LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
(Pensamentos, frases e elocuções)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

Este trabalho teve por objetivo colecionar alguns pensamentos, frases e elocuções de Luiz Inácio Lula da Silva, trigésimo quinto Presidente da República Federativa do Brasil, que concluiu seu segundo mandato em 1º de janeiro de 2011.

 

 

 

 

Breve Biografia de Lula

 

 

 

 

 

 

Luiz Inácio Lula da Silva (Caetés, 27 de outubro de 1945), mais conhecido como Lula, é um político e ex-sindicalista brasileiro, que se elegeu e se tornou o trigésimo quinto Presidente da República Federativa do Brasil, exercendo dois mandatos consecutivos, de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011. Lula é o brasileiro que mais vezes se candidatou à presidência da República do Brasil, sendo candidato a Presidente cinco vezes. Em 2006 ultrapassou o jurista, político, diplomata, lobista, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro Rui Barbosa (Salvador, 5 de novembro de 1849 – Petrópolis, de março de 1923), que se candidatou quatro vezes.

 

Com carreira política feita no estado de São Paulo, Lula é o único Presidente do Brasil nascido em Pernambuco. Segundo a revista norte-americana Newsweek, Lula se encontrava no fim de 2008 no 18° lugar das pessoas mais poderosas do mundo, ocupando a liderança do ranking na América Latina. Em lista divulgada pela revista Forbes, em novembro de 2009, Lula foi considerado a 33ª pessoa mais poderosa do mundo. Em ambas as listas, a primeira colocação mundial é ocupada pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

 

Em 2009, foi considerado o homem do ano pelos jornais Le Monde e El País. De acordo com o jornal britânico Financial Times, foi uma das 50 pessoas que moldaram a década pelo seu 'charme e habilidade política' e também por ser 'o líder mais popular da história do país.' Para o Instituto Datafolha, Lula era a personalidade mais confiável dentre uma lista de 27, em pesquisa publicada no primeiro dia do ano de 2010. No Fórum Econômico Mundial de 2010, realizado em Davos, na Suíça, recebeu a premiação inédita de Estadista Global, pela sua atuação no meio ambiente, erradicação da pobreza, redistribuição de renda e ações em outros setores com a finalidade de melhorar a condição mundial. Uma publicação do jornal Haaretz, com sede em Israel, feita em 12 de março de 2010, afirmou que Lula é o profeta do diálogo, por suas intermediações em busca da paz no Oriente Médio. A revista Time figurou Lula como um dos 25 líderes mais influentes do mundo em abril de 2010. Também foi condecorado pela Organização das Nações Unidas como o Campeão Mundial na Luta Contra a Fome e a Desnutrição Infantil. Luiz Inácio Lula da Silva será candidato ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil em 2011.

 

Em 27 de outubro de 2002, Lula foi eleito Presidente do Brasil, derrotando o candidato apoiado pela situação, o ex-ministro da Saúde e então senador pelo Estado de São Paulo José Serra do PSDB. No seu discurso de posse, Lula afirmou: E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho o meu primeiro diploma, o diploma de Presidente da República do meu País. Em 29 de outubro de 2006, Lula é reeleito no segundo turno, vencendo o ex-governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin do PSDB, com mais de 60% dos votos válidos. Após esta eleição, Lula divulgou sua intenção de fazer um Governo de coalizão, ampliando assim sua fraca base aliada. O PMDB passa a integrar a estrutura ministerial do Governo.

 

Na área econômica, a gestão do Governo Lula foi caracterizada pela estabilidade econômica e por uma balança comercial superavitária. O endividamento interno cresceu de 731 bilhões de reais, em 2002, para um trilhão e cem bilhões de reais em dezembro de 2006, diminuindo, todavia a proporção da dívida sobre Produto Interno Bruto. Concomitantemente, a dívida externa teve uma queda de 168 bilhões de reais. Por outro lado, houve incremento na geração de empregos. Segundo o IBGE, de 2003 a 2006, a taxa de desemprego caiu e o número de pessoas contratadas com carteira assinada cresceu mais de 985 mil, enquanto o total de empregos sem carteira assinada diminuiu 3,1%. Já o total de pessoas ocupadas cresceu 8,6% no período de 2003 a 2006.

