ÍSIS SEM VÉU
(Parte 1)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este texto é a 1ª parte de um resumo, em forma de fragmentos (às vezes, comentados, às vezes, seguidos de uma animação explicativa) de um estudo que fiz da obra Isis Unveiled: A Master-Key to the Mysteries of Ancient and Modern Science and Theology (em português, Ísis sem Véu: Uma Chave-Mestra para os Mistérios da Antiga e Moderna Ciência e Teologia) publicado em 1877. É um livro de filosofia esotérica, e é a primeira grande obra de Helena Petrovna Blavatsky – um texto-chave no movimento teosófico e um marco na história do esoterismo ocidental. Como este será um trabalho muito extenso, para não ficar cansativo para o leitor, cada parte conterá apenas 30 fragmentos.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

Os filósofos herméticos de todos os tempos têm sustentado a convicção, baseada, como alegam, em setenta mil anos de experiência, que: 1º) a matéria, devido ao pecado, se torna, como o passar do tempo, mais grosseira e mais densa do que era quando da primitiva formação do homem; 2º) no princípio, o corpo humano era de natureza semi-aérea; e 3º) antes da queda, a Humanidade se comunicava livremente com os Universos Invisíveis.

 

 

 

 

As mais antigas tradições esotéricas ensinam que, antes do Adão Místico, muitas raças de seres humanos viveram e morreram, cada uma dando, por sua vez, lugar a outra.

 

 

Esta animação é meramente simbólica.

 

De acordo com Filon, o Judeu,1 o ar está repleto de uma hoste de espíritos invisíveis, alguns dos quais são livres do mal e imortais e outros são perniciosos e mortais.

 

Platão, no Fedro, descreve o estado anterior do homem, e aquele ao qual ele haverá de retornar: antes e depois da perda das asas, quando ele vivia entre os Deuses, e ele próprio era um Deus no mundo aéreo. Desde a mais remota Antigüidade, as filosofias religiosas ensinavam que todo o Universo estava repleto de Seres Divinos e Espirituais de diversas raças. De uma delas, no correr do tempo, proveio Adão, o homem primitivo.

 

Os filósofos da Antigüidade dividiam os intermináveis períodos da existência humana sobre este Planeta em ciclos (que não abrangem toda a Humanidade em um único e mesmo tempo), durante um dos quais os seres-humanos-aí-no-mundo atingiram o ponto culminante da mais alta civilização e, gradualmente, caíram no mais abjeto barbarismo.

 

 

Espiral Evolutiva-Involutiva
(Não é bem assim, mas, é ± assim.)

 

 

Qualquer cabalista que esteja a par do Sistema Pitagórico dos números e da Geometria pode demonstrar que as idéias metafísicas de Platão se basearam em princípios estritamente matemáticos.

 

 

Ontologia Triádica de Platão
Os números governam o mundo.
(Platão).

 

 

A Geometria, a única dentre todas as ciências a proceder dos universais para os particulares, foi precisamente o método empregado por Platão (ardente Discípulo de Pitágoras) em sua Filosofia.

 

A Teoria Cosmológica dos Números, que Pitágoras (o Filósofo Puro, versado profundamente nos maiores fenômenos da Natureza, nobre herdeiro das Tradições Antigas) aprendeu com os Hierofante Egípcios, é a única capaz de reconciliar as duas unidades, Matéria e Espírito, e de fazer com que uma demonstre matematicamente a outra.

 

 

Teorema de Pitágoras

 

 

As ordens inferiores, antes de se transformarem nas Ordens Superiores, devem emanar das Ordens Espirituais Superiores, e, ao chegarem ao ponto de retorno, devem se reabsorver novamente no Ilimitado. Tudo, no Universo, está sujeito à evolução cíclica.

 

 

 

 

Há uma perfeita a identidade entre os Sistemas Pitagórico e Bramânico. Em ambos, a significação esotérica deriva do número: no primeiro, da relação mística de cada número com tudo que é inteligível para a mente do ser-humano-aí-no-mundo; no segundo, do número de sílabas com que cada verso dos Mantras é formado. Por exemplo, o Número Quatro era tido como Sagrado pelos pitagóricos. É o problema da justiça moral e da eqüidade divina geometricamente expressas. Todos os poderes e todas as grandes harmonias das Naturezas Física e Espiritual repousam no Quadrado Perfeito, e o Nome Inefável de Aquele que, de outro modo, permaneceria indizível, era substituído pelo Sagrado Número 4 a Tetraktys.

