A LUZ DA ALMA
(1ª Parte)

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar


Este conjunto de fragmentos se constitui da 1ª parte de um estudo que fiz da obra A Luz da Alma (Sua Ciência e Seu Efeito) – uma reflexão parafraseada e comentada dos aforismos de Yoga de Patanjali – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul (Mestre DK) – um Iniciado da Sabedoria Eterna – que solicita a quem o ler que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Bem, eu facilitei muito o entendimento desta obra. Portanto, para uma compreensão mais concertada das explicações de Djwhal Khul, é necessário que ela seja estudada integralmente. Este estudo, na realidade, não passa de uma espécie de um modesto couvert. Todavia, ele aborda alguns temas que não foram discutidos em trabalhos anteriores, como, por exemplo, a meditação com semente ou com objeto (em que há um objeto, uma idéia ou um pensamento-semente definidos sobre o qual se medita) e a meditação sem semente ou sem objeto (na qual não há uma representação mental pressuposta ou uma coisa mental escolhida, predefinida, por assim dizer, para meditação).

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

 

Antes que a [personalidade-]alma possa ver, o homem deverá alcançar harmonia interna, e os olhos da carne deverão estar cegos a toda ilusão. Antes que a [personalidade-]Alma possa ouvir, o homem deverá estar surdo para o barulho e os sussurros, para os berros dos elefantes e para o zumbido dos vaga-lumes. Antes que a [personalidade-]Alma possa compreender e recordar, o homem deverá se unificar com Aquele que Fala em Silêncio, assim como a mente do oleiro se une primeiro à forma que dará à argila. Só então a [personalidade-]alma verá, ouvirá, compreenderá e recordará. E, então, a Voz do Silêncio falará ao ouvido interno.


A Voz do Silêncio

 

 

Na presente Raça Ária [Primeira Raça-raiz: Raça Polar ou Protoplasmática; Segunda Raça-raiz: Hiperbórea; Terceira Raça-raiz: Lemuriana; Quarta Raça-raiz: Atlante; e Quinta Raça-raiz: Ária], a conquista do Corpo Mental e o controle da mente serão alcançados pela prática de Raja Yoga ou Ciência Soberana da Alma (da qual Patanjali foi o transcritor e o Fundador da Escola Raja Yoga), e a meta para a evolução da Humanidade é a Quinta Iniciação o Adeptado. Neste sentido, os outros tipos de yoga são desnecessários (e, em um certo aspecto, constituem um retrocesso), uma vez que os resultados de uma yoga superior incluem automaticamente as inferiores, mas, não suas práticas.

 

A culminação da Onda de Vida Espiritual deverá se efetivar até 2.025.

 

A Alma [Anima Mundi] é o ponto de glória por trás do véu de todas as formas.

 

'Consummatum est' (Tudo está consumado) = União do Amor com a Atividade.

 

A maioria dos Mestres da Sabedoria pertenceà Escola Trans-himaláica.

 

AUM é a Palavra de Glória.

 

 

 

 

Precisamos intensificar a "Luz na Cabeça" para que nos tornemos uma Chama Vivente. Precisamos descobrir a Senda e nos transformar na Senda.

 

 

Primeiro Aspecto
Segundo Aspecto
Terceiro Aspecto
Espírito
Alma
Corpo
Pai
Filho (Crístico)1
Espírito Santo
Mônada
Ego
Personalidade-alma
Eu Divino
Eu Superior
Eu Inferior (Não-Eu)
Vida
Consciência
Forma
Energia
Força
Matéria
A Presença
Anjo da Presença
Ser Humano

 

Só quando a natureza psíquica inferior (reações astrais + emocionais) estiver controlada a Natureza Superior (a LLuz do Cristo Interno) poderá se manifestar. Não antes.

 

A Palavra de Sujeição ou de Controle é a Chave de [para] todos os esforços.

 

O homem que conhece as condições e as cumpre vê o Eu, compreende a verdadeira natureza da [personalidade-]alma, identifica-se com a realidade interior, não com as formas que a ocultam, mora no centro, não na periferia, obtém consciência espiritual e descubre e reconhece o seu Deus Interior.

