Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

 

Standard & Poor's
Inve$tment Grade ao Brasil

 

 

Washington, 30 de abril de 2008 (AFP) – A agência americana de classificação de riscos financeiros Standard & Poor's concedeu nesta quarta-feira o Inve$tment Grade ao Brasil, que passou, agora, a ser considerado um país seguro pelos investidores internacionais, graças à maturidade de suas instituições. [O Grau de Inve$timento (Inve$tment Grade) é uma espécie de selo de qualidade, um tipo de ISO (o nome ISO se originou da palavra grega isos, que significa igualdade) que é dado pelas agências de classificação de risco para a Economia do País. São três as principais agências: Moody’s, Service, Fitch Ratings e Standard & Poor’s.]

 

A nota concedida à dívida soberana brasileira subiu um grau e passou de BB+ para BBB–.

 

Este aumento leva em conta a maturidade das instituições e o quadro político do Brasil, evidenciados pela redução do 'deficit' orçamentário e da dívida externa, assim como as melhores perspectivas de crescimento — explicou Lisa Schineller, analista da Standard & Poor's.

 

A Agência lembrou que a dívida externa líquida do País caiu significativamente. Mesmo que os riscos existam, o aumento da dívida externa será modesto, acrescentou a agência.

 

No fim de fevereiro, o Banco Central do Brasil havia anunciado que as reservas cambiais do Brasil superavam em 4 bilhões de dólares a dívida externa dos setores público e privado.

 

Em 2007, as reservas cambiais aumentaram 100% e chegaram a 180,3 bilhões de dólares no fim de dezembro. Naquela época, a dívida atingia 197,7 bilhões de dólares.

 

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil foi de +5,4% em 2007, ou seja, 1,7% a mais que em 2006 (+3,7%), e evidencia uma expansão de todos os setores da Economia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Em Brasília, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Grau de Inve$timento concedido ao País significa que o Brasil passou a ser considerado um país sério. — Não sei pronunciar em inglês a expressão Inve$tment Grade. Mas se quisermos traduzir isto para um idioma que todos entendam, posso dizer que o Brasil tem políticas sérias; trata-se de uma conquista do povo brasileiro — afirmou o Presidente.

 

Pouco antes, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia afirmado que a classificação do Brasil era um reconhecimento à solidez de sua Economia. — O Brasil entra no clube dos países mais respeitados... Esse Grau de Inve$timento foi conquistado a partir da solidez da Economia brasileira — assegurou Mantega, em entrevista à imprensa.

 

 

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

 

 

A concessão do Grau de Inve$timento ao País já tinha feito com que a BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) registrasse um recorde na última quarta-feira (30). Mais do que compensando as perdas da terça (29), quando caiu 2,82%, o Ibovespa (Índice BOVESPA) – referência para o mercado brasileiro – fechou em alta de 6,33%, aos 67.868 pontos – um recorde histórico. Pouco depois das 16h, chegou a ultrapassar os 68 mil pontos. Hoje, 2 de maio de 2008, Dia Mundial de Combate à Asma e Dia de Santo Atanásio, que não está nem aí se a Bolsa sobe ou se desce, a BOVESPA fechou o pregão desta sexta-feira em alta de 2,21%, novo recorde histórico, aos 69.366 pontos. A alta desta sexta continuou a refletir a obtenção do Grau de Inve$timento pelo Brasil. Mas quando vier a realização dos lucros... Ciranda, cirandinha... O dólar também registrou um novo recorde negativo nesta sexta-feira. A moeda norte-americana, ladeira abaixo, fechou no menor patamar desde 10 de maio de 1999.

 

Mas, o que tudo isto interessa aos sem-dinheiro? E aos sem-lar? E aos sem-pão? E aos sem-terra? E aos sem-trabalho? E aos sem-ventura? Os sem-vergonha – claro! – não estão se incomodando nem um tico se a mula manca; eles só pensam em rosetar! Muito melhor se a rosetação for sacanocraticamente libidinosa!

 

Editado das fontes:

Economia e Negócios

Economia e Negócios/BOVESPA

Especial Grau de Investimento

Economia e Negócios/BOVESPA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

nve$tment Grade! Inve$tment Grade!

Hip, hip, hurra! Hip, hip, hurra!

Inve$tment Grade! Inve$tment Grade!

Eu vou lavar a égua a burra!

 

 

nve$tment Grade! Inve$tment Grade!

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar...

Inve$tment Grade! Inve$tment Grade!

Meia-volta e volta e meia eu haverei de dar...

 

 

nve$tment Grade! Inve$tment Grade!

Oba! Viva a Bolsa de Valores!

Inve$tment Grade! Inve$tment Grade!

Pensarei até em novos amores!

 

 

nve$tment Grade! Inve$tment Grade!

Agora sim! Até que enfim!

Inve$tment Grade! Inve$tment Grade!

Por que demorou tanto assim?

 

 

 

Mas...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Benditas Mulheres que nos Pariram a Todos!
(Sem Inve$tment Grade!)

 

 

 

Observação:

A animação em flash que encerra este trabalho – Benditas Mulheres que nos Pariram a Todos! (Sem Inve$tment Grade!) foi elaborada a partir de duas fotografias digitais disponibilizadas nos Websites Café com Canela e Constelar. Os detentores dos direitos autorais, portanto, continuam na plena posse destes direitos. O desenho das meninas dançando é de autoria de Victoria Fernandes, uma menina de 3 anos. Os endereços dos Websites são:

http://canelacafe.zip.net/

http://www.constelar.com.br/