A LUZ DA ALMA
(8ª Parte)

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar


Este conjunto de fragmentos se constitui da 8ª, última e mais longa parte de um estudo que fiz da obra A Luz da Alma (Sua Ciência e Seu Efeito) – uma reflexão parafraseada e comentada dos aforismos de Yoga de Patanjali – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul (Mestre DK) – um Iniciado da Sabedoria Eterna – que solicita a quem o ler que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Bem, eu facilitei muito o entendimento desta obra. Portanto, para uma compreensão mais concertada das explicações de Djwhal Khul, é necessário que ela seja estudada integralmente. Este estudo, na realidade, não passa de uma espécie de um modesto couvert.

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Filho da Mente O pensador nos níveis mais elevados do Plano Mental (Fator Dominante).

 

Meditar —› Visualizar —› Verbalizar —› Materializar. (Deus meditou, visualizou, falou e os mundos foram feitos).

 

Meta —› Não depender dos órgãos dos sentidos nem do sexto sentido, a mente, para adquirir conhecimento.1

 

Mestre Interior    Cristo Interno.

 

Três Sentidos, Três Raças-raízes e Três Planos:

 

Sentido
Raça-raiz
Plano
Audição
Lemuriana
Plano Físico
Tato
Atlante
Plano Astral
Visão
Ária (a nossa)
Plano Mental

 

Illuminação    Visão Pura.

 

A matéria é incapaz de resistir à Vontade de um Adepto.

 

A liberação das limitações da matéria é a base da Magia Branca.

 

 

Mago Branco
(Animação Simbólico-pictórica)

 

 

Vencer o Desejo ---› Conquistar o Autoconhecimento ---› Ouvir a Voz do Silêncio.

 

Expansão Consciência: Nível Planetário ---› Nível Solar.

 

Três Etapas Sucessivas: Onipresença ---› Onisciência ---› Onipotência.

 

Unicidade Espiritual Eu e meu Pai somos Um —› Fim das limitações kármicas.

 

Muitíssima Atenção: Mesmo para um ser liberto, o indesejável mal e a queda são possíveis e poderão se repetir. Sempre há a possibilidade da recorrência do mal! A vida da forma sempre atrai e as seduções da Grande Ilusão estão sempre presentes. Devemos afastar os olhos das deidades que presidem, pois, elas apenas nos desviam do Caminho e nos levam ao reino da ilusão! As perfeições alcançadas não são garantia de nada, e precisamos aprender a esquecer as coisas que ficaram para trás, e seguir em frente. Enfim, cada nova Iniciação, simplesmente, marca o início de um novo ciclo de esforços.

 

Eu pensei que estava liberto,
porém, o mal andava por perto,
e, novamente, topei a sedução.
Quem festejou foi meu dragão!

 

 

 

 

Poder psíquico não indica, obrigatoriamente, crescimento e desenvolvimento espirituais. [Mas, o crescimento e o desenvolvimento espirituais são inevitavelmente acompanhados de poder psíquico crescente e correspondente.]

 

Illuminação = 7 Etapas Sucessivas.

 

O inverso da Realidade [Atualidade Cósmica] é o que constitui a Grande Ilusão.2

 

 

Grande Realização versus Grande Ilusão

 

 

A Lei dos Ciclos ou Lei da Periodicidade subjaz a todos os processos da Natureza. No Universo, tudo se manifesta por e através de ciclos. [7... 14... 21... 28... ... ...] Então, repetindo: O tempo é simplesmente uma sucessão de estados de consciência. O Tempo [passado + presente + futuro] é o Eterno Agora!

 

Ontem veio e terminou.
Hoje já está terminando.
Amanhã virá e terminará.
Eu sei que
sou-o-que-sou!
Converter-me-ei quando?
Quanto tempo decorrerá?

..........................................

E vou orando e obrando!

 

Não somos todos iguaizinhos, sem tirar nem pôr! Os homens pertencem a sete tipos principais, cujas naturezas, características distintivas e qualidades precisas predispõem a certos aspectos específicos da Senda de Retorno.

 

 

 

 

 

 

Diz a unidade humana: — Eu-sou! Diz o aspirante: — Eu-sou o que! Diz a [personalidade-]alma liberada, o homem livre, o Cristo: — Eu-sou o que Eu-sou!

