JOHN MILTON – Pensamentos

 

 

 

John Milton

John Milton

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo tem por objetivo apresentar para reflexão alguns pensamentos do político, poeta, dramaturgo e estudioso de religião John Milton – para quem a Caridade é a primeira das virtudes – um dos principais representantes do Classicismo Inglês (doutrina ou tendência estética, literária, artística, teatral, filosófica etc. que se funda no respeito à tradição clássica, e que tem como características os ideais da Antigüidade greco-latina e, ainda, a noção das proporções, o gosto das composições equilibradas, a busca da harmonia das formas e a idealização da realidade) e autor do célebre livro O Paraíso Perdido, originalmente publicado em 1667 em dez cantos e um dos mais importantes poemas épicos da Literatura Universal, que, fundamentalmente, justifica as ações de Deus ante os homens, e revela a mensagem esperançosa que traz o Filho de Deus depois da perda do paraíso. Para ler a obra completa, traduzida para o português, o endereço é:

http://pt.wikisource.org/wiki/
Para%C3%ADso_Perdido

 

 

O Paraíso Perdido

O Paraíso Perdido
(Capa da primeira edição)

 

O próprio Milton é a fonte mais empregada para procurar informação sobre sua pessoa. Muito detalhada é a informação que está registrada na Defensio Secunda: Admito que não sou alto, mas minha estatura se acerca mais à média do que à pequena... Também não sou especialmente débil... Quando minha idade e minha forma de vida o requereram, não fui ignorante no manejo da espada, e praticava a cada dia... Agora, tenho o mesmo espírito, a mesma força, mas, não os mesmos olhos. E, no entanto, conservam ainda a aparência de uns olhos sãos, e são tão claros e vívidos, sem neblina alguma, como os olhos daqueles que vêem perfeitamente... em meu rosto, do que ele [Moulin] diz "jamais ter visto rosto com menos sangue", ainda se percebe uma cor que é o exato oposto do pálido e sem vida, pelo que, ainda que tenho já mais de quarenta anos, mal há alguém a quem não lhe pareça mais jovem em pelo menos dez anos. Também não é verdadeiro que meu corpo ou minha pele se tenham murchado.

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

John Milton

John Milton

 

 

 

O escritor inglês John Milton (9 de dezembro de 1608 – 8 de novembro de 1674) foi um dos principais representantes do Classicismo de seu País, e autor do célebre livro O Paraíso Perdido, um dos mais importantes poemas épicos da Literatura Universal. Foi político, dramaturgo e estudioso de religião. Apoiou Oliver Cromwell durante o período republicano inglês, porém, foi preso e acabou por ficar cego; na prisão, ditou O Paraíso Perdido, sua obra-prima, que conta a história da queda de Lúcifer, tendo sido publicado em 1667. Quatro anos mais tarde, lançou o livro Paraíso Recuperado, uma seqüência do primeiro poema, tratando da vinda de Cristo à Terra reconquistar o que Adão teria perdido.

 

 

 

Pensamentos Miltonianos

 

 

 

A mente é um lugar em si mesma, e pode fazer do inferno um paraíso ou do paraíso um inferno.

 

 

 

A paz possui vitórias não menos ilustres do que as da guerra.

 

Servo de Deus, tens lutado a melhor luta.

 

Oh!, como esse lugar, onde ora penam, é diverso do Céu de onde caíram!

 

Valor que nunca se submete ou rende...

 

Posto que, hoje, o registro de seus nomes
Nos celestes arquivos se não ache.
Que dos livros da vida a traição negra
Fez que apagados para sempre fossem...

 

Devemos subir com próprio impulso
Para nosso Natal Etéreo assento.
Descer, cair, repugna à Essência nossa.

 

De percorrer não cesso,
Movido pelo amor dos cantos sacros.

 

Homens e anjos formei de todo livres, —
E livres serão sempre, inda que insanos
Queiram na escravidão se envilecer.

 

Crescendo as obras más, cresce o castigo.

 

Não merece louvor a valentia,
Se a justiça e a verdade a não regulam.

 

 

 

Tu, Sol, formosa Luz...

 

Ainda que estejas só, és infinito...

 

Por este novo instinto e forte impulso,
O rumo verdadeiro errar não posso...

 

Para interesses próprios dirigidos,
Que por superstições à fé contrárias
E por sutis tradicionais embustes,
Corromperão a límpida verdade...

