LOGOS, MANTRAM, MAGIA

 

Uma contribuição de
Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

 

Dr. Arnold Krumm-Heller
(Mestre Huiracocha)

 

 

 

Este estudo é uma síntese fragmentária da obra Logos, Mantram, Magia de autoria do Dr. Arnold Krumm-Heller (16 de abril de 1876 – 19 de abril de 1949), médico, ocultista, maçom e fundador da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA), uma tradicional Ordem Iniciática que atua particularmente nos países de fala hispânica e no Brasil. Quando esteve no Peru, Krumm-Heller assumiu o nome de Mestre Huiracocha, como passou a ser conhecido nos meios esotéricos e iniciáticos.

 

A FRA é uma dessas venerandas e augustas Fraternidades que, como tantas outras, visa a Servir à Grande Obra, a orientar os que aspiram a um abrigo de Paz e a irradiar Pensamentos de Luz, para dissipar as trevas, a fim de iluminar o Caminho Correto.

 

No Brasil, a FRA foi fundada em 27 de fevereiro de 1933, em São Paulo, e, posteriormente, em 27 de julho do mesmo ano, no Rio de Janeiro – então capital do País – foi instalado um segundo Ramo da FRA. Foi a irmã Raquel Prado, ilustre escritora, Iniciada em São Paulo, que estando no Rio de Janeiro, procurou pelo seu amigo, o Dr. Domingos Magarinos, com quem firmou o compromisso de trazer o Mestre Giuseppe Cagliostro Cambareri – discípulo e representante do Soberano Grão Mestre Dr. Krumm-Heller – ao Rio para aqui fundar outro Ramo da FRA. Cambareri convidou e trouxe de São Paulo o irmão Joaquim Soares de Oliveira para secretariar a ata de fundação da Fraternitas Rosicruciama Antiqua.

 

O Dr. Arnold Krumm-Heller, ainda moço, viajou ao México onde tinha familiares por parte de mãe. Estudou Ciências Naturais e Medicina na Alemanha, na França, na Suíça e no México, onde, mais tarde, como Coronel Médico, serviu no Exército do Presidente Madero. Posteriormente, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Mexicana. Casou-se no Chile, onde viveu por algum tempo. Além de Comendador Mundial da FRA, Krumm-Heller foi Arcebispo Supremo da Igreja Gnóstica e Mestre Maçom 3º-33º-97º. Também alcançou os últimos graus da OTO e da AA.

 

Quando sua genitora faleceu, buscou lenitivo no seio do Espiritismo, e tal foi seu entusiasmo que fundou uma revista para difundir a doutrina espírita. Esta revista lhe proporcionou diversos contatos com publicações esotéricas e com diversas pessoas no âmbito do espiritualismo e da Alta Iniciação, como foi o caso, por exemplo, de Aleister Crowley, de Theodor Reuss e de Harvey Spencer Lewis. Mas, acabou se afastando do espiritismo, suspendendo a publicação da revista e buscando novos conhecimentos com os Mestres do Velho Mundo. Pertenceu a várias Ordens, obteve, como visto acima, os mais altos graus da Maçonaria (inclusive a de Memphis-Misrain) e reorganizou a Fraternidade Rosa-Cruz na Espanha. Por esta última grande realização, o Illuminado Mestre Rakoczi lhe conferiu o título de Soberano Grande Comendador de um Ramo da Fraternidade, que o Mestre Huiracocha registrou com o mundialmente conhecido nome de Fraternitas Rosicruciana Antiqua.

 

Finalmente, informo que este estudo fragmentário está incompleto. Se você desejar ler o texto integral, poderá baixá-lo clicando AQUI.

 

 

 

Logos, Mantram, Magia
(Síntese Fragmentária)

 

 

 

Os estóicos admitiam que a Linguagem não havia sido uma criação arbitrária, mas um produto da Natureza.

 

Em tempos remotos, deve ter havido uma Linguagem Arcaica, Universal, Única e comum a todos, que já não existe mais na consciência do Eu, porém, que ainda tem realidade efetiva na parte subconsciente do Eu Interno. Por esta circunstância, todas as Sociedades Iniciáticas sustentam que o descobrimento desta Linguagem constitui o único caminho para se poder chegar à Verdade.

