ISAAC ASIMOV
(Reflexões)

 

 

 

Isaac Asimov

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Paciência! Este é mais um daqueles estudos incompletíssimos. O homem: Isaac Asimov. Obras editadas: mais de quinhentas! E aproximadamente 90.000 cartas ou postais! Ora, nem o super-rato Possante seria capaz de ler tudo o que Asimov escreveu. Nem que ele, apesar de não ser gato, tivesse sete vidas! Bem, não esqueça que, tipicamente, os gatos vivem de 15 a 20 anos. E dormem pra chuchu! Já quanto aos ratos, não sei nada.

 

 

 

Possante

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

Isaac Asimov, nascido Eyzik Yudovitš Asimov, Petrovichi, 2 de janeiro de 1920 – Nova Iorque, 6 de abril de 1992, foi um escritor e bioquímico estadunidense, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e de divulgação científica.

 

A obra mais famosa de Asimov é a série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico, e que logo combinou com sua outra grande série dos Robots. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes, aproximadamente 90.000 cartas ou postais, e tem obras em cada categoria importante do Sistema de Classificação Bibliográfica de Dewey, exceto em Filosofia.

 

Asimov foi reconhecido como mestre do gênero da ficção científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado em vida como um dos Três Grandes escritores da ficção científica.

 

Em 1981, um asteróide recebeu seu nome em sua homenagem – o 5020 Asimov. E o robô humanóide ASIMO, da Honda, cujo nome do robô significa, em inglês, Advanced Step in Innovative Mobility, também pode ser considerado uma homenagem a Asimov.

 

Asimov morreu em 6 de abril de 1992, em Nova Iorque. Foi cremado e suas cinzas foram espalhadas. Dez anos depois da sua morte, a edição da autobiografia de Asimov, It's Been a Good Life, revelou que sua morte foi causada por AIDS. Ele contraiu o vírus HIV através de uma transfusão de sangue recebida durante uma operação de bypass, em dezembro de 1983. A causa específica da morte foi falha cardíaca e disfunção renal, ambas decorrentes de complicações em virtude da infecção com o vírus da AIDS. E eu pensava que estas coisas só acontecessem em países do Terceiro e Quarto Mundos!

 

 

 

Reflexões Asimovianas

 

 

 

Três Leis da Robótica (leis que dirigem o comportamento dos robôs): 1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal; 2ª Lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe forem dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei; e 3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e/ou a Segunda Lei.

 

Lei Zero da Robótica: Um robô não pode fazer mal à Humanidade e nem por inação permitir que ela sofra algum mal.1

 

 

Um robô não pode ferir um ser humano...

 

Apenas uma guerra é permitida à espécie humana: a guerra contra a extinção.

 

Examinem alguns fragmentos de pseudociência e encontrarão um manto de proteção, um polegar para chupar, algo a que se agarrar. E o que nós oferecemos em troca? A incerteza, a insegurança!

 

O preço da liberdade é a indiferença – e não deixe ninguém lhe dizer o contrário. O Universo é um lugar extremamente indiferente.

 

A liberdade não tem preço. A mera possibilidade de obtê-la já vale a pena.

 

Nunca deixe o seu sentido moral o impedir de fazer o que está certo.

 

Os criacionistas fazem com que uma teoria pareça uma coisa que se inventou depois de se beber a noite inteira.

 

Não há crença, por mais louca que seja, que não junte os seus fiéis seguidores que hão de defendê-la até á morte.

 

Na vida, ao contrário do xadrez, o jogo continua depois do xeque-mate.

 

 

Não é tanto por eu estar confiante que os cientistas têm razão; mas mais por estar confiante que os não-cientistas estão errados.

 

Se o conhecimento traz problemas, não é a ignorância que os resolverá.

 

Onde todas as respostas são possíveis, nenhuma resposta tem significado.

 

Não acredito em vida após a morte. Por isto, não preciso passar toda minha vida temendo o inferno ou temendo o céu mais ainda. Quaisquer que sejam as torturas do inferno, penso que a chatice do céu seria ainda pior.

 

A vida é agradável. A morte é pacífica. A transição entre uma e outra é que é perturbadora.

 

Eu não temo os computadores; temo a ausência deles.

 

Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida.

 

Todas as religiões são a verdade sagrada para quem tem fé, mas não passam de fantasia para os fiéis das outras religiões.

 

A vida é uma viagem, mas não se aflijam: no fim, há lugar para estacionar.

