ÍSIS SEM VÉU
(Parte 5)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este texto é a 5ª parte de um resumo, em forma de fragmentos (às vezes, comentados, às vezes, seguidos de uma animação explicativa) de um estudo que fiz da obra Isis Unveiled: A Master-Key to the Mysteries of Ancient and Modern Science and Theology (em português, Ísis sem Véu: Uma Chave-Mestra para os Mistérios da Antiga e Moderna Ciência e Teologia) publicado em 1877. É um livro de filosofia esotérica, e é a primeira grande obra de Helena Petrovna Blavatsky – um texto-chave no movimento teosófico e um marco na história do esoterismo ocidental. Como este será um trabalho muito extenso, para não ficar cansativo para o leitor, cada parte conterá apenas 30 fragmentos.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

Os homens sadios são infectados pelos doentes através da atração magnética.

 

O médico, alquimista, físico, astrólogo e ocultista suíço-alemão Paracelso, pseudônimo de Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, (Einsiedeln, 17 de dezembro de 1493 – Salzburg, 24 de setembro de 1541) afirmou: O imã, além do poder visível conhecido, o de atrair o ferro, possui um outro poder, que é oculto... O corpo do ser-humano-aí-no-mundo provém dos elementos e o espírito (astral), dos astros. O homem come e bebe os elementos, para o sustento do seu sangue e da sua carne, mas, dos astros vêm o sustento do intelecto e os pensamentos da sua [personalidade-]alma. A grande questão é: como chegou Paracelso a apresentar algo da composição dos astros quando, até um período recente até a descoberta do espectroscópio1 os constituintes dos corpos celestiais eram completamente desconhecidos dos nossos cultos acadêmicos? Poderia Paracelso estar certo da natureza dos corpos celestes, a menos que tivesse meios dos quais a Ciência nada sabe a Filosofia Hermética e a Alquimia? Enfim, se Paracelso afirmou que o ser-humano-aí-no-mundo está em afinidade direta com os astros, é porque ele sabia muito bem o que estava falando.

 

 

 

 

A causa produz o efeito, o efeito remonta à causa e ambos são recíprocos.

 

A Magia Primordial não consiste em práticas supersticiosas e cerimônias vãs, mas, na imperiosa ação da Vontade do ser-humano-aí-no-mundo.

 

Os astros consistem igualmente dos elementos dos corpos terrestres, disse o intelectual polemista e influente escritor do esoterismo da Renascença Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim (Colônia, 14 de setembro de 1486 Grenoble, 18 de Fevereiro de 1535), e, por isto, as idéias se atraem reciprocamente. As influências só se exercem com o concurso do Espírito, mas, este Espírito está difundido por todo o Universo, e está em concordância plena com os Espíritos Humanos. Quem quiser adquirir poderes sobrenaturais2 deverá possuir fé, amor e esperança. Em todas as coisas há um Poder Secreto Oculto, e daí provêm os poderes miraculosos da Magia.

 

 

Habilidade Paranormal2

 

 

Proposições expressas pelo médico, lingüista, advogado, músico e fundador da Teoria do Magnetismo Animal chamada Mesmerismo Franz Anton Mesmer (23 de maio de 1734 5 de março de 1815):

Existe uma influência mútua entre os corpos celestiais, a Terra e os corpos vivos.

Um fluido, universalmente disperso e contínuo, de maneira a não admitir vácuo, cuja sutileza está aquém de toda comparação, e que, por sua própria natureza, é capaz de receber, propagar e comunicar todas as impressões de movimento, é o agente desta influência.

Esta ação recíproca está sujeita a leis mecânicas não conhecidas até a presente data.

Desta ação, resultam efeitos alternativos que podem ser considerados como um fluxo e um refluxo.

É por esta operação (a mais universal das que a Natureza nos apresenta) que as relações de atividade ocorrem entre os corpos celestiais, a Terra e as suas partes constituintes.

As propriedades da matéria e do corpo organizado dependem desta
operação.

O corpo animal experimenta os efeitos alternados deste agente; e é, insinuando-se na substância dos nervos, que ele os afeta imediatamente.

 

Em muitas ocasiões, a vontade e a fixidez do olhar do magnetizador são suficientes para produzir fenômenos magnéticos, mesmo sem o conhecimento do magnetizado.

