Malcolm X

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo recorda algumas alocuções de Malcolm X, um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Devo confessar, com prazer, que apóio e concordo com muitas reivindicações de Malcolm X, mas não posso concordar nem apoiar quando ele esbravejava dizendo:Seja pacífico, seja cortês, obedeça às leis, respeite a todos; mas se alguém colocar as mãos em você, mande-o para o cemitério. Ou ainda: — Se um cão morder um negro, ele deve matar o cão. Por isto, no final, apresento uma breve ponderação versejada sobre a parte dos seus pensamentos com a qual não concordo e não apóio. Quanto ao resto, tudo bem.

 

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Hajj Malik El Shabazz, mais conhecido como Malcolm X ou Malcolm Little (19 de maio de 1925, Omaha, Nebraska – assassinado em 21 de fevereiro de 1965, Nova Iorque), foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.

 

Ele não era tão pacífico como Martin Luther King Jr., que era adepto da não-violência. Entretanto, foram contemporâneos, e seus ideais eram bem parecidos na busca, acima de tudo, da dignidade humana.

 

 

Malcolm X e Martin Luther King Jr.

Malcolm X e Martin Luther King Jr.

 

 

Há quem diga que Malcolm X foi muito mais do que um homem – foi, na realidade, uma idéia. Desde cedo, enfrentou a discriminação e a marginalização dos negros americanos, que viviam em bairros periféricos, excluídos e sem condições dignas de habitação, de saúde, de educação e de todo o resto que todos nós bem sabemos. Nos Estados Unidos de antigamente, negro bom era negro morto. A Ku Klux Klan (também conhecida como KKK), famosa pelos linchamentos e por outras atividades violentas contra seus 'inimigos', não me deixa mentir.

 

 

Bandeira da KKK

Bandeira da KKK

 

 

Foi nesse cenário que Malcolm X se tornou um dos grandes líderes do nosso tempo, dedicando-se à construção e organização do Movimento Islâmico nos Estados Unidos (Black Muslim), defendendo os negros e a religião do Islamismo. Em março de 1964, afastou-se do movimento e organizou a Muslim Mosque Inc., e mais tarde a Afro-Americana Unity, organização não-religiosa.

 

Malcolm X foi um dos principais críticos do sistema americano. E por isso mesmo era visto pela classe dominante como uma ameaça a esse sistema. No dia 21 de fevereiro de 1965, na cidade de Nova Iorque, foi assassinado por três homens, que dispararam 16 tiros contra ele.

 

 

Malcolm X Boulevard

Malcolm X Boulevard, Brooklyn, Nova Iorque

 

 

 

Pensamentos e Reflexões

 

 

 

Você só vai conseguir a sua liberdade se deixar o seu inimigo saber que você não está fazendo nada para conquistá-la. Esta é a única maneira de conseguir a liberdade.

 

Não se pode separar paz de liberdade porque ninguém consegue estar em paz a menos que tenha liberdade.

 

Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos.

 

 

Fraternidade

 

Não estou me manifestando contra os brancos sinceros quando digo que, como membros de organizações negras, geralmente a própria presença dos brancos sutilmente torna as organizações negras automaticamente menos eficazes. Mesmo a presença dos melhores homens brancos dificulta a descoberta pelos negros do que precisam fazer e particularmente do que podem fazer por si mesmos, trabalhando para si mesmos, entre a sua própria espécie, em suas próprias comunidades.

 

O futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele.

 

 

 

 

Neste País, o negro é tratado como animal e os animais não têm sobrenome.

 

As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram as que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos.

 

Historicamente, os brancos sempre foram assim em relação aos negros: podemos estar com eles, mas jamais fomos considerados iguais a eles.

 

Os brancos podem ficar do nosso lado nas questões pequenas, mas jamais nas fundamentais.

 

Um branco pergunta ao negro porque o odeio, é como o estuprador perguntar à violada: — Você me odeia? O branco não está em posição moral para acusar o negro de nada.

