A MAGIA DO VERBO
OU
O PODER DAS LETRAS
(2ª parte)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo Deste Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui da 2ª parte de uma coletânea de fragmentos da obra Da Magia do Verbo ou o Poder das Letras, de autoria de Jorge Elias Adoum (Mago Jefa), escritor e médico naturista – Iniciado da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) e da Maçonaria.

 

 

 

Jorge Elias Adoum

Jorge Elias Adoum

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A letra D (DaLeT) expressa, hieroglificamente, o seio. Dele nasce a idéia de um objeto capaz de produzir abundante alimentação, fonte de crescimento futuro. Simboliza a realidade inteligível e sensível. Representa o princípio da Unidade materializada, a vontade, a autoridade e o poder. Representa, ainda, a criação realizada segundo as Leis Divinas e o Tetragrammaton.

 

 

 

 

A letra D, no Plano Espiritual, é a materialização constante e eterna da Virtude Divina no homem e representa a vontade no pensamento. No Plano Mental, representa as quatro concordâncias de afirmação, negação, discussão e solução. A afirmação como Verbo produz a afirmação como realização ou encarnação do Verbo. No Plano Físico, é a realização das coisas materiais, a cristalização do esforço e a obtenção do poder segundo o amor, a verdade, a eqüidade e o trabalho. Promete farturas materiais e resultados favoráveis ao esforço invertido.

 

Exercício: corpo ereto, de frente para o Leste, dobrar a mão esquerda em ângulo sobre a cintura. Aspirar lentamente, reter o ar e exalar vocalizando: DAAAAAAA... DEEEEEEE... DOOOOOOO... DUUUUUUU...

 

Em Magia, a vocalização acima nos ensina que, na vida, nada pode resistir a uma vontade firme, unida à ciência da verdade e à justiça. A letra D tem por objeto outorgar ao aspirante o poder de combater, para assegurar direito à sua realização. Na verdade, é um dever. O homem que triunfa nessa luta nada mais faz do que realizar sua missão na Terra. Aquele que não sucumbe se tornará imortal.

 

A Cruz significa Saber e Ousar sem servidão. Nisto consiste a onipotência humana.

 

A letra HE é a mais sagrada do Alfabeto. É o Alento Divino soprando sobre o nariz do homem, que se transformou em alma vivente.

 

A letra HE não deve ser vocalizada como E. O alento que sai junto com o som deve ser semelhante ao o H aspirado da língua francesa.

 

Dirigindo-se o alento quente da letra HE sobre a dor, ela desaparece como que por milagre.

 

A letra HE, no Plano Espiritual, representa a Lei Universal em manifestação, a Unidade do Todo, a quintessência das coisas, o magnetismo cósmico, o sentido místico. A letra HE é o princípio andrógino, o fogo vivente criador no homem. É o homem em forma de Pentagrama ou de Estrela Microcósmica. É o Justo que não admite disputa. É a Religião Universal. É a Providência. No Plano Mental, HE representa a Lei e a Liberdade, o ensinamento e o conhecimento, o domínio das paixões, o controle dos impulsos e a identificação com nós mesmos e os demais. No Plano Físico, representa a liberdade disciplinada dentro da lei, e direção e controle das forças naturais, dos processos orgânicos e das criações físicas e mentais.

 

Exercício: preliminarmente, devemos pensar, com muita devoção, que nosso alento é criador e vivificador. Em seguida, deve-se formar com o corpo a estrela microcósmica, ou seja, abrir as pernas o mais possível, estender os braços em forma de cruz e aspirar pelo nariz lentamente, retendo o ar e vocalizar HAAAAAAA... Repetir a aspiração como explicado anteriormente e vocalizar o HEEEEEEE... E assim, sucessivamente, da terceira vez vocalizando HIIIIIII..., da quarta HOOOOOOO... e da quinta HUUUUUUU... Há, contudo, que recordar sempre que a respiração do H deve ser expulsa do peito com um alento forte, como um suspiro. A letra HE acompanhada de A limpa os pulmões, de E fortifica as cordas vocais e a garganta, de I mobiliza o sangue, de O fortifica o coração e de U o estômago.

 

Exercício: Estrela Microcósmica – com a mão direita, começando sempre de cima para baixo, executar a união do gesto com o Verbo. Esta Assinatura Mística cura as enfermidades próximas ou à distância, podendo ser traçada sobre um objeto do próprio doente. Após traçar a Estrela Microcósmica, é preciso selá-la com uma Cruz no centro. A animação abaixo mostra como este exercício poderosíssimo poderá ser efetivado e praticado.