 

E os mais, que muito em número os excedem,
Satisfazer à religião opinam
Com cerimônias vãs, com rito externo...

 

Oh!, [in]consciência! Em que abismo de medos e de horrores tens me levado!

 

Quando o flagelo inexorável, a hora da tortura nos chama à penitência.

 

Os espíritos podem assumir um ou outro sexo... ou ambos.

 

Todo os corações, todas as cabeças, todos os olhos, todos os ouvidos, todos os intelectos e todos os sentidos vivem como bem entendem.

 

A paz não corrompe menos do que a guerra devasta,

 

É melhor reinar no inferno do que servir no céu.

 

A fama não é uma planta que cresce em solo mortal.

 

A juventude mostra o homem tal como a manhã mostra o dia.

 

Onde há uma grande vontade de aprender haverá necessariamente muita discussão, muita escrita e muitas opiniões, pois, as opiniões de homens bons são apenas conhecimento em bruto.

 

O que a noite tem a ver com o sono?

 

Falsas regras impostas baseadas na aparência da razão.

 

Só os homens de bem podem amar vigorosamente a liberdade; os demais amam, não a liberdade, mas, a licença.

 

Os prazeres intelectuais são de uma qualidade mais elevada do que quaisquer outros.

 

Na música reside um doce poder persuasivo.

 

O Amor depura os pensamentos e engrandece o Coração.

 

O povo não existe por causa do rei, mas o rei existe por causa do povo.

 

 

 

 

Também ajuda quem fica e espera.

 

Acima de todas as liberdades, dê-me a de saber, a de me expressar, a de debater com autonomia, de acordo com minha consciência.

 

Lá, onde estás, invoco Teu socorro... Da minha mente, a escuridão dissipa; minha fraqueza eleva, ampara, esteia...

 

Quem lhes urdiu a sedução malvada que os lançou em tão feia rebeldia?

 

A rebeldia, com seu mortal sabor, nos trouxe ao mundo...

 

Queda de Adão: Então ele [Adão], de escrúpulos despido, sabendo bem o que fazia, come não enganado, mas louco e vencido pelo poder dos feminis encantos...

 

O que importa onde, se serei sempre o mesmo?

 

... esse lugar, onde ora penam, é diverso do Céu de onde caíram...

 

Caídos de que altura e em qual abismo, nos achamos aqui tão derrotados!

 

... armas cruéis... valentia?

 

Rancor extremo tenho imerso n’alma. Pela alta injúria feita a meu heroísmo, ele me impeliu a combater o Eterno...

 

O arquiinimigo: Fazer um bem qualquer nos é possível. Mas, sempre, será da essência nossa fazer todos os males que atormentam...

 

Façamos... o maior mal que esteja ao nosso alcance...

 

É Deus a LLuz — e, em LLuz inacessível, tem estado por toda a Eternidade.

 

O fim de toda a aprendizagem é conhecer a Deus, e, mediante este conhecimento, amá-Lo e ser como Ele é.

 

Com o mesmo auxílio subo aos campos do éter, custosa e rara empresa entre os humanos.

 

Tornam as estações... Giram os anos...

 

 

 

 

Adeus, ó livros, da sapiência fontes! Adeus, ó grande Livro do Universo! Mas Tu, Eterna LLuz, Porção Divina, com tanta mais razão me acode e vale: brilha em minha alma; nela olhos acende. As faculdades todas lhe Illumina, e de nuvens quaisquer a desassombra, a fim de que eu livremente veja e narre cenas, que à vista dos mortais se escondem.

 

O que é, foi e será, tudo em um Tempo...

 

Onipotente Pai, quanto é grandioso Teu decreto, do qual pela virtude o homem refúgio em Tua graça encontra.

 

Não acuse a Natureza, ela faz a parte que lhe cabe. Agora, faça a sua.

 

Um bom livro é a substância de um espírito superior, recolhida e embalsamada para lhe sobreviver.

 

Aquele que reina dentro de si próprio e governa suas paixões, desejos, e medos é mais do que um rei.

 

Desperta, levanta-te, ou ficarás tombado para sempre.

 

Para os puros, tudo é puro; não somente alimentos e bebidas, senão, também, toda espécie de conhecimento, quer do bem, quer do mal.

 

Há vezes em que a melhor companhia é a solidão.

 

A verdade, como o raio do Sol, não pode ser conspurcada por nenhum toque externo.

