ISOMERIA CÓSMICA
(Recordando Umas Coisinhas)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Ácido Butírico
Formiato de Propila
Ácido Butírico
Formiato de Propila

Isomeria do C4H8O2

 

 

 

Karl Marx (5 de maio de 1818 14 de março de 1883), em O Capital (em alemão: Das Kapital), para exemplificar e justificar um determinado raciocínio, fez alusão ao fato de que o Ácido Butírico (ou Butanóico) e o Formiato de Propila (ou Metanoato de Propila) têm a mesma fórmula molecular, C4H8O2, mas, que são substâncias químicas diferentes, e eu, que sou químico e muito malandro (mais para malandro do que para químico), aproveitei o bizu marxista, e escrevi um rascunhinho simbólico, mas, com uma concepção filosófica embutida que eu mesmo acabei gostando.

 

O fato é que, em Química, esse troço de substâncias químicas diferentes (isômeros) apresentarem a mesma fórmula molecular (mesmo conjunto de átomos) e diferentes fórmulas estruturais (diferente arranjo entre os átomos) se denomina isomerismo ou isomeria. O conceito de isomeria teve origem a partir da primeira síntese orgânica conhecida, quando o químico sueco Jöns Jakob Berzelius (20 de agosto de 1779 – 7 de agosto de 1848) e o químico alemão Friedrich Wöhler (31 de julho de 1800 – 23 de setembro de 1882) observaram que tanto a Uréia como o Cianato de Amônio, que havia sido utilizado para prepará-la, apresentavam os mesmos elementos na mesma quantidade: N2H4CO. Estes cientistas observaram também que as propriedades químicas e físicas destas substâncias, contudo, eram diferentes. Foi Berzelius quem, com a ajuda do químico e inventor alemão Justus von Liebig (12 de maio de 1803 – 18 de abril de 1873), propôs uma explicação para o fenômeno: os compostos apresentavam a mesma composição de elementos, mas, a disposição dos átomos destes elementos em cada composto era diferente. Tratava-se de compostos isômeros (do grego isô, mesmo, e meros, parte, significando, portanto, partes iguais), palavra inventada por Berzelius para descrever a isomeria, um novo conceito em Química. Hoje, se sabe que há diversos tipos de isomeria, a saber: plana, de função, de cadeia, de posição, de compensação, espacial e ótica.

 

Seja como for, a Química é uma ciência complicada e perigosa. Um exemplo disto é o Napalm, que é um conjunto de líquidos inflamáveis à base de gasolina gelificada, utilizados como armamento militar. O Napalm é, na realidade, o agente espessante de tais líquidos, que quando misturado com gasolina a transforma em um gel pegajoso e incendiário. O nome Napalm deriva do acrônimo dos nomes dos seus componentes originais, sais de alumínio co-precipitados dos ácidos naftênico e palmítico.

 

 

O Horror da Guerra do Vietnã
(Kim Phuc
1 – A Menina do Napalm)

 

Um outro exemplo disto é a Talidomida (C13H10N2O4), um composto do tipo isoindole piperidinil e usualmente utilizado como medicamento sedativo, anti-inflamatório e hipnótico. Esta droga foi obtida pela primeira vez, em 1954, pela indústria alemã ChemieGrünenthal. No início de 1960, já havia notícias de que a Talidomida poderia causar neuropatias (doenças do sistema nervoso) e defeitos genéticos em fetos (malformações). Estas deformações genéticas são chamadas de teratogênese (ou teratogenia). A Talidomida era ingerida pelas grávidas para tratamento de mal-estares, náuseas e vômitos, que ocorriam principalmente no período matinal. Como conseqüência do uso da Talidomida, começaram a nascer bebês com defeitos congênitos, com má-formação de braços, pernas, mãos, dedos, orelhas, ouvido, nervos faciais e rins. A Talidomida pode apresentar duas estruturas diferentes. Uma destas formas, conhecida como isômero S(-), configuração levógira, é responsável pelos efeitos teratogênicos da Talidomida, enquanto a outra, o isômero R(+), configuração dextrógira, parece atuar como sedativo. Contudo, devido à capacidade que estas duas variantes de Talidomida têm de se converter uma na outra, não é possível, portanto, utilizar terapeuticamente apenas o isômero R(+). Para ler um pouco mais sobre este tema, por favos, consulte a página:

https://www.blogs.unicamp.br/

 

 

(+)-R-Talidomida

(+)-R-Talidomida

 

 

Talidomida

Talidomida


Bem, em termos de Operação Lava Jato, Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró, Sérgio Cabral, Delcídio do Amaral, Luiz Fernando Pezão, Eduardo Cunha, Antonio Palocci, Guido Mantega, José Dirceu, Eike Batista e outros sacanocratas mais são todos isômeros, e alguns são até isótopos (no caso, caras-de-pau do mesmo Partido político, mas, tendo recebido propinas, jabaculês e vantagens distintas).

