DO INTELECTO À INTUIÇÃO

(2ª Parte)

 

 

 

 

 

 

 

A ação perfeita é o fruto da meditação perfeita.

Texto Hinduísta

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de apotegmas se constitui da 2ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Do Intelecto à Intuição, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Como tenho solicitado, vou novamente insistir requestando: se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul. Enfim, resumidamente, esta obra ensina a expandir gradualmente a consciência, de tal modo que possamos transcender nossas limitações atuais e reorientar nossa mente para um tipo de Conhecimento-Sabedoria mais amplo.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

Meta —› Conscientemente, Penetrar no Centro Dentro de nós Mesmos.

 

Por trás do Corpo Físico Objetivo, encontra-se uma forma subjetiva constituída de matéria etérica, que atua como condutor do Princípio Vital de Energia ou Prana. Este Princípio Vital é o aspecto força da [personalidade-]alma, e através do Corpo Etérico a [personalidade-]alma anima a forma, outorga suas qualidades e atributos peculiares, plasma nela seus desejos e, finalmente, a dirige, valendo-se da atividade da mente. Por meio do cérebro, a [personalidade-]alma galvaniza o Corpo Físico, impulsionando-o à atividade consciente (dirigida), e, através do coração, a Vida permeia todas as partes do corpo.

 

 

 

 

Segundo o poeta e dramaturgo inglês Robert Browning (1812 – 1889), no homem íntegro, tem início um movimento interior no sentido da Divindade.

 

Peregrinação = Reorientação —› Dentro —› Eu (—› Ser Mais Profundo, do qual fez referência o escritor e filósofo alemão Hermann Graf Keyserling, 1880 – 1946).

 

 

Reorientação

 

 

Todos os tipos puramente mentais e as personalidades verdadeiramente coordenadas são essencialmente seres místicos, que, no fundo, buscam a Verdade Espiritual União da Cabeça com o Coração. Mente + Razão Pura = Amor + Devoção —› Novos Estados de Consciência.

 

Como poderemos Saber, e não apenas crer, esperar e aspirar? Só há um Caminho: através da Meditação [Raja Yoga]. E isto é tudo? Sim! Simplesmente porque quando a meditação é praticada corretamente e a perseverança é a tônica da vida, um crescente contato com a [personalidade-]alma é estabelecido. [Até que... Bem, o até que cada terá que descobrir por si!]

 

 

Raja Yoga1

 

Mais uma vez é importante repetir: Como um homem pensa, assim ele é.

 

Meditação é uma coisa; oração é outra.

 

Haverá coisa mais ridícula e imponderada do que agonizar orando e importunar os céus e os deuses por coisas materiais ou mesmo por posses espirituais, consideradas essenciais para a felicidade?

 

 

 

 

Todos os tipos de oração têm suas raízes nos desejos.

 

A oração mais a abnegação do altruísmo disciplinado produz o Místico. A meditação mais o serviço disciplinado e organizado produz o Conhecedor.

 

Meta —› Ausência de Restrições Conhecimento Integral [até onde o integral puder ser alcançado e realizado].

 

Meditação = Unicidade-fusão com a nossa [personalidade-]alma imortal e experiência direta com o Deus de nosso Coração. Pela meditação, o dualismo cede lugar à Unidade. Meditação Caminho da Unificação do eu inferior ou pessoal com o Eu Superior ou Divino.

 

 

 

 

Apóstolo Paulo: Cristo em nós; a esperança é de glória.2

 

Cada ser humano vivente deverá descobrir por si mesmo o Deus Interior em seu Coração – meta e culminação de todo o processo auto-educativo. Há um Deus Ativo em todos nós.

 

Você já reparou que todas as satisfações fenomênico-materiais acabam por se converter em pó e cinzas?

 

 

 

 

Através de uma disciplina corretamente aplicada e da meditação, gradualmente, como afirmou Patanjali, desaparece o que obscurece a Luz, e, quando a inteligência espiritual é refletida na substância mental, então, se obtém a percepção do Eu Interior. A transferência da consciência do veículo inferior para o veículo superior é parte do grande processo criador e evolutivo.

