MADAME DE STAËL
(Pensamentos)

 

 

 

Madame de Staël

Madame de Staël

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

Este texto é uma pequena coleção de pensamentos de Madame de Staël – uma escritora francesa que incorporou como poucas mulheres francesas o espírito do Iluminismo Francês. Confrontou Napoleão e influenciou definitivamente a Literatura Francesa, contribuindo significativamente para uma revolução comportamental e ideológica na sociedade francesa do século XIX.

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

Madame de Staël

Madame de Staël

 

 

 

Anne-Louise Germaine Necker, baronesa de Staël-Holstein (Paris, 22 de abril de 1766 – 14 de julho de 1817), mais conhecida como Madame de Staël, foi uma romancista e ensaísta francesa que incorporou como poucas mulheres o espírito do Iluminismo Francês. Tornou-se famosa por sua crítica literária, por seus romances e por seus ensaios.

 

Madame Staël nasceu em 22 de abril de 1766 e morreu em 14 de julho de 1817. Seu nome de batismo era Anne Louise Germaine Necker.

 

Filha de um financista e político de nome Jacques Necker, banqueiro de Genebra que se tornou ministro das finanças do rei Luís XVI, teve em sua casa uma importante escola de debates políticos durante a Revolução Francesa. Forçada a abandonar Paris, em 1803, se instalou no Império Alemão, onde visitou Weimar, Berlin e Viena, retornando à França em algumas ocasiões.

 

Anne-Louise se casou com o embaixador sueco, Barão de Staël-Holstein, no ano de 1786, de quem herdou seu título Baronesa De Staël-Holstein. Em toda a sua vida, viveu vários romances, sendo o mais conhecido o havido com o romancista Benjamin Constant, que durou catorze anos.

 

Sua fama como escritora iniciou com Corinne, um romance publicado em 1807. Também se destacam Cartas, memórias políticas publicadas em 1788, Da Literatura Considerada em suas Relações com as Instituições Sociais, de 1800, o romance Delphine, de 1802 e Na Alemanha, concluído em 1810 e publicado em Londres, no ano de 1813, um grande trabalho que investiga a Literatura e a Filosofia da Alemanha romântica. Além disso, escreveu novelas, ensaios e trabalhos críticos e históricos.

 

 

 

Pensamentos Staëlianos

 

 

 

O remorso é a única dor da alma que o tempo e a ponderação não conseguem nunca acalmar.

 

Na França, estudam-se as pessoas; na Alemanha, os livros.

 

Na vida você tem de escolher entre tédio e sofrimento.1

 

Sem dúvida, a falta de concorrência na busca de uma vantagem reduz a vaidade.

 

O desejo do homem é pela mulher, mas, o desejo da mulher é pelo desejo do homem.

 

Sinto-me feliz por não ser homem, porque, se o fosse, teria de casar com uma mulher.

 

A sensibilidade e a imaginação conservam a mocidade imortal da alma.

 

É pelos defeitos que podemos governar os que nos amam.

 

Os prazeres do pensamento são remédios contra as feridas do Coração.

 

O mal que podem fazer os maus livros só é corrigido pelos bons; os inconvenientes das luzes são evitados por luzes de um grau mais elevado.

 

O rosto de uma mulher, seja qual for a sua discrição ou a importância daquilo em que se ocupa, é sempre um obstáculo ou uma razão na história da sua vida.

 

 

 

O casamento é o egoísmo a duo.2

 

O amor, que não é mais do que um episódio na vida dos homens,3 é a história inteira da vida das mulheres.

 

Só se pode conversar duas horas com uma mulher quando se lhe diz sempre a mesma coisa.

 

A consciência é uma pequena lanterna que a solidão acende à noite.

 

A voz da consciência é tão sutil, que você pode não ouvi-la ou simplesmente enganá-la. Depende de com quais valores ela é alimentada.

 

Os homens investidos no poder crêem na duração do presente [para sempre].

 

Quanto mais independentes formos, devido à fortuna, tanto mais escravizados seremos pelos sentimentos e pelos deveres.

 

Quando se destrói um velho preconceito, sente-se a necessidade de uma nova virtude.

