OS
MILAGRES
E A NATUREZA
Rodolfo
Domenico Pizzinga
Joséphin Péladan1
(Alguns Pensamentos)
Joséphin
Péladan
(por Alexandre Séon)
A
política tem a mesma definição da ética
coletiva.
Sobre
o progresso: A velocidade material apressa a Vida Interior.
O homem que tem asas não tem o mesmo Coração
e as mesmas dores?
O
homem é um animal artístico.
As
relações entre os povos deveriam ser idênticas
às de província a província do mesmo Estado.
A
burguesia, estúpida e cínica, será bem mais
difícil de educar do que o povo. Este, que é um meninão,
pode ser elevado pelos seus nobres sentimentos. Mas, o burguês
maneja um bloco de idéias estabelecidas e tacanhas semelhantes
as do seu jornal. Repele o gesto heróico como um ultraje
à sua mediocridade. Neste homem, o artista encontra o inimigo
verdadeiramente hereditário
A
Divina Comédia [de
Dante Alighieri (1265 – 1321)] não passa
de uma Divina Diatribe.
Nada
é indiferente na paixão; goza-se de um nada, sofre-se
por menos ainda.
O
desaparecimento dos símbolos foi o precursor para a ruína
dos povos; as comunidades só têm motivos abstratos
para existir.
A ausência de símbolos
em nossa vida degrada tanto quanto qualquer Governo.
Cercar-se
de formas e de cores que correspondam a um plano significa que este
plano está começando a ser realizado.
Virtudes
sólidas como vícios, vícios tranqüilos
como virtudes...
O
vício é mais atraente do que a virtude.
Meu
ser é andrógino...
Todo
vício brutal contém uma náusea...
O
vício supremo é admitir o erro filosófico.
A
Tradição Rosacruciana e a Tradição Templária
atuam baseadas em princípios opostos. Os Rosacruzes retiram
sua energia e poder do indivíduo, e os Templários
os obtêm do corpo coletivo de seus confrades.
|
Os
milagres não acontecem
em
contradição com a Natureza,
mas,
apenas, em desacordo
com
o que sabemos da Natureza.2
Tudo
pode ser resumido
em
aprender ou
em não aprender:
quem não
aprende
é
escravo;
quem aprende
comanda
seu Ser.
E,
portanto, o vai-e-vem
e o sempre
educativo sobe-e-desce
vão
tirando e colocando,
na base
do apocopa e acresce.
Quem
bolou a encarnação
merecia
ganhar o Prêmio Nobel,
pois,
só vencendo o samsara
não
mais será de vento o pastel.
Eu
– que me amarro num pastel
com um
copinho de caldo-da-cana –
às
vezes, vou de pasta
asciutta
com um
ovo estatelado + banana.
Você
poderá até pensar
que isto
é destrambelho de maluco.
Pior é
acreditar em milagre
ou que
um urubu pode virar cuco!
Eu
não conheci ninguém
que, por
milagre,
tenha faturado o céu.
Zé
chegou lá, e São Pedro disse:
—
Pode voltar! Cê
tá cheio de labéu!
—
Foi
muito ovo de codorna
pra
muito pouca disposição!
E
as tais das garrafadas
pra
maximizar a atuação?
E
o pobre Zé, abichornado:
—
Tá pensando
que eu sou soronga?
E
São Pedro, borrascoso:
—
E quem mandou fazer
milonga?
—
Deu
asa a milongueiro?
Então, não aprendeu a lição.
E
quem mandou acreditar
na
tentação de Frei Serapião!3
A
Tentação de Frei Serapião
______
Notas:
1. Joséphin
Péladan (1858 – 1918) foi um escritor e ocultista francês
e membro diretivo da Ordre Kabbalistique de la Rose Croix.
2.
Agostinho de Hipona (354 – 430).
3.
Frei Serapião foi um quadro humorístico do programa Viva o
Gordo, e do qual, basicamente, participavam Jô Soares (frei Damião)
e Paulo Silvino (frei Cosme). Máxima de frei Serapião: Quanto
mais velho o cristão, maior é a tentação.
Ai meu Deus do céu! Para conhecer a fascinante e internacionalmente
conhecida tentação de frei Carnegão, digo, frei Balalão
–
não! –
frei Dança
de Salão – este
também não! – frei
Serapião – agora,
sim! – com toda dignidade e respeito, por favor, faça uma reverente
peregrinação a:
http://globotv.globo.com/viva/viva-o-gordo-no-viva/v/jo-
soares-e-paulo-silvino-no-quadro-frei-serapiao/1967962/
Música
de fundo:
Ovo
de Codorna
Composição: Severino Ramos
Interpretação: Luiz Gonzaga
Fonte:
http://clip.dj/08-ovo-de-codorna-luiz-gonzaga-
50-anos-de-ch-download-mp3-mp4-ZbSoBj3B2HM
Páginas
da Internet consultadas:
http://br.freepik.com/fotos-gratis/ovo-feliz_630796.htm
http://www.clker.com/clipart-egg-8.html
http://books.google.com.br/
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