DO INTELECTO À INTUIÇÃO

(3ª Parte)

 

 

 

 

 

 

 

Pode-se alcançar a Sabedoria por três caminhos. O primeiro caminho é o da meditação, que é o mais nobre. O segundo é o da imitação, que é o mais fácil e o menos satisfatório. Em terceiro lugar existe o caminho da experiência, que é o mais difícil.

Confúcio

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de apotegmas se constitui da 3ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Do Intelecto à Intuição, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Como tenho solicitado, vou novamente insistir requestando: se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul. Enfim, resumidamente, esta obra ensina a expandir gradualmente a consciência, de tal modo que possamos transcender nossas limitações atuais e reorientar nossa mente para um tipo de Conhecimento-Sabedoria mais amplo.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

Meditação: Mente —› Sexto Sentido; Cérebro —› Placa Receptora.

 

A mente (que poderá ser subnormal, exemplificada pelo idiota ou pelo tolo, normal, exemplificada pelo cidadão comum, ou supranormal, exemplificada pela Consciência Illuminada, como afirmou William McDougall, 1871 – 1938) não é o cérebro; o cérebro não é a mente.1

 

Conwy Lloyd Morgan (1852 – 1936): Cada um de nós é apenas um exemplo individual do que, em plena manifestação, é universal.

 

Franz Pfeiffer (1815 – 1868): Ao se elevar ao topo da sua mente, o homem  se torna um Excelso Deus.

 

 

 

 

Se quisermos que a mente alcance uma condição em que possa ser redirecionada para outro campo de percepção ou para outra ordem de idéias, a intensa atividade da substância mental deverá ser definidamente contrapesada e equilibrada pela concentração e pela meditação.

 

Para o Esoterista, o objetivo da meditação (levada a efeito nos seus estágios finais) é que a mente deixe de registrar qualquer tipo de atividade, não importa o quão elevada ela seja, e, em substituição, comece a registrar as impressões que emanam desse fator em constante manifestação chamado (por falta de termos mais adequados) Mente de Deus ou de Mente Universal;2 isto produz uma dupla sensação de plenitude + síntese.

A Verdadeira Meditação jamais deve conduzir a uma condição negativa ou de transe [ou seja, não deve haver identificação com qualquer comportamento-tipo relacionado a uma divindade ou a uma entidade religiosa]. A Verdadeira Meditação simplesmente é Libertadora, isto é, deve conduzir a um estado de compenetração consciente da Realidade Espiritual —› denominada Cristo Interno. Neste ponto, o homem penetra no Deus do seu Coração.

 

 

 

 

Meditação com Semente: a) meditação sobre a natureza de determinada forma; b) meditação sobre a qualidade de determinada forma; c) meditação sobre o propósito de determinada forma; e d) meditação sobre a vida que anima determinada forma.

 

Para que o homem possa vislumbrar um novo mundo, deverá se colocar acima do próprio pensamento e a mente deverá falar.

 

Leve sempre na devida conta que os termos mais acima, mais abaixo, mais alto e mais baixo são meramente simbólicos. Interno, externo, inferior e superior são unicamente figuras gramaticais mediante as quais certas idéias são transmitidas a respeito de conhecidos estados de percepção. [Na realidade, no Universo, não há esse treco de mais isto, mais aquilo, menos isto e menos menos aquilo. Nada é mais ou menos importante do que nada.]

 

Todas as formas são símbolos da Vida Imanente. Cada símbolo possui três interpretações: exotérica, subjetiva e espiritual.

 

 

As Três Cores da Grande Obra3

 

 

Irracionalidade —› Hipótese —› Intuição (Experiência Pessoal) —› Racionalidade.

 

Quinto Reino    Reino da Alma. Meta —› Registrar conscientemente as coisas do Reino da Alma.

 

Percepção Instintiva Conhecimento Intelectual —› Consciência Intuitiva.

 

Consciência de Si-mesmo Compreensão das Relações Grupais Crescente Percepção do Homem Interno Busca da Certeza.