 

Árduos e duros de trilhar são os caminhos da verdade.

 

Não ames nem odeies a tua vida. Limita-te a viver bem a vida que vives. E deixa que o céu determine se deve ser longa ou breve.

 

Quem dentro de si abriga uma alma negra e sombrios pensamentos caminha envolto em trevas sob o Sol do meio-dia, e é o seu próprio calabouço.

 

 

 

 

Porque os livros não são de todo coisas mortas (…) preservando, como um frasco, a mais pura extração do intelecto que os criou. Sei que são tão vivos e vigorosamente produtivos como os fabulosos dentes de um dragão e, sendo fomentados, podem unir em paz homens armados. Por outro lado, a não ser que se use de toda a prudência, destruir um bom homem é quase o mesmo que destruir um bom livro. Quem destrói um homem destrói uma criatura razoável; mas aquele que destrói um bom livro destrói a própria razão, destrói a imagem de Deus. Muitos homens constituem um fardo para o mundo; mas, um bom livro é a encarnação preciosa de um espírito superior, conservado e estimado com o objetivo de viver para além da morte.

 

Até onde não chega a vingança e a ambição?

 

Se ainda não é vitória, ainda é vingança.

 

 

 

A anarquia é a conseqüência certa da tirania. Um poder que não esteja limitado por leis [justas] jamais poderá ser protegido por elas.

 

Castidade, meu irmão, é castidade. Ela tem que estar completamente revestida de aço.

 

Tão cara para o céu é a santa castidade.

 

De que serve uma porta para fazer a defesa e outra para deixar o inimigo entrar?

 

Raras vezes as circunstâncias favoreceram os homens eminentes; foram estes que tiveram de rasgar caminho através de toda a espécie de dificuldades e de obstáculos.

 

Com base no que é justo e correto, nada beneficia mais do que a auto-estima.

 

Antes de perder a liberdade, é melhor ficar cego, para não ter de sofrer o triste espetáculo que nos iria oferecer o nosso espelho.

 

A principal sabedoria é, na nossa vida diária, conhecer o que está à nossa frente.

 

Sobre a monarquia: Não há dúvida de que as pessoas têm que estar loucas ou estranhamente obcecadas para depositar sua fidelidade ou sua segurança comum em uma só pessoa, a qual, se for boa, não poderá fazer mais do que outro homem, e, se for má, tem o poder de fazer mais mal do que milhões de outros homens.

 

Considerar unicamente os reis responsáveis perante Deus constitui subversão de toda a lei e de qualquer Governo.

 

O poder real nada mais é senão um pacto ou estipulação mútua entre o rei e o povo.

 

A única e verdadeira majestade soberana e suprema sobre a Terra não é um homem mortal nem sua vontade imperiosa, mas a justiça.

 

A justiça infligida a um tirano nada mais é senão a defesa necessária de toda uma República.1

 

Aquele que se elogia a si mesmo sempre encontra quem se ria dele, o que não é cômico, mas trágico.

 

Em um mundo de fugitivos, aquele que anda no caminho certo parece que está fugindo.

 

O que é a força sem uma dupla parcela de sabedoria?

 

O sofrimento purifica. Aquele que saiba sofrer melhor fará melhor obra.

 

Em si mesma, a Terra contém o mal e o remédio.

 

Oh!, minha doce companheira, com quem compartilho todos os prazeres e a quem amo mais do que eles!

 

Contra falsas acusações, a melhor atitude é o silêncio. Contra palavras desonestas, a melhor atitude é a conduta honesta.

 

Para o Fiel [Iniciado], a Morte [Iniciática] é a Porta da Vida.

 

A morte é a chave de ouro que abre a porta do palácio da eternidade.

 

Se o homem não existisse, não creias que o céu não teria espectadores e que Deus não seria glorificado. Enquanto estamos acordados ou dormindo, milhões de criaturas espirituais caminham invisíveis pelo mundo.

 

Ser cego não é ser miserável; não ser capaz de suportar a cegueira, isto, sim, é ser miserável.

 

As leis devem, inclusive, confinar e limitar a autoridade dos governantes.

 

Recado aos clérigos: Não perturbem os negócios civis, que se encontram em mãos mais hábeis e capazes de administrá-los; estudem mais e se dediquem ao ofício de bons pastores.

