A LUZ DA ALMA
(6ª Parte)

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar


Este conjunto de fragmentos se constitui da 6ª parte de um estudo que fiz da obra A Luz da Alma (Sua Ciência e Seu Efeito) – uma reflexão parafraseada e comentada dos aforismos de Yoga de Patanjali – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul (Mestre DK) – um Iniciado da Sabedoria Eterna – que solicita a quem o ler que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Bem, eu facilitei muito o entendimento desta obra. Portanto, para uma compreensão mais concertada das explicações de Djwhal Khul, é necessário que ela seja estudada integralmente. Este estudo, na realidade, não passa de uma espécie de um modesto couvert.

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O Princípio Crístico (ou Búdico) é a causa direta da manifestação objetiva e da revelação do Espírito através da forma.

 

A.'.U.'.M.'. o Primeiro Alento, a Palavra, tudo o que é ou apareceu.

 

A Grande Existência – soma total de todas as formas e de todos os estados de consciência continua a emitir o A.'.U.'.M.'. Cósmico. In principio, erat Verbum [Voz do Silêncio], et Verbum erat apud Deum, et Deus erat Verbum. En arche, en ho Logos, kai ho Logos en pros ton Theon, kai Theos en ho Logos. No princípio,1 era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e Deus era o Verbo [ou o Verbo era Deus]. (Evangelho de João: I, 1).

 

 

Essência Espiritual
Som ou Palavra
Objeto
Espírito
Alma
Corpo
Neuma
Psique
Forma
Pai (Shiva)
Filho (Vishnu)
Espírito Santo (Brahma)
Mônada (o Um)
Cristo Cósmico
Veículo para a Vida e
para a Encarnação
Vontade ou Propósito Eternos
Amor-Sabedoria
Atividade e Inteligência Eternas
O Grande Alento
A.'.U.'.M.'.
Mundos
Vida
Aspecto Consciência
Aspecto Atividade
Energia Sintetizadora
Força Atrativa
Matéria
Primeiro Aspecto
Segundo Aspecto
Terceiro Aspecto

 

Nas Três Letras da Palavra Sagrada A.'.U.'.M.'. está oculta a Chave de todo o processo cósmico.

 

 

A.'.U.'.M.'.

 

 

Todo átomo de matéria tem uma [personalidade-]alma.

 

 

Pictoricamente...

 

 

A Consciência Crística e a [personalidade-]alma do homem é una com a Consciência Crística e a [personalidade-]alma de todos os Reinos Sub- e Super-humanos [seja in acto, seja in potentia].

 

Nós haveremos de entrever
que há um e somente um Ser.
N
ós haveremos de consolidar
que há só um Verbum: Amar!

 

Já não existem cascões ou formas mentais lemurianos, mas, ainda existem cascões atlantes, preservados devido ao emprego de certas formas de Magia Atlante, que, geralmente, se manifestam nas sessões mediúnicas espíritas.

 

A.'.U.'.M.'. Verbo feito carne.

 

Apenas as pessoas centradas no Eu Superior podem realmente ter acesso ao Conhecimento.

 

Unicamente um Ocultista treinado pode distinguir entre as experiências reais e os quadros astrais criados pela imaginação (formas imaginárias) e pelo desejo ardente.

 

Precisamos ter muitíssimo[muitíssimo] cuidado com as afirmações relativas às encarnações passadas [nossas ou de qualquer um], porque, em grande parte e na maioria das vezes, são inverídicas e fantasiosas. Em geral, são presunções vangloriosas e vívidas imaginações [de pessoas carecentes e/ou inescrupulosas]. Cada um de nós, 'per se', precisa aprender a consultar diretamente os Registros Akáshicos – um processo estritamente científico conhecido apenas pelos Ocultistas experientes.2

 


 

 

O uso do Poder Esotérico de ler a mente das pessoas só está autorizado nos casos em que é preciso entender as razões ou as causas por trás de certos eventos, e só com o objetivo de desenvolver de forma inteligente os planos da Hierarquia e da evolução. Este Poder é perigoso, e só é permitido aos Discípulos treinados.

 

Precisamos estar absolutamente conscientes de que o pensamento põe em movimento certas correntes de força. Portanto, todo pensamento é uma causa, que, em princípio, gerará um efeito inevitável [do qual somos responsáveis].

 

 

 

 

Como um homem pensa, assim ele é Ali onde o homem pensa, ali ele está.