 

 

Em uma Meditação Mais Profunda e Elevada, até o objeto (Meditação Com Semente) deverá desaparecer. Observe que, se o objetivo não é nem a sensação nem o sentimento, tão-pouco poderá ser o pensamento —› Meditação Sem Semente ou Sem Objeto.

 

Eu tanto quis. Não obtive.
Deixei de querer. Reobtive.
Assim, pude compreender
a
unicidade-de-tudo no Ser!

 

Resultados do processo de meditação:

1º) reorganizar e reorientar a mente;

2º) Centralizar a atenção no mundo do pensamento ao invés de no mundo do sentimento, e, portanto, apartar os sentidos do foco da atenção; e

3º) Desenvolver a faculdade da concentração instantânea como estágio preliminar para a meditação, e capacitar a mente em se focar inabalavelmente sobre qualquer tema escolhido. Esta seqüência conduz à contemplação pura.

 

Idealidade = Método Místico + Método do Intelecto Consciente.

 

À medida que nos aperfeiçoamos, abandonamos o raciocínio.4

 

Quem raciocina sempre quer.

Oh!, masmorra que tanto ilude!
Oh!,
mórbido e trevoso ataúde!

 

 

                       

 

Meta —› Coordenação Cérebro-Mente.

 

Consciência Perceptora = Identificação com o Verdadeiro Homem Interno e Espiritual.

 

As duas fases da meditação, uma de intensa atividade e outra de intensa expectativa, têm sido metaforicamente chamadas de Marta e Maria.

 

Patanjali: Quando a substância mental é absorvida na Realidade (ou Idéia encarnada na forma) perde a noção de separatividade e de personificação. Isto conduz o meditador ao estágio de contemplação e de consciencialidade da [personalidade-]alma —› união consigo mesmo o eu inferior se torna passivo e aquietado e o Eu Superior entra em atividade, com plena consciência vigílica.

 

Quando rejeitamos qualquer informação do mundo fenomênico comum, o que é alcançado pela concentração adequada e pela meditação concertada, tem lugar a contemplação. No estado contemplativo, é alcançado aquele intervalo em que a [personalidade-]alma está ativa e o homem se conhece a si-mesmo, liberado das limitações da forma.

 

Concentração  ›  Meditação    Contemplação  —›  Intuição (Compreensão Intuitiva da Verdade).

 

Contemplação  —›  Illuminação = Intelecto Illuminado + Percepção Intuitiva + Vida Inspirada.5

 

Patanjali: Vencidas as impurezas (pela purificação ou sutilização da natureza inferior), tem lugar o esclarecimento, que, progressivamente, conduz à Sétupla Illuminação.

 

Meta  —›  Manter a mente firme na LLuz, se negar a responder a contatos vindos de outros estados de percepção (miragens e ilusões) e se identificar como o Conhecedor.

 

 

 

 

Precisamos aprender a acessar a Sabedoria [ShOPhIa] que está acumulada em nossa própria [personalidade-]alma insondável.

 

Na Mente de Deus (repositório universal do Conhecimento), a Porta está sempre aberta para todos nós.

 

A união com a Divindade [Deus em nós] e a compreensão das Leis que regem o Reino Espiritual trarão finalmente felicidade, que é uma conseqüência e não parte do estado de Illuminação. A verdadeira Illuminação está relacionada com o intelecto, e, no seu estado mais puro, deve estar totalmente divorciada de qualquer sentimento.6

 

Em um ser humano coordenado, o cérebro, a mente e a [personalidade-]alma atuam de forma unitária e sintética.

 

Duas conseqüências diretas da Illuminação são a Telepatia e a Intuição.

 

Uma das reações mais interessantes da Illuminação é a ocorrência freqüente de uma luz visível dentro da cabeça, ainda que os olhos estejam fechados ou na obscuridade, o que explica que a Illuminação é também um evento fisiológico.