 

Em 2008, quando o aquecimento da demanda e da atividade econômica nacional já geravam preocupações para o cumprimento das metas de inflação e obrigavam o Banco Central a apertar a política monetária por meio do aumento da taxa básica de juros, a crise financeira mundial, originada nos Estados Unidos, atingiu o Brasil no último trimestre. Mas, como o primeiro semestre ainda havia apresentado um desempenho econômico forte, o PIB nacional terminou o ano com uma taxa de expansão de 5,1%. Já sob influência dos impactos da crise financeira global, especialmente no aumento do desemprego no País no primeiro bimestre de 2009, a aprovação do Governo Lula, que, em dezembro de 2008, havia batido novo recorde, ao atingir, segundo a pesquisa Datafolha, a marca de 70% de avaliação de "ótimo" ou "bom", sofreu queda em março de 2009, para 65%. Foi a primeira redução observada no segundo mandato do Presidente. Em março de 2010, pesquisa Datafolha, publicada no jornal Folha de São Paulo, constatou que a popularidade de Lula atingiu seu melhor valor desde 2003, sendo também a melhor popularidade entre todos os presidentes pesquisados a partir de 1990. 76% dos pesquisados apontaram o Governo como ótimo ou bom e 4% acharam o Governo ruim ou péssimo. Seja como for, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou seu segundo mandato como o mais popular da história do Brasil, tendo alcançado 87% de aprovação entre os dias 23 e 27 de dezembro de 2010.

 

 

 

 

Frases, Elocuções e Pensamentos de Lula

 

 

 

Sobre Hugo Chávez: Quando é um ser humano comum, você pode dar palpite sobre tudo. Quando você vira chefe de estado, fala aquilo que, de forma prudente, é possível falar.

 

Sobre América Latina: Precisamos parar com as divergências do século XIX. Pelo amor de Deus, vamos construir as convergências do século XXI.

 

Se, ao final do meu mandato, todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida.

 

Eu acho que o PT cometeu um erro de não apoiar o Real.

 

Sobre o mensalão: Como presidente, eu quero me guardar, para não ficar utilizando o cargo de Presidente para levantar minhas teses, que é muito desagradável isso. Mas, um dia, nós vamos conversar sobre isso; falta só um ano para eu deixar a presidência.

 

Qualquer um que ganhar as eleições, pode ser o maior xiita deste País ou o maior direitista, não conseguirá montar o Governo fora da realidade política. Entre o que se quer e o que se pode fazer tem uma diferença do tamanho do oceano Atlântico. Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão.

 

Eu posso ter exagerado de colocar o nome de Cristo, mas não tem simbologia para o povo entender melhor o que eu falei do que utilizar o nome de Cristo e de Judas. Eu tenho certeza absoluta que o povo que leu entendeu perfeitamente bem o que eu estava falando.

 

A continuidade é da política, não das pessoas.

 

Qualquer maneira de amor vale a pena.

 

No exercício do poder sou um cidadão multinacional. Multiideológico.

 

É melhor os bancos ganharem dinheiro a ter de fazer um outro PROER [Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional].

 

Se porrada educasse, preso saía da cadeia santo.

 

Qual é o processo de educação que nós aprendemos quando ligamos uma televisão no Brasil? Nenhum. O que nós assistimos, em muitos casos, é um processo de degradação da estrutura da família brasileira.

 

Só não criamos o Dia da Luta Contra a Hipocrisia, que ainda sonho criar, porque precisamos quebrar uma porção de tabus.

 

Sobre Fernando Henrique Cardoso: Eu sinto um poço de mágua. Eu, às vezes, sinto que ele não fala mais com a inteligência; ele fala muito mais com o estômago, com o fígado. Ele não se conforma de ver um peão chegar aqui e fazer mais do que ele. Isso é duro para o intelectual, sobretudo se o intelectual é vaidoso.