 

Quém ousará negar que a doutrina do espaço e da atração universal do astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo, físico, matemático e cientista inglês Isaac Newton3 (Woolsthorpe-by-Colsterworth, 4 de janeiro de 1643 Kensington, 31 de março de 1727) não seja tão-só uma Teoria do Magnetismo? Newton baseou todas as suas especulações na Alma do Mundo o Grande Agente Universal e Magnético que ele chamava de Divine Densorium. Dizia Newton que se trata de um Espírito muito sutil que penetra tudo, mesmo os corpos mais duros, e que está oculto na sua substância. Pela força e pela atividade deste Espírito, os corpos se atraem uns aos outros e se mantêm juntos, quando colocados em contato. Através Dele, os corpos elétricos operam à distância mais remota, tanto quanto se estivessem próximos, atraindo-se e repelindo-se. Por este Espírito, a luz também flui e é refratada e refletida, e aquece os corpos. Todos os sentidos atuam por este Espírito e por Ele os animais movem os seus membros. Mas, estas coisas não podem ser explicadas com poucas palavras, e não temos experiência suficiente para determinar plenamente as leis pelas quais opera este Espírito Universal.

 

 

Newton retratado por Godfrey Kneller, 1689 (com 46 anos de idade)

 

 

Os secretos Registros Akáshicos são um livro que sempre está fechado àqueles que vêem e nada percebem. Por outro lado, está sempre aberto àquele que quer vê-Lo aberto. Ele guarda um registro inalterado de tudo o que foi, o que é e o que será. Os mínimos atos de nossas vidas estão impressos Nele, e mesmo os nossos pensamentos estão fotografados em Suas páginas eternas. É o Livro que vemos aberto pelo Anjo do Apocalipse...

 

É nas páginas indeléveis da Luz Astral que são estampadas as impressões de todo pensamento que pensamos e de todo ato que realizamos, e os eventos futuros efeitos de causas há muito esquecidas já estão ali delineados como uma pintura vívida, que os olhos dos videntes e dos profetas podem ver.

 

Na calma das horas noturnas, quando os nossos sentidos corporais estão tolhidos pelo sono e o nosso Corpo Físico repousa, a Forma Astral se torna livre. Ela, então, se esvai para fora de sua prisão terrena e, segundo a expressão de Paracelso, confabula com o mundo exterior, e viaja pelos mundos visíveis e invisíveis. No sono, diz Paracelso, o Corpo Astral está liberto dos seus movimentos; então, ele voa para os seus pais e conversa com as estrelas.

 

Tanto os teólogos como os leigos vivem sob a errônea impressão de que a [personalidade-]alma e o Espírito são uma e a mesma coisa. Mas, se estudarmos Platão e outros filósofos da Antigüidade, poderemos perceber perfeitamente que, enquanto a alma irracional, com que Platão designava o nosso Corpo Astral ou a representação mais etérea do nosso ser, pode ter, no melhor dos casos, apenas uma continuidade de existência mais ou menos prolongada além-túmulo, o Espírito Divino, erroneamente chamado de alma pela Igreja, é imortal por sua própria essência.

 

Todo pensamento bom ou mau atrai vibrações da mesma natureza tão irresistivelmente quanto o imã atrai as limalhas de ferro.

 

Tudo o que ocorre em a Natureza por mínimo ou insignificante que seja deixa a sua impressão indelével sobre a Natureza física, e, como não resulta daí nenhuma perturbação molecular apreciável, a única inferência possível é a que essas imagens foram produzidas por aquela força invisível e universal: o Éter ou Luz Astral.

 

O Éter Universal penetra todas as coisas em a Natureza, mesmo as mais sólidas, preservando as imagens de todas as coisas que dele transpiram.

 

Todo psicômetra é um clarividente, isto é, ele vê com o olho interior. A menos que o poder da sua vontade seja muito forte, a menos que ele tenha sido treinado plenamente para este fenômeno particular e que o seu conhecimento das capacidades da sua visão sejam profundos, as suas percepções de lugares, de pessoas e de eventos serão necessariamente muito confusas.

 

Assim como a eternidade não pode ter passado nem futuro, mas apenas presente, o espaço ilimitado, no seu sentido estritamente literal, não pode ter lugar distante nem próximo. As nossas concepções, limitadas à estrita área de nossa experiência, tendem determinar, se não um fim, pelo menos um princípio para o tempo e para o espaço, mas, na realidade, nada disto existe, pois, neste caso, se existissem, o tempo não seria eterno nem o espaço ilimitado.

 

Para examinarmos, isenta e imparcialmente, qualquer assunto, devemos ter a serenidade que a importância do exame requer.

 

As mesmas Leis Gerais que regem toda a Natureza produzem todos os fenômenos cósmicos.

 

 

Bóson de Higgs – Partícula-Deus4

 

Algumas pessoas nascem com organismos tão excepcionais, que a porta que impede toda comunicação com o mundo da Luz Astral pode ser facilmente destrancada e aberta, e as suas [personalidades-]alma podem ver aquele mundo ou mesmo passar para ele e voltar. Aqueles que se comunicam conscientemente e à vontade com o mundo da Luz Astral são chamados magos, hierofantes, videntes e adeptos.