 

 

OM MANI PADME HUM

 

 

Tetraktys

Tetraktys

 

 

Quadrado Mágico do Sol

Quadrado Mágico do Sol (Matriz 6 x 6)2

 

 

Platão sustentava que o Dodecaedro foi a figura geométrica empregada pelo Demiurgo ou Artífice o Supremo Poder para edificar o Universo.

 

 

Dodecaedro3

 

 

O Homem Astral, por mais intangível e invisível que possa ser aos nossos sentidos mortais e terrestres, é ainda constituído de matéria, embora sublimada.

 

Taciano4, o Assírio, declarava que o homem é tão imortal quanto o próprio Deus.

 

Para Platão e seus discípulos, os tipos inferiores são simplesmente as imagens concretas dos Tipos Abstratos Superiores.

 

 

 

 

A [personalidade-] alma, que é imortal, tem uma origem aritmética; já o corpo tem uma origem geométrica.

 

Ao longo do tempo, os Sagrados Mistérios se degeneraram ao extremo em meras especulações sacerdotais e fraudes religiosas. [E o que é muitíssimo pior: as pessoas acreditam, matam e morrem por essas especulações e essas fraudes!)

 

 

Stonehenge

 

 

Impingiram, e eu concordei.
E murei por uma especulação.

Predicaram, e eu acreditei.
E feri por uma adulteração.

Alardearam, e eu abracei.
E assassinei por um ludíbrio.
Anunciaram, e eu perfilhei.
E pifei por um desequilíbrio.

Hoje, amargamente, deploro;
todavia, deplorar não adianta.
Agora, desesperadamente, choro;
mas, chorar também não adianta.

Enfim, uma coisa eu sei:
quem defraudou sofrerá muito.
Entretanto, uma coisa não sei:
o tamanho do curto-circuito!

 

Para as pessoas comuns, é impossível conceber a onipotência e a onipresença de um Deus Supremo sem dotar tais atributos de uma gigantesca projeção de sua própria personalidade.

 

Estúpido, eu sempre admiti
que Deus fosse benevolente.
Abestalhado, eu sempre admiti
que Deus fosse indulgente.

Ignorante, eu sempre admiti
que Deus fosse perdoador.
Apoucado, eu sempre admiti
que Deus fosse castigador.

Bestalhão, eu sempre admiti
que Deus ficasse fortunoso.
Capadócio, eu sempre admiti
que Deus ficasse malditoso.

Mané-jacá, eu sempre admiti
que Deus quisesse tributo.
Paspalhão, eu sempre admiti
que Deus morasse no cocuruto.

Medieval, eu sempre admiti
que Deus arrebataria os dignos.
Preconceituoso, eu sempre admiti
que Deus infernaria os indignos.

Inexperiente, eu sempre admiti
uma cordilheira de besteiras.
Incompetente, no fim, escureci
atolado em zilhões de asneiras.

 

 


 

Os Dogmas Secretos de Hermes, bem compreendidos, abrem alguns dos Segredos mais importantes da Natureza.

 

Apesar do seu aparente politeísmo, os antigos pelo menos os das classes esclarecidas eram totalmente monoteístas, e isto, séculos e séculos antes dos dias de Moisés.

 

Na Antigüidade, a Magia era considerada uma Ciência Divina que permitia a participação nos atributos da própria Divindade. Ela desvenda as operações da Natureza, disse Fílon, o Judeu, e conduz à contemplação dos Poderes Celestiais.

 

A Magia surgiu no mundo com as primeiras raças de seres-humanos-aí-no-mundo.

 

A mudança periódica e cíclica do clima em nosso Planeta é necessariamente acompanhada por cataclismos, tremores de terra e outras convulsões cósmicas.

 

Eu pensei que era o fim,
mas, era só um recomeço.
Ora, como poderá ter fim
o que nunca teve começo?

Construção —› Destruição,
é a Lei Eterna da Natureza.
Destruição
—› Reconstrução,
sempre ampliando a Beleza!

 

Sempre, ciclos menores atravessam ciclos maiores.

 

 

 

 

A revolução do mundo físico, segundo a Antiga Doutrina, é acompanhada de uma revolução análoga no mundo do intelecto, uma vez que tanto o Mundo Espiritual como o Mundo Físico caminham por ciclos.

