A LUZ DA ALMA
(3ª Parte)

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar


Este conjunto de fragmentos se constitui da 3ª parte de um estudo que fiz da obra A Luz da Alma (Sua Ciência e Seu Efeito) – uma reflexão parafraseada e comentada dos aforismos de Yoga de Patanjali – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul (Mestre DK) – um Iniciado da Sabedoria Eterna – que solicita a quem o ler que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Bem, eu facilitei muito o entendimento desta obra. Portanto, para uma compreensão mais concertada das explicações de Djwhal Khul, é necessário que ela seja estudada integralmente. Este estudo, na realidade, não passa de uma espécie de um modesto couvert.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Quando penetramos no mais íntimo dos nossos Corações, passamos por duas etapas sucessivas: 1ª) a densa –› formas, 'bhutas' [os cinco elementos] e envolturas racionais tangíveis; e 2ª) a sutil –› a natureza ou qualidades, 'tanmatras' [os elementos sutis primários: audição, paladar, olfato, visão e tato], os 'indryas' [os cinco órgãos motores e os cinco órgãos sensoriais], os órgãos dos sentidos e o que se sente.

 

Progressivamente, no processo meditativo, desaparecerão passos, etapas, objetos, sementes, órgãos, formas (densas ou sutis), e apenas será conhecido o Espírito. Serão transcendidos o sentimento e a mente, e só se verá próprio Deus [Interior]. não serão sentidas as vibrações inferiores nem se verá a cor. Somente se conhecerá a LLuz. A visão desaparecerá e somente se ouvirá o Som ou a Palavra...

 

Mundo da Forma —› Reino do Amorfo.

 

Somente quando perdermos de vista todas as formas e o campo do conhecimento, e conhecermos o conhecedor pelo que ele essencialmente é (imersão na contemplação da própria natureza espiritual pura), poderemos alcançar a meditação perfeita: sem fórmula, sem sementes, sem objeto.

 

 

Desejava e meditava,
porém, eu só fabricava
miragens e delusões!
Um inferno + dragões!

Já não quis e meditei!
Então, avistei meu Rei
e usufruí a Liberdade!
Foi lenindo a Saudade!

 

Oque significa Pureza? Pureza é estar livre de quaisquer limitações —› Conhecimento Espiritual.

 

 

Limitei-me pelo querer,
e só alimentei o não-ser.
Eu padeci
zilênios de dor!
E foram
zilênios sem cor!

 

Quando 'rajas' (atividade) e 'tamas' (inércia) são dominadas e controladas, apenas se manifesta 'sattva' (ritmo), cuja Essência é LLuz —› imperturbável calma interna.

 

Meta —› Identificação com o amorfo.

 

Meta —› Conhecer-se a si-mesmo como parte da Luz do Mundo, e, nesta Luz, ver a LLuz.

 

 

Eu-sou a Luz dos que padecem.
Eu-sou a Luz dos que ado(rm)ecem.
Eu-sou a Luz dos que dessabem.
Eu-sou a Luz dos que descabem.
Eu-sou a Luz dos trapaceados.
Eu-sou a Luz dos esquerdeados.
Eu-sou a Luz dos encavernados.
Eu-sou a Luz dos paraliticados.
Eu-sou a Luz dos corrompidos.
Eu-sou a Luz dos ensombrecidos.
Eu-sou a Luz e a sustentação.
Eu-sou a
Luz e a compreensão.
Eu-sou a Luz de todas as horas.
Eu-sou a Luz que gera as auroras.

 

Meta —› Sentido dos valores correto e sentido de proporção exato. Libertação das miragens e das ilusões. Nem a dor nem o prazer devem nos afetar.

 

Idéia —› Palavra —› Forma Resultante Cumprimento do Propósito.

 

Meta —› Penetrar na Luz da Shekinah [] procedente do Sanctum Santorum.1

 

 

Sanctum Santorum

 

 

Unicamente a identificação com o Espírito poderá revelar a natureza e o mundo do Espírito.

