Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Dedicatória

 

 

 

Dedico este trabalho-chorado

ao meu amigo Paulo Takaoka

e aos irmãos da Terra do Sol Nascente.

Sei que, certamente, vencerão mais esta

tragédia, como venceram tantas outras.

Pior foram o Little Boy e o Fat Man!

Mas,    será sempre   .

(Mas, campeão será sempre campeão.)

 

 

 

 

Terremoto no Japão
(11 de março de 2011)

 

 

 

 

Terremoto Atinge Costa do Japão,
Gera um Gigantesco Tsunami
e Mata, ao Menos, 337 Pessoas

 

 


Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11 de março de 2011) a costa nordeste do Japão, gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do País, matando, pelo menos, 337 pessoas e causando uma gigantesca destruição.

 

O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão. O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês. Carros e barcos foram arrastados, e as imagens da destruição, feitas de helicópteros, são impressionantes. Em muitos lugares, o mar ultrapassou os diques de proteção e avançou vários quilômetros por terra, recordando cenas do tsunami que ocorreu no Oceano Índico, em 2004. A polícia informou que, até o momento, 15.00h, 337 pessoas morreram, 531 estão desaparecidas e, ao menos, 627 estão feridas. A polícia da província de Miyagi disse que entre 200 e 300 corpos de vítimas do tsunami foram encontrados na região costeira da cidade de Sendai. As autoridades acreditam que são corpos de residentes que morreram afogados pela onda de dez metros de altura que atingiu o litoral.

 

O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico, a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada pequena para terremotos. Ele ocorreu às 14h 46min (hora local, 2h 46min de Brasília), e foi seguido por, pelo menos, outros 70 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS. O Governo Japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas. Cerca de 4,4 milhões de imóveis ficaram sem energia no norte do Japão, segundo a imprensa, e foram registrados incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência Kyodo. O transporte coletivo entrou em colapso na capital.

 

O terremoto que assolou o nordeste do Japão e criou ondas gigantes no Oceano Pacífico pode ter deslocado o eixo da Terra em 10 centímetros. As informações são de um estudo preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália.

 

O impacto deste fato sobre o eixo de rotação foi muito maior que o do grande terremoto de Sumatra de 2004 e, provavelmente, é o segundo maior, atrás apenas do terremoto do Chile de 1960, diz o comunicado do INGV, que desde 1999 estuda fenômenos sísmicos.

 

A onda gigante fez com que uma refinaria de óleo, perto da capital, Tóquio, se incendiasse. As chamas se espalharam rapidamente pelas instalações e pelos detritos de casas que foram arrastadas pela onda gigante. Outros incêndios menores não foram apagados rapidamente pela dificuldade de acesso.

 

 

 

Neste trágico instante

– de dor e de flagelação –

o que dizer, o que fazer sentir?

Sim, eu sei. Quem não sabe?

Só dá vontade de dormir!

Como uma espécie de morte,

o sofrimento é mais forte

do que, mesmo sabendo,

saber que não existe acaso,

nem da Inteligência descaso,

nem perto nem distante,

nem ontem nem no vir-a-ser.

Por isto, irmãos japoneses,

depois da devastação,

mãos à obra já, agora:

união e reconstrução.

E nisto, o mundo inteiro sabe

– desde Hiroshima e Nagazaki –

que cada japonês é um   ,

e que a Terra do Sol Nascente

foi, é e será um só Coração!

Quem galhardamente venceu

o Little Boy e o Fat Man

haverá de insignemente vencer,

sempre, sempre, sempre,

terremoto, tsunami e até o badman.

 

 

 

 

 

 

Ri de Janeiro, 18.00 horas, 11 de março de 2011.

 

 

 

Página da Internet consultada:

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/inacreditavel/2011/03/11/
270897-terremoto-no-japao-pode-ter-mudado-o-eixo-da-terra