QUEM MALTRATA...

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 


China
Cães e Gatos São Cozidos em Caldeirões Ferventes

 

 

Em junho, anualmente, acontece na China um Festival destinado aos comedores de cachorro. O Festival do Cachorro é uma tradição da gastronomia chino-coreana, que envolve cozinhar cães e gatos vivos e, depois, comê-los e lamber as beiçolas.

Dizem as lendas chinesas e coreanas que o consumo de carne de cachorro afasta invernos frios demais, além de dar boa sorte e saúde. Os habitantes de Yulin mantêm a idéia de que, se no verão se come carne de cão, o vento do oeste muda de rota e se vai.

O animalicídio tem início no primeiro dia do solstício de verão, no dia 21 de junho, que marca a chegada dos dias mais quentes na China. No entanto, nos últimos anos, o Festival tem começado uma semana antes do previsto, para evitar a presença de ativistas e de jornalistas, que estimam que mais de 10 mil cães morrem para a realização do papança.

Para melhorar o sabor da carne, dizem os cozinhadores, enquanto o cão ou o gato estão sofrendo, a adrenalina sobe, o que supostamente dá um sabor picante ao bicho que está sendo cozinhado vivo. Os gourmets chineses acreditam que, quanto mais dolorosa for a morte do animal, a sua carne ficará mais suculenta e macia e, por isto, alguns restaurantes quebram os ossos, e, às vezes, esfolam os animais ainda vivos. Com-licença-da-má-palavra: puta que os pariu a todos – animalicidas e comilões.

De acordo com o depoimento de representantes da Organização Suíça de Proteção dos Animais, após a esfola dos animais, a sua agonia é chocante. Tentando desesperadamente se proteger, a respiração, os batimentos cardíacos e o movimento da pálpebra continuam visíveis entre 5 e 10 minutos.

Bem, seja como for, a imagem de cães sendo levados em gaiolas para restaurantes chineses (conforme mostra a animação abaixo) é chocante, mas, quem parar para pensar um pouquinho, logo irá perceber que não difere muito do transporte de frangos empilhados em caminhões, no percurso da granja para os abatedouros e frigoríficos, prática tão comum pelas estradas do mundo inteiro. A crueldade é a mesma; só muda o bicho. Isto vale para bois, porcos, cavalos, camelos, peixes, cordeiros, tubarões, baleias, golfinhos, mariscos, ostras, caranguejos-reais, tartarugas, caranguejos-das-neves, insetos variados etc.

Arthur Schopenhauer estava absolutamente certo quando afirmou: A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.

 

 

 

 

 

 

uem maltrata uma pedra

Homo stultus mais do que é.

Vai-da-valsa... E, não medra.

Rasteja, mas, não fica de pé.

 

uem maltrata uma planta

Homo insánus mais do que é.

É filhote de burrico com anta

ou de pulga com bicho-de-pé.

 

uem maltrata um bicho

Homo màlus mais do que é.

Ou no fiofó tem carrapicho

ou, da cuca, é mesmo lelé.

 

uem maltrata um igual

Homo affectuósus não é.

Come na mão do maioral;

ninguém-sabe-cumé-quele-é.

 

uem maltrata a si-mesmo

Homo æquilibrátus não é.

Deve padecer de tenesmo

ou é um tremendo mané.

 

udo isto vem lá de longe,

mas, o cego ignora o motivo.

Dará em nada virar monge;

só se for sondado o arquivo.

 

as, cuidado na sondagem;

a coisa poderá dar em piora.

Pratrasmente de safadagem

poderá fazer virar abóbora!

 

 

 

— Ih! Não é que virei abóbora!

 

 

 

Música de fundo:

Atirei o Pau no Gato
Interpretação: Galinha Pintadinha

Fonte:

http://www.stafaband.info/download/mp3/lagu_0
4_galinha_pintadinha_2_atirei_o_pau_no_gato/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://skullappreciationsociety.com/tag/skull-gif/

http://artie.com/credits.htm

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/animais

http://blog.seattlecoffeegear.com/2013/10/17/
creamy-caramel-pumpkin-spice-latte-recipe/

http://www.materiaincognita.com.br/tradicional-banquete-com-
carne-de-cachorro-e-proibido-na-china/#axzz35EDsdGva

http://www.efe.com/efe/noticias/portugal/sociedade/
festival-carne-divide-popula-chinesa/6/60013/2067465

http://www.anda.jor.br/20/06/2014/
festival-carne-cachorro-comeca-china

http://noticias.terra.com.br/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.