 

Papismo: Tirania clerical disfarçada de religião e adornada de todos os emolumentos do poder civil que ela tomou para si contrariamente ao ensinamento do próprio Cristo.

 

A censura surgiu sub-repticiamente da Inquisição.

 

A censura foi instituída e depois posta em prática pelo mistério e pela malícia anticristã, com o firme propósito de extinguir, se possível fosse, a luz da Reforma, e instaurar a falsidade.

 

Todo homem maduro pode e deve exercer seu próprio critério.

 

O conhecimento não pode corromper, nem, por conseguinte, os livros, se a vontade e a consciência não se corromperem.

 

A censura obstrui e retarda a importação da nossa mais rica mercadoria: a verdade.

 

Aqueles que imaginam suprimir o pecado suprimindo a matéria do pecado são observadores medíocres da natureza humana.

 

As estrelas, que a Natureza pendurou no céu, enchem as lâmpadas com óleo eterno, e dão luz ao viajante enganado e solitário.

 

Nenhum homem, que sabe alguma coisa, pode ser tão estúpido para negar que todos os homens nasceram naturalmente livres.

 

Quem não gostaria de, encontrando uma forma, se libertar do inferno?

 

Amor e brigas, muitas vezes, acabam em concórdia.

 

Profundamente versado em livros, mas, superficial em si mesmo.

 

A fim de fortalecer sua personalidade, o homem superior se familiariza com muitos ditos da Antigüidade e com muitas obras do passado.2

 

A hipocrisia é o único mal que anda invisível, exceto para Deus.

 

 

 

 

A Divina Providência deu ao homem a razão e a liberdade para escolher, pois, o que é razão senão escolha?

 

Cópia de um é plágio; cópia de dois é pesquisa.

 

Eu precisava satisfazer meu incontrolado desejo e provar a maçã.

 

Mais do que a sisudez, as brincadeiras poderão decidir melhor muitas coisas.

 

Nunca houve senão tiranos que puseram limites à faculdade de imprimir.

 

Aceitação da cegueira: Minha escuridão, por singular misericórdia de Deus, com a ajuda de estudos, do lazer e da bondosa conversação com meus amigos, é muito menos opressiva do que a mortal escuridão à qual se alude. Porque se, conforme está escrito, o homem não vive só de pão, mas de cada palavra que vem da boca de Deus, por que um homem não pode realmente aceitar isto, pensando que só pode obter a luz de seus próprios olhos, julgando-se, todavia, suficientemente iluminado pela orientação e providência de Deus? Portanto, já que Ele prevê as coisas e me dá cobertura, como faz, e me leva para diante e para trás pela Sua mão, como se o fizesse pela vida toda, não poderei eu dar uma folga a meus olhos, já que este parece ser o Seu prazer?

 

John Milton se casou três vezes. Sua terceira esposa era uma mulher muito bela, mas dona de um temperamento difícil e muito violento. Dizem que quando Lord Buckingham o visitou, dele se despediu dizendo que considerava que ele estava casado com uma verdadeira rosa. Milton respondeu: — Não posso julgar pelas cores, lord, mas sinto-o pelos espinhos.

 

Ainda menino, comecei a estudar com afinco tanto o Velho como o Novo Testamento nas línguas originais, mas, concluí que não poderia de modo apropriado fundamentar minhas crenças e minha esperança de salvação nestes guias.

 

Se o Pai é o Deus de Cristo e o nosso Deus, e se existe apenas um Deus, quem pode ser Deus senão o Pai?

 

Deus atua em nossa Illuminação de modo progressivo, para que nossos olhos terrenos possam suportar a LLuz.

 

Quem, alguma vez, ouviu dizer que a Verdade saiu vencida de um confronto livre e aberto?

 

Se temos a intenção de regular a imprensa com o intuito, por esse meio, de corrigir costumes, então, devemos regulamentar todas as recreações e passatempos com que os homens tanto se deleitam. A liberdade de imprimir terá de ficar novamente sujeita a uma comissão prelatícia de vinte membros, a prerrogativa do povo abolida e, o que é pior ainda, a liberdade de aprender deverá gemer de novo, agrilhoada pelos mesmos velhos ferros.

 

Se falharmos, o firmamento se tornará podridão, e a Terra será constituída de restolho.

 

Paciência... como aço triplo.

 

O jardim ainda tem plantas, ervas e flores.

 

Como um assassino parricida, traidor incestuoso e sacrílego poderá se justificar? Toda a maldade é fraqueza.