 

As envolturas que velam e as transformações rapidamente cambiantes [miragens + ilusões] projetam uma sombra ante a face do Sol [Interior].

 

 

 

 

Todas as atividades da natureza psíquica inferior são o resultado de 'kama-manas' ou mente matizada pelo sentimento – a vontade-desejo do homem inferior.

 

A dor e o prazer devem ser transcendidos, porque ambos dependem de identificação com a forma, e devem ser substituídos pelo desapego.2

 

Intuição + Razão = Percepção e Interpretação Corretas. A base do conhecimento correto é a percepção correta, a dedução correta e o testemunho correto (ou evidência exata).

 

 

Guarda silêncio e [p]reserva tua opinião.3

 

Para um Ocultista, conhecimento, dedução e decisão baseados em coisas externas e nas formas, através das quais a vida se expressa em qualquer dos Reinos da Natureza, é um conhecimento falso e não veraz. Qualquer conhecimento adquirido através das faculdades inferiores, alicerçado no aspecto forma, é um conhecimento incorreto.

 

Princípio Budi    Princípio Crístico (da terminologia cristã) que reside no Coração de cada átomo (seja um átomo material, seja um átomo humano, seja o átomo planetário, seja o átomo solar). No Universo, nada há sem que o Princípio Budi esteja presente.4

 

Todo cuidado é pouco com as imagens mentais criadas, para que não sejam confundidas com a realidade. O desejo é o pai do pensamento, que Patanjali denominou fantasia.

 

 

 

 

Grande Ilusão = de todas as formas mentais criadas pela raça, por uma nação, por um grupo, por uma organização + as formas mentais de qualquer tipo (desde a forma planetária até aquelas engendradas por um grupo de pensadores).

 

Uma forma mental encerra sua existência quando deixa de ser nutrida pela fantasia do seu criador.

 

'Vrittis' são percepções mentais relacionadas aos sentidos, ou seja, são atividades da mente cujo resultado é a relação consciente entre o órgão do sentido empregado e o que é percebido.

 

Dependendo de como é feito o aquietamento da mente, ele poderá ser excessivamente perigoso (mente em branco). A receptividade passiva, em que está interrompida ou atrofiada a relação sensorial, não faz parte do processo meditativo, pois, o objetivo da prática de Raja Yoga é a atividade adequada da mente e o seu emprego correto. Se a condição de mente em branco prevalecer, o meditador ficará propenso a alucinações, percepções equivocadas, obsessão e engano.

 

Quando um médium espírita comum, em uma espécie de sonho, projeta o corpo etérico parcialmente para fora do Corpo Físico e o Corpo Astral também é separado, uma condição muito perigosa é produzida.

 

A versátil natureza psíquica deverá ser dominada antes que o yogi se liberte de todas as restrições e de todas as atividades inferiores. Esta é a meta.

 

Nossa memória [nosso Disco Rígido pessoal] inclui o conjunto de experiências acumuladas pela [personalidade-]alma no transcurso de muitas encarnações.

 

O cérebro é a "sombra" ou órgão externo da mente.

 

Todo Mestre é o resultado de paciente persistência, e não de entusiasmos esporádicos.

 

Só o desapego (que não significa atrofiamento ou inutilização dos sentidos, mas, sim, esotericamente, ausência de sede) permitirá que, ao longo do tempo, todas as percepções sensoriais desempenhem suas legítimas funções.

 

Só o amor intenso poderá conduzir o aspirante à sua meta.

 

O símbolo do Plano Astral é a água.

 

Bhagavad Gita: Os possuidores da Sabedoria [ShOPhIa], unidos na mesma visão egóica, que renunciaram aos frutos das suas obras, livres da escravidão do renascimento, chegam ao Lar onde há há tristezas.

 

Floresta da Ilusão Idéias que o homem tem de Deus, do céu e do inferno.

