JOE BIDEN
(Pensamentos Selecionados)

 

 

Joe Biden

Joe Biden

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

Este estudo teve por objetivo selecionar alguns pensamentos de Joe Biden – o 46º Presidente eleito dos Estados Unidos da América.

 

 

Breve Biografia

 

 

Joe Biden

Joe Biden

 

 

Joseph Robinette "Joe" Biden Jr. (Scranton, 20 de novembro de 1942) é um advogado e político norte-americano, presidente eleito de seu País, com posse prevista para 20 de janeiro de 2021. Filiado ao Partido Democrata, foi o 47º vice-presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017. Entre 1973 e 2009, exerceu seis mandatos consecutivos como senador pelo Delaware, período em que presidiu importantes comitês do Senado.

 

Biden e sua família se mudaram para o Delaware em 1953. Tornou-se advogado em 1969 e foi eleito para o Conselho do Condado de New Castle em 1970. Em 1972, sua eleição para o Senado o converteu no sexto senador mais jovem da história norte-americana. No Senado, integrou por muitos anos e presidiu o Comitê de Relações Exteriores. Em 1991, se opôs à Guerra do Golfo, mas, defendeu a intervenção dos EUA e da OTAN na Guerra da Bósnia em 1994 e 1995. Votou a favor da resolução que autorizou a Guerra do Iraque em 2002, mas, se opôs ao aumento de tropas norte-americanas em 2007. Também atuou como presidente do Comitê Judiciário, lidando com questões relacionadas a políticas de drogas, prevenção ao crime, liberdades civis e as nomeações de Robert Bork e Clarence Thomas para a Suprema Corte. Biden liderou os esforços para aprovar legislações contra o crime violento e a violência contras as mulheres.

 

Biden concorreu, sem sucesso, à nomeação democrata para as eleições presidenciais de 1988 e 2008. Em 2008, foi escolhido como o candidato a vice-presidente pelo senador Barack Obama. Com a vitória da chapa, Biden supervisionou os gastos em infra-estrutura destinados a conter a Grande Recessão e ajudou a formular a política norte-americana em relação ao Iraque até a retirada das tropas naquele país em 2011. Sua capacidade de negociar com os republicanos do Congresso ajudou o Governo Obama a aprovar importantes legislações, desde a que encerrou a crise do limite da dívida em 2011 e uma que cortou impostos. Obama-Biden foram reeleitos em 2012, derrotando Mitt Romney e Paul Ryan.

 

Em 2015, após meses de especulação, Biden anunciou que não concorreria à presidência na eleição de 2016, posteriormente, endossando Hillary Clinton. Em janeiro de 2017, recebeu de Obama a Medalha Presidencial da Liberdade com Distinção. Depois de encerrar seu segundo mandato como vice-presidente, Biden se juntou ao corpo docente da Universidade da Pensilvânia, onde foi designado docente. Em abril de 2019, anunciou sua candidatura à nomeação democrata para a eleição de 2020. Um ano depois, se tornou o presumível candidato democrata a presidente com a desistência do senador Bernie Sanders. Em agosto, escolheu a senadora Kamala Harris como vice e ambos foram eleitos em novembro.

 

 

Pensamentos de Joe Biden

 

 

Joe Biden

Joe Biden

 

 

Quando se trata de questões como aborto, anistia e ácido, sou tão liberal quanto a sua avó. Não gosto da decisão da Suprema Corte sobre o aborto. Acho que foi longe demais. Não acho que uma mulher tenha o direito exclusivo de dizer o que deve acontecer com seu corpo. Eu apoio uma anistia limitada e não acho que a maconha deva ser legalizada.

 

A menos que façamos algo a respeito, meus filhos vão crescer em uma selva racial, com tensões tão altas, que irá explodir em algum momento.

 

Eu não compro o conceito, popular nos anos 60, que dizia: 'Nós suprimimos o homem negro por 300 anos e o homem branco está agora muito à frente na corrida por tudo que nossa sociedade oferece. Para equilibrar o placar, devemos, agora, dar ao negro uma vantagem ou mesmo segurar o homem branco, para equilibrar a corrida.' Eu não acredito nisso. Não me sinto responsável pelos pecados do meu pai e do meu avô. Sinto-me responsável por como está a situação hoje, pelos pecados de minha própria geração. Eu não me sinto responsável por pagar pelo que aconteceu há 300 anos.

 

Por muito tempo, nesta sociedade, temos celebrado o individualismo desenfreado sobre a comunidade comum. Por muito tempo, como nação, fomos embalados pelo hino do interesse próprio. Por uma década, liderada por Ronald Reagan, o auto-engrandecimento tem sido o grito estrondoso desta sociedade: 'Eu tenho o meu, então, por que você não pega o seu'? E 'o que há para mim'?

