Indira Gandhi
(Pensamentos)

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

Desta vez, escolhi Indira Gandhi (que não tinha qualquer parentesco com o Mahatma Gandhi) para estudar um pouquinho. Controvérsias à parte, há uma série de pensamentos desta política indiana que merecem uma reflexão. Todavia, quando elaboro um trabalho deste tipo, a questão que eu sempre me pergunto é se as sentenças que foram proferidas pelos autores pesquisados confirmaram seus atos, isto é, se o comportamento que tiveram correspondeu exatamente às suas palavras. Verba sicut ventus volant... Palavras voam como o vento...

 

 

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Indira Priyadarshini Gandhi (Allahabad, 19 de novembro de 1917 – Nova Délhi, 31 de outubro de 1984) foi primeira-ministra da Índia entre 1966 e 1977 e entre 1980 e 1984. Filha de Jawaharlal Nehru, Indira (sem qualquer parentesco com o Mahatma Gandhi) iniciou a carreira política como colaboradora de seu pai. Certa vez, afirmou: Minha vida pública começou quando eu tinha três anos. Por isto, no começo, ela era apenas a filha de Nehru.

 

Indira foi ministra da Informação no gabinete de Lal Bahadur Shastri, de 1964 a 1966, sucedendo-lhe em 1966 na chefia do Partido do Congresso e como primeira-ministra. As graves divergências com os conservadores, por sua política de socialismo estatal, dividiram o Partido do Progresso, em 1969. Indira nacionalizou os bancos, e em 1971 assinou um tratado de amizade com a ex-União Soviética.

 

No conflito com o Paquistão, Indira prestou apoio militar ao movimento de secessão do leste do País, liderado por Mujibur Rahman, que se tornou independente em 1971 com o nome de Bangladesh. Na política interna, combateu com grande rigor os problemas econômicos e sociais provocados pela explosão demográfica e pela corrupção; uma das medidas empreendidas foi a esterilização maciça obrigatória da população masculina visando diminuir o crescimento demográfico. Esta política de esterilização fracassou, relativamente.

 

Em 1975, condenada por fraude eleitoral, Indira decretou o estado de sítio, governou de forma quase ditatorial, promoveu o culto da personalidade e nomeou seu filho Sanjay Gandhi como sucessor. Com a derrota nas eleições de 1977, dividiu novamente o Partido do Congresso. À frente do novo partido, obteve, em 1980, uma esmagadora vitória nas urnas.

 

Durante seu último mandato, agravaram-se os conflitos internos e confrontos violentos entre os diversos grupos étnicos e religiosos se exacerbaram. Na seqüência do assalto ao mais sagrado santuário sikh – o Templo Dourado de Amristar, em Punjab por tropas governamentais, em 31 de outubro de 1984, o que causou a morte de centenas de pessoas e foi considerado um ultraje por muitos sikhs, aos 66 anos, Indira foi assassinada por dois guarda-costas sikhs de sua guarda pessoal: Beant Singh e Satwant Singh. — O que vocês fizeram? O que vocês fizeram? — perguntou um agente de segurança logo após episódio. Um dos assassinos respondeu: — Fizemos nosso trabalho — e foi tudo o que pôde pronunciar, antes de ser, ele também, metralhado. Indira morreu minutos depois de entrar no All India Institute for Medical Sciences (AIIMS), em Nova Délhi. Sucedeu-lhe seu filho Rajiv Gandhi, que Indira preparara para o cargo após o acidente fatal de avião sofrido por Sanjay.

 

Segundo Peter Ustinov (1921 – 2004) – ator que interpretou no cinema papéis que vão do imperador Nero ao inspetor Hercule Poirot que estava no jardim atrás do escritório de despachos à espera da primeira-ministra, mais tarde, em depoimento à polícia, disse que logo depois dos tiros e das três rajadas de metralhadora tudo parecia muito irreal. No jardim, os pássaros continuavam a cantar, e todas as coisas pareciam em seus lugares.

 

Indira Gandhi, ainda que, em 1966, tenha rejeitado o Tratado de Não-Proliferação Nuclear – que impunha, segundo ela, regras estritas aos 'pobres' enquanto os 'ricos' faziam tudo, salvo reduzir seus arsenais sempre foi adepta do neutralismo nas relações internacionais, sendo considerada, entretanto, a mãe do programa nuclear indiano. A Índia fez seu primeiro teste nuclear em 1974, teoricamente para propósitos pacíficos. A segunda série de testes, em 1998, levou ao reconhecimento das capacidades nucleares do País.

