JOHN WESLEY

(Pensamentos)

 

 

 

 

 

John Wesley

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo teve por objetivo selecionar alguns pensamentos (quase exclusivamente teológicos) do clérigo anglicano e teólogo cristão britânico John Wesley. Informo que editei alguns excertos para adequá-los a este tipo de divulgação, sem, todavia, obviamente, adulterar o pensamento do autor.

 

 

 

 

Breve Biografia de John Wesley

 

 

 

John Wesley (Epworth, Inglaterra, 17 de junho de 1703 – Londres, 2 de março de 1791) foi um clérigo anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do Movimento Metodista e, ao lado de William Booth, um dos dois maiores avivacionistas da Grã-Bretanha.

 

Sua doutrina pode ser assim resumida:

a) conversão a Jesus.

b) valorização dos pregadores leigos.

c) relação pessoal com Jesus Cristo.

d) ênfase na ação e na doutrina do Espírito Santo como poder vital para a Igreja.

e) Reconhecimento da necessidade de se viver o Evangelho comunitariamente.

f) Preocupação com o ser humano total.

g) afirmação de que o bem-estar espiritual é o resultado da paz de Cristo que alcança todas as áreas da vida do cristão, bem-estar este físico, emocional, econômico, familiar e comunitário.

h) ênfase na paixão pela evangelização.

i) aceitação das doutrinas fundamentais da fé cristã, conforme enunciadas no Credo Apostólico (em Deus, em Jesus Cristo, no Espírito Santo, no ser humano, no perdão dos pecados, na vitória por meio da vida disciplinada, na centralização do amor, na segurança e na perfeição cristãs, na Igreja, no Reino de Deus, na vida eterna, na segunda vinda de Jesus, na graça de Deus para todos, na graça divina, na oração intercessória, nas missões mundiais).

 

Já no Quadrilátero Wesleyano há quatro autoridades que podem ser usadas para a tomada de decisões: 1ª) a Bíblia – admitindo que exista um Deus onisciente, onipresente e onibenevolente, o curso lógico da ação seria seguir e fazer o que quer que seja que Ele determine. Se existe alguma espécie de Divindade superior, alguma forma de revelação especial que Dele seja recebida deverá ser tratada com a máxima autoridade, uma vez que ela vem do Ser que criou a própria Lógica; 2ª) a razão – na sociedade, a maioria das pessoas provavelmente usaria a razão antes da revelação; mas agir e fazer desta forma seria ilógico. Na sua forma mais básica, a lógica racional não é nada mais nada menos do que distinguir o que é a verdade do que não é. Deus é necessariamente a Verdade Absoluta. Então, qualquer coisa que Ele determinar deve tomar o lugar do entendimento da lógica humana porque Sua Verdade é mais verdadeira do que a lógica humana; 3ª) a tradição – embora a tradição seja raramente o fator determinante em um argumento, ela nunca deverá ser desconsiderada simplesmente porque é tradição. Tradição, costumes e crenças históricas existem por alguma razão, e, embora, algumas vezes, se prove que a razão está equivocada, ela é freqüentemente válida. Entretanto, ainda que as tradições de uma igreja ou de uma sociedade possam fornecer suporte para uma posição ou crença, elas nunca deverão ser usadas como um argumento autônomo e definitivo; e 4ª) a experiência – as experiências pessoais podem ser difíceis de ser usadas (ou de ser aplicadas) em um argumento porque é virtualmente impossível prová-las para outrem. Não existe necessidade de recorrer à tradição, à razão ou à revelação para se chegar a tal conclusão. A experiência, enfim, muito freqüentemente, pode apenas fornecer suporte para um argumento, mas qualquer experiência será sempre pessoal, e, em princípio, terá validade tão-só para a pessoa que experimentou.

 

 

 

 

Pensamentos Wesleyanos

 

 

 

Respondendo à pergunta de como ele atraía as multidões: Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar.

 

Eu considero todo o mundo como a minha paróquia. Em qualquer parte que eu esteja, eu considero que é certo, correto e o meu sagrado dever declarar a todos que estejam dispostos a ouvir as boas-novas da salvação.

 

Dai-me cem homens que nada temam, senão o pecado, e que nada desejem, senão a Deus, e eu abalarei o mundo.

 

 

 

 

Nós Te louvamos, ó Deus; nós Te reconhecemos como nosso Senhor.

 

Qualquer que seja a causa natural, o pecado é a verdadeira causa de todos os terremotos.

