A LUZ DA ALMA
(7ª Parte)

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar


Este conjunto de fragmentos se constitui da 7ª parte de um estudo que fiz da obra A Luz da Alma (Sua Ciência e Seu Efeito) – uma reflexão parafraseada e comentada dos aforismos de Yoga de Patanjali – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul (Mestre DK) – um Iniciado da Sabedoria Eterna – que solicita a quem o ler que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Bem, eu facilitei muito o entendimento desta obra. Portanto, para uma compreensão mais concertada das explicações de Djwhal Khul, é necessário que ela seja estudada integralmente. Este estudo, na realidade, não passa de uma espécie de um modesto couvert.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Os Cinco Centros [Chakras] mais diretamente ligados a nós e prevalentes nesta Quinta Raça-raiz ou Ária são:

Base da Coluna Vertebral  -----›  4 pétalas
Plexo Solar
 -----›  10 pétalas
Cardíaco
 -----›  12 pétalas
Laríngeo
 -----›   16 pétalas
Coronário
 -----›  1000 pétalas

 

Quando esta Raça-raiz terminar, os Três Centros Principais serão: o Coronário, o Cardíaco e a Base da Coluna Vertebral. Na Sexta Raça-raiz, serão: o Coronário, o Cardíaco e o Laríngeo. Na Sétima Raça-raiz, os Centros de ação serão: o Coronário, o Centro situado entre as sobrancelhas e o Laríngeo. Através do Centro Coronário, a Vida Espiritual fluirá da Mônada; através do Centro situado entre as sobrancelhas (que será usado como um órgão de percepção), o Princípio Crístico derramará Luz e Vida em todos as coisas; e através do Centro Laríngeo, será levado a cabo o trabalho criador e será emitida a Santa Palavra Criadora.

 

Nas Pessoas Comuns [não-iniciadas] —› prevalece o Plexo Solar. Nos Discípulos —› prevalece o Centro Cardíaco. Nos Mestres —› prevalece o Centro Coronário.

 

Inter-relações:

• Centro Coronário: cérebro, glândula pineal e corpo pituitário;

• Centro Laríngeo: laringe, cordas vocais, paladar e glândula tireóide;

• Centro Cardíaco: pericárdio, ventrículos, aurículas e afetando o baço;

• Centro Plexo Solar: estômago;

• Centro Baço: baço;

• Centro Sacro: órgãos genitais; e

• Centro Base da Coluna Vertebral: órgãos de eliminação, rins e bexiga.

 

A energia da Base da Coluna Vertebral deve ascender à cabeça. A energia do Centro Sacro deve passar ao Centro Laríngeo. A energia do Plexo Solar deve ir para o coração. A energia do Baço concerne exclusivamente ao Corpo Físico; vai a todos os Centros.

 

Fome e sede são analogias, no Plano Físico, dos grandes pares de opostos.

 

 

 

 

O Plexo Solar representa o Plano Astral e sua atividade. Meta —› Alcançar o equilíbrio entre os pares de opostos... E atuar na cabeça.

 

 

 

 

O que importa se for lebre ou tartaruga?
Ou se for bicho-de-pé ou beluga?
Importa é não dormir e peregrinar!
Importa, em cada vida, um tico melhorar!

 

 

Precisamos limpar a nossa lâmpada, nos tornar conscientes da nossa própria Luz e utilizá-la totalmente. Só assim seremos conscientes do Mundo dos Mestres, dos Adeptos e dos Iniciados, e, deste modo, em plena consciência vigílica, entrar em contato com Eles e registrar estes encontros.1

 

E, ao limpar a nossa lâmpada, nos tornar conscientes da nossa própria Luz e utilizá-la totalmente, não esqueçamos jamais de Illuminar o caminho para os outros.

 

Ninguém poderá nos dar ou proporcionar qualquer Luz; nós é que devemos limpar e acender a nossa própria lâmpada (na cabeça – 'Brahmarandhra-nadi').

 

 

 

 

Todas as coisas podem ser conhecidas na Luz Vívida da Intuição.

 

 

Não existe o inacontecível;
tudo é plenamente possível.
Precisamos fazer acontecer,
mas, só mutando o não-ser.

 

Cada um de nós, sempre, precisará fazer uma escolha.

 

 

 

 

Desapego + Conhecimento Discriminativo + Luz da Intuição = Subjugação dos pares de opostos + Redução das barreiras (o véu que cobre a Luz se torna mais transparente).

