Este
texto é a 5ª parte de um resumo, em forma de fragmentos (às
vezes, comentados, às vezes, seguidos de uma animação
explicativa) de um estudo que fiz da obra Isis
Unveiled: A Master-Key to the Mysteries of Ancient and Modern Science and
Theology (em português, Ísis sem Véu:
Uma Chave-Mestra para os Mistérios da Antiga e Moderna Ciência
e Teologia) publicado em 1877. É um livro de filosofia esotérica,
e é a primeira grande obra de Helena Petrovna Blavatsky – um
texto-chave no movimento teosófico e um marco na história
do esoterismo ocidental. Como este será um trabalho muito extenso,
para não ficar cansativo para o leitor, cada parte conterá
apenas 30 fragmentos.
Fragmentos
Os
homens sadios são infectados pelos doentes através da atração
magnética.
O
médico, alquimista, físico, astrólogo e ocultista suíço-alemão
Paracelso, pseudônimo de Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus
von Hohenheim, (Einsiedeln, 17 de dezembro de 1493 – Salzburg, 24
de setembro de 1541) afirmou: O
imã, além do poder visível conhecido, o de atrair o
ferro, possui um outro poder, que é oculto... O corpo do ser-humano-aí-no-mundo
provém dos elementos e o espírito (astral),
dos astros. O homem come e bebe os elementos, para o sustento do seu sangue
e da sua carne, mas, dos astros vêm o sustento do intelecto e os pensamentos
da sua [personalidade-]alma.
A
grande questão é: como chegou Paracelso a apresentar algo
da composição dos astros quando, até um período
recente –
até a descoberta do espectroscópio1
–
os constituintes dos corpos celestiais eram completamente desconhecidos
dos nossos cultos acadêmicos? Poderia Paracelso estar certo da natureza
dos corpos celestes, a menos que tivesse meios dos quais a Ciência
nada sabe –
a Filosofia Hermética e a Alquimia? Enfim,
se Paracelso
afirmou que o ser-humano-aí-no-mundo está em afinidade direta
com os astros, é porque ele sabia muito bem o que estava falando.
A
causa produz o efeito,
o efeito remonta à causa e ambos são recíprocos.
A
Magia Primordial não consiste em práticas supersticiosas e
cerimônias vãs, mas, na imperiosa ação da Vontade
do ser-humano-aí-no-mundo.
Os
astros consistem igualmente dos elementos dos corpos terrestres,
disse o intelectual polemista e influente escritor do esoterismo da Renascença
Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim (Colônia, 14 de setembro
de 1486 –
Grenoble, 18 de Fevereiro de 1535), e,
por isto, as idéias se atraem reciprocamente. As influências
só se exercem com o concurso do Espírito, mas, este Espírito
está difundido por todo o Universo, e está em concordância
plena com os Espíritos Humanos. Quem quiser adquirir poderes sobrenaturais2
deverá possuir fé, amor e esperança. Em todas as coisas
há um Poder Secreto Oculto, e daí provêm os poderes
miraculosos da Magia.
Habilidade
Paranormal2
Proposições
expressas pelo médico, lingüista, advogado, músico e
fundador da Teoria do Magnetismo Animal chamada Mesmerismo Franz Anton Mesmer
(23 de maio de 1734 –
5 de março de 1815):
•
Existe uma
influência mútua entre os corpos celestiais, a Terra e os corpos
vivos.
•
Um fluido,
universalmente disperso e contínuo, de maneira a não admitir
vácuo, cuja sutileza está aquém de toda comparação,
e que, por sua própria natureza, é capaz de receber, propagar
e comunicar todas as impressões de movimento, é o agente desta
influência.
•
Esta
ação recíproca está sujeita a leis mecânicas
não conhecidas até a presente data.
•
Desta
ação, resultam efeitos alternativos que podem ser considerados
como um fluxo e um refluxo.
•
É
por esta operação (a mais universal das que a Natureza nos
apresenta) que as relações de atividade ocorrem entre os corpos
celestiais, a Terra e as suas partes constituintes.