 

Cristo: minha única justificação, minha santificação e minha redenção.

 

Das profundezas Te clamei, ó Senhor: Senhor, ouve minha voz. Oh! que Teus ouvidos considerem bem a voz do meu clamor! Se Tu, Senhor, fores ao extremo de notar o que é feito perversamente, ó Senhor, quem subsistirá em Tua presença? Porque em Ti há misericórdia; por isto Tu serás temido. Ó Israel, confia no Senhor porque no Senhor há misericórdia, e Nele a salvação é abundante. E Ele redimirá Israel de todos os seus pecados.

 

Foi-me dada a segurança de que Ele havia tirado meus pecados, salvando-me da lei do pecado e da morte.

 

Tornar o Evangelho em religião solitária é, na verdade, destruí-lo.

 

Tenho constante paz, nenhum pensamento inquietante. E sou livre do pecado; nenhum desejo ímpio entretenho.

 

O que é nascido de Deus não peca. E embora não se possa dizer que não tenha pecado, certo é que atualmente ele não peca.

 

Aquele que tenta estabelecer sua própria justiça não pode receber a Justiça que vem de Deus.

 

O estado natural do homem é de profunda obscuridade, lembrando a condição segundo a qual as trevas cobrem a Terra e noite densa envolve o povo. O pobre pecador ainda não despertado, qualquer que seja a extensão dos conhecimentos que possua acerca de outras coisas, não se conhece a si mesmo: neste sentido, ele nada sabe do que devia saber.

 

Por adormecido entendemos, pois, o pecador satisfeito com seus pecados, contente com o permanecer em seu estado de queda e com o viver e morrer... O adormecido habita o mundo dos mortos, embora não o saiba. Está morto para Deus, morto em delitos e pecados. Ter a mente carnal é estar morto.

 

Por muito tempo meu espírito aprisionado permaneceu nos grilhões das trevas e do pecado, até que de Teu olhar veio o raio vivificador, e despertei de meu calabouço em pleno fulgor. Os grilhões se romperam e meu espírito foi liberto. Levantei-me e passei a seguir-Te de perto.

 

O morto em pecados não tem os sentidos exercitados para discernir espiritualmente o bem e o mal. Tendo olhos ele não vê; tendo ouvidos, ele não ouve.

 

A eternidade depende deste momento — uma eternidade feliz ou uma eternidade de miséria.

 

Recebeste o Espírito Santo? Se não O recebeste, ainda não és cristão, porque cristão é o homem ungido com o Espírito Santo e com o Poder.

 

O homem que tem Amor no Coração não pratica nenhum mal contra o próximo. É-lhe impossível causar dano consciente e deliberadamente a quem quer que seja. Está muito longe da crueldade e do crime, da ação injusta e desumana. Com igual cuidado põe guarda diante de sua boca e à porta de seus lábios, para que pela língua não peque contra a justiça, contra a misericórdia e contra a verdade. Repele toda mentira, falsidade e fraude; em sua boca não há dolo. Não diz mal de ninguém nem de seus lábios sai qualquer palavra injusta.

 

Que paz pode haver quando nosso próprio Coração nos condena?

 

A Palavra está perto de ti, no teu Coração. (Fragmento editado de Romanos, X: 5 - 8).

 

Se perseverares até o fim, jamais provarás a segunda morte.

 

Diga-me como pode haver três velas neste recinto e apenas uma luz e, então, eu lhe explicarei a Trindade.

 

Jamais digas em teu Coração: — Não posso ainda ser aceito porque não sou ainda bastante bom. Quem jamais houve que fosse bastante bom para merecer aceitação por parte de Deus?

 

Não te demores. Todas as coisas já estão dispostas. Levanta-te e lava-te de teus pecados.

 

Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder.

 

O Cristianismo é essencialmente uma religião social; reduzi-lo tão-só a uma expressão solitária é destruí-lo.

 

Uma pessoa pode ir à igreja duas vezes por dia, participar da ceia do Senhor, orar em particular o máximo que puder, assistir a todos os cultos, ouvir muitos sermões e ler todos os livros que existem sobre Cristo. Mas ainda assim tem que nascer de novo.

 

 

 

 

A excelência da sociedade para a reforma dos costumes é, primeiro, mover uma campanha aberta contra toda a impiedade e contra toda a injustiça que cobrem a Terra.