 

 

 

Neste plano de existência, a matéria é o veículo para a manifestação da [personalidade-]alma, e, em uma volta mais elevada da espiral, a [personalidade-]alma é o veículo para a manifestação do Espírito. Estes três constituem uma trindade sintetizada pela Vida, que permeia todos eles. Para um Homem Realizado, já não há mais renascimento!

 

 

 

Estado de Pureza Unificação (homem inferior + Homem Superior) Libertação Ação e atuação livres e de forma inteligente nos três mundos.

 

 

 

 

Uma advertência para ponderar sobre a "Consciência Cósmica": mesmo o mais Elevado Adepto (deve-se observar cuidadosamente este conceito) só está dotado de Consciência Solar, e não entra em contato com o que está fora do nosso Sistema Solar.

 

Os Poderes Espirituais ou os 'Siddhis' Superiores (que incluem os Poderes Psíquicos Inferiores ou os 'Siddhis' Inferiores – harmonia estabelecida entre a consciência da [personalidade-]alma animal no homem e a "Anima Mundi", a Alma do Mundo) resultam do desenvolvimento da Consciência Grupal – o segundo aspecto da Divindade. O objetivo de todo verdadeiro aspirante é o desenvolvimento desses Poderes Superiores, que podem ser descritas pelos termos: conhecimento direto, percepção intuitiva, discernimento espiritual, visão pura e alcançamento da Sabedoria [ShOPhIa]. Os Poderes Psíquicos Inferiores constituem uma limitação para o verdadeiro aspirante.

 

As ervas e o incenso são usados para fins de purificação e para remover ou afastar entidades indesejáveis.

 

A primeira causa produtora de desenvolvimento dos poderes superiores e inferiores da [personalidade-]alma é a grande roda dos renascimentos.3

 

O uso ou o emprego de álcool, drogas e também a prática da magia sexual poderão libertar e libertam a consciência astral, mas, isto é apenas astralismo puro, com o qual o verdadeiro estudante de Raja Yoga não tem nada a ver, porque é parte do desenvolvimento da senda da esquerda.

 

Evolução da Consciência = Transferência (modo de pensar consciente de um objetivo inferior a um superior) + Transformação + Transmutação.

 

Métodos para eliminar obstáculos:

• dedicação constante a um princípio;
• benevolência e simpatia por todos os seres;
• regulação do prana ou do alento da vida;
• estabilidade da mente;
• meditação sobre a LLuz;
• purificação da natureza inferior;
• compreensão do estado de sonho; e
• caminho da devoção.

 

Enquanto a Grande Ilusão [da separatividade] que mantém a consciência alucinada e as miragens e as ilusões exercerem qualquer poder sobre o homem, a Lei Educativa do Renascimento Compulsório fará com que, inevitavelmente, a consciência se manifeste no Plano da Matéria.

 

 

 

 

O Cristo Cósmico se manifesta no Plano Material através do Sistema Solar; já o Cristo Individual atua por intermédio da forma humana.

 

In potentìa,
eu sou Cristo
e tu és Cristo.
Por dementìa,
nós olvidamos
e encarnamos.
A Experientìa
nos Illuminará
e nos Livrará.

....................

Assim Será!
Está Selado!

 

Sentido de Individualidade Grande Ilusão.

 

A Consciência é Uma – (a Vida é Una) no entanto, produz as diversas formas dos muitos (os muitos diversificados). O Homogêneo é a causa do heterogêneo, a Unidade produz a diversidade, o Uno é o Pai dos muitos. Por isto, o microcosmo revela a natureza do Macrocosmo.

 

Acabaremos compreendendo que somos os responsáveis pela criação de todas as células e de todos os órgãos do nosso corpo.

 

Todas as formas criadas e existentes são o resultado dos desejos – dos impulsos ou das tendências para fora. Os desejos [as causas] produzem efeitos, que, intrinsecamente, estão subordinados à Lei da Causa e do Efeito (ou Lei do Karma, que rege a relação consciência-forma).

 

 

 

 

Vyasa indica que o karma (ou a ação) é de quatro tipos: 1º) atividade mágica negra do tipo maligno, pernicioso e depravado, geralmente (ainda que muito raramente) conducente ao "Avitchi" ou à Oitava Esfera; 2º) atividade branco-negra, nem boa nem má, regida pelos pares de opostos; 3º) atividade branca caracterizada pela etapa na Senda que precede a liberação; e 4º) atividade branca de aqueles dedicados ao processo de sua própria emancipação inteligente e consciente. Há, ainda, um último tipo de karma, que pode ser descrito como nem branco nem negro, pois, neste caso, não é gerado nenhum tipo de karma, uma vez que não são produzidos quaisquer efeitos que impliquem em necessária compensação ou em obrigatória retribuição. A base é o desapego –› nada é desejado.