 

 

Egoísmo

Egoísmo

 

 

Devemos reacender o fogo do idealismo em nossa sociedade, pois, nada sufoca a promessa da América mais do que cinismo e indiferença ilimitados. Devemos recuperar a tradição de comunidade em nossa sociedade. Somente reconhecendo que compartilhamos uma obrigação comum uns com os outros e com nosso País, podemos esperar maximizar nosso potencial nacional ou pessoal. Devemos reafirmar a unidade da América. A América foi e deve ser mais uma vez a teia contínua de atenção e de comunidade.

 

Os padrões de julgamento não são mais os resultados, ma, a imagem oscilante de seriedade, habilmente trabalhada para se espremer em 30 segundos no noticiário noturno. Neste mundo, a emoção se tornou suspeita o estilo aceito é suave, anti-séptico e sem paixão.

 

É uma época emocionante e perigosa, pois, esta geração de americanos tem a oportunidade tão raramente concedida a outros pelo destino e pela história. Literalmente, temos a chance de moldar o futuro, de colocar nossa própria marca no rosto e no caráter da América, de dobrar um pouco a história.

 

Não vejo o aborto como uma escolha e um direito. Acho que é sempre uma tragédia, e acho que deveria ser raro e seguro, e acho que deveríamos nos concentrar em como limitar o número de abortos. Deve haver uma base comum e um consenso para fazer isso.

 

O eleitor médio entende que o próximo presidente terá que estar preparado para intervir imediatamente, sem hesitação, e encerrar nosso envolvimento no Iraque. É muito difícil descobrir como passar para questões mais amplas de política externa sem primeiro consertar o Iraque.

 

Os funcionários públicos são obrigados a ser francos com todos, gostem ou não do que eles têm a dizer.

 

A palavra de um homem é sua obrigação. Se você der sua palavra, você deverá cumpri-la.

 

Se você fizer política da maneira certa, acredito, pode realmente tornar a vida das pessoas melhor.

 

Somos todos humanos e todos nós podemos ser enganados. Quando os líderes não se igualam aos cidadãos, não podemos esperar que façam bons julgamentos.

 

Não fui feito para olhar para o outro lado porque a lei assim o exige. A lei pode estar errada.

 

Não basta ter idéias; é preciso conhecer os fatos.

 

 

Google

 

 

A estrutura de nossa complexa sociedade é tecida com muita força para permitir que qualquer parte dela seja danificada sem danificar o todo. [Honestamente, eu não estou convencido disto. A banda podre de o que quer que seja, de alguma forma, sempre contamina o todo. E isto é parte de aquilo que se conhece como karma coletivo. Uma parte da Humanidade que, hoje, sofre os efeitos desta pancoronamia, sofre, apenas, por estar encarnada agora. Pense nisto.]

 

Não argumentei que a Guerra do Vietnã era imoral; ela era, sim, simplesmente, estúpida e uma terrível perda de tempo, de dinheiro e de vidas, com base em uma premissa falsa.

 

Não importa o quão bem-intencionado seja nosso País, não podemos esperar que outras nações confiem em nós tanto quanto nós confiamos em nós mesmos.

 

Eu acredito que existam direitos naturais anteriores a quaisquer documentos políticos ou jurídicos escritos. Temos estes direitos simplesmente porque somos filhos de Deus.

 

Acho que você [Slobodan Miloševic] é um maldito criminoso de guerra e deveria ser julgado como tal.

 

Dada a localização estratégica do Iraque, suas grandes reservas de petróleo e o sofrimento do povo iraquiano, não podemos nos dar ao luxo de substituir um déspota pelo caos. Seria uma tragédia, se removêssemos um tirano do Iraque, apenas para deixar o caos em seu rastro.

 

Acredito que o Presidente Bush falhou em liderar. A história o julgará duramente, não pelos erros que ele cometeu todos nós cometemos erros mas, pelas oportunidades que ele desperdiçou.

 

 

Oportunidade Desperdiçada

Oportunidade Desperdiçada

 

 

Para que o mundo nos siga, devemos fazer mais do que sacudir nossos sabres e exigir fidelidade à nossa visão, simplesmente porque acreditamos que estamos certos. Devemos fornecer uma razão para que os outros aspirem a essa visão. E esta razão deve vir com mais do que a repetição de uma frase de adesivo de pára-choque sobre liberdade e Democracia. Deve vir com mais do que a reafirmação de uma política fracassada. Deve vir com a sabedoria de admitir quando estamos errados e decidir mudar o curso e acertar.

 

Nenhum Presidente dos Estados Unidos poderá representar os Estados Unidos se não estiver comprometido com os direitos humanos.

 

O ISIS não tem nada a ver com o Islã. [Eu estou de pleno acordo com isto.]