 

Ao ocorrer a Illuminação,
de repente, a coisa muda.
O Silêncio fala no Coração,
e epiloga a vida dessisuda.

Uma luz brilha na cabeça!
Uma Voz ensina o Segredo!
Chega ao TaV a dor à beça!
O intróito remove o degredo!

Contradição vira Unidade!
Petrolão vira Universalismo!
Bronca vira Inofensividade!
Desatenção vira Socratismo!

Desconcerto vira Concerto!
Desequilíbrio vira Simetria!
Ansiedade vira Desaperto!
Desinteligência vira Alegria!

 

 

 

 

Intuição (Informação imediata sem intermediário)     Surgimento na consciência de alguma Verdade ou Beleza nunca antes sentida —› Homem Novo = Retorno à Origem.

 

Intuição     Percepção da coisa tal qual é, prescindível do tempo e independente do sentimento.

 

O centro coordenador de toda a natureza inferior é o corpo pituitário, e o ponto de contato do Eu Superior com a Intuição é a glândula pineal.

 

A Intuição é sempre infalível.

 

O Mundo da Alma é o Mundo da Consciência Grupal.

 

Comunicação Telepática Illuminada não deve ser confundida com mediunidade nem com os chamados escritos inspirados, que atualmente inundam o mundo. A maioria destas comunicações [canalizações] são medíocres e não trazem nada de novo [e, em um certo aspecto, são até perigosas].

 

O maior objetivo deve ser a intelectualização constante e o forte controle da mente.

 

Meta  —›  Consciência Desapegada.

 

Um Hinduísta: Projeta tua Luz no mundo, mas, não toma nada que o mundo possa te dar.

 

O místico pode e deve se tornar um conhecedor consciente.

 

Meta  —›  Transição do Quarto ao Quinto Reino da Natureza.

 

Ensimesmado,
em um mesmo estado de ânimo,
vivi milênios em fundo desânimo.
Aprisionado!

Já Iniciado
– e Conhecedor de quem Eu-sou –
derrotei o quiçá, o amanhã e o ou.
Descravizado!

Unificado,
desejo LLuz para todos os seres,
que espectam bizus e quedizeres.
Illuminado!

 

No atual estágio do desenvolvimento humano, sentimos mais do que pensamos. Isto precisa ser modificado ou continuaremos escravizados! Como disse Patanjali, o sentimento do pessoal [individual, unilateral, parcial] é devido ao fato de o conhecedor se identificar [amalgamar] com o instrumento do conhecimento... A ilusão de que o perceptor e o percebido são uma e a mesma coisa deve ser evitada. Só assim os efeitos que produzem dor desaparecerão [não serão mais fabricados]! Precisamos aprender a distinguir entre o eu pessoal e o Espírito ou 'Purusha'. Precisamos compreender que as formas objetivas existem apenas para uso e experiência do Homem Espiritual. Nada mais além disto.

 

 

 

 

Deus    Elevado e Desconhecido Propósito    Aquilo em que vivemos, nos movemos e temos o nosso ser. Deus e o homem estão unificadas. O Eu e o não-eu estão unificados.

 

Todos os fatores por baixo da Realidade Espiritual são Caminhos para o Centro.

 

A [personalidade-]alma é parte indivisível da Alma Universal, e está desprovida de qualquer sentido de separatividade.

 

Separei e sofri.
Unifiquei e Vivi!
Eu-sou-um-todos!
Todos-são-todos!

 

 

 

A Verdadeira e Recôndita Natureza do Homem é Amor, Sabedoria e Inteligência.

 

 

Todas os caminhos convergem, e todos os peregrinos chegam a uma posição idêntica no Caminho.

 

 

 

 

Não há pior nem melhor;
não há menor nem maior.
Tudo converge para o Um,

 

 

A mente, além de qualquer discussão, é o princípio e o fim de todos os fenômenos visíveis, materiais e espirituais.

 

Ser Humano  —›  Bodhisattva  —›  Buddha.

