Fragmentos do Livro de Urântia
(Parte XVI)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Os planetas evolucionários são as esferas da origem humana – os mundos iniciais da carreira mortal ascendente.

 

A personalidade-alma, em princípio, é um dom potencialmente eterno. Ela se destina a funcionar em inúmeros níveis e em situações sucessivas no universo, que variam do finito e limitado mais baixo ao mais alto absonito, indo mesmo aos limites do Absoluto. A personalidade, assim, atua em três Planos Cósmicos ou em três fases do universo: 1ª) Estado de posição. A personalidade-alma funciona com igual eficiência, seja no universo local, seja no superuniverso, seja no universo central; 2ª) Estado de significação. A personalidade-alma atua efetivamente nos níveis do finito e do absonito, impingindo-se mesmo sobre o absoluto; e 3ª) Estado de valor. A personalidade-alma pode se realizar experiencialmente nos reinos progressivos material, moroncial e espiritual.

 

A personalidade-alma dos mortais de Urântia tem uma potencialidade de sete dimensões de auto-expressão ou de realização pessoal. Destes fenômenos dimensionais, três são compreensíveis-realizáveis no nível finito, três no nível absonito e um no nível absoluto. Em níveis subabsolutos, esta sétima dimensão (ou a da totalidade) é experienciável como o fato da personalidade. Esta suprema dimensão é um absoluto associável e, ainda que não infinito, é dimensionalmente um potencial que permite uma penetração subinfinita do Absoluto.

 

As dimensões finitas da personalidade-alma têm a ver com as dimensões cósmicas do comprimento, da profundidade e da largura. O comprimento corresponde ao significado; a profundidade significa valor; e a largura abrange o discernimento interior – a capacidade de experimentar uma consciência indubitável da atualidade cósmica decodificada como realidade.

 

A personalidade-alma não pode atuar bem em isolamento. O homem é inatamente uma criatura social; ele é dominado pela aspiração de pertencer. E é literalmente verdade que 'nenhum homem vive para si próprio'. O conceito da personalidade-alma, com o sentido do todo da criatura viva e em funcionamento, significa muito mais do que a integração das relações; significa a unificação de todos os fatores de realidade, bem como a coordenação das relações. As relações existem entre dois objetos, mas três ou mais objetos formam e explicitam um sistema; e este sistema é muito mais do que apenas uma relação ampliada ou tornada complexa. Esta diferenciação é vital porque, em um sistema cósmico, os membros individuais não estão tão-só conectados uns com os outros, mas estão em uma relação com o Todo e mediante a unicidade do Todo.

 

 

Unicidade do Todo

 

 

A personalidade-alma é a unificadora de todos os fatores relacionados às atualidades cósmicas.

 

Não devemos nos esquecer de que no estudo do Eu...

1°) os sistemas físicos são subordinados.

2°) os sistemas intelectuais são coordenantes.

3°) a personalidade-alma é supra-ordenante.

4°) a Força Espiritual residente é potencialmente diretiva.

 

Tudo o que é não espiritual na experiência humana, à exceção da personalidade-alma, é um meio para um fim. Toda relação verdadeira do homem mortal com outras pessoas – humanas ou divinas – é um fim em si mesma. E um tal companheirismo com a nossa Deidade Interior é a meta eterna da ascensão no universo. Qualquer coisa diferente disto é ilusão.

 

A consciência não pode ser explicada – e a consciência de si menos ainda por qualquer teoria de associação eletrônica mecanicista ou por fenômenos materialistas de energia.

 

O pensar rende-se à Sabedoria, e a Sabedoria se dissolve na Adoração Illuminada, Illuminante e Reflexiva.

 

Construir uma filosofia do universo na base exclusiva do materialismo é ignorar o fato de que todas as coisas materiais são inicialmente concebidas como reais na experiência da consciência humana. O observador não pode ser a coisa observada; a avaliação demanda algum grau de transcendência em relação à coisa que está sendo avaliada.

 

No tempo – que é Tempo e não é tempo – o pensar conduz à Sabedoria, e a Sabedoria leva à Adoração; na eternidade, a Adoração conduz à Sabedoria, e a Sabedoria se manifesta na finalidade do pensamento.

 

A personalidade-alma, tanto a humana quanto a supra-humana, é caracterizada por uma qualidade cósmica inerente, que pode ser chamada 'a evolução da predominância', que é a expansão do controle tanto de si mesma quanto do seu ambiente.

 

Uma personalidade-alma ascendente, de origem humana, passa por duas grandes fases de predominância volitiva sobre o Eu e no universo: 1ª) a experiência pré-finalitora ou buscadora de uma fusão mística com o Deus Interior, que é a experiência de compreensão e de aumento da auto-realização místico-espiritual, por meio de uma técnica de expansão da identidade e da sua factualização, juntamente com a solução relativa, mas ascensional, do problema cósmico e a conseqüente mestria sobre o universo; 2ª) a experiência pós-finalitora ou alquímico-amalgamadora com o Deus Interior, que é a experiência da expansão criadora da compreensão-realização de si próprio por meio desta experiência singular, para as inteligências buscadoras e que realizaram a fusão com o seu Deus Interior.