 

O Grande Segredo de tudo e para tudo:  

 

As Três Grandes Desgraças de tudo e para tudo:

 

Todas as sementes semeadas, oportuna e educativamente, deverão frutificar, amadurecer e atingir seu clímax [Lei da Causa e do Efeito] –› causas ou 'skandhas' que produzem os corpos em que se manifestarão os efeitos (desejos, cobiças, paixões, impulsos e obrigações).4

 

Todas as causas iniciadas terão, inevitavelmente, que se manifestar em efeitos, e estes efeitos aparecerão em alguma vida. Nada poderá deter nem impedir que isto aconteça. Isto se chama aprendizado.

 

Desejo de Viver     Vontade de Adquirir Experiência. Desejo de ser. Anelo de vir-a-ser.

 

É bom repetir: Não há nada oculto ou velado que não seja revelado nem há nada secreto que não chegue a ser conhecido.5

 

A meta insubstituível, para todos nós, é elevar o nosso grau vibratório.

 

A Mente Una (ou Vida Una) é a potente causa de todas as mentes e vidas menores diferenciadas.

 

A Senda da Morte só será superada quando a [personalidade-]alma se tornar consciente de si mesma e de sua própria Senda ou Dharma, e seguir o Caminho da LLuz ou da Vida. Então, não será mais pervertido o que é correto [justo], conforme está registrado no Livro de Jó.

 

A etapa evolutiva em que forma e [personalidade-]alma estão identificadas precisa ser superada.

 

Apesar de o objeto ser Um, os conhecedores são muitos. Em virtude das modificações do nosso princípio pensante, construímos nosso próprio mundo e criamos o nosso próprio ambiente. Seja como for, duas pessoas não vêem um objeto exatamente da mesma forma. [Bem, acho que este é um argumento mais do que suficiente para cultivarmos a virtude da humildade.]6

 

 

 

 

Em todos nós e para todos nós, a consciência está em gradual expansão e há um constante crescimiento da percepção.7

 

Não vemos os múltiplos aspectos da Eterna Vida porque ainda não fizemos contato com o Divino em nós e, portanto, O desconhecemos. Este é o indício das nossas limitações, e aqui reside a promessa do nosso sucesso.

 

A verdadeira meditação concerne à [personalidade-]alma e à mente; a receptividade do cérebro é a reação automática à condição superior.8

 

Todos os Eus trabalham em formação grupal, diretamente controlados por Aqueles Pensadores que encarnam o Divino Pensamento Logóico. A nossa renitência em colaborar é que produz demora e confusão.

 

A atividade vibratória do homem inferior deve se desvanecer e desaparecer.

 

O sentido da visão se desenvolveu quando o cérebro e a mente se coordenaram, e isto aconteceu nos dias de Lemúria.

 

À medida que a evolução progride, ocorre uma coordenação superior, pois, a [personalidade-]alma e a mente se unificam. Então, o órgão da visão sutil (o terceiro olho) começa a atuar, e em vez de mente, cérebro e dois olhos, outra triplicidade aparece: [personalidade-]alma, mente e terceiro olho.

 

A mente não se conhece a si mesma, porque, se assim fosse, ela seria autoconsciente. A mente não é mais do que instrumento. Portanto, a mente deve ser levada a uma condição em que possa ser utilizada com o melhor proveito possível.

 

O Pensador não pode ser conhecido até que a mente esteja plenamente desenvolvida.

 

Por trás da mente está o Pensador; por trás da percepção, o perceptor; e, por trás do objeto observado, o observador. Este pensador, perceptor e observador é o eu imortal e imperecível, a [personalidade-]alma em contemplação.

 

Algumas Correlações Importantes:

Inteligência Espiritual Regente Interno Verbo Feito Carne.
[Personalidade]alma Segundo Aspecto AUM.
Entidade Autoconsciente Segunda Pessoa Pensador.
Cristo Deus Encarnado Observador, Perceptor.
Eu Filho da Mente Construtor de Formas.
Eu Superior 'Manasaputra' Divino Força.
Filho de Deus 'Agnishvattva' Morador do Corpo.

