinto ano de seu reinado, através de um Decreto Real, uma radical reforma em todo o Egito aconteceu, tendo sido proibida qualquer forma de culto, com exceção da adoração de uma Única Deidade Espiritual que existia em toda parte e em todas as coisas, mas não possuía origem [física] terrena. Em um de seus Decretos Reais inab-rogavelmente estava selado: Este é o meu Juramento de Verdade que desejo pronunciar e do qual jamais direi que seja falso. Viveu em VERDADE (MAAT) até partir para o ETERNO ORIENTE. A CRUZ ANSATA (ANKH) foi por ele introduzida, e todos os membros da Organização usavam-na como símbolo iniciático. Foi nessa época que surgiu o monasticismo, pois, nos limites da Cidade, 296 (duzentos e noventa e seis) irmãos da Ordem viviam sob juramento de não se afastarem da sombra do Templo. Há uma oculta relação entre 296, 17, 153 e a própria TETRACTYS PITAGÓRICA. Na realidade, esses Irmãos compunham a linha de frente - a infantaria, por assim dizer - para que seu Faraó pudesse levar a bom termo a Missão Sagrada de que estava incumbido.

Entusiasmado e voltado para os temas espirituais, desinteressou-se, em parte, dos seus afazeres administrativos, e não enfrentou politicamente, com a reclamada energia, o momento histórico que vivia seu País. Sua saúde começou a decair, vindo a TRANSITAR VOLITIVAMENTE em 24 de julho de 1350 a.C., com vinte e oito anos incompletos. Como Buddah, Jesus e todos os demais representantes cósmicos do LOGOS SOLAR vivenciou sozinho seu Gethsemane . Ali também houve defecções e traições. (Ao escrever esta frase estou chorando de emoção, de tristeza e de saudade metafísica. Tenho certeza de que eu não o abandonei.). A forma exata e rigorosa e a repercussão planetária de sua EXCEPCIONAL INICIAÇÃO (Transição) só é conhecida dos Iniciados dos Altos Graus das Fraternidades Autênticas. Uma VONTADE, uma POSTURA CORPORAL ESPECÍFICA e TRÊS PALAVRAS... Para maiores e melhores informações sobre este MOMENTO SUBLIME, recomendo a consulta ao livro digital de Vicente Velado, FRC, que roda em:

http://svmmvmbonvm.org

O culto a Amon foi imediatamente restabelecido e a Fraternidade teve quase sempre que se ocultar até o primeiro quartel do século XX. De permeio a essas trevas, houve a Ordem do Templo... Jacques de Molay... O Conhecimento só era transmitido após Juramento Solene e Sagrado do postulante, e sua divulgação só era autorizada no perímetro das Lojas.

A partir de então, cuidadosamente, a Ordem Mística instalada por AKHNATON esparramou-se de Leste a Oeste e de Norte a Sul, e influenciou diversos movimentos esotéricos com base nas Leis e nos Princípios formulados pela GRANDE LOJA BRANCA. As principais Religiões estabelecidas também estiveram (e continuam a estar) sob a supervisão direta dessa GRANDE LOJA. Esta afirmação pode causar surpresa e, sou obrigado a reconhecer, até uma controvérsia inconciliável. Todavia, se forem feitas as conexões concertadas ao longo da história e ao serem aprofundados os estudos dos diversos movimentos religiosos, serão observadas similitudes em todos eles, como se todos estivessem (como estão e estarão) ancorados em origens e princípios básicos comuns. Algumas dessemelhanças são de plano evidentemente percebidas. Mas, no que concerne às doutrinas particulares, é necessário observar que as distorções e as apócopes doutrinárias sempre ocorreram, menos em benefício das respectivas confrarias, mais em proveito das classes dirigentes - quer religiosas, quer políticas - progressivamente, obstinadamente, tristemente e deturpadamente privilegiando o hipotético poder temporal, e relegando para planos menos importantes a própria Espiritualidade e os Princípios Iniciáticos. Este é o porquê de, na noite do inexistente do tempo, as religiões sempre acabarem por definhar e cair em obsolescência, sendo sempre atualizadas por novos movimentos. O percurso do afloramento consciente e do desabrochamento espiritual dos entes é causal e extremamente lento, e sempre foi silentemente observado e acompanhado pela GRANDE LOJA BRANCA. Não há - nem talvez possa haver um dia - assim, uma última e definitiva religião. Ainda que possa contrariar o senso comum, a verdade é que, no nulo e ilusório tempo, a tendência incontestável será o completo desaparecimento das religiões na forma pela qual, hoje, estão despótica, hipotética, equivocada, autoritária e hierarquicamente muitíssimo bem estruturadas. Possivelmente, penso que, ao caminhar a Humanidade para a conclusão desta Ronda, uma forma mais aprimorada de Governo haverá de prevalecer. Costumo à ela me referir como Teociência, ou seja, uma Aristocracia (Filosófica) Internacional na qual estariam consolidados - para regozijo meritório dos entes - os conhecimentos acumulados de todos os tempos. Como já está gradualmente acontecendo, os Conhecimentos Arcanos serão mais difundidos, porque serão mais aceitos e melhor compreendidos. Quando o Corpo Astral perder sua força e primazia... Dois exemplos desta convicção são a Ordo Svmmvm Bonvm e a Ordem de Maat , que divulgam via Internet ENSINAMENTOS que estavam secularmente arquivados nos tabernáculos das Fraternidades Iniciáticas. Seus endereços na Internet são:

 

FOTOGRAFIAS DIGITAIS

 

1. Akhnaton

2. Nefertiti

3. Animal Sagrado

4. Akhnaton e Família

5. O Local

6. Akhetaton (Reconstrução)

7. O Grande Templo (Reconstrução)

8. Vista de Akhetaton

9. Os Colossos de Memnon

10. Rainha Tiy - Mãe de Akhnaton

11. KUT HU MI

 

 

 

DEPOIS DE AKHNATON

 

Dentre os muitos problemas enfrentados pela Irmandade, um dos mais graves foi a presunção de alguns indivíduos, que, depois de terem assimilado alguns conceitos preliminares, acreditavam-se capazes de erigir sistemas filosóficos que, manifesta e hereticamente, mais do que inúteis, retardavam a reintegração na LUZ de confrades distraídos, mal informados e incapazes de perceberem o buraco em estavam metidos. Assim foi ontem; assim é hoje. Assim continuará a ser enquanto... Houve (e continua havendo) também alguns fanáticos que se (auto)intitulavam mestres, hierofantes, gurus etc. Motivos: vaidade, poder e riqueza. Às vezes, outros. Piores. A jovem Fraternidade teve que se empenhar muito para que o SONHO e a MISSÃO do FUNDADOR não se transformassem em águas de barrela. Mas há o lado positivo, catalítico e alvissareiro. O lado irredutível. Um exemplo é a notável figura de Hermes - o SENHOR DE MAAT (SENHOR DA VERDADE) - que era Iniciado e Membro da Organização e muito colaborou na sua expansão e para o seu desenvolvimento depois da prematura transição de Akhnaton. Hermes, o Três Vezes Grande, nasceu em Tebas, em 9 de Outubro de 1399 a.C., e Cruzou o Grande Portal no Monastério Rosacruz de El Amarna, em 22 de Março de 1257 a.C., com a provecta idade de 142 anos. [Curiosamente, a adição teosófica dos algarismos dos anos de sua encarnação no Egito é igual a SETE. Se se investigar escrupulosa e mais aprofundadamente as datas do nascimento e da transição de Hermes Trismegistus, ver-se-á que, neste caso e de de todos os Grandes Iniciados ou Nirmânâkâyas, nada acontece por acaso. Na verdade, nada acontece por acaso. Mas, por exemplo, ao se somarem o dia, o mês e o ano de seu Grande Reencontro (22 + 3 + 1257), o resultado é 1282, que se reduz primeiro a 13 e depois a 4. A Lâmina XIII do Tarô é a MORTE; e a Lâmina IV é o IMPERADOR. Benedictus qui venit in Nomine Domini. O mesmo aconteceu com Akhnaton em 24 de Julho de 1350!].

OS CICLOS CÓSMICOS...

AS ESTRELAS...

OS PLANETAS...

O SERVIÇO...

Mas, o fato concreto é que quem desejava buscar a LUZ viajava ao Oriente. Dentre os muitos buscadores que foram beber nos Templos da Ordem, no Egito, a LUZ que veio das Estrelas, um deles foi Salomão. Lá estiveram também Sólon de Atenas, Anaximandro de Mileto e Pitágoras de Samos (K-H), que ingressou na Ordem em Tebas, em 2 de Abril de 531 a.C. Outros grandes e consagradíssimos Nomes do pensamento mundial (antes da Era Cristã) que fizeram parte da Fraternidade são: Anaxímenes de Mileto, Heráclito de Éfeso, Parmênides de Eléia, Empédocles de Agrigento, Demócrito de Abdera, Sócrates de Atenas, Euclides de Mégara, Platão de Atenas, Aristóteles de Estagira, Epicuro de Atenas, Eilo de Alexandria, Antíoco de Ascalão, Cícero de Arpino, Nigídio Fígulo (?), Sêneca de Córdova e Plotino de Licópolis. Inaugurada a Era Cristã, cruzaram os Portais da Ordem, entre outros: Geber, Alfarabi, Avicena, Alberto Magno, Tomás de Aquino, Roger Bacon, Raimundo Lúlio, Arnaldo de Vilanova, Ferrarius, Nicolas Flamel, Basílio Valentim, Bernardo Trevisano, Pico della Mirandola, Paracelso, Denis Zacaire, Robert Fludd, Leonardo Fioravanti, Henry Khunrath, Michael Mayer, Jacob Boehme, Ralph Butler, Sethonius, Miguel Sendevogius, Eugenius Philalethes (Thomas Vaughan), Baruch Spinoza, John Heydon, Cagliostro, Jollivet Castelot e Nicholas Roerich. Também foram membros da Ordem Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Francis Bacon, Leibniz, Descartes, Newton e muitos outros.

 

O CICLO DE 108 ANOS

 

Controvérsias religiosas e turbulências políticas sempre obrigaram a Ordem, em conformidade com determinadas Leis Esotéricas, a contemporizar com uma regra antiqüíssima (que tem suas origens antes da era pré-cristã), regra essa que impõe o funcionamento das Lojas a períodos de atividade e a períodos de sonolência (inatividade), sendo cada Ciclo composto de 108 (cento e oito) anos. Um Ciclo completo de existência - do nascimento de uma Loja até seu renascimento - dura 216 (duzentos e dezesseis) anos, ou seja, 108 + 108 anos. Esse número (108) é por demais significativo, bastando para esta exposição informar que se compõe de nove ciclos menores de DOZE anos. Minimamente, recorda-se que doze são os Signos do Zodíaco, doze são os Membros do ALTO CONSELHO, doze são os meses do ano, doze eram os Discípulos próximos a Jesus, e doze também são as consoantes simples do Alfabeto Hebraico. O quadrado de doze é um número altamente cabalístico e conhecido de todos os esoteristas. Há uma singular semelhança entre esta Lei e a Lei da Necessidade (Reencarnação) na Ronda atual, cujo tempo médio de duração é de 144 anos. A redução teosófica de ambos os números é igual a NOVE. Curiosamente, o ciclo de VAN dos tártaros era de 180 anos, ou 3 x 60. Multiplicando-se 12 x 12 (144) pelo ciclo de VAN obtém-se o período exato da Revolução Celeste, isto é: 144 x 180 = 25 920 anos.