 

A expressão mais empolgante de ouvir em ciência – a que prenuncia novas descobertas não é 'Eureka!',2 mas, sim, 'Isto é engraçado'.

 

O aspecto mais triste da vida é que a ciência ganha conhecimentos mais depressa do que a sociedade ganha juízo.

 

Essa gente que pensa que sabe tudo é uma grande maçada para nós que sabemos.

 

Estão a aparecer toda a espécie de erros de computador. Haveriam de ficar admirados se soubessem a quantidade de médicos que dizem que estão a tratar de homens grávidos.

 

Haverá uma tendência para centralizar informações, de modo que uma requisição de determinados itens pode usufruir os recursos de todas as bibliotecas de uma região ou de uma nação, e, quem sabe, do mundo. Finalmente, haverá o equivalente de uma Biblioteca Computada Global, na qual todo o conhecimento da Humanidade será armazenado e de onde qualquer item deste total poderá ser retirado por requisição.

 

Certamente, cada vez mais pessoas seguiriam este caminho fácil e natural de satisfazer suas curiosidades e necessidades de saber. E cada pessoa, à medida que fosse educada segundo seus próprios interesses, poderia, então, começar a fazer suas contribuições. Aquele que tivesse um novo pensamento ou fizesse uma observação de qualquer tipo em qualquer campo poderia apresentá-los, e se ele ainda não constasse na biblioteca, seria mantido à espera de confirmação e, possivelmente, acabaria sendo incorporado. Cada pessoa seria, simultaneamente, um professor e um aprendiz.3

 

Um cientista é um homem tão frágil e humano como qualquer outro. Contudo, a busca científica poderá enobrecê-lo, inclusivamente contra a sua vontade.

 

Um subtil pensamento errôneo poderá dar lugar a uma indagação frutífera que acabará revelando verdades de grande valor.

 

A violência é o último refúgio do incompetente.

 

 

 

 

Os escritores de ficção científica prevêem o inevitável e, ainda que os problemas e as catástrofes possam ser evitáveis, não há soluções.

 

Quem tiver talento, na medida que lhe corresponda, obterá êxito. Contudo, apenas se persistir naquilo que faz.

 

Espera mil anos e verás que até o lixo deixado por uma civilização extinta será precioso.

 

Os fundamentalistas negam que a evolução aconteceu. Eles negam que a Terra e o Universo como um todo não têm mais do que alguns milhares de anos, e assim por diante. Existem amplas evidências científicas que os fundamentalistas estão errados nestes assuntos, e que as suas noções de cosmogonia possuem tanta base em fatos quanto a Fada do Dente4 possui.

 

Eu não temo morrer e ir para o inferno ou (o que seria consideravelmente pior) ir para a versão popularizada do paraíso. Eu espero que a morte seja um nada e, por me remover todos os medos possíveis da morte, eu sou muito agradecido ao Ateísmo.

 

A sorte só favorece a mente preparada.

 

Não é necessário fazer o bem. Apenas trate de não fazer o mal.5

 

Em primeiro lugar, acabemos com Sócrates, porque já estou farto desta teoria de que não saber nada é um sinal de sabedoria.6

 

Parte da inumanidade do computador é devida a que, competentemente programado e trabalhando bem, ele é completamente honesto.

 

Eu não tenho a evidência para provar que Deus não existe, mas eu suspeito tanto que Ele não existe, que eu não quero perder o meu tempo.

 

Por que os registros da administração de Herodes contêm tantos detalhes sem importância mas nem mencionam a ordem para matar todos os meninos com menos de dois anos?

 

Não há crença, por mais louca que seja, que não junte os seus fiéis seguidores que hão de defendê-la até à morte.

 

Mudança, mudança contínua, mudança inevitável. Nenhuma decisão sensata pode ser tomada sem que se leve em conta o mundo; não apenas como ele é, mas como ele virá a ser.

 

Se o meu médico me dissesse que eu teria apenas seis minutos para viver, eu não ficaria remoendo. Eu digitaria um pouco mais rápido.

 

Negar um fato é a coisa mais fácil no mundo. Muitas pessoas o fazem; mas um fato continua sendo um fato.

 

Nada perturba a minha concentração. Você poderia fazer uma orgia em meu escritório e eu não olharia. Bem, talvez uma vez.

 

A ciência é construída com base em aproximações sucessivas, que gradualmente se aproximam da verdade.

 

É preciso uma grande habilidade para criar algo que pareça ser desprovido de arte.

