COMEÇO E FIM

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Pensamentos de Isaac Luria

 

 

 

Isaac Luria

Isaac Luria

 

 

 

Mantenha em mente que, antes que as emanações fossem propagadas e as criaturas criadas, uma LLuz Superior, pura, preenchia toda existência.1

 

A KaBaLa, quando aplicada aos estados de consciência, conduz a poderes extraordinários.

 

É imperativo evitar toda fascinação com práticas mágicas ambíguas através da adesão à busca desinteressada de Sabedoria Espiritual.

 

 

 

 

A existência manifesta teve seu primeiro início etéreo na contração ('zimzum').

 

O círculo é a forma natural da Energia Divina, e a linha é a atividade voluntária que procura criar um todo unificado.

 

A tarefa de cada ser-no-mundo é a Restauração Interna ('Tikun').

 

 

 

 

MaLKhUTh Reino Astral Ilusão.

 

613 Mandamentos Vida Pura.

 

613 Número Pitagórico da Completude e Perfeição Cósmicas.

 

É impossível cumprir todos os Mandamentos em uma vida comum. Assim, todos os seres humanos são envolvidos na 'gilgul' (reencarnação), na qual cada alma progride para a 'tikun' interna (restauração) através do aperfeiçoamento gradual, e as 'gilgulim' (reencarnações), tomadas em seu conjunto, trabalham para a restauração do Cosmos.

 

Efetividade (Eficiência + Eficácia) da Prece Intenção Mística Purificação Contínua Unidade Cósmica.

 

A meditação baseada na autopurificação ética é uma força poderosa para o bem universal.

 

As [personalidades-]almas muito avançadas em encarnações que foram cheias de justiça desfrutarão de experiências nos mais Altos Sephirah, de modo que não reencarnarão como indivíduos, mas, antes, Illuminarão aqueles que reencarnam.

 

Todas as coisas estão inter-relacionadas.

 

Todas as [personalidades-]almas provêm de uma única Alma Universal, de forma que cada homem contém em si uma parcela de outro e tem projetado no outro uma parcela de si. Ao se redimir, o homem redime também sua parcela no outro, e vice-versa.

 

Da LLuz circular sem-fim foi extraída uma linha, desde cima até embaixo. E Ela, gradualmente, desceu através da evolução para aquele poço ou vácuo... E naquele vácuo emanou, criou, formou e fez os mundos coletivos.

 

Com Tua compaixão multiforme, unifica meu Coração e o Coração de todo o Teu povo, para que amem e venerem o Teu Nome. E Illumina nossos olhos na Luz de Tua 'Torah', pois em Ti está a fonte da vida: em Tua LLuz nós veremos a LLuz.

 



 

 

 

_____

Nota:

1. De duas uma: ou esta interpretação KaBaLística está equivocada ou é meramente alegórico-simbólica, pois, a LLuz Superior, a que alude o Místico Luria – Sempiterna e Incriada – sempre existiu, nunca aumentou nem poderá diminuir, e nunca criou absolutamente nada, porque para que alguma coisa possa passar a existir como coisa existente per se deverá derivar de outra(s) coisa(s) existente(s), em conformidade e em concordância com a Lei do Triângulo, já que nunca houve, não há, nem poderá haver nada de novo (como uma criação a partir do nada ou da inexistência) no Universo. Lamentável e claudicantemente, é a idéia teológico-fideísta multimilenária de um deus onipotente que cria a partir do nada e que faz o que quer, que até hoje tem afastado os seres-no-mundo da possibilidade de darem um salto efetivo e libertador de qualidade, por assim dizer, e, pela compreensão, passarem a separar os insetos coleópteros pentâmeros pertencentes à família Bruchidæ do Phaseolus vulgaris, tão apreciado no Brasil.