 

Tem muita gente que fica jogando a miséria 'ah, porque o imperialismo americano, o imperialismo, nós somos pobres por causa do imperialismo'. As pessoas nunca percebem que o imperialismo americano só teve influência nefasta em alguns países porque a sua elite era nefasta. Se as pessoas fossem honestas e dignas, e se tivesse uma elite ali brigando pela soberania, não tinha acontecido. Nossa elite contribuiu para isso.

 

Sobre a censura à impressa no País: Não sou eu quem vou censurá-la [a imprensa]. É o telespectador, o ouvinte e o leitor que vão escolher aquilo que presta e aquilo que não presta.

 

Não estamos dando esmola; estamos transferindo renda.

 

Certamente o embaixador russo recebeu a notícia e certamente a mandou para o Presidente Putin, e certamente o Putin ficou meio putin com o Brasil.

 

Tenho certeza de que só frustrei profundamente dois tipos de pessoas: aquelas que pensavam que meu Governo seria um caos – e torciam para isso e aquelas, que com paixão e ingenuidade, imaginavam que eu poderia resolver todos os problemas do Brasil em apenas quatro anos.

 

O caos que anunciaram que seria meu Governo não aconteceu. Cumprimos contratos, negociamos com altivez nossas pendências, zeramos nossos débitos com o FMI e voltamos a crescer com justiça social.

 

Quando assumimos o Governo, o País estava à beira da falência, com uma dívida externa de 210,7 bilhões de dólares e um risco Brasil de quase 2.000 pontos. Em três anos e meio, zeramos nossa dívida com o FMI, diminuímos a dívida restante para 161 bilhões de dólares e derrubamos o risco Brasil para os patamares mais baixos desde que é medido. Hoje, ele está em 260 pontos.

 

De vez em quando, inventam uma briga entre o Congresso e o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Ninguém aqui é freira ou santa, e não estamos em um convento.

 

Eu continuarei fazendo o que faz uma mãe. Eu cuidarei primeiro daqueles mais necessitados.

 

Se tem uma coisa que o povo pobre esperou foi o direito de comer três vezes ao dia e de poder entrar em um 'shopping' e comprar uma roupinha. Vamos garantir isso, custe o que custar.

 

Gostaria de poder fazer algo sobre a corrupção no País. Se dependesse de mim, todos esses deputados corruptos estariam na cadeia.

 

Quem não gosta de política corre o risco de passar a vida inteira sendo mandado por quem gosta.

 

No discurso da vitória nas eleições em 2002: A esperança venceu o medo.

 

Um dia vamos fazer a reforma agrária neste País. Um dia a classe trabalhadora vai controlar os meios de produção deste País e deixar de investir em armas.

 

Qualquer um pode ser falsificado; eu não posso. Não posso e não quero. Tenho orgulho da minha origem, da minha história. Se eu tiver que ser Presidente, vai ser assim. Se eu tiver que vender uma imagem que não é a minha, então não serei eu o candidato. Se quiserem alguém diferente, alguém que fale assim ou se vista assim, então não sou eu o candidato.

 

Defendendo Hugo Chávez das críticas do Governo Americano: Nós não aceitamos difamações contra companheiros.

 

Não posso admitir que companheiros, em nome da facilidade, comecem a terceirizar campanha financeira de um partido. Por isso, eu acho que fui traído por todos os que fizeram essa prática condenada pelo PT e pela sociedade brasileira.

 

Ninguém neste País tem mais autoridade moral e ética do que eu para fazer o que precisa ser feito.

 

Se tem um Governo que tem sido implacável no combate à corrupção, desde o primeiro dia, é o meu Governo.

 

Neste País, de 180 milhões de brasileiros, pode ter igual, mas não tem nem mulher nem homem que tenha coragem de me dar lição de ética, de moral e de honestidade.