 

 

 

 

A letra O (VAV) é a imagem do mistério mais profundo – a imagem do ponto que separa o ser do não-ser. No Plano Espiritual, assinala o conhecimento instintivo da transcendência dos atos, do bom e do mau. O Homem ou Mago do Tarô está de pé em uma encruzilhada entre duas mulheres que representam a necessidade e a liberdade, o vício e a virtude. No Plano Mental, representa o dever e o direito. Inspira as idéias que nos forçam a escolher, em cada caso, segundo a lição que nos compete aprender. No Plano Físico, é a determinação do comportamento, a abstenção das inclinações do apetite ou o usufruto do gozo. Promete privilégios nas relações amorosas, obtenção de coisas materiais, possessão daquilo que se quer e cumprimento de ardentes desejos. A letra O repercute no coração e cura suas enfermidades. É a letra da realização, concedendo mentalidade desperta, favorecendo os acontecimentos aprazíveis e conferindo poder para convencer.

 

Exercício: Respirar como já foi indicado. Juntar ambas as mãos com as palmas sobre o coração. Pensar sempre que o Alento de Vida penetra ao aspirar, e que, ao exalar, ele vai ao coração. Então, vocalizar OOOOOOO... A letra U tem o mesmo poder da letra O, porém, de maneira expressiva. A letra O é a letra da realização interna, enquanto a letra U é a letra da realização externa. A letra U é um A invertido. A letra A é vocalizada com a boca bem aberta, enquanto a letra U o é com a boca quase fechada. Já AU é uma combinação derivada do Mantra AUM.

 

 

 

 

A letra Z (ZaIN) expressa, hieroglificamente, a espada flamejante e a flecha. Simboliza a arma que ajuda o homem a adquirir o poder e o propósito que permitem a sua realização. Representa a luz astral, o que emana e mana, o que é em si-mesmo – uma difusão luminosa que confere luz e calor. É a idéia e o fato. Seu poder outorga retidão de propósitos, tolerância nas opiniões, inteligência para discutir, clemência para julgar, verdade no falar, graça ao se expressar e paz no Coração. No Plano Espiritual, representa o domínio do Espírito sobre a Matéria, o conhecimento dos Sete Princípios que dirigem os atos criadores e a posse das Sete Virtudes necessárias ao domínio de nós mesmos [Fé (Certeza), Esperança (Confiança), Amor, Fortaleza, Temperança, Justiça e Prudência]. No Plano Mental, representa a certeza daquilo que se sabe, o trabalho e a vitalização de nosso ser por meio do magnetismo mental. No Plano Físico, representa o desejo de superação. Promete poder magnético, intelectualidade acertada e obtenção do desejado. Sua prática anuncia justiça, satisfação e honra. A letra Z é a letra da vitória, mas, ela é, também, a letra da força sexual do homem, que confere o triunfo. É o selo universal ou a força que abre caminho, como o raio representado pelo Z.

 

Exercício: Ajoelhar-se. Manter o tronco reto, as mãos estendidas no nível dos ombros, formando a letra Z. Aspirar, reter o ar e exalá-lo, exclamando:
ZAAAAAAA... (outorga emoções).
ZEEEEEEE... (outorga utilidades inesperadas).
ZIIIIIII... (outorga fervor de sentimentos).
ZOOOOOOO... (outorga confiança em si mesmo e nos demais).
ZUUUUUUU... (outorga Illuminação Interna).

 

A oitava letra é o H (HeT), que deve ser pronunciada como um sibilo, em tom suave. No alfabeto latino, é representado pelo H mudo. Simboliza o equilíbrio e a justiça, que se encontram em cada coisa, a fim de que cada coisa seja o que é e ela mesma. No Plano Espiritual, representa a justiça, a razão pura, a compreensão e a eqüidade. No Plano Mental, representa o Direito, a obtenção da paz, a sorte [realização] como fruto da moderação. No Plano Físico, representa a Lei do Equilíbrio, a evolução e a involução. Promete temperança, recompensa, gratidão e raciocínio.