 

Linguagem deve ser entendida como uma manifestação de poder (energia vibratória), segundo a qual se manifesta uma força interior que irradia para o exterior. Todas as coisas da Natureza têm a sua linguagem peculiar. E assim, cada entidade pode se expressar justamente em seu modo ser.

 

Um Estado... Uma Letra... Várias Letras... Uma Sílaba... A Palavra…

 

 

AUM

 

 

A linguagem humana – que une a alma do primeiro homem com a alma do último homem, pois é o veículo de expressão entre homem e homem, entre razão e razão e entre alma e alma difere da Linguagem Primordial, pelo motivo de que a primeira é a manifestação de forças intelectuais e espirituais, e a segunda é interna, invisível e secreta. A Linguagem Primordial provém de causas transcendentais que só o transcendental poderá encontrar.

 

As mais antigas tradições ensinam que os homens primitivos se relacionavam consistente e constantemente com alguns seres celestes chamados Elohim (ALHIM). Todavia, os ensinamentos dos Elohim nunca se perderam completamente, pois Eles continuam a se comunicar com alguns Iniciados, por intermédio desta Linguagem Primordial. Entretanto, para a maioria da Humanidade, que abandonou o Caminho da LLuz e, por seu materialismo, se afastou da Divindade, a percepção da influência destes Seres Celestiais e as Comunicações Elohínicas passaram a se fazer como que por um raio torcido, ou seja, por uma espécie de refração oblíqua, e não por radiação direta da Divindade.

 

Todas as formas desde o mineral mais elementar até a flor mais perfumada ao homem de inteligência mais genial – são letras vivas de um grande Alfabeto Universal.

 

Tão-somente pelo Logos poderá o homem se unir outra vez ao seu Deus.

 

Para aquele que aprender a pronunciar corretamente o Santo Nome de Deus – o maior segredo que possa existir – o Céu se lhe abrirá, e a comunicação com o Mundo Astral, com os Mestres Ascensos e com os Elohim será restabelecida.

 

Cristo é a força mediadora do Universo, e o Zodíaco com os seus doze signos – os discípulos.1

 

Não há enfermidades; há enfermos. Cada caso clínico é diferente, distinto e depende de uma diátese2 personalíssima do indivíduo, que exige, por isto, um diagnóstico ímpar.

 

O verdadeiro médico deve considerar e ter presente as duas constituições básicas do ser humano: a material e a espiritual – dualidade constitucional que, para os Rosacruzes, forma um só conjunto, um só corpo.

 

 

 

 

O  carro usado por Sua Santidade custou um milhão de liras e, realmente, é um objeto artístico que vale a pena ser admirado quando você vai a Roma; mas, imediatamente, nos lembramos do jumento que Jesus usou para entrar em Jerusalém.3 Assim é o mundo de hoje. Todas as religiões se tornaram um negócio, ainda que toda religião tenha un lado gnóstico e um fundo esotérico.

 

A KaBaLa colocou na primeira palavra bíblica – BeREShITh4 um poder imenso!

 

Em a Natureza, são encontradas sempre duas tendências opostas, que combatem entre si, resultando desta contenda a Força. Há sempre um lado positivo e um negativo, um masculino e um feminino, uma força que estimula e outra que debilita.

 

O Logos é o Líquido que produz a Linguagem.

 

Tudo tem a sua aura peculiar e a sua irradiação áurica específica, e este princípio também se cumpre na ação das palavras proferidas. Quando um homem avançado pronuncia uma palavra, observamos imediatamente que a aura da palavra mencionada se expande e se propaga.5

 

 

Auras

 

A imaginação volitiva criadora é a Chave Esotérica para transladar à consciência objetiva todos os processos subconscientes.

 

 

 

 

A letra X é formada por duas barras, indicando com seu ponto central quatro caminhos, quatro sendas distintas, que não são outra coisa do que os Quatro Elementos, as quatro direções da vida.