•
As propriedades da matéria e do corpo organizado
dependem desta
operação.
•
O corpo animal experimenta
os efeitos alternados deste agente; e é, insinuando-se na substância
dos nervos, que ele os afeta imediatamente.
Em
muitas ocasiões, a vontade e a fixidez do olhar do magnetizador são
suficientes para produzir fenômenos magnéticos, mesmo sem o
conhecimento do magnetizado.
Quém
ousará negar que a doutrina do espaço e da atração
universal do astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo,
físico, matemático e
cientista inglês Isaac Newton3
(Woolsthorpe-by-Colsterworth, 4 de janeiro de 1643 –
Kensington, 31 de março de 1727) não
seja tão-só uma Teoria do Magnetismo? Newton baseou todas
as suas especulações na Alma
do Mundo –
o Grande Agente Universal e Magnético –
que ele chamava de Divine
Densorium. Dizia Newton
que se trata de um Espírito
muito sutil que penetra tudo, mesmo os corpos mais duros, e que está
oculto na sua substância. Pela força e pela atividade deste
Espírito, os corpos se atraem uns aos outros e se mantêm juntos,
quando colocados em contato. Através Dele, os corpos elétricos
operam à distância mais remota, tanto quanto se estivessem
próximos, atraindo-se e repelindo-se. Por este Espírito, a
luz também flui e é refratada e refletida, e aquece os corpos.
Todos os sentidos atuam por este Espírito e por Ele os animais movem
os seus membros. Mas, estas coisas não podem ser explicadas com poucas
palavras, e não temos experiência suficiente para determinar
plenamente as leis pelas quais opera este Espírito Universal.
Newton
retratado por Godfrey Kneller, 1689 (com 46 anos de idade)
Os
secretos
Registros Akáshicos são um livro que sempre
está fechado àqueles
que vêem e nada percebem. Por outro lado, está
sempre aberto àquele que quer vê-Lo aberto. Ele guarda um registro
inalterado de tudo o que foi, o que é e o que será. Os mínimos
atos de nossas vidas estão impressos Nele, e mesmo os nossos pensamentos
estão fotografados em Suas páginas eternas. É o Livro
que vemos aberto pelo Anjo do Apocalipse...
É nas
páginas indeléveis da Luz Astral que são estampadas
as impressões de todo pensamento que pensamos e de todo ato que realizamos,
e os eventos futuros –
efeitos de causas há muito esquecidas –
já estão ali delineados como uma pintura vívida, que
os olhos dos videntes e dos profetas podem ver.
Na
calma das horas noturnas, quando os nossos sentidos corporais estão
tolhidos pelo sono e o nosso Corpo Físico repousa, a Forma Astral
se torna livre. Ela, então, se esvai para fora de sua prisão
terrena e, segundo a expressão de Paracelso, confabula
com o mundo exterior, e viaja pelos mundos visíveis
e invisíveis. No
sono, diz Paracelso,
o Corpo Astral está
liberto dos seus movimentos; então, ele voa para os seus pais e conversa
com as estrelas.
Tanto
os teólogos como os leigos vivem sob a errônea impressão
de que a [personalidade-]alma
e o Espírito são uma e a mesma coisa. Mas, se estudarmos Platão
e outros filósofos da Antigüidade, poderemos perceber perfeitamente
que, enquanto a alma irracional,
com que Platão designava o nosso Corpo Astral ou
a representação mais etérea do nosso ser, pode ter,
no melhor dos casos, apenas uma continuidade de existência mais ou
menos prolongada além-túmulo, o Espírito Divino, erroneamente
chamado de alma pela Igreja, é imortal por sua própria essência.
Todo
pensamento bom ou mau atrai vibrações da mesma natureza tão
irresistivelmente quanto o imã atrai as limalhas de ferro.
Tudo
o que ocorre em a Natureza –
por mínimo ou insignificante que seja –
deixa a sua impressão indelével sobre a
Natureza física, e, como não resulta daí nenhuma perturbação
molecular apreciável, a única inferência possível
é a que essas imagens foram produzidas por aquela força invisível
e universal: o Éter ou Luz Astral.
