Marcus Tullius Cicero
(Reflexões e Pensamentos)

 

 

 

Marcus Tullius Cicero

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Em um poema que escrevi sobre a Liberdade, apresentei, como introdução, algumas máximas (reflexões e pensamentos) de Cicero. Nesta pesquisa que estou divulgando agora, reproduzi as mesmas máximas e acrescentei outras (algumas vezes, editadas), com o que, penso, o melhor de Cícero está contemplado.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Marcus Tullius Cicero (Arpino, 3 de janeiro de 106 a.C. – Formia, 7 de dezembro de 43 a.C.) foi um filósofo, orador, escritor, advogado e político romano, que também se interessou por Astronomia, Matemática, Engenharia e Física. Cícero, que influenciou o pensamento de Tácito, Plínio e Quintiliano, é normalmente visto como sendo uma das mentes mais versáteis da Roma antiga. Foi ele quem apresentou aos romanos as escolas da filosofia grega e criou, em latim, um vocabulário filosófico, distinguindo-se como lingüista, tradutor e filósofo. Foi um orador impressionante e um advogado de sucesso, e, hoje em dia, é apreciado, principalmente, pelo seu humanismo e pelos trabalhos filosóficos e políticos que legou à Humanidade.

 

Em 63 a.C., Cícero foi eleito Cônsul. Neste cargo, destruiu uma conspiração para derrubar a República, liderada por Lucius Sergius Catilina. O Senado deu a Cícero o direito de usar o Senatus Consultum de Re Publica Defendenda (uma declaração de lei marcial), e ele fez Catilina deixar a Cidade com quatro discursos (as famosas Catilinárias), que até hoje são exemplos estupendos do seu estilo retórico.

 

Cicero, contra vontade de Otaviano que o considerava um homem sábio que amava a sua pátria, acabou sendo considerado inimigo do Estado. Morreu decapitado, e, por ordem de Marco Antonio, as suas mãos – que haviam escrito as Filípicas – também foram cortadas e pregadas, juntamente com a sua cabeça, na Rostra, onde eram proferidos os discursos às multidões, no Fórum Romano.

 

 

 

Reflexões e Pensamentos Cicerianos

 

 

 

Temo o homem de um só livro.

 

A imobilidade é aprovação; o silêncio, um clamor.

 

Que os perversos se retirem, que se separem dos homens de bem, que se juntem em um só lugar e que uma muralha, enfim, os mantenha separados.

 

Quousque tandem, Catilina, abutere patientia nostra? Até quando – ó Catilina – abusarás da nossa paciência?

 

Do mesmo modo que o fogo atirado na água imediatamente se apaga e esfria, assim a calúnia atroz atirada numa vida muito pura e muito casta imediatamente se desmoraliza e se destrói.

 

Por certo, os que não obtêm dentro de si os recursos necessários para viver na felicidade acharão execráveis todas as idades da vida.

 

Somente os idiotas se lamentam envelhecer.

 

Por dividi-la e compartilhá-la, a amizade torna a prosperidade mais brilhante e ilumina a adversidade.

 

O melhor tempero da comida é a fome.

 

Sócrates foi o primeiro a evocar a Filosofia do céu à Terra. Deu-lhe a cidadania nas cidades, introduziu-a, também, nas casas e obrigou-a a ocupar-se da vida e dos costumes, das coisas boas e das coisas ruins.

 

Embora seja curta a vida que nos é dada pela Natureza, é eterna a memória de uma vida bem empregada.

 

Oh!, Filosofia – guia da vida!

 

A Filosofia é a verdadeira medicina do espírito.

 

A palavra paz é doce, e ela mesma faz bem; mas entre paz e servidão há muita diferença.

 

Por amor à liberdade, sou escravo do dever.

 

 

 

 

Quando perguntavam a Sócrates de onde ele vinha, respondia que era um cidadão do mundo. Ele se considerava um cidadão do Universo.

 

Um Coração agradecido não é somente a maior das virtudes; ele é a origem de todas as outras.

 

O pensamento é livre.

 

Para que possamos ser livres, somos todos escravos da lei.

 

A vida feliz consiste na tranqüilidade da mente.