Para os que ainda não são Pequeninos e para os historiadores mal informados, antigos ramos da Ordem foram tidos como desaparecidos, sem explicação coerente, consistente ou factual que justificasse tal acontecimento. Deve ser observado, sob outra visada, que DOZE pode ser entendido como resultado do produto de QUATRO (a ordem incontrastável do desenvolvimento dos elementos, de acordo com os Ensinamentos Secretos, é: FOGO, AR, ÁGUA E TERRA), vezes TRÊS (também como ensina a Doutrina Secreta quando o UM se converte em DOIS, aparece o TRIPLO, e os TRÊS são UM. E FOGO, ÁGUA e AR formam a TRINDADE CÓSMICA PRIMORDIAL). QUATRO representa a estabilidade e TRÊS (o triângulo) a manifestação perfeita. Sendo perfeito - como afirmou Ralph Maxwell Lewis, o TRIÂNGULO contém tudo. E tudo que Dele depende foi, é e será sustentado com perfeição, harmonia e certeza de adequação. Também se pode pensar em adição: 4 + 3 = 7. Tudo é SÉTUPLO em a Natureza. Por redução, ainda se pode perceber que 108 (cento e oito) equivale a 9 (nove); outra indicação esotérica, já que NOVE representa o cubo de TRÊS, ou seja, três voltas completas em torno do TRIÂNGULO. NOVE, sob outro aspecto, é a cifra da semente, da semeadura, do renascimento que requer nove meses. Assim, ao se multiplicar 12 por 9 ou 9 por 12, ou seja, quando se toma por padrão qualquer um destes dois números, o resultado é o número 108, sumamente cabalístico e esotérico. Por último, devo acrescentar que 12 por adição é equivalente a TRÊS: a TRINDADE, que pode ser simbolizada pela letra ALeF, a PRIMEIRA Letra-mãe do Alfabeto Hebraico, cujo Valor Pleno é 111 (1 + 30 + 80). A Adição Teosófica de 111 é 1 + 1 + 1 = 3. Obviamente, 216 anos, o CICLO COMPLETO, por adição, é também igual a NOVE. Conjugando-se estas operações entende-se porque OS TRINTA E NOVE SÃO UM. Mas, reduzir a excelsitude desse COLEGIADO a operações numérico-cabalísticas, é uma toleima inepta na qual ninguém deve incorrer.

O que é conhecido no âmbito da Tradição Rosacruz é que, durante os 108 anos de inatividade ou dormência, a Fraternidade não aceitava nenhum profano em suas fileiras, pois, privativamente, só eram iniciadas as pessoas da família de um membro já Iniciado na Ordem. Esta é a razão de porque não coincidirem os períodos de atividade e de inatividade da Ordem nos diversos países e cidades em que esteve sabida e publicamente em funcionamento. Salvo mais abalizadas informações, talvez tenha sido Harvey S. Lewis o primeiro a ter autorização para trazer a público a vinculação expressa existente entre o funcionamento das Lojas Rosacruzes com a Lei dos 108 Anos.

 

A ORDEM ROSACRUZ NOS EUA

 

1693 + 108 = 1801

1801 + 108 = 1909

1693 - Início das atividades da Primeira Colônia de Rosacruzes no Novo Mundo.

1801 - Fim do ciclo ativo e começo dos 108 anos de retiro, de dormência e de atividades secretas (privadas).

1909 - A Ordem volta a atuar publicamente.

Antes de continuar a examinar o florescimento da Ordem nos Estados Unidos da América, devo dizer duas palavras sobre seu reavivamento cíclico na Alemanha. Na verdade, a Ordem dormiu e acordou muitas vezes naquele País. Assim, o famoso intervalo 1610-1614 não significa que a Ordem tenha nascido pela primeira vez naquele País, nem que tenha sido inaugurada por um personagem específico. Especulações, críticas e intrigas nessa direção são muito mal-intencionadas e infundadas. Na verdade, sua origem histórico-terrenal é egípcia, e se manifestou e entrou em sonolência mística muitas vezes em diversos países. Alemanha inclusive. Na Cidade de Hanover, por exemplo, alguns anos antes, Simon Studion - Imperator da Ordem naquele tempo na Alemanha - em 27 de Julho de 1586, em Assembléia que recebeu o nome oficial de Cruce Signatorum Conventus, instalou a Milicia Crucifera Evangelica, que, como corporação interna e secreta da Ordem, dentre seus vários objetivos, foi criada para defender a Rosacruz. Enfim, desde a proclamação de Amenhotep IV pelo Supremo Conselho da Ordem como Mestre em 9 de abril de 1365 a.C., no Templo de Luxor, a Fraternidade sofreu diversos reveses. A França, a Espanha, a Suíça, a Itália, a Inglaterra e a própria Alemanha não escaparam à calúnia, à injúria, à difamação e às perseguições que os irmãos das sombras lhes impuseram. As duas Grandes Guerras do século passado, ineditamente, ceifaram a vida de muitos rosacruzes. A senda da esquerda incomodou e assustou um pouco, mas, a Ordem - que na realidade representa na Terra a ORDEM ROSACRUZ INVISÍVEL - sempre venceu as dificuldades e cumpriu com galhardia sua Missão. Antes de prosseguir, vou citar um pequeno trecho da Apresentação da obra digital Akhenaton e o Deus Sol, de autoria do místico Alexandre David, Fellow - The Rosicrucian Fellowship, que está disponibilizada na Biblioteca Digital OS+B, e que merece ser examinada com atenção por todos os estudantes de misticismo. O website roda no endereço abaixo:

 

Escreveu Vicente Velado FRC - Abade da Ordo Svmmvm Bonvm para o Terceiro Mundo - na aludida Apresentação: O grande mérito de Akhenaton... não foi ter sido o precursor do monoteísmo. Esse mérito reside muito mais no fato de Akhenaton ter realmente vivido por MAAT, em MAAT e para MAAT, ou seja: como um Servidor da Verdade, na Verdade e pela Verdade. Ou como sente Alexandre David FRCMH: em Justiça, Paz, Liberdade e Equilíbrio... Viveu a vida de um Sábio enquanto ocupava o trono como um Justo. Velado afirma ainda que Akhanaton optou por uma Comunhão direta e permanente com D'US (pois, por Sua Origem, isto não poderia ser de outra forma), do que ceder e compactuar com o corrupto Sistema então prevalecente naqueles tempos, representado pelo eixo [devasso] Templo-Palácio do Governo, na perfeita comunhão de interesses políticos entre o Sumo Sacerdote e o Rei.

Entre 1900 e 1909 muitas Lojas estavam ativas na Europa, particularmente na França, que, desde o século XVII, havia adotado a denominação Rose Croix . Mas 1909, com o suporte moral e psíquico da GRANDE LOJA BRANCA, foi o ano mais profícuo da história do Ocultismo. Não foi por impertinência ou fantasia que assim sucedeu. E eu não pretendo reduzir essa matéria a uma inopinada especulação numérico-teosófica. Mas, sob esse especial aspecto, o ano de 1909 é singular. 1909 é equivalente à UNIDADE, pois 1 + 9 + 0 + 9 = 19 = 1 + 9 = 10 = 1 + 0 = UM. Obviamente, outros fatores impuseram que acontecesse desta forma, isto é: uma SÍNTESE UNIVERSAL.

Mas a França, em virtude de determinadas circunstâncias cósmicas específicas, era o ponto de convergência de místicos do mundo inteiro, para solicitarem Iniciação na Ordem e em busca de autorização para contribuírem com o renascimento da Fraternidade em seu Segundo Ciclo, nos EEUU. Não se pode desconsiderar o fato histórico, por exemplo, de que Toulouse foi a Cidade Francesa na qual, pela primeira vez na Europa, se estabeleceram os primeiros Rosacruzes. Lá, inclusive, no século XIII, Lord Raymund VI - Conde de Tolouse - recusou-se a perseguir os Místicos Rosacruzes que estavam incipientemente cravando os alicerces do Rosacrucianismo. Por mais este gesto singular e destemido, pois sua intrepidez incomum e sua independência em relação a Roma eram odiadas pelo Papa, acabou sendo submetido à autoridade de São Luis, em 1229. Foi excomungado e martirizado, e lhe foi recusada sepultura em Terra Sagrada. Entretanto, seu corpo foi preservado durante 600 anos em uma possessão Templária construída por seus ancestrais.

Para lá, não poderia ser diferente, se dirigiu aquele que mais tarde viria a ter a insigne missão de ser o Primeiro Imperator dos Rosacruzes para o segundo ciclo de atividades da Ordem na América: Harvey Spencer Lewis. Corria, portanto, o verão de 1909. O Dr. Lewis (escritor, filósofo, cientista, alquimista, místico e pintor), por ser descendente de antigos Rosacruzes que se estabeleceram na Cidade de Filadélfia em 1694, teve acesso direto, único e privilegiado a diversos Documentos, Manuscritos Privados e Secretos e Princípios Rosacruzes, sobre os quais, com diligência, pôde se debruçar, analisar, confirmar a autenticidade e verificar pessoalmente a eficiência e a eficácia (EFETIVIDADE) dos mesmos. Informa, ainda, o Frater Vicente Velado, FRC: Spencer Lewis, metodista de religião, foi estudante esotérico de algumas organizações de muito peso na época, como a Ordo Templi Orientis (O.T.O.), na qual ficou até o Sétimo Grau, sob Theodor Reuss (Spencer Lewis não teve iniciação com Aleister Crawley). Como membro da OTO o Dr. Lewis estudou profundamente o Livro de Thoth, adquirindo por meios objetivos e subjetivos conhecimentos que iriam lhe permitir, mais tarde, quando já devidamente iniciado para isso, fazer a ligação Rosacruciana entre o Egito, a Renascença e a Modernidade. Spencer Lewis foi iniciado na Great White Brotherhood Lodge (G'.'W'.'B'.'L'.'), a Loja da Grande Fraternidade Branca fundada no Tibet por Kar-Gya-Pa, nome esotérico do Mentor da Ordem Sakya (Budismo Tibetano). Como Hierofante da AMORC assumiu o Ilustre Mestre Kut-Hu-Mi, bod-yul do Tibet e Grande Mestre-Adjunto da G'.'W'.'B'.'L'.'