 

Como disse Franz Pfeiffer (1815 – 1868), enquanto a [personalidade-]alma não tiver se despojado dos seus véus, por muito sutis que sejam, não será capaz de ver Deus. [O Deus de nossos Corações.]

 

Bhagavad Gita: A meditação destrói todos os sofrimentos.3

 

Imortalidade Morar no Eterno.

 

Transformação: Instinto de Rebanho [Instinto de Manada] —› Consciência Fraterna e Amorosa Grupal.

 

 

Não Podemos Esquecer Jamais!

 

 

Convertendo-nos no que realmente somos, podemos manifestar a nossa Natureza Divina.

 

Meta: [Personalidade-]alma + Instrumento Físico4 = Unidade.

 

Robert Browning (1812 – 1889): A Verdade está em um recôndito centro no interior de todos nós; não surge das coisas externas, como muitos supõem.

 

Meditação = Percepção progressiva e concertada das Analogias Superiores dos poderes inferiores, à medida que o Deus Interno vai exercendo o controle.

 

Franz Pfeiffer (1815 – 1868): O Pensamento deve se subordinar à Intuição, a Intuição deve se subordinar à Vontade e todos devem se subordinar à Unidade.

 

 

 

 

Verdade    Perpétua + Imutável.

 

Verdade    Perpétua + Imutável.
Verdade    À disposição + Efetiva.
Verdade    Acessível + Alcançável.
Mas, para os entes, sempre relativa
!

 

 

Libertação Progressiva
(Todo Conhecimento é Atualizável)

 

 

Charles Whitty, citando Plotino: No ato de contemplação, há uma progressão natural e inevitável: [Personalidade-]alma ---› Intelecto Puro ---› Supremo Um.

 

Cintilação Emocional —› Fogo da Disciplina —› Certeza Intelectual.

 

 

 

 

A oração é possível para todos; a meditação somente para o homem mentalmente polarizado. Explicando: todo homem que estiver disposto a se submeter a uma disciplina rígida e a transmutar a emoção em devoção espiritual poderá se tornar um Santo, e muitos se submetem a isto. Mas, nem todos os homens podem se tornar Conhecedores, porque isto implica tudo o que o Santo atingiu mais o emprego do intelecto e do poder de pensar (sexto sentido ou a mente) para alcançar o Conhecimento e a Compreensão.5

 

Leitura Espiritual Ler com os olhos da [personalidade-]alma, com a visão interior alerta, para descobrir o que se busca.

 

Obediência ao Mestre Obediência ao Mestre que está em nosso Coração – o Cristo Interno através da Sua Voz mansa e delicada. A Voz do Silêncio em nós!

 

A Voz do Silêncio em nós!
A Voz que desata os nós!
A Voz que a árvore afruta!
A Voz que tudo transmuta!
A Voz que esperta e
alerta!
A Voz que ensina e liberta!

 

A aspiração (obediência, busca desapegada da Verdade e ardente desejo de libertação) deve preceder a meditação.

 

Etapas do Processo Meditativo:

1ª) utilizar e aplicar a mente (visualizar corretamente o objeto, perceber e conhecer o campo de percepção);

2ª) focalizar a atenção em uma só direção (como disse Patanjali, fixar a substância mental em um objeto determinado);

3ª) colocar-se em estado de passividade;

4ª) fazer descender à consciência cerebral o conhecimento adquirido; e

5ª) permitir-se ser Illuminado pela Intuição inspirativa.

Seguidas estas cinco etapas, é alcançada a união com a [personalidade-]alma e se obtém o Conhecimento direto da Divindade [em nós].6

 

O segredo de tudo está em controlarmos os processos mentais.

 

A aspiração que não esteja apoiada em uma forte vontade é inteiramente inútil.

 

Para alcançar uma visão mais elevada e verdadeira, escreveu no século XIV o teólogo e filósofo Meister Eckhart (1260 – 1328), fazendo referência a São Dionísio, três coisas são necessárias: dominar a própria mente, ter uma mente livre e possuir uma mente capaz de ver. Isto só será possível se cultivarmos o hábito da concentração mental.

 

 

Assim não dá!

 

 

Basicamente, domínio da mente significa formular seqüências mentais dirigidas.