 

Fique sabendo que você é um Deus. É Deus aquele que possui força, sentimento e memória que prevê e que domina, que modera e que faz mover o corpo ao qual está ligado.

 

O silêncio é uma eloqüente afirmação.

 

Não há nada de tão absurdo que não possa sair da boca de algum filósofo.

 

Nada é difícil para quem ama.

 

Aquilo que é verdadeiro, simples e sincero é bastante compatível com a natureza do homem.

 

Não nascemos apenas para nós mesmos.

 

Homem algum jamais foi grande sem um toque de inspiração divina.

 

A Filosofia é o melhor remédio para a mente.

 

 

 

A inimizade é a ira à espera da oportunidade de se vingar.

 

Ninguém será generoso, se não for, ao mesmo tempo, justo.

 

Ninguém é tão velho que não pense em poder viver mais um ano.

 

Para se ter vida longa é preciso viver devagar.

 

Uma adolescência libidinosa e desregrada entrega à velhice um corpo cansado.

 

Viver feliz não é mais do que viver com honestidade e retidão.

 

O homem nunca deve se humilhar a ponto de se esquecer de que é homem.

 

Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará.

 

Não há nada que não se consiga com a força de vontade, a bondade e, principalmente, com o amor.

 

Parece-me que arrancam o Sol deste mundo, esses que afastam a amizade das suas vidas.

 

Errar é próprio do homem, mas perseverar no erro é coisa de tolos.

 

Um aposento sem livros é um corpo sem alma.

 

Que o historiador não ouse dizer uma mentira nem esconder uma virtude.

 

A História é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos...1

 

Na adversidade, a maior consolação é a consciência das boas ações.

 

A minha consciência tem mais peso para mim do que a opinião do mundo inteiro.

 

Durante toda a vida, ninguém deve se afastar uma polegada sequer da reta consciência.

 

Por natureza, nossas mentes possuem um insaciável desejo de saber a verdade.

 

É erro supor que os efeitos da guerra sejam maiores que os feitos da paz.

 

Nunca estou mais acompanhado do que quando estou sozinho.

 

Um amigo verdadeiro é discernido durante uma matéria incerta.

 

A alma das crianças é um espelho em que se retrata a Natureza.


Ninguém acredita em um mentiroso, mesmo quando ele diz a verdade.

 

Todo homem é atingido pelos próprios crimes.

 

Todo Governo é inimigo de seu povo.

 

Os sonhos são como os deuses. Se não se acredita neles, eles deixam de existir.2

 

A Natureza, por si só, colocou o conceito de deus na cabeça de todos.

 

O homem que não conhece a História é um menino.

 

Não basta conquistar a Sabedoria3; é preciso usá-La.

 

Não sei, se, com exceção da Sabedoria, os deuses imortais outorgaram ao homem algo melhor do que a amizade.

 

Quem recebe um favor deve se lembrar dele; quem faz um favor deve esquecê-lo.

 

Suponhamos que um sábio se encontre em situação de abundância, gozando de repouso e de ociosidade que lhe permite meditar e considerar tudo o que deseja conhecer: se está sem ver ninguém, em grande solidão, é preferível terminar sua vida.

 

Não é pelas luzes das pessoas de estudo que as grandes personalidades se tornaram melhores cidadãs e mais úteis à República?

 

A virtude afirma-se por completo na prática, e seu melhor uso consiste em governar a República e converter em obras as palavras que se ouvem nas escolas.

 

Na defesa da República, deves saber que todos os que socorrem, salvam e engrandecem a pátria têm no céu um lugar marcado e certo, no qual desfrutarão felicidade e beatitude sempiternas; porque nada é mais grato a Deus – a esse Deus que a todos governa – do que essas sociedades de homens formadas sob o império do direito, que se chamam Estados, cujos legisladores, como os que a governam e conservam, partem daquele lugar a que hão de voltar um dia mais próximo ou remoto.

 

Justiça extrema é injustiça.

 

 

 

O que nos ajuda mais a conservar e manter a nossa força é o fato de sermos amados; e o que se lhe opõe mais é termos medo. O medo é mau guarda da nossa longevidade; a benevolência, pelo contrário, é fiel e dura até à eternidade.

 

Assim como gosto do jovem que tem dentro de si algo do velho, gosto do velho que tem dentro de si algo do jovem. Quem segue esta norma poderá ser velho no corpo, mas na alma não o será jamais.