Depois de uma quase interminável peregrinação por diversas localidades francesas, o Dr. Lewis logrou um contato definitivo na Cidade de Toulouse. Lá, foi regularmente Iniciado na Ordem, e, ao retornar aos EEUU, um Delegado Indiano já seu conhecido, entregou-lhe jóias e documentos que haviam sido conservados desde os tempos da primeira instalação da Ordem, em Filadélfia. De 1909 a 1915, Harvey S. Lewis e alguns colaboradores íntimos trabalharam arduamente. Foram anos de preparação para o lançamento DAQUILO que viria a se tornar no maior movimento místico jamais visto na história da Humanidade. Neste momento desta narrativa histórica, sugiro ao caro Irmão leitor deste texto que consulte o livro digital AMORCUS - Light From Ancient Egypt , que roda no link da OS+B citado a seguir:

 

 

Nesta obra, Vicente Velado FRC - Abade da Ordo Svmmvm Bonvm para o Terceiro Mundo - faz certas revelações que são, eu presumo, desconhecidas, mesmo de Rosacruzes de graus elevados da AMORC e de outras Fraternidades. Para o presente, apenas reproduzo um fragmento do ensaio no qual está afirmado: AMORCUS é um Mestre Multimente... formado pela soma das TRINTA E NOVE MENTES IMORTAIS DOS TRINTA E NOVE ILLUMINATI que foram Membros da ESCOLA [Mística] Secreta OS ILUMINADOS, fundada pelo Faraó Akhenaton [Akhnaten ou Akhnaton - o FARAÓ DO SOL] ... AMORCUS foi o Instrutor Especial do Dr. Harvey Spencer Lewis... cujo resultado foi a organização da Ordem Rosacruz - AMORC. Não pode ser invocado [ou evocado]... mas tem o poder de convocar um Membro do Círculo Interno da Ordem Rosacruz para uma missão [específica] ... Certa vez, ainda é Velado quem informa, o próprio Dr. Lewis respondendo sobre quem havia lhe transmitido as informações que permitiram a Instalação do Segundo Ciclo das Atividades Rosacruzes nos EEUU, apenas pronunciou TRÊS PALAVRAS : ... 'Was the AMORCUS'.

 

+ .'. A + M + O + R + C + U + S .'. +
+ A + M + O + R + C +
+ C + R + O + M + A + A + T +
+ M + A + A + T +

 

1915: Foi, então, anunciado o Novo Ciclo da Ordem através do PRIMEIRO MANIFESTO OFICIAL e eleito o PRIMEIRO CONSELHO SUPREMO. Desse momento em diante, a Ordem passou a adotar e a ser reconhecida em todo o mundo pelo seu legítimo título: ANCIENT MYSTICAL ORDER ROSÆ CRUCIS, forma abreviada do título latino ANTIQUUS ARCANUS ORDO ROSÆ RUBÆ ET AURÆ CRUCIS. O Dr. Lewis foi eleito e devidamente empossado como o Diretor-executivo da Fraternidade nos Estados Unidos - IMPERATOR para a AMÉRICA DO NORTE - que, durante alguns anos, atuou sob os auspícios e sob a supervisão da Jurisdição Francesa, entretanto, utilizando a sigla AMORC e seu símbolo primitivo e verdadeiro, que consiste de uma CRUZ DE OURO com UMA ÚNICA ROSA VERMELHA no cruzamento dos braços da cruz, ou seja, em seu centro. Rapidamente a Ordem Rosacruz prosperou, instalando diversas Lojas nos EEUU, no Canadá e no México. Ao longo dos anos disseminou-se por todo o Planeta, inclusive no Brasil. Posteriormente, em uma Convenção Internacional da Ordem Rosacruz celebrada na Europa, a Fraternidade passou a se manifestar e a atuar independentemente da França, sendo autorizada a estabelecer uma Jurisdição da Organização Internacional, entretanto, atuando em rigorosa conformidade com as antigas tradições e irmanada a todas as outras jurisdições reconhecidas. Depois de muito sacrifício, a Ordem instalou seu Templo Supremo em San José, Califórnia. Na primavera de 1929, o Dr. Lewis e um grupo especial de fratres e de sorores (oficiais e membros de graus elevados da Ordem) receberam no antigo TEMPLO de AMENHOTEP IV, em Luxor, uma INICIAÇÃO ROSACRUZ e um RECONHECIMENTO ROSACRUZ das mãos de Oficiais das antigas Lojas Rosacruzes existentes no mundo. Harvey Spencer Lewis (Sâr Alden - Frater Profundis XIII) foi o único Oficial Rosacruz de seu tempo a ser tão amplamente autorizado a representar os Santuários Antigos e Esotéricos do Mundo. Sua LUZ brilhou neste Plano de 25 de Novembro de 1883 a 2 de Agosto de 1939. Quarta-feira, 15,15 horas: MISSÃO CÓSMICA ROSACRUZ CUMPRIDA. Se coube a ele comandar a Ordem durante a Primeira Guerra Mundial, durante a Segunda Conflagração Mundial, que começou oficialmente com a invasão da Polônia em 1º de Setembro de 1939, a AMORC foi dirigida por Ralph Maxwell Lewis. Dentre os diversos países anexados e invadidos, o exército alemão, depois de desrespeitar a neutralidade da Holanda, da Bélgica e de Luxemburgo, ousou ocupar Paris em 14 de Junho de 1940. O medonho e horripilante Nationalsozialist teve o triste e abominável descuido de pôr suas botas e fazer desfilar seus panzers no coração do Misticismo europeu. Cinco anos de dor, de amargura e de solidão. Foram proibidas de funcionar todas as ordens fraternais e todas as sociedades secretas, filosóficas e místicas. A perseguição foi mais intensa contra os Maçons e contra os Rosacruzes. Muitos Rosacruzes foram obrigados a ficar inativos por um longo período. As comunicações entre a Europa e os EEUU, de uma maneira geral, só podiam ser realizadas por meios ocultos. Terá aprendido a Humanidade? Parece que não. Com certeza NÃO.

Atualmente, a Suprema Grande Loja da AMORC é o Corpo Supremo da Ordem e o Imperator atual é o Frater Christian Bernard. A Suprema Grande Loja é o órgão dirigente internacional que estabelece os princípios fundamentais de atuação da Ordem Rosacruz em todo o mundo. As Grandes Lojas da Ordem Rosacruz, AMORC, estão divididas em jurisdições para os diversos idiomas do mundo: alemão, espanhol, francês, grego, holandês, inglês, italiano, japonês, idiomas escandinavos, português, tcheco e eslovaco. Além das Grandes Lojas, em alguns países existem alguns centros administrativos regionais, a saber: Bulgária, Finlândia, Hungria, Nigéria, Polônia, Rússia e África do Sul. Estes são os únicos representantes mundiais oficiais da Ordem Rosacruz - AMORC.

Com a Transição Sâr Alden, em 12 de Agosto de 1939, Ralph Maxwell Lewis (Sâr Validivar) foi tradicionalmente eleito e empossado como o Segundo Imperator para este Ciclo Iniciático de atividades da AMORC. Em 7 de Março de 1940, Ralph M. Lewis foi eleito Presidente do Supremo Conselho Internacional da AMORC. Foi exatamente durante seu mandato que foi instalada a Grande Loja do Brasil, cuja missão declarada é: despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de [vera] fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz. A seguir, transcrevo a Cronologia da Vida de Ralph Maxwell Lewis, compilada por Richard Majka, FRC, com alguns pequenos acréscimos feitos por mim.

 

LINHA DE TEMPO

 

1904 - 14 de Fevereiro: Nasce na Cidade de Nova Iorque, filho de Harvey Spencer Lewis e Mollie Goldsmith Lewis.

1909 - 27 de Janeiro: Nasce sua irmã Vivian Sybil Lewis.

1913 - Maio: Sua mãe passa pela transição e Ralph é mandado para Nova Jersey para viver com parentes e freqüentar a escola.

1914 - 27 de Junho: Seu pai se casa com Martha Morfier.

1915 - 1º de Abril: É constituído o Conselho Supremo da AMORC na Cidade de Nova Iorque. 27 de Junho: Nasce o irmão Earle Cromwell Lewis.

1917 - 18 de Abril: Nasce a irmã Madeleine Lewis.

1918 - Primavera: A família Lewis, com exceção de Ralph, muda-se para San Francisco.

1919 - Ralph reúne-se à família em San Francisco.

1921 - 6 de Fevereiro: Ralph associa-se à AMORC e serve na equipe ritualística da Loja San Francisco.

1923 - 28 de Março: Casa-se com Gladys Natishna Hammer.

1924 - Março: É eleito Supremo Secretário da AMORC.

1925 - Junho: Viaja pela parte oriental dos EEUU a serviço da Ordem. Outono: A Suprema Grande Loja é transferida para Tampa, Flórida.

1927: Julho-Agosto: Primeira viagem à Europa. Países visitados: Tchecoslováquia, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Áustria, Itália e Suíça. Novembro: A Suprema Grande Loja é transferida para San José, Califórnia.

1933 - Janeiro-Março: Profere um extenso ciclo de palestras nos EEUU.

1934 - Escala o flanco ocidental do Monte Shasta.

1936 - Setembro-Novembro: Lidera uma expedição fotográfica da AMORC. Países visitados: Inglaterra, Bélgica, França, Egito, Palestina, Líbano, Síria, Iraque, Turquia, Grécia e Itália. É Iniciado na Ordre Martinistique et Synarchique.

1938 - Setembro: Torna-se membro do Museu Americano de História Natural.

1939 - 2 de Agosto: Harvey Spencer Lewis faz sua GRANDE INICIAÇÃO. 12 de Agosto: Ralph Maxwell Lewis é eleito Imperator da AMORC. Final de Agosto: É iniciado na Tradicional Ordem Martinista - TOM. 1º de Setembro: Tem início, na Europa, a Segunda Guerra Mundial. 3 de Setembro: Ralph é nomeado Legado Soberano do Conselho Soberano da TOM. 4 de Dezembro: Recebe, meritoriamente, do Conselho Acadêmico Internacional, a Estrela e a Cruz da Ciência. 21 de Dezembro: Torna-se membro vitalício da Associação dos Índios Americanos Inc. com o nome honorário O-DO-WAN - FORTE CASTOR.

1940 - Início: O Supremo Conselho da TOM transfere-lhe o título de Supremo Grande Mestre Regional da Ordem Martinista nos EEUU, com autoridade para perpetuá-la. 7 de Março: Por unanimidade, é eleito Presidente do Supremo Conselho Internacional da ORDEM ROSÆ CRUCIS. 19 de Abril: Torna-se Grande Dignitário da Ordem da Coroa de Carlos Magno, França.

1941 - Abril: Lidera uma expedição fotográfica ao Peru.

1943 - Agosto: Escala o lado ocidental do Monte Shasta.

1944 - Publica o livro Behold the Sign ( Símbolos Antigos e Sagrados ).

1945 - Janeiro: Torna-se membro da Maha Bodhi Society, Índia. Primavera: Visita diversas Lojas nos EEUU proferindo ciclos de palestras. Participa da Conferência de Segurança Mundial, em San Francisco. 7 de Maio: Termina a Segunda Grande Guerra.

1946 - Julho-Agosto: Assiste ao Conclave da Federation Universelle des Ordres et Societés Initiatiques - FUDOSI, em Bruxelas, Bélgica, que teve a finalidade de restabelecer grupos Rosacruzes europeus. Visita Oficiais da Ordem nos seguintes países europeus: França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia e Inglaterra.

1948 - Outubro-Janeiro (1949): Lidera uma expedição fotográfico-científica. Países visitados: China, Tailândia, Índia, Paquistão, Egito, Grécia, França e Inglaterra. Visita dignitários do Maha Bodhi em Calcutá, Índia. Publica o livro Sanctuary of Self (O Santuário do Eu).