 

Pela percepção intuitiva, todas as coisas poderão ser conhecidas e poderemos nos emancipar.

 

Doutrina Secreta    Sabedoria Eterna.

 

Glândula Pineal —› Local onde se encontra o Espírito no homem. Pelo desenvolvimento e pelo emprego do Centro Coronário, a Vontade [Fiat Voluntas Tua] é posta em atividade funcionante. Pelo desenvolvimento e pelo emprego do Centro Cardíaco, o aspecto Amor-Sabedoria é similarmente posto em atividade. Cristo, no Ocidente, e Krishna, na Índia, foram os dois maiores exemplos do Amor e da Inteligência postos em atividade. Cada um de nós precisa se esforçar para alcançar e realizar este estado alcançado por Cristo e por Krishna.

 

Não somos a forma, mas, o morador da forma; não somos o eu material, mas, o Eu Espiritual.

 

A Grande Triplicidade:

• o Pai aquele que se manifesta, que cria e que mora internamente;

o Filho aquele que revela, que medita e que vincula o aspecto superior com o inferior;

o Espírito Santo aquele que influencia a Mãe, a substância material inteligente que proporciona as formas, por meio das quais se adquire experiência e desenvolvimento. Quem conquista experiência, encarna e atinge a Divina Expressão, através da forma, é a [personalidade-]alma, o Eu, o Homem Espiritual consciente, o Cristo Interno.

 

Correlações:

 

 

Planos
Sentidos
Físico
Audição
Astral ou Emocional
Tato
Mental
Visão
Búdico
Paladar
Átmico
Olfato

 

O Plano Físico se caracteriza por: Audição —› Tato —› Visão —› Paladar —› Olfato.

 

O Plano Astral ou Emocional se caracteriza por: Clariaudiência —› Psicometria —› Clarividência —› Imaginação —› Idealismo Emotivo.

 

O Plano Mental se caracteriza por: Clariaudiência Superior —› Psicometria Planetária —› Clarividência Superior —› Discriminação —› Discernimento Espiritual —› Resposta à Vibração Grupal —› Telepatia Espiritual.

 

O Plano Búdico se caracteriza por: Assimilação Compreensiva —› Cura —› Visão Divina —› Intuição —› Idealismo.

 

O Plano Átmico se caracteriza por: Beatitude —› Serviço Ativo —› Realização —› Perfeição —› Conhecimento Total.

 

 

 

O apego a qualquer faculdade psíquica é um obstáculo [empecilho] ao desenvolvimento espiritual, porque, segundo Dwivedi, causam distração da mente. [Neste caso, apego nada mais é do que vaidade espiritual, a mais difícil de ser percebida e de ser vencida.]

 

 

Devemos aprender a controlar os poderes que vamos adquirindo, jamais ser controlados por eles. Os poderes nada mais são do que instrumentos, e, como tais, devem ser relegados ao aspecto forma, para que não se convertam em estorvos para o desenvolvimento progressivo da [personalidade-]alma.

 

Duas Triplicidades que devemos levar em conta:

 

 

 

 

O pensador pode energizar o seu instrumento para entrar em atividade durante a encarnação e produzir transe, samadhi ou morte. O mesmo conhecimento básico permite ao Adepto ressuscitar um cadáver, como fez Cristo na Palestina, ou ocupar o corpo de um Discípulo para fins de Serviço, assim como Cristo ocupou o corpo do Discípulo Jesus. Este conhecimento e sua aplicação estão sujeitos à grande Lei do Karma ou da Causa e do Efeito, e, em nenhum caso, nem Cristo pode se apartar da Lei, a não ser que tenha produzido o adequado debilitamento da causa escravizante.

 

Todo o prana existente no corpo humano ('Vyana') constitui o Corpo Vital ou Etérico.

 

Quando as energias do Plexo Solar [Manipura] forem totalmente controladas e dominadas, a natureza astral será subjugada, e as grandes águas da ilusão não conseguirão mais prejudicar ou afetar a [personalidade-]alma já emancipada. [Digamos que, pictórica e simbolicamente, a coisa aconteça e seja mais ou menos assim:]

 

 

Manipura

 

 

Em um antigo livro dos Arquivos da G.'.L.'.B.'., encontramos estas palavras: Que o buscador da Verdade evite se afogar e ascenda pela margem do Rio. Que se oriente pela Estrela do Norte e permaneça em terreno firme, com seu rosto virado para a LLuz [LLeste]. Então, a Estrela o guiará.

