MARCO AURÉLIO
(Pensamentos e Reflexões)

 

 

 

 Museu do Prado
Marco Aurélio
Marco Aurélio (jovem)
(Museus Capitolinos)
Marco Aurélio (velho)
(Museu do Prado)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo apresenta para reflexão algumas máximas de Marco Aurélio – o Imperador-filósofo da Antigüidade clássica apelidado de O Sábio. Seu lema era: Nada de desgosto nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça. Marco Aurélio foi um Imperador que viveu como estóico, agiu como estóico e morreu como estóico.

 

Bem, creio que Marco Aurélio, se estivesse vivo, não se incomodaria que eu apusesse em alguns fragmentos breves comentários. Então, farei isto. Em outros fragmentos, encaixarei uma animação educativa.

 

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

César Marco Aurélio Antonino Augusto (em latim Cæsar Marcus Aurelius Antoninus Augustus), conhecido como Marco Aurélio (26 de abril de 121 – 17 de março de 180), foi Imperador romano desde 161 até sua morte. Nascido Marco Ânio Catílio Severo (Marcus Annius Catilius Severus), tomou o nome de Marco Ânio Vero (Marcus Annius Verus) pelo casamento. Ao ser designado Imperador, mudou o nome para Marco Aurélio Antonino, acrescentando-lhe os títulos de Imperador, César e Augusto. Aurelius significa dourado, e a referência a Antoninus deve-se ao fato de ter sido adotado pelo Imperador Tito Aurélio Fúlvio Boiônio Árrio Antonino Pio, conhecido como Antonino Pio, em latim Titus Aurelius Fulvius Boionius Arrius Antoninus Pius (86 – 161).

 

Seu reinado foi marcado por guerras na parte oriental do Império Romano contra os partas, e, na fronteira norte, contra os germanos. Foi o último dos cinco bons Imperadores, e é lembrado como um governante bem-sucedido e culto. Dedicou-se à Filosofia, especialmente à corrente filosófica do Estoicismo, e escreveu, em grego, Recordações, uma obra constituída de uma série de máximas, sentenças e reflexões (de fragmentos, como diríamos hoje) que até hoje é lida, na qual apresentou suas idéias sobre a Filosofia Estóica, utilizando como inspiração o Estoicismo do Filósofo grego Epicteto (55 – 135) e o Neo-platonismo. Filosoficamente, admitia que o homem era constituído de três princípios: o corpo (que é a carne), a alma (sopro ou pneuma) e o intelecto ou a mente (princípio superior – nous), que dá ao homem a paz absoluta. Ensinava que o ideal a ser buscado não era a felicidade, mas a tranqüilidade e o domínio das paixões e das emoções, que seriam obtidos pela harmonia com a Natureza e a aceitação de suas leis. Uma das características do pensamento de Marco Aurélio que mais impressiona é a insistência com que tematiza e reafirma a caducidade das coisas, a sua passagem inexorável, a sua monotonia, a sua insignificância e a sua substancial nulidade.

 

Marco Aurélio faleceu em 17 de março de 180, durante uma expedição contra os marcomanos que cercavam Vindobona (atual Viena, na Áustria). As suas cinzas foram trasladadas para Roma e depositadas no Mausoléu de Adriano. Muitos historiadores fazem coincidir o início do declínio de Roma com a morte de Marco Aurélio e a ascensão ao trono de Lúcio Aurélio Cômodo (em latim: Marcus Aurelius Commodus Antoninus), conhecido como Cômodo (31 de agosto de 161 – Roma, 31 de dezembro de 192). Diz-se, inclusive, que a morte de Marco Aurélio foi a morte da Pax Romana. Seja como for, é possível que a escolha de Cômodo tenha sido devida à simples ausência de outros candidatos (o que é improvável) ou ao receio de que uma sucessão incerta que pudesse dar início a uma guerra civil (o que é mais provável). Enfim, aos soldados que choravam em seu leito de morte, Marco Aurélio estoicamente exclamou: — Por que chorais? Não sabeis que não faço outra coisa senão preceder-vos lá, onde todos me reencontrarão?

 

 

 

 

Pensamentos e Reflexões

 

 

 

Nossa vida é o que nossos pensamentos fazem dela.

 

 

 

 

A felicidade do homem depende de si mesmo.

 

Quem se espanta seja lá do que for na vida é ridículo e inexperiente!

 

Não faça, se você não concorda. Não diga, se não for verdade.

 

O que a Natureza mais ama é transformar as coisas que existem e criar novas coisas (como elas). Pois tudo que existe é, de algum modo, a semente daquilo que será.