1949 - 17 de Julho: Consagra o Templo Supremo.

1950 - A Grande Loja Alemã é estabelecida sob a égide da AMORC.

1951 - Agosto: Participa de diversos conclaves nos seguintes países: Inglaterra, França, Alemanha, Dinamarca e Suécia. A FUDOSI é dissolvida em 14 de Agosto. [Somando-se o dia e o mês de dissolução da FUDOSI - 14 + 8 - obtém-se 22. Este Número remete à Letra Hebraica TaV e à Lâmina do XXII do Tarô - O MUNDO: Movimento Rítmico, Crescimento e Sabedoria. Meditação. O BELO é o BEM que faz AMAR. O BEM é o BELO que CURA e VIVIFICA. A soma dos algarismos do ano é igual a 16, que se reduz a SETE. No Universo TUDO É SÉTUPLO].

7 X 7 X 7 = 343

1952 - Torna-se Membro Honorário da Legião Mexicana - organização cultural e científica.

1953 - Agosto-Setembro: Novas viagens: Inglaterra, França, Egito, Quênia, Tanganica, África do Sul e Austrália. Cria o filme Egito Eterno.

1954 - Janeiro: Participa de diversos conclaves nos EEUU.

1955 - Outubro: Faz visitas místicas aos países: México, Cuba, Haiti, República Dominicana, Porto Rico, Brasil e Peru. No Brasil, entre os dias 18 e 21, propôs a elevação do Capítulo São Paulo à condição de Loja. Em invocação especial, dedicou o Templo ao Serviço de Deus e da Humanidade aspergindo água do Rio Nilo que trouxera de sua viagem ao Egito, em 1953.

1956 - VERÃO: É FUNDADA A GRANDE LOJA DO BRASIL.

1957 - Agosto-Setembro: Assiste a conclaves nos seguintes países: Suécia, Itália, França e Inglaterra. Visita locais históricos na Grécia e na Turquia para filmar Odisséia do Egeu e Ilha Lendária . Publica o livro The Conscious Interlude (O Interlúdio Consciente).

1958 - Janeiro: Participa de convenções na Argentina, no Brasil e no Uruguai. Novembro-Dezembro: Lidera uma expedição fotográfica ao Yucatan, México.

1959 - Julho: Durante a Convenção em San José, Raymond Bernard é instalado Grande Mestre da França. Outubro-Novembro: Ralph participa de conclaves no Canadá, na Nova Zelândia, na Austrália e na Indonésia. Parte em expedição fotográfica pelos países: Indonésia, Ceilão, Índia e Egito. Os filmes oriundos dessa expedição são: Ilhas Místicas do Oriente, Egito: Berço e Cultura e O Vale do Nilo.

1960 - Outubro: Participa de diversos conclaves nos EEUU.

1961: Fevereiro: Visita a Venezuela, as Antilhas e o Brasil.

1962 - Janeiro: Cuida de assuntos administrativos no Japão, em Hong Kong, na Nova Zelândia e na Austrália. Agosto-Outubro: Participa de uma convenção em Paris. Visita diversos países, a saber: Inglaterra, Espanha, Marrocos, Senegal, Gana, Nigéria, Congo, África do Sul, Rodésia e Egito.

1963 - Outubro: Participa de vários conclaves nos EEUU. Novembro: Pronuncia diversas palestras na Nova Zelândia e na Austrália.

1964 - Fevereiro: Visita a Venezuela e as Antilhas Holandesas. Março: Celebra o 40º aniversário como Oficial da AMORC. Abril-Maio: Faz uma viagem administrativa à Alemanha. Julho: Participa de uma convenção em Paris; é agraciado com a Legião de Honra e a Ordem Nacional do Mérito. Em seguida, voa para o Brasil.

1965 - Abril: Faz uma viagem de pesquisas ao Egito. Agosto: Participa de uma convenção na Cidade de Toronto, Canadá. Novembro: Participa das reuniões do Grande Conselho na Suíça e na França. Visita diversos sítios históricos na França.

1966 - Primavera: Torna-se membro da Patrie-Art-Humanisme-Civisme, movimento artístico e patriótico-apolítico da França. 13 de Maio: Recebe o Diploma de Mérito da Câmara de Comércio de San José, Califórnia, por ser membro há mais de 25 anos. SETEMBRO: INSTALA MARIA A. MOURA COMO GRANDE MESTRE DO BRASIL. Visita o Brasil, a Argentina, o Chile e a Guatemala. Publica o livro Cosmic Mission Fulfilled (Missão Cósmica Cumprida).

1967 - Abril-Maio: Visita a Cidade do México e a Cidade de Nova Iorque. Agosto-Setembro: Visita várias Lojas Francesas e é condecorado com medalhas honoríficas pelos Prefeitos de Marselha e de Pau. Depois segue viagem para a Alemanha. Posteriormente vai à Inglaterra e à Polônia.

1968 - Abril-Maio: Consagra um Templo no Panamá. Outubro: Participa de uma convenção em Frankfurt, Alemanha. Depois, visita a Suíça, a Inglaterra, a França, a Holanda e a Suécia.

1969 - Faz as seguintes visitas: Japão, Hong Kong, Tailândia, Nepal, Índia, Irã, Turquia e Grécia.

1970 - Julho: Participa de convenção em Toronto, Canadá. Visitas: França, Malta, Itália, Chipre e Inglaterra. Novembro: Participa da convenção de Curitiba, Brasil.

1971 - Fevereiro: Inaugura o novo prédio administrativo no Parque Rosacruz. Abril-Maio: Participa de diversos conclaves nos EEUU. Julho: Participa da convenção em Miami Beach, Flórida. Novembro: Visita a Inglaterra, a França, a Suíça, o Líbano e a Tunísia.

1973 - Setembro: Participa da convenção em Montreux, Suíça. Instala Wilhelm Raab como Grande Mestre da Alemanha. Visita a França e Israel. Publica o livro Yesterday Has Much To Tell (O Passado Tem Muito a Revelar).

1974 - Fevereiro: Celebra o 50º aniversário como Oficial da AMORC. Agosto: Faz uma viagem fotográfica à Grécia e à Suíça. Participa de convocações na Inglaterra e na França.

1975 - Maio-Junho: Visitas: México, Japão, Formosa, Tailândia, Índia, Paquistão e Grécia. Agosto: Visita a Itália. Outubro: Participa da convenção mundial em Curitiba, Paraná. Depois, visita o Panamá e a Guatemala.

1976 - Visita a França.

1977 - Abril: Visita a Guatemala e o Brasil. Agosto: Participa de convenção em Paris. Depois viaja para a Inglaterra. Posteriormente vai à Grécia.

1978 - 20 de Fevereiro: Gladys Lewis passa pela transição.

1979 - Julho: Participa de convenção em Québec, Canadá.

1980 - Maio: Visita a Inglaterra.

1982 - 16 de Janeiro: Casa-se com Margareth Rockfeller Burt. 5 de Outubro: Torna-se Grande Mestre da Ordem da Estrela Equatorial, Gabão. Publica o livro Through the Mind's Eye (O Olho da Mente).

1983 - Visita a Inglaterra e a França.

1987 - 12 de Janeiro: MISSÃO CÓSMICA ROSACRUZ CUMPRIDA. Ralph Maxwell Lewis - Sâr Validivar - passa pela Transição.

*** Em momentos específicos de sua existência neste Plano, Sâr Validivar instituiu algumas iniciações especiais, como a do Sétimo Grau do Faraó, conferida a uns poucos, que podiam, por sua vez, propiciá-la a outros, e que incluía a entrega ritualística de um anel com uma pedra rara, cujo nome não será aqui mencionado para resguardar o segredo. (Frater +Vicente Velado, FRC) ***

Ralph Maxwell Lewis - continua o Frater Velado - realizou não só um trabalho de continuidade e de expansão, mas promoveu o aprimoramento constante do sistema de ensino à distância (por correspondência), com a adição de acréscimos de inestimável valor, principalmente no que se refere à literatura especificamente destinada aos Planos. Por esse sistema de ensino - que hoje é conhecido como o Sistema Antigo - a formação de um Rosacruz com R maiúsculo demorava cerca de 25 anos, isso se ele não falhasse uma só quinta-feira de estudos em seu Sanctum e realizasse com persistência e dedicação todos os experimentos prescritos, destinados a despertar centros de percepção normalmente adormecidos no homem. Para a consecução desse plano de ensino, que se revelou extremamente eficaz, Ralph M. Lewis removeu praticamente toda a teurgia dos ensinamentos Rosacruzes ministrados pela AMORC, dando ênfase ao aspecto científico do ensino - porém com aplicação e conotação absolutamente místicas. Instrução metafísica e abordagem psicológica foram adequadas ao novo enfoque, com excelentes resultados.

A continuidade - Frater Velado ainda com a palavra - da AMORC compreendeu, ainda, a instituição de um Décimo-Terceiro Grau - honorário e geral - o que colocava para fora do Círculo Interno a 'Iniciação de Imperator' (esse Grau posteriormente foi extinto). Com a situação criada pela destituição de Gary Lee Stewart, a sede da Suprema Grande Loja da AMORC foi transferida dos Estados Unidos para Quebec, no Canadá (Domínio Rosacruz do Silêncio) e o cargo de Imperator deixou de ser vitalício e passou a ser um mandato de cinco anos, e todos os Grandes Mestres passaram a fazer parte de um Conselho Supremo. Gary Lee Stewart, ao sair da Organização, carregou consigo a Milícia Crucífera Evangélica (MCE), Organização Interna da AMORC pessoalmente dirigida pelo Imperator (Spencer Lewis a dirigiu nos tempos da FUDOSI, quando ela era um instrumento de fiscalização da correção do procedimento Rosacruz), fundando duas novas Ordens Rosacruzes: CR+C e a Ordo Militia Crucífera Evangélica. Stewart manteve, também, um domínio da Tradicional Ordem Martinista, fundada por Augustin de Chaboseau e pelo Dr. Spencer Lewis sobre os ensinamentos de Louis-Claude de Saint-Martin. Nesse cenário, uma nova cisão ocorreu: o pai de Christian Bernard, o escritor místico Raymond Bernard, saiu da AMORC e fundou uma Ordem - a C.I.R.C.E.S. - que engloba ensinamentos dos Templários e enfoca a Ordem Pitagórica e a Ordem de Melchisedek. A C.I.R.C.E.S é hoje uma organização caritativa, com representações nos Estados Unidos (Instituto de Pesquisa dos Templários, presidido por Onslow Wilson) e na França (Soberana Ordem Iniciática do Templo, dirigida por Yves Jayet). Recentemente, a sede da Suprema Grande Loja da AMORC retornou aos Estados Unidos. A AMORC ingressou no Terceiro Milênio da Era Cristã divulgando o documento 'Positio Fraternitatis Rosæ Crucis', apresentado como o IV Manifesto Rosacruz e voltado para a análise dos problemas de um mundo em transformação convulsiva, preconizando a consubstanciação material da Utopia Rosacruz.

 

CREDO DA PAZ
(Ralph Maxwell Lewis, FRC, Sâr Validivar)

 

Sou Responsável pela GUERRA...

 

QUANDO orgulhosamente faço uso da minha inteligência para prejudicar o meu semelhante.

