_____
Notas:
1.
Preferimos por desconhecer outras opções ou por preconceito.
2. A
Humanidade caminhou, ao longo dos séculos, buscando compreender sua
origem e destino. Desde o Epicurismo, o Ceticismo e o Estoicismo, sempre
vivemos em meio aos “ismos”, mas não conquistamos quase
nada além do Epicurismo e do Estoicismo, mesmo com o Cristianismo,
o Marxismo e outros "ismos" que ceifaram milhares de vidas inocentes.
(J. F. Megale). Sant’Ana Dionísio, na Introdução
às Obras de Leonardo Coimbra, assim resumiu o vício
ou pecado cousista: ... tendência funesta e irreprimível
do homem ... para considerar como estático e definitivo, como realidade
concluída e firme de uma vez para sempre, para não dizer como
coisa feita, as próprias realidades espirituais, as idéias,
os símbolos, as estratificações jurídicas, os
transitórios preconceitos políticos ou sociais, as convenções
históricas tidas como sagradas ou invioláveis, os princípios
ou dogmas de ordem religiosa, múltiplas idéias-crenças,
tidas como inalteráveis, de ordem científica.
3.
Dissonância e consonância são relações
entre cognições, ou seja, entre opiniões, crenças
e conhecimentos sobre o ambiente e sobre as próprias ações
e sentimentos. Duas opiniões, duas crenças, ou dois itens
de conhecimento são dissonantes entre si quando não se encaixam
um com o outro, isto é, quando são percebidos como incompatíveis.
Ou ainda, considerando-se apenas dois itens especificamente, quando um não
decorrer do outro. (Leon Festinger, 8 de maio de 1919 - 11 de fevereiro
de 1989. Seu livro mais conhecido é The Theory of Cognitive Dissonance
que foi publicado em 1957.) Um exemplo de dissonância cognitiva
é a que prevalece entre as aceitações divergentes da
Lei da Reencarnação e do céu e do inferno católicos.
No âmbito da política, Comunismo e Capitalismo são inteiramente
dissonantes. E na esfera relações humanas, um exemplo de dissonância
cognitiva são os preconceitos contra as minorias.
Música
de fundo:
Witchcraft
(Carolyn Leigh & Cy Coleman)
Fonte:
http://home.arcor.de/dinoandfriends/frank_midis.htm