Comentário: Talvez, o maior exemplo de transformação cósmica seja o conceito teosófico de Mânvântâra (ou Kalpa), período de tempo do ciclo de existência em que ocorre atividade. Ele dura, segundo o computo dos Brâmanes, 4.320.000.000 anos. O período de inatividade, chamado Prâlâya, tem a mesma duração. Tomando 360 Mânvântâras e igual número de Prâlâyas, obtém-se um Ano de Brahman. A duração de 100 Anos de Brahman forma uma Vida de Brahman, também chamado de Mahamânvântara, durando, no total, 311.040.000.000.000 anos. Este é, segundo Blavatsky, o período de atividade do cosmo, seguindo-se um período de inatividade, chamado Mahaprâlâya, de igual duração.

 

Tenha poucas ocupações, diz o sábio, se quiser levar uma vida tranqüila.

 

Agradeço aos Deuses por ter concebido a idéia de um Estado com leis iguais para todos, assegurando igualdade aos cidadãos em seus direitos, e por ter concebido uma realeza que respeite, acima de tudo, a liberdade de seus súditos.

 

Nada sucede ao homem que sua natureza não seja capaz de suportar.

 

Não desprezes a morte; dá-lhe boa acolhida, como a uma das coisas que a Natureza quer.

 

A morte é uma troca de residência.

 

A morte é o descanso das repercussões sensórias, do titerear dos impulsos, das divagações do intelecto e dos serviços à carne.

Comentário: Como não existe morte, a coisa é mesmo mais uma troca de residência, ou seja, uma espécie de vivência em outro plano. De forma geral, a chamada morte nada mais é do que um intervalo.

 

Mantenha-se bom, puro, sério, livre de afetação, amigo da justiça, gentil, apaixonado, vigoroso em todas as suas atitudes. Lute para viver como a Filosofia gostaria que vivesse.

 

Aquilo que não tem utilidade para o enxame não é útil à abelha.

Comentário: Se somos todos um, se tudo é um, esta máxima é irretocável.

 

Não poderás ser mestre na escrita e na leitura sem teres sido, antes, aluno. Quanto menos na vida!

 

O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo.

Comentário: O medíocre é egoísta e criticador; o magnificente é altruísta e estimulador.

 

Nada de desgosto nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça.

 

Aplica-te a todo o instante com toda a atenção para terminar o trabalho que tens nas tuas mãos, e liberta-te de todas as outras preocupações. Delas ficarás livre se executares cada ação da tua vida como se fosse a última.

 

A experiência é um troféu composto por todas as armas que nos feriram.

 

Pense há quanto tempo você vem adiando!

 

 

(Eu adio porque sou ignorante!)

 

 

Não se é menos responsável não fazendo o que se deve fazer do que fazendo o que não se deve fazer.

Comentário: Seja como for, somos responsáveis por tudo; pelo que fazemos quando deveríamos não fazer, e pelo que deveríamos fazer e não fazemos.

 

Quantos homens, outrora célebres, foram devorados pelo esquecimento! E quantos já desapareceram, dos que os celebravam.

 

Se te ocorrer, de manhã, de acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento: Levanto-me para retomar a minha obra de homem.

 

Bem mais graves são os efeitos produzidos em nós pela ira e pela dor, com os quais reagimos às coisas, do que aqueles produzidos pelas coisas em si, pelos quais nos encolerizamos e sofremos.

 

À sociedade tive utilidade ou só a mim mesmo servi? Que esta idéia sempre te ocorra e te ajude a perseverar no bem.

Comentário: Aqui, vale a pena recordar as três máximas em que está ancorada a Moral Positiva: 1ª) Viver para outrem (predomínio do altruísmo sobre o egoísmo, que é a base da Religião da Humanidade ou do Positivismo religioso); 2ª) Viver às claras (quando se age corretamente, não há necessidade de segredos ou de práticas ocultas); e 3ª) Viver para o Grande Dia (alusão à época em que a sociedade humana alcançará seu estado normal).

 

Os homens desprezam-se mutuamente, e mutuamente se lisonjeiam. Querem suplantar uns aos outros, e se curvam uns perante outros!

 

A arte de viver é mais parecida com a luta do que com a dança, na medida em que está pronta para enfrentar tanto o inesperado como o imprevisto e não está preparada para cair.

 

Viverás a mais bela das vidas se fores indiferente às coisas indiferentes.