Exercício: Ficar de pé, em posição ereta, respirar e levantar os braços lentamente até o nível dos ombros, reter o alento, juntar as mãos estendidas em frente ao rosto, e, imediatamente, procurar estendê-las para trás rapidamente, juntando-as e separando-as várias vezes com o alento retido, mas, sem causar cansaço. Abrir, em seguida, a boca e soprar o alento de uma só vez com o som HHHAAAAAAAHHH... como quem tenha algo preso na garganta ou como um suspiro. Este exercício cura enfermidades da laringe e da garganta, e ajuda o desenvolvimento da clariaudiência.

 

Em Magia, a letra H indica que o domínio dos obstáculos e a obtenção da vitória consistem em um trabalho muito simples da vida humana. Para conseguir, é preciso estabelecer o equilíbrio entre as forças que são postas em movimento. Toda causa produz um efeito. O pensamento realiza-se em palavras, e as palavras em atos, em gestos, em sinais e em letras. A vontade equilibrada tempera e anula os golpes e os choques das forças contrárias. Não é bom para a saúde ter inimigos. Perdoai e devolvei o bem pelo mal recebido. Para equilibrar as forças, é preciso mantê-las em caráter simultâneo e fazê-las funcionar alternadamente.

 

 

 

Todas as idéias despertadas pela letra T (HeT) derivam da união entre a segurança e a proteção, por intermédio do mistério insondável da Sabedoria [ShOPhIa]. A pronúncia da letra T é feita colocando-se a ponta da língua na raiz dos dentes superiores e pronunciando o som como se a língua estivesse enchendo a boca. Esta letra está associada ao planeta Marte, à nota musical Sol, à cor vermelha, à Alquimia Mental e à faculdade da clariaudiência. É expressão de prudência nos impulsos.

 

 

Alquimia Mental

 

 

A letra T é o princípio vivo em comunhão consigo mesmo. No Plano Espiritual, é a manifestação da LLuz Divina nas obras humanas, a Sabedoria Absoluta, a comunhão do pensador com seu pensamento e a coisa pensada. No Plano Mental, gera a prudência, a discrição, a clareza, o conhecimento, o discernimento e o juízo imparcial. No Plano Físico, ajuda o desenvolvimento molecular e o conhecimento do Amor Universal. A letra T acena com descobertas e com a ordenação, além de bons amigos.

 

Em Magia, a letra T simboliza o silêncio e a prudência, ou seja, as armaduras do Sábio. No entanto, o silêncio não é absoluto. Quando for necessário, o Sábio deverá falar. O Sábio é dono de si mesmo e, por isto, comanda os demais. O Super-homem impõe silêncio aos apetites e ao temor, para não escutar mais do que a razão. Este Super-homem é um rei sem coroa e um sacerdote sem sotaina. No entanto, nem o reino, nem o sacerdócio podem ser concedidos. Eles têm de ser conquistados. O Super-homem tende a elevar a sociedade cambaleante e caída. Todavia, para fabricar ouro ele precisa de ouro. Há necessidade que se produzam Super-homens, sábios, prudentes e circunspectos, para reconstruir a vida em meio à decomposição e à morte.

 

A letra I (IOD) representa o dedo do homem executando gesto de ordem. É a imagem da manifestação potencial, da duração espiritual e da eternidade dos tempos. É o membro viril do homem. Simboliza o princípio do Verbo plasmado, a ordem e a necessidade da sua existência. No Plano Espiritual, representa a Lei da Compensação, a Lei da Causa e do Efeito, a alternativa existente entre a sucessão do espiritual e do material. No Plano Mental, representa a indução e a dedução. É a projeção ilimitada do pensamento em seus distintos aspectos. No Plano Físico, representa a ação e a reação, a aplicação do moral ao material. A letra I é um Fogo que consome certas coisas e cria outras. É a volição e a idéia, a inteligência que formula e compreende o Saber. Promete poder, fortuna e elevação. A letra I, quando vocalizada, vibra em todo o corpo, e o homem, por meio desta vibração, se comunica e entra em contato com as Forças Divinas e terrestres. IIIIIIIEEEEEEE... cura as enfermidades da laringe e fortifica as cordas vocais para manifestar o Poder do Verbo. IIIIIIIAAAAAAA... cura as enfermidades dos pulmões e da cabeça. IIIIIIIOOOOOOO... alivia e cura o coração. IIIIIIIUUUUUUU... mostra-se eficaz como remédio para o estômago.

