JOÃO PAULO II

(1920-2005)

 

João  Paulo  II:  Homem  da  Paz,  Porta-Voz  Autorizado  do  Santo  Espírito  da  Luz  Eterna.   (+Vicente  Velado ).

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

JOÃO  PAULO  II

 

La Soledad
Fonte:
http://www.iraimawebsites.com/musicas_midi/canzonenapolitana1.htm

 

JOÃO  PAULO  II

 

Como cristão presto aqui minha homenagem a João Paulo II. Penso que a melhor homenagem que poderia ofertar a esse Papa Peregrino e Missionário é revisitar DEZESSETE de seus pensamentos, para que, juntos, possamos refletir sobre suas palavras. Como esta homenagem é curta (ainda que sincera), convido para um segundo momento de reflexão. O texto é de autoria do Abade para o Terceiro Mundo da Ordo Svmmvm Bonvm, o Rosa+Cruz, Illuminatus, +Vicente Velado, Iniciado do 7º Grau do Faraó e FRC, que roda em:

http://svmmvmbonvm.org/papajp2.htm

 

 

 

 

A liberdade, em todos seus aspectos, deve se basear na verdade. Quero repetir aqui as palavras de Jesus: "E a verdade vos libertará" (Jo 8, 32). É, pois, meu desejo que vosso senso de liberdade possa estar sempre de mãos dadas com o um profundo senso de verdade e honestidade sobre vós mesmos e das realidades de vossa sociedade.

 

Só a liberdade que se submete à Verdade conduz a pessoa humana a seu verdadeiro bem. O bem da pessoa consiste em estar na Verdade e em realizar a Verdade.

 

A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta desde o momento da concepção. A partir do primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos seus direitos de pessoa, entre os quais está o direito inviolável de todo ser inocente à vida.

 

O respeito à vida é fundamento de qualquer outro direito, inclusive o da liberdade.

 

O homem é essencialmente um ser social; com maior razão, pode-se dizer que é um ser "familiar".

 

A família é base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que as guiarão durante toda a vida.

 

A paz e a violência germinam no coração do homem...

 

A violência jamais resolve os conflitos, nem mesmo diminui suas conseqüências dramáticas.

 

Que ninguém se iluda de que a simples ausência de guerra, mesmo sendo tão desejada, seja sinônimo de uma paz verdadeira. Não há verdadeira paz sem vir acompanhada de igualdade, verdade, justiça, e solidariedade.

 

Não há paz sem justiça. Não há paz sem perdão.

 

É hora de redescobrir, queridos irmãos e irmãs, o valor da oração, sua força misteriosa...

 

A entrega total e a fidelidade permanente ao Amor constitui a base de vosso testemunho no mundo. Vos peço uma renovada fidelidade que acenda mais o amor a Cristo, mais sacrificada e alegre vossa entrega, mais humilde vosso serviço.

 

Na «criação artística» o homem revela-se mais do que nunca «imagem de Deus», e realiza esta tarefa principalmente convertendo a estupenda «matéria» da própria Humanidade e, depois, exercendo um domínio criativo sobre o universo que o rodeia.

 

O artista, quanto mais consciente é de seu «dom», tanto mais se sente movido a olhar a si mesmo e à toda a criação com olhos capazes de contemplar e de agradecer, elevando a Deus seu hino de louvor. Somente assim pode compreender a fundo a si mesmo, sua própria vocação e missão.

 

Nem todos estão chamados a ser artistas no sentido específico da palavra. Entretanto, segundo a expressão do Gênesis, a cada homem é confiada a tarefa de ser artífice da própria vida; de certo modo, deve fazer dela uma obra de arte, uma obra-prima.

 

Queridos jovens: já sabeis que o Cristianismo não é uma opinião e não consiste em palavras vãs. O Cristianismo é Cristo! ¡É uma Pessoa, é o que Vive! Encontrar a Jesus, amá-Lo e fazê-Lo amar: eis aqui a vocação cristã.

 

Maria é ‘cheia de graça’, porque a Encarnação do Verbo, a união hipostática do Filho de Deus com a natureza humana, se realiza e se cumpre prescisamente nela — Mãe do Redentor.

 

JOÃO PAULO II