DO INTELECTO À INTUIÇÃO

(1ª parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

A única forma de desenvolvimento é um esforço constante através da meditação. É claro que, no início, isto não é fácil. Encontram-se dificuldades inesperadas, e, às vezes, há perda de entusiasmo. Ou, talvez, o entusiasmo inicial seja excessivo e diminua progressivamente com o passar das semanas ou dos meses. É preciso elaborar uma abordagem persistente, constante, baseada em um compromisso de longo prazo.

Tenzin Gyatso (14º Dalai Lama)

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de apotegmas se constitui da 1ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Do Intelecto à Intuição, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Como tenho solicitado, vou novamente insistir requestando: se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul. Enfim, resumidamente, esta obra ensina a expandir gradualmente a consciência, de tal modo que possamos transcender nossas limitações atuais e reorientar nossa mente para um tipo de Conhecimento-Sabedoria mais amplo.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

O desenvolvimento do intelecto representa apenas um meio para se chegar a um fim.

 

Intelecto —› Despertar a faculdade intuitiva da razão pura.

 

A meditação não é um modo de orar!

 

Consciência em desenvolvimento —› Síntese.

 

 

Síntese Wöhler1
(Conversão de Cianato de Amônio em Uréia)

 

 

Estão abertas as portas do porvir.
À nossa disposição está o devenir.
O que está velado não é proibido.
Hoje = Por acontecer + acontecido.2

Pelo esforço-mérito, chegaremos.
Pelo Justo Combate, triunfaremos.
Compreensão = Mãe da Liberdade.
Realização = Epílogo da Saudade.

 

O cristalizado e estático3 desmorona com o tempo, e onde o crescimento cessa se produzem retrocessos e anormalidades.

 

A citação a seguir (inclusa na obra que estamos estudando) é do escritor, historiador, ensaísta e professor escocês Thomas Carlyle (Ecclefechan, 4 de dezembro de 1795 – Londres, 5 de fevereiro de 1881). O fantástico é que o que Carlyle afirmou, quanto à sua época, apesar de a Humanidade ter avançado geometricamente, vale, sem tirar nem pôr, talvez, até um pouco piormente, para os tempos terremotistas, tsunamistas, tornadistas, aquecimentistas, capitalistas, mensalãozistas, petrolãozistas, lava jatistas, preconceitistas, absurdistas, hezbollahístas, farcistas, al-qaidistas, al-shabaabistas, boko haramistas, da'ishistas, massacristas, desfraternistas e destrutivistas que a galope correm, e no qual todos nós vivemos, somos, nos movemos, aprendemos e compensamos. Eis a citação: Mesmo os tolos param para perguntar o que significa os tempos que estamos passando; poucas gerações têm tido dias tão impressionantes! Dias de intermináveis calamidades, deslizamentos de terra, rupturas, desorganizações e confusões cada vez piores... Precisamos mais do que esperança, pois, a rotina é universal. Deverá haver [precisamos construir] um mundo novo, se quisermos que haja um mundo... Estes dias de mortalidade universal deverão ser de renascimento universal, para que a ruína não seja total e definitiva. Chegou o momento que o mais torpe se preocupe em saber de onde vem e para onde vai... [E o que está fazendo aqui!]

 

Mas, o que estamos a obrar aqui?
Somentemente cô? Apenasmente xi?
Reviemos para aniquilar e massacrar
ou para apre(e)nder e nos alforriar?

Haveremos de comutar o aberrante,
e, seja qual for a crise,
   adiante.
Haveremos de
transfazer a crueldade
em primor, gentileza e inofensividade.

Poderão passar sei-lá-quantos-anos:
de humanos viraremos super-humanos.
Não será preciso incenso nem veilleuses;
já super-humanos, acabaremos Deuses!

 

Mais do que simplesmente supor e/ou admitir fideisticamente a existência de uma Realidade Divina [Supra-sensível], precisamos confirmar que esta Realidade Divina existe e como ela funciona.

 

Todas as manifestações da Vida são espirituais.

 

Quem sou eu para atravancar?
Quem é você para
desconciliar?
Quem somos nós para priorizar?
Quem
somos nós para primaziar?
E, quem é quem para expatriar?
E, quem é quem para apocopar?

 

Sim, há uma Porta Secreta que leva das trevas à LLuz, da morte à Imortalidade e do irreal ao Real. [Ou do miraginal e ilusório ao Eterno e Atual.]

 

O Conhecimento é Universal. Não é nem oriental nem ocidental; pertence a todos nós.

 

Grito de guerra da Era de Aquário: Liberdade! Liberdade de pensamento! Não a qualquer controle teológico, religioso ou científico! Queremos pensar por nós mesmos!4

 

 

 

 

Educação ou cultura Mudança de um estado de consciência para outro mais amplo (autoconsciência ou consciência de si mesmo + consciência das relações grupais).

 

Meta —› Utilização da razão pura e controle da mente pela Intuição. Segundo Herbert Wildon Carr, a Intuição é a captação intelectual pela mente diretamente da realidade, tal qual é.