 

Certifique-se sempre de duas coisas: se os microfones estão ligados e entenda que, em Washington, D.C., dizer a verdade é uma gafe. Por isto, tenha cuidado!

 

No século XXI, as nações não podem redesenhar suas fronteiras à força.

 

Aconselhamento e consentimento incluem consultoria e votação!

 

Acredito firmemente que as ações que o Governo de Israel tem tomado nos últimos anos a expansão constante e sistemática de assentamentos, a legalização de postos avançados e o confisco de terras estão nos movendo e, mais importante, estão movendo Israel na direção errada.

 

Não estou arrependido de nada que já fiz. Nunca fui intencionalmente desrespeitoso com um homem ou uma mulher. Então, esta não é a reputação que eu tenho, desde que estava no colégio.

 

Crianças pobres são tão brilhantes e talentosas quanto crianças brancas.

 

Nunca deixaremos a nossa Democracia ficar em segundo plano.

 

Temos que mudar fundamentalmente a forma como os policiais são treinados.

 

Não há desafio mais importante que devemos enfrentar na próxima década do que a crise climática contínua. Se não for controlada, é literalmente uma ameaça existencial à saúde do nosso Planeta e à nossa própria sobrevivência. Eu quero ar puro. Eu quero água limpa. Quero o ar mais limpo, quero a água mais limpa. O meio ambiente é muito importante para mim.

 

Eu sei quão profundas e difíceis são as visões opostas em nosso País sobre tantas coisas. Mas, eu também sei que, para progredir, precisamos parar de tratar nossos oponentes como inimigos. A própria presidência não é uma instituição partidária. É o único escritório neste País que representa a todos e exige um dever de cuidar de todos os americanos. Isso é exatamente o que vou fazer. Vou trabalhar tão duro para aqueles que não votaram em mim quanto farei para aqueles que votaram em mim. Agora, todos os votos devem ser contados. Ninguém vai tirar nossa Democracia de nós, nem agora, nem nunca. A América foi longe demais. A América travou muitas batalhas. A América sofreu muito para deixar isso acontecer.

 

A realidade sempre se intromete. A realidade, eventualmente, se intromete em tudo.

 

O maior presente que temos é a capacidade de esquecer esquecer as coisas ruins e focar nas boas.

 

Nenhuma mudança social fundamental ocorre simplesmente porque o Governo age. É porque a sociedade civil, a consciência de um país, começa a se levantar e exigir mudanças.

 

A vida é uma questão de escolhas realmente difíceis.

 

A corrupção é apenas outra forma de tirania.

 

 

Corrupção

 

 

Nosso futuro não pode depender apenas do Governo. As soluções definitivas estão nas atitudes e nas ações do povo americano.

 

Olha, rapazes, não importa o que uma garota faça, não importa como ela esteja vestida, não importa o quanto ela tenha bebido, nunca, nunca, nunca, nunca, nunca, nunca é certo tocá-la sem seu consentimento. Isto não faz de você um homem. Isto faz de você um covarde.

 

Se esperarmos que o perigo fique claro, pode ser tarde demais.

 

A guerra deve ser sempre o último recurso absoluto. [Aqui, discordo de Biden: a guerra nunca é recurso para bulhufas.]

 

Saúde não é um privilégio, é um direito.

 

Existe racismo institucional na América.

 

As mudanças climáticas e o aquecimento global são ameaças existenciais para a Humanidade. Temos a obrigação moral de lidar com isso.

 

Prometo ser um Presidente que não verá se os Estados são azuis ou vermelhos, apenas verei os Estados Unidos.

 

 

USA

 

 

O fracasso, em algum momento de sua vida, é inevitável, mas, desistir é imperdoável.

 

 

Breve Comentário Final

 

 

Não reconhecer a eleição e a vitória de Joe Biden e Kamala Harris é, medíocre e despoticamente, não reconhecer a Democracia como um Bem Universal e desrespeitar o processo democrático eleitoral americano. Parabéns Joe Biden e Kamala Harris. As pessoas de bem do mundo estão esperando uma guinada radical nas políticas doméstica e internacional americanas.

 

 

Avião

 

 

Música de fundo:

The House I Live In (Live at Madison Square Garden, 1974)
Composição: Earl Robinson & Abel Meeropol
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

http://online-mp3.co/download-box?=u244r4r5441494q254d4z4

 

Páginas da Internet consultadas:

https://brasil.elpais.com/

https://www.istockphoto.com/br

https://maisminas.org/dez-frases-de-
joe-biden-46o-presidente-dos-eua/

https://www.pensador.com/autor/joe_biden/

https://en.wikiquote.org/wiki/Joe_Biden

https://co.pinterest.com/pin/443182419573950745/

https://www.pinterest.co.uk/pin/87327680258614730/

https://tenor.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joe_Biden

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.