 

Natureza da Alma: Macrocósmica (Cristo Cósmico); Microcósmica (Cristo Individual).

 

A Substância Mental, ao refletir o conhecedor e o cognoscível, se torna onisciente (tanto do que está acima, quanto do que está abaixo), e nada mais permanece oculto ou desconhecido. O conhecedor, o campo de conhecimento e o conhecimento em si entram em conjunção, sendo a mente o meio para isto. Mas, no devido tempo, a Intuição substituirá a mente, e a percepção espiritual direta tomará o lugar da percepção mental, abrindo a Porta para que a LLuz entre diretamente.

 

Substância Mental  -------›  Agente Unificador.

 

Meta -------› Ver o Um, conhecer o Real, perceber a Visão, ouvir a Voz do Silêncio, obedecer, cumprir seus mandados e Illuminar o Mundo.

 

Há um ponto em que o Peregrino-Iniciado, ao se tornar consciente de si-mesmo, se recusa a buscar experiências sensoriais externas no campo do conhecimento, e se mantém firme no Estado Espiritual do Ser. [Ele se torna o próprio Conhecimento, o seu próprio Mestre,] pois, se identifica com o Verdadeiro Conhecedor... Mas, não deixa de atuar na Terra como ser humano. Participa da experiência terrena. Está imerso nas atividades humanas. Caminha entre os homens. Todavia, mesmo unificado com as [personalidades-]alma de todos os seres e estando no mundo, não é do mundo!

 

 

Lutei! Apre(e)ndi! Sei!
Hoje, Eu-sou meu Rei!
Entre nessa, meu irmão!
Somos um só Coração!

 

Atenção: A menos que exerçamos a máxima vigilância, velhos hábitos mentais poderão se reafirmar muito facilmente, e, portanto, até a última Iniciação, o aspirante deve vigiar e orar.9

 

Sempre, sempre, sempre: paciência, capacidade de continuar após cada fracasso e perseverar, ainda que o êxito esteja muito longe. Como disse o Grande Iniciado Paulo, permaneçam firmes, e, havendo feito tudo, permaneçam firmes.

 

Seguir adiante, quando chegar a exaustão, dar mais um passo, quando toda a força estiver perdida, permanecer firme, quando não houver mais do que derrota à frente e resistir ao que vier, quando a resistência tiver atingido o seu limite são as atitudes sobranceiras que caracterizam os Discípulos de todos os graus.10

 

Bhagavad Gita (advertência de Krishna a Arjuna): Havendo considerado o teu dever, não vaciles, porque não há nada melhor para um guerreiro do que pelejar por uma causa justa. E, se tal batalha chegou a ti por conta própria, a Porta do Céu se abrirá. Felizes os guerreiros que encontram uma luta como esta... Por conseguinte, levanta-te determinado a lutar. Sendo iguais a ti, a boa e má fortuna, o desapego e a ganância e a vitória e a derrota, dispõe-te a combater.

 

O homem que cultiva o desapego, até em sua aspiração por Illuminação e Unidade Aislada, oportunamente, chegará a ser consciente, mediante a prática da discriminação, da influente Nuvem de Conhecimiento Espiritual.

 

Desapego + Inofensividade = Libertação.

 

A aspiração ansiosa por desenvolvimento espiritual poderá se tornar um obstáculo.

 

Por que ansiar pelo agora?

Urgência é imiga da virtude!
É malpropícia a ab-ruptude!

 

Precisamos aprender a nos desprender de todo tipo de percepção sensória, seja superior, seja inferior.

 

Os sentimentos do Discípulo são de pouca importância; o que conta é a sua compreensão-utilidade como canal para a Força Espiritual.

Na Senda, o que importa é seguirmos sempre adiante, até o Dia Sê Conosco!11

 

Três etapas sucessivas para todos nós: Aspirante —› Adepto —› Cristo (as Avenidas do Conhecimento estão abertas; nem o espaço nem o tempo podem impedir que isto aconteça).

 

O tempo – seqüência de modificações da mente finalmente, chegou ao fim. Tudo se transformou no Eterno Agora.

 

A consciência espiritual pura imerge no Uno.

 

 

 

— Quando o teu trabalho terminará, oh! Salvador dos homens?

— Eu não sei. Sei apenas que, enquanto alguém sofrer, eu ficarei e servirei.

