É
proibido uma pessoa se expor
ao perigo de modo proposital.
Para os irados, sua vida não
é vida.
O bem-estar na vida obtém-se
com o aperfeiçoamento da convivência entre os homens.
Eu
noto que vocês estão inclinados a acreditar na Astrologia e
na influência das conjunções passadas e futuras dos
planetas sobre os assuntos humanos. Deveriam tirar tais noções
de seu pensamento… Aprofundei-me neste assunto para que você
não acredite nas idéias absurdas dos astrólogos, que
asseguram falsamente que a posição dos astros no momento do
nascimento da pessoa determina se ela será virtuosa ou perversa.
A
verdade não se torna mais verdadeira porque o mundo inteiro concorda
com ela, nem menos verdadeira mesmo que o mundo inteiro discorde dela.
O
alicerce de todos os fundamentos e princípios básicos da Torá
e o pilar de todas as sabedorias é: compreender que há um
Ser Supremo que traz todo ser criado para a existência. Todas as coisas
existentes – no céu, na Terra e o que há entre eles
– resultaram somente a partir da verdadeira existência de D’us.
Se imaginássemos que Ele não existe, nada mais poderia ter
existência.
Há coisas que estão
dentro do âmbito e da capacidade de apreensão da mente humana;
há outras que o intelecto não pode, de maneira alguma, captar
– as portas da percepção estão fechadas.
Quando
alguém reflete sobre as grandes e maravilhosas obras de D’us
e Suas criaturas, percebendo nelas a infinita e ilimitada sabedoria Divina,
será levado a amá-Lo,
a exaltá-Lo
e a glorificá-Lo, ansiará por conhecer o Onipotente…
Ao meditar mais sobre estes assuntos, ele recuará atemorizado, compreendendo
que é uma criatura ínfima, dotada de inteligência limitada,
e que está na presença d’Aquele que é perfeito
no saber…
O
Rei Mashiach se erguerá. Todo aquele que não crer Nele ou
que não aguarda Sua chegada está não somente negando
os outros Profetas, mas a Torá e também Moshé Rabeinu.
Não
deveria ser crença generalizada que todos os seres existem só
para servir o homem. Pelo contrário, todos os outros seres existem
para si mesmos e não para outra finalidade qualquer. Não há
diferença entre a dor dos animais e a dor dos seres humanos.
Se
surgir da Casa de David, um Rei que for instruído na Torá
e dedicado à observância dos Mandamentos, como é prescrito
pela lei escrita e oral, como David, seu ancestral, e ele compelir todos
de Israel a andarem no caminho da Torá, revigorar as brechas em sua
observância e travar as guerras de D’us, poderemos então
presumir que ele seja o Mashiach. Se ele o fizer e for bem-sucedido e vitorioso
sobre as nações em volta dele, e construir o Templo em seu
lugar e reunir os dispersos, então, definitivamente, ele é
o Mashiach. E ele aperfeiçoará o mundo para servir a D’us
com um propósito.
De fato, sem conhecimento a alma
não é boa.
A
melhora do comportamento moral significa a cura da alma e de seus poderes.
Não pense que na Era Messiânica
anular-se-á alguma coisa do funcionamento do Universo ou que se renovarão
coisas na Criação inicial; mas, sim, o mundo continuará
funcionando normalmente, como sempre.
Cabe
aos homens meditar sobre as leis de nossa sagrada Torá e conhecer
seu significado mais profundo, tanto quanto lhes for possível.
Resumo
de alguns Mandamentos Positivos (Mitzvot Aseh) de Maimônides:
saber que existe D'us; não distrair a mente com outros
deuses além Dele; saber que Ele é um; santificar Seu Nome;
fazer confissões; todos os compromissos devem ser cumpridos; tocar
o 'shofar'4
no décimo dia de 'Tishri'5
no ano do Jubileu; descanso no sábado; o pão sem fermento
deve ser comido na véspera do 50º dia de 'Nissan'6;
descansar em 'Yom Kippur'7;
dar meio 'shekel'8
anualmente; obedecer ao Supremo Tribunal; concordar com a decisão
da maioria; tratar litigantes igualmente diante da lei; o ladrão
deve restituir o que foi roubado; emprestar dinheiro aos pobres; restituir
o prometido ao necessitado; amar ao próximo; honrar os mestres e
os idosos; ser frutífero e multiplicar-se; o violador deve se casar
com a moça que violou...