 

Até que o Cristo Interior se manifeste no homem e a Vida Crística atinja plena expressão, até que o homem se torne um com a Realidade Espiritual Interior – seu Verdadeiro Eu – será impossível obter o Conhecimento independente da matéria ou da forma. Há uma Causa existente e persistente por Si-mesma por trás da Grande Mâyâ [Grande Ilusão].

 

Só o homem que for capaz de transcender todas as formas e todas as limitações nos três mundos (mente, emoção e as coisas dos sentido ou o mundo, a carne e o demônio [interior]) poderá saber e conhecer, além de toda controvérsia e de todo argumento, que há um Deus e que ele [o homem] é o próprio Deus. Quando isto acontecer, o homem conhecerá a Verdade e a Verdade o libertará.

 

 

Por zil zilênios, preferi meu dragão,
e desprezei o Deus do meu Coração.
Sofri. Lamentei. Chorei. Reencarnei.
Um dia, troquei. Posso dizer: — Sei!

 

 

Tão-somente em nosso Coração poderemos nos fundir com o nosso Deus Interior.

 

Limitações: 1ª) percepções sensoriais (identificações errôneas e valores equivocados); e 2ª) percepções mentais (imprecisões da realidade, que expressam apenas os baixos impulsos e as reações que emanam dos Reinos inferiores da Natureza).

 

O estado supercontemplativo é o único que proporciona uma percepção infalivelmente correta. As condições que regem este estado são:

• polarização espiritual consciente;

• contato com a [personalidade-]alma e reconhecimento-realização do Cristo Interior;

quietude da substância mental ou chitta;

alinhamento dos corpos inferiores e funcionamento adequado do sutratma;

• as impressões das Verdades Universais são percebidas pelo cérebro, que serve e funciona apenas como receptor sensível;

• desenvolvimento progressivo do Terceiro Olho;

• proteção contra o erro e o perigo; e

segundo Charles Johnston, as visões menores são todas desalojadas e as consciências menores são todas deslocadas.

 

 

Supercontemplação – Polarização Espiritual Consciente

 

 

O iogue do Oriente aplica a palavra Samadhi ao estado de consciência em que é possível se fazer contato à vontade, ver e conhecer o mundo onde atuam o Homem Espiritual, os planos e os campos amorfos do nosso Sistema Solar, em que a consciência é una com as demais energias ou expressões conscientes da Vida Divina.2

 

Tipos Básicos de Yoga:

• Raja Yoga: Yoga da Mente ou da Vontade (de todas as Yogas é a soberana, pois, coordena o triplo homem inferior e permite que o Adepto possa operar como Mago Branco; Yoga da Raça Ária, a nossa) —› Despertamento dos Centros da Cabeça;
Bhakti Yoga: Yoga do Coração ou Devocional (superlativa ciência da última Raça-raiz, a Atlante) —› Despertamento dos Centros acima do Diafragma; e
Karma Yoga (Hatha Yoga + Laya Yoga): Yoga da Ação (Yoga da Terceira Raça-raiz, a Lemuriana) —› Despertamento dos Centros abaixo do Diafragma.

 

 

Tipos de Yoga

 

 

Meta —› Ver por trás dos símbolos; fazer contato com o subjetivo por trás do objeto.

 

 

Por trás da água há
a molécula de água.

 

 

Karma Yoga Aspiração Ardente. Bhakti Yoga Devoção a Ishvara (Princípio Crístico no Coração). Raja Yoga Leitura Espiritual.

 

A verdadeira Ciência da Yoga nunca ensina ou exige obediência absoluta a qualquer guru ou mahatma. Ensina, sim, submissão do homem inferior à Vontade do Deus Interno.

 

Toda forma é o resultado do Pensamento e do Som.

 

Aspiração Ardente + Leitura Espiritual + Devoção a Ishvara = Visão da Alma + Remoção dos Impedimentos (pela Destruição pelo Fogo).