 

Que as armas cedam à toga e o triunfo militar à glória cívica.

 

Dessaber o que aconteceu antes do teu nascimento seria para ti a mesma coisa que permanecer criança para sempre.

 

A lembrança serena de uma dor passada traz prazer.4

 

Se não for exercitada, a memória diminui.

 

A ordem traz luz à memória.

 

Para quem aspira ao primeiro lugar, não é indecoroso parar no segundo ou no terceiro.

 

Tudo tem um começo modesto.

 

Nas divergências civis, quando os bons valem mais do que os muitos, os cidadãos devem ser pesados, e não contados.

 

Nenhuma fortaleza é tão forte que não possa ser tomada sem dinheiro.

 

Rico é aquele que tem tanto que não deseja mais.5

 

Um bom amigo é mais digno do que cem familiares.

 

Nem chega a ser útil saber o que acontecerá. É muito triste se angustiar por aquilo que não se pode remediar.

 

É de admirar que um adivinho não ria ao ver outro adivinho.

 

A amizade apenas encontra a sua plena irradiação na maturidade da idade e do espírito.

 

A amizade é simplesmente a amável concordância em todas as questões da vida.6

 

Entendo que os chefes devem reconduzir tudo a este princípio: aqueles que eles governam devem ser tão felizes quanto possível.

 

Os bens mal adquiridos se esvaem de mau modo.

 

A ignorância é a maior enfermidade do gênero humano.

 

A ignorância é a noite do espírito – noite sem Lua nem estrelas.

 

Nada perturba tanto a vida humana como a ignorância do bem e do mal.

 

Se nada der errado, vai dar tudo certo.

 

Confessar-se é remédio para quem se extraviou.

 

No fundo de mim, estou eu.

 

Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade.

 

A verdadeira liberalidade consiste em dar com acerto.

 

Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons.

 

Prudência é saber distinguir as coisas desejáveis das que convém evitar.

 

A dedicação contínua a um objetivo único consegue freqüentemente superar o engenho.

 

Não há nada mais gratificante do que afeto correspondido, nada mais perfeito do que a reciprocidade de gostos e a troca de atenções.

 

As lágrimas secam depressa, especialmente quando se trata das tristezas dos outros.

 

Quanto melhor é uma pessoa, mais difícil se torna suspeitar da maldade dos outros.7

 

O hábito de tudo tolerar pode ser a causa de muitos erros e de muitos perigos.8

 

Lazer com dignidade!

 

No meio das armas, calam-se as leis.

 

Quando não se está em acordo quanto ao Bem Supremo, é quanto à toda Filosofia [FiloSOPhIa] que se está em desacordo.

 

Não somente é cega a fortuna, como, ainda, geralmente, traz cegos aqueles a quem favorece.

 

Enquanto há vida, há esperança.

 

O maior inimigo da sociedade é o ingrato.

 

Se a guerra tem de se fazer, que se faça unicamente com a mira de obter a paz.9

 

Ninguém confie nos juramentos daqueles que não acreditam que os deuses os oiçam.

 

Um juiz iníquo é pior do que um carrasco.

 

Não há diferença entre um juiz perverso e um juiz ignorante.

 

Aquele que se diz juiz com o prestígio da eloqüência é mais culpado do que qualquer outro que o corrompa com dinheiro.

 

O magistrado é a lei que fala; e a lei um magistrado mudo.

 

Para se conservar a liberdade, não se deve recear a morte – que é o último dos males.10

 

As letras11 são o alimento da juventude, a paixão da idade madura e a recreação da velhice. As letras dão-nos brilho na prosperidade, e são uma consolação – um recurso no infortúnio. Fazem as delícias do gabinete, e não embaraçam em nenhuma situação da vida. De noite, servem-nos de companhia, e vão conosco para o campo e em viagem.

 

Todo sofrimento breve é obrigatoriamente suportável, mesmo que intenso.

 

Haverá algo mais belo do que ter alguém com quem possa falar de todas as suas coisas como se falasse consigo mesmo?

 

Dentre todas as sociedades, nenhuma há, mais nobre e mais estável, do que aquela em que os homens estejam unidos pelo amor.