 

Aprendi a contar até dez, apesar de só ter nove dedos, que é para não cometer erros. Um erro em qualquer outro Governo é mais um erro. No nosso, não pode acontecer.

 

Eu ajo com a responsabilidade de um Presidente que age como se estivesse agindo com a sua família.

 

Sobre a possibilidade de um terceiro mandato: É procurar sarna para se coçar.

 

Sobre a excomunhão realizada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho aos médicos e à mãe da garota de 9 anos estuprada em 2009: A Medicina está mais correta que a Igreja.

 

Não se pode deixar de dar comida para um porco porque não se gosta do dono do porco.

 

Uma coisa de que me orgulho é minha pressão, que é de 11 por 7 todo dia. Quando ela está mal, está 12 por 7. Foi um problema que aconteceu... Quem esperava que eu ia ficar sentado em Brasília, pode tirar o cavalo da chuva porque nós vamos inaugurar obras este ano, e tem gente que vai ficar doida de raiva. Pena que a Dilma não vai poder ir comigo inaugurar obra.

 

Um Lulinha incomoda muita gente; uma Dilminha incomoda muito mais. O que não é justo é uma pessoa comer cinco pãezinhos por dia, jogar dez fora, e o outro não poder comer nenhum pãozinho por dia. Então, este País começou a mudar, e isso incomoda muita gente.

 

Eu levanto de manhã, vejo manchetes e fico triste. Acabei de inaugurar 2.000 casas, não sai uma nota. Caiu um barraco, tem manchete. É uma predileção pela desgraça. É triste quando a pessoa tem dois olhos bons e não quer enxergar; quando a pessoa tem direito de escrever a coisa certa e escreve a coisa errada. É triste, melancólico, para um Governo republicano como o nosso.

 

Na visão de algumas pessoas, o correto era que o País estivesse numa desgraça, que estivesse dando tudo errado para eles dizerem: 'tá vendo, nós falamos, o menino não é letrado. O menino nasceu para ser torneiro mecânico'. A partir daí já é abuso.

 

Durante trinta anos, fomos a Economia que mais cresceu no mundo. O que aconteceu é que não houve distribuição da renda produzida. Pouco dinheiro na mão de muitos significa distribuição de renda, muito dinheiro na mão de poucos significa concentração de renda.

 

É muito engraçado porque tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de escolaridade que você tem. Não tem nada mais burro que isso.

 

Eu era um peão. Cheguei ao hospital com o macacão fedendo à graxa às 3 horas da manhã. O médico olhou para minha cara e disse: ‘Pra que esse peãozinho quer esse dedo? Vou logo tirar’. E tirou o cotozinho. Podia ter deixado o coto para eu poder coçar o nariz.

 

Uma pessoa chique ganhando uma garrafa de cachaça é uma coisa chique. Mas um metalúrgico ganhando uma garrafa de cachaça é porque ele é cachaceiro.

 

Quando eu deixar a Presidência, vou continuar morando no mesmo apartamento, na mesma distância do sindicato que me projetou na política. O que vai mais me dar orgulho é que vou poder acordar de manhã e olhar para qualquer trabalhador e dizer para ele 'bom dia, companheiro'.

 

Meu pai era um homem bruto. Quem viu o filme [Lula, o Filho do Brasil] sabe; mas nunca apanhei dele e nunca bati nos meus filhos.

 

Sobre a crise nuclear iraniana: Quero que se dê não uma, mas todas as chances à diplomacia.

 

Por que não levar empreendedores para a África? Em Angola, você vende até o sapato que tá no pé. O Brasil tinha mania de só olhar para Europa. Éramos capazes de chegar a Frankfurt sem olhar para a África.

 

Sobre a recente crise econômica mundial: A crise foi causada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis, que antes pareciam saber de tudo, e, agora, demonstram não saber nada.

 

Um muro, dentro de Israel, não é uma coisa nobre no século XXI. Eu me senti em uma eclusa.

