Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

INFORMAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

CHEQUES PREENCHIDOS À MÁQUINA

 

 


Cheques preenchidos por máquinas de preencher cheques – aqueles que você só assina depois de preenchido automaticamente pela máquina, em uma espécie de cortesia oferecida pelo estabelecimento onde você está pagando o que comprou – podem ser apagados em microondas, sobrando apenas a sua assinatura, que é feita à caneta, diferente do restante que foi impresso com a tinta da máquina de preencher cheques.

 

Acredite se quiser! Golpistas filhosdasputistas que atuam em Santa Catarina descobriram um jeito de adulterar os valores de cheques que são preenchidos em máquinas eletrônicas. Estes estelionatários-171-sacanocratas descobriram que os valores dos cheques impressos mecanicamente são apagados quando colocados em fornos microondas por determinado tempo e potência.

 

Com o procedimento, apenas a assinatura do cliente, feita à caneta, permanece intacta. Assim, os cheques podem ser preenchidos novamente.

 

O preenchimento pela máquina é feito com 'toner', que é um pó. Este pó é desintegrado dentro do microondas — diz o perito em falsificações Arnaldo Ferreira.

 

Nos últimos dois meses, uma mesma agência bancária de Florianópolis recebeu onze cheques adulterados da mesma forma. Segundo o perito, um cheque de R$ 27,00 emitido em um circo na capital foi compensado dois meses depois, na Bahia, mais exatamente em Feira de Santana – que como diz Ubirajara Penacho dos Reis, mais conhecido como Bira, interliga tudo na Bahia – por R$ 4.200,00!

 

 

 

 

 

O perito recomenda, como precaução, usar a sua caneta para o preenchimento dos cheques. Não autorize que máquinas de preencher cheques façam o que você pode e deve fazer manualmente.

 

 

 

 

UM POUCO DE DIVERSÃO

 

 

Windows Media Video 1
(2.922 kb)

 

Clique AQUI

 

 

Windows Media Video 2
(3.590 kb)

 

Clique AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://rosemck1.tripod.com/kids-corner.html

http://noticiamarrom.zip.net/