LOBRUX

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Por 'bestincultura'1, já calcinamos homens,

por 'religiozarmos'2 que eram

Por agnosia3, também já torramos feiticeiras,

tachando-as, até, com a pecha de rameiras.

 

 

Ah!, se conhecêssemos a hipertricose,4

e se, em antanho, outra fosse a gnose!

Ah!, se conhecêssemos a cravagem,5

teria sido menor a maldade-sacanagem!

 

 

............................................................

 

 

Mata! Mata! Mata! Degola! Degola! Degola!

Torra! Torra! Torra! Esfola! Esfola! Esfola!

Quero ver chorar, ranger, padecer e sangrar.

 

 

E assim, ensanguinhou por toda a Idade Média

– intervalo negro de comédia e de tragédia.

 

 

 

A Tortura da Bruxa

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. 'Bestincultura' = besta-fera (ou bicha-fera) + incultura.

2. 'Religiozarmos' = Futuro do subjuntivo ou infinitivo flexionado do verbo-neologismo 'religiozar' —› mistura fedorentérrima de religião de merda com fanaticamente (ou fantasticamente) quimerizar.

3. Agnosia estupidificante e marca roscofe.

4. Hipertricose (ou politricose) é um termo médico usado para descrever o excesso de pêlos no corpo humano. É um aumento da pilosidade, localizada ou geral, de caráter genético ou adquirido, que surge em locais normalmente providos de pêlos. A característica principal desta malformação é o crescimento de pêlos finos e claros com aparência de lanugem cobrindo todo corpo, com predominância na face, nas orelhas e nos ombros. A imagem digital abaixo reproduz um quadro de Lavínia Fontana de Zappis (1552-1614), óleo sobre tela, que se encontra no Castelo de Ambras (Innsbruck, Áustria) mostrando a hipertricose universal (hipertricose congênita generalizada lanuginosa), doença que beira a ficção e que acometeu Pedro Gonzalez, nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, em 1556. Como o quadro que retrata a hiperpelugem do senhor Gonzalez encontra-se no Castelo de Ambras, a hipertricose universal tornou-se conhecida como Síndrome de Ambras. Na Idade Média, o infeliz que fosse portador desta doença, se marcasse bobeira e dormisse de touca, era licantropicamente queimado vivo. Pedro Gonzalez, que era peludo mas que de pateta e de licomaníaco não tinha nada, acabou embaixador na corte do Rei Henrique II!

 


Pedro Gonzalez

Hipertricose
Pedro Gonzalez (1556 - ?)

 

 

4. Cravagem é uma doença de certas gramíneas, causada por fungos. Quando seus alcalóides são ingeridos, produzem efeitos alucinógenos e psicodislépticos. No caso do centeio – cravagem do centeio – os alcalóides da cravagem [dos quais é sintetizada a Dietilamida de Ácido Lisérgico – LSD-25 (Lysergsäurediethylamid), particularmente do fungo do centeio Claviceps purpurea] são todos derivados do esqueleto tetracíclico octa-hidro-indoloquinoleico, cujos precursores são o triptofano, o ácido mevalônico e a metionina.

 

 

Cravagem do Centeio – LSD-25

 

 

 

Observação 1:

A animação em flash O Lobisomem foi produzida a partir de uma imagem digital disponibilizada no Website CAMARILLA: UK. Portanto, o autor permanece na plena posse dos direitos autorais da animação. O enderço do Website citado é:

http://www.forsaken.camarilla.org.uk/

 

Observação 2:

A animação em flash A Tortura da Bruxa foi produzida a partir de uma imagem digital disponibilizada no Website ART.COM. Portanto, o autor permanece na plena posse dos direitos autorais da animação. O enderço do Website citado é:

http://www.art.com/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.portalmedico.org.br/
biblioteca_virtual/belas_artes/cap9.htm

http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias
/ano0708/g25_centeio/cc.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/LSD

 

Fundo musical:

Witchcraft (Carolyn Leigh & Cy Coleman)

Fonte:

http://www.lyricplaza.com/midi-music/Frank-Sinatra-208.htm