LEON TROTSKY (Pensamentos)

 

 

 

Leon Trotsky

Leon Trotsky

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui de uma pequena coletânea do pensamento de Leon Trotsky – uma das figuras revolucionárias mais importantes do século XX. Suas idéias serão responsáveis pelo surgimento de uma corrente política denominada Trotskismo.

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

Leon Trotsky

Leon Trotsky

 

 

 

Leon Trotsky (nascido Lev Davidovich Bronstein; Ianovka, 7 de novembro de 1879 – Coyoacán, 21 de agosto de 1940) foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) à morte de Lenin.

 

Nos primeiros tempos da União Soviética, Trotsky desempenhou um importante papel político, primeiro como Comissário do Povo (Ministro) para os Negócios Estrangeiros; posteriormente como criador e comandante do Exército Vermelho, e fundador e membro do Politburo do PCUS.

 

Afastado por Stalin do controle do Partido, Trotsky foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México. As suas idéias políticas, expostas em uma obra escrita de grande extensão, deram origem ao Trotskismo, corrente ainda hoje importante no Marxismo.

 

Stalin, porém, considerava a militância de Trotsky uma ameaça real à sua hegemonia sobre o movimento comunista internacional. Assim, infiltrou um agente seu na residência mexicana de Trotsky, Ramón Mercader, que o matou a golpes de picareta, em 1940. Mercader jamais assumiu ter agido a mando de Stalin. Durante seu julgamento, Ramón Mercader deu o seguinte depoimento: Pousei o casaco impermeável na mesa de forma a poder tirar a picareta que estava no bolso. Decidi não perder a grande oportunidade que surgiu. No momento em que Trotsky começou a ler o artigo, deu-me a minha oportunidade; tirei a picareta do casaco, segurei-a firme na mão e, de olhos fechados, dei-lhe um golpe terrível na cabeça.

 

 

 

Pensamentos Trotskyanos

 

 

 

Referindo-se a URSS: Em um país em que o único empregador é o Estado, oposição significa morte lenta por inanição. O velho princípio 'quem não trabalha não come' foi substituído por outro: 'quem não obedece não come.'

 

 

 

Ela virá. A revolução conquistará para todos o direito não somente ao pão, mas, também, à poesia.

 

A vida é bela. Que as futuras gerações a livrem de qualquer mal e de toda opressão, e possam desfrutá-la em toda a sua plenitude.

 

Morro com a certeza inabalável no futuro comunista da Humanidade. Esta certeza me dá hoje uma força que religião nenhuma poderia dar.

 

Sobre Josef Stalin: A violência bem organizada parecia ser para ele a menor distância entre dois pontos.

 

Expor aos oprimidos a verdade sobre a situação é abrir o caminho da revolução.

 

A guerra civil, forma culminante da luta de classes, abole violentamente todos os liames morais entre classes inimigas.

 

Com um heroísmo sem precedentes, num fato militar inaudito na história desta guerra, nossos cadetes e nossas unidades do Exército Vermelho tomaram de assalto uma fortaleza naval de primeira linha. Sem darem um tiro sequer, eles progrediram sobre o gelo, e pereceram. Eles venceram, esses filhos da Rússia operária e camponesa leais à revolução. O povo trabalhador da Rússia e do mundo não os esquecerá.

 

A propriedade do Estado não é propriedade de todo o povo, mas, na medida em que desaparecem os privilégios e as distinções sociais, e em que, em conseqüência, o Estado perde sua razão de ser. Dito de outra maneira: a propriedade do Estado se faz socialista à medida que deixa de ser propriedade do Estado.

 

A URSS é uma sociedade intermediária entre o Capitalismo e o Socialismo, na qual as forças produtivas são ainda insuficientes para dar à propriedade do Estado um caráter socialista, e a evolução das contradições acumuladas podem conduzir ao Socialismo ou lançar a sociedade rumo ao Capitalismo.

 

A crise histórica da Humanidade se reduz à crise da direção revolucionária. A crise de direção do proletariado, que se tornou a crise da civilização humana, somente poderá ser resolvida pela Quarta Internacional.1

 

Se o Capitalismo é incapaz de satisfazer as reivindicações que surgem infalivelmente dos males que ele mesmo engendrou, então, que morra!

