O Louco do Bem

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

studar anos a fio

pode ajudar um pouco.

Mas, para encontrar o Fio

é preciso ser um Louco.

 

ão sentirá o Arrepio

aquele que for amouco

e prestar culto ao sombrio.

É preciso ser um Louco.

 

endita e Santa Loucura

que acalma, Illumina e Cura

todas as desesperações.

 

endita e Santa Loucura

que guia à Santa Alvura

os famintos Corações.

 

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

I've Got the World on a String (Ted Koehler & Harold Arlen)

Fonte:

http://www.wilstar.net/jukevicfontaine.htm

 

O Fio de Ariadne — Segundo a mitologia grega, um jovem herói ateniense chamado Teseu ao saber que sua cidade deveria pagar a Creta um tributo anual composto de sete rapazes e sete moças para serem entregues ao insaciável Minotauro – que se alimentava de carne humana – solicitou para ser incluído dentre eles. O Minotauro [monstro mitológico metade touro e metade homem] vivia em um labirinto constituído de salas e passagens intrincadas do palácio de Knossos, cuja construção é atribuída ao arquiteto ateniense Dédalo. Ao chegar a Creta, Teseu conheceu Ariadne – filha do Rei Minos – que logo se apaixonou por ele. Ariadne, resolvida a salvar Teseu, pediu a Dédalo a planta do palácio. Ela acreditava que Teseu poderia matar o Minotauro, mas não saberia como sair do labirinto. Ariadne deu um novelo [de lã] a Teseu recomendando que o desenrolasse à medida que entrasse no labirinto – onde o Minotauro vivia encerrado – para depois poder encontrar a saída. Teseu usou essa estratégia, matou o Minotauro e, com a ajuda do Fio de Ariadne, encontrou o caminho de volta. [Retornando a Atenas levou consigo a princesa. Mas, depois de deixarem Creta, Teseu, obedecendo ordens de Atena, abandonou Ariadne na Ilha de Naxos.]

Por último, seria interessante refletir no simbolismo psicológico do feminino associado a este mito, pois pode muito bem explicar a libertação da mulher do papel de eterna filha e prisioneira do pai.

Por outro lado, simbolicamente, somente os que possuem o Fio de Ariadne é que conseguem encontrar a saída; mas, misticamente, é preciso, primeiro, encontrar o Santo Fio para, então, poder alcançar o Portal Interior. Assim, o Fio de Ariadne simboliza também o (re)encontro do ser-aí com a sua essência espiritual. A Escada que permite subir é a mesma que permite descer.

Fonte da revisitação do mito:

http://paginas.terra.com.br/
educacao/cdproinfo2001/fioariadne.html