 

 

 

As mulheres fazem habitualmente da confiança a primeira necessidade da amizade.

 

A maior parte das mulheres que escrevem as suas memórias só se pintam em busto.

 

A glória é um luto ostentoso da felicidade.

 

Um político de gênio, quando se encontra à frente dos negócios públicos, deve trabalhar para não se tornar indispensável.

 

Compreender é perdoar.4

 

Uma constituição que faça entrar nos seus elementos a humilhação do soberano ou do povo deve, precisamente, ser derrubada por um deles.

 

O ciúme pertence mais à vaidade do que ao amor.5

 

A conquista é um acaso que talvez dependa mais das falhas dos vencidos do que do gênio do vencedor.6

 

As mulheres dão mais valor aos atrativos do que às paixões.

 

A poesia é a linguagem natural de todos os cultos.

 

O talento não evita que se tenham manias, mas, as tornam mais notáveis.

 

 

 

Os homens em revolução têm muitas vezes mais a recear dos seus êxitos do que dos seus reveses.

 

O segredo da ordem social reside na paciência dos outros.

 

A liberdade e o amor são incompatíveis. Quem ama é sempre escravo.7

 

Abandonando nobremente quem nos deixa, colocamo-nos acima de quem perdemos.

 

O sacramento do matrimônio não apaga, como o do batismo, as manchas originais.8

 

Tudo cansa a esperança dos homens mais fiéis ao culto da razão.

 

Os arrogantes são como os balões: basta uma picadela de sátira ou de dor para dar cabo deles.

 

Quando sozinhos, vigiemos nossos pensamentos; em família, nosso gênio; em sociedade, nossa língua.

 

Deixamos de amar a nós mesmos quando ninguém nos ama.

 

Há tantos modos de se servir de um leque que se pode distinguir, logo à primeira vista, uma princesa de uma condessa, uma marquesa de uma plebéia. Aliás, uma dama sem leque é como um nobre sem espada.

 

Que magia a linguagem do amor toma à poesia e às belas artes! Como é belo amar pelo Coração e pelo pensamento! Deixar-se penetrar pelas obras-primas da imaginação, que dependem, todas, do amor; encontrar nas maravilhas da Natureza e do gênio algumas expressões a mais para revelar nosso próprio Coração!

 

Foi o próprio Carlos V9 quem disse que um homem que sabe quatro línguas vale por quatro homens.

 

As idéias novas costumam desagradar às pessoas de idade; elas gostam de se convencer de que, depois de haverem deixado de ser novas, o mundo, em vez de se enriquecer, só se perdeu.

 

O tipo de bem-estar proporcionado por uma conversação animada não consiste propriamente no assunto da conversação; nem as idéias nem os conhecimentos que ali podem ser desenvolvidos são o seu principal interesse. Importa uma certa maneira de agir uns sobre os outros, de ter um prazer recíproco e rápido, de falar tão logo se pense, de se comprazer imediatamente consigo mesmo, de ser aplaudido sem esforço, de manifestar o seu espírito em todas as nuanças pela entoação, pelo gesto, pelo olhar, enfim, de produzir à vontade como que uma espécie de eletricidade que solta faíscas, aliviando uns do próprio excesso da sua vivacidade e despertando outros de uma apatia dolorosa. Bacon disse que "a conversação não era um caminho que conduzia à casa, mas, uma vereda por onde se passeava prazerosamente ao acaso".

 

O bom senso consiste em reconhecer a semelhança entre as coisas que diferem e a diferença entre as coisas que se assemelham.

 

A mente humana sempre progride, mas, ela progride em espirais.

 

 

 

Semeie bons serviços: boas lembranças nascerão deles.

 

A divulgação da verdade é obrigatória.

 

O amor é o símbolo da eternidade. Ele confunde todas as noções de tempo, apaga todas as lembramças do começo e todos os medos do final.

 

A inocência na genialidade e a sinceridade no poder são ambas nobres qualidades.

 

A genialidade é essencialmente criativa; ela sustenta a marca do indivíduo que a possui.