 

Em geral, os urantianos reconhecem apenas uma espécie de morte: a cessação física das energias da vida. No entanto, no que concerne à sobrevivência da personalidade-alma, há realmente três tipos de morte: 1°) a morte espiritual (da alma). Se e quando o homem mortal finalmente rejeitar a sobrevivência, quando ele houver sido pronunciado espiritualmente insolvente, moroncialmente em bancarrota, na opinião conjunta do Ajustador e do Serafim sobrevivente, quando este conselho coordenado houver sido registrado em Uversa e após os Censores e os seus colaboradores de reflexão haverem verificado estas conclusões, então os governantes de Orvônton ordenam a imediata liberação do Monitor residente. Todavia, esta liberação do Ajustador de nenhum modo afeta os deveres do Serafim pessoal (ou grupal) ligado àquele indivíduo abandonado pelo Ajustador. Esta espécie de morte é final no seu significado, a despeito de uma temporária continuação das energias de vida dos mecanismos físicos e mentais. Do ponto de vista cósmico, o mortal já está morto; a vida em continuação indica meramente a persistência do impulso material das energias cósmicas; 2º) a morte intelectual (da mente). Quando os circuitos vitais do ministério ajudante mais elevado são interrompidos, por meio de aberrações do intelecto ou por causa de uma destruição parcial do mecanismo do cérebro, e se estas condições ultrapassarem certo ponto crítico de irreparabilidade, o Ajustador residente é imediatamente liberado e pode partir para Divínington.1 Nos registros do universo, uma personalidade-alma mortal é considerada como tendo encontrado a morte quando os circuitos mentais essenciais da vontade-ação humana tiverem sido destruídos. E, novamente, isto é morte, a despeito da continuação de funções do mecanismo vivo do corpo físico. O corpo, sem a mente volitiva, não mais é humano; no entanto, de acordo com a escolha anterior desta vontade humana, a personalidade-alma de tal indivíduo pode sobreviver; e 3°) a morte física (do corpo e da mente). Quando a morte colhe um ser humano, o Ajustador permanece na cidadela da mente até que cesse a sua função como mecanismo inteligente; mais ou menos no momento em que as energias mensuráveis do cérebro cessam as suas pulsações vitais rítmicas. Em seguida a esta dissolução, o Ajustador deixa a mente em desvanecimento, de um modo tão pouco cerimonioso quanto, anos antes, dera entrada nela, seguindo logo para Divínington por via de Uversa.

 

Com a morte (ou transição), o Ajustador do Pensamento perde temporariamente a personalidade, mas não a identidade; o sujeito humano temporariamente perde a identidade, mas não a personalidade; nos mundos das mansões, ambos se reúnem em uma manifestação eterna. Um Ajustador que tenha partido da Terra nunca retorna como o ser de sua residência anterior; nunca a personalidade se manifesta sem a vontade humana; e nunca um ser humano, separado do seu Ajustador, depois da morte, manifesta identidade ativa ou de qualquer maneira estabelece comunicação com os seres vivos da Terra. Estas personalidades-almas, separadas dos seus Ajustadores, permanecem, total e absolutamente, inconscientes durante o longo ou curto sono da morte. Não pode haver nenhuma exibição, de nenhuma espécie de personalidade-alma, nem existir nenhuma capacidade para entrar em comunicação com outras personalidades-almas, até depois de se completar a sobrevivência. Àqueles que vão para os mundos das mansões não lhes é permitido enviar mensagens de volta aos seus seres queridos. Em todos os universos é proibido tal comunicação durante o período de uma dispensação corrente.

 

A identidade do ser-no-mundo (a sua Impressão Digital Cósmica) é uma condição de vida-tempo no universo; mas ela é real e efetiva apenas na medida em que a personalidade-alma escolhe conscientemente se tornar um fenômeno de continuidade no universo. Por isto, a diferença essencial entre o homem e um sistema de energia é que o sistema de energia deve continuar – não tem escolha; mas o homem tem a possibilidade de determinar volitivamente o seu próprio destino. Por isto também, somos responsáveis pelo nosso livre-arbítrio, e conseqüentemente, somos responsáveis por tudo.2

 

 

 

 

Todas as criaturas de vontade devem experienciar uma verdadeira oportunidade de fazer a sua escolha final, que seja autoconsciente e que não deixe dúvidas. Os Juízes Soberanos dos universos não prejudicarão nem retrogradarão qualquer ser com o 'status' de personalidade-alma (ou qualquer outro), que não haja final, cabal e plenamente feito a escolha eterna. À personalidade-alma do homem serão dadas todas as oportunidades – amplas e plenas de revelar a sua verdadeira intenção e o seu propósito real.