 

Lei do Triângulo

 

Por outro lado, da mesma forma que, cyclica et in sempiterna sæcula, emanações (se) manvantarizam (31.104 x 1010 anos), cyclica et in sempiterna sæcula, elas (se) pralayarizam (31.104 x 1010 anos). Então, não houve, não há e jamais poderá haver nem antes nem depois de que as emanações fossem propagadas, como pensou o Místico Luria. Antes e depois são estados relativos. Se são estados relativos, são relativos à alguma coisa. E esta alguma coisa é o inexistente tempo na Unidade Permanente do Eterno Um. Logo, antes e depois são ilusões temporais que só têm cabimento no plano objetivo, porque nele, o plano objetivo, o antes e o depois existem, sim, mas, tão-só relativamente ao tempo que imaginamos existir... que não é Tempo. Deste modo, os 31.104 x 1010 anos de duração tanto de um mahamânvântâra (período de atividade do cosmo) quanto de um mahaprâlâya (período de inatividade do cosmo) são relativos ao tempo objetivo (que não é Tempo), pois, o Tempo Cósmico inexiste, pois, se existisse, teria um começo e, provavelmente, teria um fim, o que, em termos de uma Metafísica avançada, é impossível. Do nada, nada; ao nada, nada. Esta última argumentação é, na verdade, uma tolice, pois, como o nada poderá servir de base a qualquer disquisição mística, metafísica ou filosófica? Bem, tudo o que foi dito acima se resume na simples animação abaixo (acelerada zil vezes), porque o Universo é simples; nós é que, com a nossa sesquipedalis ignorantia, complicamos e enrolamos as coisas, e, pelo mesmo motivo, acreditamos em historinhas da carochinha.

 

Ciclicidade Setenário-Dual

 

 

Observação:

Isaac Halevi Luria (Jerusalém, 1534 – Safed, 1572) – o Sagrado Ha-Ari – foi um conhecido estudioso e místico judeu – um Instrutor da Humanidade e fundador de uma das ramificações mais importantes da KaBaLa. É considerado por muitos o maior KaBaLista de todos os tempos.

 

 

 

 

Estamos no outro,
e o outro em nós!

 

 

 

e o fim está ligado ao início.

Início que jamais teve início,

e fim que nunca terá um fim.

 

Todos nós estamos no outro,

e o outro está em todos nós.

Todos somos um com o outro,

e o outro é um com todos nós.

 

Toda separatividade é ilusão

que impede o nosso Coração

de poder ser... E de vir-a-ser!

 

As oposições de interesses

são malevolentes e refeces,

e tão-só engordam o não-ser!

 

 

 

Ser ou não ser, eis a questão...
Dormir... Sonhar... Talvez...
Eis onde surge o obstáculo...
1

 

 

 

_____

Nota:

1. Na imaginação popular, esta fala (editada) é pronunciada por Hamlet segurando a caveira de Yorick (bobo da corte falecido), embora as duas ações aconteçam em momentos distintos. (Hamlet é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601).

 

 

Exumação do Crânio de Yorick

Cena da Exumação do Crânio de Yorick,
Segundo Eugène Delacroix (1798 – 1863)

 

 

Música de fundo:

Les Misérables (Medley)
Composição: Claude-Michel Schönberg

Fonte:

http://www.4shared.com/mp3/
UrpySCEf/Les_Mis_Medley.html


Páginas da Internet consultadas:

http://www.funzug.com/index.php/unusual-things/
illusions-of-expansion-and-contraction.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamlet

http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-dia
-mundial-dia-internacional-para-colorir_3.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Yorick

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Ser_ou_n%C3%A3o_ser

http://www.nanihumor.com/
2010/10/poco-de-cultura.html

http://adamcoster.com/2011/07/11/cloning
-trick-ligation-of-multiple-inserts/

http://www.realbiblecodes.com/blog/
judaism-and-kabbalah/the-kabbalist-isaac-luria/

http://memgimel.blogspot.com.br/2006/11/isaac-luria.html

http://eduardopensamentos.blogspot.com.br/

http://www.teosofia.levir.com.br/inst-036.php

http://www.artigonal.com/meditacao-artigos/
a-arvore-da-vida-de-isaac-luria-5141379.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Luria

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.