 

Um homem tem que saber como se impor diante de uma opinião; uma mulher deverá se sujeitar.10

 

A compreensão torna o homem indulgente.

 

A dor sempre cumpre o que promete.

 

Existe uma opinião mais discreta do que a do homem de maior talento: a do público.

 

O que é a felicidade senão o desenvolvimento de nossas faculdades?

 

Ao inteligente se pode convencer; ao tonto, persuadir.

 

O desengano caminha sorrindo por trás do entusiasmo.

 

As mulheres não medem jamais os sacrifícios; nem os seus, nem os dos demais.

 

Quando alguém se vê habituado a uma doce monotonia, nunca, nem por uma só vez, se apetece de nenhum gênero de distrações, com o objetivo de não chegar a descobrir que se aborrece todos os dias.

 

Amo Deus, meu pai e a liberdade.

 

Orar juntos, qualquer que seja a língua ou o ritual, é a irmandade simpatia-esperança mais terna que os homens podem formar nesta vida.

 

Ante pessoas de espírito ágil temos vergonha de mostrar afetos profundos.

 

Estar sempre descontente consigo mesmo é uma fraqueza; estar sempre contente consigo mesmo é uma tolice.

 

Eu aprendi a viver com os poetas.

 

Oh! Terra! Tudo banhado de sangue e anos, mas, tu jamais deixaste de ofertar os teus frutos e as tuas flores!

 

Longe de me sentir tranqüila, quanto mais vi Napoleão Bonaparte, mais alarmada fiquei.

 

Entusiasmo significa Deus em nós. De fato, quando a existência humana sofre uma tal expansão, ela denota algo de divino. Por meio do entusiasmo, tudo toma uma proporção bela e elevada. O entusiasmo é tolerante, não porque seja indiferente, mas porque nos faz sentir a beleza de todas as coisas. A sociedade desenvolve a civilização, mas é só a contemplação do divino que produz o gênio.

 

O entusiasmo é a consciência de que a honra é dever.

 

A polidez é a arte de escolher entre os seus diversos pensamentos.

 

Quanto mais eu vejo os homens mais eu gosto dos cães.

 

Os homens cometem erros porque são egoístas; as mulheres porque são fracas.

 

Em assuntos do Coração, nada é verdade; exceto o improvável.

 

A maior felicidade é transformar os sentimentos em ação.

 

Seja feliz, mas, seja também por piedade.

 

O mistério da existência reside na conexão entre nossas falhas e nossos infortúnios.

 

Para viver debaixo de tristeza é preciso ceder a ela.

 

A educação aperfeiçoa a mente pensante, mas, deprava o frívolo.

 

Oração é mais do que meditação. Na meditação, a fonte de força é o si-mesmo. Já, quando alguém ora, se transporta para uma fonte de força maior que a sua própria.11

 

O progresso científico obriga que o progresso moral se torne um imperativo, pois, se o poder do homem aumenta, a consciência de impedi-lo de abusar deste poder deve ser reforçada.

 

 


 

A vida religiosa é uma luta e não um hino.

 

Os pagãos engrandeceram a vida e os cristãos divinizaram a morte.

 

A severidade bem ordenada começa por si mesmo.

 

Os prazeres da mente são feitos para acalmar as tempestades do Coração.

 

Uma nação não terá caráter até que se torne livre.

 

Não fique com raiva das coisas; elas não fazem absolutamente nada.

 

A frivolidade, sob qualquer forma que apareça, priva a atenção de seu poder, o pensamento de sua originalidade e o sentimento de sua profundidade.

 

As regras são os únicos obstáculos que impedem as crianças de cair.

 

Em geral, os espíritos medíocres estão bastante satisfeitos com sua vida atual.

 

Quando somos capazes de conhecer a nós mesmos, raramente nos equivocamos sobre o nosso destino.

 

Não sei exatamente no que devemos crer, porém, devemos crer.

 

Arquitetura é música congelada.

 

A mulher tem que ser como a palha miúda
com que se encaixotam porcelanas finas.
Palha que não conta,
palha que não se vê,
palha que ninguém se apercebe,
e sem a qual tudo se quebraria.

