Minhas
proposições elucidam desta maneira: quem me entende acaba
por reconhecê-las como contra-sensos, após ter escalado através
delas, por elas e para além delas. Deve, por assim dizer, jogar fora
a escada após ter subido por ela. Deve sobrepujar estas proposições,
e, então, verá o mundo corretamente.
Todo
signo, sozinho, parece morto. O que lhe confere vida? Ele está vivo
no uso. Ele tem em si o hálito da vida ou é o uso o seu hálito?
Filosofar
é como tentar
descobrir o segredo de um cofre: cada pequeno ajuste no mecanismo parece
levar a nada. Apenas quando tudo entra no lugar a porta se abre.
A
maioria das proposições e das questões que foram escritas
sobre assuntos filosóficos não é falsa, mas desprovida
de sentido. Por este motivo, não podemos absolutamente responder
às questões deste gênero, mas apenas estabelecer que
são desprovidas de sentido. O sentido do mundo deve ser encontrado
fora do mundo. No mundo, todas as coisas são como são e se
produzem da forma que se produzem: não existe valor nele, e, caso
houvesse algum, este não teria valor. Uma resposta que não
pode ser exprimida supõe uma questão que tampouco pode ser
exprimida. O enigma não existe. Se uma questão pode ser inteiramente
colocada, ela pode também encontrar a sua resposta.1
Filosofia
é a batalha entre o encanto de nossa inteligência mediante
a linguagem.
O
que eu sei sobre Deus e o sentido da vida? Eu sei que este mundo existe.
Sobre
esse período na Noruega: Tenho a impressão de ter
conseguido trazer à luz as ondas de pensamento que estavam confinadas
dentro de mim.
Sentimos
que, mesmo depois de serem respondidas todas as questões científicas
possíveis, os problemas da vida permanecem completamente intactos.
O
mundo é a totalidade dos fatos, não das coisas.
Com
relação a fatos e proposições há somente
valor relativo.
Tudo
o que dizemos sobre o absolutamente milagroso carece de sentido.
O
mundo é tudo o que acontece.
Se
as pessoas nunca fizessem coisas bobas, nada de inteligente jamais seria
feito.
Eu
não sei porque estamos aqui, mas eu tenho certeza de que não
é [apenas] para
nos divertirmos.
Nunca
se mantenha nas alturas estéreis de esperteza, mas desça para
os vales verdes da simplicidade.
Nada
é tão difícil quanto não enganar a si mesmo.
Como tudo, a harmonia metafísica
entre o pensamento e a realidade pode ser encontrada na gramática
da linguagem.
Uma das representações
mais enganosas da linguagem
é o uso da palavra 'eu'.
Bela
Lugosi (1882 – 1956)
Um
filósofo que não participa de discussões filosóficas
é como um boxeador que nunca entra no ringue.
É
apenas uma hipótese se o Sol nascerá
amanhã.
Isto significa que nós não podemos ter certeza de que ele
irá nascer amanhã.
Toda
a concepção
moderna do mundo tem como fundamento a ilusão de que as chamadas
Leis da Natureza sejam as explicações dos fenômenos
naturais.
Que
o mundo é meu mundo revela-se no fato de os limites da linguagem
(da linguagem que apenas eu compreendo) significarem os limites do meu mundo.
Eu
sou o meu mundo – o microcosmo.
Todas
as proposições têm igual valor.
O
que se pode em geral dizer pode [e
deve] ser dito claramente; e devemos nos calar sobre aquilo que
não se pode falar.
A totalidade dos fatos determina
o que é o caso e tembém tudo o que não é o caso.
A
Ética é a investigação sobre o valioso ou sobre
aquilo que realmente importa. A Ética é a investigação
sobre o significado da vida ou daquilo que faz com que a vida mereça
ser vivida ou, ainda, sobre a maneira correta de viver.
A
morte não é um acontecimento da vida. A morte não pode
ser vivida. Caso se compreenda por eternidade não uma duração
temporal infinita, mas a intemporalidade, quem vive no presente é
quem vive eternamente. A nossa vida é tanto mais sem fim quanto mais
o nosso campo de visão não tem limites.
A
linguagem disfarça o pensamento. E principalmente de tal forma que,
segundo a forma exterior da roupagem, não é possível
concluir sobre a forma do pensamento disfarçado, porque a forma exterior
da roupagem visa a algo bem diferente do que permite reconhecer a forma
do corpo. Os arranjos tácitos para a compreensão da linguagem
quotidiana são de uma enorme complicação.
A
solução do enigma da vida no espaço e no tempo encontra-se
fora do espaço e do tempo.
Os
fatos pertencem todos apenas quanto ao problema, não quanto
à sua solução.
Que
bom que não me deixo influenciar!
Está
na moda enfatizar os horrores da guerra. Eu não a acho assim tão
horrorosa. A guerra é tão horrível quanto diversas
coisas que acontecem ao nosso redor todos os dias, se ao menos temos olhos
par vê-las.
O
conhecimento é uma ilha cercada por um oceano de mistério.
Prefiro o oceano à ilha.
A
Lógica não é uma doutrina, é um espelho cuja
imagem é o mundo. A Lógica é transcendental.
O
sentido da vida só pode ser a própria vida.
Ao
buscar o sentido de uma palavra, não olhem para dentro de vós.
Olhem para a utilização desta palavra no contexto da vossa
vida.3
Humor
não é um estado de espírito, mas uma visão de
mundo.