 

As sementes que geram impedimentos para a Vida do Espírito são de três naturezas: as existentes no Corpo Físico (Obstáculos), as latentes no Corpo Astral (Obstruções) e as adormecidas no Corpo Mental (Distrações), e, basicamente, são de três tipos: 1º) as trazidas de vidas anteriores; 2º) as semeadas nesta vida; e 3º) as derivadas ou originárias dos campos familiar e racial.

 

Idéias que conduzem o homem a se identificar com o inferior e o material e a olvidar as Realidades Divinas: ignorância (limitações), personalismo, desejo, ódio e apego.

 

Libertação Conversão [transformação] da ignorância ('avidya') em Conhecimento ('Vidya').

 

O meio ambiente é triplo: físico (contato via Corpo Físico: audição, tato, visão, paladar e olfação), astral (contato via Corpo Astral ou Emocional) e mental (contato via Corpo Mental – o sexto grande sentido).

 

Em sua Peregrinação, o átomo humano acabará percebendo que é parte de um grupo ou de um centro no Corpo de um Homem Celestial – um Logos Planetário e compreenderá a vibração do seu grupo, o propósito do seu grupo e o centro do seu grupo (Peregrinação Probatória ou Senda do Discipulado até a Terceira Iniciação). [Para ver melhor a animação abaixo, tecle F11 (tela inteira); para retornar, retecle F11.]

 

 

Água – Ligações por Pontes de Hidrogênio3

 

 

Um Adepto ainda tem muito a aprender, e o próprio Cristo, o Grande Instrutor do mundo, não conhece tudo o que está contido na Consciência do Rei do Mundo.4

 

O corolário indispensável para a apropriação de uma forma é a limitação.

 

Durante milênios, o maior erro do homem é se considerar como sendo exclusivamente uma forma material, como se esta fosse a realidade última, desconhecendo que o Verdadeiro Homem (o Homem Espiritual) apenas mora temporariamente na forma – que é transitória, impura e sofrente. É isto o que caracteriza o estado de ignorância (ou de 'avidya').

 

O sentido do pessoal [do meu] é uma das maiores ligaduras que mantém em cativeiro os filhos dos homens.

 

 

 

O apego (tendência à exteriorização da Vida na forma) envolve toda a gama ou campo de experiência sensorial, desde a reação do selvagem ao calor e à uma boa comida ao êxtase do místico, passando, por exemplo, pelo amor do homem por sua família, pela apreciação de uma bela pintura por um artista e pela adoração do Cristo ou de um guru pelo devoto, até restar [depois da destruição de tudo] apenas uma realidade: a realização interior consciente de que o próprio homem é a Realidade Espiritual e que há um Reino de Deus Interno. Até os mais sábios estão sujeitos ao apego, e assim, a superação desta tendência [como (em) tudo] será sempre relativa! O máximo que se pode alcançar é equilibrar os pares de opostos.

 

O Verdadeiro Iniciado não sente nem aversão [repugnância ou antipatia] nem desejo [cobiça ou paixão], pois, está equilibrado entre os pares de opostos.

 

 

Esse cara aí em cima não é
um Verdadeiro Iniciado!

 

 

A Irmandade é uma das Leis Básicas do Sistema Solar [e de todo o Universo]. A separatividade (sentido do meu e do pessoal = ganância) e a ofensividade (ignorância + agressividade) são contrárias à Lei da Evolução. A separatividade e a ofensividade levam à cristalização [coisificação], à destruição e à morte.5

 

O mal é apenas a tendência de voltar a empregar os métodos e as práticas que o Morador Interno já transcendeu.6

 

Se é um fato que a energia segue o pensamento, o Corpo do Princípio Crístico (ou Veículo Búdico) só se coordenará à medida que se desvanecerem os impulsos inferiores. Tenhamos sempre em mente que o apego à forma se traduz sempre como grande impulso involutivo. Já a repulsão da forma e sua conseqüente desintegração é o Grande Impulso Evolutivo.