 

A amizade começa onde termina ou quando conclui o interesse.

 

A confidência corrompe a amizade; muito contato a consome; o respeito a conserva.

 

Os semelhantes se unem voluntariamente com os semelhantes.

 

 

 

Por natureza, nossas mentes possuem um insaciável desejo de saber a verdade.

 

Não existe ocupação tão agradável como o saber. O saber é o meio de nos dar a conhecer, ainda neste mundo, o infinito da matéria, a imensa grandeza da Natureza, os céus, as terras e os mares. O saber ensina-nos a piedade, a moderação, a grandeza do Coração; tira nossas almas das trevas e mostra-nos todas as coisas: o alto e o baixo, o primeiro, o último e tudo aquilo que se encontra no meio. O saber dá-nos os meios de viver bem e felizmente; ensina-nos a passar as nossas vidas sem descontentamento e sem vexames.

 

Este é o primeiro preceito da amizade: pedir aos amigos só aquilo que é honesto, e fazer por eles apenas aquilo que é honesto.

 

O homem de bem não só não ousará fazer, mas nem mesmo pensará naquilo que não ousa proclamar.

 

De pouco valem as armas do lado de fora, se não há prudência dentro de casa.

 

Sem as mulheres, os homens conversariam com os deuses.12

 

Oh!, tempos! Oh!, costumes!13

 

Da arrogância nasce o ódio; da insolência, a arrogância.

 

Toda arrogância é odiosa; mas a arrogância do talento e a arrogância da eloqüência são as mais desagradáveis.

 

Não há nada tão digno de compaixão quanto um infeliz que já conheceu a felicidade.

 

Os desejos do jovem mostram as futuras virtudes do homem.

 

Onde há indignidade não há honestidade.

 

Do mesmo modo que o campo, por mais fértil que seja, sem cultivo não pode dar frutos, assim é o espírito sem estudo.

 

A que homem livre governará quem não pode governar suas próprias paixões?

 

Em toda parte há o mesmo caminho para o inferno.

 

A inveja é a amargura que se sofre por causa da felicidade alheia.

 

A lei é inteligência. Sua função natural é impor o procedimento correto e proibir a má ação.

 

Aos valentes, não é só a sorte que ajuda, como diz o velho provérbio, mas ajuda muito mais a razão.

 

O falso é tão vizinho do verdadeiro, que o sábio não deve se aventurar em um desfiladeiro tão perigoso.

 

A comédia é a reprodução da vida – o espelho dos costumes, a imagem da verdade.

 

 

 

 

Todo homem é atingido pelos próprios crimes.

 

A boa saúde é mais agradável àqueles que retornaram de grave doença do que àqueles que nunca tiveram o corpo doente.14

 

As doenças do espírito são mais funestas e mais numerosas do que as do corpo.

 

O maior estímulo para cometer faltas é a esperança15 de impunidade.

 

O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas devem ser reduzidas e a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a Governos estrangeiros devem ser reduzidos se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem, novamente, aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública.

 

A verdade se corrompe tanto com a mentira como com o silêncio.

 

A verdadeira glória lança raízes e até se multiplica. Tudo que é falso, dura pouco, como as florezinhas; e nada fingido pode ser duradouro.

 

Não vemos Deus, mas O reconhecemos pelas Suas obras.

 

O mundo, sem dúvida, é governado por uma Divindade.

 

Não há coisa que Deus não possa fazer.

 

Ó força poderosa da verdade, que se defende facilmente por si mesma das invenções dos homens, da astúcia, da habilidade, e das armadilhas inventadas por todos!

 

O sábio não tem pátria...16

 

O corpo é como um vaso ou um refúgio do espírito.

 

Somos constituídos de alma e corpo.

 

O corpo do que dorme jaz como o de um morto, mas o espírito funciona e vive.

 

Nada é tão parecido com a morte quanto o sono.

 

Quem coloca a morte entre as coisas más não pode deixar de temê-la.

 

Muitos e variados gêneros de morte ameaçam os homens.

 

A morte é comum a todas as idades.

 

A morte deve ser desprezada.

 

Os Filósofos passam a vida toda a meditar na morte.

 

A vida dos mortos perdura na memória dos vivos.