 

Daisetsu Teitaro Suzuki (1870 – 1966): A Illuminação é um estado absoluto da mente no qual não há discernimento. A Illuminação é um estado de Intuição nascido de uma Vontade indomesticável. Tudo depende de abandonarmos o conceito dual da vida e do mundo.

 

Visão, Esclarecimento e Illuminação dependem do emprego da Vontade para mantermos a mente firme na LLuz.

 

Todas as coisas residem dentro de cada um de nós. Através da Intuição Intelectual, teremos a percepção direta das coisas.

 

Yoga    Ciência da União.

 

A distinção entre sujeito e objeto é contrária à não-dualidade.

 

 


 

Do livro Kashf al-mahjúb: O primeiro passo para a unificação é a aniquilação da separatividade.

 

Meister Eckhart (cerca de 1260 – cerca de 1328): O intelecto é o poder mais elevado da [personalidade-]alma.

 

Meta  —›  Identidade com o Todo.

 

Objetivo Derradeiro   —›  Três em Um e Um em Três.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. A Gnosiologia Cartesiana (René Descartes, 1596 – 1650), tricotomicamente, admite a existência de três substâncias universais: 1ª) Res Cogitans (Eu Pensante ou Coisa Pensante); 2ª) Res Infinita ou Res Divina (Deus ou Substância Eterna); e 3ª) Res Extensa (Matéria ou Substância-que-não-pensa, Extensa, Imperfeita, Finita e Dependente). As questões a ponderar são: 1ª) Por que razão Descartes adotou esta ordem expositiva, que dá a primazia à Res Cogitans e não à Res Infinita? 2ª) Por que razão Descartes, contrariando toda a tradição católica, não colocou Deus em primeiro lugar? Resposta: audácia. Foi justamente a audácia desta ruptura que faz de Descartes o primeiro filósofo moderno. Para Descartes, a verdade inquestionável, indubitável, não era a existência de Deus, como foi repetidamente mantida ao longo de todo o pensamento medieval, mas, a existência do Cogito (Cogito, ergo sum; Je pense, donc je suis; Penso, logo existo). Assim sendo, foi a partir da Res Cogitans que Descartes se propôs a demonstrar a existência de Deus. Só depois, em um terceiro momento, é que fica garantida a existência do mundo. E assim, na quarta parte de O Discurso do Método, Descartes pôde afirmar: compreendi, então, que eu era uma substância cuja essência ou natureza consiste apenas no pensar, e que, para ser, não necessita de lugar algum nem depende de qualquer coisa material. De maneira que o Eu, ou seja, a [personalidade-]alma, por causa da qual sou o que sou, é completamente distinta do corpo e, também, que é mais fácil de conhecer do que ele, e, mesmo que este nada fosse, ela não deixaria de ser tudo o que é.

2. Ou Consciência Cósmica.

3. O ternário está presente em tudo, e, assim, não poderia deixar de estar também simbolicamente presente nas cores principais que aparecem, sucessivamente, ao longo da Grande Obra Alquímica (Opus Magnum): Negra (Nigredo Putrefação), Branca (Albedo Purificação) e Vermelha (Rubedo Illuminação). Entre a Etapa Branca e a Etapa Vermelha há uma Etapa Intermediária Amarela denominada Citrinitas Despertar. Negra, Branca e Vermelha são igualmente as Cores Iniciáticas da Tradição Martinista e Gnóstica. Enfim, se eu tivesse que definir-resumir, de maneira muito simples, a Grande Obra Alquímica, eu diria que ela tem por objetivo a conciliação-unificação dos opostos, que conduz a um estado duplo de Libertação e de Harmonia, simbolizado pela Pedra Filosofal (Lapis Philosophorum). A Alquimia Iniciática é interior; in Corde!