QUANDO menosprezo as opiniões alheias que diferem das minhas.

QUANDO desrespeito os direitos alheios.

QUANDO cobiço aquilo que outra pessoa conseguiu honestamente.

QUANDO abuso da minha superioridade de posição, privando outros de sua oportunidade para progredir.

SE considero apenas a mim próprio e aos meus parentes pessoas privilegiadas.

QUANDO me concedo direitos para monopolizar recursos naturais.

SE acredito que outras pessoas devem pensar e viver da mesma maneira que eu.

QUANDO penso que sucesso na vida depende exclusivamente do poder, da fama e da riqueza.

QUANDO penso que a mente das pessoas deve ser dominada pela força e não educada pela razão.

SE acredito que o Deus de minha concepção é aquele em que os outros devem acreditar.

QUANDO penso que o país em que nasce o indivíduo deve ser necessariamente o lugar onde ele tem de viver.

 


Sou Responsável pela PAZ...

 

 

* SE direciono correta e construtivamente os poderes da minha mente.

* SE concedo ao meu semelhante o direito pleno de se expressar, de acordo com o seu próprio entendimento das verdades da vida.

* SE reconheço que os meus direitos cessam quando iniciam os direitos dos outros, e aceito isso com um mínimo indispensável de disciplina.

* SE faço uso dos meus poderes interiores para criar minhas próprias oportunidades.

* SE consigo promover a evolução dos que me cercam, sem considerar a minha posição ameaçada, e entendo que esta é a minha maior fonte de sucesso.

* SE compreendo que as LEIS DIVINAS diferem das leis criadas pelo Homem, e que nenhum direito divino especial é concedido a alguém unicamente por seu berço.

* SE reconheço que os recursos naturais devem servir indistintamente a todas as formas de vida, e que não me cabem direitos exclusivos sobre eles.

* SE compreendo que nada é mais livre do que o pensamento, e que o pensamento construtivo transforma o Homem o direcionando para a sua verdadeira meta.

* QUANDO sinto que toda felicidade depende do simples fato de existir... de estar de bem com a vida.

* SE percebo que todo ser humano poderá vir a ser um grato amigo, quando convencido pela argumentação sincera.

* SE considero que a Alma de Deus adquire personalidade no Homem, e que este só pode conceber Deus a partir de sua própria percepção da Divindade.

* SE reconheço a mim e ao meu semelhante como partes integrantes do Universo, e que a cada um cabe a busca do lugar onde melhor possa servir.

* SE estou em PAZ , eu promovo a PAZ dos que me cercam. Por sua vez, eles promovem a PAZ daqueles que estão à sua volta e que também farão o mesmo. Então, a PAZ começa por mim! E sem ela não pode realmente haver a necessária transformação social.

 

FOTOGRAFIAS DIGITAIS

 

1. Rosicrucian Ordem

2. Cruz Rosacruz - AMORC

3. Triângulo Rosacruz - AMORC

4. Fama Fraternitatis, publicado em 1614.

5. Confessio Fraternitatis, publicado em 1615.

6. O Casamento Alquímico de Christian Rosenkreutz, publicado em 1616.

7. Representação Simbólica do Colégio da Rosa+Cruz

8. Representação Simbólica do Santo Graal

9. Harvey Spencer Lewis, Imperator da AMORC de 1915 a 1939

10. Ralph Maxwell Lewis, Imperator da AMORC de 1939 a 1987

11. Gary Lee Stewart, Imperator da AMORC de 1987 a 1990

12. Christian Bernard, Imperator da AMORC de 1990 até a presente data (hoje, 22 de Maio de 2004)

13. Símbolo Rosacruz - AMORC

14. Paradigma dos Alquimistas Rosacruzes do Séc. XVII

15. Esboço desenhado por Harvey Spencer Lewis representando o local de sua INICIAÇÃO

16. Diploma da Jurisdição Americana estabelecida em 1915

17. Loja Rosacruz estabelecida em New York em 1915

18. Templo Supremo da AMORC, Califórnia

19. Tradicional Ordem Martinista, TOM

20. Cruz Rosacruz Hermética

21. [1937] Harvey Spencer Lewis e sua esposa Martha no Egito.

 

 

 

JURISDIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AMORC-GLP — 1999

 

 

A Ordem Rosacruz - AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o [efetivamente] em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da tradição e da cultura Rosacruz.

Em aditamento, diz Charles Vega Parucker: Que a história cresça revelando-nos o que fomos e o que somos, para que o futuro seja de mais realizações. Assim, seremos dignos de sustentar no coração o símbolo dos Rosacruzes e a EGRÉGORA ROSACRUZ se tornará mais poderosa... Que o Caminho percorrido nos confirme que escolhemos a SENDA VERDADEIRA. Escolhemos. Certamente!

 

LOJA ROSACRUZ DE SÃO PAULO

 

Por volta de 1947, São Paulo era o Estado Brasileiro que congregava o maior número de estudantes Rosacruzes. Assim, após o chamamento feito pelo então Supremo-Secretário da Suprema Grande Loja, Frater Cecil A. Poole, em 28 de Junho de 1947, foi fundado o Primeiro Capítulo Rosacruz no Brasil. Esta insigne incumbência coube ao Frater Hildebrando de Paula França, que, em seu discurso de inauguração do Corpo Subordinado, pronunciou: É, portanto, nossa responsabilidade manter acesa essa Luz para felicidade do Brasil, de seu povo, da nossa Fraternidade e para maior glória de Deus. A primeira reunião capitular ocorreria menos de um mês depois, ou seja, em 26 de Julho. No transcurso da sétima gestão, em 22 de Outubro de 1954, através de convocação especial, foi inaugurada uma nova sede no Centro da Cidade, na Rua Santo André nº 144. Na cerimônia de instalação, entre os presentes estava a Soror Maria A. Moura. Entre 18 e 21 de Outubro de 1955, em visita ao Brasil, durante o transcurso de uma Convocação Ritualística, o Imperator Ralph Maxwell Lewis propôs a elevação do Capítulo São Paulo à condição de Loja. Mas, isto só viria a acontecer em 22 de Novembro de 1958, quando foi realizada a primeira Cerimônia de Iniciação ao 1º Grau de Templo. Em 9 de Maio de 1956 foi fundada a Grande Loja do Brasil, instalada inicialmente na Praça Mauá nº 7, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, da qual era Grande Secretária a Soror Maria A. Moura.

 

LOJA ROSACRUZ DO RIO DE JANEIRO

 

A Primeira Reunião Preparatória para fundação do Capítulo Rio de Janeiro ocorreu no dia 23 de Dezembro de 1950, na Rua Buenos Aires nº 81, 2º andar, no salão cedido pela Sociedade Teosófica Brasileira. Os trabalhos transcursaram sob a responsabilidade do Frater José G. Nunes Gouveia, e entre os 67 Rosacruzes presentes - denominados então de Fundadores - estavam, entre outros, José de Oliveira Paulo, Alice Bentes, Oscar Olavo do Nascimento e Maria A. Moura. Mas a Fundação propriamente dita e a Primeira Convocação Ritualística só ocorreram em 5 de Abril de 1951. Em 13 de Março de 1952 foram nomeados como Mestres Deputados do Capítulo José de Oliveira Paulo e Maria A. Moura. Estes cargos mais tarde foram extintos. No dia 7 de Setembro de 1952 foi fundada a Loja Rio de Janeiro, com sede na Praça Tiradentes nº 10-12, na Cidade do Rio de Janeiro - DF, tendo como Secretária da Junta Administrativa Maria A. Moura. Seu Estatuto foi registrado no Registro Civil de Pessoas Jurídicas - Cartório Linhares - sob nº de ordem 2298 no Livro A-2 e Protocolo 5076 no Livro A-1, em 18 de Setembro de 1952. Esta Loja é reconhecida como a LOJA MATER da AMORC da Jurisdição de Língua Portuguesa. Em 1953 (Ano Rosacruz 3306) Maria A. Moura exerceu o cargo Mestre da Loja Rio de Janeiro. Entre Janeiro e Fevereiro de 1954, a Loja Rio de Janeiro estabeleceu sua sede na Rua Gonçalves Crespo nº 48, no Bairro da Tijuca, CEP 20062-970, telefone 2284 - 8797, onde se encontra até a presente data. Nessa época, todas as instruções promanadas da Suprema Grande Loja vinham em inglês ou espanhol, sendo, quando era o caso, traduzidas para o português pelo Capítulo, depois Loja Rio de Janeiro. Mais tarde, esse encargo passou para a Grande Loja, após sua instalação em 1956. Em 8 de Setembro de 1966, na II Convenção Nacional Rosacruz do Brasil, Maria Aparecida Moura é instalada pelo Imperator Ralph M. Lewis como Grande Mestre da Grande Loja do Brasil - AMORC. Entretanto, somente em 23 de Março de 1974 foi consagrado o Templo da Loja Rio de Janeiro. A oficiante da cerimônia foi a G. M. Maria A. Moura e a columba ritualística foi a jovem menina Regina de Moura, filha da própria Grande Mestre.

 

ESTABELECIMENTO DA GRANDE LOJA DO BRASIL

 

Foi em 1954 que foram estabelecidas as diretrizes para a fundação no Brasil de uma Grande Loja. Em uma visita ao nosso País, o então Imperator Ralph M. Lewis convidou Maria para dar início às traduções das monografias místicas (sistema especial de ensino à distância, engendrado pelo próprio Imperator para difundir e esparramar o Rosacrucianismo pelos quatro cantos do Planeta) e do material de divulgação da AMORC. Esta tarefa foi dividida com o Frater José de Oliveira Paulo, no Rio de Janeiro. A expansão do Misticismo Rosacruz no Brasil deve muito a estes dois Ilustres Rosacruzes, e, em grande medida, também, ao meu amigo Frater Oscar Olavo do Nascimento - um dos maiores obreiros da Ordem - tendo sido o Primeiro Rosacruz cadastrado pela Grande Loja sob o número 101/P. Ah! Ele se orgulhava mesmo disso. Quantas vezes, brincando, o ouvi dizer: - Garoto, não se esqueça de que eu sou o Número 101. Para chuchá-lo (bem de leve) eu implicava, provocando: - Nascimento, e os outros 100? Ele olhava para mim com uma falsa seriedade e respondia: - Não conheci, não conheço e não conhecerei. Depois dava uma gostosa gargalhada e conversávamos sobre outras coisas. Nunca vi aquele bom homem de mau humor. Nascimento foi Fundador e Mestre da Loja Rio de Janeiro, Cavaleiro Rosacruz e Grande Conselheiro para a Região do Rio de Janeiro. E meu amigo. Passou pela Grande Iniciação aos 75 anos, em 29 de Março de 1990.

