Fragmentos do Livro de Urântia
(Parte XV)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Nos mundos evolucionários, as criaturas volitivas passam por três estágios de desenvolvimento do ser: em Urântia, desde a chegada do Ajustador até um crescimento relativamente completo, perto dos vinte anos de idade, os Monitores são algumas vezes designados Mutadores do Pensamento. Desta idade, até atingir a idade do discernimento, que se dá aos quarenta anos, os Monitores Misteriosos são chamados de Ajustadores do Pensamento. Depois de atingir a idade do discernimento até a libertação da carne, eles são, muitas vezes, chamados de Controladores do Pensamento. Estas três fases da vida mortal não têm nenhum vínculo com os três estágios de progresso do Ajustador na duplicação da mente e na evolução da personalidade-alma.

 

Os poderes intelectuais e espirituais associados e combinados são dons que podem, provavelmente, resultar na força do caráter humano e contribuir para a evolução certa de uma alma imortal, com valor de sobrevivência.

 

As vossas emoções passageiras, e sempre em mutação, entre alegria e tristeza, são reações puramente humanas e materiais, do vosso clima psíquico interior, ao vosso meio ambiente externo. E, portanto, não encarai o Ajustador como um consolador egoístico nem conteis com ele para o vosso conforto enquanto mortais.1 A tarefa do Ajustador é preparar-vos para a aventura eterna, é assegurar a vossa sobrevivência. Não faz parte da missão do Monitor Misterioso suavizar os vossos sentimentos turbulentos nem vos curar no vosso orgulho ferido; é na preparação da vossa personalidade-alma que o Ajustador põe a sua atenção e ocupa o seu tempo; na preparação da vossa personalidade-alma para a longa carreira ascendente.

 

Vós, humanos, iniciastes um desdobrar sem-fim de um panorama ilimitado, uma expansão sem limite de esferas de oportunidades, sempre mais amplas, de serviço jubiloso, de aventura sem-par, de incerteza sublime e de alcances sem fronteiras. Quando nuvens se acumularem sobre as vossas cabeças, a vossa confiança deveria aceitar o fato da presença do Ajustador residente e, assim, vós deveríeis ser capazes de olhar através das névoas da incerteza mortal, para o brilho claro do Sol da Retidão Eterna, que clareia as alturas acolhedoras dos mundos das mansões de Satânia.

 

 

 

 

Vós podeis aumentar conscientemente a vossa harmonia com o Ajustador por meio de:

1. Escolher seguir o guiamento divino interior, baseando, com sinceridade, a vida humana na mais elevada consciência da verdade, da beleza e da bondade, e, então, coordenar estas qualidades por meio da sabedoria, da adoração, da confiança e do amor.

2. Amar o Deus Interior desejando ser como Ele e se esforçando para se fusionar com Ele.

3. Amar todas as criaturas, desejando sinceramente Servir a cada uma delas no reconhecimento, de Coração, da irmandade entre todos os seres, somado a um afeto sábio e inteligente, sem exceção e pré-julgamento, dirigido a cada um dos vossos semelhantes mortais.

4. Aceitar, com alegria, a cidadania cósmica,2 o reconhecimento honesto das vossas obrigações progressivas para com a consciência da interdependência entre o homem evolucionário e a Deidade evolutiva in Corde. Nisto está o nascimento da moralidade cósmica e do amanhecer da compreensão do dever universal.

 

Os absurdos da vida, revelados nos sonhos, não apenas atestam a pressão de determinadas emoções não exprimidas, mas, também, testemunham as representações distorcidas e equivocadas dos conceitos espirituais.

 

 

Distorções/Equívocos/Ilusões

 

 

Vós vos comunicareis com os vossos Ajustadores, em vários graus e de forma crescente, à medida que ascenderdes nos círculos psíquicos, algumas vezes diretamente, mas, na maioria das vezes, indiretamente. Todavia, é perigoso alimentar a idéia de que todo novo conceito originado na mente humana haja sido ditado pelo Ajustador.3 Mais freqüentemente, para a vossa ordem de seres, aquilo que aceitais como sendo a Voz do Ajustador é, em realidade, uma emanação do vosso próprio intelecto. Este é um terreno muito perigoso; todo ser humano deve colocar esta questão para si próprio, de acordo com a sua sabedoria humana natural e com a sua intuição supra-humana.

