Referindo-se
a URSS: Em um país
em que o único empregador é o Estado, oposição
significa morte lenta por inanição. O velho princípio
'quem não trabalha não come' foi substituído por outro:
'quem não obedece não come.'
Ela
virá. A revolução conquistará para todos o direito
não somente ao pão, mas, também, à poesia.
A
vida é bela. Que as futuras gerações a livrem de qualquer
mal e de toda opressão, e possam desfrutá-la em toda a sua
plenitude.
Morro
com a certeza inabalável no futuro comunista da Humanidade. Esta
certeza me dá hoje uma força que religião nenhuma poderia
dar.
Sobre
Josef Stalin:
A violência bem organizada parecia ser para ele a menor distância
entre dois pontos.
Expor
aos oprimidos a verdade sobre a situação é abrir o
caminho da revolução.
A
guerra civil, forma culminante da luta de classes, abole violentamente todos
os liames morais entre classes inimigas.
Com
um heroísmo sem precedentes, num fato militar inaudito na história
desta guerra, nossos cadetes e nossas unidades do Exército Vermelho
tomaram de assalto uma fortaleza naval de primeira linha. Sem darem um tiro
sequer, eles progrediram sobre o gelo, e pereceram. Eles venceram, esses
filhos da Rússia operária e camponesa leais à revolução.
O povo trabalhador da Rússia e do mundo não os esquecerá.
A
propriedade do Estado não é propriedade
de todo o povo,
mas, na medida em que desaparecem os privilégios e as distinções
sociais, e em que, em conseqüência, o Estado perde sua razão
de ser. Dito de outra maneira: a propriedade do Estado se faz socialista
à medida que deixa de ser propriedade do Estado.
A
URSS é uma sociedade intermediária entre o Capitalismo e o
Socialismo, na qual as forças produtivas são ainda insuficientes
para dar à propriedade do Estado um caráter socialista, e
a evolução das contradições acumuladas podem
conduzir ao Socialismo ou lançar a sociedade rumo ao Capitalismo.
A
crise histórica da Humanidade se reduz à crise
da direção revolucionária. A crise de direção
do proletariado, que se tornou a crise da civilização humana,
somente poderá ser resolvida pela Quarta Internacional.1
Se
o Capitalismo é incapaz de satisfazer as reivindicações
que surgem infalivelmente dos males que ele mesmo engendrou, então,
que morra!
O
único fim dos tribunais é manter a sociedade
no seu estado atual.
O
verdadeiro trabalho cristão e aquilo que no mundo dá os maiores
frutos consistem em ações negativas: não fazer o que
é contrário a Deus e à consciência.2
Os
atos de uma pessoa se tornam a sua vida e o seu destino. Tal é a
lei da vida.
É
preciso conhecer os limites da força. É preciso saber quando
combinar força com estratégia.
Ainda
bem que os camponeses russos são analfabetos e não podem ler
as besteiras que são escritas em jornais e livros deste País.
A
imprensa é uma arma. Por que haveria eu de dar uma arma ao meu inimigo?
Todo
policial sabe que, embora os governos possam ser substituídos, a
polícia continua.
Aquele
que se ajoelha diante do fato consumado não é capaz de enfrentar
o futuro.
As
massas revolucionárias nunca perdoarão a covardia e a traição.
O
proletariado jamais poderá tomar o poder por uma insurreição
espontânea.3
Os
homens não têm muito respeito pelos outros porque têm
pouco até por si próprios.
Lealdade
ao programa revolucionário, hostilidade irreconciliável com
a burguesia, ruptura decisiva com os social-patriotas, profunda confiança
na força revolucionária das massas: estas são as principais
lições de Outubro.4
A
Revolução de Outubro lançou as bases para uma nova
cultura que leva em
todos consideração.
Tornou-se um exemplo para todo o desenvolvimento futuro da Humanidade.
Patriotismo
é a principal
parte da
ideologia mediante a qual a burguesia envenena a consciência de classe
dos oprimidos e paralisa sua vontade revolucionária, porque patriotismo
significa sujeição do proletariado à
nação, por trás da qual está a burguesia.
O
Partido Comunista é a arma principal da ação revolucionária
do proletariado. É a organização de combate de sua
vanguarda, a ser erguido como guia da classe trabalhadora em todas as suas
lutas e, portanto, também, no movimento sindical.
Há
apenas uma alternativa: ou a Revolução Russa desencadeia um
movimento revolucionário na Europa ou as potências européias
esmagarão a Revolução Russa.
O
Socialismo irá significar um salto do reino da necessidade ao reino
da liberdade.