 

 

Impulso Evolutivo

 

 

Para vencermos os obstáculos precisaremos conhecê-los e teremos que compreendê-los. Não se vence o que não se conhece; não se ultrapassa o que não se compreende. Isto passa pelo controle do mecanismo pensante. No fundo, os obstáculos são o resultado de maus hábitos de pensar e do mau uso do princípio raciocinativo – sementes das formas produtoras das nossas dificuldades.

 

 

Vidya Sabedoria (ShOPhIa)
Avidya Ignorância Espiritual

 

As Quatro Vidyas da Filosofia Hinduísta são:

• Yajna Vidya —› Magia Cerimonial;

• Maha Vidya —› Grande Conhecimento Mágico que se degenerou em culto tântrico e se tornou a base da Magia Negra;

• Guhya Vidya —› Ciência dos Mantras; e

• Atma Vidya —› Verdadeira Sabedoria Espiritual.

 

Precisamos [aprender a] cortar o fio que conduz aos (re)nascimentos compulsórios e kármico-retributivos. Enquanto continuarmos cegos para ver as coisas tal como realmente são... Longa será a nossa jornada através de diversos nascimentos.

 

De que vale qualquer teoria, se não é transformada em prática inteligente?

 

 

Sei, mas, não aplico!
Na passada, claudico!
Turrão e intransigente,
vou bostando! Doente!

 

 

Ignorância —› Reações Errôneas —› Karma —› Lei da Causa e do Efeito —› Renascimentos —› Compensações Educativas - - - - - - -› Compreensão —› Eventual Libertação. Precisamos aprender a não nos concentrar nos efeitos, mas, sim, nas causas que os produzem... E modificá-las!

 

Tanto quanto na Árvore da Vida, representada com as raízes para cima e as folhas para baixo, na pequena árvore da vida do ego rege a mesma representação simbólica: as raízes estão no Plano Mental, e o crescimento e a frutificação se manifestam na objetividade, ou seja, no Plano Físico. Portanto, para mudarmos, compreendermos e nos libertarmos da roda dos (re)nascimentos, precisaremos aplicar o machado na raiz da nossa árvore (maus pensamentos, desejos, cobiças, paixões, miragens, ilusões, manias, quereres, manhas, malícias, ofensividades, separatividades, preconceitos, fideísmos, venerações, idolatrias et cetera)!

 

 


Árvore da Vida de um ego-aí
(O
et cetera do texto citado
poderá ir daqui a Catmandu)

 

 

Os três tipos de Karma são:

• Karma Latente: sementes e causas que ainda não se desenvolveram; estando inativas, deverão crescer até frutificar em algum momento da vida atual ou de uma vida futura;

Karma Ativo: sementes e causas em processo educativo de frutificação; e

Karma Novo: sementes ou causas que foram produzidas nesta vida e que, necessariamente, deverão reger as circunstâncias de uma vida futura.

 

As três 'gunas' são as três qualidades da própria matéria, 'sattva', 'raja' e 'tamas' ou ritmo (característica do Veículo Mental), atividade (característica do Veículo Emocional ou Astral) e inércia (característica do Veículo Físico) inerentes a todas as formas.

 

Todas as nossas dores são abarcantes, pois, envolvem o passado, o presente e o futuro.

 

Pela transmutação dos desejos, desaparecem as antigas dolores. A maior parte das nossas dolores é mitigada ou se dissipa com o desapego.

 

O cumprimento de qualquer tipo de karma tem uma dupla função: educar e emancipar a [personalidade-]alma. Precisamos aprender e nos esforçar para não produzir causas [por pensamentos, palavras ou atos] que deságüem em sofrimentos, em tristezas e em dolores.

 

 

Contemplei o que não deveria!
Nesta vida, encarnei ceguinho!
Agora, eu batalho pela Alforria,
pois, quero retornar ao Ninho!