O
Éter Universal penetra todas as coisas em a Natureza, mesmo as mais
sólidas, preservando as imagens de todas as coisas que dele transpiram.
Todo
psicômetra é um clarividente, isto é, ele vê com
o olho interior. A menos que o poder da sua vontade seja muito forte, a
menos que ele tenha sido treinado plenamente para este fenômeno particular
e que o seu conhecimento das capacidades da sua visão sejam profundos,
as suas percepções de lugares, de pessoas e de eventos serão
necessariamente muito confusas.
Assim
como a eternidade não pode ter passado nem futuro, mas apenas presente,
o espaço ilimitado, no seu sentido estritamente literal, não
pode ter lugar distante nem próximo. As nossas concepções,
limitadas à estrita área de nossa experiência, tendem
determinar, se não um fim, pelo menos um princípio para o
tempo e para o espaço, mas,
na realidade, nada disto existe, pois,
neste caso, se existissem, o tempo não seria eterno nem o espaço
ilimitado.
Para
examinarmos, isenta e imparcialmente, qualquer assunto, devemos ter a serenidade
que a importância do exame requer.
As
mesmas Leis Gerais que regem toda a Natureza produzem todos os fenômenos
cósmicos.
Bóson
de Higgs – Partícula-Deus4
Algumas
pessoas nascem com organismos tão excepcionais, que a porta que impede
toda comunicação com o mundo da Luz Astral pode ser facilmente
destrancada e aberta, e as suas [personalidades-]alma
podem ver aquele mundo ou mesmo passar para ele e voltar. Aqueles que se
comunicam conscientemente e à vontade com o
mundo da Luz Astral são chamados magos, hierofantes,
videntes e adeptos.
A
alma astral, uma vez aberta as barreiras, é tão poderosamente
atraída pelo Ímã Astral Universal, que ela, às
vezes, ergue consigo o seu invólucro e o mantém suspenso no
ar, até que a gravidade da matéria recupere a sua supremacia
e o Corpo Físico desça novamente à Terra.5
As
Leis Cósmicas são universais e permanentes. Seja
como for, por trás dessas Leis, devemos procurar a Causa Inteligente
que, tendo posto estas Leis em movimento, infundiu nelas a Essência
da sua própria Consciência. Quer a chamemos de Primeira Causa,
Vontade Universal ou Deus, sempre implica inteligência.
Como
o ar é necessário para a troca mútua de sons audíveis,
assim também certas correntes de Luz Astral ou de Éter dirigido
por uma inteligência são necessárias para a produção
dos fenômenos psíquicos.
As
profecias são pronunciadas de duas maneiras: 1ª) conscientemente,
por Magos capazes de ler na Luz Astral; e 2ª) inconscientemente, por
aqueles que agem sob a influencia de aquilo que se chama inspiração.
A esta última classe pertencem os profetas bíblicos e os videntes
extáticos modernos.
Existe
apenas um Ímã no Universo, e Dele procede a magnetização
de tudo. Este Ímã
é naturalmente o que os cabalistas chamam de Sol Espiritual Central
ou Deus.
Animação
Simbólico-pictórica
O
ser-humano-aí-no-mundo pode transmitir a sua própria vida,
e, em certa medida, animar objetos inorgânicos.
Os
sentimentos humanos são o resultado das modificações
de nossa condição magnética. Raiva, ciúme, amizade,
amor e ódio nada mais são do que modificações
da atmosfera que se desenvolve em nós e que emana continuamente de
nós.
O
magnetismo do amor puro é a origem de todas as coisas existentes.
Um
ser-humano-aí-no-mundo
livre do estímulo e da sensualidade mundanos pode curar as doenças
mais "incuráveis", e a sua visão pode se tornar
lúcida e profética.
O
Elemento que impregna o Universo enche todo o espaço, e é
o próprio espaço, só que sem bordas e ilimitado.
Continua...