 

Dos estados inferiores aos estados superiores da compreensão, não há limite para as realizações pessoal e coletiva, pois, a faculdade de percepção se expande crescentemente. Expansão e crescimento [assim como movimento e mudança] são partes integrantes da Lei da Vida.

 

 

 

 

Nenhum indivíduo com disposições inatas individuais e faculdades especiais deve permanecer imobilizado e constrangido em um nível educativo uniforme. Como afirmou o filósofo americano John Herman Randall Jr. (1899 – 1980), o processo educativo é um exercício de meditação pessoal... A educação não persegue o mero conhecimento ou o mero poder de qualquer tipo, mas, o conhecimento e o poder aplicados a usos corretos.5

 

Um método que simplesmente se limite a cultivar o intelecto e que dispense a faculdade de Intuir a Verdade é, no mínimo, incompleto. A mente não pode ficar fechada em si mesma, pois, o intangível e o sutil, como afirmou o psicólogo, conferencista e autor Albert Edward Wiggam (1871 – 1957) no The New Decalogue of Science, correspondem a [mais ou menos] quatro quintos da vida.

 

 

 

O processo educativo impõe e exige percepção, simpatia e compreensão por parte do instrutor. Tudo depende da transferência de o que é puramente analítico para o nível da razão pura e da percepção intuitiva.

 

Qualquer processo criador sempre é ativo, atua intencionalmente e utiliza a imaginação criadora.

 

O filósofo alemão, psicólogo, pedagogista e fundador da Pedagogia como disciplina acadêmica Johann Friedrich Herbart (1776 – 1841) afirmou: O principal dever da educação é a revelação ética do Universo. Portanto, a educação formal deve conter um elemento espiritual [não-teológico e não-fideísta].

 

Educação Síntese da Compreensão e da Ação [-------› Libertação]. Portanto, o essencial não é a informação, mas, a Compreensão, que só poderá ser alcançada mediante a aplicação da inventividade, da inteligência e do talento pessoais. A informação é obtida de fora para dentro; a compreensão é um processo criativo na direção oposta.

 

 

 

 

Meta da Existência —› Viver Pleno, como disse o filósofo inglês Herbert Spencer (1820 – 1903).

 

A Mais Maravilhosa Experiência —› Entrar na Posse de Si-mesmo – possibilidade acontecível em uma esfera de contatos e de percepções na qual os sentidos físicos são inúteis!

 

Através da meditação, o Místico se transforma em conhecedor plenamente consciente.

 

O Fim da Iniciação:
uma Acurada Visão,
um Illustre Coração,
uma Nova Percepção,
então, Compreensão,
por fim, Manumissão,
amparo a cada irmão.

 

 

 

Precisamos compreender que a [personalidade-]alma, apesar de estar sempre latente na forma humana, só é atraída para a atividade mediante a prática da meditação.6

 

A Illuminação Espiritual não é para uns poucos favorecidos. É para todos.

 

Meta Individual e Coletiva —› Decência + Inofensividade.

 

Educação da Nova Era (Aquário) = Oriente (Sabedoria e Técnica de Meditação) + Ocidente (Conhecimento e Informação).

 

Reconhecimento da Existência da [personalidade-]alma + Intuição = Illuminação.

 

Meta: Intelectual Culto —› Conhecedor Intuitivo.

 

 

 

 

O homem é um ser integrado, mas, a existência significa reconhecer a capacidade-habilidade de registrar contatos universais e subjetivos, assim como individuais e objetivos.

 

Apenas as pessoas reflexivas e responsáveis estão efetivamente preparadas para aplicar as regras e as instruções que lhes permitam fazer a transição e alcançar a consciência característica dos Místicos Illuminados e dos Conhecedores Intuitivos.

 

O objetivo do processo de meditação é conduzir homens para que reconheçam a Luz que reside neles, e que, então, nesta Luz, possam ver a LLuz.

 

Provérbio Chinês: Se meios corretos forem empregados por um homem incorreto, os meios corretos agirão incorretamente.7

 

Quando a [personalidade-]alma controla o instrumento físico, a encarnação se torna Divina e a Luz Interior brilha intensamente.

 

A [personalidade-]alma é um fragmento da Super-alma, uma centelha da Chama Una, aprisionada no corpo. É o aspecto Vida que dá vida ao homem, como a todas as formas de manifestação, a vida, o ser e a consciência.

 

Meta —› Uni[ci]dade com todos os seres e com a Realidade Suprema.

 

Oh!, caverna escura!
Oh!, torva! Oh!, paúra!
Oh!, subsistência inútil!
Oh!, permanência fútil!
Oh!, Cruz apoucadora!
Oh!, LLuz Unificadora!

 

No coração, se encontra a sede do Princípio Vida; na cabeça, residem a mente raciocinadora e a consciência espiritual.

 

Objetivo do Esforço Místico —› Revelação da Divindade [em nós] como amor, plano e propósito.

 

Uni[ci]dade Nós Mesmos.

 

Chave que Abre a Porta da Compreensão —› Mente Raciocinadora.