 

Histórias a respeito de moralidade não devem ser tomadas literalmente.

 

 

 

 

Os homens que se acostumam a se preocupar com as necessidades de algumas máquinas se tornam insensíveis às necessidades dos homens.

 

Quanto mais próxima a verdade, melhor será a mentira; e a mesma verdade, quando pode ser utilizada, é a melhor mentira.

 

As regras estabelecidas com razão e com justiça podem deixar de ser úteis ao mudarem as circunstâncias; porém, ao permitir que continuem em vigor, por força da inércia, então, é não apenas justo, mas também útil, quebrantar aquelas que nos anunciam o fato que são inúteis ou mesmo realmente prejudiciais.

 

Escrever, para mim, é só pensar com os meus dedos.

 

Acredito que só os cientistas podem entender o Universo.

 

Acredito firmemente que o autodidatismo é o único tipo de educação que existe.

 

Rezar para o Sol ou rezar para Deus resulta na mesma proporção de pedidos atendidos.

 

Render-se à ignorância e chamá-la de Deus sempre foi prematuro. E continua prematuro até hoje.

 

Um homem nunca deve pensar nem dizer que não é bom o suficiente.

 

Registros de John Dalton [1766 – 1844], cuidadosamente preservados durante um século, foram destruídas durante os bombardeios de Manchester durante a Segunda Guerra Mundial. Não são só os vivos que são mortos nas guerras!

 

 

Nas três posições,
observe o átomo 5.

 

 

Observei que os escritores se dividem em dois grupos: 1º) aqueles que sangram copiosa e visivelmente a qualquer crítica negativa; e 2º) aqueles que sangram copiosa e secretamente a qualquer crítica negativa. (Grifos meus).

 

O futuro é importante demais para ser perdido sob o peso da loucura juvenil e da superstição ignorante.

 

Eu não acredito na imortalidade.

 

Eu escrevo pela mesma razão que eu respiro; se não o fizesse, eu morreria.

 

O núcleo da ficção científica, a sua essência, se tornou crucial para a nossa salvação, se quisermos ser salvos.

 

Vale a pena ser óbvio, especialmente se você tem uma reputação de ser sutil.

 

É preciso muito mais do que apenas capital para impulsionar um negócio. Você tem que ter o grau IDI para poder sobreviver, isto é: Informação, Dinâmica e Iniciativa.

 

O verdadeiro prazer está em descobrir, não no conhecimento.

 

Os temores de uma catástrofe universal vêm diminuindo no mundo inteiro.7

 

A ciência é uma única luz. Quando ela ilumina um lugar, ilumina todos os lugares.

 

 

 

 

Para insultar alguém, nós o chamamos de 'bestial'. Para a crueldade deliberada contra a Natureza, 'humano' poderia ser o maior insulto.

 

Quando eu li que os fundos das bibliotecas têm sido sistematicamente cortados, só posso pensar que a sociedade americana encontrou mais uma maneira de destruir a si mesma.

 

As crianças podem ser introduzidas à ciência bem ou mal. Se mal, elas acabarão se afastando, pois podem desenvolver uma antipatia ao longo da vida, e vão estar em uma condição muito pior do que se nunca tivessem sido introduzidas à ciência.

 

Você deve manter o hábito de publicar, e nunca deve deixar um manuscrito mofando em uma gaveta.

 

Se eu estiver certo, os fundamentalistas religiosos não vão para o céu, porque não há céu. Se eles estiverem certos, então, eles não vão para o Céu, porque eles são hipócritas.

 

Se eu não fosse ateu, eu acreditaria que Deus salvaria as pessoas com base na totalidade de suas vidas, e não no padrão de suas palavras. Acho que Ele preferiria um ateu honesto e justo do que um pregador de TV, que repete, repete e repete Deus, Deus, Deus, mas que cada ato é sujo, sujo, sujo.

 

Tem sido minha filosofia de vida que as dificuldades desaparecem quando nós a enfrentamos corajosamente.

 

Deus é uma invenção conveniente da mente humana.

 

Eu prefiro o Racionalismo ao Ateísmo. As questões de Deus e da fé 'versus' razão não desempenham qualquer papel no Racionalismo. Assim, você não precisa perder seu tempo em atacar ou defender seja lá o que for.

 

 

 

 

Não é tanto o que você tem que aprender, se você aceitar teorias estranhas; é o que você tem que desaprender.

