Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

das insensatezes do homem

consiste em criticar o mal no outro,

antes de ver o mal que está em si.1

 

utra grave desponderação do homem

é pensar que a inclinação para o mal no outro2

não esteja, também, in potentia, dentro de si.3

 

homem só será livre quando aprender4

que     são ilusões dos sentidos,

e que a encarnação é uma experiência global.5

 

m sua Peregrinação, haverá de compreender

que pobres, abastados, queridos e desvalidos

moldam uma unidade na Consciência Universal.6

 

 

 

_____

Notas:

1. Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiristimo, Capítulo X.

2. Bem e mal são categorias inteiramente relativas e atualizáveis. Relativas e atualizáveis como categorias em si e relativamente aos diversos Planos de Compreensão.

3. Voluntas secundum se considerata nec est bona nec mala: sed se habet in potentia ad bonum vel malum. A vontade em si considerada não é boa nem má, mas se mantém em potência para o bem ou para o mal. (Tomás de Aquino, 1227-1274).

4. E apreender.

5. A encarnação é uma experiência global e necessária para todos os seres da Terceira Dimensão. O que acontece abaixo e acima da Terceira Dimensão não vem ao caso para que a humildade possa e deva ser realizada neste Plano. Uma das insensatezes do homem consiste em criticar o mal no outro, antes de ver o mal que está em si. De qualquer forma, a compreensão concertada do que se passa em outras dimensões só será efetivamente possível quando todas as experiências desta dimensão forem integralmente aprendidas e apreendidas.

6. Vou morrer rouco de tanto digitar esta irredutível Lei Mística, e vou inventar todas as animações possíveis relativas à Ela. Animações didáticas em cabeças duras tanto vascolejam até que auguram! Cheguei à conclusão de que a tão ansiada liberdade só poderá acontecer quando esta Lei for... For tudo que seja inerente à Ela. Por isso, não adianta nada decorar pensamentos e citar zilhões de autores se o Coração ainda é duro como pedra; a imagem da carantonha refletida no espelho não muda nem que a peça tome mil banhos-de-cheiro! Aca, almíscar, asca, axilose, bafio, bedum, bifada, bodum, bolor, bufa, cafofo, catinga, cecê, cheirete, cheiro, cheirum, cheirume, chulé, eflúvio, fartum, farum, fécio, fedença, fedentina, fedorentina, fedorina, fetidez, flato, flatulência, fortum, futum, graveolência, halitose, hircismos, iaca, inhaca, miasma, mofo, morrinha, peido, pestilência, pitiú, pitium, pituí, pufute, pum, raçum, ranço, sito, sopro, traque, vento, ventosidade, xexéu e xexéu-do-mangue interiores não saem com banho-de-cheiro. A personalidade-alma só pode ser lavada com Oração e Trabalho. E isso, apenas para começar!

Observação:

A animação do bumerangue que abre este poema não tem qualquer ligação com a Lei do Karma. Cada um deve dar uma interpretação pessoal para essa animação. Já a Lei do Karma... Um simples exemplo para essa animação é quando quereremos obrigar o outro a fazer aquilo que achamos que é correto, e o outro acaba se irritando com o nosso autoritarismo (por hipótese, bem-intencionado!). Afinal, obrigar alguém ao que quer que seja é mais do que uma insensatez... tanto quanto proibir. Eu posso estar com frio, mas o outro pode estar morrendo de calor. Eu posso estar com vontade de namorar, mas minha/meu companheira/o pode não estar disposta/o. E por aí vai... Epílogo: com honrosas exceções, o ser-no mundo é mesmo meio morrinha!*

* O morrinha é aquele cara que pensa que está com tudo e tem sempre uma opinião para dar, a respeito de qualquer assunto. (Marcondes Tedesco).

Enfim, um caleidoscópio é artefato óptico que consiste num pequeno tubo cilíndrico no fundo do qual há pequenos pedaços coloridos de vidro ou de outro material, cuja imagem é refletida por espelhos dispostos ao longo do tubo, de modo que, quando se movimenta o tubo ou esses pedaços, formam-se imagens coloridas múltiplas, em arranjos simétricos. Ora, querer que um daltônico veja as imagens coloridas múltiplas de um caleidoscópio iguaizinhas a quem não sofre de daltonismo é mesmo amorrinhar o crânio do outro. É outra insensatez. E por aí vai longíssimo...

 

 

Música de fundo:

You and Me

Fonte:

http://home.arcor.de/dinoandfriends/frank_midis.htm