Resumo
de alguns Mandamentos Negativos (Mitzvot Taaseh) de Maimônides:
Fazer imagens com propósito de adoração;
estudar práticas idólatras; jurar por um ídolo; profetizar
em nome de um ídolo; praticar a arte da adivinhação;
buscar informações dos mortos; blasfemar o Grande Nome; profanar
o nome de Deus; destruir lugares de adoração; comer um pedaço
de uma criatura viva; comer sangue; comer e beber em excesso; acasalar animais
de diferentes espécies; exigir pagamento de um devedor que não
pode pagar; emprestar, tomar emprestado ou participar de um empréstimo
por interesse; tomar garantia de um devedor à força; jurar
falsamente para repudiar um débito; enganar nos negócios;
entregar um escravo fugitivo; planejar adquirir a propriedade de outro;
cobiçar os pertences de outros; um juiz cometer injustiças,
aceitar presentes dos litigantes, favorecer um litigante, ser dissuadido
por temor de fazer um justo julgamento, perverter um julgamento e perverter
a justiça; matar um ser humano; dar notícia enganosa; amaldiçoar...;
ter relações com a mãe; ter relações
com um animal...
Esses
grandes males que os homens se infligem uns aos outros – motivados
por tendências, paixões, opiniões e crenças –
decorrem todos de uma privação, pois todos têm origem
na ignorância, isto é, na falta de conhecimento. Se tivessem
conhecimento, estariam impedidos de fazer qualquer mal a si próprios
e aos outros.
É
graças ao pensamento que o homem atualiza as forças nele existentes
em estado virtual.
O
conhecimento é importante para combatera ignorância.
Os
dias do Messias diferem dos outros em seu aspecto; já não
seremos escravizados por reinos estrangeiros...
A arte da vida está no equilíbrio,
no meio termo: os extremos são sempre expressão de menor eficiência.
Eu
creio, com fé completa, que toda lei que se encontra em nossas mãos
é a que foi dada por Moshê, nosso Mestre, de Bendita Memória.
Se
você tiver renda sem trabalhar duro, isso significa que alguém
trabalhou duro sem obter renda.
Por
causa do grande número dos nossos pecados, D'us nos deixou cair sob
esse povo, os árabes ('Yishma’el'),
que nos perseguem duramente e nos impuseram leis funestas… Nunca antes
alguém nos oprimiu, degradou, abaixou e odiou tanto como eles…
Conformamo-nos, velhos como jovens, a suportar o abaixamento… Apesar
disto, não conseguimos escapar dos maus tratos que nos quase esmagm.
Todo
o israelita é obrigado a estudar, o pobre e o rico, o saudável
ou o doente e deficiente. Solteiro ou com mulher e filhos, velho com poucas
forças...
Cada
um dos 613 preceitos da Torá serve para: 1º)
transmitir atitudes apropriadas; 2º)
rremover
concepções errôneas; 3º)
estabelecer
legislação; 4º)
eliminar
a perversidade e a injustiça: 5º)
imbuir
virtudes exemplares; e
6º)
deter a pessoa perante as más inclinações.
O
homem deixou-se ficar à mercê dos prazeres
de sua imaginação e dos deleites de seu corpo.
E
saiba que os variados conhecimentos que havia em nosso povo sobre as verdades
filosóficas foram perdidos durante as gerações e pelo
domínio de outros povos sobre nós.
Um
homem não deveria nunca parar de aprender, nem no seu último
dia.
O risco de uma decisão errada
é preferível ao terror da indecisão.