 

 

 

 

O único fim dos tribunais é manter a sociedade no seu estado atual.

 

O verdadeiro trabalho cristão e aquilo que no mundo dá os maiores frutos consistem em ações negativas: não fazer o que é contrário a Deus e à consciência.2

 

Os atos de uma pessoa se tornam a sua vida e o seu destino. Tal é a lei da vida.

 

É preciso conhecer os limites da força. É preciso saber quando combinar força com estratégia.

 

Ainda bem que os camponeses russos são analfabetos e não podem ler as besteiras que são escritas em jornais e livros deste País.

 

A imprensa é uma arma. Por que haveria eu de dar uma arma ao meu inimigo?

 

Todo policial sabe que, embora os governos possam ser substituídos, a polícia continua.

 

Aquele que se ajoelha diante do fato consumado não é capaz de enfrentar o futuro.

 

As massas revolucionárias nunca perdoarão a covardia e a traição.

 

O proletariado jamais poderá tomar o poder por uma insurreição espontânea.3

 

Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por si próprios.

 

 

 

Lealdade ao programa revolucionário, hostilidade irreconciliável com a burguesia, ruptura decisiva com os social-patriotas, profunda confiança na força revolucionária das massas: estas são as principais lições de Outubro.4

 

A Revolução de Outubro lançou as bases para uma nova cultura que leva em todos consideração. Tornou-se um exemplo para todo o desenvolvimento futuro da Humanidade.

 

Patriotismo é a principal parte da ideologia mediante a qual a burguesia envenena a consciência de classe dos oprimidos e paralisa sua vontade revolucionária, porque patriotismo significa sujeição do proletariado à nação, por trás da qual está a burguesia.

 

O Partido Comunista é a arma principal da ação revolucionária do proletariado. É a organização de combate de sua vanguarda, a ser erguido como guia da classe trabalhadora em todas as suas lutas e, portanto, também, no movimento sindical.

 

Há apenas uma alternativa: ou a Revolução Russa desencadeia um movimento revolucionário na Europa ou as potências européias esmagarão a Revolução Russa.

 

O Socialismo irá significar um salto do reino da necessidade ao reino da liberdade.

 

Mas, chega um momento em que o principal obstáculo para a vitória é o hábito de considerar o adversário mais poderoso.5

 

Em tempos normais, o Estado – seja ele monárquico ou democrático está acima da nação, e a História é feita por especialistas neste ofício: reis, ministros, burocratas, parlamentares e jornalistas. Mas, naqueles momentos cruciais, quando a velha ordem se torna insuportável para as massas, estas rompem as barreiras que as separam do diálogo político, varrem seus representantes tradicionais e, com sua intervenção, criam um ponto de partida para um novo regime. Para nós, a história de uma revolução é, antes de tudo, a história da irrupção violenta das massas no governo de seu próprio destino.6

 

Em geral, a sociedade não muda as instituições à medida que necessita, como um operário troca suas ferramentas. Pelo contrário: praticamente, costuma aceitar como definitivas as instituições a que se encontra submetida.

 

O processo político fundamental de uma revolução consiste em que aa massas percebam os objetivos decorrentes da crise social, em que elas sejam orientadas de forma ativa pelo método de aproximações sucessivas.

 

A força principal de Lenin estava em compreender a lógica interna do movimento e em dirigir sua política de acordo com ela. Não impunha seus planos às massas, mas, as ajudava a tomar consciência de seus próprios planos e realizá-los.

 

Não entrei, nem direta nem indiretamente, em nenhum acordo ou mesmo em nenhuma negociação de bastidores, com os inimigos da classe operária. Milhares de adversários de Stalin tombaram, vítimas de falsas acusações. As novas gerações revolucionárias reabilitarão sua honra política e tratarão seus carrascos do Kremlin como eles merecem.

 

Morro revolucionário proletário, marxista, partidário do materialismo dialético e, por conseqüência, ateu irredutível. Minha fé no futuro comunista da Humanidade não é menos ardente; em verdade, ela é hoje mais firme do que o foi nos dias de minha juventude.