 

 

 

 

Ninguém que tenha vivido durante a Grande Depressão passou por ela sem ter sofrido alguma perda ou algum tipo de dano. A experiência acumulada, desde a Grande Depressão, não pode convencer ninguém que tenha passado por isto que o mundo é seguro economicamente.8

 

O avanço da Engenharia Genética torna bastante concebível que, um dia, iremos criar o nosso próprio progresso evolucionário.

 

 

Glucagon9
(Estereograma animado)

 

 

Na História do mundo, sempre houve uma idade das trevas, que tem sido temporária e local.

 

É quase impossível pensar em algo que alguém não tenha pensado antes; mas é sempre possível adicionar alguns balangandãs.10

 

O que é realmente incrível e frustrante é o hábito da Humanidade se recusar a ver o óbvio e o inevitável, e depois ficar resmungando por causa de catástrofes inesperadas.

 

 

 

 

Para se ter sucesso, o planejamento é insuficiente. Deve-se improvisar também.

 

Qualquer dogma, principalmente os baseados na fé e na emoção, é uma arma perigosa, já que é quase impossível garantir que a arma nunca será ativada pelo usuário.

 

A gratidão é melhor e mais efetiva quando ela não se evapora em frases vazias.

 

Apenas uma mentira que não tenha vergonha de si mesma pode ter chance de sucesso.

 

Um evento particular pode ser infinitesimalmente provável; mas a probabilidade é sempre maior do que zero.

 

O avanço da civilização nada mais é do que um exercício de limitação da privacidade.

 

Um observador sempre influencia os eventos que ele observa pelo simples fato de observá-los ou por estar lá para observá-los.

 

Se nós apenas respeitarmos e obedecermos as regras que nós pensamos que são justas e razoáveis, então, nenhuma regra é justa e razoável o suficiente, porque sempre haverá alguém que pensará que uma determinada regra seja injusta e irracional.11

 

Na ausência de conhecimento, a superstição sempre direciona a ação.

 

Se não for para viver como você deseja, a liberdade não é nada! Exatamente como você deseja!

 

Os seres humanos são muito conservadores em alguns aspectos, e, praticamente, nunca mudam as convenções, uma vez que se acostumam a elas.

 

O homem mais irremediavelmente estúpido é aquele que não está ciente de que não é sábio.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. A Lei Zero da Robótica, porém, tem o sério problema de transferir ao robô o poder (possibilidade) de avaliar, diante das situações concretas, se o interesse da Humanidade se sobrepõe ao interesse individual. Tal possibilidade abre uma perigosa brecha para a ditadura das máquinas, que elegeriam, por si, qual é o bem maior, sendo permitido aos robôs, inclusive, fazer o mal a um ser humano (indivíduo), caso entendam que isto é melhor para a Humanidade.

2. Eureka! Em grego, Encontrei! Esta é uma famosa exclamação atribuída ao matemático grego Arquimedes de Siracusa (287 – 212 a.C.). A história contada pelo arquiteto e engenheiro romano Vitrúvio Polião, século I a.C., é a seguinte: Arquimedes pronunciou esta palavra após descobrir que o volume de qualquer corpo pode ser calculado ao se medir o volume de água deslocada quando o corpo é submergido na água. Isto acabou ficando conhecido como o Princípio de Arquimedes. Esta descoberta, afirma Vitrúvio, foi feita quando Arquimedes se encontrava tomando um banho de banheira, pois observou que, à medida que seu corpo mergulhava na água, a água transbordava, pelo que saiu nuzinho em pêlo pelas ruas de Siracusa, pulando e gritando de alegria: — Heureka! Heureka!

 

 

Resumindo, quando mergulhamos um corpo em um líquido, o corpo desloca uma quantidade de líquido igual ao seu volume, e o peso deste volume de líquido deslocado é subtraído do peso do corpo pela força denominada empuxo. Portanto, em um corpo que se encontra imerso em um líquido em repouso atuam duas forças, ambas com mesmo centro de ação: 1ª) peso – devido à interação com o campo gravitacional terrestre); e 2ª) empuxo – devido à sua interação com o líquido. Uma forma simples de entender a impulsão (I) é pela diferença entre o peso real (Pr) e o peso aparente Pa.