 

É necessário saber que, historicamente, havia duas espécies de escravos: o negro da casa e o negro do campo. O negro da casa vivia junto do senhor, na senzala ou no sótão da casa grande. Vestia-se, comia bem e amava o senhor. Amava mais o senhor do que o senhor amava a ele. Se o senhor dizia: — Temos uma bela casa. Ele respondia: — Pois temos. Se a casa pegasse fogo, o negro da casa corria para apagar o fogo. Se o senhor adoecesse dizia: — estamos doentes. Se um escravo do campo lhe dissesse 'vamos fugir desse senhor', ele respondia: — Existe uma coisa melhor do que o que temos aqui? Não saio daqui. O chamávamos de negro da casa. É o que lhe chamamos agora, porque ainda há muitos negros de casa.

 

 

Senzala

Senzala

 

 

Suportar toda aquela dor, literalmente queimar minha carne só para fazer com que meus cabelos ficassem parecendo com os de um branco. Eu me juntava à multidão de homens e mulheres negras que sofreram uma lavagem cerebral tão grande até acreditarem que os negros são inferiores – e os brancos superiores – e que devem até mesmo violar e mutilar os corpos que Deus criou para tentar parecer 'bonitos' pelos padrões dos brancos. Assim como para qualquer mulher negra, digo ao homem negro que se dessem ao cérebro em sua cabeça só a metade da atenção que dão aos seus cabelos, estariam mil vezes mais humanos.

 

Muitos negros da chamada classe superior estão tão convencidos em impressionar os brancos, mostrando que são 'diferentes' dos outros, que não percebem que estão ajudando o homem branco a manter sua opinião desdenhosa a respeito de todos os negros.

 

Linda mulher negra! O homem negro sai por aí dizendo que quer respeito. Pois bem: o homem negro jamais conseguirá respeito de ninguém antes de aprender primeiro a respeitar suas próprias mulheres! O homem negro precisa hoje se levantar e se livrar das fraquezas que lhe foram impostas pelo senhor de escravo branco! O homem negro precisa hoje começar a defender, proteger e respeitar as suas mulheres!

 

 

 

Mulher Sul-africana

 

 

 

O homem branco quer que os homens negros permaneçam imorais, depravados e ignorantes. Enquanto permanecermos nessas condições, continuaremos a suplicar, e o homem branco nos controlará. Jamais poderemos conquistar liberdade, justiça e igualdade enquanto não estivermos fazendo por nós mesmos.

 

Uma coisa que o homem branco jamais poderá dar ao homem negro é o auto-respeito! O homem negro nunca poderá se tornar independente e reconhecido como um ser humano realmente igual aos outros enquanto não possuir o que os outros têm, até que esteja fazendo por si mesmo o que as outras etnias estão fazendo por elas próprias.

 

Meus irmãos e irmãs negros: ninguém jamais saberá quem nós somos até sabermos quem somos! Nunca seremos capazes de ir a qualquer lugar, se não soubermos onde estamos.

 

Como membros de organizações negras, geralmente a própria presença dos brancos sutilmente torna as organizações negras automaticamente menos eficazes. Mesmos a presença dos 'melhores' homens brancos dificulta a descoberta pelos negros do que precisam fazer e particularmente do que podem fazer por si mesmos, trabalhando em sua própria espécie, em suas próprias comunidades.

 

Se uma sociedade não impõe sua própria lei porque a cor da sua pele é errada, então esse povo tem o direito de usar qualquer meio necessário para fazer a justiça que o Governo não faz.

 

São capazes de imaginar o que pode acontecer, o que certamente aconteceria, se, algum dia, todos os povos de origem africana compreendessem que possuem vínculos de sangue, se compreendessem que todos possuem um objetivo comum, e que não teriam a menor dificuldade em alcançá-lo se se unirem?

 

Fisicamente, os afro-descendentes podem permanecer no Ocidente, lutando por seus direitos constitucionais, mas filosófica e culturalmente precisam desesperadamente votar para África e desenvolver uma unidade ativa na estrutura do pan-africanismo.