 

A alma astral, uma vez aberta as barreiras, é tão poderosamente atraída pelo Ímã Astral Universal, que ela, às vezes, ergue consigo o seu invólucro e o mantém suspenso no ar, até que a gravidade da matéria recupere a sua supremacia e o Corpo Físico desça novamente à Terra.5

 

As Leis Cósmicas são universais e permanentes. Seja como for, por trás dessas Leis, devemos procurar a Causa Inteligente que, tendo posto estas Leis em movimento, infundiu nelas a Essência da sua própria Consciência. Quer a chamemos de Primeira Causa, Vontade Universal ou Deus, sempre implica inteligência.

 

Como o ar é necessário para a troca mútua de sons audíveis, assim também certas correntes de Luz Astral ou de Éter dirigido por uma inteligência são necessárias para a produção dos fenômenos psíquicos.

 

As profecias são pronunciadas de duas maneiras: 1ª) conscientemente, por Magos capazes de ler na Luz Astral; e 2ª) inconscientemente, por aqueles que agem sob a influencia de aquilo que se chama inspiração. A esta última classe pertencem os profetas bíblicos e os videntes extáticos modernos.

 

Existe apenas um Ímã no Universo, e Dele procede a magnetização de tudo. Este Ímã é naturalmente o que os cabalistas chamam de Sol Espiritual Central ou Deus.

 

 

Animação Simbólico-pictórica

 

 

O ser-humano-aí-no-mundo pode transmitir a sua própria vida, e, em certa medida, animar objetos inorgânicos.

 

Os sentimentos humanos são o resultado das modificações de nossa condição magnética. Raiva, ciúme, amizade, amor e ódio nada mais são do que modificações da atmosfera que se desenvolve em nós e que emana continuamente de nós.

 

O magnetismo do amor puro é a origem de todas as coisas existentes.

 

Um ser-humano-aí-no-mundo livre do estímulo e da sensualidade mundanos pode curar as doenças mais "incuráveis", e a sua visão pode se tornar lúcida e profética.

 

O Elemento que impregna o Universo enche todo o espaço, e é o próprio espaço, só que sem bordas e ilimitado.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. O espectroscópio é um instrumento semelhante ao espectrógrafo, utilizado para fazer análise espectrográfica ou observar espectros. Em um sentido restrito, os espectroscópios são equipamentos cuja finalidade é a análise do espectro eletromagnético, incluída a região visível. A importância do processo resulta da propriedade que todas as substâncias e elementos químicos possuem um espectro característico próprio, quando são aquecidos ou excitados por uma grande diferença de potencial emitindo radiação, de forma que a análise espectral permite a identificação do elemento associado ao espectro. Em Astronomia, é usado para se identificar os elementos químicos presentes nos objetos, a partir do comprimento de onda específico de cada um. É também utilizado para conhecer melhor as estrelas. Com esse equipamento, os astrônomos determinam a temperatura e a composição química dos astros celestes.

 

 

Linhas de Absorção de Alguns Elementos Químicos

Linhas de Absorção de Alguns Elementos Químicos

 

2. Não existem poderes sobrenaturais; todos os poderes são naturais. Poderes psíquicos ou habilidades paranormais não significam Desenvolvimento Espiritual. Todavia, o Desenvolvimento Espiritual Iniciático leva ao aumento/aprimoramento/aperfeiçoamento progressivo da capacidade psíquica ou paranormal. Não há exemplo melhor do que os poderes dos Irmãos da Grande Loja Negra. Basta recordarmos as barbaridades indescritíveis praticadas pelos integrantes do Terceiro Reich (oficialmente, desde 1943, Grande Reich Alemão), do qual os seus próceres eram todos Magos Negros altamente especializados em crueldades, a começar pelo kleiner führer.

 

 

Kleiner Führer

 

 