Os
grandes gênios atingem o objetivo com um só passo, enquanto
os espíritos comuns precisam se deixar guiar por uma longa série
de silogismos.
Existe
uma imensa diferença entre a orientação levar a um
conhecimento da existência de algo e uma investigação
da verdadeira realidade da essência e da substância deste algo.
Esta
situação é semelhante à de uma pessoa que acha
que atingiu um entendimento da verdade, em um momento, embora tenha um conhecimento
muito escasso e tenha feito apenas fracas tentativas (em análise
penetrante) e negligenciado todas as sabedorias e se contentado com a interpretação
simples das Escrituras...9
Quem
quer que tenha no coração que deva se entregar ao estudo da
Torá e não trabalhar, e, ao invés, seja sustentado
pela caridade, difama o nome do Senhor, avilta a Torá, extingue a
luz da fé, causa mal a si mesmo e se retira do mundo que há
de vir.
Oxalá
reconheçais a vantagem da LLuz sobre as trevas!
Tende
como meta vossa instrução porque não há nenhuma
linhagem como a instrução.10
Os
dias me ensinaram, a experiência me instruiu, o tempo me disciplinou.
A
perfeição do corpo antecede a perfeição da alma.
Não
há nenhum outro ornato como a humildade.
Tende
cuidado com o vinho que destrói os fortes e degrada as pessoas mais
respeitáveis.
Rechaça
a ociosidade.
Não se deve fazer T’shuva11
somente por transgressões que envolvem um ato, como se prostituir,
roubar ou assaltar. Deve-se também buscar os maus pensamentos, relativos
à raiva, à hostilidade, à inveja, e à dissensão;
a busca de dinheiro, do privilégio e a ganância por comida
e coisas materiais. Por todos estes, as pessoas devem voltar-se para a T’shuva.
De
acordo com Maimonides, a T’shuva
envolve cinco etapas: 1ª) confissão,
verbalização ou expressão de alguma forma de arrependimento;
2ª) compromisso
de passar a agir de forma diferente; 3ª) conscientização
das ações e reconhecimento dos pecados; 4ª)
sentimento de arrependimento
quando reconhecemos as conseqüências dessas ações
e desses pecados; e 5ª) capacidade
de reagir de forma diferente, por exemplo, em atos de caridade.
Ainda
que o arrependimento e a dor sejam sempre bem recebidos, nestes dez dias,
entre 'Rosh Hashaná' e 'Yom Kipur', são ainda melhor recebidos.
Todo
aquele que retorna a D'us não deve imaginar que se encontra a uma
distância demasiado grande do justo por causa das suas transgressões
e erros do passado. Não é assim. É amado e querido
pelo Criador como se nunca tivesse transgredido... E não só,
como também a sua recompensa é ainda maior, porque ele sentiu
o gosto da transgressão e separou-se dela, dominando a sua má
inclinação.
D'us,
errei, transgredi e fiz o que é mal diante de Ti. Eu me arrependo
e me envergonho dos meus atos e não voltarei
mais cometê-los.
Se a doença é mais
forte que o doente, não há saída possível e
nenhum médico vai curá-lo; se a doença é mais
fraca, o doente não precisa de um médico; se a doença
é igual em força ao doente, cabe ao médico fortalecer
este último e fazê-lo vencer.
Uma
consulta deve durar uma hora. Por cinqüenta minutos, ausculte a alma
do paciente. Nos outros dez, faça de conta que o examina...12
Senhor,
enche a minha alma de amor pela arte e por todas as criaturas.
Sustenta
a força do meu coração, para que esteja sempre pronto
a servir ao pobre e ao rico, ao amigo e ao inimigo, ao bondoso e ao malvado.
E faz com que eu não veja senão o humano naquele que sofre!
O milagre não prova o impossível;
serve, apenas, como confirmação do que é possível.
Uma
Quadrinha Final
Se
o tal do miraculum
apenas serve
como
confirmação do que é possível,
a impossibilidade continua impossível,
pois
o miraculum
não esfria nem ferve.
A
Quadratura do Círculo13