 

A soma final da realização da personalidade-alma, no mundo material, está contida na conquista sucessiva dos sete círculos psíquicos ou níveis cósmicos da potencialidade mortal. O ingresso no sétimo círculo marca o começo da verdadeira função da personalidade-alma humana. O êxito na travessia destes níveis demanda um funcionamento harmonioso de toda a personalidade-alma e não, meramente, de uma parte dela. O crescimento das partes não se iguala ao amadurecimento verdadeiro do todo; as partes realmente crescem, na proporção da expansão inteira do Eu – do Eu Total – material, intelectual e espiritualmente. Cada decisão que tomardes estará sempre impedindo ou facilitando a função do Ajustador; e, da mesma forma, estas mesmas decisões determinam os vossos avanços nos círculos de realização humana. É verdade que a supremacia de uma decisão, a sua relação com uma crise, tem muito a ver com a sua influência na passagem dos círculos. Entretanto, inúmeras decisões, repetições freqüentes e persistentes mostram-se também essenciais para a firmeza na formação do hábito de tais reações. É difícil definir, com precisão, os sete níveis do progresso humano, pelo simples motivo de que estes níveis são pessoais; são diferentes, para cada indivíduo, e determinados aparentemente pela capacidade de crescimento de cada ser humano. A conquista progressiva e ascensional de cada um destes níveis de evolução cósmica reflete-se de três maneiras: 1ª) Sintonização com o Ajustador. A mente que se espiritualiza se aproxima da presença do Ajustador na mesma proporção da ascensão nos círculos; 2ª) Evolução da personalidade-alma. O surgimento e o crescimento da personalidade-alma moroncial indica o grau e a profundidade na mestria nos círculos; e 3ª) Realidade da personalidade-alma. A conquista dos círculos determina diretamente o grau de realidade do Eu. As pessoas se tornam mais reais à medida que ascendem do sétimo ao primeiro nível da existência mortal.

 

 

 

 

À medida que os círculos são atravessados, o filho da evolução material vai crescendo, transformando-se em um ser humano com maturidade na sua potencialidade imortal. A realidade ainda nublada, de natureza embrionária, de um ser do sétimo círculo, dá lugar à manifestação mais clara da natureza moroncial emergente, de um cidadão do universo local. Enfim, os sete círculos abrangem a experiência mortal, desde o mais alto nível puramente animal ao mais baixo nível moroncial, de fato contatável, de autoconsciência, como experiência da personalidade. Entretanto, a realização dos sete círculos cósmicos não equivale à fusão com o Ajustador. Há muitos mortais em Urântia que realizaram os seus círculos; mas a fusão depende ainda de outras realizações espirituais maiores e mais sublimes. Depende particularmente de uma sintonização final e completa da vontade mortal com a Vontade do Deus Interno, tal como esta se manifesta no Ajustador do Pensamento residente.4

 

A mente é a arena dentro da qual os seres-no-mundo vivem, são autoconscientes e devem se esforçar para se fundir ao Deus de seus Corações. Se estupidamente optam por abandoná-Lo, destroem a si próprios. A mente é o instrumento cósmico no qual a vontade humana pode tocar as dissonâncias da destruição ou na qual esta mesma vontade humana pode trazer o tom das melodias sutis de identificação com o seu Deus Interior e a conseqüente sobrevivência eterna.

 

Há três fatores que interferem na evolução de uma personalidade-alma. Estes três antecedentes da personalidade-alma humana moroncial são: 1º) a mente humana e todas as influências cósmicas; 2º) o Deus de cada Coração e todos os potenciais inerentes a este fragmento de espiritualidade absoluta, junto com todas as múltiplas influências e fatores espirituais na vida humana; e 3°) a relação entre a mente material e o Deus de cada Coração. A realidade desta relação única não é nem material nem espiritual, mas moroncial.