 

Exercício: levantar os braços verticalmente para formar a letra I, enquanto se aspira o alento pelo nariz, lentamente. Reter o alento e vocalizar cada letra separadamente:
IIIIIII...
EEEEEEE...
AAAAAAA...
OOOOOOO...
UUUUUUU...
[também poderá ser vocalizado IEOUA].

 

Exercício: levantar os braços, adotando a postura de um Y. Inspirar, reter e espirar vocalizando: Eu-sou.

 

 

 

 

Em Magia, é preciso praticar os quatro verbos, para aproveitar e adquirir o Grande Poder. Estes quatro verbos são: Saber, Querer, Ousar e Calar, que encerram todos os atributos do Intimo: Poder Equilibrante, Sabedoria Equilibrada, Inteligência Ativa, Misericórdia, Rigor Necessário à Sabedoria e à Bondade, Beleza como princípio mediador, Triunfo da Inteligência e da Justiça, Vitória do Espírito sobre a Matéria, Reconhecimento do Absoluto como base de toda Verdade e Razão Suprema e Absoluta do Universo.

 

A letra C (KaF) simboliza o princípio dos atos reflexos, o esforço do ânimo em seu trabalho criador. Esta letra está associada à telepatia e à previsão do futuro. No Plano Espiritual, representa o poder da persuasão, o poder espiritual que domina a matéria e consegue convencer os outros. No Plano Mental, representa a força moral e a força do intelecto, a faculdade de criar e de dominar por meio do conhecimento da Verdade. No Plano Físico, é o domínio da parte animal ou das baixas paixões existentes em nós mesmos, através da moralidade e da conservação de nossa integridade. A letra K promete força para dominar os elementos, além de decisão, vitalidade e rejuvenescimento.

 

Exercício: colocar o corpo em forma de K. Ereto sobre o pé esquerdo, levantar a mão direita e o pé direito. Aspirar e reter o ar como ficou indicado para outras letras. Vocalizar durante a expiração.
KAAAAAAA...: gera o desejo de saber e de explorar.
KEEEEEEE...: induz à dignidade e ao comportamento atento.
KIIIIIII...: alegria e saúde.
KOOOOOOO...: valor e ousadia.
KUUUUUUU...: serenidade e prudência.

 

Em Magia, a letra K simboliza a força adquirida pela fé e pelo domínio das fraquezas do Coração. Dever como Regra e Justiça por Amor. Este é o Poder da Magia Real.

 

O desejo e o temor dão à imaginação um poder realizador cujos efeitos são incalculáveis. Para adquirir a força que domina o agente astral é preciso amar sem desejar.

 

A letra L (LaMeD) simboliza o sacrifício voluntário, o movimento expansivo, a consumação das coisas, o altruísmo. No Plano Espiritual, representa o apostolado, o sacrifício do superior para a dignificação do inferior. No Plano Mental, significa o antagonismo das criações mentais e a circunspecção no decidir. No Plano Físico, representa a consumação das coisas e a insipidez material produzida pelo predomínio da moral. Promete audácia e assinala disciplina, além de submissão aos Desígnios Divinos.

 

Exercício: de joelhos, levantar os braços e mãos verticalmente por cima da cabeça e uni-las. Aspirar e vocalizar: AAALLLAAA...

 

Em Magia, a letra L representa o sacrifício o caminho em direção ao Poder. Hermes ensinou a operação da Grande Obra: «Separarás a Terra do Fogo, o sutil do espesso, com grande industria.» Ou seja: devemos livrar a alma de todo preconceito e de todo vício. Só pela devoção poderemos chegar a obter identificação com a Lei Divina. O aspirante está sempre exposto à crucificação, à dor e à morte, mas, deverá sempre aceitar com dignidade e resignação a sua dor, perdoando a seus mais cruéis inimigos. Quem não perdoa não será perdoado, pelo contrário, será condenado à solidão. O poder do perdão outorga a cura dos enfermos e a ressurreição.

 

 

 

 

 

 

Mantra de fundo:

IEOUA

Fonte:

http://www.music-clips.net/
api/TS96hEngRn0/mp3/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.nicabm.com/nicabmblog/
rewiring-the-brain-for-health-with-computers/

http://www.bookfresh.com/service/linthicum-
heights/hc-bennett-company/333954419

http://ramakrishna.zip.net/
arch2004-12-26_2005-01-01.html

https://ortodoxogrego.wordpress.com/
tag/bencao/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.