A Grande Loja do Brasil - GLB foi oficialmente constituída em 9 de Maio de 1956, com sede no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. No Primeiro Estatuto, no seu Artigo Primeiro, estava contemplado: A Grande Loja do Brasil é uma fraternidade não-sectária de homens e de mulheres devotados à investigação, ao estudo e à aplicação prática das leis naturais e espirituais. A finalidade da Grande Loja do Brasil é capacitar a todos a viver em harmonia com as forças criativas e construtivas do Cosmos, para adquirir saúde, felicidade e paz. Durante vários anos, a GLB foi a única Grande Loja no Hemisfério Sul. Depois de ter ocupado dois locais alugados no Rio, em 11 de Maio de 1960, a GLB foi transferida para a Cidade de Curitiba, sendo inaugurada em Agosto de 1961, com a presença do Imperator . Desde a sua fundação, em 1956, foram oficialmente Grandes Mestres da GLB:

* Até 1966: Frater Rodman Claysson, também Grande Mestre das Línguas Inglesa e Espanhola. A Sede funcionava em San Jose, California, EUA.

* De 8 de Setembro de 1966 a 31 de Janeiro de 1982: Soror Maria A. Moura.

* De 29 de Outubro de 1982 até a conclusão deste livro digital: Frater Charles Vega Parucker.

Soror Maria, antes de sua instalação, na realidade, já exercia não-oficialmente o alto cargo de Grande Mestre, pois o Frater Claysson, por se encontrar em San Jose, não podia tomar, com a necessária agilidade, as decisões que eram impostas à Administração da GLB. Soror Maria também fez parte de diversas Diretorias da GLB, alternando cargos oficiais, como por exemplo, de Diretor Secretário e de Diretor Tesoureiro.

Em 17 de Novembro de 1990, na Cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, durante o transcurso da Assembléia Anual da Diretoria da AMORC, a GLB mudou seu nome para ANTIGA E MÍSTICA ORDEM ROSÆ CRUCIS - AMORC, GRANDE LOJA DA JURISDIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA, passando a adotar a sigla AMORC-GLP.

 

LEGALIZAÇÃO DA ORDEM ROSACRUZ
EM PORTUGAL

 

Portugal, Terra Natal de minha mãe (lavadeira durante alguns anos por necessidade) e de figuras ilustres como Fernando Pessoa, D. Dinis, Miguel Torga, José Maria da Cunha Seixas, Antero de Quental, José Saramago, Domingos Tarrozo, Leonardo Coimbra, Eça de Queirós, António Quadros, Ramalho Ortigão, António de Lisboa, Eduardo Soveral, Joaquim de Carvalho, Manuel Maria Barbosa du Bocage, Amorim Viana, Sampaio Bruno, Pinharanda Gomes, António Sérgio, Teixeira de Pascoaes, António Braz Teixeira, Guerra Junqueiro, Teófilo Braga, Afonso Botelho, Oliveira Martins, Camões e de Dalila Pereira da Costa, Amália Rodrigues, Maria Amália Vaz de Carvalho e Isabel de Aragão - a Rainha Santa, entre tantas outras, sempre foi um País fundamentalmente Católico. Muitos que tentaram romper com essa influência teológica acabaram por retroceder, como especificamente foi o caso de Antero e de Leonardo. Sabidamente, certas ordens religiosas, durante alguns séculos, perseguiram e horrorizaram os pobres e indefesos portugueses e contemporizaram, abarrotaram seus cofres e serviram descaradamente ao infame santo ofício. Também lá, durante a Idade Média, os judeus não tiveram sossego. Foram assassinados, espoliados e expatriados. Matou-se muito em nome de deus na Lusitânia. Até os primeiros anos da década de setenta do século passado, dificuldades de caráter legal impediam que a LUZ pudesse se orvalhar. Assim, a instalação de uma Ordem Iniciática naquelas plagas teve que aguardar que o Tempo e o Vento lhe fossem favoráveis. Esse Tempo aconteceu... E o Vento soprou do Oriente...

Soror Maria, obstinada e perseverante, afirmou certa feita: ... o trabalho Rosacruz pretende salvar aquilo que as religiões manifestam de mais positivo, preparando as bases de concepções futuras e tendo como suporte não somente a lógica da Filosofia, mas também a lógica prática... Esta lógica prática permitiu, com sucesso, que fosse implementada a Primeira Convocação Ritualística do Capítulo Rosacruz de Lisboa - AMORC. Às 10,00 horas da manhã do dia 29 de Julho de 1979, no Salão de Festas dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, ao discursar sobre A Nova Ética , assim se manifestou Maria: ... não sendo a Ética estática e caracterizando-se pelo movimento [incessante], tornava-se necessário que o acompanhássemos, deixando de lado velhas concepções, como a de um deus personalizado, violando ele próprio, constantemente, as leis por si criadas... Hoje, tanto a AMORC como a Tradicional Ordem Martinista - TOM estão presentes em Portugal em diversas Cidades. Primeiro Lisboa; depois Porto, Coimbra e Alcobaça.

Estamos em 2004. Hoje fazem sentido os últimos versos pessoanos do Quinto Império: Aquele inteiro Portugal,/Que, universal perante a Luz,/Reza, ante a Cruz Universal,/Ao Deus Jesus. (Grifo meu).

 

UM POUCO SOBRE MARIA

 

Tendo servido à Causa Rosacruz por mais de trinta anos, como seria possível falar ou escrever um pouco sobre Maria? Meu contato pessoal com Maria foi pequeno. Até porque, por natureza, nunca tive o (mau) hábito de me oferecer ou de ir aparecendo para ver no que dá. Neste instante, me vem à lembrança o Frater Vicente Velado FRC - um Irmão que conquistei sem conhecer pessoalmente. Nós nos gostamos muito sem nos conhecermos vis-à-vis. Mas, dentre os pontos comuns que nos aproximam, um deles é o eremitismo. Se o dele acabou por se realizar stricto sensu, o meu, desde que nasci, sempre foi em sentido amplo, entretanto, havendo momentos em que, desesperadamente, precisei estar sozinho. Nessa peregrinação, acabei por conviver harmoniosamente com o SILÊNCIO e, faz tempo, aprendi a ouvir sua VOZ. Sei perfeitamente que Vicente e todos os Rosacruzes que conhecem esta VOZ sabem o que estou a dizer. Por isso, acabei por estar com Maria uma única vez. O encontro ocorreu em sua residência, em Curitiba. Em 1982, eu e o Frater Nascimento fomos representar a FENAME (Fundação Nacional de Material Escolar) na 1ª Convenção Anual da Indústria Brasileira de Lápis Ltda. Como o Nascimento era muito amigo da Grande Mestre, carregou-me com ele para visitá-la. - Você vai sim senhor. Eu estou convidando e não se discute mais o assunto. Maria é minha amiga pessoal e é uma mulher muito simples. Vai gostar de conhecer você. Com essa argumentação nada autoritária e inobjetável, mais morrendo do que tiritando de frio (esse episódio ocorreu em pleno inverno - glacial - paranaense), fui apresentado à Ilustre Grande Mestre da AMORC do Brasil. Realmente foi um fim de tarde maravilhoso. Fora o frio, que estava mesmo de lascar, conversamos por mais ou menos duas horas sobre os mais variados temas. É lógico que o mote foi o Rosacrucianismo. Bem, desse bate-papo entre Irmãos, por incrível que possa parecer, o que ficou vivo em minha memória foi uma confissão despreocupada e brejeira de Maria. Comentando alguma traquinada recente de Regina (sua filha) confidenciou: - Essa menina me dá um trabalho! Eu achei aquilo ótimo. A Grande Mestre expressando sem-cerimônia um sentimento de mãe! Isso não foi uma curtição ? Eu não pude, na ocasião, deixar de observar: - Mais trabalho do que eu dei à minha santa mãe, eu duvido que Regina tenha dado, dê ou venha a dar a você. Maria ficou me observando, mas não disse uma palavra. Aproveitei para ensinar à Grande Mestre um ditado português que minha mãe, que era tripeira e tinha o apelido de Pituça, vira-e-mexe repetia: - Quem tem filhos tem cadilhos, quem não os tem, cadilhos tem. Maria e Nascimento riram gostosamente da máxima popular portuguesa. Rimos os três, a bem da verdade. Mesmo me divertindo com a informalidade do insólito encontro, não pude deixar de me lembrar da Pitucinha (que ainda estava viva naquela época), tantas vezes sem dormir porque eu - alma de boêmio - só chegava à casa de madrugada. Isso, quando não ia de Herodes pra Pilatus e de Pilatus pra Herodes a ver se me encontrava. Nessa altura, incrivelmente, eu só tinha doze anos de idade. A noite, as estrelas, a borga e algumas inconfessabilidades eram os pontos focais dos meus interesses principais. Hoje, sou PEQUENINO do BEM.

Lá pelas cinco da tarde eu e Nascimento nos despedimos da Grande Mestre. Agradeci por ela me ter recebido tão gentilmente e pelo delicioso lanche que nos ofereceu. Ficamos de nos encontrar novamente. Esse segundo encontro nunca aconteceu. Alguém pode entender um treco desses? Eu tenho uma explicação: eremitismo.

No livro A História da AMORC na Jurisdição de Língua Portuguesa, publicado em 1ª edição no ano 2000, páginas 80 e 81, estão devidamente relatados (com pequenos remanejamentos e uns poucos acréscimos introduzidos por mim) os seguintes fatos: Maria A. Moura, filha de Assis Gentil Moura e de Maria Moura, nasceu em 30 de Janeiro de 1917, na Cidade de São Paulo - SP. Durante seu longo e esplêndido serviço à Ordem, Soror Maria A. Moura, que nasceu com o dom de pioneira, participou da fundação de inúmeros Pronaoi, Capítulos e Lojas... por todo o Brasil. Foi, por exemplo, a primeira Matre do Capítulo Rio de Janeiro. Seu espírito motivador [pioneiro e empreendedor] incentivou o crescimento do número de membros em toda a Jurisdição de Língua Portuguesa. Como marco histórico de amizade e de respeito entre a AMORC e a Maçonaria, teve lugar no dia 19 de Setembro de 1976, às 15,00 horas, no Templo Nobre do Palácio Maçônico, em Sessão Magna, a Confraternização pelo 75º aniversário da Loja Cairu. Por ato soberano do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Dr. Osmane V. Resende, e por suas próprias mãos, Maria A. Moura, na qualidade de Grande Mestre da AMORC, recebeu a mais alta Honraria Maçônica - a Comenda D. Pedro I. Para a AMORC, em comemoração à data, foi oferecido um medalhão da fachada do Palácio. Em agradecimento, assim se pronunciou Maria: Neste momento difícil para a Humanidade, nada mais oportuno do que este aperto de mãos entre os... Rosacruzes da AMORC e os Maçons do Brasil...