 

Porque, se estamos certos de ter razão, sem qualquer ranço de culpa, se nós não condenamos nem nosso próprio ensino, por fraco e frívolo, nem o povo, como malta ignara e ímpia, o que haverá, então, de mais legítimo do que um homem judicioso e letrado, e de consciência, além do mais, tão boa quanto a dos que nos ensinaram o que sabemos, divulgar sua opinião, não de casa em casa, o que é mais perigoso, mas abertamente, escrevendo e divulgando ao mundo qual é a sua opinião, quais são os seus argumentos e quais os motivos a indicar que o que se ensina hoje não pode ser fundamentado? Onde é grande o desejo de aprender, é também grande a necessidade de discutir, de escrever, de ter opinião. Porque a opinião, entre homens de valor, é conhecimento em formação.

 

São aqueles momentos transcendentes de admiração que, para sempre, mudam a nossa experiência de vida e do mundo.

 

 

 

 

Quem vence pela força, só pela metade é que vence o inimigo.

 

Vera imagem do Pai, seja entronizado em um regaço de bênção – Luz da LLuz gerando, seja longe do Céu, posto no tabernáculo da carne, humano...

 

Onde há vergonha, há medo.

 

O mal sempre vai e volta.

 

Nunca interrompa seu inimigo quando ele estiver cometendo um erro.3

 

Eu, que há pouco o feliz Jardim cantei, perdido em desobediência, canto aos homens recobrado Paraíso, provada a obediência de outro homem por toda a tentação, o Tentador frustrado em seus ardis, vencido e expulso, e o Éden ressurgido em vasto ermo.

 

A sorte é o resíduo dos nossos projetos.

 

Vencido Adão, venceste a tentação...

 

Estava-lhes na frente o mundo, onde iriam fixar o lugar de pouso. Guiava-os a Providência. Eles, de mãos dadas, passo lento e incerto, começaram a percorrer o caminho que os conduziria para longe do paraíso.

 

Mamon foi o mais baixo espírito que caiu do céu.4

 

A palpável escuridão...

 

Cidades... Edifícios... E, então, o zumbido dos homens atarefados.

 

A cidade não é uma selva de concreto; é um zoológico humano.

 

Tantas leis favorecem tantos pecados!

 

A lei poderá descobrir um pecado; mas, não poderá removê-lo.

 

A justiça, impingida pela fé, poderá encontrar justificação com Deus e paz de consciência.5

 

Eu não acredito nem no acaso nem na necessidade. Minha vontade é o meu destino.

 

Fé, Bondade, Paciência, Temperança,
E Amor que, no futuro, há de se chamar
Caridade – a primeira das virtudes.

 

 

 

O Dia Vem a Nós

 

 

 

Para que pudéssemos Viver,

tivemos todos6 que descender.

Para que pudéssemos Seguir,

tivemos todos que entanguir.

 

 

 

 

Mas, para fazer jus à Glória,

teremos de lutar pela Vitória.

Então – no Dia Vem a Nós7

talvez, já não haja mais nós.

 

 

 

 

Oh!, temos de nos mancar

de pela escuridão saracotear

 

 

 

 

Oh!, temos que compreender!

Dando leite e mel ao não-Ser,8

será muito dolorido o vir-a-ser!

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. República Res Publica Coisa Pública.

2. E, com relação à Antigüidade, Platão só nos legou obras-primas. No mínimo, deverá ser lida (estudada) A República.

3. Será que isto é assim? Deverá ser assim? Acho que não. Se somos todos um, se somos todos irmãos, qual será a efetiva diferença entre um amigo e um presumido inimigo? A efetiva diferença está em nossa ignorância e em nossos preconceitos. Não existem inimigos; todos são amigos. Aqueles que equivocadamente julgamos ser nossos inimigos são os nossos mais benditos amigos, porque nos ensinam, no mínimo, a ser humildes.