 

M é o círculo e o compasso – o símbolo da evolução e da involução, e estas se vivem internamente e sobre isto não se pode escrever.

 

Então, soou a Hora... O Primeiro Dia... o Primeiro 'Fiat'... A Palavra que a tudo precede… o Alfa [ALePh] que tudo inicia… A Energia Espermática que tudo encarna… O Verbo [Verbum Dimissum et Inenarrabile] de Deus...

 

Sobre a reconquista da Suprema Linguagem Primordial está baseada toda a Iniciação. Nesta Linguagem radicam a conexão, o caminho e a comunicação com os Mundos Invisíveis. Nesta Linguagem de LLuz está a síntese de todos os mistérios intelectuais e físicos. Esta Linguagem é o Poder dos Poderes. O ALePh deste Sagrado Idioma é o Divino Logos – o Crestos. O Nônuplo Caminho para se alcançar esta Linguagem de LLuz é:

 

 

 

Assim como os diferentes graus de Maçonaria estão sintetizados no primeiro, da mesma forma no YOD estão contidos todos os atributos do HE-VAV-HE  [IEVE].

 

 

 

 

Estrela Matutina —› Sol.

 

A única maneira de alcançar a meta é pelo uso dos mantras, pela oração e pelo despertamento das secreções sexuais.

 

Para aqueles que bebem do Vinho Sagrado, mais além do tempo, seu sabor florescerá e sua taça se tornará plena. Mas, que não seja derramada sequer uma gota deste Bálsamo da Vida.

 

A letra YOD —› Y.

 

 

 

 

Só devem Viver aqueles que sabem pronunciar o Nome de Deus; os demais, que não conhecem a Linguagem, devem perecer.

 

A Linguagem —› A Palavra [hoje, perdida] —› O Logos.

 

Sem a Linguagem dos Deuses —› Ignorância.

 

Fogo... LLuz... Cada um deverá procurar por si mesmo a Linguagem esquecida...

 

O homem não descende dos monos, como Darwin acreditava; mas, os monos, sim, descendem de nós.

 

Cada corpo é o símbolo de uma força sutil e invisível análoga a ele e que vive dentro dele como o sal vive diluído imperceptível na água que o contém.

 

 

Dissolução de sal (NaCl) em água (H2O)

(NaCl) + H2O —› Na+(aq) + Cl-(aq)    H = - 0,9 kcal/mol

 

Todas as línguas expressam fases, reflexos, atributos e qualidades das coisas, mas não sintetizam a Coisa-em-si.

 

A linguagem não é outra coisa do que as expressões instrutivas e explicativas da Linguagem Primordial – o 'Verbum Divinum'. E assim, entre todas, a linguagem mais perfeita será aquela que mais se aproxime da Linguagem Primordial Natural a Mãe Primitiva.

 

À medida que o homem foi se afastando da Unidade, esta Linguagem Primordial silenciosa e perene foi se obscurecendo, e enquanto a linguagem humana ganhava palavras perdia em espiritualidade.

 

Razão Pura ‹—› Deus.

 

É com o Alfabeto da Linguagem Primordial que são formados os Mantras, mediante os quais é possível entrar em contato com os Mundos Suprafísicos, chamados de Mundos Invisíveis.

 

 

OM MANI PADME HUM6

 

Pela Lei Natural, só o espírito pode se unir ao espírito e as forças às forças.

 

Só pela LLuz é que o nosso Eu Divino poderá se comunicar com Deus, e o verdadeiro segredo radica na imitação de Deus.7

 

Só pela Iniciação poderá ser compreendida a Divina Linguagem.

 

A Criação foi obra de uma cadeia de forças Elohínicas – instrumentos ativos da Divindade.

 

A Natureza se vale sempre de meios iguais para produzir efeitos iguais.

 

 

 

 

A evolução do mundo pode ser estudada mediante a compreensão do desenvolvimento do embrião humano, e ele nos dá a Chave do Logos.