 

 

 

 

Provérbio francês: Le meilleur moyen de déplacer est de remplacer. O melhor modo de eliminar é substituir.

 

 

 

A mente deve ser nossa servidora, e não nossa feitora.

 

Devemos aprender a:

1º) reorganizar a mente;

2º) nos polarizar no veículo mental em vez de no emocional;

3º) afastar a atenção das percepções sensoriais;

4º) nos concentrar instantaneamente; e

5º) indesviavelmente, manter a atenção sobre qualquer pensamento-semente escolhido.

 

Nem se acaso der coceira,
a gente deve dar bobeira!
Nem se a procela remolhar,
a gente deve se enfastiar!

Nem quando tingir objeção,
a gente deve sair na mão!
Nem se faltar a branquinha,
a gente
deve perder a linha!

E, quando bater sofrência,7
por que cuspir na paciência?
Já, quando pintar Saudade,
por que deturpar a Verdade?

O jeito mesmo é Meditação,
que bota mão na contramão!
A Visão – até então oculta –
imporá mudança na resulta!

 

No processo meditativo, se forem transcendidas as reações emocionais, a mente poderá atuar livremente, dando como resultado claridade mental nunca lograda anteriormente.

 

Transcensão do Desejo  -------›  Transcensão do Pensamento.

 

A prática de deixar a mente em branco não é apenas uma bobagem, mas, realmente, perigosa.

 

Bhagavad Gita —› Em todas as ações estão implicados os seguintes fatores:

1º) o instrumento material —› o cérebro;

2º) o que age —› o Eu;

3º) o órgão —› a mente;

4º) o impulso —› a energia; e

5º) o destino [limitação] —› o karma.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Tanto Djwhal Khul quanto Jean-Yves Leloup recomendam meditar sentado, base da Raja Yoga e do desenvolvimento da mente. Particularmente, Jean-Yves Leloup diz pitorescamente: O primeiro conselho que podemos dar a alguém que quer meditar hesicasticamente não é de ordem espiritual, mas, física: sente-se como uma montanha [em uma cadeira confortável, mas, não a quebre]. Sentar-se como uma montanha quer dizer sentar-se com peso: estar pesado da presença. Estar sentado como uma montanha é ter a eternidade diante de si, é a atitude justa para aquele que quer entrar na meditação: saber que ele tem a eternidade detrás, dentro e diante de si. Meditar sentado como uma montanha é a própria meditação do Ser, do simples fato de Ser, antes de todo pensamento, de todo prazer e de toda dor. Meditar como uma montanha modifica o ritmo dos pensamentos. Aprende-se a ver sem julgar, e se dá a tudo o direito de existir. Meditar como uma montanha, enfim, é não perceber sequer nem que você virou uma montanha nem que está sentado em uma cadeira!

 

 

Montanha
desdentada
meditando
sentadinha
em uma cadeira!

 

 

2. Com todo respeito, vou reformular esta afirmação paulina: Se Cristo está em nós, a certeza é de glória.

3. O fato indisputável é que só nos libertando dos aspectos-forma da existência (basicamente, miragens + ilusões) o sofrimento paulatinamente desaparecerá. O sofrimento decorre de múltiplas insatisfações e de diversos apegos, e, se considerarmos que a meditação é esclarecedora em todos os níveis, o sofrimento, realmente, tende a desaparecer por intermédio da sua prática. A meditação, em uma palavra, é transmutativa.

 

 

 

 

4. Instrumento físico, aqui, pode ser entendido como ego ou eu inferior.

5. Este é mais um argumento forte e incontestável no sentido de não julgarmos e de não criticarmos ninguém por bulhufíssima nenhuma nem por xonguíssima alguma. A água que cabe em um balde não cabe em um copo, e a água que cabe em um copo não cabe em um dedal. O azul que Don Altobello via era diferente do azul que Don Licio Lucchesi via, que, por sua vez, era diferente do azul que o Cardinal Lamberto (que, no The Godfather, Part III, acabou virando papa) via. Bem, eles viam, mas, já não vêem mais nada, porque estão todos mortos! Já Don Braciola nunca viu, não vê e jamais verá azul nenhum, porque é nato cieco! Seja como for, em relação a este fragmento, penso que nem apenas Santo nem apenas Conhecedor, mas, sim, Santo-Conhecedor. Isto é mais ou menos como nem Místico nem Ocultista, mas, sim, Místico-Ocultista. Isto tudo desemboca no seguinte entendimento: nem Religião nem Ciência, mas, sim, Teociência. Quando? Quando o deplorando ceder seu lugar ao venerando!