 

Com a morte dos homens, de maneira alguma morrem suas opiniões.

 

A morte que, por causa dos acidentes inesperados, nos ameaça diariamente, nunca pode estar distante de nós por causa da brevidade da vida.

 

É certo que devo morrer, mas é incerto se é hoje mesmo.

 

É doce a morte quando podemos, nos últimos instantes, consolar-nos com a recordação de uma bela vida.

 

Embora ausentes, estaremos presentes; mesmo mortos, viveremos.

 

Consideremos a morte mais como um porto e um refúgio preparado para nós.

 

Do mesmo modo que nada nos pertencia antes do nascimento, assim nada nos pertencerá após a morte.

 

Lembre-se de que você não é mortal; que só o seu corpo é mortal. O que está vivo não é o seu corpo, mas o espírito que vive em seu corpo. Uma força invisível guia seu corpo do mesmo modo que as forças invisíveis guiam o mundo.

 

Deixo esta vida como quem deixa uma hospedaria, não como quem sai de sua casa. A Natureza deu-nos uma morada provisória, não um domicílio.

 

 

 

 

Minha Contribuição

 

 

 

 

 

 

Disse Cicero: — O pensamento é livre.

Ora bolas! Querer que o outro queira

o que nós queremos que ele queira

– queira o outro ou não queira?

 

 

Disse Cicero: — O pensamento é livre.

Teimar e obrigar o outro a querer

é impor um desconhecido querer

– que poderá tornar nulo um Querer!

 

 

 

 


 

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Notas:

1. ... e iluminadora dos tempos futuros.

2. Quando, por qualquer motivo, os criadores de deuses desaparecem ou deixam de existir, os deuses por eles criados também desaparecem ou deixam de existir. É, mais ou menos, como disse o próprio Cícero: Os sonhos são como os deuses: se não se acredita neles, eles deixam de existir.

3. No caso, SOPhIa.

4. Principalmente quando a ignorância fui substituída pela compreensão.

5. Mas, quanto à SOPhIa, ninguém jamais poderá se considerar (tão) rico.

6. Aqui devo discordar. Quem pode concordar sempre, em tudo?

7. Eu conheci e conheço algumas (poucas) pessoas que não percebem maldade em nada. Minha mãe foi uma destas.

8. Então, não se deve confundir tolerância com desenxergância.

9. Aqui devo discordar novamente. Recordando Henrique VI, de Shakespeare, o homem não deve se envergonhar de trabalhar permanentemente para a Paz na Terra. E se for preciso, como disse Samuel Butler, aceitar o fato de que an unjust Peace is to be preferr’d to a just war. Seja como for, o próprio Cícero, em outra passagem, disse: Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.

10. Efetivamente, só existe morte para os que morrem.

11. A literatura.

12. Acho que isto não é bem assim, mas...

13. O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. (Fernando Pessoa).

14. Tem piedade mim, ó Deus, segundo a Tua misericórdia... Apaga a minha iniqüidade... Purifica-me do meu pecado... Pequei contra Ti e fiz o que á mau diante dos Teus olhos... Asperge-me com o hissope e serei purificado...Senhor, abre os meus lábios, e a minha boca anunciará os teus louvores... (Vulgata, Salmo 50).

15. Para muitos, não é esperança; é certeza mesmo.

16. ... pois sua pátria é o Universo.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.arthursclipart.org/
circus/circuscol.htm

http://www.anossaescola.com/

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Catilin%C3%A1rias

http://www.culturabrasil.pro.br/
catilinaria.htm

http://www.amopoesias.com/
frases-do-autor--cicero.html

http://ronaud.com/frases-pensamentos
-citacoes-de/cicero/1/

http://www.pensador.info/autor/Cicero/

http://www.citador.pt/citacoes.php?
cit=1&op=7&author=104&firstrec=0

http://www.utm.edu/research/
iep/c/cicero.htm

http://www.arqnet.pt/portal/
biografias/cicero.html

http://educaterra.terra.com.br/
voltaire/politica/2004/09/30/000.htm

http://pt.wikiquote.org/wiki/C%C3%ADcero

 

Fundo musical:

Nas Asas da Canção
Compositor: Felix Mendelsshon

Fonte:

http://www.espada.eti.br/musicas-1.htm