 

Imaginar que, de algum modo, a ditadura do proletariado dependa automaticamente do desenvolvimento e dos recursos técnicos de um país, é tirar uma conclusão falsa de um materialismo econômico simplificado ao absurdo. Este ponto de vista não tem nada a ver com o Marxismo.

 

A tarefa do Marxismo é descobrir, ao analisar o mecanismo interno à revolução, as possibilidades que ela apresenta em seu desenvolvimento.

 

É necessário escolher entre o Jacobinismo e o Marxismo, porque o social-democrata revolucionário e o jacobino representam dois mundos, duas doutrinas, duas táticas e duas mentalidades separadas por um abismo.

 

As tarefas do novo regime são tão complexas que elas não poderão ser resolvidas senão pela disputa entre diferentes métodos de construção econômica e política, por longas discussões, pela luta sistemática, luta não somente do mundo socialista com o mundo capitalista, mas, também, luta das diversas correntes e tendências no interior do Socialismo: correntes que inevitavelmente aparecerão assim que a ditadura do proletariado colocar as dezenas e centenas de novos problemas, insolúveis antecipadamente. E nenhuma organização forte e poderosa poderá, para acelerar e simplificar o processo, esmagar estas tendências e divergências: é muito claro que um proletariado capaz de exercer sua ditadura sobre a sociedade não se submeterá a nenhuma ditadura sobre si mesmo.

 

O fim pode justificar os meios enquanto houver algo que justifique o fim.

 

A vida não é uma tarefa fácil. É difícil não nos frustrarmos e não cairmos no cinismo, a menos que nos elevemos acima da miséria pessoal, acima de fraqueza e acima de todos os tipos de traição e de vileza.

 

Não existem regras absolutas de conduta, seja em tempos de paz, seja em tempos de guerra. Tudo depende das circunstâncias.

 

A profundidade e a força de um caráter humano são definidas por suas reservas morais. As pessoas se revelam completamente apenas quando são testadas fora das condições habituais da sua vida, pois, só então, elas têm que usar suas reservas.

 

Não acreditar na força é o mesmo que não acreditar na gravidade.

 

 

 

Você pode não estar interessado na estratégia, mas a estratégia está interessada em você. Variante: Você pode não estar interessado na guerra, mas a guerra está interessada em você.

 

A velhice é a mais inesperada de todas as coisas que acontecem com um homem.7

 

Existe um limite para a aplicação de métodos democráticos.

 

O Fascismo nada mais é do que um a reação capitalista. Do ponto de vista do proletariado, não há diferença entre os diversos tipos de reação.

 

O Fascismo é uma caricatura do Jacobinismo.

 

Em uma luta séria não há pior crueldade do que ser magnânimo em um momento inoportuno.

 

A aprendizagem carrega dentro de si certos perigos, pois, em caso de necessidade, talvez tenhamos que aprender com os nossos inimigos.8

 

A insurreição é uma arte, e como todas as artes tem suas próprias leis.

 

Uma revolução é feita diretamente por uma minoria.

 

Em uma greve, o primeiro lugar cabe naturalmente ao sindicato.

 

O Partido não impõe qualquer linha de conduta que contradiga o estado de espírito ou as opiniões da maioria dos membros dos sindicatos.

 

Uma greve geral é apenas uma mobilização do proletariado contra o seu inimigo – o Estado mas, a greve, em si, não poderá produzir a solução dos problemas, porque esgota as forças do proletariado mais cedo do que os seus inimigos, e isto, mais cedo ou mais tarde, obrigará os trabalhadores a voltar para as fábricas. A greve geral adquire uma importância decisiva apenas como uma preliminar do conflito entre o proletariado e as forças da oposição. Tão-somente por quebrar a vontade dos exércitos lançados contra ela, pode a classe revolucionária resolver o problema do poder – a raiz do problema de cada revolução. A greve geral produz uma mobilização de ambos os lados, e dá a primeira estimativa séria dos poderes de resistência da contra-revolução.

 

A burocracia soviética é como todas as classes dominantes, na medida em que está pronta para fechar os olhos para os mais cruéis erros de seus líderes na esfera da política em geral. Em contrapartida, ela oferece uma fidelidade incondicional na defesa de seus privilégios.9

 

Se os líderes buscam apenas se preservar, é nisto que se tornarão: conservas ou compotas secas.