 

 

Tutti mafiosi figli di puttana!

 

 

6. Dito assim, a coisa toda parece ser muito fácil! Mas, se é fácil ou difícil, se é suave ou penoso, isto não interessa. Se quisermos nos libertar, terá que ser assim.

7. A palavra sofrência é um neologismo muito bem bolado pelo arquiteto, músico, compositor e escritor brasileiro Billy Blanco (Belém, 8 de maio de 1924 – Rio de Janeiro, 8 de julho de 2011), e aparece, metalingüisticamente, na letra de Canto Chorado:

...

Só mesmo a palavra sofrência,
– Que em dicionário não tem –
Mistura de dor, paciência,
Que é riso e que é pranto também.
Define o Nordeste que canta
O canto chorado da vida.
Reclamam no Sul chuva tanta;
Errou de lugar na caída!

O que dá pra rir dá pra chorar,
Questão só de peso e medida.
Problema de hora e lugar,
Mas, tudo são coisas da vida.
O que dá pra rir dá pra chorar...

Recordando: há alguns anos, no Bingo Arpoador, que ficava na Rua Francisco Otaviano, 35, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ, e que eu ia de vez em quando, mais para fazer bagunça do que para qualquer outra coisa, sentou-se à mesa em que eu estava a simpatia do Billy Blanco, com seu bigodão branco e seu queijo franco. Algum tempo depois, ele se virou para mim e disse: — Vou botar a preguiçosa pra chorar! E foi fazer xixi. E passamos a noite inteira no maior papo. Bingo que seria desejável, neca! Nem linha! Nem eu nem ele!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.tony-haynes.staff.shef.ac.uk/
teaching/CHM2104/assoc.html

http://blogmundocupcake.blogspot.
com.br/2012/02/desenhos.html

http://www.engineeringnews.co.nz/
content/gold-does-more-than-just-glister/

http://www.adirectlimo.com/

http://www.picgifs.com/glitter-gifs/diamonds/

https://setimoportal.wordpress.com/2009/08/28/betty-a-feia-boop/

http://www.cliparthut.com/dollar-sign-clip-art-clipart-HaWvz0.html

http://www.pageresource.com/clipart/people/bodyparts/heads/

http://giphy.com/gifs/transparent-animation-hot-HCkMIeisMRtpC

https://pt.wikipedia.org/wiki/Julgamentos_de_Nuremberg

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Holocaust

http://www.ijunoon.com/dictionary/nazism/

http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-
photography-dancing-skeleton-silhouette-image10438557

http://tounushifan.deviantart.com/art/Some-of-
Adolf-Hitler-s-Uniforms-1933-1945-513998726

http://pensador.uol.com.br/meditacao/

http://forum.worldoftanks.com/index.php?/
topic/296732-trax-battle-group-recruiting/

http://www.clipartsheep.com/

http://galeria.colorir.com/profissoes/dentistas/
boca-e-dentes-pintado-por-fernanda-101001.html

http://pt.clipartlogo.com/premium/detail
/nose-anatomy_119610082.html

http://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/cilios

http://pt.depositphotos.com/20415025/stock-
illustration-old-stuffed-armchair-cartoon.html

http://br.freepik.com/icones-gratis/meditacao-da-
ioga-postura-de-um-homem-sentado_721679.htm

http://dailycube.tumblr.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADntese_de_W%C3%B6hler

https://en.wikipedia.org/wiki/W%C3%B6hler_synthesis

http://www.ignaciodarnaude.com/revelacion_extraterrestre/

 

Música de fundo:

Change Your World (The Equalizer)
Compositor: Harry Gregson-Williams

Fonte:

http://music-ost.com/movies/111-songs-and
-music-from-the-equalizer-movie.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.