OBSERVAÇÕES SOBRE O SENTIMENTO DO BELO E DO SUBLIME
(Beobachtungen Über das Gefühl des Schönen und Erhabenen)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

 

Este estudo tem por objetivo apresentar para reflexão alguns excertos da obra Observações Sobre o Sentimento do Belo e do Sublime (em alemão: Beobachtungen Über das Gefühl des Schönen und Erhabenen), de autoria do filósofo Immanuel Kant (Königsberg, 22 de abril de 1724 – 12 de fevereiro de 1804).

 

 

Breve Biografia

 

 

 

 

Immanuel Kant (22 de abril de 1724 – 12 de fevereiro de 1804) foi um filósofo alemão (nativo do Reino da Prússia) e um dos principais pensadores do Iluminismo. Seus abrangentes e sistemáticos trabalhos em Epistemologia, Metafísica, Ética e Estética fizeram dele uma das figuras mais influentes da Filosofia Ocidental Moderna.

 

Em sua doutrina do Idealismo Transcendental, Kant argumentou que o espaço e o tempo são meras formas de intuição que estruturam toda a experiência, e que os objetos da experiência são meras aparências. A natureza das coisas como elas são em si mesmas é incognoscível para nós. Em uma tentativa de contrariar o Ceticismo, ele escreveu a Crítica da Razão Pura (1781/1787), sua obra mais conhecida. Kant traçou um paralelo com a revolução copernicana em sua proposta de pensar os objetos dos sentidos em conformidade com nossas formas espaciais e temporais de intuição e as categorias de nosso entendimento, de modo que tenhamos conhecimento a priori desses objetos.

 

Kant acreditava que a razão também é a fonte da moralidade e que a Estética surge de uma faculdade de julgamento desinteressado. Ele foi um expoente da idéia de que a paz perpétua poderia ser assegurada por meio da Democracia Universal e da cooperação internacional, e que, talvez, este pudesse ser o estágio culminante da história mundial.

 

A natureza das visões religiosas de Kant continua a ser objeto de disputa acadêmica. Também controversos são os pontos de vista de Kant sobre raça. Ele defendeu o racismo científico durante grande parte de sua carreira, mas, mudou seus pontos de vista sobre raça na última década de sua vida.

 

Kant também publicou importantes obras sobre Ética, religião, Direito, Estética, Astronomia e História durante sua vida.

 

Alguns seres humanos são mesmo pra lá de esquisitões.
Alguns preferem ser antidemocratas e anti-republicanos
do que ser democráticos e republicanos.
Alguns preferem aceitar o convite e ir à Festa da Selma
do que lutar por liberdade e independência.
Alguns preferem rabiscar minutas golpistas fedorentas
do que ser dignos, honrados e verazes.
Alguns preferem inventar lendas crocodilianas
do que incentivar a necessária vacinação.
Alguns preferem ser maria-vai-com-as-outras
do que ser não-imitativos e verdadeiros.
Alguns preferem babar e acreditar em news
do que pesquisar e se informar corretamente.
Alguns preferem ausência ou falta de razão e injustiça
do que bom senso, senso estético e senso moral.
Alguns preferem caminhar no lado caliginoso da Estrada
do que no lado ensolarado da Estrada.
Alguns preferem, enfim, teimosamente, viver e morrer
do que Iniciaticamente e .
Ora, tudo isto é triste, desolador e ruinoso porque,
como está registrado no Eclesiastes III: 1,
tudo tem o seu [espaço-]tempo determinado,
e há
[espaço-]tempo para... E [espaço-]tempo para...
Em outras palavras: somos nós os criadores do nosso
espaço-tempo!

 

 

 

 

Excertos das Observações Sobre o Sentimento do Belo e do Sublime

 

 

O verdadeiro sublime não pode estar contido em nenhuma forma sensível, mas, concerne somente a idéias da razão, que, embora não possibilitem nenhuma representação adequada a elas, são avivadas e evocadas ao ânimo precisamente por essa inadequação, que se deixa apresentar sensivelmente.

 

Sublime é o que ultrapassa todo o padrão de medida dos sentidos.