Nenhum
enunciado de fato pode ser nem implicar um juízo de valor absoluto.4
Algumas
vezes, uma frase pode ser entendida apenas se for lida no tempo [no
sentido musical] certo. Minhas frases devem todas ser lidas devagar.
É
enormemente difícil encontrar o caminho até o centro. Ele
avança via novos exemplos e novas comparações. Os banais
não o mostram.
Ao
filosofar, não podemos exterminar uma doença do pensamento.
Ela deve seguir seu curso natural, e a cura lenta é a que é
importante.
Constantemente, ouvimos que a Filosofia
não progride, que estamos ainda ocupados com os mesmos problemas
filosóficos que os gregos. Aqueles que dizem isso, todavia, não
entendem por que isto é assim. É porque nossa linguagem tem
permanecido a mesma e continua nos seduzindo a fazer as mesmas perguntas.
Enquanto houver um verbo “ser” que parece que funciona do mesmo
modo como “comer” e “beber”, enquanto houver os
adjetivos “idêntico”, “verdadeiro”, “falso”,
“possível”, enquanto falarmos de uma corrente do tempo
e da expansão do espaço etc., as pessoas continuarão
tropeçando nas mesmas dificuldades enigmáticas e admirando
algo que nenhuma explicação parece ser capaz de clarificar.
Em cada cultura, me deparo com um
capítulo intitulado 'Sabedoria'. E, então, eu sei exatamente
o que se seguirá: 'Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.'5
O
rosto é a alma do corpo.
Há
observações que semeiam e observações que colhem.
Expressar
uma palavra é como golpear uma nota no teclado da imaginação.
Há
uma tragédia quando uma árvore, em vez de dobrar, quebra.
Uma
nova palavra é como uma semente fresca
semeada no chão
de uma discussão.
Para um homem verdadeiramente religioso
nada é trágico.6
Descansar
sobre os louros é tão perigoso quanto descansar quando você
está andando na neve. Se você cochilar, poderá morrer
de frio.
Muitas
vezes, fazemos uma simples observação, e só muito tempo
depois nos damos conta de o quanto era verdadeira.7
A
Filosofia é uma batalha contra o feitiço da nossa [des]inteligência
por meio da linguagem.
No frigir dos ovos, o conhecimento
está baseado no reconhecimento
[ou seja: é quando
a manteiga chia].
Proposições
mostram o que eles dizem. Tautologias e contradições demonstram
que eles não dizem nada.
A
lógica do mundo é, antes de tudo, a verdade e a mentira.
Alguém
que sabe demais acha difícil não mentir.8
O
mundo é independente da minha vontade.
Um
trabalho filosófico
sério e bom
poderia ser escrito inteiramente composto de piadas.
O
inferno não são os outros.9
O inferno é você mesmo.
Pelo
amor de Deus, não tenha receio de falar besteiras! Mas preste atenção
ao seu sentido.
Os
problemas não serão resolvidos com novas informações,
mas, organizando as
informações
que já temos desde há muito.
Estou
convencido de que só se formos úteis para outras pessoas,
é que, no final, encontraremos o Caminho para Deus.
Eu
ajo com completa certeza. Mas esta certeza é minha.
O
que é preocupante é a tendência de acreditarmos que
a nossa mente é como um pequeno homem que está dentro de nós.
É
um dogma da Igreja de Roma que a existência de Deus
pode ser provada pela razão natural. Agora, para
mim, este
dogma torna impossível que eu me torne um católico romano.
Se eu pensasse em Deus como um outro ser como eu, mas fora de mim e infinitamente
mais poderoso, então, eu consideraria como meu dever desafiá-Lo.
O
mundo dos felizes é muito diferente do mundo dos infelizes.
Imaginar
uma linguagem é imaginar um modo de vida.
Se
alguém não estiver disposto a mergulhar em si mesmo, porque
isto é muito doloroso, permanecerá superficial...
O
enigma não existe.
Se,
na vida, estamos cercados pela morte, na saúde do nosso intelecto,
estamos rodeados pela loucura.
Este
tipo de coisa tem que ser interrompido. Filósofos ruins são
como senhorios de favelas. O meu trabalho é colocá-los fora
do negócio.
Ética
e Estética são uma coisa só.
No
centro de toda crença bem fundada reside uma crença que é
infundada.
O
desconforto em Filosofia aparece, pode-se dizer, ao se olhar a Filosofia
erroneamente, ao vê-la de modo incorreto, como se fosse dividida em
faixas longitudinais (infinitas) em vez de faixas transversais (finitas).10
Nunca
chegamos ao fim do nosso Trabalho, pois ele não tem fim.
O
Idealismo,11
se concebido com rigor, leva ao Realismo.12
É
claro
que eu quero
alcançar a perfeição!
Últimas
palavras de Ludwig
Wittgenstein:
— Diga a
eles que vivi uma vida maravilhosa.
Digam
a Todos...
Digam
a todos que vivi
o melhor
que eu pude.
Mas,
aqui, neste ataúde,
eu me
pergunto: Morri?
Divulguem
que sonhei
um sonho
incompletado.
E, bafunto
encabulado:
não
me tornei meu Rei.
Com
certeza, voltarei
para
acabar o serviço,
e não
haverá enguiço
que me
afaste da Lei.
Lágrimas
sangradas
não
lavaram as dolores
nem tingiram
as colores.
Não
há duas estradas!
A
Caminhada é uma só,
para
o seixo, para a areia,
para
o chulé, para a meia,
para
a galáxia, para o pó!
–
devagarzinho,
tropeçando,
deslizando
e levantando –
nós
haveremos de ancorar.