 

 

 

 

A experiência devachânica (meta da maioria dos filhos dos homens) deverá, ao longo do tempo, se transformar em compreensão nirvânica, que só poderá acontecer depois que o Adepto: 1º) passar por determinadas Iniciações; 2º) se libertar dos três mundos; e 3º) organizar o seu corpo erístico.

 

Senhores da Compaixão Adeptos que alcançaram o desapego, mas, que decidiram se sacrificar e morar entre os filhos dos homens [encarnação voluntária] para servi-los e ajudá-los.

 

Mônada Homem Espiritual.

 

Resultado do apego —› Necessidade de adquirir uma forma.

 

Como um homem pensa, assim ele é.

 

 

Jim Jones5

 

 

À medida que a mente vai sendo subjugada pela [personalidade-]alma, o cérebro também vai sendo subjugado pela mente. Assim, o homem inferior, gradualmente, vai se identificando com o Homem Espiritual (expansão da consciência).

 

Cada [personalidade-]alma é una com todas as [personalidades-]alma existentes e com a Super-alma [ou Omnialma, base de todas as existências concebidas].

 

Meta —› Conhecimento da própria [personalidade-]alma e dos seus poderes —› Conhecimento da Omnialma —› Unificação da [personalidade-]alma com a Omnialma.

 

 

Será que é mais ou menos assim?

 

 

Quando o aspirante consegue controlar seus órgãos de percepção sensorial, de modo que não transmitam à mente as reações do que é percebido, ocorrem duas coisas: 1ª) o cérebro físico se tranqüiliza e se apazigua; e 2ª) a substância ou corpo mental ('chitta') deixa de assumir as várias modificações e também se aquieta.

 

Aspiração —› Concentração —› Meditação —› Contemplação —› Illuminação —› Inspiração. Para sermos Inspirados precisaremos Aspirar.

 

Precisamos nos esforçar para que (a nuvem d) as coisas cognoscíveis sejam conhecidas através do sexto sentido – a mente. Meta —› Verdadeiro Samadhi ou Realização.

 

Meta —› Transmutar e Purificar todos os Centros e Penetrar no Mundo das Causas.

 

Primeiro, teoria; depois, experimentação; finalmente, Sabedoria [ShOPhIa].

 

Compreendida a teoria, o objetivo é percebido e tem início a atividade.

 

Esforço —› Eliminar da consciência do Eu todas as formas (escolhidas ou criadas por nós) que velam o Real.

 

Aqueles cuja Vontade é intensamente ativa e enérgica (Vontade de aço + persistência firme, constante e indesviável) alcançam rapidamente a etapa de Consciência Espiritual.

 

 

De todo Coração, sabe o que eu desejo?
Que todos possam construir sua casinha!

 

Centro Cardíaco: Senda de Realização da Raça Atlante (Quarta Raça-raiz). Centro Coronário: Senda de Realização da Raça Ária (Quinta Raça-raiz), cuja tarefa consiste em desenvolver o Quinto Princípio ou Mente. Todos nós devemos nos esforçar para nos transformarmos em uma Estrela de Cinco Pontas – a Estrela do Homem Perfeito em toda a sua Glória.

 

 

 

 

Pelo Caminho do Meio – método particularmente recomendado o progresso é constante e moderado. Os que adotam este procedimento são denominados Adeptos Discriminadores, porque não cometem excesso de qualquer tipo.

 

Por que tanta pressa?
Por que tão depressa?
Por que tanta
agitação,
se ressurgirá o Verão?

 

Término do esforço (segundo os Arquivos dos Senhores do Karma): a Lebre e a Tartaruga se unem na Meta (Signo de Libra).

 

 

 

Por que tanta pressa?
Por que tão depressa?
Por que a
sofreguidão,
se o Sim freará o não?

 

 

Ishvara é o Filho que se manifesta através do Sol, o aspecto macrocósmico. Ishvara é o Filho de Deus, o Cristo Cósmico, resplandecente no Coração de cada um de nós. Ishvara é Deus no Coração de cada filho de Deus. A Ele todos nós poderemos chegar por meior do Amor puro e Serviço desinteressado e abnegado.