 

Um indivíduo que tem um estado de espírito não tem sentimento ou senso para os sentimentos mais sutis que ocorrem em uma pessoa de outro temperamento.

 

Uma pessoa que tem uma constituição melancólica terá um sentimento predominante pelo sublime. Essa pessoa pode possuir virtude genuína com base no princípio de que a Humanidade tem beleza e valor.

 

Aquele que tem uma natureza sangüínea terá principalmente um sentimento pelo belo. Isso resulta em uma virtude adotiva que se baseia na bondade. A compaixão e a simpatia dessa pessoa dependem da impressão do momento.

 

Um ser humano colérico terá um sentimento pelo sublime esplêndido ou vistoso. Como resultado, essa pessoa possuirá uma virtude aparente um brilho de virtude. Isso inclui um senso de honra e de preocupação com a aparência externa.

 

O sentimento sublime é um sentimento do desprazer a partir da inadequação da faculdade de imaginação, na avaliação estética da grandeza, à avaliação pela razão e, neste caso, ao mesmo tempo um prazer despertado a partir da concordância, precisamente deste juízo de inadequação de máxima faculdade sensível, com idéias racionais, na medida em que o esforço em direção às mesmas é lei para nós.

 

Não se tem de apresentar o sublime em produtos de arte nem em coisas da Natureza, mas, em a natureza bruta (e nesta inclusive enquanto ela não comporta nenhum atrativo ou comoção por perigo efetivo), simplesmente enquanto ela contém grandeza.

 

As diferentes sensações de contentamento ou desgosto repousam menos sobre as qualidades das coisas externas, que as suscitam, do que sobre o sentimento, próprio a cada homem, de ser por elas sensibilizado com prazer ou desprazer.

 

A emoção produzida tanto pelo belo quanto pelo sublime é agradável, mas, de maneiras diferentes: o sublime comove e o belo atrai e estimula.

 

É necessário ao sublime ser sempre grande; o belo pode ser pequeno. O sublime precisa ser simples; o belo pode ser adornado e amaneirado. Uma altura elevada é tão sublime quanto uma profunda depressão, só que a esta acompanha uma sensação de assombro, àquela de admiração; por esse motivo a primeira sensação pode ser a do sublime terrível, a segunda, do sublime nobre. Como nos reporta o naturalista e explorador sueco Fredric Hasselquist (Törnevalla ,Östergötland , 3 de janeiro de 1722 Esmirna, 9 de fevereiro de 1752 ), a vista de uma pirâmide egípcia comove muito mais que qualquer descrição que dela possamos imaginar, porém, sua construção é simples e nobre. A igreja de São Pedro, em Roma, é magnífica. Nesse projeto, grande e simples, a beleza o ouro, os mosaicos etc. é tão profusa que o sentimento do sublime aí atua no limite, e o objeto é denominado magnífico. Um arsenal deve ser nobre e simples, um palácio residencial magnífico, e o verão, belo e amaneirado.

 

Aaaa comoção do sentimento do sublime é mais poderosa do que a do belo.

 

Ternura e profundo respeito dão ao amor pelo outro sexo certa dignidade e sublimidade, enquanto o gracejo encantador e a intimidade elevam, nesse sentimento, o colorido do belo.

 

Mesmo o vício e as fraquezas morais, freqüentemente, implicam alguns traços do sublime e do belo, ao menos na maneira em que se apresentam ao nosso sentimento sensível, sem passarem pelo crivo da razão.

 

Dominar as paixões por meio de princípios é sublime.

 

O temperamento fleumático, [que tem frieza de ânimo; impassível], não pertence aos sentimentos refinados do sublime e do belo. Pessoas fleumáticas têm apatia ou falta de qualquer sentimento mais sutil. Elas, portanto, podem até ter uma ausência de virtude.

 

Fazemos injustiça uns aos outros, quando nos desembaraçamos de alguém que não vê o valor ou a beleza daquilo que nos comove ou atrai, alegando que não o compreende. Casos como este dependem menos do que o entendimento compreende do que daquilo que o sentimento experimenta. Ao mesmo tempo, as faculdades da [personalidade-]alma possuem tal conexão, que freqüentemente, se torna possível, a partir da manifestação da sensação, concluir acerca dos talentos intelectuais, pois, estes seriam dados em vão a alguém que, tendo muitos méritos intelectuais, não possuísse, concomitantemente, uma forte sensação para o nobre ou para o belo verdadeiro, que devem ser os móbeis na aplicação boa e regular daqueles dons da [personalidade-]alma.