 

Vocês não têm nada a fazer senão salvar personalidades-almas. Portanto, gastem tempo e sejam gastos nesta obra. Devem ir sempre não apenas ao encontro dos que precisam de vocês, mas, principalmente, ao encontro daqueles que mais necessitam de vocês.

 

A autêntica experiência de salvação é transformadora. Ou impacta a orientação total da vida ou não é autêntica.

 

É necessário que tenhais o ouvido que ouve e o olho que vê, que tenhais uma nova espécie de sentidos abertos em vossa personalidade-alma, dependendo não de órgãos de carne e sangue para serem as evidências das coisas invisíveis, como vossos sentidos corpóreos são das coisas visíveis, para serem avenidas de acesso ao mundo invisível. E até que tenhais estes sentidos internos, até que os olhos do vosso entendimento estejam abertos, não podereis apreender as coisas divinas, visto que a vossa razão não tem solo onde se firmar nem dados sobre os quais trabalhar.

 

Vossa própria natureza é dar sabor a tudo quanto vos rodeia.1 É da natureza do Divino Sabor que existe em vós se expandir em tudo quanto tocardes, difundir-se por todos os lados atingindo todos aqueles em cujo meio estiverdes.

 

O Evangelho de Cristo não conhece outra religião que a social nem outra santidade que a santidade social... Todo projeto para refazer a sociedade que não se importe com a redenção do indivíduo é inconcebível. Toda doutrina para salvar os pecadores que não tenha o propósito de transformá-los em guardiães contra o pecado social é inconcebível.

 

Fé e razão precisam andar de mãos dadas. Entretanto, fé em demasia é fanatismo; razão em excesso é incredulidade.

 

O julgamento privado é a pedra fundamental da Reforma Protestante.

 

Sem santidade nenhum homem verá o Senhor... Santidade é caminhar como Jesus caminhou...

 

Nenhum homem pode ser santificado até que ele seja justificado.

 

O Caminho para o céu o próprio Deus escreveu em um Livro. Oh!, dá-me esse Livro! A qualquer preço, dá-me o Livro de Deus!

 

A natureza da religião está longe de consistir em formas de cultos, de ritos ou de cerimônias. E ela nem propriamente consiste em quaisquer ações exteriores de não importa que espécie... A verdadeira religião – a posse de um Coração reto diante de Deus e dos homens tanto implica em felicidade como em santidade.

 

Primeiro, arrependei-vos!

 

O salário do pecado é a morte – a morte não apenas temporal, mas também eterna.

 

A Paz de Deus está em nosso Coração.

 

Os que andam segundo o Espírito são guiados por Ele à santidade.

 

O espírito de escravidão e o espírito de temor estão muitíssimo distantes do amável Espírito de Adoção. Os que são influenciados apenas pelo medo servil não podem ser chamados filhos de Deus... Aquele que se acha no primeiro estágio mental, sem temor e sem amor, é designado nas Escrituras como 'homem natural'; do que se acha possuído do espírito de escravidão e de temor diz-se algumas vezes que está 'debaixo da lei' (embora tal expressão, com mais freqüência, se refira ao que se acha debaixo da dispensarão judaica ou que se julgue obrigado a observar todos os ritos e cerimônias da lei mosaica); mas, o que substituiu o espírito de temor pelo Espírito de Amor, está, como se diz com propriedade, 'debaixo da Graça'.

 

 

— Ai!, estou me borrando de medo!

 

 

Devemos morrer para as coisas do mundo.

 

O homem natural não recebe as palavras do Espírito de Deus, tomadas em seu sentido claro e intuitivo; são loucura para ele. O homem natural não pode, na verdade, recebê-las porque elas só se discernem espiritualmente: somente são perceptíveis através da sensibilidade espiritual, que no homem natural ainda se acha adormecida.

 