 

Eu não raciocinava —› Escravo.
Deliberei raciocinar —› Descravo.
Então, pude desmantelar a Cruz,
e me tornar ciente da Bela LLuz!

 

 

Descravo

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. A Síntese de Wöhler é uma reação endotérmica de produção da uréia a partir do cianato de amônio. Foi descoberta pelo pedagogo e químico alemão Friedrich Wöhler (1800 – 1882) em 1828. É historicamente relevante por representar a primeira síntese de um composto orgânico a partir de um inorgânico. Isto levou à quebra de um paradigma (o de que apenas os seres vivos poderiam sintetizar compostos orgânicos) e à criação da Química Orgânica.

 

 

2. Na verdade, metafisicamente, acontecido + hoje + por acontecer = 1.

3. Efetivamente, como sabemos, não há propriamente estaticidade no Universo; o Universo é dinâmico, isto é, sem perder ou receber energia, se modifica continuamente. Dizer que o cristalizado e estático desmorona com o tempo é uma licença autorial usada por Djwhal Khul para enfatizar que o não-avanço (tendência a um estado de inércia) provoca declínio e retrocesso e conduz à uma espécie de desordem entrópica seguida de degradação. Enfim, quem se recusa a pegar o Bonde da História acaba morrendo pagãozinho da silva, e pagará a conta da sua resistência, do seu imobilismo e da sua estagnação.

 

 

 

 

4. Mas, como não existem milagres, as coisas caminham muito devagar. Nada é mais difícil do que remover uma noção, uma concepção ou uma idéia enraizadas há milênios. De maneira geral, as pessoas topam tudo, menos mudar. As pessoas não estão dispostas, e muito menos estão interessadas.

5. Agora, por exemplo, imaginem se o Mestre Jesus não tivesse sumido mais ou menos dos 12 aos 30 anos, para poder, digamos assim, (re)aprender e desenvolver iniciaticamente Sua Sabedoria e Seus Poderes Inatos (árdua e meritoriamente conquistados) nos diversos Centros Educativos da Grande Fraternidade Branca espalhados pelo Oriente, o que estava e continua vedado às pessoas indignas e desmerecedoras, jamais poderia ter cumprido a Missão que aceitou cumprir e para a qual Sua projeção na Terra se destinou. Recordo que o ápice dos ensinamentos que o Mestre Jesus (José) recebeu se deu na Câmara do Rei da Grande Pirâmide Quéops, no Planalto de Gizé, no Egito. E recordo, ainda, que, no final da Iniciação, como relata Harvey Spencer Lewis na sua obra A Vida Mística de Jesus, uma figura etérea e angelical apareceu na Câmara do Rei e ordenou a José que se levantasse e proclamou: Este é JHESU, o Cristo. Levanta-te! E todos os que se achavam na Câmara responderam em uníssono:AMeN. Enfim, não esqueçamos de que, sempre que reencarnamos, precisamos: primeiro, reaprender e remembrar o que já sabemos, e, segundo, acrescentar algum conhecimento novo à cognição que já possuímos. O Mestre Jesus não foi exceção, até porque não há exceções no Universo. A Lei é inalterável e é para todos; não pode ser violada.

 

 

Grande Pirâmide Quéops

Grande Pirâmide Quéops

 

 

6. Isto simplesmente significa que, se asfixiarmos e calarmos o nosso Eu Interior, ele permanecerá asfixiado e mudinho da silva, e nós continuaremos boçais e ignorantes como uma porta sem maçaneta ou como uma baladinha sem alça. (Baladinha era como eu chamava a bolsa da minha tia Mimi, irmã da minha mãe, que se chamava Maria Primitiva da Silva. Eu me lembro, até hoje, que eu dizia: — Tati, dá a baladinha.)

7. Entre tantos exemplos, talvez, o mais flagrante deles seja o das armas de destruição em massa ou armas de destruição maciça. Meios Corretos de Fabricação —› Resultados Criminosamente Apocópicos, Inadequados e Desfraternos.

 

 

Armas de Destruição em Massa

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/meditacao

http://www.hotukdeals.com/deals/dominos-monster
-weekend-5-99-large-pizza-collection-2251467

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arma_de_
destrui%C3%A7%C3%A3o_em_massa

http://www.independent.co.uk/news/science/paedophiles-brains-are-
abnormally-tuned-to-childrens-faces-new-study-claims-9405707.html

http://www.braininjury-explanation.com/
causes-of-brain-injury/brain-injury-by-a-tumor-cancer

http://www.espiritualismo.info/piramides.html

http://www.gifsmile.com/free-motion-gifs

http://www.stockfreeimages.com/p1/moon-cartoon.html

https://dinoking01.wordpress.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADntese_de_W%C3%B6hler

https://en.wikipedia.org/wiki/W%C3%B6hler_synthesis

http://www.ignaciodarnaude.com/revelacion_extraterrestre/

 

Música de fundo:

Change Your World (The Equalizer)
Compositor: Harry Gregson-Williams

Fonte:

http://music-ost.com/movies/111-songs-and
-music-from-the-equalizer-movie.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.