 

Se se toma por medida de tudo a satisfação do sentimento, aquele no qual predomina o interesse próprio é um homem com o qual não se deve jamais raciocinar acerca do sentimento refinado?

 

A educação e a instrução devem sempre promover a perfeição moral. [Como a verdade absoluta, a perfeição moral absoluta nunca será alcançada, mas, a educação e a instrução que não estimulem a que tendamos para este limite são inúteis. Neste sentido, a educação e a instrução, pelo menos, duas coisas não devem contemplar: ensinamento religioso e separatividade ufanista. Qualquer tipo de exagero é incompatível com a tentativa de alcançamento de uma perfeição moral.]

 

Nada de deveres, de necessidades ou de obrigações; a mulher é intolerante com todo comando e obrigação inoportuna. Só faz algo porque assim lhe agrada, e a arte consiste em fazer que lhe seja agradável o que é bom. Parece difícil acreditar que o belo sexo seja capaz de princípios, e, com isso, espero não ofendê-lo, pois, também são muito raros no sexo masculino. Em compensação, a providência pôs em seu peito sensações bondosas e benévolas, um refinado sentimento de honestidade e uma [personalidade-]alma solícita. Não se exijam das mulheres sacrifícios e uma generosa abnegação. [O que dizer, então, por exemplo, de Jeanne d'Arc (Domrémy-la-Pucelle, cerca de 1412 – Ruão, 30 de maio de 1431), uma camponesa e santa francesa canonizada pela Igreja Católica, considerada uma heroína da França pelos seus feitos durante a Guerra dos Cem Anos? Mais modernamente, o que dizer, por exemplo, de Helena Petrovna Blavatsky (Ekaterinoslav, Império Russo, atualmente na Ucrânia, 12 de agosto de 1831 – Londres, 8 de maio de 1891), uma prolífica escritora russa, responsável pela sistematização da moderna Teosofia e co-fundadora da Sociedade Teosófica? Contemporaneamente, o que dizer de Angela Dorothea Merkel (Hamburgo, 17 de julho de 1954), uma política alemã que serviu como Chanceler da Alemanha de 2005 a 2021 e foi líder do Partido de centro-direita União Democrata-Cristã (CDU) de 2000 a 2018, e foi descrita como a líder de fato da União Européia – a mulher mais poderosa do mundo e a líder do Mundo Livre?]

 

Cometer o mal, mesmo por uma vez, ainda que não se queira, é intolerável. [Pior, muito pior, incomparavelmente pior, é quando esse mal é cometido duas vezes seguidas com intervalo de apenas três dias: 1ª) Hiroshima – Little Boy (Urânio-235) – 6 de agosto de 1945; e 2ª) Nagasaki – Fat Man (Plutônio-239) – 9 de agosto de 1945.]

 

 

Número aproximado de mortes contabilizadas pelos bombardeios:
Hiroshima = 140.000 e Nagasaki = 74.000. Total = 214.000!

 

 

É por intermédio do desejo sexual que, apesar de não ser um gosto refinado, porém, não merece ser desprezado que a maior parte dos seres humanos observa, de maneira simples e segura, a grande ordem da Natureza.

 

Onde, porém, o que é moral nos traços interfere no juízo sobre a bela figura, então, o gosto é sempre muito variado entre os diferentes homens, tanto de acordo com a distinção entre seu sentimento moral), quanto com o significado variado que a expressão do rosto possa assumir na fantasia de cada um. É normal ocorrer que figuras, que num primeiro momento não produzem nenhum efeito especial, em virtude do fato de não serem indiscutivelmente belas, geralmente, tão logo começam a agradar por um conhecimento mais profundo, também se tornam mais sedutoras e parecem se embelezar cada vez mais; ao contrário, o aspecto simpático, que se anuncia na primeira vez, é, em seguida, percebido com maior frieza. Possivelmente, isto se deve ao fato de que os estímulos morais, quando se tornam mais visíveis, cativam com mais força, sendo ocasionados tão-somente por sentimentos morais, se deixando descobrir com base neles, enquanto todos os agrados que não se dissimulam, visto logo de início exercerem todo seu efeito, em seguida, não são capazes de mais nada, senão arrefecer a curiosidade amorosa e, pouco a pouco, levá-la à indiferença.

