Respondendo
à pergunta de como ele atraía as multidões: Eu
me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar.
Eu
considero todo o mundo como a minha paróquia. Em qualquer parte que
eu esteja, eu considero que é certo, correto e o meu sagrado dever
declarar a todos que estejam dispostos a ouvir as boas-novas da salvação.
Dai-me
cem homens que nada temam, senão o pecado, e que nada desejem, senão
a Deus, e eu abalarei o mundo.
Nós
Te louvamos, ó Deus; nós Te reconhecemos como nosso Senhor.
Qualquer que seja a causa natural,
o pecado é a verdadeira causa de todos os terremotos.
Cristo:
minha
única justificação, minha
santificação
e minha
redenção.
Das profundezas Te clamei, ó
Senhor: Senhor, ouve minha voz. Oh! que Teus ouvidos considerem bem a voz
do meu clamor! Se Tu, Senhor, fores ao extremo de notar o que é feito
perversamente, ó Senhor, quem subsistirá em Tua presença?
Porque em Ti há misericórdia; por isto Tu serás temido.
Ó Israel, confia no Senhor porque no Senhor há misericórdia,
e Nele a salvação é abundante. E Ele redimirá
Israel de todos os seus pecados.
Foi-me
dada a segurança de que Ele havia tirado meus pecados, salvando-me
da lei do pecado e da morte.
Tornar
o Evangelho em religião solitária é, na verdade, destruí-lo.
Tenho
constante paz, nenhum pensamento inquietante. E sou livre do pecado; nenhum
desejo ímpio entretenho.
O
que é nascido de Deus não peca. E embora não
se possa dizer que não tenha pecado, certo é que atualmente
ele não peca.
Aquele
que tenta estabelecer sua própria justiça não pode
receber a Justiça que vem de Deus.
O
estado natural do homem é de profunda obscuridade, lembrando a condição
segundo a qual as trevas cobrem a Terra e noite densa envolve o povo. O
pobre pecador ainda não despertado, qualquer que seja a extensão
dos conhecimentos que possua acerca de outras coisas, não se conhece
a si mesmo: neste sentido, ele nada sabe do que devia saber.
Por adormecido entendemos, pois,
o pecador satisfeito com seus pecados, contente com o permanecer em seu
estado de queda e com o viver e morrer... O adormecido habita o mundo dos
mortos, embora não o saiba. Está morto para Deus, morto em
delitos e pecados. Ter a mente carnal é estar morto.
Por muito tempo meu espírito
aprisionado permaneceu nos grilhões das trevas e do pecado, até
que de Teu olhar veio o raio vivificador, e despertei de meu calabouço
em pleno fulgor. Os grilhões se romperam e meu espírito foi
liberto. Levantei-me e passei a seguir-Te de perto.
O
morto em pecados não tem os sentidos exercitados para discernir espiritualmente
o bem e o mal. Tendo olhos ele não vê; tendo ouvidos, ele não
ouve.
A
eternidade depende deste momento — uma eternidade feliz ou uma eternidade
de miséria.
Recebeste
o Espírito Santo? Se não O recebeste, ainda não és
cristão, porque cristão é o homem ungido com o Espírito
Santo e com o Poder.
O
homem
que tem Amor no Coração não pratica nenhum mal contra
o próximo. É-lhe impossível causar dano consciente
e deliberadamente a quem quer que seja. Está muito longe da crueldade
e do crime, da ação injusta e desumana. Com igual cuidado
põe guarda diante de sua boca e à porta de seus lábios,
para que pela língua não peque contra a justiça, contra
a misericórdia e contra a verdade. Repele toda mentira, falsidade
e fraude; em sua boca não há dolo. Não diz mal de ninguém
nem de seus lábios sai qualquer palavra injusta.
Que
paz pode haver quando nosso próprio Coração nos condena?
A Palavra está perto de ti,
no teu Coração. (Fragmento
editado de Romanos, X: 5 - 8).
Se
perseverares até o fim, jamais provarás a segunda morte.
Diga-me como pode haver três
velas neste recinto e apenas uma luz e, então, eu lhe explicarei
a Trindade.
Jamais digas em teu Coração:
— Não posso ainda ser aceito porque não sou ainda bastante
bom. Quem jamais houve que fosse bastante bom para merecer aceitação
por parte de Deus?
Não
te demores. Todas as coisas já estão dispostas. Levanta-te
e lava-te de teus pecados.
Faça
todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder,
por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você
puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que
você puder, sempre e quando você puder.
O
Cristianismo é essencialmente uma religião social; reduzi-lo
tão-só a uma expressão solitária é destruí-lo.