 

 

Aspecto
Qualidade
Centro
Macrocosmo

Espírito
Pai
Mônada

Vontade
Coronário
Sol Espiritual Central
Alma
Filho
Ego
Amor
Cardíaco
Coração do Sol
Corpo
Espírito Santo
[Personalidade-]alma
Inteligência Ativa
Laríngeo
Sol Físico

 

Todo Místico, oportunamente, deverá se converter em Ocultista, e as qualidades da cabeça e do coração devem ser desenvolvidas de maneira uniforme e paralela, pois, ambas são igualmente divinas. [Este é verdadeiro sentido da Magia Branca.]

 

O Homem Liberado (que conscientemente entrou no Mundo das Causas) não está mais encerrado nem confinado pelo quaternário inferior (Mundo dos Efeitos): denso, etérico, emocional e mental. No estado de Mestre ou de Adepto a [personalidade-]alma entra na posse da sua primogenitura, e já não é mais controlada pelas forças e pelas energias da natureza inferior.

 

Meta para todos nós —› Pela compreensão, nos libertarmos dos desejos, das cobiças e das paixões. Precisamos aprender a buscar o Centro, e não sofrer a atração da periferia.

 

 

 

 

Os padecimentos e as dores do processo encarnativo derivam da ansiedade e da ignorância do não-Eu. [Portanto, nunca há propriamente punição ou castigo; há, sim, sempre, aprendizado e ascensão —› Compreensão —› Libertação.]

 

Em sentido macrocósmico, Deus pode ser entendido como o Senhor de tudo e a Onisciência Total, o que constitui a soma de todos os estados de consciência. É a Alma de todas as coisas. [Por isto, o sentimento de separatividade e a ofensividade são equívocos de compreensão.]

 

O Germe do Conhecimento [Agente Causador] no homem, no Discípulo, no Adepto, no Mestre (ou Mahatma), no Cristo, no Buddha e no Senhor do Mundo (chamado na Bíblia de Ancião dos Dias) se encontra em diferentes etapas de desenvolvimento, sempre havendo a possibilidade de uma maior expansão, o processo [Iniciático] sendo, sem exceção, o mesmo. As provas esotéricas impostas são para todos.

 

A.'. U.'. M.'.  —›  A Palavra da Revelação.

 

Cristo em nós  —›  Esperança de Glória.

 

Augoeides  —›  LLuz Interna.

 

Meta —› Identificação de cada [personalidade-]alma com a Super-alma [ou Omnialma]. Ou seja: resposta da alma individual à Força [Atrativa] da Alma Cósmica. [A última animação logo acima tem este sentido também.]

 

O Mestre Único mora internamente.

 

Todos os Mestres são também Discípulos. Todos nós somos instrutores e aprendizes.

 

---› Aspirantes —› Probacionistas —› Discípulos —› Adeptos —› Mestres —› Mahatmas —› Iniciados de Grau Superior —› Cristo —› Senhor do Mundo —› Espíritos Planetários —› Logos Solar ---›

 

Segredo dos Segredos e Mistério das Idades: o Grande Som A.'. U.'. M.'.

 

Só uma [personalidade-]alma efetivamente livre (Iniciado do Terceiro Grau) poderá buscar e ter acesso à Santa Palavra Perdida.

 

A característica essencial da consciência é o Amor.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Como explica o Mestre DK, o Princípio Crístico é o aspecto espiritual elevado que cada membro da Humanidade deverá [se esforçar para] alcançar.

2, Compreendamos bem esta transcensão. É impossível (e até mesmo não desejável) para um ser humano normalizado não se condoer e não se comiserar com as desgraças e as dores do mundo nem, tampouco, deixar de se rejubilar com mudanças para melhor que facilitam a ascensão. Quem não anda meio entristecido com o que anda acontecendo, hoje, no Brasil e no mundo? O que devemos evitar é o envolvimento emocional com as miragens e as ilusões (pessoais e dos outros) que nos arrastam para baixo. Dores e prazeres derivados da forma são obstáculos à libertação. Enfim, desapego (ou desprendimento) não significa ausência (ou deformação) de sentimento (solidariedade), que, na realidade, é uma patologia mental gravíssima.