 

Na carreira mortal, a evolução da personalidade-alma não é tanto uma provação; é mais uma educação.

 

Apenas a vida interior é verdadeiramente criativa.

 

Na forma, os cristais de neve são sempre hexagonais; mas nunca dois deles são iguais.

 

 

 

Cristais de Neve

 

 

A felicidade e a alegria têm origem na vida interior.

 

Se o homem tem o livre-arbítrio, se o homem é dotado com os poderes da criatividade vindos do seu mundo interior, então, devemos reconhecer que a criação, no livre-arbítrio, abrange também o potencial de escolha na destrutividade. E quando a criatividade é voltada para a destruição, vós estais face a face com a devastação do mal e do pecado – a opressão, a guerra e a demolição. O mal é uma parcialidade da criatividade que tende para a desintegração e para a destruição final. Todo conflito é, em si, um mal, pelo que inibe da função criadora da vida interior – é uma espécie de guerra civil na personalidade. A criatividade interior contribui para o enobrecimento do caráter, mediante a integração da personalidade e da unificação do Eu. É sempre verdade: o passado é imutável; apenas o futuro pode ser modificado pelo ministério da criatividade presente do Eu Interno.5 A paz nesta vida, a sobrevivência na morte, a perfeição na próxima vida e o Serviço na eternidade devem ser alcançados e realizados desde agora, quando a personalidade da criatura consente – escolhe – sujeitar a sua vontade à Vontade do Deus de seu Coração. Tal escolha da criatura não é uma rendição da sua vontade. É uma consagração da vontade, uma expansão da vontade, uma glorificação da vontade e um perfeccionamento da vontade. E tal escolha eleva a vontade da criatura do nível da significância temporal ao estado mais elevado, em que a personalidade-alma comunga com a personalidade do seu Deus Interior.

 

A mente pode controlar a energia. Contudo, a mente só pode controlar a energia por meio da própria manipulação inteligente dos potenciais metamórficos inerentes ao nível matemático das causas e efeitos, nos domínios físicos. A mente da criatura não controla a energia inerentemente. Todavia, a mente da criatura pode manipular a energia; e faz isto, na medida em que se torna mestra nos segredos da energia do universo físico.

 

 

 

 

De todos os perigos que cerceiam a natureza mortal do homem e que ameaçam a sua integridade espiritual, o orgulho é o maior. A coragem é de muita valia; mas o egocentrismo é vangloriador e suicida.

 

 

Continua...

 

______

Notas:

1. Em outras palavras, isto significa que não há colinho nem miminho no Universo; tudo depende de nós. Na verdade, precisamos aprender a parar de pedir, meter a mão na massa e deixar de perder tempo com bobagens e ilusões.

 

 

2. Só secundariamente somos cidadãos terrenais (urantianos); primariamente, somos cidadãos universais.

3. Este é mesmo um perigo muito perigoso. A ignorância – às vezes, a esquizofrenia – levam, muitas vezes, pessoas bem intencionadas a confundir ornitorrinco (um mamífero monotremado do gênero Ornithorhynchus, da família dos ornitorrinquídeos) com otorrinolaringologista (especialista médico que se dedica ao estudo e tratamento das doenças que acometem a orelha, o nariz e a garganta)! Então, cuidado para não confundir: aí embaixo, é um ornitorrinco, não um especialista em otorrinolaringologia! Agora, se você quiser saber... Com o som ligado, aponte o mouse para a animação abaixo do nosso irmão ornitorrinco.

 

Ornithorhynchus anatinus

 

4. Fiat Voluntas Dei in Corde nostro. Faça-se a Vontade de Deus em nosso Coração.

5. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. (Francisco Cândido Xavier, Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 – Uberaba, 30 de junho de 2002).

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.its.caltech.edu/~atomic/
snowcrystals/photos/photos.htm

http://br.olhares.com/
construindo_o_amor_foto1725911.html

 

Fundo musical:

Prelude nº 9 (Johann Sebastian Bach)

Fonte:

http://www.karaokenet.com.br/karaoke2/midisclassicos.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.