 

O bloqueio à Gaza não pode continuar. O muro da separação deve vir abaixo. O mundo não suporta nenhum tipo de muro.

 

Sonho com uma Palestina livre e em paz.

 

Eu fui a Israel, mas não estava nem na minha agenda. E os israelenses nem pediram para eu visitar o túmulo do criador do sionismo. Alguns jornais, aqui no Brasil, ficaram incomodados porque eu não quis ir visitar uma coisa que nem Israel queria. E ainda disseram: 'Onde o Lula está se metendo; o que ele pensa que é? Discutir crise internacional... Se coloca no seu lugar, baixinho!' Eu sou baixinho, mas o povo brasileiro não é. O povo brasileiro é muito grande!

 

Mais que curso de doutor, as pessoas precisam fazer curso de inteligência e de solidariedade para poderem dirigir seus países.

 

Vou lá para dizer ao Presidente Ahmadinejad: sou contra você ter armas nucleares, mas sou a favor de você enriquecer urânio como o Brasil enriquece.

 

É preciso que os iranianos saibam que podem enriquecer urânio para fins pacíficos, e que nós tenhamos a tranqüilidade de que é só para usos pacíficos.

 

Eu vou lá [Irã] porque não quero que aconteça com o Irã o que aconteceu no Iraque... Porque aquela guerra no Iraque foi conseqüência de duas grandes mentiras contadas para a Humanidade.

 

Acreditamos que a energia nuclear deve ser um instrumento para a promoção do desenvolvimento e não uma ameaça. O mundo precisa do Oriente Médio em paz e o Brasil não está alheio a esta necessidade. Defendemos um Planeta livre de armas nucleares e o pleno cumprimento por todos os países da determinação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

 

Não é possível fazer política internacional sem respeito mútuo.

 

O diálogo é a melhor forma de resolver os conflitos, e não atirando, como Israel atirou ontem no barco que ia levar comida para a Faixa de Gaza.

 

O Brasil não tem que pedir licença a ninguém para conversar com quem quer que seja.

 

É verdade que FHC teve mais anos de escolaridade, mas também é verdade que eu sei governar melhor do que ele.

 

Descobri, no Governo, que a esquerda faz oposição, mas a direita tenta dar golpes todos os dias. Resolvi, então, que iria enfrentá-los com o povo, com os movimentos sociais, e não ficar no gabinete lendo os jornais deles.

 

Eu nunca pensei que, com a inteligência de nossos adversários, eles fossem copiar o 'slogan' do Obama. Quando eles dizem que este País pode mais, nós dizemos que estamos fazendo mais. Não adianta eles copiarem o Obama. O Obama disse que 'eu sou o cara', e eu respondi pra ele que vocês, 180 milhões de brasileiros, é que são 'os caras'.

 

Tem gente que ao invés de sentar na mesa pra negociar prefere mostrar: ‘Eu tenho força; ou dá ou desce!’. Eu não sou assim. Comigo ninguém dá e todo mundo desce. Está cheio de piratas.

 

Hoje eu vi, na televisão, piratas seqüestrando navio, aí pelos lados da Somália. Daqui a pouco, aparece um pirata pra pegar o nosso pré-sal.

 

É a multiplicação dos pães. É um dos milagres que aconteceram no País. Os pobres viraram classe média; passaram a comprar em 'shopping centers'.

 

Na primeira vez que me perguntaram se eu era comunista, respondi: 'sou torneiro mecânico'.

 

A coisa que eu mais queria na minha vida, quando casei com a minha 'galega' [a primeira-dama, Marisa Letícia], era um filho. Ela engravidou logo no primeiro dia de casamento, porque pernambucano não deixa por menos.

 

Nós vamos fazer o que tem que ser feito. Sabem por quê? Porque qualquer outro pode errar; eu não posso.

 

Daqui a alguns dias, vou encontrar o meu amigo Bush e vou dizer a ele: 'Bush, resolve o problema da crise, porque não vamos deixá-la atravessar o Atlântico e chegar ao Brasil'.