 

Um Ocultista treinado pode, por assim dizer, "apagar a luz", e, quando isto acontece, se tornar invisível e desaparecer sob o ponto de vista do olho humano.3 Isto demonstra que não há nada além de energia, e que tal energia é tripla. No Oriente, a natureza da energia é chamada sáttvica, rajásica e tamásica, e se traduz como:

Sattva   —›   Ritmo   ...   Espírito  ...   Vida
Rajas   
—›   Mobilidade   ...   Alma   ...   Luz
Tamas  
—›   Inércia   ...   Corpo   ...   Substância

 

Analogias modernas ocidentais:

Energia   ...   Espírito   ...   Vida
Força   ...   Alma   ...   Luz
Matéria   ...   Forma   ...   Substância

 

 

 

Neste plano de existência, a matéria é o veículo de manifestação da [personalidade-]alma, e a [personalidade-]alma, em uma volta mais elevada da Espiral, é o veículo de manifestação do Espírito.

 

 

Todos os acontecimentos de nossas vidas são efeitos derivados de causas anteriores. Cada ato em uma vida produzirá um efeito (a ser compensado em outra vida), a menos que:

1º) o efeito seja imediato e culmine no decurso da vida atual; e
2º) pela execução de um ato abnegado e desapegado,
o efeito não crie karma.4

 

Pela compreensão dos números, das vibrações e das cores, precisamos aprender a nos livrar dos efeitos que produzem a morte.

 

Quando a Estrela de Cinco Pontas brilha com claridade e não se vêem formas em suas pontas; o Caminho é claro. Quando o triângulo contém apenas Luz, a Senda está livre para o peregrino. Quando, na aura do peregrino, as muitas formas se desvanecem e se vêem apenas três cores, o Caminho está livre de obstruções. Quando os pensamentos não atraem mais as formas nem refletem mais as sombras, o Fio proporciona um caminho direto desde o círculo até o Centro.

 

 

 

 

Nenhum karma poderá atrair compulsoriamente para a Terra um espírito já liberto.5

 

Compaixão (penetrar no Coração do seu irmão e sofrer com ele6) = Antítese da paixão egoísta e inescrupulosa.

 

Ternura ou Misericórdia (compreensão compassiva inspirada pela aspiração sincera e altruísta de servir e de ajudar todos os que gritam de dor) = Antítese da autocentralização, que torna o homem duro e vampirista.

 

Desapego (atividades voluntárias para o bem dos outros) = Antítese da concupiscência e do desejo.

 

Em A Voz do Silêncio, Helena Petrovna Blavatsky escreveu belamente: Não permitas que o Sol ardente seque uma só lágrima de dor de quem sofre, antes que tu a tenhas enxugado dos seus olhos.

 

Os desejos criam obrigações e efeitos.

 

O símbolo do Centro Muladhara, localizado na base da coluna vertebral, é o elefante (poder concentrado, grande força motriz).

 

 


(Chakra Muladhara)

 

Órgão Central    LLuz    Corpo Causal    Karana Karira.

 

Tabernáculo no Deserto    [Personalidade-]alma na encarnação física.

 

Templo de Salomão    Veículo da [Personalidade-]alma ou Corpo Causal.

 

Templo de Ezequiel    Envoltura Espiritual.

 

Nas fases iniciais de desenvolvimento-peregrinação na Senda, o coração é o Órgão Central; depois, a Verdadeira Luz passa a ter sua morada na cabeça. No desenvolvimento Esotérico-Iniciático, o coração precede a cabeça, ou seja, o Centro Cardíaco – Anahata (Luz do Amor) se abre antes do Centro Coronário Sahasrara – (Luz da Vida). Então, a glândula pineal, que se encontrava em um estado de atrofia místico-espiritual, lentamente, vai passando a um estado de completa atividade, e o centro da consciência é transferido da natureza emocional [sentimento religioso] para a consciência da Mente Illuminada [Vontade (Fiat Voluntas Tua)]. Senda Mística —› Senda Ocultista (mantidas a erudição e a percepção místicas, mas, agregando o Conhecimento Intelectual e o Poder Consciente adquiridos). Tudo isto pode ser resumido em quatro conceitos: Amor, Percepção Interna, Sabedoria e Poder.

 

 

 

 

A unificação do coração e da cabeça é conseguida-adquirida pela subjugação da natureza inferior (que não depende de exercícios respiratórios e nada tem a ver com medianimidade), pela prática do amor e pelo treinamento meditativo (a energia segue o pensamento).

 

No homem não-evoluído, o Centro Cardíaco (Anahata) é representado por um lótus fechado voltado para baixo. Pelas Compreensão + Evolução + Iniciação este Centro se inverte, se volta para cima e se abre.

 

 

 

 

Mandamento de Cristo: Deixai brilhar a vossa Luz!