 

 

VITRIOL

VITRIOL

Visita Interiora Terræ Visita o teu Coração
Rectificando Meditando e Transmutando
Invenies Occultum Lapidem Conhecerás o Deus do teu Coração
Veram Medicinam Verdadeira Medicina (Libertação pela Compreensão)

 

4. Bem entendido: raciocínio queredor miraginal e ilusório.

5. Devo insistir: qualquer compreensão intuitiva da Verdade (de qualquer Verdade) será sempre relativa, parcial e fracionária. Não existe Onipotência definitiva nem Sabedoria integral. Mesmo a mais elevada Intuição ou a mais fulgurante Illuminação que possamos alcançar, hoje ou daqui a um trilhão de anos, como um antivírus de computador, serão sempre passíveis de ser atualizadas. Não há, por assim dizer, um último Grau Iniciático, além do qual nada haja mais para apre(e)nder ou para antitetizar. Novas sínteses sempre são possíveis. Na verdade, os vértices da pirâmide nunca se encontram! Nem na Constelação de Órion! Afinal, isto remete a quê? A uma única coisa: humildade! Ainda bem que a coisa é assim. Já pensou apre(e)nder tudo de tudo e ficar sentado em um mochinho tirando meleca o resto da eternidade? Isto seria de deixar avariado completamente desvairado e meleca totalmente careca! Eca!

 

 

Perceptibilidade Ilimitada

 

 

6. Isto quer significar aforisticamente que, no fundo, Illuminação pouco ou nada tem a ver com Beatitude. Beatitude Místico-devocional é uma coisa; Illuminação Esotérico-Iniciática é outra completamente diferente. A Beatitude, geralmente, não liberta; a Illuminação liberta sempre. Isto é assim porque a primeira é emocional-sentimental (geralmente, não emprega o intelecto), e a segunda é intelectual-racional. Para compreender isto facilmente, basta que se perceba que a compreensão (que produz libertação) é um processo intelectivo, e não galicisticamente emotivo. Ninguém aprende, por exemplo, a resolver uma equação do 2º grau ou a distinguir sódio de potássio por ter entrado em estado de êxtase ou de exaltação mística. Seja como for, isto não quer dizer que a Illuminação Esotérico-Iniciática não promova um estado de Beatitude Mística. Agora, confundi tudo, mas, é assim mesmo, porque no Homem Verdadeiramente Illuminado coexistem o Místico (o Coração) e o Conhecedor (a Cabeça)! Seja como for novamente, como disse Franz Pfeiffer (1815 – 1868), o germe da Vida Eterna se encontra mais no Conhecimento do que no Amor.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://thefilmexperience.net/blog/2011/5/24/
may-flowers-beauty-the-beast-1991.html

http://www.equinoxpub.com/blog/
2014/09/religion-cliches-3-and-4/

http://www.wilsoninfo.com/halloween_5.shtml

http://gifsoup.com/view/1418409/candle.html

http://www.geneticsandsociety.org/article.php?id=8177

http://www.angelfire.com/80s/
traquinas/Links/lengalengas.htm

http://www.fae.edu/pdf/biblioteca/
O%20Discurso%20do%20metodo.pdf

http://www.unicap.br/revistas/
agora/arquivo/artigo%206.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Res_extensa

http://www.cliparthut.com/turned-butterfly-clipart.html

http://www.cliparthut.com/cateplillars-clipart.html

https://theartoftransformations.wordpress.com/
2010/12/23/v-i-t-r-i-o-l/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Magnum_opus

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alquimia

http://dailycube.tumblr.com/post/68555136391/
cube193-title-ten-rotating-cubes-material

http://pensador.uol.com.br/meditacao/

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADntese_de_W%C3%B6hler

https://en.wikipedia.org/wiki/W%C3%B6hler_synthesis

http://www.ignaciodarnaude.com/revelacion_extraterrestre/

 

Música de fundo:

Change Your World (The Equalizer)
Compositor: Harry Gregson-Williams

Fonte:

http://music-ost.com/movies/111-songs-and
-music-from-the-equalizer-movie.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.