 

I = Pr – Pa

 

E tudo isto, por mais incrível que possa parecer, por causa da coroa de ouro de Hierão II, Rei de Siracusa (306 a.C. – 215 a.C.), que queria saber se a coroa que mandara fazer, para ofertar aos deuses imortais, era mesmo de ouro puro ou se parte do ouro havia sido subtraído e substituído por prata. Arquimedes resolveu o problema tomando banho de banheira! Para ler a história completa, por favor, dirija-se a:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Impuls%C3%A3o

3. Na realidade, desde sempre, todos nós sempre fomos aprendizes e professores. Aprendemos com quem sabe e ensinamos a quem não sabe. Às vezes, aprendemos errado e também ensinamos errado, mas isto não invalida o processo ensino/aprendizagem.

4. Há uma tradição em Portugal, no Brasil, no Canadá, em parte do Reino Unido e nos Estados Unidos e em outros países europeus, segundo a qual a Fada do Dente viria à noite para trocar o dente-de-leite, colocado sob o travesseiro de uma criança, por uma moeda ou um pequeno presente. Histórias sobre a Fada do Dente circulam desde o início do século XX, embora ninguém saiba sua origem exata. Todavia, trocar dentes-de-leite por presentes é algo que remonta aos vikings, há mais de mil anos.

5. Acho este raciocínio muito simplista, pois, às vezes, fazer um bem é fazer um mal e não fazer um mal nem sempre é fazer um bem.

6. Esta graçola de Asimov só pode ter sido feita de sacanagem. Ora, Sócrates acreditava que os erros e as ilusões são conseqüência da ignorância humana. Daí, a célebre frase socrática: Só sei que nada sei! E, exatamente por considerar que nada sabia, Sócrates sempre buscou a Sabedoria. Logo, não saber nada não é um sinal de sabedoria ou de Sabedoria; pelo contrário. Agora, admitir francamente que se sabe muito pouco ou que nada se sabe não deixa de ser uma incipiente forma de Sabedoria. Foi por isto que, certa vez, Albert Einstein (1879 – 1955) disse para Max Born (1882 – 1970): Todos nós, de vez em quando, devemos fazer um sacrifício no altar da estupidez.

7. Lembro que 21 de dezembro de 2012, segundo o Calendário de Contagem Longa Mesoamericano, nada tem de apocalíptico. É apenas o final de um ciclo de 5.125 anos. Os principais estudiosos dos maias afirmam que previsões de morte iminente e de catástrofes não são encontradas em qualquer um dos clássicos códices maias, e que a idéia de que o Calendário de Contagem Longa termina em 2012 deturpa a história maia. A NASA tem comparado os medos em relação ao ano de 2012 com o fenômeno Bug do Milênio (termo usado para se referir ao problema previsto para ocorrer em todos os sistemas informatizados na passagem do ano de 1999 para 2000), sugerindo que uma adequada análise dos fatos pode impedir temores de um desastre inevitável de proporções cataclísmicas. A idéia de um evento mundial que ocorreria em 21 de dezembro de 2012, baseado em qualquer tipo de interpretação do Calendário de Contagem Longa, é rejeitada e considerada como pseudociência pela comunidade científica internacional. Bolas! Muito pior é o que, por exemplo, está a acontecer na Síria e no Sudão. Haverá desastre de proporções cataclísmicas maior do que estes dois? Síria: Parem de matar para manter uma ditadura que já esta morta. Sudão: Parem com as armas de fome em massa.

8. A Grande Depressão, também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações e, praticamente, em todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo. O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que se estendeu até 24 de outubro, quando os valores de ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque – a New York Stock Exchange – caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-feira Negra. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na Bolsa de Valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande inflação e queda nas taxas de venda de produtos, que, por sua vez, obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. O colapso continuou na Segunda-feira Negra (o dia 28 de outubro) e na Terça-feira Negra (o dia 29). Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. Contudo, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil (que não conseguiu vender o café que tinha para outros países), a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, que tratando-se de uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para o mundo capitalista. Os efeitos negativos da Grande Depressão atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933. Neste ano, o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como New Deal. Estas políticas econômicas, adotadas quase simultaneamente por Roosevelt nos Estados Unidos e por Hjalmar Schacht na Alemanha foram, três anos mais tarde, racionalizadas por Keynes em sua obra clássica A Teoria Geral Do Emprego Do Juro E Da Moeda, que rejeita a idéia do automatismo das forças de mercado na geração permanente do pleno emprego, e rejeita também a coletivização dos meios de produção e a estatização dos investimentos. O New Deal, juntamente com programas de ajuda social, realizado por todos os Estados americanos, ajudou a minimizar, a partir de 1933, os efeitos da Depressão. A maioria dos países atingidos pela Grande Depressão passou a se recuperar economicamente a partir de então. Em alguns países, a Grande Depressão foi um dos fatores primários que ajudaram a ascensão de regimes de extrema-direita, como os nazistas comandados por Adolf Hitler na Alemanha. O início da Segunda Guerra Mundial terminou com qualquer efeito remanescente da Grande Depressão nos principais países atingidos.