Uma
pessoa pode ir à igreja duas vezes por dia, participar da ceia do
Senhor, orar em particular o máximo que puder, assistir a todos os
cultos, ouvir muitos sermões e ler todos os livros que existem sobre
Cristo. Mas ainda assim tem que nascer de novo.
A excelência da sociedade para
a reforma dos costumes é, primeiro, mover uma campanha aberta contra
toda a impiedade e contra
toda a injustiça
que cobrem a Terra.
Vocês não têm
nada a fazer senão salvar personalidades-almas. Portanto, gastem
tempo e sejam gastos nesta obra. Devem ir sempre não apenas ao encontro
dos que precisam de vocês, mas, principalmente, ao
encontro daqueles
que mais necessitam de vocês.
A
autêntica experiência de salvação é transformadora.
Ou impacta a orientação total da vida ou não é
autêntica.
É necessário que tenhais
o ouvido que ouve e o olho que vê, que tenhais uma nova espécie
de sentidos abertos em vossa personalidade-alma, dependendo não de órgãos
de carne e sangue para serem as evidências das coisas invisíveis,
como vossos sentidos corpóreos são das coisas visíveis,
para serem avenidas de acesso ao mundo invisível. E até que
tenhais estes sentidos internos, até que os olhos do vosso entendimento
estejam abertos, não podereis apreender as coisas divinas, visto
que a vossa razão não tem solo onde se firmar nem dados sobre
os quais trabalhar.
Vossa
própria natureza é dar sabor a tudo quanto vos rodeia.1
É da natureza do Divino Sabor que existe em vós se
expandir em tudo quanto tocardes, difundir-se por todos os lados atingindo
todos aqueles em cujo meio estiverdes.
O
Evangelho de Cristo não conhece outra religião que a social
nem outra santidade que a santidade social... Todo projeto para refazer
a sociedade que não se importe com a redenção do indivíduo
é inconcebível. Toda doutrina para salvar os pecadores que
não tenha o propósito de transformá-los em guardiães
contra o pecado social é inconcebível.
Fé
e razão precisam andar de mãos dadas. Entretanto, fé
em demasia é fanatismo; razão em excesso é incredulidade.
O julgamento privado é a pedra
fundamental da Reforma Protestante.
Sem
santidade nenhum homem verá o Senhor... Santidade é caminhar
como Jesus caminhou...
Nenhum
homem pode ser santificado até que ele seja justificado.
O
Caminho para o céu o próprio Deus escreveu
em um Livro. Oh!,
dá-me esse Livro! A qualquer preço, dá-me o Livro de
Deus!
A
natureza da religião está longe de consistir em formas de
cultos, de ritos ou de cerimônias. E ela nem propriamente consiste
em quaisquer ações exteriores de não importa que espécie...
A verdadeira religião – a posse de um Coração
reto diante de Deus e dos homens –
tanto implica em
felicidade como em santidade.
Primeiro,
arrependei-vos!
O
salário do pecado é a morte – a morte não apenas
temporal, mas também eterna.
A
Paz de Deus está em nosso Coração.
Os
que andam segundo o Espírito são guiados por Ele à
santidade.
O
espírito de escravidão e o espírito
de temor
estão muitíssimo distantes do amável Espírito
de Adoção. Os que são influenciados apenas pelo medo
servil não podem ser chamados filhos de Deus... Aquele que se acha
no primeiro estágio mental, sem temor e sem amor, é designado
nas Escrituras
como 'homem natural'; do que se acha possuído do espírito
de escravidão e de temor diz-se algumas vezes que está 'debaixo
da lei' (embora tal expressão, com mais freqüência, se
refira ao que se acha debaixo da dispensarão judaica ou que se julgue
obrigado a observar todos os ritos e cerimônias da lei mosaica); mas,
o que substituiu o espírito de temor pelo Espírito de Amor,
está, como se diz com propriedade, 'debaixo da Graça'.
—
Ai!, estou me borrando de medo!
Devemos
morrer para as coisas do mundo.
O
homem natural não recebe as palavras do Espírito de Deus,
tomadas em seu sentido claro e intuitivo; são loucura para ele. O
homem
natural não pode,
na verdade, recebê-las porque elas só se discernem espiritualmente:
somente são perceptíveis através da sensibilidade espiritual,
que no homem
natural ainda
se acha adormecida.
A
Circuncisão é a do Coração; no Espírito,
e não na letra. (Romanos,
II: 29). As marcas distintivas do verdadeiro seguidor de Cristo,
do que está na condição de ser aceito por Deus, não
são nem a circuncisão exterior, nem o Batismo, nem qualquer
outra forma externa, mas um reto estado da personalidade-alma, da mente
e do espírito... A Circuncisão do Coração implica
em humildade, fé, esperança e caridade. A humildade –
uma justa apreciação de nós mesmos –
purifica nossas
mentes do vaidoso conceito que tivermos de nossas presumidas perfeições,
daquela indevida opinião acerca de nossas capacidade e talentos,
que é o genuíno fruto de uma natureza presunçosa e
corrompida. A humildade corta
inteiramente pela
raiz este pensamento vão: 'Sou rico, sábio e de nada preciso'.