 

 

 

 

Voto de um Iniciado

 

 

Eu ficarei e servirei,

até cada um se tornar seu Rei!

Eu prestarei auxílio e ensinarei,

até que todos cumpram a Lei!

Está determinado! Está selado!

               

 

 

 

______

Notas:

1. E como isto é possível? Bem, se você considerar que a Intuição Pura é um movimento transracional, portanto, não-racional, então, é assim que é possível. Na Intuição Pura Transracional não há uma Dialética imediata; ela acontecerá depois. Como ensinou Djwhal Khul, neste processo, a aquisição ou o captamento do Conhecimento independe da faculdade de conhecimento ou da mente raciocinadora.

 

Transrazão (Intuição Pura)
Noesis (Razão Intuitiva)
Mundo Inteligível Superior
Dianoia (Razão Discursiva)
Mundo Inteligível Inferior
Pistis (Fé)
Mundo Concreto
Eikasia (Miragens + Ilusões)
Mundo da Suposição

 

 

Intuição Pura Transracional

 

 

2. O Cósmico é atual porque Sua Essência é inalterável.

3. Então, não erraríamos se considerássemos a nossa encarnação como a Primeira Grande Bendição. Poderemos admitir o que quisermos, mas, sempre persistirá o fato de que só pela encarnação poderemos avançar.

4. Nenhum ser do Universo, sem exceção, está livre ou isento de compensar ou de retribuir educativamente o que semeia, seja com consciência, seja sem consciência da semeadura.

5. Isto significa simplesmente que tudo, absolutamente tudo, está à nossa disposição. Apenas precisamos procurar, sabendo como procurar e onde procurar. Ou seja: se nos determinarmos a procurar, encontraremos, desde que saibamos procurar corretamente. Não existe esse treco de mistério inexplicável. Inexplicabilidade é sinônimo de ignorância. E assim, quanto mais ignorantes formos, mais as coisas serão incompreensíveis.

6. Isto, em parte, explica, desde sei lá quando, a existência dos sei lá quantos deuses e das sei lá quantas religiões. Explica também o por quê de muitos ainda serem influenciados por miragens lemurianas e outros ainda serem subjugados por ilusões atlantes. E se você disser a um cabeça-de-cuia que não é assim, que é assado, cozido ou frito, arruma o maior banzé-de-cuia misturado com melê-de-cuia! O fato é que cada um colore sua vida como pode, com sua cultura e sua experiência pessoais, portanto, não como quer ou como gostaria de colorir! É desta prisão que precisamos nos livrar.

7. Isto significa que tudo está ficando cada vez melhor e não cada vez pior, como afirmam os catastrofistas apocalípticos de plantão, que, no fundo, querem ver o circo incinerar, para, depois, ufanistas, se vangloriarem: — Eu não disse! Ora, eu não disse é o cacete.

8. Da mesma forma que um carro não sai por aí andando sozinho e o calor não flui espontaneamente de um corpo frio para um corpo quente, cérebro não medita. Aproveitando a deixa, a animação abaixo não é apenas termodinâmica, mas, sim, universal. Tudo afeta tudo ou, em outras palavras, tudo é afetado por tudo; é o que pretende mostrar a animação logo a seguir! Então, passeando pela rua, não custa nada, em silêncio, emitirmos um pensamento de carinho para um passante qualquer, que de passante qualquer não tem nada, pois, é nosso irmão!

 

 

 

 

 

 

9. O capítulo IV da Regra de São Bento ensina os instrumentos das boas obras. Leia estas 74 Normas fazendo as transposições e as permutações necessárias, pois, por exemplo, a Norma 11 – Castigar (ciliciar) o corpo – não tem o menor cabimento:

[1] Primeiramente, amar ao Senhor Deus de todo o Coração, com toda a alma, com todas as forças.
[2] Depois, amar ao próximo como a si mesmo.
[3] Em seguida, não matar.
[4] Não cometer adultério.
[5] Não furtar.
[6] Não cobiçar.
[7] Não levantar falso testemunho.
[8] Honrar todos os homens.
[9] E não fazer a outrem o que não quer que lhe seja feito.
[10] Abnegar-se a si mesmo para seguir o Cristo.
[11] Castigar o corpo.
[12] Não abraçar as delícias.
[13] Amar o jejum.
[14] Reconfortar os pobres.
[15] Vestir os nus.
[16] Visitar os enfermos.
[17] Sepultar os mortos.
[18] Socorrer na tribulação.
[19] Consolar o que sofre.
[20] Fazer-se alheio às coisas do mundo.
[21] Nada antepor ao amor de Cristo.
[22] Não satisfazer a ira.
[23] Não reservar tempo para a cólera.
[24] Não conservar a falsidade no Coração.
[25] Não conceder paz simulada.
[26] Não se afastar da caridade.
[27] Não jurar para não vir a perjurar.
[28] Proferir a verdade de Coração e de boca.
[29] Não retribuir o mal com o mal.
[30] Não fazer injustiça, mas, suportar pacientemente as que lhe são feitas.
[31] Amar os inimigos.
[32] Não retribuir com maldição aos que o amaldiçoam, mas, antes abençoá-los.
[33] Suportar perseguição pela justiça.
[34] Não ser soberbo.
[35] Não ser dado ao vinho.
[36] Não ser guloso.
[37] Não ser apegado ao sono.
[38] Não ser preguiçoso.
[39] Não ser murmurador.
[40] Não ser detrator.
[41] Colocar toda a esperança em Deus.
[42] O que achar de bem em si, atribuí-lo a Deus e não a si mesmo.
[43] Mas, quanto ao mal, saber que é sempre obra sua e a si mesmo atribuí-lo.
[44] Temer o dia do juízo.
[45] Ter pavor do inferno.
[46] Desejar a vida eterna com toda a cobiça espiritual.
[47] Ter diariamente diante dos olhos a morte a surpreendê-lo.
[48] Vigiar a toda hora os atos de sua vida.
[49] Saber como certo que Deus o vê em todo lugar.
[50] Quebrar imediatamente de encontro ao Cristo os maus pensamentos que lhe advêm ao Coração e revelá-los a um conselheiro espiritual.
[51] Guardar sua boca da palavra má ou perversa.
[52] Não gostar de falar muito.
[53] Não falar palavras vãs ou que só sirvam para provocar riso.
[54] Não gostar do riso excessivo ou ruidoso.
[55] Ouvir de boa vontade as santas leituras.
[56] Dar-se freqüentemente à oração.
[57] Confessar todos os dias a Deus na oração, com lágrimas e gemidos, as faltas passadas e, daí por diante, emendar-se delas.
[59] Não satisfazer os desejos da carne.
[60] Odiar a própria vontade.
[61] Obedecer em tudo às ordens do Abade, mesmo que este, o que não aconteça, proceda de outra forma, lembrando-se do preceito do Senhor: Fazei o que dizem, mas não o que fazem.
[62] Não querer ser tido como santo antes que o seja, mas, primeiramente, sê-lo para que, como tal, o tenham com mais fundamento.
[63] Pôr em prática diariamente os preceitos de Deus.
[64] Amar a castidade.
[65] Não odiar a ninguém.
[66] Não ter ciúmes.
[67] Não exercer a inveja.
[68] Não amar a rixa.
[69] Fugir da vanglória.
[70] Venerar os mais velhos.
[71] Amar os mais moços.
[72] Orar, no amor de Cristo, pelos inimigos.
[73] Voltar à paz, antes do pôr do Sol, com aqueles com quem teve desavença.
[74] E nunca desesperar da misericórdia de Deus.

10. Para quem não conhece, transcrevo a seguir o poema If (Se), de Joseph Rudyard Kipling (Bombaim, 30 de dezembro de 1865 – Londres, 18 de janeiro de 1936), escrito em 1895:

Se podes conservar o teu bom senso e a calma
No mundo a delirar para quem o louco és tu...
Se podes crer em ti com toda a força de alma
Quando ninguém te crê... Se vais faminto e nu,

Trilhando sem revolta um rumo solitário...
Se à torva intolerância, à negra incompreensão,
Tu podes responder subindo o teu calvário
Com lágrimas de amor e bênçãos de perdão...

Se podes dizer bem de quem te calunia...
Se dás ternura em troca aos que te dão rancor
(Mas, sem a afetação de um santo que oficia
Nem pretensões de sábio a dar lições de amor)...

Se podes esperar sem fatigar a esperança...
Sonhar, mas, conservar-te acima do teu sonho...
Fazer do pensamento um arco de aliança,
Entre o clarão do inferno e a luz do céu risonho...