 

Os grandes reinos e impérios do mundo, depois de atingirem o ponto culminante de suas grandezas e glórias, declinam, de acordo com a mesma Lei que os faz acender, até que, ao atingir o ponto mais baixo, a Humanidade se reafirma e sobe novamente, e a altura de seu esforço, devido a essa Lei de Progresso Ascendente por Ciclos, é um pouco mais elevada do que o ponto ao qual ela tinha antes descido.

 

Não existe uma única personalidade proeminente nos anais da História sagrada ou profana cujo protótipo não se possa encontrar nas tradições, metade fictícias, metade reais, das religiões e das mitologias de outrora. É pois, sem dúvida, apenas à Antigüidade que devemos nos dirigir para conhecer a origem de todas as coisas.

 

A natureza humana é como a Natureza Universal em seu horror ao [inexistente] vácuo.

 

A Teologia Católica é dogmática e indemonstrável.

 

Os antigos escritores místicos eram obrigados a jamais divulgar os segredos solenes do Santuário.

 

É um insulto à natureza humana difamar a Magia e as Ciências Ocultas e tratá-las como se fossem imposturas. Acreditar que, durante milhares de anos, a metade do gênero humano praticou o embuste e a fraude contra a outra metade equivale a dizer que a raça humana é composta quase exclusivamente de malfeitores e de idiotas incuráveis, o que, evidentemente, não é verdade. O fato é que a Magia é tão antiga quanto a Humanidade.

 

 

Impostura é a vozeria
que afirma sem saber.
Mas, toda essa gritaria
evaporará no vir-a-ser.

A loucura materialista
haverá de chegar ao fim,
e toda irreflexão coisista
se empalidecerá, enfim.

O ser humano não sabe,
entretanto, ele é um Deus.
Mas, amanhã, Liberdade,
para todos os viventes eus!

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

 

 

 

Notas:

1. Fílon de Alexandria foi um filósofo judeo-helenista (20 a.C. – cerca de 50 d.C.) que viveu durante o período do Helenismo (período da História da Grécia e de parte do Oriente Médio compreendido entre a morte de Alexandre o Grande, em 323 a.C., e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 146 a.C.).

2. Calculando o Número Planetário da Matriz do Quadrado Mágico do Sol, temos:

S = (6 + 6³) ÷ 2 = (6 + 216) ÷ 2 = 222 ÷ 2 = 111.

Se dividirmos 111 por 3, encontraremos 37, número que simboliza cada uma das três fases principais na vida de um ser-humano-aí-no-mundo. Já se somarmos todos os elementos da Matriz, encontraremos 666. 666 pode estar associado às trevas (déspotas e seus magos) ou à Sabedoria (ShOPhIa). No Terceiro Livro dos Reis, X, 14, está escrito: E o peso de ouro que era levado a Salomão todos os anos era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro. O que isto significa? Significa que cada ser humano tem, potencialmente, esse peso de ouro. Ao ser utilizado em coordenação com a LLUZ, expressa o Ouro de Salomão. Só há uma Lei; a escolha é nossa como Ela será utilizada.

 

 

3. Observe que 12 1 + 2 = 3. O Ternário anda sempre metido em tudo!

4. Taciano, o Assírio (120 – 172) foi um escritor do Cristianismo primitivo, um gnóstico e um teólogo do século II. O trabalho mais influente de Taciano foi o Diatessarão, uma paráfrase bíblica ou harmonia dos quatro Evangelhos, que se tornou o texto padrão nas igrejas siríacas até o século V, quando perdeu o lugar para os Evangelhos da Peshitta (versão padrão da Bíblia para as igrejas da tradição siríaca).

 

 

Taciano

Taciano

 

Música de fundo:

The Spheres
Interpretação: Stetson University Concert Choir

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=52J1RIINUYM

 

Páginas da Internet consultadas:

https://sgwmscog.com/

http://3d-animated-gif.blogspot.com/

https://pt.depositphotos.com/

https://twitter.com/tatianassyrian

https://pt.wikipedia.org/wiki/Taciano

http://lodownmagazine.com/pulse/tetraktys

https://giphy.com/

https://ebrael.wordpress.com/2009/06/23/
porque-jesus-nao-se-tornou-rei-dos-judeus/

http://leunocupas.ml/

https://br.pinterest.com/pin/310959549249058339/

http://transhumantraditionalism.blogspot.com/

http://clipart-library.com/

https://www.reddit.com/

https://www.vecteezy.com/

http://www.artefolk.com.br/livros/isis-sem-veu1.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.