3. Isto também precisa ser bem compreendido. Guardar silêncio e [p]reservar a opinião não quer dizer calar ante a injustiça, ante a dissolução dos costumes, ante a ignorância ou ante um pedido de explicação ou de esclarecimento. Se fosse para ser assim, por exemplo, nem eu teria divulgado tantos textos educativos nem o Mestre DK teria telepatizado tantos livros para serem publicados. O que não devemos é interferir na experiência do outro, seja apocopando, seja substituindo, seja nulificando, seja do jeito que seja, por palavras ou por atos. Este é o sentido de guardar silêncio e de [p]reservar a opinião. Só apre(e)ndemos por experiência pessoal, e impedir o outro de vivenciar suas próprias experiências é um erro de avaliação do propósito da existência. Não se transfere experiência.

4. No Universo, nada há sem que o Princípio Budi esteja presente. No Universo, também, inter-relacionadamente, tudo acontece e é regido por ciclos, e, portanto, por números. Talvez, uma das mais conhecidas inter-relações numéricas seja a do Teorema de Pitágoras-Kut Hu Mi, no qual estão intrinsecamente relacionados os números 3, 4 e 5 (9, 16 e 25). E, teosoficamente, por exemplo, também estão inter-relacionados os números 442 e 640, já que:

442 4 + 4 + 2 = 10 1 + 0 = 1

e

640 6 + 4 + 0 = 10 1 + 0 = 1.

Outras inter-relações interessantes são as que existem, por exemplo, entre os números 4 e 10, 17 e 153 e 36 e 666, já explicadas em publicações anteriores.

5. James Warren "Jim" Jones (Condado de Randolph, Indiana, 13 de maio de 1931 – Jonestown, 18 de novembro de 1978), acho que contraparente do Chico Tim Tones, foi um líder esquizofrênico de uma seita estadunidense esquizofrênica e fundador da Igreja Esquizofrênica Templo dos Povos (Peoples Temple), e mentor do suicídio em massa da comunidade de Jonestown, na Guiana, em 18 de novembro de 1978, com o resultado de 918 mortes, em sua maioria por envenenamento. Fica a pergunta: por que as pessoas têm essa morbosa necessidade de seguir esses esquizofrênicos de carteirinha? Resposta: porque acham que encontrarão do lado de fora o que não conseguem encontrar do lado de dentro. E toma de quebrar a cara!

 

Música de fundo:

Concerto de Aranjuez (Adágio, 2º movimento)
Compositor: Joaquín Rodrigo

Fonte:

http://www.yumusica.net/concierto-de-aranjuez/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://conspiratio.blogs.sapo.pt/39250.html

http://www.pageresource.com/clipart/
buildings/homesandhouses/page5.html

http://lagrimasdaescuridao.blogspot.com.br/
2013/06/jim-jones-o-pastor-do-demonio.html

http://www.ralphmag.org/GV/jonestown.html

http://lablob.com/blog/2007/03/frendly-devil-star/

http://css.gamebanana.com/sprays/66191

http://blog.reddodo.com/tag/devil-animated

http://www.gifs-paradise.com/devils/

http://www.picgifs.com/glitter-gifs/diamonds/

http://www.clker.com/clipart-13643.html

http://www.netanimations.net/Moving_Animated
_piggy-bank-money-and-treasure-pictures.htm

https://openclipart.org/detail/215764/lupara

http://galeria.colorir.com/veiculos/
mulheres/mais-visitados/

http://robersonjk.deviantart.com/
art/Cartoon-Head-Test-330793372

http://www.gnosisonline.org/
antropologia/as-sete-racas-raizes/

http://www.consciouslivingfoundation.org/ebooks/Span
14/Bailey%20Alice%20-%20Luz%20del%20Alma.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.