4. Derivado da Bíblia, na maioria das vezes, o termo Mamon (ou Mammon) é usado para descrever a cobiça ou as ilusórias riquezas do mundo. A própria palavra é uma transliteração da palavra hebraica Mmon (), que significa literalmente dinheiro. Como ser, Mamon representa o terceiro pecado – a ganância ou a avareza – e também o anticristo devorador de almas e um dos sete príncipes do Inferno. Sua aparência é normalmente relacionada a um nobre de aparência deformada, que carrega um grande saco de moedas de ouro, para subornar os seres humanos e se assenhorar das suas almas. Em outros casos, é visto com uma espécie de pássaro negro (semelhante ao abutre), porém, com dentes capazes de estraçalhar as almas humanas que enfeitiçou. Como ensinou Max Heindel (1865 – 1919), fundador da Fraternidade Rosacruz: depende tão-só de nós o tempo da nossa jornada no deserto, pois, sem uma vida pura não poderá haver progresso espiritual. Não podemos servir a Deus e a 'Mammon' (o ouro e as riquezas do mundo). É servindo que aprendemos: servindo à Humanidade, servindo os animais, servindo os nossos irmãos menores, servindo em toda a parte. Somente isto nos tirará do deserto – o deserto de nossas ilusões.

5. É claro que este tipo de justiça não adianta lhufas, pois a mera fé não pode justificar nada e não serve para nada.

 

 

 

 

6. Todos significa todos: sem exceção.

7. Em sua Doutrina Secreta, Cosmogênese, volume I, Helena Petrovna Blavatsky, explicou: Em sua Doutrina Secreta, Cosmogênese, volume I, Helena Petrovna Blavatsky, explicou: O Grande "Dia Sê Conosco" é uma expressão cujo mérito único assenta em sua tradução literal. O seu significado não se revela tão facilmente ao público, que desconhece os princípios místicos do Ocultismo, ou melhor, da Sabedoria Esotérica ou Budhismo (com um só d). É uma expressão peculiar deste último, mas, tão obscura para os profanos como a dos egípcios, para quem o mesmo Dia era denominado "Vem a Nós", frase idêntica à primeira, se bem que, neste sentido, a palavra "Sê" possa ser perfeitamente substituída por "Fica" ou "Repousa Conosco", uma vez que se refere àquele largo período de repouso chamado "Paranirvana". O Dia Vem a Nós é o dia em que Osiris disse ao Sol: "Vem! Eu o vejo reencontrando o Sol no Amenti" O Sol, aqui, representa o Logos (Christos, Horus), como Essência Central, sinteticamente, e como essência difusa de Entidades Irradiadas — diferentes em substância, não em essência. Conforme disse o autor das conferências sobre o Bhagavad Gîtâ [Paul Pierret], "não se deve supor que o Logos seja um centro único de energia manifestada por Parabrahman”. Existem outros, e o seu número é quase infinito no seio de "Parabrahman." Daí as expressões "O Dia Vem a Nós", "O Dia Sê Conosco" etc. Assim como o Quadrado é o Símbolo das Quatro Forças ou Poderes Sagrados – a Tetraktys – do mesmo modo o Círculo mostra o limite no seio do Infinito, que nenhum homem pode transpor, nem mesmo em espírito, como também nenhum "Deva" ou "Dhyân Chohan." Os Espíritos dos que "descem e sobem", durante o curso da evolução cíclica, só cruzarão o mundo "rodeado de ferro" no Dia em que se acercarem do limiar de "Paranirvana." Se o alcançarem, repousarão no seio de "Parabrahman" ou nas "Trevas Desconhecidas", que para todos eles se tornarão em LLuz, durante todo o período do "Mahâpralaya", a "Grande Noite", ou seja, durante os 311.040.000.000.000 anos de absorção em "Brahman". O "Dia Sê Conosco" é este período de Repouso ou "Paranirvana", e que corresponde ao Dia do Juízo Final, que, infelizmente, tão materializado foi na religião dos católicos.

8. Se o não-Ser do movimento é a relativa imobilidade, se o não-Ser do bem é o mal, se o não-Ser da ShOPhIa é a inscícia, se o não-Ser da LLuz é a escuridão, o não-Ser do Deus do nosso Coração é o nosso demônio interior, que, por ignorância e vanidade, forjicamos dia-a-dia. O não-Ser é muito mais do que simplesmente contrário ou incompatível com o Ser, pois, por ter existência real, chega a ponto de poder anular a ação do próprio Ser. Não-Ser Anti-Ser.

 

Páginas da Internet consultadas:

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http://animationsa2z.com/
justice-and-low2.php

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Para%C3%ADso_Perdido

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Música de fundo:

Pennies from Heaven
Composição: Arthur Johnston (música) Johnny Burke (letra)
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/
sinatra_frank_pennies_from_heaven.html

 

Direitos autorais:

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