 

Tomás de Aquino (1225 – 1274) descreveu que o nascimento é tríplice, ou seja, que nascemos três vezes: da eternidade, da mãe e do Coração (aeæternalis ex patre, temporalis ex matre, spiritualis ex Corde).

 

Ernst Heinrich Philipp August Haeckel (1834 – 1919), em um momento de clarividência, disse que a Ontogenia8 é uma recapitulação da Filogenia.9 Isto é: o processo de criação de um ser humano é igual à criação Mundo.

 

O mistério de Cristo é o mistério Rosa+Cruz.

 

A Palavra (ou o Logos) não é uma boca que fala; mas, ouvido que ouve e olho que vê nas entrelinhas.

 

No início, havia apenas treze homens e catorze mulheres. Destes vinte e sete descenderam todos os homens.

 

13  +  14  =  27

27   2  +  7  =  9

13   1  +  3  =  4

14    1  +  4  =  5

4  +  5  =  9

 

Nihil novum sub Sole. [Não há nada de novo sob o Sol]. Nihil novi sub Luna. [Não há nada de novo sob a Lua]. Nihil novum super Terram. [Não há nada de novo sobre a Terra].

 

Felix qui potuit rerum cognoscere causas. Feliz aquele que pôde conhecer as causas das coisas.

 

 

 

Eu Digo Assim

 

 

 

Dores pelas ignorâncias...

Carma pelas aberrâncias...

Inquietações alfridárias...

Compensações necessárias.

 

A Linguagem esquecida...

A Palavra [que foi] Perdida...

O renascer e o remorrer...

O Morrer para, enfim, Viver.

 

E, um dia, então, liberdade

e, aí, super-hominalidade.

Será o fim do contratempo.

 

Pela Palavra reencontrada,

a estrada se fará Estrada.

E o tempo será Tempo!

 

 

 


 

 

______

Notas:

1. Simão: Signo de Áries; Judas Tadeu: Signo de Touro; Mateus: Signo de Gêmeos; Filipe: Signo de Câncer; Tiago Menor: Signo de Leão; Tomé: Signo de Virgem; João: Signo de Libra; Judas Iscariotes: Signo de Escorpião; Pedro: Signo de Sagitário; André: Signo de Capricórnio; Tiago Maior: Signo de Aquário; e Bartolomeu: Signo de Peixes.

 

 

L'Ultima Cena

L'Ultima Cena – Leonardo da Vinci (1452 – 1519)

 

 

2. Diátese (do grego, diathesis) = predisposição de um indivíduo para determinadas doenças ou afecções.

3. Aqui, me lembrei de George Gordon Byron, 6º Barão Byron (22 de janeiro de 1788 – 19 de abril de 1824), mais conhecido como Lorde Byron: Os espinhos que colhi são os frutos da árvore que plantei. A Igreja Católica pode dar uma de choramingas e reclamar que está a perder aderentes? Eu mesmo respondo: não pode. Fez e continua fazendo o que pode e o que não pode para afastar as pessoas da Religião Católica. E tudo começou, devagarinho, muito lá atrás, quando se afastou do Cristianismo Gnóstico e das Doutrinas Esotéricas ensinadas por Jesus, o Cristo. E aí nasceram o luxo e a riqueza da corte papal, em franco descompasso com a humildade e a misericórdia, tudo misturado com o autoritarismo secular.