 


 

 

Pensamentos de Indira

 

 

 

Não se pode trocar um aperto de mão com o punho fechado.

 

Não me importa se perco a vida a serviço da Nação. Se morrer hoje, cada gota de meu sangue revigorará a Nação.

 

Acho que a liderança, em um momento, tenha significado músculos; mas, hoje, liderança significa ficar junto com as pessoas.

 

Um grande plano pode ser partido em pequenos pedaços para que se possa dar o primeiro passo de imediato.

 

Tenho acreditado – e continuo a acreditar agora que a liberdade é indivisível, que a paz é indivisível e que a prosperidade econômica é indivisível.

 

Preferimos morrer de fome a vender a nossa honra nacional.

 

O meu avô me disse uma vez que há dois tipos de pessoas: as que fazem o trabalho e as que recebem os louros. Aconselhou-me a tentar me envolver com o primeiro grupo, pois a concorrência é muito menor.

 

Fui muito influenciada por Tagore.1

 

Alguns dizem que a mulher não tem tanta força quanto um homem. Não sei, não posso dizer nada; nunca fui homem. Mas eu tenho, com certeza, mais força física do que qualquer um aqui.

 

Lema da campanha de 1971: Garibi hatao, ou seja, expulsar a pobreza.

 

Quem quiser um lugar ao Sol tem de estar preparado para apanhar algumas queimaduras.

 

O maior êxito da Nação, desde sua independência, foi sobreviver como uma nação livre e democrática.

 

Quando há uma tormenta, os passarinhos se escondem; as águias, porém, voam mais alto.

 

Onde há amor, há vida.

 

O amor jamais se irrita e jamais reclama; tolera, dá sempre e nunca se vinga.

 

 

 


Caro Paulo Freire,


Lamento saber que uma indisposição de saúde tenha motivado o cancelamento de sua visita à Índia. Espero que você se recupere completamente e logo. Tente vir à Índia novamente. Esperava encontrá-lo. Tenho apenas uma noção sobre suas idéias em educação. Mas isto é suficiente para despertar meu interesse. O homem é uma criatura fascinante com uma personalidade multifacetada e capaz de tanto. Parece-me que, com exceção de um número infinitesimal, este potencial é coberto por camadas e camadas de um tipo ou outro de inibição. Nosso sistema de educação e a estrutura da sociedade desencoraja qualquer mudança do 'status quo' e apóia apenas os interesses de uma pequena parcela da população.

Com minhas lembranças e meus melhores votos.

Atenciosamente.

Indira Gandhi.

Nova Delhi, 16 de maio de 1973.


 

O remorso é a única dor de alma que nem a reflexão nem o tempo atenuam.

 

É um grande privilégio ter vivido uma vida difícil.

 

A solidez econômica de uma nação se mede, em última análise, por aquilo que ela pode fazer por si mesma, e não por poder contrair empréstimos internacionais.

 

 

 

 

Não devemos nos lamentar pela morte de homens de grandes ideais. De outra forma, deveríamos, sim, nos alegrar porque tivemos o privilégio de tê-los conosco, inspirando-nos pela sua radiante personalidade.

 

A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte!

 

A felicidade é um ponto passageiro... A felicidade contínua não existe. Existem apenas momentos de felicidade.

 

As mulheres podem ser tão firmes quanto os homens, embora não o pareçam ou não queiram parecer.

 

Meu pai era um homem de Estado; eu sou uma mulher da política. Meu pai era um santo. Eu não.

 

Quando alguém faz alguma coisa contra ti, esse mal acabará voltando como benefício para ti.

 

Você tem que aprender a ficar imóvel no meio da atividade e a estar vibrantemente vivo quando estiver em repouso.

 

A sociedade tem que contribuir na tarefa de conservação da Natureza e do meio-ambiente. Nutro a esperança que as novas e avançadas tecnologias desempenhem um papel fundamental na concretização dos objetivos para fazer escolhas certas e reduzir as emissões de carbono.

 

A pobreza é o pior poluidor do Planeta.

 

A paz entre os países deve descansar sobre a base sólida do amor entre os indivíduos.

 

O mundo exige resultados. Não contes aos outros tuas dolores do parto. Mostra teu filho.