Mas,
chega um momento em que o principal obstáculo para a vitória
é o hábito de considerar o adversário mais poderoso.5
Em
tempos normais, o Estado – seja ele monárquico ou democrático
–
está acima
da nação, e a História é feita por especialistas
neste ofício: reis, ministros, burocratas, parlamentares e jornalistas.
Mas, naqueles momentos cruciais, quando a velha ordem se torna insuportável
para as massas, estas rompem as barreiras que as separam do diálogo
político, varrem seus representantes tradicionais e, com sua intervenção,
criam um ponto de partida para um novo regime. Para nós, a
história de uma revolução
é, antes
de tudo, a história da irrupção violenta das massas
no governo de seu próprio destino.6
Em
geral, a sociedade não muda as instituições à
medida que necessita, como um operário troca suas ferramentas. Pelo
contrário: praticamente, costuma aceitar como definitivas as instituições
a que se encontra submetida.
O
processo político fundamental de uma revolução consiste
em que aa massas percebam os objetivos decorrentes da crise social, em que
elas sejam orientadas de forma ativa pelo método de aproximações
sucessivas.
A
força
principal de Lenin estava em compreender a lógica
interna do movimento e em dirigir sua política de acordo com ela.
Não impunha seus planos às massas, mas, as ajudava a tomar
consciência de seus próprios planos e realizá-los.
Não
entrei, nem direta nem indiretamente, em nenhum acordo ou mesmo em nenhuma
negociação de bastidores, com os inimigos da classe operária.
Milhares de adversários de Stalin tombaram, vítimas de falsas
acusações. As novas gerações revolucionárias
reabilitarão sua honra política e tratarão seus carrascos
do Kremlin como eles merecem.
Morro
revolucionário proletário, marxista, partidário do
materialismo dialético e, por conseqüência, ateu irredutível.
Minha fé no futuro comunista da Humanidade não é menos
ardente; em verdade, ela é hoje mais firme do que o foi nos dias
de minha juventude.
Imaginar
que, de algum modo, a
ditadura do proletariado dependa automaticamente do desenvolvimento e dos
recursos técnicos de um país, é tirar uma conclusão
falsa de um materialismo econômico simplificado ao absurdo. Este ponto
de vista não tem nada a ver com o Marxismo.
A
tarefa do Marxismo é descobrir, ao analisar o mecanismo interno à
revolução, as possibilidades que ela apresenta em seu desenvolvimento.
É
necessário escolher entre o Jacobinismo e o Marxismo,
porque o social-democrata revolucionário e o jacobino representam
dois mundos, duas doutrinas, duas táticas e duas mentalidades separadas
por um abismo.
As
tarefas do novo regime são tão complexas que elas não
poderão ser resolvidas senão pela disputa entre diferentes
métodos de construção econômica e política,
por longas discussões, pela luta sistemática, luta não
somente do mundo socialista com o mundo capitalista, mas, também,
luta das diversas correntes e tendências no interior do Socialismo:
correntes que inevitavelmente aparecerão assim que a ditadura do
proletariado colocar as dezenas e centenas de novos problemas, insolúveis
antecipadamente. E nenhuma organização forte e poderosa poderá,
para acelerar e simplificar o processo, esmagar estas tendências e
divergências: é muito claro que um proletariado capaz de exercer
sua ditadura sobre a sociedade não se submeterá a nenhuma
ditadura sobre si mesmo.
O
fim pode justificar os meios enquanto houver algo que justifique o fim.
A
vida não é uma tarefa fácil. É difícil
não nos frustrarmos e não cairmos no cinismo, a menos que
nos elevemos acima da miséria pessoal, acima de fraqueza e acima
de todos os tipos de traição e de vileza.
Não
existem regras absolutas de conduta, seja em tempos de paz, seja
em tempos de guerra.
Tudo depende das circunstâncias.
A
profundidade e a força de um caráter humano são definidas
por suas reservas morais. As pessoas se revelam completamente apenas quando
são testadas fora das condições habituais da sua vida,
pois, só então, elas têm que usar suas reservas.
Não
acreditar na força é o mesmo que não acreditar na gravidade.
Você
pode não estar interessado na estratégia, mas a estratégia
está interessada em você.
Variante: Você pode não estar interessado na guerra,
mas a guerra está interessada em você.
A
velhice é a mais inesperada de todas as coisas que acontecem com
um homem.7
Existe
um limite para a aplicação de métodos democráticos.
O
Fascismo nada mais é do que um a reação capitalista.
