A BONDADE DE KUT HU MI

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Kut Hu Mi
(Por Hermann Schmiechen, 1884)

 

 

Jamais um homem honesto, sincero e bondoso como Kut Hu Mi respirou sobre os Himalayas. (Mestre Morya).

 

 

 

 

Jesus Expulsando os Vendilhões

Jesus Expulsando os Vendilhões
(El Greco, National Gallery of Art, Washington D.C.)

 

 

 

 

O chela: — Mestre, estou muito envergonhado.

 

O Mestre: — Se você me disser o motivo da sua vergonha, talvez eu possa ajudá-lo.

 

O chela: — Minha vergonha é tanta que não tenho coragem, pois ela envergonha tanto a mim quanto a você. Sinto-me acuado dentro de mim mesmo.

 

O Mestre: — Nada do que você me disser poderá mudar o meu amor por você; nem os seus mais íntimos segredos. Agora, eu não vou obrigá-lo a me dizer nada. Se você achar que não deve me contar, isto também não mudará em nada o amor que sinto por você. Mas, se eu puder aliviar a sua carga...

 

O chela: — Está bem; vou dizer. Ultimamente, tenho sentido inveja de você.

 

O Mestre pôs-se a rir gostosamente, e perguntou: — Sua inveja será da minha barba e dos meus cabelos?

 

O chela, vendo que seu Mestre não levava a sério aquela dolorosa confissão, resolveu brincar com ele: — Não, porque a minha barba e os meus cabelos são mais bonitos do que os seus.

 

Aí o Mestre riu mais ainda, e disse: — Nisto eu concordo. Agora, diga-me o motivo da sua inveja. Você é um chela ou um ieti?

 

O chela se animou, e confessou: — Bem, é da sua bondade. Tenho sentido inveja da sua bondade. Eu gostaria de ser semelhante a você, de ter em mim o Bem Absoluto que percebo e sinto em você, mas me vejo, algumas vezes, irritado com meus irmãos e, em pensamento, tenho julgado severamente certas ações deles.

 

O Mestre: — E você acha que eu sou sempre bom? Ininterrupta e imaculadamente bom? Que também não me irrito de vez em quando? Que não dou minhas escorregadelas? Que não tenho pensamentos destoantes? Meu irmão, tenha isto em mente: basta estarmos encarnados para estarmos sujeitos a delírios e a falazes conclusões. Mesmo o mais elevado Hierofante não escapa das influências coercitivas da encarnação. O nosso Irmão Jesus também teve seus momentos de exasperação. Você conhece muito bem, por exemplo, a passagem bíblica que se refere aos vendilhões do templo. Você poderá argüir que foi uma desesperação legítima, mas, ainda assim, foi uma desesperação. Mas, quem se atreveria a julgá-Lo? O máximo que cada um de nós pode fazer é constatar o fato. Só isto.

 

O chela: — Pois é Mestre, eu sei. Mas Jesus sabia o que estava fazendo, e eu, muitas vezes, perco mentalmente o controle com os desconcertos e os malfeitos dos meus irmãos. Eu gostaria tanto que isto não acontecesse.

 

Compassivo, disse o Mestre: — Ouvi atentamente o que você me contou, e me sinto honrado por sua confiança. Agora, preste bastante atenção, e, sem me interromper, ouça até o fim o que lhe vou dizer. Primeiro, bondade interior não quer dizer nem significa coonestar os equívocos dos outros nem minimizar os próprios. De uma forma ou de outra, todos nós sempre fazemos algum juízo de valor. O perigo, o inadequado, é quando nos afastamos do compromisso com o ideal de neutralidade mística, coisa que não passou pela cabeça de Jesus no lance dos vendilhões do templo nem em outras ocasiões. Nosso Irmão Jesus agiu como agiu neutralmente, sem emoção nem ódio. Em segundo lugar, é muito bom que você tenha consciência desta sua deficiência, porque quando somos inconscientes de nossas insuficiências não podemos corrigi-las. Este é o lado bom do 'pecado' porque nos chama à ordem, nos adverte que precisamos mudar. Terceiro: bendito aquele que tem uma consciência que grita; mais bendito ainda o que a ouve e trata de se pôr em harmonia com o Bem e a Beleza do Universo. Lembre-se: em a Natureza, tudo é simples, concertado e venturoso; nós, por sermos ignorantes, complicamos o simples e o transformamos em complexo, esdrúxulo e extravagante. Por isto, aqui, em nossa casa, os chelas são instruídos para observar atentamente a Natureza. Tudo o que a Natureza faz é bom, e tudo o que com ela aprendermos não será infrutuoso. Em quarto lugar, nesses momentos de desarmonia interior, quando você se sentir enervado por perceber no outro um descompasso, projete sua consciência para ele, e, por intermédio da Lei da Assunção, esparrame todo o seu amor tentando fazer brotar na pessoa sentimentos opostos àqueles que são dessintônicos. Você perceberá que, com o tempo, a pessoa acabará se modificando, sem saber jamais que foi auxiliada por você. Esta é a vantagem da Lei da Assunção: ela funciona anonimamente. E, finalmente, quanto a você ter inveja da minha presumida bondade, isto me alegra muito, pois significa que você está se esforçando para ser digno de seus irmãos, de nosso Sagrado Colégio e do Sumo Bem Cósmico. Quem dera que toda a Humanidade tivesse este tipo de inveja.

 

O chela: — Mestre, obrigado. Vou me esforçar para melhorar, e espero que, a cada aurora, quando eu saudar o Sol, eu possa dizer como São Paulo: — Morro a cada dia. Vou lutar para Morrer um pouquinho a cada dia, e me tornar cada vez mais digno de todos os seres do Universo.

 

 

 

 

 

 

Fundo musical:

Gnossiennes (Lent)
Compositor: Erik Satie

Fonte:

http://www.kunstderfuge.com/satie.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://implizit.blogspot.com.br/2011/12/through
-eyes-of-masters-aus-der-sicht.html#!/2011/12
/through-eyes-of-masters-aus-der-sicht.html

http://www.touchedbylight.co.uk/Pages/
Ascension/Master_profiles/Lord_Kuthumi.htm

http://mcb.berkeley.edu/courses/mcb61/

http://thebrownfox.tumblr.com/post/387
965997/amazing-animated-gif-by-dvdp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_
expulsando_os_vendilh%C3%B5es

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.