 

Em resposta às dúvidas quanto à capacidade do Brasil de explorar o petróleo da camada do pré-sal: Estamos perfurando lá para baixo. Descer é tão fácil que até bêbado consegue descer escada.

 

Minimizando os efeitos da crise econômica no Brasil: Lá, a crise é um tsunami. Aqui, se chegar, vai ser uma marolinha, que não dá nem para esquiar.

 

Tem gente que não gosta do meu otimismo, mas eu sou corintiano, católico, brasileiro e ainda sou Presidente do País. Como eu poderia não ser otimista?

 

No dia 13 de novembro de 2009, durante a abertura do 9º Congresso Nacional de Iniciação Científica, em São Paulo: A educação é condição 'sine qua non' para o crescimento. Eu digo 'sine qua non' porque, se o Caetano Veloso fala 'sine qua non', o Lula também pode falar.

 

Não tem um País mais preparado para encontrar um Ponto G do que o Brasil.

 

Eu acho que o vírus da paz está comigo desde que estava no útero da minha mãe. Não me lembro do dia em que briguei com alguém.

 

Nem o céu é melhor que o Senado. No céu, a gente tem que morrer para ir. No Senado pode ir vivo.

 

Se você conhecer uma pessoa muito idosa de esquerda, é porque ela tem problemas... Aos 60 anos, a gente se transforma no caminho do meio.

 

Eu não quero saber se João Castelo é do PSDB, eu não quero saber se o outro é do PFL, não quero saber se é do PT. Eu quero saber se o povo está na merda e quero tirar o povo da merda que ele ficou. Esse é o dado concreto. Lógico que falei um palavrão aqui, e amanhã os comentaristas dos grandes jornais vão dizer que o Lula falou um palavrão. Mas eu tenho consciência de que eles falam mais palavrão que eu todo dia. E eu tenho consciência de como vive o povo pobre desse País. E, por isso, queremos mudar a história desse País.

 

Eu já sou defensor das mulheres ocuparem espaço na política há muito tempo. Acabou o tempo em que a mulher era tratada como objeto de cama e mesa; acabou o tempo em que a mulher, no mercado de trabalho, era tratada como uma força secundária; acabou o tempo em que a mulher era força auxiliar. A mulher não quer mais viver com um homem por causa de um prato de comida; a mulher quer viver com um homem se ela quiser.

 

A imprensa, de vez em quando, fica doida: 'Mas, Presidente Lula, e a crise americana?' Perguntem para o Bush. A crise é dele, não é minha.

 

Eu digo, em todos os lugares aonde vou, que estamos indo tão fundo para procurar petróleo que, qualquer dia, a PETROBRAS traz um japonesinho na sua broca, e aí vai dar um problema internacional sem precedentes.

 

Há dez anos, eu passava aqui na porta da Bolsa e as pessoas tremiam de medo. 'Onde é que vai esse comedor de capitalismo?' É exatamente esse comedor de Capitalismo que deixa a Presidência da República, depois de oito anos como Presidente, que participou, de forma honrosa, do momento mais auspicioso do Capitalismo mundial.

 

A olimpíada de português é muito importante para as crianças não falarem ‘menas laranjas’, como eu.

 

Eu tava visitando a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], e eu quero dizer que ela tá tão bem organizada, ela tá tão bem estruturada, que dá até vontade de a gente ficar doente para ser atendido aqui.

 

É verdade que na Rocinha deve ter bandido. Mas quem disse que não tem bandido nos prédios chiques de Copacabana?

 

O problema da mulher é você conseguir pegar na mão. Pegou na mão...

 

Não foram poucos os que tombaram. Para cada um que caía, outros se levantavam. Até que a Democracia avançou, conquistou espaços e desaguou nas ruas deste País para, finalmente, se tornar direito, com o pleno restabelecimento das liberdades. Porque viver é mais que sobreviver – é ter oportunidade de conquistar uma existência digna. Sem dignidade, a própria existência deixa de ter valor.