 

O clássico é grego, naturalista, materialista, determinista. O romântico é cristão, espiritualista e heróico. É a liberdade.

 

As injúrias, os erros e os acidentes causados por indivíduos e pelas nações jamais diminuirão o valor e a elevação que a liberdade, a Filosofia e a religião possuem em si mesmas.

 

Se os objetos exteriores são a causa de tudo o que se passa em nossa alma, que pensamento independente pode nos livrar de sua influência?

 

A moral do materialista se subordina ao interesse pessoal, ao prazer e ao lucro. A beleza é reduzida ao agradável, e nada tem o seu valor por si, mas, somente segundo o mais efêmero gosto do homem.

 

O exame sistemático e crítico da própria razão funda a verdade na própria alma. Mais do que a Aristóteles, é a Descartes que devemos atribuir a fundação, o ABC do método filosófico por excelência.

 

O que diferencia a Grécia e a Alemanha, de um lado, e Roma e França, de outro, é que as primeiras são matemáticas, e as segundas são pragmáticas. O pai da Filosofia alemã é Leibniz, o maior matemático desta nação. O mesmo não vale para Hobbes, Locke ou Condillac.

 

A Filosofia experimental/pragmática tem a sua função. Ela explica o mundo e nos dá vantagens práticas. Mas, não fala nada do infinito, do bom, do belo. Só a abstração lógica trabalha com tais conceitos sublimados.

 

A moral de Fichte se resume em não se perder a consciência do Eu, já que o mundo é um resultado dele. Muitos, entretanto, perdem-se na experiência exterior que o pensamento projetou para si mesmo, e perdem os laços com as origens do próprio pensamento.

 

A moral é o exercício daquilo que já está em mim, posto pela Natureza.

 

Os Mistérios de Elêusis, o culto dos egípcios, o sistema das emanações, entre os indianos, a adoração dos elementos e do Sol, entre os persas, a harmonia dos números, que funda a Doutrina de Pitágoras são traços de uma atração singular que une o homem ao Universo.

 

Johann Wolfgang von Goethe proferiu, acerca da perfectibilidade do espírito humano, um mote pleno de sagacidade: 'Ele avança viajando em uma linha espiral.'

 

A História do mundo é um Trabalho de Sísifo,12 uma guerra entre a mediocridade e o interesse mundanos e o sentimento elevado dos filósofos e religiosos.

 

A natureza religiosa dos germânicos os dispõe tanto ao entusiasmo produtivo quanto ao fanatismo destrutivo. Por outro lado, o cinismo latino nos dispõe tanto à melancolia e a malícia quanto à elegância intelectual.

 

A maioria dos escritores alemães se refere a um sentimento do infinito, que produz o entusiasmo ou êxtase. Todos os sacrifícios pessoais são incentivados em troca do sentimento do infinito.

 

Faça da necessidade uma virtude. Tal pensamento deixa ao cargo da Providência o governo do mundo e traz consigo uma consolação íntima, que mal pode advir de uma crença que reúne a calma do estoicismo ao sentimento cristão. Esta mesma calma, quanto aos eventos inevitáveis, não se aplica aos defeitos do próprio homem, pois nada há de mais contrário ao espírito do Evangelho do que esta maneira de interpretar a submissão à vontade de Deus. Enquanto a religião oficial é um comando, a religião mística é o cultivo de um apelo natural do Coração.

 

Conforme afirma o chanceler Bacon, a prosperidade é a benção do Antigo Testamento, a adversidade é a benção do Novo Testamento. Daí deriva o axioma de que a dor é um bem.

 

O mais famoso dos filósofos religiosos é Jakob Böehme. Ele considera a contemplação da natureza como um dos dogmas principais do Cristianismo. Acreditava ver em todos os fenômenos do mundo os traços da queda do homem e de sua regeneração. Conciliava perfeitamente a submissão do homem ao destino e o mais vivo sentimento de liberdade, pois, para ele, Deus determina o plano e a meta, e o homem tem de se esforçar para cumpri-los, de que se compreende que a moral e a submissão são complementares.