Em 31 de Janeiro de 1982, após 26 anos de sacrifícios e de serviços prestados à AMORC, Soror Maria resignou ao cargo de Grande Mestre e, voluntariamente, se aposentou. Entretanto, permaneceu fiel aos Princípios Rosacruzes até o último de seus dias neste Plano. Ralph Maxwell Lewis, por ocasião de sua aposentadoria, deixou lavrado no Rosicrucian Digest a seguinte página: Em 31 de Janeiro de 1982, a Soror Maria A. Moura aposentou-se de seus longos e muitos anos de serviços prestados à AMORC no árduo cargo de Grande Mestre. Desejo falar de uma pessoa muito devotada que, durante anos, foi um fator extremamente importante na criação do que é hoje a Grande Loja do Brasil da AMORC. Esta Grande Loja é uma das mais prósperas no seio da Ordem Rosacruz em todo o mundo. Estamos nos referindo à Grande Mestre Soror Maria A. Moura. Soror Maria A. Moura estava plenamente qualificada para o trabalho que empreendeu de expandir a Ordem Rosacruz por toda a grande nação brasileira. Enquanto apenas estudante Rosacruz, também ocupou importante cargo administrativo no Governo de seu País. Em 1950, a Soror Maria Moura foi um dos membros fundadores de um Capítulo da AMORC no Rio de Janeiro, que logo veio a se tornar uma proeminente Loja. Seu interesse pelas atividades da Loja fez com que servisse em diversas funções ritualísticas, nas quais, efetivamente, interpretou todo o significado místico dos rituais. Em 1953, ela foi devidamente indicada para o tradicional cargo de Mestre da Loja Rio de Janeiro. Esse honroso cargo implicava em muita responsabilidade, mas seus deveres foram cumpridos com perfeição. As monografias oficiais Rosacruzes e os materiais de instrução enviados pela Suprema Grande Loja ao Brasil eram escritos em língua inglesa. Por conseguinte, todos esses documentos 'tinham de ser traduzidos' para o português. Muitas centenas de páginas desse material impresso exigiam tradução, um trabalho tedioso e que requer precisão. A Soror Maria Moura, com a valiosa colaboração do Frater José Paulo (altamente proficiente em inglês e em português), incumbiu-se dessa tarefa. [Segundo Vicente Velado, FRC, sob a administração de Maria A. Moura, a AMORC se notabilizou pela excelência de suas publicações, nas quais não se conseguia ver um erro de revisão ou destaque dado a tema que não o merecesse. A revista 'O Rosacruz' era reconhecida por esoteristas de todas as vertentes como um primor de publicação e o Forum Rosacruz, publicação à parte, se constituía por si só em autêntico curso de misticismo para estudantes de todos os níveis. Nessa época, a economia mundial não estava em recessão e o Brasil, conseqüentemente, desconhecia o desemprego e as mazelas econômico-sociais que atualmente assolam o Terceiro Mundo. ]. O Frater Paulo - continua o Imperator Ralph - hoje aposentado [José de Oliveira Paulo fez sua Grande Iniciação em 30 de Maio de 1989], veio a ser o Grande Secretário e Diretor Tesoureiro, funções em que granjeou respeito e pelas quais será sempre lembrado. Embora, por muitos anos, já existissem no Brasil diversos Corpos Afiliados, o Imperator sempre esteve bem consciente de que, devido às diferenças dos idiomas, seria necessário que se estabelecesse uma Grande Loja no Brasil, especialmente porque não havia nenhuma Loja para os países de língua portuguesa. Fez ele, então, diversas viagens ao Brasil, geralmente acompanhado de outros Supremos Oficiais ou de Oficiais da Grande Loja de Língua Inglesa, para conferenciar com a Soror Maria Moura e o Frater José Paulo no tocante a essa questão. O resultado subseqüente foi a fundação da 'Grande Loja do Brasil, AMORC', no ano de 1956. Após ter estabelecido seus escritórios na Cidade do Rio de Janeiro, a Grande Loja do Brasil sentiu que precisava adquirir seu próprio terreno e nele construir sua sede. Isto foi finalmente realizado erigindo-se um edifício na moderna Cidade de Curitiba, Paraná, aproximadamente a 800 km ao sul do Rio de Janeiro. Soror Maria Moura e Frater José Paulo transferiram depois suas residências para Curitiba, de modo a se devotarem em tempo integral às atividades da nova Grande Loja. Em 1964, Soror Maria Moura presidiu, como 'Grande Mestre', a Primeira Convenção Nacional Rosacruz do Brasil, com centenas de membros presentes. Hoje, a Grande Loja do Brasil, AMORC, está estabelecida em terreno amplo e com bela paisagem, com magníficos edifícios em autêntico estilo egípcio. Possui um grande departamento gráfico, no qual todos os seus materiais são impressos, inclusive livros, revistas, monografias etc. Durante seu longo e esplêndido serviço à Ordem, Soror Maria Moura viu muitos outros Capítulos e Lojas organizados por todo o Brasil, e foi seu espírito motivador que incentivou o crescimento do número de Membros. Os Oficiais da Suprema Grande Loja e eu estamos certos de que todos os Membros da Ordem que a conheceram desejam-lhe toda felicidade em sua aposentadoria, que ocorreu em 31 de Janeiro do corrente ano [1982]. Seguramente, seu trabalho foi 'muito bem realizado!' Como Imperator, gostaria de acrescentar esta observação pessoal: tive grande satisfação em trabalhar com a Soror Maria Moura e com o Frater José Paulo naqueles primórdios da criação da Grande Loja do Brasil. Estou também muito feliz em dizer que esse esforço e essa inspiração estão agora sendo continuados sob a autoridade da excelente Junta de Diretores da Grande Loja do Brasil e seu núcleo de Oficiais. Ralph M. Lewis.

Em acréscimo a tudo que pôde ser resumidamente revisitado, Maria fez inaugurar, em 1970, o Auditório H. S. Lewis, que hoje abriga as Convenções da Ordem Rosacruz Juvenil (que foi implantada em 1977) e também os cursos, as palestras e os seminários do Centro Cultural da AMORC. Maria fez muito mais pela AMORC e pelos Rosacruzes do Brasil, dos outros países da América Latina e de Portugal. Listar todas as suas atividades seria impossível em um ensaio desta natureza. Só não podemos esquecer que, paralelamente a toda essa faina, criou e educou com esmero sua própria filha! Sua derradeira participação em um evento oficial da Ordem se deu por ocasião da XVIII Convenção Nacional Rosacruz, na qual proferiu significativa palestra inspirando os Membros mais recentes e emocionando muito os mais antigos. Nessa oportunidade, ao lado do atual Grande Mestre, Frater Charles Vega Parucker e do nosso efetivo Imperator, Frater Christian Bernard, recebeu suas últimas justas homenagens. Na ocasião, foi festejado o lançamento do livro A História da AMORC na Jurisdição de Língua Portuguesa. Em 4 de Abril de 2001 fez sua Iniciação Maior. Não tenho a menor dúvida de que, em sua próxima descida a este Plano, voltará a estar vinculada aos Rosacruzes, como o fez tantas vezes no passado. Pessoas como Maria quando assumem um compromisso é para sempre, isto é, para a inexistente eviternidade do inexistente tempo. Com absoluta modéstia, não posso deixar de confessar que eu assumi esse Compromisso.

 

DECÁLOGO PARA O JOVEM DO SÉCULO XX

(Soror Maria A. Moura)

 

Em Outubro de 1999, sob a coordenação e supervisão do Grande Mestre Charles Vega Parucker FRC, a AMORC-GLP lançou, em 1ª edição, o documento Encontro Rosacruz de Pais e Filhos. Nessa obra, Maria colaborou com um artigo, do qual transcreverei a seguir seu Decálogo, já anteriormente consagrado à juventude, em 1985.

 

1. Jovem ser humano: Lembre-se de que você é o elo de uma infinita cadeia que jamais poderá se interromper. Você vem de seus antepassados e volverá a ser um deles por sua descendência na prole incontável do futuro. Procure, por isso, compreender os que o precederam, e agradeça àqueles que, antes de você, foram assim para que você pudesse ser o que é hoje - EXISTIR. Sem sentir, você será um tranqüilo e transitório instrumento desse passado. Lembre-se de que a marca que o berço trás só é indelével e indestrutível para aqueles que são enfermos da vontade e da razão.

2. Procure sempre ser um digno exemplo, seguindo, tanto nos grandes quanto nos humildes misteres, os padrões superiores que verá na família, na escola e na comunidade.

3. Lembre-se de que a nobreza não reside apenas na riqueza e nas altas linhagens; ela pode existir - e existe! - entre os humildes, pois está na alegria de viver, na serenidade de consciência, na suave abnegação e no respeito ao semelhante.

4. Empregue sempre a palavra verdadeira que pode ser, a um só tempo, amparo para os oprimidos e lição para os poderosos. Ore pelos que sofrem, pois a oração 'é a fortaleza do homem e a fraqueza de Deus'.

5. Dirija, cuidadosamente, sua atenção e a brandura do seu coração para todo lugar e para todos que o procurem.

6. Busque sempre - investindo em um ideal. Certamente, como a floresta que não é convidativa por sua pujança mas pela sombra que oferece, o ideal dará o colorido e perfumará sua vida. Sem medo. Se o tiver, perca-o; para encontrar a alegria de achar.

7. Pense que viver é um benefício que se retribui. A retribuição é uma forma de trabalho e este acompanha os resíduos da trepidação universal, ungindo de todas as graças aquele que o exerce. Não existe tarefa mesquinha, ainda que possa ser apagada. Se a alma dela participa, o labor resulta em opulência.

8. Há mãos que pensam e cérebros que movem. Procure ser útil pela exatidão que marca a disciplina, a ordem, a eficiência, o desinteresse e a perseverança. O homem útil desconhece o peso da existência e o pavor da hora derradeira. Como peregrino da perfeição, procure confiar em si mesmo, na exatidão de seus propósitos, na simplicidade de seus desejos e de suas ações e na disciplina de seus instintos.

9. Cabe-lhe - ó jovem do final do século XX - preparar um mundo melhor para os que virão. Faça tudo o que puder para que sua influência tutelar não venha JAMAIS a ser lamentada.

10. Observe a Mãe Natureza: dia e noite, sol e treva, nuvens negras e céu azul, luminosidade e brumas, primaveras e invernias, aragens e tempestades, quebram a monotonia do espaço e ensinam a delícia das recompensas, e, até mesmo, dão-nos o senso de real felicidade.

Soror Maria A. Moura, SRC, ex-Grande Mestre da Jurisdição de Língua Portuguesa, assim concluiu seu pensamento: E você terá um destino abençoado e fértil, alvorecendo, refulgindo, consolando, e na utilidade de sua vida você encontrará a verdadeira alegria - a suprema felicidade.

 

MISSÃO CÓSMICA CUMPRIDA HOMENAGEM À MARIA A. MOURA
EX-GRANDE MESTRE DA AMORC NO BRASIL
Fonte:
(Acesso em 18/12/2003)

 

Maria A. Moura organizadora e ex-Grande Mestre da Ordem Rosacruz AMORC no Brasil, passou pela transição quarta-feira, 4 de Abril de 2001. Teve vida longa e proveitosa neste Plano e será para sempre lembrada, com esta frase: Missão Cósmica Cumprida. Na casa dos 80 e ainda demonstrando grande vigor físico e mental, proferiu palestra durante a Convenção Nacional da AMORC/Brasil realizada em fins do ano/século/milênio passado em Curitiba, durante a qual recebeu justa homenagem.

Exemplo de serviço altruístico, Maria A. Moura dedicou longos anos de sua vida ao esplêndido trabalho de levar a Luz Rosacruz por todo o Brasil, difundindo-a mais tarde para todos os países de Língua Portuguesa. Tendo desempenhado todas as funções que exerceu com galhardia e pioneirismo, tornou a AMORC conhecida de milhares de pessoas, que hoje se beneficiam do conhecimento e das práticas do autêntico e tradicional misticismo Rosacruz.

