Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

A Iniciação pode ser individual ou coletiva;

mas será sempre ímpar para cada Iniciado.

Ela, invariável e habitualmente, é aditiva,

 

A Iniciação poderá ser padronizada;

mas ela é um misto2 de Mente + Coração.

Contudo, sem exceção, deverá ser dialetizada

— solilóquio-colóquio em Santa Comunhão.

 

Em nada uma Iniciação é preternatural.

O Universo está constrangido ao natural

e às Leis que regem seu funcionamento.3

 

Crer em falsas sobrenaturalidades4

e em inacontecíveis miraculosidades5

 

 

 

 

 

 

Um Exemplo Para Reflexão

 

Recentemente, fui a um aniversário, e reencontrei uma garotinha que havia visto e conhecido no aniversário da mesma pessoa no ano passado (2006). Desde a primeira vez que vi esta menininha (seu nome é Gabriela e carinhosamente é chamada de Gabi), achei que ela tinha um que a mais do que as crianças da sua idade. Será ela uma criança índigo? Será ela uma criança cristal? O fato é que, em um dado momento deste aniversário (2007), eu estava no quarto descansando os meus 61 anos, quando a garota entrou, correu e me deu um beijo estalado. Então, eu resolvi lhe contar uma estorinha, inventada na hora, sobre duas lagartixas antípodas (é claro que não usei essa palavra esdrúxula na estória). Resumo da invenção: uma lagartixa era boa, prestativa, simpática e carinhosa. A outra lagartixa era má, malandra, desagradável e malcriada. Batia na lagartixa boa, e, ainda por cima, a malvada achava graça. Um dia a lagartixa má ficou doente, e quem cuidou dela, até que ela sarasse, foi a lagartixa boa.

A estória que eu contei à Gabi, ainda que tenha sido bem mais elaborada, foi mais ou menos assim, e terminou exatamente desta forma. Não houve moral da estória ou qualquer coisa aporrinhante que o valha, que criança simplesmente detesta. E não perguntei a ela se havia gostado ou entendido a estória. Também, mesmo que eu quisesse perguntar alguma coisa, não poderia; não deu tempo. Ela saiu saltitando, e foi para um outro aposento do apartamento. Pouco tempo depois ela foi embora com a família; mas, antes de ir, me deu outro beijo.

No dia seguinte, por coincidência, minha esposa, Blanca, que havia ouvido o final da estorinha das duas lagartixas, encontrou a Gabi com a família em um shopping da Zona Sul do Rio de Janeiro. Vai daqui, vai dali, tocou na estória das duas lagartixas, que eu havia contado. Sabe qual foi o comentário da garota? Foi algo equivalente a: — E a lagartixa má se tornou uma lagartixa muito boazinha!

Isso é ou não é um super barato? Ganhei meu dia quando a Blanca me contou isso. (Agora, vê se não esquece de apontar o mouse do seu computador para essas duas 'largatixas' paqueradoras aí embaixo. Para o burrego empacado, lá em cima, também.)

 

 

 

 

_____

Notas:

1. Quadrado = Corpo Físico, Corpo Etérico, Corpo Astral e Eu Interno. Mudar de grau apenas objetivamente não significa que a Iniciação tenha ocorrido ou que tenha sido efetiva. Mera formalidade não abre a Porta da Liberdade.

A Wikipédia apresenta na Internet um verbete interessante sobre Iniciação. Ipsis litteris, ipsissima verba, é:

[Iniciação (do latim initiatio) é um termo que remete a começo, entrada: iniciar um evento, ação, circunstância ou acontecimento. Também tem um significado de ascensão de um nível (abandonado) de existência para um outro nível superior.

A Iniciação também é um tipo de cerimônia em muitas sociedades, na qual é introduzido um novo membro após alguma tarefa ou ritual particular. Normalmente o ritual de Iniciação envolve a condução do novato por um veterano do grupo, e costuma consistir na exposição de novos conhecimentos - inclusive segredos.

Entre os objetivos de alguns tipos de Iniciação, destacam-se o aprendizado de valores fundamentais para a vida no nível seguinte (adulto). O iniciado deve aprender a se fortalecer com o isolamento, sobreviver em condições precárias, estar preparado para as dificuldades da vida (por exemplo, muitas iniciações exigem que o iniciado construa a cabana em que ficará isolado durante o ritual), aprender a caçar, pescar, conhecer a fauna e flora etc.

Na nação do candomblé Ketu por exemplo (ver Iniciação Ketu), a Iniciação envolve um retiro de 21 dias, em que a pessoa é mantida afastada da família e da vida profana, devendo desligar-se de tudo e dedicar-se totalmente aos rituais. O processo ainda vai obrigar o iniciado a raspar a cabeça, fazer curas (pequenos cortes), assentamento do Orixá, com oferecimento de animais, comida ritual, flores e frutas.

Em universidades e faculdades brasileiras o termo Iniciação científica relaciona-se a um período em que o estudante auxilia um pesquisador experiente na condução de um trabalho, para aprender a trabalhar com pesquisa. As iniciações científicas são consideradas, muitas vezes, preparações para cursos de pós-graduação.

No Tantra, Iniciação (em sânscrito, diiks'a') refere-se a um processo em que o aprendiz é orientado no caminho do equilíbrio e da plenitude, e recebe um mantra perfeito para a prática da meditação. Ao finalizar a Iniciação, o aprendiz deve firmar um compromisso de amor e gratidão com Deus e com o mestre.]

Resumo de tudo isso: Iniciação é mudança. Mas para mudar – para que a mudança possa acontecer – é necessário, preliminarmente, disponibilidade interior e compromisso. Finalmente, é preciso que fique absolutamente claro, que uma Iniciação Mística apresenta particularidades próprias e é inteiramente distinta dos outros tipos de iniciação que foram abordados no verbete da Wikipédia. Como foi dito no soneto, pode ser individual ou coletiva; mas será sempre ímpar para cada Iniciado. É incomum que dois candidatos aufiram a mesma ordem e o mesmo gênero de experiências derivados do processo iniciático. Personalidades-almas distintas, culturas e 'passados' que não são iguais, experiências místico-espirituais diferentes. Não pode ser de outra maneira.

2. Misto homogêneo, de tal sorte que a Mente sempre deverá ouvir (solilóquio-colóquio) a Voz Insonora do Coração. «In Corde loquitur nostro Vox Dei.» Em nosso Coração fala a Voz de Deus.

3. No âmbito da(s) Lei(s), tudo; fora da(s) Lei(s), nada. Precisamos compreender e internalizar que no Kosmico não há exceções. Para nada e para ninguém.

4. Haverá autênticas sobrenaturalidades? Permaneceremos tributários de nossas credulidades enquanto formos – e quisermos continuar a ser – ingênuos e ignorantes.

5. Haverá acontecíveis miraculosidades? Permaneceremos tributários de nossas credulidades enquanto formos – e quisermos continuar a ser – ingênuos e ignorantes.

 

Observação:

Este trabalho foi inspirado na obra O Mestre Cósmico (Exposição Sobre a Ascensão da Consciência) de autoria do S + B Illuminatus Frater Velado, Irmão Leigo da Ordem Rosacruz e Iniciado do 7º Grau do Faraó. O texto é excelente e está disponibilizado no endereço:

http://svmmvmbonvm.org/mestre.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.partnersinrhyme.com/soundfx/human.shtml

http://www.emc.org.uk/history/history.htm

http://www.jessicascofield.com/lizard.html

 

Fundo musical:

Prologue - Harry Potter

Fonte:

http://sunncity.com/music/index.asp?midi=P&offset=200