 

Sobre a nacionalidade alemã: O alemão é agradável em sociedade, e, embora não introduza aí tanta vivacidade e engenho quanto o francês, exprime, todavia, maior sobriedade e entendimento. No amor, tanto quanto nas outras espécies de gosto, é assaz metódico, e, unindo o belo e o nobre, é suficientemente frio no sentimento de ambos para ocupar a mente com considerações acerca do decoro, do luxo ou daquilo que chama a atenção. Daí a família, o título e a posição assumirem a maior importância para ele, tanto nas relações civis quanto no amor. Muito mais do que os outros, se pergunta pelo juízo que se venha a fazer dele, e se há algo em seu caráter que possa produzir o desejo de um melhoramento, resultando daí a fraqueza em razão da qual não ousa ser original, embora possua todos os talentos para isso. Por se deixar influenciar em demasia pela opinião alheia, tira a consistência de todas as qualidades morais, tornando-as instáveis e falsamente artificiais.

 

 

 

 

Oktoberfest

No passado, o Império Romano, em sua decadência, conduzido por uma falsa arte, logo tomou uma ou outra forma desnaturada, em prejuízo da antiga simplicidade da Natureza, se tornando exagerado e trivial. Em seguida, o gênio humano ressurgiu da sua quase completa destruição, e o gosto justo do belo e do nobre reapareceu nas artes, nas ciências e nos costumes.

 

Os princípios subjacentes à verdadeira virtude não são regras especulativas, mas, a consciência de um sentimento que repousa em cada Coração humano, e se estende muito além dos motivos particulares da compaixão e da complacência um sentimento identificado com a beleza e a dignidade da natureza humana... Somente a verdadeira virtude é sublime.

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,
a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em teimar em ser desvirtuoso, desonrado e sacanocrata.

 

 

O Sacanocrata

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,
a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em teimar em ser lúgubre, sinistro e urubulino.

 

 

Chico Urubulino Anysio

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,
a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em teimar em ser mentiroso, fingido e hipócrita.

 

 

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,
a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
na completa falta de vergonha na cara.

 

 

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,
a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
na total falta de decência e de pundonor.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,
a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
na invenção supressiva da lenda do .

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
no atraso deliberado na compra de vacinas.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em relacionar a vacina contra a COVID-19 com a AIDS.

 

 

As vacinas não provocam doenças, mas, as evitam!

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em propagandear a imunidade de rebanho por infecção.

 

 

Imunidade de Rebanho por Contágio: Idéia Errada que Seduziu os Desinformados
(Teoria de que contaminação em massa pode controlar surtos de doenças
infectocontagiosas é cientificamente equivocada e moralmente criminosa)

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em propagandear o tratamento precoce contra a COVID-19.

 

 

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em desrespeitar as medidas não-farmacológicas.

 

 

O uso de máscara já não é mais necessário, mas, se voltar a ser,
o uso inadequado delas aumenta os riscos de infecção. Entre os
principais erros, estão colocá-las no queixo ou não cobrir o nariz.

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em anunciar que a COVID-19 foi uma gripezinha.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em dizer — E daí? para os que morreram de COVID-19.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em perguntar — Tu pesa o quê? Mais de sete arrobas, né?

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
no desprezo pela saúde e pelo bem-estar do povão.

 

 

Mapa Corporal das Emoções

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em tentar açambarcar jóias que não são nossas.

 

 

          

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
na liberação das armas de fogo.

 

 

                     

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
no desrespeito inconteste ao meio ambiente.