 

O fim da vida não é a felicidade, mas, o aperfeiçoamento.

 

 

 

Hino à Terra

 

 

 

Oh!, Terra! Oh!, Terra!

Tu jamais deixaste de ofertar

os teus frutos e as tuas flores!

Oh!, Terra! Oh!, Terra!

Jamais te furtaste em consolar

nosso enfado e nossas dores!

 

Oh!, Terra! Oh!, Terra!

Desculpa a nossa acre barbaria;

nós ainda cheiramos a cueiros!

Oh!, Terra! Oh!, Terra!

Lá um dia, terá fim a estrepolia,

 

Oh!, Terra! Oh!, Terra!

Mas, será muito árdua a caminhada;

cada um, a seu modo, é atoleimado.

Oh!, Terra! Oh!, Terra!

Hoje, tu és a nossa linda Estrada.

Por tudo, dizemos: muito obrigado.

 

 

 

 

 

 

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Notas:

1. Não acho que na vida você tem de escolher entre tédio e sofrimento. Creio, sim, que a escolha é entre a caverna e a Illuminação.

2. Para mim, o casamento é uma abnegação a dois. Tudo mundo que já casou sabe perfeitamente bem que, no casamento, cada parceiro perde um pouco de tudo, principalmente um pouco (ou muito) da sua liberdade.

3. Como sou extremamentissimamente sentimental, nunca considerei meus casamentos como acessórios, secundários ou fortuitos, ou seja, episódicos. Sempre que me casei, achava que ia ser para toda a vida e mais seis meses. Todavia, os três primeiros não foram lá muito bem, mas, hoje, estou casado há mais ou menos dezoito anos, e, seja lá por qual motivo for, é o meu último casamento.

4. Compreender não é perdoar, por que perdoar é onipotentizar. Compreender, acima de tudo, é não julgar, porque quem compreende não acusa e não julga.

5. O ciúme não pertence nem à vaidade nem ao amor. Pertence, sim, à falta de confiança em si mesmo, em suas próprias qualidades ou capacidades. Toda pessoa ciumenta é sesquipedalmente insegura.

6. Napoléon Bonaparte (Ajaccio, 15 de agosto de 1769 – Santa Helena, 5 de maio de 1821) deve ter ficado fulo da vida ao tomar conhecimento desta afirmação. Madame de Staël tanto esquentou a cuca de Napoleão com suas idéias liberais, que, em 1803, ele a baniu para uma distância de 64 km de Paris.

7. Se multiplicarmos esta sentença por -1, ela ficará nos trinques. Isto é: a liberdade e o amor são compatíveis. Quem ama deixa de ser escravo. Mas, deixa de ser escravo de quem ou de quê? Primeira e principalmente, de si mesmo, de suas idiossincrasias, porque, no mínimo, pelo amor e em amor, deverá comparticipar. Conclusão: o amor não é aprisionador; é libertador.

8. Ora, não há sacramento que apague nada e não há jeitinho ou quebra-galho que possa abolir ou minimizar nossas canalhices. Se fosse assim, tudo seria muito fácil. O cara cometia uma falcatrua, ganhava ou pagava por um sacramentozinho e ficava tudo bem. Não adianta chiar; querendo nós ou não querendo nós, tudo haverá de ser educativamente compensado – tintim por tintim, ponto por ponto, minuciosamente, em todos os pormenores (e pormaiores). A Justiça Cósmica independe de qualquer religião ou do que quer que seja. É absolutamente impessoal.

 

 

 

 

9. Provavelmente, aqui, Madame de Staël se referiu a Carlos V de Valois, o Sábio (Vincennes, 21 de janeiro de 1338 – Beauté-sur-Marne, 16 de setembro de 1380), que foi Rei da França da Casa de Valois, de 1364 até a sua morte. Seu reinado marcou o fim da primeira parte da Guerra dos Cem Anos. Conseguiu recuperar todas as terras perdidas por seus predecessores, restaurou a autoridade do Estado e tirou o Reino da ruína.