 

Planos e Consciências:

 

Planos
Consciências
Físico
Física (Terrestre)
Astral
Desejos, Cobiças e Paixões
Mental
Mental
Búdico
Intuitiva ou Crística
Átmico
Planetária
Monádico
Mundo Divino
Logóico
Absoluta7

 

As vidas são impulsadas à roda dos renascimentos pela força dos seus desejos.8

 

 

 

 

Meta —› Tornar nossas vidas castas e livres de impurezas e de limitações das formas inferiores.

 

Nosso Sistema Solar é apenas um átomo cósmico! Então, por que tanta vaidade? Por que tanta ganância? Por que tanto apego? Por quê? Por quê? Por quê?

 

Em termos esotéricos, restrição significa refrear ou limitar as modificações do princípio pensante. Em outras palavras: a perfeita meditação deve ser feita em uma só direção.

 

O primeiro de todos os objetivos é encontrarmos a Luz em nós mesmos. O resto virá depois.

 

Esotericamente, o Sol é considerado triplo:

Sol Físico  ‹—›  Corpo  ‹—›   Forma Inteligente
Coração do Sol
 ‹—›  Alma  ‹—›  Amor
Sol Espiritual Central
 ‹—›  Espírito  ‹—›  Vida ou Poder

 

Analogias em relação ao homem:

Homem Físico  ‹—›  Corpo  ‹—›  Forma Inteligente
Eu ou Cristo
 ‹—›  [Personalidade-]alma  ‹—›  Amor
Mônada
 ‹—›  Espírito  ‹—›  Vida ou Poder

 

A Lua é o símbolo da matéria (forma), e o Sol, no seu aspecto Luz, é o símbolo da [personalidade-]alma. O aspecto Lua rege todos os Reinos inferiores ao Reino Humano, e o aspecto Sol predomina no Humano. O conhecimento das mansões lunares ou das formas proporciona a compreensão do Corpo Físico, do Veículo Astral ou dos Desejos e da Envoltura Mental.

 

A concentração na Estrela Polar proporcionará o conhecimento das órbitas dos planetas e das estrelas.

 

Os nossos processos criadores se baseiam no Sete e no Doze.

 

Mediante a compreensão da triplicidade formada pela Estrela Polar, pelo nosso Planeta e pela Ursa Maior, aprenderemos qual é o desígnio profundo e esotérico da Terra no esquema universal.

 

 

Em tudo, sempre está presente a Lei da Triplicidade

 

 

Interessa o quê quem sou?
Interessa, sim, quem serei!
Assim, devo destroçar o ou,
para poder me tornar o Rei!

Quando houver zerado o ou
– e, então, já for meu Rei –
poderei garantir: — Eu-sou!
Eu + Rei seremos só a LLei!

 

 

Ou...  Ou...
(Junta Homocinética)

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Princípio que nunca existiu (pois, para o Ser, nunca houve princípio, já que o [inexistente] nada não pode dar origem à coisa alguma) ou princípio que existirá para sempre (pois, o que existe não pode ser reduzido ao nada, já que o nada não existe). E este é o Mistério dos Mistérios que não conseguimos compreender!

2. Este fragmento, no fundo, está nos ensinando que precisamos aprender, tanto quanto possível, a não depender de nada nem de ninguém. Agora, eu gostaria de saber por que as pessoas gostam tanto de saber, por terceiros ou por medianeiros, a respeito de suas encanações passadas. Será que elas não têm coisa melhor para fazer? O pior é que se alguém disser à elas que, em uma encarnação passada, foram esmoleiras, miseráveis e ignaras, elas ficam furibundérrimas; querem que lhes digam que foram abastadas, pricesas, eruditas e por aí vai! Oh!, valha-me Senhor Sacamole Acupuntural!

3. Com isto, chegamos ao ponto fulcral deste estudo: se a invisibilidade é possível, como norma, tudo é possível!

4. Aqui, está uma grande dica: uma forma de compensar equívocos praticados é pelo serviço altruísta e desinteressado. Todavia, há uma grande diferença ou distância entre altruísmo e desinteresse. O altruísmo, de certa forma, é fácil de ser praticado, mas, o desinteresse nem sempre. Vou dar um exemplo muito simples: uma pessoa que preste uma ajuda está sendo altruísta, porém, se ela o faz, por exemplo, pensando em agradar a Deus ou em ir para o céu, o auxílio prestado é altruísta-hipotético, e, neste sentido, não é desinteressado. Há, neste caso, um real interesse em obter uma bênção ou uma indulgência parcial ou plenária. Em princípio, tudo o que é hipotético não tem valor ou tem um valor insignificante. Bem, precisamos meter na cabeça que Aqueles-que-Tudo-Sabem-e-que-Tudo-Podem, pelo menos que Sabem-e-Podem em relação a nós, sabem mesmo tudo direitinho; não precisamos ficar mendigando favores nem implorando milagres, até porque favores não são concedidos e milagres são miragens, logo, não existem. Se e quando chegar a Hora, quando a Hora soar, inevitavelmente, a coisa haverá de acontecer. Simples assim, como 2 + 2 = 4 ou como x ÷ = !

