A MAÇONARIA COMO VALOR ESPIRITUAL

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 


Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta coletânea de fragmentos resume um estudo que fiz do texto A Maçonaria Como Valor Espiritual, publicado em 1932 por Alice Ann Bailey.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

Qualquer pseudo-instrutor, capaz de se fazer ouvir ou de prometer muito, sempre encontra quem o ouça. No caos causado por essas tendências sectárias e pela adesão a uma certa apresentação da verdade, a Verdade-em-si é esquecida. No confronto entre egos, cada um lutando em favor de um certo instrutor e do seu ensinamento da realidade, a Tranqüila e Sussurrante Voz da Sabedoria [ShOPhIa] se apaga na controvérsia sobre doutrinas, dogmas e cismas. E na energia que se dissipa na construção e destruição das formas, que a Verdade pode[rá] assumir, seu Verdadeiro Significado Espiritual se desvanece.

 

De fato, há uma organização, repositório da Verdade, cuja plataforma é tão ampla e cujo ensino da Verdade é tão universal, que é capaz de satisfazer a necessidade do mundo. Esta organização é a Maçonaria.

 

 

 

 

A Maçonaria, em todos os países do mundo, é conhecida e age através de um peculiar sistema de moralidade (desenvolvimento de um plano determinado), velado em alegorias e ilustrado por símbolos.

 

De uma forma ou de outra, a Maçonaria sempre existiu em nosso Planeta.

 

A Maçonaria preservou e vem preservando (para o benefício da Humanidade) a Chave para o Mistério do Universo.

 

Todas as Leis que governam a economia do Universo e as regras de moralidade e de ética são ensinadas na Maçonaria.

 

Fraternidade. Liberdade. Igualdade. Fraternidade de atitudes. Liberdade de pensamento. Igualdade de oportunidades, baseada na unidade de origem, na unidade de esforços e d na unidade e objetivos.

 

 

 

 

O objetivo de todo candidato ao ser admitido nos Mistérios é se tornar um Mestre da Sabedoria [ShOPhIa] e um Construtor sob o G.'. A.'. D.'. U.'.

 

Somente através da Ressurreição poderemos entrar na posse da LLuz e da Vida.

 

Cada um de nós é o árbitro do seu próprio destino.1

 

 

 

 

Pelo esforço e pelo mérito, só pelo esforço e pelo mérito, sairemos das trevas para a LLuz, da morte para a Imortalidade e do ilusório para o Real.

 

A Maçonaria ensina que todos os seres-humanos-aí-no-mundo possuem, em seu interior, o poder latente para alcançar a perfeição, a capacidade para adquirir visão e a inteligência para compreender e se libertar.

 

 

 

 

Estamos todos Peregrinando para alcançar a medida da estatura e a plenitude do Cristo, e, quando toda a Humanidade estiver formada por homens livres, nesta síntese terminará o Caminho.2

 

Se eu for levantado disse o Grande Carpinteiro de Nazaré atrairei todos os homens para mim.

 

Meta: encontrar a Palavra Perdida [o Verbum Dimissum et Inenarrabile], e guardando-A com a nossa própria vida, se isto vier a ser necessário.

 

A Busca, no decorrer dos três graus maçônicos, é tipificada de três maneiras: 1º) como Aprendiz, Busca da Illuminação; 2º) como Companheiro, Busca da Sabedoria [ShOPhIa]; e 3º) como Mestre Maçom, Busca da Palavra Perdida.

 

A Divindade do ser-humano-aí-no-mundo, aparentemente perdida, está oculta nele mesmo.

 

O ensinamento do Primeiro Grau Maçônico pode ser sintetizado da seguinte forma: Guia-me da escuridão para a LLuz. Síntese do Segundo Grau Maçônico: Guia-me do ilusório para o Real. Síntese do Terceiro Grau Maçônico: Guia-me da morte para a Imortalidade. Estas três sínteses contêm todos os elementos necessários para a formulação de uma futura religião universal.

 

Por que criticar, por que ofender e por que separar, se um símbolo é suscetível de muitas interpretações? Quanto mais próximo o ser-humano-aí-no-mundo chegar do Sanctum Santorum do Templo de Salomão, melhor ele verá por trás da forma e maior será a porção de Verdade que ele obterá do símbolo.

 

Todas as distinções que fazemos em nossas mentes, são e estão baseadas em nossos limitados sentidos.

 

 

Illuminação = Pequenas Illuminações

 

 

Deus fez da Humanidade uma vasta fraternidade, sendo Ele mesmo seu Mestre e o mundo sua Loja.

 

Na Maçonaria, é impossível que qualquer indivíduo, de qualquer raça, seja excluído por sua etnia ou que por ela lhe seja recusada a entrada, desde que ele seja sincero e um buscador ansioso da verdade.

 

Um Senhor, uma Fé, um Batismo, um Deus (Pai de todos) – que está acima de tudo, através de tudo e em tudo.

 

A Maçonaria não responde a nenhuma religião e suas fileiras estão abertas a todos.

 

A Divina Hierarquia da G.'. L.'. B.'. governa, do lado subjetivo da vida, todo o nosso Universo.

 

Desde que um ser-humano-aí-no-mundo seja livre e de bons costumes, ele não terá nenhum impedimento para ser um maçom livre e aceito.

 

Os Mistérios foram ocultados por muitos séculos e ainda estão ocultos porque os seres-humanos-aí-no-mundo (ainda) não se libertaram da tradição, da autoridade imposta e das superstições. Portanto, só terá acesso aos Mistérios aquele que tenha se preparado por meio de uma purificação prolongada e completa de si mesmo. Temos que ser livres, antes de podermos participar dos Mistérios.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Então, na verdade, não existe destino, porque, por definição, destino é uma fatalidade à qual, supostamente, estão sujeitas todas as pessoas e todas as coisas do mundo; tudo o que é determinado pela providência; seqüência de fatos supostamente fatais; casualidade; fado; fatalidade; fortuna; sina; sorte; azar. Ora, se nós somos os árbitros da nossa vida, nada disto existe de fato. O que acontece, seja bom, seja não-bom, somos nós que fabricamos, através de causas (pensamentos, palavras, ações e omissões) que produzem efeitos. Somos responsáveis por tudo. A providência não determina lhufas e o inferno nem ninguém têm poder sobre nós. Ponto final.

2. Na realidade, o Caminho é interminável e o fim é inalcançável, pois, da mesma forma que não houve começo, não haverá fim. Então, leia nesta síntese terminará o Caminho como sendo nesta síntese terminará uma etapa vitoriosa do Caminho. (A animação abaixo é simbólica, uma vez que as cores das diversas etapas do interminável Caminho vão se alterando.)

 

 

 

 

Música de fundo:

Fidelity

Fonte:

http://www.cumbriafreemasons.org/music.asp

 

Páginas da Internet consultadas:

https://giphy.com/

https://www.shareicon.net/

https://www.researchgate.net/

https://www.istockphoto.com/br

https://www.pinterest.co.uk/

https://www.newgrounds.com/

http://www.mire-exp.org/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.