Do ponto de vista do proletariado, não há diferença
entre os diversos tipos de reação.
O
Fascismo
é uma caricatura do Jacobinismo.
Em
uma luta séria não há pior crueldade do que ser magnânimo
em um momento inoportuno.
A
aprendizagem carrega dentro de si certos perigos, pois,
em caso de necessidade, talvez tenhamos que aprender com os nossos inimigos.8
A insurreição
é uma arte, e como todas as artes tem suas próprias leis.
Uma
revolução é feita diretamente por uma minoria.
Em
uma greve, o primeiro lugar cabe naturalmente ao sindicato.
O
Partido não impõe qualquer linha de conduta que contradiga
o estado de espírito ou as opiniões da maioria dos membros
dos sindicatos.
Uma
greve geral é apenas uma mobilização do proletariado
contra o seu inimigo – o Estado –
mas, a greve, em
si, não poderá produzir a solução dos problemas,
porque esgota as forças do proletariado mais cedo do que os seus
inimigos, e isto, mais cedo ou mais tarde, obrigará os trabalhadores
a voltar para as fábricas. A greve geral adquire uma importância
decisiva apenas como uma preliminar do conflito entre o proletariado e as
forças da oposição. Tão-somente por quebrar
a vontade dos exércitos lançados contra ela, pode a classe
revolucionária resolver o problema do poder – a raiz do problema
de cada revolução. A greve geral produz uma mobilização
de ambos os lados, e dá a primeira estimativa séria dos poderes
de resistência da contra-revolução.
A
burocracia soviética é como todas as classes dominantes, na
medida em que está pronta para fechar os olhos para os mais cruéis
erros de seus líderes na esfera da política em geral. Em contrapartida,
ela oferece uma fidelidade incondicional na defesa de seus privilégios.9
Se
os líderes buscam apenas se preservar, é nisto que se tornarão:
conservas ou compotas secas.
É
tarefa dos sovietes regeneradas colaborar com a revolução
mundial e com a construção de uma sociedade socialista.
Termos
como 'literatura proletária' e 'cultura proletária' são
perigosos, porque, erroneamente,
comprimem a cultura
do futuro nos estreitos limites do hoje. Eles falsificam perspectivas, violam
proporções, distorcem normas e cultivam a arrogância
de pequenos círculos, o que é mais perigoso.
Uma
ditadura revolucionária significa, por suas limitações
estritas, essência da liberdade.
De
um modo geral, a arte é uma expressão da necessidade do homem
de ter uma vida harmoniosa e completa, coisa que a sociedade de classes
o privou. É por isto que um protesto contra a realidade, consciente
ou inconsciente, ativo ou passivo, otimista ou pessimista, sempre faz parte
de uma peça realmente criativa de trabalho. Cada nova tendência
na arte sempre começou com uma rebelião.10
A
essência do Marxismo consiste no fato de que ele se aproxima da sociedade
concreta, tendo como objeto de pesquisa a análise da história
humana, como se alguém fizesse uma investigação em
um laboratório colossal. O Marxismo avalia a ideologia como um elemento
subordinado e integrante da estrutura social. O Marxismo examina a estrutura
de classes da sociedade como uma forma historicamente condicionada ao desenvolvimento
das forças produtivas. O Marxismo perquire as forças produtivas
da sociedade, as inter-relações entre a sociedade humana e
a Natureza circundante, já que estas, por sua vez, são determinados
em cada fase histórica pela tecnologia do homem, pelos seus instrumentos
e suas armas, pelas suas capacidades e pelos seus métodos de luta
com a Natureza. Precisamente, o
Marxismo submete
a exame o poder insuperável em sua visão histórica.
A
Dialética não nega o silogismo, mas nos ensina
a combinar silogismos, de tal forma a trazer a nossa compreensão
para mais próximo da realidade, eternamente em mudança.
A
Dialética não é uma chave mestra mágica que
responde a todas as perguntas. Ela não substitui a análise
científica concreta. Mas, dirige esta análise por um caminho
correto, evitando andanças estéreis no deserto do subjetivismo
e do escolasticismo.
Dialética
Enquanto
eu respirar, eu terei esperança. Enquanto eu respirar, eu lutarei
pelo futuro – um futuro radiante, em que o homem, forte e bonito,
irá se tornar mestre do fluxo de sua história, e direcioná-lo
para os horizontes ilimitados de beleza, de alegria e de felicidade!