 

Não há Democracia política que resista a tão dramáticas diferenças sociais. O agravamento das desigualdades é um convite às soluções de força.

 

Não basta a Economia crescer. Com os avanços tecnológicos no mundo, muitas vezes uma empresa aumenta sua produtividade e sua rentabilidade, mas não gera um posto de trabalho.

 

É obrigação moral e ética de qualquer Governo do mundo colocar a saúde do seu povo como prioridade zero, porque, se a pessoa não tem saúde, a pessoa não tem disposição para nada.

 

Se o Governo vai bem, todos vão bem. Se vai mal, afundamos juntos.

 

Precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém; é para salvar vidas.

 

Há abusos em greves, não apenas no setor público, mas em outras categorias. Agora, cada um de nós paga um preço pelos exageros que cometemos, seja no Governo, seja no movimento sindical.

 

Eu não quero chorar mais do que já chorei. Vocês sabem que uma coisa que eu admiro no povo é que o povo chora para fora, o povo ‘cafunga’, lacrimeja, e político chora para dentro, fica com vergonha, e fica engolindo lágrimas, quando deveria colocar lágrimas para fora.

 

Eu sou agradecido a Deus, em primeiro lugar, porque se não fosse o dedo de Deus não era normal que um retirante de Caetés, que saiu do sertão para fugir da fome, se transformasse em Presidente da República do Brasil. Nisto só pode ter o dedo de Deus.

 

Tomei como decisão não falhar. Eu duvido que tenha tido um Presidente da República que tenha trabalhado o tanto que eu trabalhei, que tenha viajado o tanto que eu viajei, que tenha cumprimentado as pessoas o tanto que eu cumprimentei. E não faço isso à-toa; faço porque eu quero sentir o pulsar do coração, da alma e da mente de cada mulher e de cada criança deste País. E foi com essa convicção que eu consegui governar o primeiro mandato depois de tantas coisas ruins que aconteceram. E conseguimos chegar ao segundo mandato.

 

Eu penso que vocês poderão dizer – e agora sem nenhuma modéstia, com orgulho que participaram de um momento histórico deste País, em que a auto-estima do povo mudou, a vida do povo mudou, mesmo sabendo que ainda tem muito para fazer. Porque a gente não consegue mudar em oito anos os desmandos de 500 anos; vai precisar mais alguns anos para que a gente possa consolidar.

 

Não tenho como desaparecer. Quero voltar a viajar pelo Brasil porque tem muita coisa que a gente começou, muita coisa que foi concluída, mas muita que não foi concluída, e eu não tenho como desaparecer da minha relação com a sociedade de uma hora para outra. Quero continuar viajando o Brasil, continuar ajudando o Brasil, ajudando a política. Sou um ser humano político.

 

 

 

 

 

 

 



Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Luiz_In%C3%A1cio_Lula_da_Silva

http://ultimosegundo.ig.com.br/
lula/p1237777018616.html

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

http://g1.globo.com/politica/

http://veja.abril.com.br

http://www.alashary.org/autor/
luis_inacio_lula_da_silva/

http://www.ronaud.com/frases-pensamentos-
citacoes-de/luiz-inacio-lula-da-silva

http://polivocidade.wordpress.com/
category/violencia/

http://www.frases.mensagens.nom.br/
frases-autor-l5-lula.html

http://tiradas-com-br.bikemotion.net/
melhores-frases-lula

http://www.estadao.com.br/noticias/

http://www.duplipensar.net/artigos/

http://www.terra.com.br/noticias/
infograficos/lula-frases/

http://tiradas.com.br/content/%C3%

http://tiradas.com.br/content/

http://www.tiradas.com.br/content/

http://pt.wikiquote.org/wiki/
Luiz_In%C3%A1cio_Lula_da_Silva

 

Música de fundo:

Refazenda
Composição e interpretação: Gilberto Gil

Fonte:

http://www.belasmidis.com/Nacional/Gilberto_Gil/