A AMORC foi estabelecida no Brasil em 1956, pelo então Presidente Mundial da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, Ralph M. Lewis. Com Maria A. Moura e José de Oliveira Paulo foi empreendida com vigor a tarefa de expansão do Rosacrucianismo em todo País. Dedicaram-se com expressivo ato de doação e voluntariado, trabalhando muito para que os membros pudessem estudar os profícuos ensinamentos esotéricos Rosacruzes em nossa língua. Como Grande Mestre da AMORC no Brasil, Maria A. Moura constituiu extensa e maravilhosa Biblioteca Rosacruz, trazendo para a língua portuguesa as obras do Dr. Harvey Spencer Lewis, seu filho Ralph e outros Mestres.

Gratificados por serviços prestados por esta ilustre personalidade, os Rosacruzes reuniram-se na noite da quarta-feira em que Maria A. Moura fez a Grande Iniciação para celebrar a cerimônia fúnebre Rosacruz, e se despediram de sua Ex-Grande Mestre na quinta-feira dia 5 de Abril às 10 horas da manhã, partindo o cortejo do Grande Templo da Ordem Rosacruz, na Rua Nicarágua 2620, no Bacacheri, para o Cemitério Jardim da Paz, no prolongamento da Avenida Anita Garibaldi, Barreirinha. Ficou uma certeza para todos: não existe morte, é apenas uma breve separação, persistindo para sempre o exemplo deixado, mais forte do que a saudade e servindo como alento.

Muito obrigado, Soror Maria A. Moura, por tudo o que a Senhora fez pelos estudantes Rosacruzes. Devido ao seu trabalho pioneiro e abnegado muita gente em nosso País teve a oportunidade de encontrar a Luz, livrando-se das trevas da ignorância e da superstição.

 

Humildemente, eu, Rodolfo Domenico Pizzinga, FRC, faço questão de apresentar meu modesto e pessoal agradecimento. Para mim, 1969 foi um ano bem-aventurado! MAAT HOTEP.

 

FOTOGRAFIAS DIGITAIS

 

1. Maria A. Moura

2. José de Oliveira Paulo

3. Templo AMORC/TOM

4. Auditório H. Spencer Lewis

5. Prédio da Administração

6. Memorial Rosacruz

7. Museu Egípcio e Rosacruz

8. Biblioteca Alexandria

9. Morada do Silêncio Chaminé da Serra

10. Espaço de Arte Francis Bacon

11. AMORC - Sol Alado

12. Charles Vega Parucker

 

 

 

 

 

>ÚLTIMAS PALAVRAS

 

 



Maria, o teu Nome inicia
Com o M de MaRyâ-H.
Em você só vi Beleza,
Amor, Virtude, Pureza.



Não se esqueçam, ó Rosacruzes!
De que a Grande Mestre Maria
Auxiliou-nos com Maestria,
A carregar nossas cruzes.



Akhnaton, Harvey, Ralph e Maria
Não devem ser olvidados.
Devem, sim, ser muito amados
No Leste, quando ATON se faz DIA.



Rosacruzes e Martinistas,
TODOS, em todo o Mundo:
No coração, bem no fundo,
Bendigam esses ARTISTAS.



Do que tudo, muito mais
Prevejo com exaltação:
AMORC, CR+C e demais
Serão (são) um só CORAÇÃO.



Desencontros em Aquarius :
Sofrer, chorar, temer, urdir.
São de Pisces e são vários.
Não devemos combalir.



Ceder é paraliticar.
Vaidade é ignorância.
OITO PASSOS: Conquistar
O Privilégio da INFÂNCIA.



Disse o ILUSTRE AVATAR:
Deixai vir os PEQUENINOS.
ORAR, TRABALHAR e AMAR,
Se quisermos ser MENINOS.



Por isso labutou Maria,
Por nossa REINTEGRAÇÃO.
Obrigado. AVaM MARIA!
Tens a nossa GRATIDÃO.



Por último, peço desculpas
Pelo mal-arrumado dos versos.
Boas intenções não são culpas;
PEQUENINOS não têm anversos.



AKHNATON e VELADO
Conhecem-me muito bem.
Se ontem estava desgarrado,
Hoje, sou PEQUENINO do BEM.



Enfim, uma derradeira honraria
Vou fazer com sentimento:
AOuM MARIA.
AOuM MARIA.
AOuM MARIA.
GRANDE MESTRE - um portento!



Entrementes, nós prometemos
Enquanto nossos Serviços PhIShCAM:
Que jamais esqueceremos
DAQUELES SERES QUE FAÍSCAM.



PARA TODOS:

QUE POSSAM SER DESOBSTRUÍDOS
TODOS OS CAMINHOS
QUE CONDUZEM
À PAZ PROFUNDA E PERPÉTUA,
À VERDADE UNIVERSAL,
À FRATERNIDADE PLENA,
À CIDADANIA DESADJETIVADA,
À JUSTIÇA ABSOLUTA,
À INICIAÇÃO UNIVERSAL.
SEJAMOS DIGNOS.
QUE O CRESTOS SOLAR PERMITA.
AUM MANI PADME HUM.
ESTÁ SELADO.

 

DADOS SOBRE O AUTOR


Mestre em Educação, UFRJ, 1980. Doutor em Filosofia, UGF, 1988. Professor Adjunto IV (aposentado) do CEFET-RJ. Consultor em Administração Escolar. Presidente do Comitê Editorial da Revista Tecnologia & Cultura do CEFET-RJ. Professor de Metodologia da Ciência e da Pesquisa Científica e Coordenador Acadêmico do Instituto de Desenvolvimento Humano - IDHGE.

 

BIBLIOGRAFIA

 

AMORC. Rosicrucian documents. 2ª ed. Califórnia: Supreme Grand Lodge of AMORC, Inc. 1978.

ANTIGA E MISTICA ORDEM ROSÆ CRUCIS (Paraná). Encontro Rosacruz de Pais e Filhos. AMORC-GLP, Curitiba, Paraná, 1999.

_______. A história da AMORC na jurisdição de língua portuguesa. AMORC-GLP, Curitiba, Paraná, 2000.

ANÔNIMO. Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô. 4ª ed. São Paulo: Paulus, 1989.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. 9ª ed. São Paulo: Paulinas, 1958.

BLAVATSKY, Helena Petrovna. A doutrina secreta: síntese de ciência, filosofia e religião. 6 vol. Tradução de Raymundo Mendes Sobral. São Paulo: Pensamento, 1973.

______. A voz do silêncio. Traduzido da 7ª ed. inglesa. Tradução de Joaquim Gervásio de Figueiredo. São Paulo: Pensamento, s.d.

D'ALVEYDRE, Saint-Yves. El arqueómetro. 2ª ed. Madrid: Luis Carcamo, editor, 1997.

DEVEMOS transcender nosso pesar e nos ligar espiritualmente à nova existência . [Curitiba, Paraná: AMORC-GLB], [s.d.]. Material xerocopiado.

DEVI, Savitri. Filho do Sol (A vida e a filosofia de Aquenaton, rei do Egito). Rio de Janeiro: Editora Renes, 1981.

TEMPORATOR, Frater (escriba). A Cabala desvendada. 2ª ed. Curitiba, Paraná: AMORC - Grande Loja do Brasil, 1985.

LEWIS, H. Spencer. Preguntas y respuestas rosacruces con la historia completa de la Orden Rosacruz. 5ª ed. Japón: Gran Logia Suprema de AMORC, 1966.

_______. Autodomínio e o destino com os ciclos da vida. 3ª ed. Curitiba, Paraná: Suprema Grande Loja da AMORC, 1965.

_______. Manual rosacruz. Brasil: Suprema Grande Loja da AMORC, 1964.

Majka, Richard (FRC). Cronologia da vida de Ralph M. Lewis. O Rosacruz, Curitiba, Paraná, nº 181, pp. 20 - 21, set/out. 1988.

ORDEM ROSACRUZ - AMORC. Introdução à simbologia. Trad. 1ª ed. Curitiba: Grande Loja do Brasil, 1982.

______. O universo dos números. Trad. 2ª ed. Curitiba: Grande Loja do Brasil, 1983.

______. Símbolos secretos dos rosacruzes dos séculos XVI e XVII. Tradução: Equipe Renes; revisão: Rubem M. Jorge. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1978.

______. Manifesto. Positio Fraternitatis Rosæ Crucis. Curitiba: AMORC-GLP, 2001, 31 p.

PAPUS. A Cabala: tradição secreta do ocidente. Tradução de Jane Marli Pereira Bilycz. São Paulo: Sociedade das Ciências Antigas, 1983.

TRADICIONAL MARTINIST ORDER. Martinist Documents. Califórnia: Supreme Grande Lodge of AMORC, Inc., 1977.

TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA. Luz martinista. Curitiba: Tradicional Ordem Martinista, s.d.

UMA vida dedicada à AMORC. [Curitiba, Paraná: AMORC-GLB], [s.d.]. Material xerocopiado.

WEINREB, Friedrich. Kabbala (La Biblia: divino proyecto del mundo). Buenos Aires: Editorial Sigal, 1991.

_______. Kabala (El Libro de Jonas). Buenos Aires: Editorial Sigal, 1993.

 

WEBSITES CONSULTADOS

 

www.amorc.org.br

www.maat-order.org

http://svmmvmbonvm.org

www.linkhitlist.com/cgi/LHL_E.exe?SLHL&ListNo=51530974162

www.linkhitlist.com/cgi/LHL_E.exe?G2L&LinkNo=1018893&ListNo=51530

www.linkhitlist.com/cgi/LHL_E.exe?G2L&LinkNo=950202&ListNo=51530

http://svmmvmbonvm.org/latinoportal.htm

http://svmmvmbonvm.org/amorcus/amorcus.htm

http://fraternidaderosacruz.org

http://svmmvmbonvm.org/livrariaos+b

http://themysticlight.tripod.com

http://svmmvmbonvm.org/noticirc.htm

http://svmmvmbonvm.org/historc

http://svmmvmbonvm.org/doctemp

http://macarlo.net/mariaamoura

http://macarlo.net/rosacruzrj3

www.geocities.com/Athens/Oracle/5284/datos14.html

www.phistoria.net/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=56

www.op.org/international/espanol/
Documentos/Articulos/santo_domingo_hoy.htm

www.geocities.com/mariaamoura

www.amarna3d.com

www.mnsu.edu/emuseum/archaeology/sites/images/telelamarna2.gif

http://employees.oneonta.edu
/farberas/arth/images/109images/egyptian/akhenaton.jpg

www.crystalinks.com/akhnaton.gif

www.tmgnow.com/IMAGES/akhnaton2.jpg

http://macarlo.com/novaera/galleryvel606.htm

http://esoterism.com/links/birdcast.cgi?ID=39442

www.geocities.com/ordemrosacruz

www.orosacruz.hpg.ig.com.br/linksrosa.htm

http://meryaton.free.fr/Akhetaton/Akhetaton.JPG

http://www.unites.uqam.ca/egypte/fotos/akhna038.jpg

http://prophetess.lstc.edu/~rklein

http://www.amorc.se/images/Woodcut.gif

http://www.amorc.se/images/Index_3.gif

http://www.amorc.cz/images/Cro_Maat.gif

http://br.groups.yahoo.com/group/christianrosenkreutz/message/183