A Circuncisão é a do Coração; no Espírito, e não na letra. (Romanos, II: 29). As marcas distintivas do verdadeiro seguidor de Cristo, do que está na condição de ser aceito por Deus, não são nem a circuncisão exterior, nem o Batismo, nem qualquer outra forma externa, mas um reto estado da personalidade-alma, da mente e do espírito... A Circuncisão do Coração implica em humildade, fé, esperança e caridade. A humildade – uma justa apreciação de nós mesmos purifica nossas mentes do vaidoso conceito que tivermos de nossas presumidas perfeições, daquela indevida opinião acerca de nossas capacidade e talentos, que é o genuíno fruto de uma natureza presunçosa e corrompida. A humildade corta inteiramente pela raiz este pensamento vão: 'Sou rico, sábio e de nada preciso'. A humildade convence-nos de que, por natureza, somos infelizes, pobres, miseráveis, cegos e nus. Convence-nos de que somos, por natureza, mesmo em nossa melhor condição, pecado e vaidade; que a confusão, a ignorância e o erro reinam em nosso entendimento; que as paixões irracionais, terrenas, sensuais e diabólicas usurpam o domínio de nossa vontade. Em uma palavra: que não há nenhuma parte sã em nossa personalidade-alma, estando subvertidos todos os fundamentos de nossa natureza.2 A esperança é o testemunho do próprio Espírito, em nós, que testifica que somos filhos de Deus. A esperança incontaminada é incorruptível e não murcha nunca. Enfim, se desejas ser perfeito, aduze às três virtudes anteriores a caridade.3

 

Se ambicionais a Religião do Coração, se falais de justiça, de paz e de gozo no Espírito Santo, então não custará muito que seja pronunciada a vossa sentença: 'Estás fora de ti'.

 

Nascer de novo implica em se negar a si mesmo; implica em rejeitar completamente toda e qualquer confiança na carne. O que é nascido em Deus não comete pecado porque é nascido de Deus.

 

O diabo não é para ser considerado como um leão faminto rugindo em torno e procurando a quem possa tragar; não é um inimigo sutil que se lança de improviso sobre as pobres personalidades-almas levando-as cativas à sua vontade. Mas, sim, o diabo deve ser considerado como o mal que habita nas personalidades-almas e nelas anda, que governa as trevas e a maldade deste mundo, tomando posse dos Corações e ali estabelecendo seu trono e reduzindo todo pensamento à sujeição.

 

O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; não o dinheiro em si.

 

Podem ser limpos diante de Deus os cirurgiões, os farmacêuticos e os médicos que brincam com a vida ou a saúde dos homens, no intuito de alargar os seus proventos? Podem ser limpos diante de Deus os que deliberadamente prolongam o sofrimento e a enfermidade, que poderiam remover de pronto? Podem ser limpos diante de Deus os que protelam a cura do corpo de um paciente para lhe sugar os haveres? Pode ser limpo diante de Deus o homem que não abrevia toda enfermidade tanto quanto possa e não remove a doença e a dor tão logo possa? Não pode. Nada pode haver mais claro do que o fato de ele não amar a seu próximo como a si mesmo, nem fazer aos outros como quereria que os outros lhe fizessem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu Penso Meio que Assim:

 

 

 

Eu não faço para alcançar;

não sou (o que sou) para conseguir.

Por enquanto, sim, devo ficar;

daqui a pouco, sei que deverei ir.

 

 

Oh!, hipoteticidades retardantes!

Oh!, dores desnecessárias!

Oh!, fingidores amantes!

Oh!, esmaecidas luminárias!

 

 


 

 

_____

Nota:

1. Vós sois o Sal da Terra. E se o Sal perder a sua força, com que será Ele salgado? (Evangelho de Mateus, V: 13 - 16).

2. Aqui há um certo exagero do pregador. Não há aquele que seja podre por inteiro.

3. Deus caritas est.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_50.pdf

http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_37.pdf

http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_17.pdf

http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_9.pdf

http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_7.pdf

http://perolasdoevangelho.blogspot.com/
2009/07/frases-1-john-wesley.html

http://www.bbc.co.uk/dna/h2g2/A464933

http://upanemaparacristo.blogspot.com/
2008/04/frase-de-john-wesley.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Wesley

http://viverepensar.wordpress.com/
tag/john-wesley/

http://www.ilustrar.com.br/
ilustrar.asp?id=5488

http://frases.netsaber.com.br/
busca_up.php?l=&buscapor=John%20Wesley

http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_6.pdf

http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_4.pdf

http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/SERMAO_3.pdf

http://www.metodistavilaisabel.org.br/
docs/Sermao_1.pdf

http://pt.wikiquote.org/wiki/John_Wesley

http://www.avivamentoja.com/
comu/index.php?topic=4.0

 

Fundo musical:

Amazing Grace (John Newton)

Fonte:

http://www.eadcentral.com/go/1/1/0/
http://www.christianwebresources.co.uk/midi/A/

 

Observação:

Eu deixei um carinho para você. Você descobriu? Não? Então, volte lá no versinho-epílogo que escrevi Eu Penso Meio que Assim, e aponte o mouse para a última frase (O que mais posso dizer?).