Comentário: O Estoicismo é uma doutrina filosófica fundada por Zenão de Cítio (Cítio, 334 a.C. – Atenas, 262 a.C.), que afirma que o Universo é corpóreo e governado por um Logos Divino (noção que os estóicos tomam de Heráclito e desenvolvem). A alma está identificada com este princípio divino, como parte de um todo ao qual pertence. Este Logos (ou Razão Universal) ordena todas as coisas: tudo surge a partir Dele e de acordo com Ele, graças a ele o mundo é um Kosmos (termo que, em grego, significa harmonia). O Estoicismo propõe viver de acordo com a lei racional da Natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do Universo, devendo, assim, manter a serenidade perante as tragédias e coisas boas.

 

Sempre que te dominar a cólera ou a impaciência, lembra-te de que a vida humana é um instante, e breve estaremos todos debaixo da terra.

 

Primeiro: nada se deve fazer ao acaso e sem finalidade. Depois: nada se deve aceitar que não sirva para toda a Humanidade.

 

Não faças isso, se não é justo. Se não é verdade, não o digas.

 

Ama a modesta profissão que aprendeste e contenta-te com ela.

 

Puxar em comum, mas não pensar em comum.

 

Os homens existem uns para os outros; logo, ou instrua-os ou suporta-os.

 

Executa cada ação como se fosse a última da tua vida.

Comentário: Sim, é mais ou menos isto, mas sem a paranóia antipática e afastadora do perfeccionismo. A regra é simples: em silêncio, devemos fazer o melhor; mas sem nos preocuparmos se fizemos o melhor.

 

Sou um espírito infante que carrega um cadáver.

 

Procuro a verdade pela qual nenhum homem jamais foi ferido.

 

Mais penosas são as conseqüências da ira do que as suas causas.

 

Quanto não ganha em tranqüilidade quem não se preocupa com o que o vizinho diz, faz ou pensa, mas apenas com os seus próprios atos!

 

Escava dentro de ti. É lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se escavares sempre.

 

 

 

 

 

Antes a censura de um sábio do que o louvor de um idiota.

 

O valor de um homem é apenas tão elevado como o valor das suas ambições.

 

Se tens dificuldade em cumprir um intento, não penses logo que seja impossível para o homem; pensa quanto é possível e natural para ele, e que também poderá ser alcançado por ti.

 

A maior parte das coisas que dizemos e fazemos não é necessária; quem as eliminar da própria vida será mais tranqüilo e sereno.

 

Um homem que esteja separado de um só homem é um homem excluído de toda a comunidade.

 

 

 

E sábio quem vive cada dia como se fosse o último.

 

É dever do homem de amar mesmo aqueles que fazem o mal.

 

Não perca o valor ou a qualidade intrínseca das coisas.

 

Vive com os Deuses. De fato, quem vive com os Deuses se mostra profundamente satisfeito com o que Eles têm dado.

 

A melhor maneira de se defender contra um inimigo é não se comportar como ele.

 

Obtenha sem orgulho; resigne-se sem dificuldade.

 

O homem ambicioso coloca suas propriedades nas mãos dos outros; o homem sensual em seus sentimentos; o homem sensato em suas ações.

 

A morte sorri para todos Um homem não pode deixar de sorrir de volta.

 

O homem não deve perseguir qualquer coisa que não seja relevante.

Comentário: A questão é: o que é e o que não é relevante? O que é relevante para um pode não ser relevante para outro; e vice-versa.

 

O homem que tem vida mais longa e o que vive menos tempo, quando morrem, perdem a mesma coisa.

 

Por mente tranqüila não entendo outra coisa do que uma mente bem ordenada.

 

O Universo é mudança, e a nossa vida é o resultado de nossos pensamentos.

 

Tudo o que acontece é normal e familiar, como as rosas na primavera e a colheita do outono.

 

Precisa-se de muito pouco para levar uma vida feliz.

 

Tudo o que acontece deve acontecer. Se você olhar com cuidado, verá que tudo que acontece deveria mesmo ter acontecido.

Comentário: Não creio que tudo o que acontece deve acontecer. Muitas coisas que acontecem poderiam ser evitadas, e, se particularmente são detrimentosas, são porque ignoramos a forma de evitá-las.

 

 

 

 

Lembre-se: o homem não vive outra vida que aquela que vive neste momento nem perde outra vida que aquela que perde agora.

 

Quando se morre, jovem ou velho, perde-se tudo: o presente – a vida que se está vivendo naquele momento. Ninguém perderá nem o passado nem o futuro, pelo simples fato de que ninguém pode perder o que já aconteceu e o que ainda não aconteceu. Portanto, não há diferença entre aqueles que morreram cheios de anos e quem morre jovem.