 

Há que se vigiar os ministros que não podem fazer nada sem dinheiro e aqueles que querem fazer tudo só com dinheiro.

 

A Humanidade acumulou tão tremendo estoque de armas de destruição, que, às vezes, me pergunto se temos qualquer direito à esperança. Guerras ainda irrompem aqui e ali, mas ainda mais decepcionante e alarmante é o crescimento, em todas as partes do mundo, do ódio no pensamento e da violência na ação. Certa vez, o Mahatma Gandhi disse: — No meio da treva, a luz persiste. Devemos ter fé. A maior justificação do gandhismo é a demonstração de que a força armada pode ser vencida sem armas. Se isto pôde acontecer uma vez, poderá acontecer de novo.

 

O Mahatma libertou os indianos do medo. Procurou, com todas as forças, a unidade de seu povo, até com um esforço inaudito de criar uma filosofia abrangente com o objetivo de conciliar mesmo o inconciliável.

 

Sinto, no âmago do Coração, que o mundo está doente com todo esse derramamento de sangue. O mundo procura uma saída, e, talvez, seja privilégio da velha Índia mostrá-la a esse mundo esfomeado.2

 

 

 

 

Todos os meus jogos foram jogos políticos. Como Joana d'Arc, eu estava continuamente sendo queimada na fogueira.

 

A raiva nunca é um bom argumento, e raramente oferece uma boa proposta.

 

Ter muitos filhos é considerado não apenas uma benção religiosa, mas, também, um bom investimento. Quanto maior o número de filhos, mais esmolas eles podem pedir.

 

O perdão é uma virtude dos bravos.

 

O martírio não termina algo; é apenas um começo.

 

A satisfação reside no esforço, não na realização. Esforço total é uma vitória completa.

 

As pessoas tendem a esquecer os seus deveres, mas não esquecem os seus direitos.

 

O poder de questionar é a base de todo progresso humano.

 

Sempre que você dá um passo em frente, você é obrigado a atrapalhar alguma coisa.

 

Não existe nenhum político na Índia ousado o suficiente para tentar explicar às massas que as vacas podem ser comidas.

 

 

 


 

______

Notas:

1. Rabindranath Tagore (7 de maio de 1861 – 7 de agosto de 1941) foi um poeta, romancista, músico e dramaturgo que reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Foi o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura. Tagore foi, talvez, a figura literária mais importante da literatura bengali.

2. Como disse o historiador Sir Thomas George Percival Spear (1901 – 1982): A Índia não liderará o mundo na ciência, na indústria ou na vida pomposa, mas pode dar uma contribuição inestimável para o entendimento da Humanidade e para uma arte humana de viver. No passado, a luz veio do Oriente; no futuro virá novamente de lá. Será?

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.myspace.com/drunkfirefighter

http://www.famousquotesandauthors.com/
authors/indira_gandhi_quotes.html

http://womenshistory.about.com/
od/quotes/a/indira_gandhi.htm

http://thinkexist.com/quotes/indira_gandhi/

http://www.brainyquote.com/
quotes/authors/i/indira_gandhi.html

http://www.afroasia.ufba.br/
pdf/afroasia_n8_9_p119.pdf

http://www.proverbia.net/
citasautor.asp?autor=510

http://manobelmontecantor.blogspot.com/
2008/05/frases-clebres-indira-gandhi.html

http://webcache.googleusercontent.com/

http://www.indiaconsulate.org.br/
arquivos/Noticias-June15-08.pdf

http://diplo.org.br/2002-07,a367

http://www.projetomemoria.art.br/

http://veja.abril.com.br/arquivo
_veja/capa_07111984.shtml

http://webcache.googleusercontent.com/

http://www.farmaciadepensamentos.com/
pautorg01.htm

http://www.ditados.com.br/
autor.asp?autor=Indira%20Gandhi

http://www.ronaud.com/frases-
pensamentos-citacoes-de/indira-gandhi

http://www.infoescola.com/
biografias/indira-gandhi/

http://www.pensador.info/
autor/Indira_Gandhi/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Indira_Gandhi

http://www.netsaber.com.br/
biografias/ver_biografia_c_389.html

http://www.nossosaopaulo.com.br/
Reg_SP/Politicos/B_IndiraGandhi.htm

http://pt.wikiquote.org/wiki/Indira_Gandhi

 

Fundo musical:

Mast Kalandar

Fonte:

http://krazywap.com/
f/67621/Mast%20kalandar.html