A humildade convence-nos de que,
por
natureza, somos
infelizes, pobres, miseráveis, cegos e nus. Convence-nos de que somos,
por natureza, mesmo em nossa melhor condição, pecado e vaidade;
que a confusão, a ignorância e o erro reinam em nosso entendimento;
que as paixões irracionais, terrenas, sensuais e diabólicas
usurpam o domínio de nossa vontade. Em uma palavra: que não
há nenhuma parte sã em nossa personalidade-alma, estando subvertidos
todos os fundamentos de nossa natureza.2
A esperança é
o testemunho do próprio Espírito, em nós, que testifica
que somos filhos de Deus. A esperança incontaminada
é
incorruptível e não murcha nunca. Enfim, se desejas ser perfeito,
aduze às três virtudes anteriores a caridade.3
Se
ambicionais a Religião do Coração, se falais de justiça,
de paz e de gozo no Espírito Santo, então não custará
muito que seja pronunciada a vossa sentença: 'Estás fora de
ti'.
Nascer
de novo implica em se negar a si mesmo; implica em rejeitar completamente
toda e qualquer confiança na carne. O que é nascido em Deus
não comete pecado porque é nascido de Deus.
O
diabo não é para ser considerado como um leão faminto
rugindo em torno e procurando a quem possa tragar; não é um
inimigo sutil que se lança de improviso sobre as pobres personalidades-almas
levando-as cativas à sua vontade. Mas, sim, o diabo deve ser considerado
como o mal que habita nas personalidades-almas e nelas anda, que governa
as trevas e a maldade deste mundo, tomando posse dos Corações
e ali estabelecendo seu trono e reduzindo todo pensamento à sujeição.
O
amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; não o dinheiro
em si.
Podem
ser limpos diante de Deus os cirurgiões, os farmacêuticos e
os médicos que brincam com a vida ou a saúde dos homens, no
intuito de alargar os seus proventos? Podem ser limpos diante de Deus os
que deliberadamente prolongam o sofrimento e a enfermidade, que poderiam
remover de pronto? Podem ser limpos diante de Deus os que protelam a cura
do corpo de um paciente para lhe sugar os haveres? Pode ser limpo diante
de Deus o homem que não abrevia toda enfermidade tanto quanto possa
e não remove a doença e a dor tão logo possa? Não
pode. Nada pode haver mais claro do que o fato de ele não amar a
seu próximo como a si mesmo, nem fazer aos outros como quereria que
os outros lhe fizessem.
Eu
Penso Meio que Assim:
Eu
não faço para alcançar;
não
sou (o que sou) para conseguir.
Por enquanto,
sim, devo ficar;
daqui
a pouco, sei que deverei ir.
Oh!,
hipoteticidades retardantes!
Oh!,
dores desnecessárias!
Oh!,
fingidores amantes!
Oh!,
esmaecidas luminárias!
_____
Nota:
1.
Vós sois o Sal da Terra. E se o Sal perder a sua força, com
que será Ele salgado? (Evangelho de Mateus,
V: 13 - 16).
2.
Aqui há um certo exagero do pregador. Não há aquele
que seja podre por inteiro.
3. Deus
caritas est.
Páginas
da Internet consultadas:
http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_50.pdf
http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_37.pdf
http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_17.pdf
http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_9.pdf
http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_7.pdf
http://perolasdoevangelho.blogspot.com/
2009/07/frases-1-john-wesley.html
http://www.bbc.co.uk/dna/h2g2/A464933
http://upanemaparacristo.blogspot.com/
2008/04/frase-de-john-wesley.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Wesley
http://viverepensar.wordpress.com/
tag/john-wesley/
http://www.ilustrar.com.br/
ilustrar.asp?id=5488
http://frases.netsaber.com.br/
busca_up.php?l=&buscapor=John%20Wesley
http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_6.pdf
http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_4.pdf
http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_3.pdf
http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/Sermao_1.pdf
http://pt.wikiquote.org/wiki/John_Wesley
http://www.avivamentoja.com/
comu/index.php?topic=4.0
Fundo
musical:
Amazing Grace (John Newton)
Fonte:
http://www.eadcentral.com/go/1/1/0/
http://www.christianwebresources.co.uk/midi/A/
Observação:
Eu deixei
um carinho para você. Você descobriu? Não? Então,
volte lá no versinho-epílogo que escrevi Eu
Penso Meio que Assim,
e aponte o mouse para a última frase (O que mais posso dizer?).