 

Grande Depressão = usura + ganância + descontrole

 

9. O glucagon é um hormônio (polipeptídeo) produzido nas células alfa das ilhotas de Langerhans do pâncreas e também nas células espalhadas pelo trato gastrointestinal. São conhecidas inúmeras formas de glucagons, sendo que a biologicamente ativa tem 29 aminoácidos. É um hormônio muito importante no metabolismo dos hidratos de carbono. O seu papel mais conhecido é aumentar a glicemia (nível de glicose no sangue), contrapondo-se aos efeitos da insulina. O glucagon atua na conversão do ATP (trifosfato de adenosina), composto importante na iniciação da glicogenólise, com imediata produção e libertação de glicose pelo fígado.

 

 

 

 

10. Foi por isto que o filósofo e matemático Alfred North Whitehead (Ramsgate, 15 de fevereiro de 1861 – Cambridge, 30 de dezembro de 1947) disse: A História da Filosofia não passa de uma sucessão de notas de rodapé da obra de Platão.

11. Mas, qualquer regra, norma ou ordem que esteja em desacordo com a Voz do Silêncio deverá sempre ser desconsiderada e desobedecida. Ninguém deve cometer uma arbitrariedade e depois dizer que estava cumprindo ordens.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://denisluis75.blogspot.com.br/
2011/02/super-mouse.html

http://www.basehead.org/
view/37161/Bad-Robot

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Asimov

http://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_Asimov

http://www.fiction-quotations.com/
isaac-asimov-quotations.htm

http://www.clker.com/
clipart-cartoon-octopus.html

http://adrianacantinhoespecial.blogspot.com.br/
2009/11/jonas-e-baleia.html

http://www.videogamesprites.net/
FinalFantasy5/Bosses/World3.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Glucagon

http://www.newworldencyclopedia.org/
entry/Glucagon

http://www.animateit.net/
categories.php?cat_id=236

http://www.notable-quotes.com/
a/asimov_isaac.html

http://thinkexist.com/quotes/
isaac_asimov/4.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Grande_Depress%C3%A3o

http://thinkexist.com/
quotes/isaac_asimov/3.html

http://bratja-insideout.blogspot.com.br/2010
/10/heaven-and-hell-paraiso-e-inferno.html

http://thinkexist.com/
quotes/isaac_asimov/2.html

http://thinkexist.com/
quotes/isaac_asimov/

http://www.futurama-madhouse.net/
animated/index.shtml

http://www.quotationspage.com/
quotes/Isaac_Asimov

http://animatedgif.net/nauticalboats/
nauticalboats.shtml

http://www-wce.stjohns.k12.fl.us/

http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---cinebo/clooney-george
-clooney-liberdade-detido-ator-tvi24/1333868-5802.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Fen%C3%B4meno_2012

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/i/isaac_asimov_2.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/i/isaac_asimov.html

http://ateus.net/citacoes/

http://www.frasesypensamientos.com.ar/
autor/isaac-asimov_2.html

http://www.frasesypensamientos.com.ar/
autor/isaac-asimov.html

http://www.proverbia.net/
citasautor.asp?autor=44

http://www.frases.mensagens.nom.br/
frases-autor-i-isaacasimov.html

http://peramblogando.blogspot.com.br/
2010/01/frases-antologicas-isaac-asimov.html

http://www.frasesfamosas.com.br/
de/isaac-asimov.html

http://jansenista.blogspot.com.br/2009/
01/tempo-de-duvida-socratica.html

http://pensador.uol.com.br/
autor/isaac_asimov/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Fada#A_Fada_do_Dente

http://stopthedrugwar.org/
taxonomy/term/129?page=6

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/isaac-asimov

http://www.daviddarling.info/encyclopedia
/A/Archimedes_principle.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ
%C3%ADpio_de_Arquimedes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eureka
_(exclama%C3%A7%C3%A3o)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3
%AAs_Leis_da_Rob%C3%B3tica

http://pt.wikiquote.org/wiki/Isaac_Asimov

 

Música de fundo:

New York, New York
Composição: John Kander (música) & Fred Ebb (letra)
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte: http://beemp3.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.