LEI DO TRIÂNGULO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

Música de fundo:
La Messe de Notre Dame – Agnus Dei

Fonte:
http://www.nvcc.edu/home/jwulff/machaut/Machaut.htm

 

 

 

 

        Dedico este trabalho às vítimas da (pen)última tsunami que abalou nosso Planeta.

 

       Os três primeiros trabalhos em fireworks foram colhidos no Google. As duas animações em flash que se seguem foram bolações minhas, mas também não as produzi. Não tenho esse talento. Quem as elaborou foi meu Professor de WD sob minha supervisão e orientação.

 

        Acredito que todos os místicos e esoteristas já leram e compreenderam praticamente tudo sobre a Lei do Triângulo. Mas, em toda a sua amplitude cósmica, penso que seja impossível a alguém poder, em qualquer tempo, conseguir decifrá-la totalmente. Este estudo, então, sem uma única palavra, apenas recordará esta Lei irredutível de uma forma didática. Espero não ter cometido nenhum equívoco. Paz ao Mundo. Paz aos que sofrem. Paz aos que fazem sofrer.

 

        A segunda animação recorda a Lei de John Dalton — uma aplicação da Lei do Triângulo (ou Lei das Três Pontas). É claro que John Dalton (1766-1844) não conhecia as fórmulas espaciais dos compostos que descobriu. Suas pesquisas, publicadas entre 1805 e 1808, todavia, não revelaram tudo que sabia, mas, o triângulo era a chave de seu infatigável trabalho, e sua utilização, para ele, tornou-se uma verdadeira obssessão. (As a Quaker, Dalton led a modest existence, although he received many honors later in life. In Manchester, more than forty thousand people marched in his funeral procession.). Então, a segunda animação foi atualizada em termos dos conhecimentos químicos atuais. Mas, a Lei de Dalton permanece válida, ainda que ele, por exemplo, tenha feito referência a 'átomo de água', que, na verdade, é uma molécula composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, isto no estado de vapor. A segunda animação a seguir, assim, mostra a formação do hidrogênio, da água, da água oxigenada e do amoníaco, segundo meu entendimento da Lei Daltoniana com as devidas atualizações contemporâneas.

 

 

John Dalton
John Dalton

 

 

 

Dalton's  Symbols
Some of Dalton's symbols
for the elements
with his estimates of
molecular weight

 

 

 

 

 

In   principio   erat   VERBUM,   et   VERBUM   erat   apud   Deum,   et   Deus   erat   VERBUM...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEI DO TRIÂNGULO

 

 

LEI DO TRIÂNGULO