 

É tarefa dos sovietes regeneradas colaborar com a revolução mundial e com a construção de uma sociedade socialista.

 

Termos como 'literatura proletária' e 'cultura proletária' são perigosos, porque, erroneamente, comprimem a cultura do futuro nos estreitos limites do hoje. Eles falsificam perspectivas, violam proporções, distorcem normas e cultivam a arrogância de pequenos círculos, o que é mais perigoso.

 

Uma ditadura revolucionária significa, por suas limitações estritas, essência da liberdade.

 

De um modo geral, a arte é uma expressão da necessidade do homem de ter uma vida harmoniosa e completa, coisa que a sociedade de classes o privou. É por isto que um protesto contra a realidade, consciente ou inconsciente, ativo ou passivo, otimista ou pessimista, sempre faz parte de uma peça realmente criativa de trabalho. Cada nova tendência na arte sempre começou com uma rebelião.10

 

A essência do Marxismo consiste no fato de que ele se aproxima da sociedade concreta, tendo como objeto de pesquisa a análise da história humana, como se alguém fizesse uma investigação em um laboratório colossal. O Marxismo avalia a ideologia como um elemento subordinado e integrante da estrutura social. O Marxismo examina a estrutura de classes da sociedade como uma forma historicamente condicionada ao desenvolvimento das forças produtivas. O Marxismo perquire as forças produtivas da sociedade, as inter-relações entre a sociedade humana e a Natureza circundante, já que estas, por sua vez, são determinados em cada fase histórica pela tecnologia do homem, pelos seus instrumentos e suas armas, pelas suas capacidades e pelos seus métodos de luta com a Natureza. Precisamente, o Marxismo submete a exame o poder insuperável em sua visão histórica.

 

A Dialética não nega o silogismo, mas nos ensina a combinar silogismos, de tal forma a trazer a nossa compreensão para mais próximo da realidade, eternamente em mudança.

 

A Dialética não é uma chave mestra mágica que responde a todas as perguntas. Ela não substitui a análise científica concreta. Mas, dirige esta análise por um caminho correto, evitando andanças estéreis no deserto do subjetivismo e do escolasticismo.

 

 

Dialética

 

 

Enquanto eu respirar, eu terei esperança. Enquanto eu respirar, eu lutarei pelo futuro – um futuro radiante, em que o homem, forte e bonito, irá se tornar mestre do fluxo de sua história, e direcioná-lo para os horizontes ilimitados de beleza, de alegria e de felicidade!

 

A burguesia, hoje, é uma classe em decadência. Somos forçados a arrancá-la e cortá-la. O Terror Vermelho é uma arma utilizada contra uma classe condenada à destruição, mas que não quer morrer. O Terror Branco só pode retardar o surgimento histórico do proletariado; já o Terror Vermelho acelera a destruição da burguesia.

 

A luta, bem compreendida e bem executada, pressupõe a hostilidade intransigente do proletariado e das suas organizações, sempre e em toda parte, contra a burguesia e contra todos os imperialistas.

 

 

 

 

A marreta quebra o vidro, mas forja o aço.

 

A repressão para a realização de fins econômicos é uma arma necessária da ditadura socialista.

 

A vida de um revolucionário seria totalmente impossível sem uma certa dose de fatalismo.

 

A impaciência não acelera a mudança.

 

Não se pode usar o nosso destino pessoal como critério para medir o processo histórico.

 

Eu senti a mecânica do poder como um fardo inevitável, e não como uma satisfação espiritual.

 

Burocracia e harmonia social são inversamente proporcionais entre si.

 

 

 

 

Apesar da grandeza inquestionável do gênio anglo-saxão, é precisamente nos países anglo-saxões que as leis que regem as revoluções são menos compreendidas.

 

O correto não é uma combinação arbitrária ou subjetiva de abstrações, mas, uma combinação de abstrações que corresponda às leis do movimento de um dado fenômeno.

 

Tudo é relativo neste mundo; só a mudança perdura.

 

Talvez seja possível encontrar a verdade comparando mentiras.

 

Enquanto a força de trabalho humana, e, por conseguinte, a própria vida, permanecem artigos de compra e venda, de exploração e de roubo, o princípio da sacralidade da vida humana continua a ser uma mentira vergonhosa, proferida com o objetivo de manter os escravos oprimidos em suas cadeias.