4. A primeira frase do Gênesis é: BeREShITh BaRA ELOHIM. BeREShITh – que, simbolicamente, significa No começo – equivale às cifras 2–200–1–300–10-400. Estas seis cifras simbolizam as seis forças cósmicas que presidiram a obra, ainda inconclusa, dos seis dias. Este saber também se encontra expresso no Hexagrama de Salomão. BaRA – que significa Criar (no sentido de concepção mental da criação) – possui as cifras 2-200-1. No começo criou Elohim. Sobre a palavra Elohim (ALHIM) duas observações devem ser feitas: sua terminação IM indica caráter plural (AL e ALH) e expressa precisamente Justiça Divina. Tanto BeREShITh quanto BaRA começam com a letra BET, cujo valor aritmológico é 2 (dois), idêntico a duplicar. Dois alcança sua diferenciação máxima em RESh (200), para depois ser reintegrado novamente na Unidade (1) – ALeF. Só para aquele que ainda vive no nível 2-200 esta possibilidade não foi sentida. E assim, o Universo, como natureza naturada, terá que volver à consciência da Unidade. Por outro lado, ao se dividir BeREShITh em BeRE e ShITh, BeRE contém as cifras 2-200-1, semelhante a BaRA (ou seja, BRA), que somadas dão 203. A adição teosófica produz 5, valor aritmológico da letra HE, símbolo da Vida Absoluta – primeiro HE de IEVE – (há ainda uma correspondência direta entre a letra HE e o hieróglifo egípcio representado por um pequeno homem de pé com os braços abertos em sinal de plena vida). Já ShITh contém as cifras 300-10-400, que somadas equivalem a 710, que significa repouso. Movimento – repouso. BeREShITh. 710, em outra dimensão, equivale teosoficamente à letra HeT (8), que pretende simbolizar a existência elementar e protoplástica, estando associada ao sentido da visão e à mão direita do corpo humano. Exprime, sob outra ótica, a idéia de equilíbrio (trabalho e ação moral e legislativa). Ainda, por outro ângulo, as cifras 300-10-400 contêm implicitamente as cifras 3 e 4 (homem e mulher), cuja culminação acontecerá em 5 (ou 500). Por isto, quando o tempo se houver cumprido, quinhentos haverá de ser realizado, ou em outros termos, 1-2-1, ou ainda, ABR.......A. A soma teosófica das cifras de BeREShITh conduz ao número 913, que, por adição, é igual a 13, e, posteriormente, reduz-se a 4. 13 está associado a MeM, décima terceira letra do alfabeto hebreu, e 4 é o Valor Externo da letra DaLeT. Ambas as letras têm um sentido complementar que envolve os conceitos de maternidade, de fecundidade, de passividade, de abundância, de nutrição e de divisão. Tanto MeM quanto DaLeT representam o segundo ponto do triângulo, ou, o segundo cateto do Triângulo Retângulo do Teorema de Pitágoras (3, 4, 5). E assim, a descontinuidade não se perde (ou perderá) em uma progressiva e indefinida divisão, eis que, o limite da expansão diastólica da Consciência sob a forma de Nous são os elétrons (positivos e negativos), que a Física contemporânea decidiu denominar de Bóson (ou Bosão) de Higgs – partícula elementar bosônica, prevista pelo Modelo Padrão de Partículas, teoricamente surgida, segundo a Física, logo após o Big Bang, e que, fora da comunidade científica, é mais conhecida como God Particle (Partícula de Deus). O fato concreto é que, com Bóson ou sem Bóson, com Big Crunch (Grande Colapso) ou sem Big Crunch, tudo haverá de retornar ao Um. Prâlâya. Depois, novo Mânvântâra. Indefinida e ilimitadamente. Seja como for, se quisermos admitir a existência de um Big Bang, poderemos, pois não muda nada o que, ciclicamente, sempre foi, é e sempre será, desde que não o consideremos nem como o primeiro, nem como o último, nem, muito menos, como um capricho-solidão da Divindade. Abaixo, apresento uma concepção meramente artística e pictorial de como poderá ter sido o Big Bang, seguido de como poderá vir a ser o Big Crunch, mais ou menos como pensam os físicos contemporâneos. Eu, particularmente, penso que não seja assim, pois, a aceitar este modelo simplório, tudo seria, salvo melhor juízo, reduzido a apenas uma interação de forças físicas – forças fortes, forças eletrofracas (eletromagnéticas e nucleares fracas) e força gravitacional – o que, misticamente, é inconcebível.

 

 

Big Bang seguido do Big Crunch

 

 

A KaBaLa, portanto, primeiramente, ensina que o homem (microcosmo) é a representação exata do Universo (Macrocosmo), e é composto por três elementos essenciais, que se sintetizam na unidade do ser. Esse conceito pode ser esquematicamente representado por três pontos (triângulo eqüilátero) desenvolvidos dentro de um círculo.