 

Do mesmo modo que uma borboleta emerge do estágio de lagarta, assim irão emergir as verdadeiras personalidades-almas dos seres humanos nos mundos das mansões, pela primeira vez reveladas livres das suas vestes de carne material. A carreira moroncial no universo local tem a ver com a elevação contínua do mecanismo da personalidade, do nível moroncial inicial de existência da personalidade-alma até o nível moroncial final da espiritualidade progressiva. (Grifo meu).

 

 

 

 

 

Até um certo ponto, o surgimento da forma-corpo material é uma resposta ao caráter da identidade da personalidade-alma; o corpo físico reflete, em um determinado grau, algo da natureza inerente da personalidade-alma. E, assim, mais ainda o faz a forma moroncial. Na vida física, os mortais podem ser belos por fora, ainda que sejam pouco amáveis por dentro; na vida moroncial, e de forma crescente, nos seus níveis mais elevados, a forma da personalidade-alma variará diretamente de acordo com a natureza do Ser Interior. No nível espiritual, a forma externa e a natureza interna começam a se aproximar de uma completa identificação, e isto se dá de forma cada vez mais perfeita nos níveis espirituais mais elevados... A volição da criatura não pode existir sem a mente, mas ela perdura, a despeito da perda do intelecto material. Durante os tempos imediatamente seguintes à sobrevivência, a personalidade-alma ascendente é, em grande medida, guiada pelos padrões de caráter herdados da vida humana e pela ação da nota moroncial que começa a surgir. E estes guias para a conduta em mansônia3 funcionam aceitavelmente nos estágios iniciais da vida moroncial e até que a vontade moroncial emerja como uma expressão volitiva plenamente desenvolvida da personalidade-alma ascendente.

 

A mente moroncial deve evoluir pelo contato direto com a Mente Cósmica.

 

A personalidade-alma com valor de sobrevivência reflete fielmente tanto as ações e as motivações qualitativas quanto as quantitativas do intelecto material, que foi o assento anterior da identidade do Eu. Na escolha da verdade, da beleza e da bondade, a mente mortal entra na sua carreira pré-moroncial, no universo, sob a tutela dos sete espíritos ajudantes da mente, unificados sob a direção do espírito da sabedoria. Subseqüentemente, ao completar os sete círculos da realização pré-moroncial, a superimposição do dom da mente moroncial sobre a mente ajudante inicia a carreira pré-espiritual ou moroncial da progressão no universo local.

 

Nos mundos evolucionários, a individualidade do Eu é material; é uma coisa no universo e, como tal, está sujeita às leis da existência material. É um fato no tempo, e é sensível às vicissitudes dele. As decisões de sobrevivência devem ser formuladas neste momento. No estado moroncial, o Eu se torna uma nova realidade do universo, mais duradoura, por assim dizer; e o seu crescimento contínuo está baseado na sua crescente sintonia com os circuitos mentais e espirituais dos universos. As decisões de sobrevivência estão agora sendo confirmadas. Quando o Eu atinge o nível espiritual, ter-se-á tornado um valor seguro no universo; e esse novo valor funda-se no fato de que as decisões de sobrevivência foram tomadas, fato este que foi confirmado pela fusão eterna com o Ajustador do Pensamento. E, tendo chegado ao 'status' do valor verdadeiro no universo, a criatura se torna liberada, em potencial, para a busca do valor mais elevado do universo – a compreensão/realização e a fusão com o seu Deus Interior.

 

Verdade é, sim, que vós, mortais, sois de origem terrena animal; a vossa estrutura é realmente pó. Contudo, se realmente desejardes, se o quiserdes realmente, certamente a herança das idades será vossa, e ireis, algum dia, Servir aos universos no vosso verdadeiro caráter, na qualidade de Homens-deuses conscientes e unificados.

 

 

 

 

Continua...

 

______

Notas:

1. Segundo o Livro de Urântia, Divínington é a esfera dos Monitores em órbita do Paraíso.

2. O livre-arbítrio constitui a grande oportunidade do homem e a sua responsabilidade cósmica suprema.

3. Segundo o Livro de Urântia, Mansonia é o nome dado a cada um dos sete satélites que orbitam o mundo número um dos 56 mundos que circundam Jerusém, a Esfera-sede de Satânia. Estes sete satélites, Mansonia número um, número dois etc. são os mundos de mansão devotados à cultura transicional de mortais ascendentes. Consulta também à experiência ou à carreira do mundo de mansão.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.elub.com.br/dicionario/letram.htm

http://johntcooksey.com/

http://www.truthbook.com/index.cfm?linkID=293

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.its.caltech.edu/~atomic/
snowcrystals/photos/photos.htm

http://br.olhares.com/
construindo_o_amor_foto1725911.html

 

Fundo musical:

Prelude nº 9 (Johann Sebastian Bach)

Fonte:

http://www.karaokenet.com.br/karaoke2/midisclassicos.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.