Não
se deve resistir ao mal utilizando o próprio mal. A resistência
pacífica é a única capaz de eliminar o mal.1
Deus
está nas próprias pessoas e em suas ações.
Jesus foi o homem que melhor soube exprimir uma conduta moral que
gerasse justiça, felicidade e elevasse espiritualmente todos
os homens.
Se
queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.
Os
ricos fazem tudo pelos pobres, menos descer de suas costas.
Enquanto
houver matadouros, haverá campos de guerra.
Falai
aos animais em lugar de lhes bater.
Todos
pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si
mesmo.
Em
vão, centenas de milhares de homens, amontoados num pequeno
espaço, se esforçavam por desfigurar a terra em que
viviam. Em vão, a cobriam de pedras para que nada pudesse
germinar; em vão arrancavam as ervas tenras que pugnavam
por irromper; em vão impregnavam o ar de fumaça; em
vão escorraçavam os animais e os pássaros...
Em vão... Porque até na cidade, a Primavera é
Primavera.
Aquele
que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres
do que aquele que conheceu mil.
Os
homens distinguem-se entre si também neste caso: alguns primeiro
pensam, depois falam e, em seguida, agem; outros, ao contrário,
primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam.
O
bem do homem é o amor, como o da planta é a luz.
Aquilo
que foi e que será, e até mesmo aquilo que é,
não somos capazes de saber; mas quanto àquilo que
devemos fazer, não apenas somos capazes de saber, como também
o sabemos sempre, e somente isso nos é necessário.
Não
é possível ser bom pela metade.
Essa
Democracia é uma sociedade de proprietários para defendê-los
contra os que nada possuem.
A
verdade é que não só nos países autocráticos
como naqueles supostamente livres – como a Inglaterra, a América,
a França e outros – as leis não foram feitas
para atender à vontade da maioria, mas, sim, à vontade
daqueles que detêm o poder.
Se
há no mundo um ocioso, deve haver também alguém
prestes a morrer de fome.
O
mal não pode vencer o mal. Só o bem pode fazê-lo.
Os
que se chamam grandes homens são etiquetas que dão
o seu nome aos acontecimentos históricos; e assim, como as
etiquetas, não têm relação com esses
acontecimentos.
O
homem não tem poder sobre nada enquanto tem medo da morte.
Quem não tem medo da morte possui tudo.
Falar
mal dos outros agrada tanto ás pessoas que é muito
difícil deixar de condenar um homem para comprazer os nossos
interlocutores.
O
dinheiro representa uma nova forma de escravidão impessoal,
em lugar da antiga escravidão pessoal.
A tristeza
pura é tão impossível como a alegria pura.
A
sabedoria das coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer, mas em saber o que é
preciso fazer antes e o que fazer depois.
Não
alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade.
A liberdade não é um fim, mas uma conseqüência.
Querer
saber – o que parece tão difícil – se
não é errado, entre tantos seres vivos que praticam
a violência, ser o único ou um dos poucos não
violentos, não é diferente de querer saber se seria
possível ser sóbrio entre tantos embriagados, e se
não seria melhor que todos começassem logo a beber.
A
alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.
O
verdadeiro trabalho cristão e aquilo que no mundo dá
os maiores frutos consistem em ações negativas: não
fazer o que é contrário a Deus e à consciência.
O
único consolo que sinto ao pensar na inevitabilidade da minha
morte é o mesmo que se sente quando o barco está em
perigo: encontramo-nos todos na mesma situação.
O
homem ama, porque o amor é a essência da sua alma.
Por isso não pode deixar de amar.
O
Cristianismo, no seu verdadeiro significado, destrói o Estado.
Na
vida só há um modo de ser feliz: viver para os outros.2
Compreender
é tudo perdoar.
O
inverossímil, em matéria de sentimentos, é
o sinal mais seguro da verdade.
Em
minha busca de respostas para a pergunta da vida, senti-me exatamente
como um homem perdido em uma floresta.
Quando
as pessoas falam de forma muito elaborada e sofisticada, ou querem
contar uma mentira ou querem admirar a si mesmas. Ninguém
deve acreditar em tais pessoas. A fala boa é sempre clara,
inteligente e compreendida por todos.
Aceitar
a dignidade de outra pessoa é axiomático. Não
tem nada a ver com dominação, apoio ou atos de caridade
em relação aos outros.
Em
arte tudo está naquele nada.
Os
homens que não têm respeito pelos outros é porque
têm pouco por si próprios.
A
sociedade só pode ser aprimorada por meio de auto-sacrifício.
Está
em meu poder servir a Deus ou não o servir. Servindo-O, acrescento
ao meu próprio bem e ao bem de todo o Universo. Não
O servindo, abro mão do meu próprio bem e privo o
mundo do bem que estava em meu poder criar.
Não
existe grandeza onde não há simplicidade, bondade
e verdade.
É
no Coração do
homem que reside o princípio e o fim de todas
as coisas.
Minha
religião é o amor a todos os seres vivos.
______
Notas:
1.
Mohandas Karamchand Gandhi (Nova Déli, 2 de outubro de 1869
– Nova Déli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido
popularmente por Mahatma Gandhi (Mahatma, do sânscrito,
significa A Grande Alma), foi um dos idealizadores e fundadores
do moderno Estado Indiano e um influente defensor do Satyagraha
(princípio da não-agressão, forma não-violenta
de protesto) como um meio de revolução.
2.
No Positivismo comtiano, cuja idéia-chave é a Lei
dos Três Estados (Cada
entendimento oferece a sucessão dos três estados –
fictício, abstrato e positivo – em relação
às nossas concepções quaisquer, mas com uma
velocidade proporcional à generalidade dos fenômenos
correspondentes),
uma de suas máximas é: Viver
para outrem.
Outra é: Viver
às claras.