 

Normalmente, quando as pessoas estão tristes, não fazem nada. Limitam-se a chorar. Mas quando sua tristeza se converte em indignação, são capazes de fazer as coisas mudar.

 

Já que a autopreservação é a primeira Lei da Natureza, nós asseguramos o direito de os afro-americanos se defenderem... Não abriremos mão de nenhum direito constitucional... A história da violência impune contra o nosso povo demonstra que devemos estar preparados para nos defender ou continuaremos indefesos ante uma multidão racista e cruel.

 

Os negros são tolos por se deixarem ser surrados sem se defender... Se um cão morder um negro, ele deve matar o cão.

 

Se um negro reage, é chamado de extremista... Se ele se levanta e tenta se defender, é chamado de extremista. Quando o povo negro der um passo decidido e considerar seu direito, quando sua liberdade for ameaçada e usar qualquer meio necessário para se libertar ou para deter a injustiça, ele não irá ficar isolado.

 

Seja pacífico, seja cortês, obedeça às leis, respeite a todos; mas se alguém colocar as mãos em você, mande-o para o cemitério.

 

Se reagimos ao racismo branco com violência, isto não é racismo negro. Se você chega e põe uma corda no meu pescoço e eu enforcar você por isso, isto, para mim, não é racismo. Seu é o racismo, mas a minha reação não tem nada a ver com racismo.

 

 

 

 

 

Estamos vivendo uma era de revoluções, e a revolta do negro americano é parte dessa rebelião.

 

Estamos presenciando uma luta global dos oprimidos contra os opressores, dos explorados contra os exploradores.

 

Mostre-me um capitalista e eu lhe mostrarei uma sanguessuga. Você não pode ter Capitalismo sem racismo.

 

 

 

 

Se você puder chegar através da neve, da tempestade e da chuva, saberá que poderá chegar quando brilhar o Sol e tudo estará bem.

 

Não é o fato de sentar à sua mesa e assistir você jantar que fará de mim uma pessoa que também esteja jantando. Nascer aqui na América não faz de você um americano.

 

Eu estarei com qualquer um, não me importa a sua cor, desde que você queira mudar a condição miserável que existe nesta Terra.

 

 

 

Querendo ou não querendo,
concordando ou não concordando,
nós todos somos responsáveis por isto!

 

 

 

Um mundo melhor deve ser construído. O único meio de fazer isto é com métodos extremos.

 

Se você implora por liberdade, você jamais será livre. Liberdade é algo que você tem que conquistar... E o preço da liberdade é a morte.

 

E se eu estiver errado, então, vocês são racistas.

 

 

 

 

Uma Breve Ponderação
(sobre o que discordo de Malcolm X)

 

 

 

 

O preço da liberdade

não é a morte da vida.

O preço da Liberdade

é a vida na Santa Vida.

 

 

Não se combate a injustiça

com inumação e cemitério.

Jamais se alcançará a justiça

com autópsia e necrotério.

 

 

E se eu estiver errado,

de uma coisa tenho certeza:

o Quadrado será quadrado

 

 

 

 

 

 

 


 

Páginas da Internet consultadas:

http://webpages.scu.edu/ftp/
mmostamandy/splashcivic.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Malcolm_X

http://www.palmares.gov.br/003/
00301009.jsp?ttCD_CHAVE=506

http://www.youtube.com/
watch?v=NLpfZc79na8

http://acertodecontas.blog.br/

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/
discriminacao/exemplos.html

http://port.pravda.ru/World/
2005/04/18/7644.html

http://www.ociocriativo.com.br/

http://www.ronaud.com/frases-pensamentos
-citacoes-de/malcolm-little-malcolm-x

http://www.pensador.info/autor/Malcolm_x/

http://pt.wikiquote.org/wiki/Malcolm_X

 

Fundo musical:

Color of Wind

Fonte:

http://www.eadcentral.com/go/
1/1/0/http://www.btc-bci.com/~rlewis/