 

 

 

 

5. Por isto, com as palavras, todo cuidado é pouco, pois elas tanto poderão transmutar e curar, como poderão causar aflição e até matar. Mas, mais importante do que as palavras são os pensamentos, que vêm antes, e são, como que, os veículos impulsores das palavras. Enfim, como ensina Krumm-Heller: As palavras atuam não só pelo significado que guardam como expressão do pensamento, mas porque impressionam e modificam o Plano Astral com seu impulso vibratório, deixando nele um vestígio benevolente ou malévolo.

6. OM MANI PADME HUM é um dos Mantras do Budismo. É o Mantra do Bodhisattva da Compaixão – Avalokiteshvara. Resumidamente, OM fecha a porta para o sofrimento de renascer por causa do orgulho; MA fecha a porta para o sofrimento da inveja; NI fecha a porta para o sofrimento do desejo (querer); PAD fecha a porta para o sofrimento da ignorância; ME fecha a porta para o sofrimento da ganância; e HUM fecha a porta para o sofrimento derivado da raiva ou do ódio.

7. Eis alguns conselhos de Tomás de Kempis (1379 ou 1380 – 1471) em sua obra A Imitação de Cristo: 1º) desprezo pelas vanidades do mundo; 2º) prudência nas ações; 3º) resistência às paixões; 4º) evitamento de conversações supérfluas; 5º) rejeição à inclinação para os maus costumes; 6º) repulsão aos maus pensamentos e às tentações; 7º) afastamento do juízo temerário; 8º) exercício da caridade sem nada desejar para si mesmo; 9º) tolerância e paciência; 10º) amorosidade ao silêncio.

8. Ontogenia (ontogênese) = desenvolvimento de um indivíduo desde a concepção até a idade adulta.

9. Filogenia (filogênese) = história evolutiva de uma espécie ou de qualquer outro grupo taxonômico.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://wastetimepost.com/bf8caf6532a/
animated%20mechanisms

http://www.culturabrasil.org/imitacao.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Om_mani_padme_hum

http://www.yowangdu.com/tibetan-buddhism/
om-mani-padme-hum.html

http://portuguesbrasileiro.istockphoto.com/
stock-photo-201704-mind-over-matter.php

http://media.photobucket.com/image/earth%20
animated/Silmefea/animated_earth3.gif?o=13

http://heiwaki.wordpress.com/2010/09/27/
fotografia-kirlian-uma-ciencia-de-vanguarda/

http://desmistificacao.blogspot.com.br/
2010/07/fotografia-kirlian.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7
a#A_f.C3.ADsica_contempor.C3.A2nea

http://pt.wikipedia.org/wiki/
For%C3%A7a_eletrofraca

http://physicsact.wordpress.com/
2007/11/02/134/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
B%C3%B3son_de_Higgs

http://illusionuniverse.com/
picture-Double_running_man.php

http://entretenimento.r7.com/blogs/giuseppe
-oristanio/2012/04/15/leonardo-da-vinci/

http://esquinadoinferno.blogspot.com.br/2008/
09/arnold-krumm-heller-vm-huiracocha_23.html

http://forum.gnosisonline.org/
viewtopic.php?f=7&t=342

http://ebookbrowse.com/gdoc.php?id=3579228
91&url=2ac6c2198e91af8779e66d453e81194b

http://eruizf.com/biblioteca/r_c/arnold_krumm_heller
/arnold_krumm_heller_logos_mantram_magia.pdf

http://fatimasoares-mestremorya.blogspot.com
.br/2009/04/os-signos-dos-discipulos.html

http://www.florijane.com/Antigo%20Site/
os_doze_apostolos_e_os_simbolos_.htm

 

Música de fundo:

Ellens Dritter Gesang (Ave Maria)
Composição: Franz Peter Schubert
Interpretação: Andrea Bocelli

Fonte:

http://pt.dilandau.eu/baixar-mp3/
ave-maria-andrea-bocelli-1.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.