Se podes encarar com indiferença igual
O triunfo e a derrota, eternos impostores...
Se podes ver o bem oculto em todo o mal
E resignar, sorrindo, o amor dos teus amores...

Se podes resistir à raiva e à vergonha
De ver envenenar as frases que disseste,
E que um velhaco emprega eivadas de peçonha
Com falsas intenções que tu jamais lhes deste...

Se podes ver por terra as obras que fizeste,
Vaiadas por malsins, desorientando o povo,
E sem dizeres palavra, e sem um termo agreste,
Voltares ao princípio a construir de novo...

Se puderes obrigar o coração e os músculos
A renovar um esforço há muito vacilante,
Quando no teu corpo, já afogado em crepúsculos,
Só exista a vontade a comandar avante...

Se vivendo entre o povo és virtuoso e nobre...
Se vivendo entre os reis, conservas a humildade...
Se inimigo ou amigo, o poderoso e o pobre
São iguais para ti à Luz da Eternidade...

Se quem conta contigo encontra mais que a conta...
Se podes empregar os sessenta segundos
Do minuto que passa em obra de tal monta
Que o minuto se espraie em séculos fecundos...

Então, ó ser sublime, o mundo inteiro é teu!
Já dominaste os reis, os tempos, os espaços!
Mas, ainda para além, um novo Sol rompeu,
Abrindo o infinito ao rumo dos teus passos.

Pairando em uma esfera acima deste plano,
Sem receares jamais que os erros te retomem,
Quando já nada houver em ti que seja humano,
Alegra-te, meu filho, então serás um
[Super-]Homem!

11. Na Introdução à Doutrina Secreta, Carlos A. P. Campani explica: Ao fim do Mahamânvântâra, tudo retornará ao Absoluto (Grande Dia Sê Conosco ou Repousa Conosco), até que possa despertar novamente ao final do Mahaprâlâya e início de um novo Mahamânvântâra. A Igreja, equivocadamente, interpretou o Grande Dia Sê Conosco da tradição oculta como sendo o fim dos tempos e o julgamento dos vivos e dos mortos (Dia do Juízo). Em sua Doutrina Secreta, Helena Petrovna Blavatsky ensina: 1º) Os que ‘descem e sobem’ (as mônadas que encarnam e os homens que aspiram à purificação - ‘que sobem’ – mas que ainda não alcançaram a meta) só poderão transpor o Círculo Não-passarás quando chegar o Dia Sê Conosco: aquele Dia em que o homem, libertando-se por si mesmo dos laços da ignorância, e reconhecendo plenamente a não-separatividade do Ego que está dentro de sua Personalidade... imerge na Essência Una, para se tornar não somente um ‘Conosco’... mas, a Vida mesma; 2º) No Dia Sê Conosco, o Ego haverá de recordar todos os ciclos de suas passadas encarnações nos mânvântâras; e 3º) O Dia Vem a Nós [Dia Sê Conosco] é o Dia em que Osíris disse ao Sol: Vem! Eu o vejo reencontrando o Sol no Amenti.

 

Música de fundo:

Concerto de Aranjuez (Adágio, 2º movimento)
Compositor: Joaquín Rodrigo

Fonte:

http://www.yumusica.net/concierto-de-aranjuez/

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/If_(poema_de_Rudyard_Kipling)

http://www.osb.org.br/regra.html

http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/termodi.htm

http://www.school-clipart.com/school_clipart_images/a_red_number
_1_wearing_a_large_foam_finger_0521-1004-3015-1731.html

http://www.freestockphotos.name/
resize/159/many-people_819x614.html

http://s212.photobucket.com/user/

http://media.photobucket.com/

http://timetravellersthemovie.wikia.com/wiki/
File:Stick_man_thinking_of_idea_iu5d.gif

http://starshipcool.deviantart.com/
art/Impossible-triangle-Pt-1-164239397

http://bestanimations.com/
Signs&Shapes/Hearts/Hearts.html

http://www.animatedimages.org/
cat-numbers-712.htm?page=1

http://pt.dreamstime.com/ilustra%C3%A7%
C3%A3o-stock-escravo-image53694572

http://azurite888voyager.blogspot.com.br/2012/
10/white-magick-eate-story-to-manifest-goal.html

http://www.kurzweilai.net/mind-uploading-
featured-in-academic-journal-for-first-time

http://www.consciouslivingfoundation.org/ebooks/Span
14/Bailey%20Alice%20-%20Luz%20del%20Alma.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.