A
burguesia, hoje, é uma classe em decadência. Somos forçados
a arrancá-la e cortá-la. O Terror Vermelho é uma arma
utilizada contra uma classe condenada à destruição,
mas que não quer morrer. O Terror Branco só pode retardar
o surgimento histórico do proletariado; já o Terror Vermelho
acelera a destruição da burguesia.
A
luta, bem compreendida e bem executada, pressupõe a hostilidade intransigente
do proletariado e das suas organizações, sempre e em toda
parte, contra a burguesia e contra
todos os imperialistas.
A
marreta quebra o vidro, mas forja o aço.
A
repressão para a realização de fins econômicos
é uma arma necessária da ditadura socialista.
A
vida de um revolucionário seria totalmente impossível
sem uma certa dose de fatalismo.
A impaciência
não acelera a mudança.
Não
se pode usar
o nosso destino pessoal como
critério para medir o processo histórico.
Eu
senti a mecânica do poder como um fardo inevitável, e não
como uma satisfação espiritual.
Burocracia
e harmonia social são inversamente proporcionais entre si.
Apesar
da grandeza inquestionável do gênio anglo-saxão, é
precisamente nos países anglo-saxões que as leis que regem
as revoluções são menos compreendidas.
O
correto não é uma combinação arbitrária
ou subjetiva de abstrações, mas, uma combinação
de abstrações que corresponda às leis do movimento
de um dado fenômeno.
Tudo
é relativo neste mundo; só a mudança perdura.
Talvez
seja possível encontrar a verdade comparando mentiras.
Enquanto
a força de trabalho humana, e, por conseguinte, a própria
vida, permanecem artigos de compra e venda, de exploração
e de roubo, o princípio da sacralidade da vida humana continua a
ser uma mentira vergonhosa, proferida com o objetivo de manter os escravos
oprimidos em suas cadeias.
O
nosso planeta está sendo transformado em um imundo
e malcheiroso
barracão imperialista.
O
Capitalismo vive por crises e 'booms', assim como um ser humano vive por
inspirar e expirar.
Os
Estados Unidos não são apenas fortes, mas, também,
é o país
mais aterrorizador.
Um
país atrasado assimila as conquistas materiais e ideológicas
dos países adiantados. O desenvolvimento de uma nação
historicamente atrasada conduz, necessariamente, a uma combinação
original das diversas fases do processo histórico. A órbita
descrita toma, em seu conjunto, um caráter irregular, complexo, combinado.
A possibilidade de superar os degraus intermediários não é,
está claro, absoluta; realmente, está limitada pelas capacidades
econômicas e culturais do país. Um país atrasado, freqüentemente,
rebaixa as realizações que toma de empréstimo ao exterior
para adaptá-las à sua própria cultura primitiva. O
próprio processo de assimilação apresenta, neste caso,
um caráter contraditório. As leis da História nada
têm em comum com os sistemas pedantescos. A desigualdade do ritmo,
que é a lei mais geral do processo histórico, evidencia-se
com maior vigor e complexidade nos destinos dos países atrasados.
Sob o chicote das necessidades externas, a vida retardatária vê-se
na contingência de avançar aos saltos. Desta lei universal
da desigualdade dos ritmos decorre outra lei que, por falta de denominação
apropriada, chamaremos de lei do desenvolvimento combinado, que significa
aproximação das diversas etapas, combinação
das fases diferenciadas, amálgama das formas arcaicas com as mais
modernas. Sem esta lei, tomada, bem entendido, em todo o seu conjunto material,
é impossível compreender a história da Rússia,
como em geral a de todos os países chamados à civilização
em segunda, terceira ou décima linha.
A
principal tarefa política na URSS continua sendo a derrubada da própria
burocracia termidoriana, derrubada esta por meio de uma insurreição
revolucionária dos trabalhadores.
A
revolução que a burocracia prepara contra si própria
não será social como foi a Revolução de Outubro
de 1917; não se tratará de mudança das bases econômicas
da sociedade, de substituir uma forma de propriedade por outra.
As
questões da Sociologia seriam bem mais simples se os fenômenos
sociais tivessem sempre contornos precisos.
Seja
do Jeito que For
Seja
do jeito que for,
nós
haveremos de ab-reagir.
Seja
do jeito que for,
nós
haveremos de conseguir.
Seja
do jeito que for,
a Paz
acontecerá para todos.
Seja
do jeito que for,
a
Santa LLuz
advirá para todos.
Seja
do jeito que for,
venceremos
a inadimplência.
Seja
do jeito que for,
o termo
será a Consciência.
Seja
do jeito que for,
alforriados
todos nós seremos.
Seja
do jeito que for,
Deuses
nós nos tornaremos.