 

 

 

Precisamos descobrir a LLuz-em-nós (a nossa Shekinah Interior), oculta em nosso Sanctum Sanctorum (o Trono de Deus, na cabeça), para que as miragens e as ilusões possam ser dissipadas! [Que assim seja!]

 

 

Quem não desiste aquistará.
Quem escafandra encontrará.
Mil tempos poderão se desvair,
porém, a LLuz haverá de luzir!

Tão preciso quanto 2 + 2 = 4,
e tão teosófico quanto 10 4,2
o Buscador Esforçado triunfará
e sua
LLuz-Shekinah o guiará!

Em seu Sanctum Sanctorum,
in sæcula,
LLuz e Quorum.

Não há má-fé nem maracutaia,
nem a categoricidade leva vaia.

Não se conhece, na História,
que rábão tenha virado chicória,
como não há registro também
que o mal tenha extinto o Bem!

Portanto, a Hora é já, agora,
não quando noitecer a aurora,
pois, neste caso, tarde já será,
e a Estrada a noite esconderá!

Quem não realiza se afogará;
clamará por ar, mas, não terá.
Esta é a sina dos dormidores:
sempre-servos-não-Senhores!

 

 

 

 

Meta —› A Vida Ascendente deve se converter no fator controlador, e a vida descendente deve deixar de reger.

 

Mediante o controle de Samana (a Energia Vital), o A.'.U.'.M.'. (a Palavra de Glória) se manifesta —› Vida Radiante.

 

Planos e Correlações:

 

Planos Divinos
1º - Logóico
Mar de Fogo
Deus-Pai
Vontade
2º - Monádico
Akasha
Deus-Filho
Amor-Sabedoria
3º - Átmico
Éter
Deus-Espírito
Inteligência Ativa
Plano de União ou de Unificação
4º - Crístico ou Búdico
Ar
União-Unificação
Harmonia
Planos do Esforço Humano
5º - Mental
Fogo
Reflexo do Mar de Fogo
Vontade Humana
6º - Astral
Luz Astral
Reflexo do Akasha
Amor e Desejos Humanos
7º - Físico
Éter
Reflexo do Éter
Atividade Humana

 

Meta —› As vozes dos desejos (vozes astrais) devem ser silenciadas para que possamos ouvir a Voz do Silêncio ou a Voz do Cristo Interno e para que possamos conhecer a Palavra ou o Som – o A.'. U.'. M.'. Cósmico-Monádico, a Palavra de Glória, o Verbo Macrocósmico.

 

A clariaudiência nada mais é do que a percepção da voz da Grande Ilusão e dá ao homem o poder de ouvir no Plano Astral.

 

O Akasha está em toda parte (onipresença). Nele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.

 

Correlações (Planos, Naturezas, Sentidos e Centros):

 

 

Planos
Naturezas
Sentidos
Centros ou Chakras
Terra
Física
Olfato
Base da Coluna Vertebral
Astral
Emocional
Paladar
Plexo Solar
Manásico
Mental
Visão
Coronário
Búdico
Intuitiva
Tato
Cardíaco
Átmico
Emocional
Audição
Laríngeo

 

 

Inércia, atividade e ritmo são inerentes à todas as substâncias. Apenas o grau de vibração é diferente.3

 

 

Ondas Senoidais – Freqüências Vibratórias Distintas

 

 

Sinal de Informação

 

 

Chaveamento por Deslocamento

 

Meta —› Libertação de todos os entorpecimentos, cessação da dor, obtenção de Conhecimento ilimitado, entrada na Eternidade e retorno da consciência a seu centro.

 

Poderes a serem conquistados:

• tornar-se pequeno como um átomo;

• expandir a consciência e penetrar no Todo Maior;

• atuar em conformidade com a Lei de Atração;

• levitação (contrabalanço da atração planetária);

• alcançar cada meta;

• fazer frutificar os planos;

• manipular os elementos;

• poder da Palavra;

• perfeição corporal; e

• libertação da forma.

 

É através do terceiro aspecto ou forma que se manifesta o segundo aspecto ou Crístico, que, em si, é tríplice, formando, todavia, um todo coerente.

 

O ocultista nunca se ocupa do Veículo Físico Denso. Considera o Corpo Etérico como a verdadeira forma sustancial, a estrutura, a armação.