 

Todas as coisas são, nada mais nada menos, do que aquilo que pensamos e aquilo que queremos que elas sejam. Assim, sempre que quisermos, poderemos dar um sentido às coisas, com base no que pensamos e no que queremos.

 

Você sempre tem que agir, falar e pensar como se fosse possível que, naquele instante, deixasse a vida.

 

Não há nada de novo; tudo se repete, e logo passa.

 

Nada vem do nada, como não devolve nada ao nada.

 

Quando a dor é insuportável, nos destrói; se não nos destruir, é suportável.

 

O tempo é como um rio que arrasta rapidamente tudo o que nasce.

 

 

 

 

 

Em nenhum lugar o homem pode encontrar um refúgio mais silencioso e menos agitado do que em sua própria alma.

 

A alegria está em todas as coisas, mas cabe a cada um extraí-la.

 

Nada é tão útil quanto o arrependimento.

 

Das coisas que tens, escolhe a melhor. Em seguida, reflete em quão afanosamente terias que a buscar, se não a tivesses.

 

Antes de começares a falar, garante que em teu rosto se possa ler o que irás dizer.

 

É uma loucura trabalhar toda a vida, se nossa imaginação e nossos esforços não tendem para um objetivo determinado. Alegra-te com teu ofício, por pequeno que seja, e descansa nele.

 

Comporta-te como um promontório. Continuamente, as ondas do mar se arremessam contra ele, mas ele se mantém imóvel até que se acalmem as águas.

 

Quem evita obrigações sociais é um desertor.

 

À pedra atirada não lhe importa subir ou cair.

 

Dar graças aos Deuses do fundo do Coração... Ter sempre Deus em mente... Invocar os Deuses... Viver com os deuses...

 

Ou os Deuses não podem nada ou os Deuses podem qualquer coisa. Se os Deuses não podem, por que Lhes ergues preces? Se os Deuses podem, por que não Lhes suplicas que te concedam não temeres nem desejares algumas dessas coisas e de não te amargurares por algumas delas, ao invés de obtê-las ou evitá-las? Porque, de qualquer forma, se os Deuses podem ajudar os homens, devem ajudá-los também nisto. Talvez digas: — Os Deuses deram-me a faculdade para agir a esse respeito. Então, não é melhor que te sirvas livremente daquilo que está em teu poder ao invés de te inquietares servil e vilmente por aquilo que não está em teu poder? Ademais, quem te disse que os Deuses não coadjuvam também naquilo que está em nosso poder? Começa a suplicar neste sentido e verás.

Comentário: Se esses Deuses são os Mestres-deuses de nossos Corações, tudo bem. Se a referência é relativamente a Júpiter, a Apolo, a Vênus, a Marte, a Minerva, a Plutão, a Netuno, a Juno, a Baco, a Febo, a Diana, a Ceres, a Mercúrio, a Vulcano, a Saturno, a Psique...

 

 

 






Bibliografia:

REALE, Giovanni e ANTISSERI, Dario. História da Filosofia. (Antigüidade e Idade Média). Volume I. São Paulo: Paulinas, 1990.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.istockphoto.com/

http://www.citasyrefranes.com/
famosas/autor/749/2

http://www.citasyrefranes.com/
famosas/autor/749

http://wapedia.mobi/es/Marco_Aurelio

http://www.proverbia.net/
citasautor.asp?autor=631

http://it.wikiquote.org/wiki/Marco_Aurelio

http://www.francymedia.site90.net/
openrose/filosofia/m_aurelio.pdf

http://www.blocosonline.com.br/
variedades/conteudo/arqfrases2010.php

http://www.frasesfamosas.com.br/
de/marco-aurelio/pag/3.html

http://www.frasesfamosas.com.br/
de/marco-aurelio/pag/2.html

http://www.frasesfamosas.com.br/
de/marco-aurelio.html

http://www.consciencia.org/marco-aurelio-
homem-filosofo-e-guerreiro#_ftnref25

http://www.dec.ufcg.edu.br/
biografias/MarcuAAn.html

http://amata.anaroque.com/arquivo/2008/04
/cesar_marco_aurelio_antonino_augusto

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Marco_Aur%C3%A9lio

http://pt.wikiquote.org/
wiki/Marco_Aur%C3%A9lio

 

Fundo musical:

Gladiator
Compositores: Hans Zimmer, Klaus Badelt & Lisa Gerrard

Fonte:

http://mp3searchy.com/download/Gladiator.html