5. Um espírito já liberto só se projeta na Terra volitivamente. Isto é o que fazem todos aqueles (como o Mestre Jesus, por exemplo) que abriram mão de suas meritosas Ascensões e mais elevadas Iniciações, para, por Amor, exclusivamente por Amor, auxiliar seus irmãos ainda sofrentes e ilusoriamente ligados à Terra. Haverá abnegação maior do que esta? Haverá compaixão, ternura e desapego maiores do que este? Honestamente, eu não consigo visualizar.

6. Atenção, muita atenção: sofrer com ele (com o outro) não é sofrer por ele (pelo outro). Sofrer com o outro é solidariedade; sofrer pelo outro é inóxia necedade.

7. Aqui, no Plano Logóico, salvo melhor juízo, eu prefiro considerar que a consciência seja relativamente absoluta. Ela até poderá ser absoluta em relação a um determinado sistema, mas, só isto e nada mais além disto. Sinceramente, não simpatizo com palavras e expressões do tipo: absoluto, impossível, imudável, definitivo, para sempre, imperdoável, não tem jeito, quem manda aqui sou eu, sabe com quem está falando?, me dá um petrolão aí, quero que você se dane etc.

8. Sei lá, mas, há uns caveirões-aí que querem encarnar e não podem! O fato é que encarnar não é para quem quer, mas, para quem pode, de tal sorte que: quem pode quem merece! Com humildade total, gratidão ilimitada e imperatividade categórica, deveríamos refletir acuradamente sobre o fato de termos ultrapassado e vencido a Primeira Raça-raiz (Protoplasmática ou Polar – os Nascidos por Si Mesmos ou Sem Mente), a Segunda Raça-raiz (Hiperbórea – os Nascidos do Suor ou Sem Ossos), a Terceira Raça-raiz (Lemuriana – os Nascidos do Ovo), a Quarta Raça-raiz (Atlante – os Gigantes) e estarmos, hoje, vivenciando as experiências da Quinta Raça-raiz (Ária). Já pensou termos conseguido chegar até aqui e não podermos prosseguir? Mas, termos chegado até aqui não é garantia de que chegaremos lá. Tudo dependerá de nós, apenas de nós e de mais ninguém! Seja como for, somos todos filhos da LLuz e a LLuz está em nós! Unidade! Misericórdia! Inofensividade! Amor! Discernimento! Vale a pena dar uma conferida na Página:

https://carmenarabela.wordpress.com/2007/10/
28/as-racas-raizes-a-evolucao-da-humanidade/

 

Música de fundo:

Concerto de Aranjuez (Adágio, 2º movimento)
Compositor: Joaquín Rodrigo

Fonte:

http://www.yumusica.net/concierto-de-aranjuez/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.sanfords.net/Spots_free_graphics/Pagan_Ankh_2.htm

http://www.animatedimages.org/cat-skulls-687.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9
dia:Imagem_em_destaque/Junho_de_2010

http://teosofiacientifica.blogspot.com.br/2010/
05/continuacao-observe-se-o-quadro-da.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7as-raiz

http://www.gnosisonline.org/antropologia/as-sete-racas-raizes/

http://www3.uma.pt/Investigacao/Astro/
Astronomia/Observ_mes/Abr2003/ursaminor.htm

http://www.animatedimages.org/cat-skeletons-628.htm

http://galeria.colorir.com/mascaras/palhaco-
pintado-por-palhaco-292437.html

http://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-
roda-do-zod%C3%ADaco-02-image17915692

http://www.heathersanimations.com/elephants.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

http://photobucket.com/

http://www.netanimations.net/Blazing-
fire-explosion-animations.htm

http://caccioppoli.com/

http://www.oocities.org/todocomicweb/

http://www.squiglysplayhouse.com/BrainTeasers/

https://pt.wikipedia.org/wiki/No_princ%C3%ADpio_era_o_Verbo

http://www.consciouslivingfoundation.org/ebooks/Span
14/Bailey%20Alice%20-%20Luz%20del%20Alma.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.