 

O nosso planeta está sendo transformado em um imundo e malcheiroso barracão imperialista.

 

O Capitalismo vive por crises e 'booms', assim como um ser humano vive por inspirar e expirar.

 

Os Estados Unidos não são apenas fortes, mas, também, é o país mais aterrorizador.

 

Um país atrasado assimila as conquistas materiais e ideológicas dos países adiantados. O desenvolvimento de uma nação historicamente atrasada conduz, necessariamente, a uma combinação original das diversas fases do processo histórico. A órbita descrita toma, em seu conjunto, um caráter irregular, complexo, combinado. A possibilidade de superar os degraus intermediários não é, está claro, absoluta; realmente, está limitada pelas capacidades econômicas e culturais do país. Um país atrasado, freqüentemente, rebaixa as realizações que toma de empréstimo ao exterior para adaptá-las à sua própria cultura primitiva. O próprio processo de assimilação apresenta, neste caso, um caráter contraditório. As leis da História nada têm em comum com os sistemas pedantescos. A desigualdade do ritmo, que é a lei mais geral do processo histórico, evidencia-se com maior vigor e complexidade nos destinos dos países atrasados. Sob o chicote das necessidades externas, a vida retardatária vê-se na contingência de avançar aos saltos. Desta lei universal da desigualdade dos ritmos decorre outra lei que, por falta de denominação apropriada, chamaremos de lei do desenvolvimento combinado, que significa aproximação das diversas etapas, combinação das fases diferenciadas, amálgama das formas arcaicas com as mais modernas. Sem esta lei, tomada, bem entendido, em todo o seu conjunto material, é impossível compreender a história da Rússia, como em geral a de todos os países chamados à civilização em segunda, terceira ou décima linha.

 

A principal tarefa política na URSS continua sendo a derrubada da própria burocracia termidoriana, derrubada esta por meio de uma insurreição revolucionária dos trabalhadores.

 

A revolução que a burocracia prepara contra si própria não será social como foi a Revolução de Outubro de 1917; não se tratará de mudança das bases econômicas da sociedade, de substituir uma forma de propriedade por outra.

 

As questões da Sociologia seriam bem mais simples se os fenômenos sociais tivessem sempre contornos precisos.

 

 

 

 

 

 

Seja do Jeito que For

 

 

 

Seja do jeito que for,

nós haveremos de ab-reagir.

Seja do jeito que for,

nós haveremos de conseguir.

 

Seja do jeito que for,

a Paz acontecerá para todos.

Seja do jeito que for,

a Santa LLuz advirá para todos.

 

Seja do jeito que for,

venceremos a inadimplência.

Seja do jeito que for,

o termo será a Consciência.

 

Seja do jeito que for,

alforriados todos nós seremos.

Seja do jeito que for,

Deuses nós nos tornaremos.

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. A Quarta Internacional (QI) é uma organização comunista internacional composta por seguidores de Leon Trotsky (trotskistas), com o objetivo declarado de ajudar as classes trabalhadoras a alcançarem o Socialismo. Historicamente, a QI foi fundada na França, em 1938, onde Trotsky e seus seguidores, após terem sido expulsos da União Soviética, consideraram a Komintern (do alemão, Kommunistische Internationale) ou Terceira Internacional como perdida para o stalinismo e incapaz de levar a classe trabalhadora internacional ao poder político. Assim sendo, os trotskistas fundaram sua própria Internacional Comunista. Atualmente, várias organizações internacionais reivindicam a Quarta Internacional fundada por Trotsky. Durante parte importante de sua existência, a Quarta Internacional foi perseguida por agentes da polícia secreta soviética, reprimida por países capitalistas como a França e os Estados Unidos, e rejeitada como ilegítima pelos seguidores da União Soviética e, posteriormente, do maoísmo – uma posição ainda mantida por estes comunistas nos dias de hoje. Durante a Segunda Guerra Mundial, sob estas condições de ilegalidade e hostilidade em grande parte do mundo, ela encontrou dificuldade para manter contato entre seus membros. Quando revoltas dos trabalhadores ocorreram, eram geralmente sob a influência de grupos de inspiração soviética, de maoístas, social-democratas, anarquistas, ou de grupos de militantes nacionalistas, levando a novas derrotas para a QI e os trotskistas, que nunca conseguiram apoio semelhante. Mesmo após o repúdio do Estado Soviético a Stalin e o processo de desestalinização do País, o Trotskismo, apesar de sua crítica à burocratização, não viveu um processo de ampliação de sua influência. A crise vivida pelo ideário socialista, de todos os matizes, também enfraqueceu a alternativa trotskista. Ideologicamente, maoístas, comunistas de esquerda e anarquistas consideram o Trotskismo – e, portanto, também a Quarta Internacional – ideologicamente falido e impotente. Apesar disto, muitas partes da América Latina e da Europa continuam a abrigar grandes grupos trotskistas, com seguidores jovens e velhos, que são atraídos pelo anti-stalinismo e pela retórica a favor do movimento operário internacional. Alguns desses grupos carregam o rótulo de ''membro da Quarta Internacional", quer no nome de sua organização, em seus manifestos ou em ambos.