 

 

Propina      Propina      Propina

 

 

 

Equação Química

Isomeria do N2H4CO

 

 

 

Esse careca-aí é parecidíssimo comigo!

 

 

 

Somos diferentes,

mas, somos iguais.

Sim, somos iguais,

mas, somos diferentes.2

 

Um segredo patente:

em coisinhas iguais

ou em coisinhas desiguais,

tudo é equivalente.

 

1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + ... = 1

 

No raso e no fundo,

o Cosmos é esférico,

energético, isomérico,

vivo, não-bigfreezeundo.3

 

Se nunca houve começo,

como poderá haver fim?

No pertinho e no confim,

tudo é incessante (re)começo.

 

 

 

... Reconstrução ... Destruição ... Reconstrução ...

 

 

Nós é que dividimos,

separamos e isolamos.

E pior: pré-qualificamos.

E aí... Nos miraludimos!4

 

Para todos nós

– um ente-aí ou uma lesma –

a Estrada é a mesma.

Peregrinar = Desatar Nós.

 

Não há jeitinho,

não há privilégio,

não há sortilégio.

A Meta —› o Ninho.

 

Só pela Compreensão

nós progrediremos

e nos libertaremos.

O restolho é balão!

 

 

 

Compreensão Libertação

 

 

______

Notas:

1. Kim Phuc (Vietnã, 2 de abril de 1963), é a Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO. Entretanto, é conhecida como a Menina do Napalm, que apareceu em uma foto da Guerra do Vietnã. Ela possuía cerca de nove anos na época da imagem, em que fugia de sua aldeia, que estava sob violento bombardeio de Napalm. Até hoje, esta imagem, tirada em 8 de junho de 1972, é lembrada como uma das mais terríveis da Guerra do Vietnã (um grande conflito armado que aconteceu no Vietnã, no Laos e no Camboja, de 1º de novembro de 1955 até a queda de Saigon em 30 de abril de 1975). A fotografia foi tirada pelo fotógrafo vietnamita, naturalizado estadunidense, Nick Ut Cong Huynh, conhecido profissionalmente como Huynh Công Út ou Nick Ut (Long An, 29 de março de 1951), da Agência Associated Press, e que recebeu o World Press Photo, de 1972, e o Pulitzer de Reportagem Fotográfica, de 1973. Atualmente, Kim Phuc reside no Canadá e possui dois filhos.

 

Nick Ut

Nick Ut

 

2. Iguais no sentido de que estamos sujeitos às mesmas Leis Universais; diferentes porque, no Teclado Cósmico Universal, estamos em níveis de compreensão distintos, ou seja, em oitavas vibratórias específicas. Só neste sentido somos iguais e somos diferentes. Isto é fácil de ser compreendido. Basta você imaginar um assassino em série e um Adepto avançado, e imediatamente perceberá que eles não podem estar no mesmo Plano Cósmico.

 

Anthony Hopkins – Hannibal Lecter

Anthony Hopkins – Hannibal Lecter
(The Silence of the Lambs – O Silêncio dos Inocentes)

 

3. Bigfreezeundo = Big Freeze + Moribundo.

4. Miraludir = Verbo neologístico que eu inventei, derivado de miragem + ilusão.

 

Música de fundo:

O Mio Babbino Caro
Compositor: Giacomo Puccini
Intérprete: Maria Callas

Fonte:

http://en.muzmo.ru/info?id=48091435

Observação: O Mio Babbino Caro (Oh!, Meu Paizinho Querido!), da ópera Gianni Schicchi, que estreou no Metropolitan Opera House, de Nova Iorque, em 14 de dezembro de 1918, é considerada uma das mais belas obras de Giacomo Puccini (22 de dezembro de 1858 – 29 de novembro de 1924). Gianni Schicchi é uma ópera cômica, em um ato, baseada no Canto XXX, do Inferno, da Divina Comédia, de Dante Alighieri (entre 21 de maio e 20 de junho de 1265 – 13 ou 14 de setembro de 1321).

 

Páginas da Internet consultadas:

https://gfycat.com/gifs/search/the+sac

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nick_Ut

https://www.megacurioso.com.br/

http://thewalkingpharma.blogspot.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Napalm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Isomerismo

http://www.stillos.com.br/maua2019/

https://gifer.com/en/WXfE

http://www.universiaenem.com.br/

https://gifer.com/en/UkYg

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.