Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Tora! Tora! Tora! Pearl Harbor
7 de dezembro de 1941 - O Dia da Infâmia

 

 

 

Tora! Tora! Tora!

Afundem todos os navios. Agora!

Viva o Imperador! Viva o Imperador!

Oferecemos a Ele nossa vitória e nossa dor.

 

 

O dia que viverá na infâmia!2

Aquele foi um dia de insânia!

Morte de civis... Morte de militares...

Devastação! Tudo foi pelos ares!

 

 

Entretanto, toda guerra tem seu preço;

mais no fim do que no começo.

 

 

Kaga... Hiryu... Soryu... Akagi...3

Hiroshima...4 Nagazaki...5

Oh! Quando serão Illuminados os Corações?

 

 

 


 

 

_____

Notas:

1. Isoroku Yamamoto (Nagoaka, 4 de abril de 1884 – Espaço aéreo das Ilhas Salomão, 18 de abril de 1943) foi o almirante japonês que criou os planos de ataque a Pearl Harbor, durante a Segunda Guerra Mundial. Para sua surpresa, em 1939, foi nomeado Almirante. Imediatamente, ponderou sobre os novos paradigmas da guerra naval. — Sob meu comando — disse ele ao ser empossado — dar-se-á prioridade ao treinamento aéreo, ou seja, Yamamoto defendia ardorosamente o uso de porta-aviões em operações avançadas. Assim sendo, planejou o ataque a Pearl Harbor (base naval dos Estados Unidos e o quartel-general da frota estado-unidense do Pacífico, na ilha de O'ahu, Havaí, perto de Honolulu), perpetrado na manhã de 7 de dezembro de 1941.

2. Como o presidente americano Franklin Delano Roosevelt (30 de janeiro de 1882, Hyde Park, Nova Iorque - 12 de abril de 1945, Warm Springs, Geórgia) classificou o ataque a Pearl Harbor.

3. Porta-aviões afundados na Batalha de Midway – todos veteranos de Pearl Harbor. A Batalha de Midway foi uma batalha aeronaval travada em junho de 1942 no Oceano Pacífico entre as forças dos Estados Unidos e do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, seis meses depois do ataque japonês a Pearl Harbor, que marcou o início da Guerra do Pacífico.

4. Em 6 de agosto de 1945, os EUA, descaroavelmente, lançaram da superfortaleza voadora Enola Gay, pilotada pelo então tenente-coronel Paul Warfield Tibbets, Jr. (1915 – 2007), sua primeira bomba nuclear (nome de código: Little Boy), e a cidade de Hiroshima. Aproximadamente 66.000 pessoas foram instantaneamente calcinadas e sublimadas como resultado direto da explosão e 69.000 pessoas foram feridas, de um total de 255.000 pessoas que moravam na Cidade.

5. Em 9 de agosto de 1945, os EUA, descaroavelmente, lançaram da superfortaleza voadora Bockscar, pilotada pelo então Major Charles W. Sweeney (1919 – 2004), sua segunda bomba nuclear (nome de código: Fat Man), e a cidade de Nagazaki. Aproximadamente 39.000 pessoas foram instantaneamente calcinadas e sublimadas como resultado direto da explosão e 25.000 pessoas foram feridas, de um total de 195.000 pessoas que moravam na Cidade. Em ambos os casos, um número incontável de pessoas morreu nos anos posteriores aos dois ataques devido às doenças causadas pela radiação.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Little_Boy

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Batalha_de_Midway

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Pearl_Harbor

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Isoroku_Yamamoto

http://www.twncommunications.net/Forum/cgi-
bin/yabb2/YaBB.pl?num=1197041340

 

Fundo musical:

Top of the World (Karen Carpenter)

Fonte:

http://www.geocities.com/
SouthBeach/Docks/1700/mids3.html