2. De modo geral, o ser humano tem a maior facilidade em ver e logo apontar os defeitos alheios, mas, quando faz cocô, não lava a bunda.

3. Este conceito vale para tudo na vida, isto é, sem organização, qualquer coisa está fadada ao insucesso e a ser substituída ou destruída. Ou como disse Trotsky: Sem uma organização dirigente, a energia das massas se dissiparia, como se dissipa o vapor não contido em uma caldeira. Mas, seja como for, o que impulsa o movimento não é nem a caldeira nem o pistão, mas o vapor.

4. Lições de Outubro faz referência à Revolução de Outubro, na Rússia, também conhecida como Revolução Bolchevique ou Revolução Vermelha. Foi a segunda fase da Revolução Russa de 1917, depois da Revolução de Fevereiro do mesmo ano. Começou com o golpe de Estado, liderado por Vladimir Lenin e pelos bolcheviques, contra o Governo Provisório, em 25 de outubro de 1917 (pelo calendário juliano) ou 7 de novembro (pelo calendário gregoriano). Foi a primeira revolução comunista marxista do século XX e deu o poder aos bolcheviques. A Revolução de Outubro foi seguida pela Guerra Civil Russa (1918 – 1922) e pela criação da URSS em 1922.

5. Se, durante a Segunda Grande Guerra, os aliados não tivessem sido extremamente e quase absurdamente corajosos, talvez, hoje, o mundo inteiro estivesse falando alemão. Se você não viu o filme The Guns of Navarone (Os Canhões de Navarone), com, entre outros artistas, Gregory Peck, David Niven e Anthony Quinn, dirigido por John Lee Thompson, vale a pena ver.

6. Acontece a mesma coisa com os aderentes de uma dada religião. Não raciocinam, não contestam, aceitam tudo e morrem crédulos e ignorantes. Só que, bem loguinho depois da morte, vem a decepção, porque língua de burro não é mariola e caixa de fósforos não é castanhola.

7. Eu já acho que, para a maioria das pessoas, não há nada de mais inesperado do que a morte, a não ser que o infortunado esteja tão zureta que já não perceba mais a diferença entre a Boceta da Pandora e a caceta da atora. E mais: é difícil encontrar alguém que não se sinta imortal. Mas, o pior de tudo não é nem uma coisa nem a outra, mas, sim, não se preparar espiritualmente para este bendito evento, do qual ninguém poderá escapar. Da mesma forma que existem o aeroduto, o aqueduto, o eletroduto, o gasoduto, o mineroduto, o nerviduto e o oleoduto, há também o carmaduto – fabricado por nós e que precisa ser transmutado.

8. Podemos e devemos aprender com todas as pessoas. Todavia, uma pessoa consciente, geralmente, ao aprender com os outros, não faz exatamente o que eles fazem e da maneira como fazem, mas, se empenha em fazer o que eles deixam de fazer ou o que eles não fazem.