10. Desde quando uma mulher deverá se sujeitar? A quê? Por quê? Ora, ninguém – homem ou mulher – deve(rá) se sujeitar a porra nenhuma. Na verdade, subjugador (tiranizador) e subjugado (tiranizado) constituem as faces amalgamadas de uma mesma moeda – a moeda da covardice retrogressiva. A patologia do despotismo só prospera porque o despotizado, masoquisticamente, se submete ao poder isolado, arbitrário e absoluto de um déspota. Ainda há certos alguéns que têm saudades da ditadura militar que se instalou no Brasil de 31 de março de 1964 até 15 de março de 1985. Como pode? Bolas, podendo.

 

 

 

 

11. Fiquei pensando. E se juntarmos meditação com oração? Se juntarmos, teremos uma espécie de meditoração.

12. Na mitologia grega, Sísifo, filho do rei Éolo, da Tessália, e Enarete, era considerado o mais astuto de todos os mortais. Foi o fundador e primeiro rei de Ephyra, depois chamada Corinto, onde governou por diversos anos. Casou-se com Mérope, filha de Atlas, sendo pai de Glauco e avô de Belerofonte. Sísifo tornou-se conhecido por executar um trabalho rotineiro e cansativo. Tratava-se de um castigo para lhe mostrar que os mortais não têm a liberdade dos deuses. Os mortais têm a liberdade de escolha, devendo, pois, se concentrar nos afazeres da vida cotidiana, vivendo-a em sua plenitude, tornando-se criativos na repetição e na monotonia.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.bigactivities.com/coloring/
plants/flowers/poppy_wreath.php

http://paintingdb.com/view/8803/

http://www.portalsophia.org/textos/
stael/allemagneschubert.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%
ADsifo#Trabalho_de_S.C3.ADsifo

http://www.gefelit.net/files/A_Palo_Seco_n.2.pdf

http://wwwrespingosadelia.blogspot.com.br/
2011/03/mulher-madame-de-stael.html

http://arqfolio.com.br/blog/
o-que-um-arquiteto-faz/

http://es.wikiquote.org/wiki/
Madame_de_Sta%C3%ABl

http://en.wikiquote.org/wiki/
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http://asimage.blogspot.com.br/
2011/08/3d-art.html

http://www.evene.fr/celebre/biographie/
madame-de-stael-226.php?citations

http://www.thepeoplesvoice.org/TPV3/Voices.php/20
09/12/27/rudolf-hoess-commandant-of-auschwitz-the

http://shalom-israel-shalom.blogspot.com.br/201
3/01/auschwitz-atinge-numero-recorde-de.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/m/madame_de_stael.html

http://womenshistory.about.com/
od/quotes/a/madame_de_stael.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/
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http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg
_SP/Barra_Escolha/B_MadameStael.htm

http://www.ronaud.com/frases-pensamentos
-citacoes-de/madame-de-stael

http://www.misfrasescelebres.com/
autor/Madame-de-Stael/2/

http://www.misfrasescelebres.com/
autor/Madame-de-Stael/

http://www.rivalcir.com.br/
frases/madamedestael.html

http://www.frasesfamosas.com.br/
de/madame-de-stael.html

http://www.citador.pt/textos/o-prazer-da-
conversacao-anne-louise-gemaine-necker

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/anne-louise-gemaine-necker

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Carlos_V_de_Fran%C3%A7a

http://comunicadores.info/2009/09/01/
wwf-brasil-tsunami-vs-11-de-setembro/

http://pensador.uol.com.br/
autor/madame_de_stael/2/

http://blogdoivancolombo.blogspot.com.br/
2012/10/datafolha-fruet-52-x-ratinho-35.html

http://pensador.uol.com.br/
autor/madame_de_stael/

http://gifsoup.com/view/927061/
mr-pregnant-crying.html

http://pt.wikiquote.org/
wiki/Madame_de_Stael

 

Música de fundo:

L'Hymne a l'Amour
Composição: Édith Piaf (letra) & Marguerite Monnot (música)
Interpretação:
Edith Piaf

Fonte:

http://www.4shared.com/get/Mf5ejqO7/
Edith_Piaf_-_LHymne_a_lAmour.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.