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Precisamos compreender (e realizar) que o Sanctum Santorum está em nossos Corações. Qualquer coisa diferente disto é mistura de miragem cavernal com ilusão abnormal. O comecinho da Liberdade e o início do fim da Saudade estão em nossos Corações. Isto até que daria um poeminha bem legal! Vou tentar.

2. Um dos aspectos desta possibilidade é o mergulho consciente no Sanctum Celestial.

3. O hidrogênio faz ligações covalentes (ligação química em que há compartilhamento de elétrons) e ligações que não são químicas, ou seja, que são apenas interações. A Ligação de Hidrogênio é uma interação entre átomos de hidrogênio de uma molécula com átomos de elementos altamente eletronegativos (oxigênio, flúor e nitrogênio) de forma que o hidrogênio sirva como "elo" entre os átomos com os quais interage. Pensava-se anteriormente que o elétron fosse compartilhado pelas moléculas da interação, entretanto, se fosse assim, seria uma ligação covalente. As Ligações de Hidrogênio podem ser classificadas em intramolecular, que ocorrem na mesma molécula, e intermolecular, que ocorrem entre moléculas vizinhas (que é o caso da animação apresentada).

4. Para todos nós, a luta (o Bom Combate) para dissipar a ignorância é eterna.

5. Em termos bíblicos, isto está simbolizado pela dupla Caim e Abel.

6. Por isto, ninguém deve se acabrunhar ou se abichornar com as suas próprias tentações e com as suas eventuais quedas. Seremos tentados para sempre; as tentações serão inevitáveis e as quedas episódicas. O que precisamos fazer é nos esforçar para não ceder ou, pelo menos, para evitar ceder. Eu, por exemplo, não cedo a nada, nunca, de jeito nenhum; mas, quando me dou conta, a bosta está feita: já cedi. Mas, estou melhorando. Então, voltando a um tema que já discuti: se, ao concluirmos nossa presente encarnação, tivermos dominado e superado uma única miragem ou uma única ilusão, sairemos desta vida como verdadeiros vencedores. Teremos a eternidade para corrigir o resto. Mas, que não demore tanto assim! E, agora, só de me lembrar das minhas fraquezas, chorei um tiquinho! Todavia, estou consciente de que só eu e meu Deus Interno poderemos resolver os nossos busílis. Isto vale para você também.

 

Música de fundo:

Concerto de Aranjuez (Adágio, 2º movimento)
Compositor: Joaquín Rodrigo

Fonte:

http://www.yumusica.net/concierto-de-aranjuez/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.glitter-graphics.com/graphics/910882

http://kingcobradjservice.tripod.com/

http://www.netanimations.net/Skeletons_Skulls
_Bones_Skeletal_Body_Part_Animations.htm

http://photobucket.com/

http://charmeddesign1012.blogspot.com.br/
2012/04/featured-wrap-bracelet-charm-tree-of.html

http://www.chem.fsu.edu/chemlab/
chm1046course/solids.html

http://pt.123rf.com/photo_11902554_.html

http://pt.depositphotos.com/21756747/
stock-photo-the-ball-and-chain.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liga%C3%
A7%C3%A3o_de_hidrog%C3%AAnio

http://www.storyofsnow.com/blog1.php/
2011/03/15/how-the-crystal-got-its-six

http://gifsgallery.com/glass+of+water+gif

http://anatomybodyblog.com/8741-human-body-muscles

http://www.aperfectworld.org/people.htm

http://gifsgallery.com/optical+illusions+gif

http://www.pbase.com/es839145/animated_fire

http://bestanimations.com/Signs&Shapes/Hearts/Hearts.html

http://www.ayurveda.org.br/artigos/index/
o-processo-da-criacao-segundo-a-visao-hindu

http://www.ernanifornari.com.br/yoga_criacao.html

http://www.consciouslivingfoundation.org/ebooks/Span
14/Bailey%20Alice%20-%20Luz%20del%20Alma.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.