9. Isto não acontecia apenas na esfera da burocracia soviética. Isto sempre aconteceu e continua a acontecer em todos os lugares do mundo. Muammar Gaddafi não ficou no poder de 1969 a 2011 a troco de nada. Idi Amin Dada não ficou no poder de 1971 a 1979 a troco de merenda. Mobutu Sese Seko não ficou no poder de 1965 a 1997 a troco de afago. Anastasio Somoza García não ficou no poder de 1937 a 1956 a troco de gorjeta. Omar Torrijos não ficou no poder de 1968 a 1981 a troco de três tostões. Humberto de Alencar Castelo Branco, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Baptista de Oliveira Figueiredo não entraram e saíram do poder entre 31 de março de 1964 e 15 de março de 1985 a troco de continência. Robert Mugabe não está no poder desde 1980 até agora a troco de pastel de vento. Muitos papagaios de pirata têm o hábito malsão de vender a alma ao poder por um punhado de alpiste e algumas lantejoulas. A questão é: até quando isto será assim?

10. Um exemplo disto é Guernica, um painel pintado em apenas dois meses por Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 – Mougins, 8 de abril de 1973), e apresentado em 12 de julho de 1937 no Pavilhão da República Espanhola, na Exposição Internacional de Paris. Guernica retrata, da maneira muito peculiar do artista, a cidade basca de Guernica após ser bombardeada e destruída pelos 250 quilos de explosivos e bombas incendiárias jogados pelos aviões da Legião Condor da Luftwaffe nazista de Adolf Hitler (Braunau am Inn, 20 de abril de 1889 – Berlim, 30 de abril de 1945), em 26 de abril de 1937, em apoio ao ditador Francisco Franco (Ferrol, 4 de dezembro de 1892 – Madrid, 20 de novembro de 1975). Ao visitar a exposição, um oficial da Schutzstaffel () teria perguntado a Picasso: — Você fez isso? Ao que o gênio da pintura respondeu: — Não, você! O quadro, doado ao povo espanhol pelo pintor, estava em um anexo do Museu do Prado, e agora se encontra no Centro de Arte Rainha Sofia, em Madri.

 

Guernica

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.netanimations.net/Moving_Animated
_piggy-bank-money-and-treasure-pictures.htm

http://www.novadialetica.com/2011/08/
ainda-degeneracao-burocratica.html

http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com
_docman&task=doc_view&gid=4427&Itemid=317

http://www.goodreads.com/author
/quotes/65974.Leon_Trotsky

http://en.wikiquote.org/wiki/Trotsky

http://brucemctague.com/tag/
diametrically-opposed-opinions

http://www.dw.de/1937-guernica-%C3%
A9-exposta-pela-primeira-vez/a-591174

http://www.academus.com.br/

http://guerras.brasilescola.com/
seculo-xx/o-ataque-guernica.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guernica_(quadro)

http://revolucaorussatragediahumana.blogspot.
com.br/2010/12/lev-davidovich-bronstein.html

http://www.3dm3.com/forum/
f200/clown-apumia-26213/

http://arquivoufo.com.br/2012/10/31/
dedo-de-homem-e-encontrado-dentro-de-peixe/

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/l/leon_trotsky.html

http://galegorke.com/Welcome.html

http://www.frazz.com.br/index.aspx?frase=
Leon_Trotsky-O_fim_pode_justifica-46240

http://www.revistaoutubro.com.br/
edicoes/03/out3_05.pdf

http://www.culturabrasil.pro.br/
testamentodetrotsky.htm

http://educacao.uol.com.br/
biografias/leon-trotsky.jhtm

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Leon_Tr%C3%B3tski

http://www.frasesypensamientos.com.ar/
autor/leon-trotsky_2.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_Outubro

http://www.frasesypensamientos.com.ar/
autor/leon-trotsky.html

http://fraseamentos.com/frases/leon-trotsky/

http://marxismo.wordpress.com/frases/

http://kdfrases.com/autor/leon-trotsky

http://www.flickr.com/photos/
ricardo_ferreira/2479498342/

http://www.alashary.org/
obras_leon_tolstoi/3/

http://www.alashary.org/
autor/leon_trotsky/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Quarta_Internacional

http://pt.wikiquote.org/wiki/
Leon_Tr%C3%B3tski

 

Música de fundo:

A Internacional Socialista
Composição: Eugène Pottier (letra) & Pierre De Geyter (música)

Fonte:

http://electrofresh.com/midi-92024-download
-hino_da_a_internacional_socialista.html

 


Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.