3. Entre os manuscritos de Newton, que era obcecado por textos sagrados e números cabalísticos, há um no qual ele tentou calcular o fim apocalíptico do mundo, baseado no Livro do Profeta Daniel, do Antigo Testamento, e chegou à mirabolante e fantástica conclusão de que ele acontecerá no ano 2.060 (800 d.C., ano da coroação de Carlos Magno + 1.260 = 2.060, quando eu, que estou com 72 anos, se estiver vivo, estarei com 114 anos, e completamente gagá e brochildo da silva). Quem sabe, foi por isto que Pierre Plantard de Saint-Clair, nascido Pierre Athanase Marie Plantard, (18 de março de 1.920 – 3 de fevereiro de 2.000) meteu Newton, junto com Leonardo da Vinci e Victor Hugo, entre outros, na lista dos grão-mestres do seu extravagante Priorado de Sião (uma sociedade secreta fundada em Jerusalém no ano de 1.099 relacionada, entre outras coisas, com a descendência humana de Jesus). Seja como for, cuidadoso, Newton escreveu que não era possível ter 100% de certeza a esse respeito. Poderá acontecer mais tarde, mas, não vejo motivo para que aconteça mais cedo, deixou escrito Newton. Este tipo de coisa só demonstra que nem mesmo os mais afamados cientistas estão livres de delírios escalafobéticos. Quanto a isto, eu pergunto: como poderá ter fim o que não teve começo? Bem, a única coisa de interessante nesse tal de 2.060 é que a sua redução teosófica gera o número 8 (2 + 0 + 6 + 0). O Valor Secreto de 8 é 36, e o Valor Secreto de 36 é 666. Especulando, vai ver que, no fundo, foi por isso que Newton mirabolizou que o mundo irá para a cacuia em 2.060! Enfim, o que acontece, sistematicamente, são destruições parciais necessárias em todo o Universo, que geram reconstruções também parciais, pois, só pela destruição (e, por isto, ela é necessária) algo poderá surgir mais harmônico, mais concertado e mais perfeito. Lembre que a crisálida se transforma em borboleta, porém, esta nunca se transforma novamente, de maneira regressiva, em uma larva. É por isto (então e também) que morremos e renascemos, se admitirmos que a cada renascimento nos tornamos melhores, ainda que alguns fiquem na mesma e outros até piorem.

4. Bóson de Higgs é uma partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de Partículas (Teoria que descreve as forças fundamentais forte, fraca e eletromagnética, bem como as partículas fundamentais que constituem toda a matéria), teoricamente surgida logo após ao Big Bang, de escala maciça hipotética predita para validar o Modelo Padrão atual de partículas e provisoriamente confirmada em 14 de março de 2013. Representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares. Todas as partículas conhecidas e previstas são divididas em duas classes: férmions (partículas com spin da metade de um número ímpar) e Bósons (partículas com spin inteiro). A compreensão dos fenômenos físicos, que faz com que certas partículas elementares possuam massa e que haja diferença entre as forças eletromagnética (cuja interação é realizada pelos fótons) e a força fraca (cuja interação é feita pelos Bósons W e Z), são críticas em muitos aspectos da estrutura da matéria microscópica e macroscópica. Assim, se, de fato, existir, o Bóson de Higgs, terá um efeito enorme na compreensão do mundo em torno de nós. O Bóson de Higgs foi predito, inicialmente, em 1964 pelo físico britânico Peter Ware Higgs (Newcastle upon Tyne, 29 de maio de 1929), trabalhando as idéias de Philip Anderson. Entretanto, desde então, não houve condições tecnológicas de buscar a possível existência do Bóson, até o funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC) em meados de 2008. A faixa energética de procura do Bóson foi se estreitando e, em dezembro de 2011, limites energéticos se encontram entre as faixas de 116-130 GeV, segundo a equipe ATLAS, e entre 115 e 127 GeV de acordo com o CMS. Em 4 de julho de 2012, foi anunciado que uma partícula desconhecida e com massa entre 125 e 127 GeV/c2 foi detectada, e os físicos, na época, suspeitaram que se tratava do Bóson de Higgs. Em março de 2013, provou-se que a partícula se comportava, interagia e decaía de acordo com as várias formas preditas pelo Modelo Padrão, além de, provisoriamente, se provar que ela possuía paridade positiva e spin nulo, dois atributos fundamentais de um Bóson de Higgs, indicando fortemente a existência da partícula. Bem, se ou quando, definitivamente, se comprovar a existência do Bóson de Higgs, talvez, com humildade, os cientistas reconheçam a Sabedoria Iniciática do filósofo pré-socrático (mas, contemporâneo de Sócrates) Demócrito de Abdera (cerca de 460 a.C. – 370 a.C.), discípulo e, depois, sucessor de Leucipo de Mileto (primeira metade do século V a.C. – século V a.C.), o maior expoente da teoria atômica ou do atomismo, que afirmou que tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos [em grego, ]. Ora, se Demócrito tivesse dito que tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados Bóson de Higgs, teria ganho o Prêmio Nobel.

5. Dê uma conferida: https://www.youtube.com/watch?v=BShBXdlStWU.

 

Música de fundo:

The Spheres
Interpretação: Stetson University Concert Choir

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=52J1RIINUYM

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%
B3son_de_Higgs#Partícula_de_Deus

http://derchelonianmobile.blogspot.com/

http://g1.globo.com/Noticias/
Ciencia/0,,MUL54381-5603-672,00.html

https://www.tumblr.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

https://www.turbosquid.com/

http://www.fantasiasdoo.com.br/

https://br.freepik.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectrosc%C3%B3pio

https://gifer.com/en/4laQ

http://www.astronoo.com/fr/index.html

http://www.artefolk.com.br/livros/isis-sem-veu1.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.