 

O Corpo Astral ou Emocional é caracterizado pela sua cor, e, de acordo com o estágio de desenvolvimento, assim será a sua cor: bela, clara, translúcida ou feia, escura e opaca. O Corpo Astral de um Adepto é de uma beleza radiante, desprovido de cores de baixa vibração.

 

Para memorizar: O homem é Três em Um e Um em Três.

 

O homem que recebeu a mais elevada de nossas Iniciações Planetárias é chamado de Alma Diamantina.

 

 

 

O aspecto mais elevado da Divindade é chamado Fogo Elétrico.

 

A mente (sexto sentido) é a intérprete e a sintetizadora dos outros cinco sentidos.

 

 

 

 

Todos os sentidos têm a inata capacidade de se expandir ilimitadamente, e podem guiar o homem em três direções principais: 1ª) para o centro de todas as coisas – de volta ao Coração de Deus; 2ª) para se comunicar com seus semelhantes, colocando-o em harmonia com eles; e 3ª) para fazer contato com todas as formas.

 

Em nosso Sistema Solar [e, na realidade, em todo o Universo] existe apenas energia vibratória –› Deus em movimento ativo.

 

Para todos nós, a meta é utilizar sempre os poderes de nossa natureza para propósitos úteis.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Como regra, os Mestres, os Mahatmas e os Adeptos não vêm a nós; nós é que precisamos ir até Eles. E, eventualmente, quando Eles vêm a nós, é porque, mesmo inconscientemente, nós já fomos até Eles.

2. 10 4 porque 1 + 2 + 3 + 4 = 10.

3. A freqüência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações etc.) em um determinado intervalo de tempo. O tempo decorrido para uma oscilação recebe o nome de período (T). Deste modo, a freqüência é o inverso do período. Por exemplo, se o coração de um bebê recém-nascido bate em uma freqüência de 120 vezes por minuto, o seu período (intervalo entre os batimentos) é metade de um segundo. Já comprimento de onda é a distância entre valores repetidos sucessivos em um padrão de onda. E assim, quanto maior for freqüência de uma partícula qualquer, menor será o comprimento da onda associada à esta partícula, e vice-versa. Enfim, em 1924, em sua tese de doutoramento, o físico francês, Louis de Broglie (1892 – 1987), formulou uma hipótese na qual afirmava que: Toda matéria apresenta características tanto ondulatórias como corpusculares, comportando-se de um ou outro modo, dependendo do experimento específico. Matematicamente, isto é assim:

 

 

em que é o comprimento da onda associada à partícula de massa m que se move a uma velocidade v, e h é a Constante de Planck (6,626069 x 10-34 J.s).

Portanto, no Universo, o que diferencia cada coisa é exatamente o seu grau de vibração. No que concerne aos seres universais, quanto mais Illuminados forem, maiores serão suas freqüências vibratórias. É isto também o que faz com que a aura das coisas sejam maiores ou menores, mais (ou menos) isto ou mais (ou menos) aquilo. Agora, rapidinho: imagine, por exemplo, o tamanho da Aura do Mestre Jesus!

 

 

 

 

Música de fundo:

Concerto de Aranjuez (Adágio, 2º movimento)
Compositor: Joaquín Rodrigo

Fonte:

http://www.yumusica.net/concierto-de-aranjuez/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://imgur.com/gallery/SWGlF8k

http://www.picgifs.com/graphics/diamonds/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Onda_de_mat%C3%A9ria

https://pt.wikipedia.org/wiki/Constante_de_Planck

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frequ%C3%AAncia

https://www.tmatlantic.com/encyclopedia/
index.php?ELEMENT_ID=10422

http://www.clker.com/clipart-crop-circle.html

http://playful-geometer.deviantart.com/
art/Scrope-Hill-Crop-Circle-73519964

http://www.bigstockphoto.com/pt/image-30
70369/stock-vector-ufo-crop-circle-design

http://ziethra27.deviantart.com/art/Crop-Circles-107791564

http://gif-art-animated.blogspot.com.br/2012/
10/animated-gif-of-snake-cute-cobra-free.html

http://www.animationlibrary.com/animation/20212/Bat/

http://s300.photobucket.com/

https://en.wikipedia.org/wiki/Manipura

http://www.secondpicture.com/tutorials/3d/3d_
modeling_of_a_human_head_3ds_max_01.html

http://walkingturtlesoftware.org/
Turtles_Collection/turtle_ani_gifs.htm

http://www.consciouslivingfoundation.org/ebooks/Span
14/Bailey%20Alice%20-%20Luz%20del%20Alma.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.