 

 

Poluição Oceânica
(Ilha de Lixo na América Central)

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em transformar o Brasil – que já foi exemplo mundial
em questões de meio ambiente – em pária internacional.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
no desrespeito aos povos originários.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
no desrespeito ao Estado Democrático de Direito.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
no desrespeito à Democracia e à República.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
no desrespeito flagrante às mulheres.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
no desrespeito flagrante à imprensa.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade

no desrespeito flagrante ao .

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
no desrespeito flagrante ao .

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em organizar uma apresentação
para embaixadores de vários países, na qual
foram repetidas suspeitas, já desmentidas por órgãos oficiais,
sobre as eleições de 2018 e a segurança das urnas eletrônicas.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
na tentativa de dar um golpe de Estado.

 

 

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
na tentativa de anular as eleições.

 

 

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
na tentativa de fazer o sangue jorrar.

 

 

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
na tentativa de fazer o Brasil medievalizar.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
apartar o Brasil do mundo civilizado.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
tornar o Brasil motivo de achincalhe.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
na instauração de um gabinete do ódio.

 

 

É impossível que o ódio prospere no Brasil!

 

 

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
nos elogios à ditadura e aos torturadores.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em iludir o povão com news.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em iludir o povão com balas de fel.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em fazer ameaças medonhas ao povão.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em dizer que Ginkgo Biloba e Yakisoba são iguais
que Misoshiru e Mitsubishi são a mesma coisa
e que ditadura é 'maismelhor' do que Democracia.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em dar apoio a todos esses absurdos.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
no sumiço do
gosto justo do belo e do nobre.

Eu nunca pude mesmo decifrar nem compreender
onde estão a verdadeira virtude, a benignidade,

a compaixão, a amorosidade, a complacência,
a beleza, a misericórdia e a dignidade
em todas essas coisas esquisitíssimas e esdrúxulas,
que, recentemente, todos nós vimos e vivenciamos no Brasil,
mas, devemos perdoar, sim, pois, o perdão é libertador.
Por outro lado, não devemos jamais (tentar) esquecer,
porque não há acontecimento casual e tudo é educativo.
Todavia, não esquecer dói! Dói muito! Mas, é preciso!
Em mim, que sou muito sensível e emotivo, dói dez vezes mais,
todavia, sem
(tentar) esquecer, eu já perdoei todas essas loucuras.
Na verdade, eu nem sequer julguei os porquês.

Entretanto, mais do que não julgar nem condenar,

pois, se entendermos, não ficarão cicatrizes
deixadas pelos sofrimentos morais e pelos abalos psíquicos,
de um intervalo que aconteceu porque precisava acontecer.
Todos os nossos sofrimentos e contratempos têm origem
na nossa incompreensão das Leis Unimultiversais em ação.

 

 

Dê uma espiada: https://iaperforma.com.br/qual-a-importancia-do-perdao-na-sua-vida/

 

 

 

 

Quando os sentimentos de beleza e de dignidade da natureza humana forem compreendidos e integralmente efetivados, se tornarão princípios universais em seu alcance e invariáveis em sua aplicação.

 

Na calma quietude de uma noite de verão, quando a luz trêmula das estrelas rompe a escuridão da noite que abriga uma lua solitária, [personalidades-]alma que possuem um sentimento do sublime serão, pouco a pouco, despertadas para o mais alto sentimento de amizade, de desprezo pelo mundo e de eternidade. Seu sentimento é por vezes acompanhado de certo assombro ou também de melancolia, em alguns casos apenas de uma calma admiração e, noutros, de uma beleza que atinge uma dimensão sublime. [Bem, penso que, para que estas coisas aconteçam, não seja obrigatoriamente necessária a calma quietude de uma noite de verão. No mais frio e congelante inverno isto poderá acontecer.]

 

O prazer e o desagrado não são realmente causados pelas características das coisas externas que os excitam, mas, repousam nos sentimentos experimentados por cada pessoa.

 

O sublime comove e agita; o belo encanta. O sublime e o belo são ambos agradáveis, mas,
permanecem sentimentos distintos.

 

É o sentimento (disposição ou capacidade subjetiva) o que torna uma pessoa capaz de desfrutar de uma grande satisfação, segundo a sua própria maneira de ser.

 

 

 

 

Todas as comoções do sublime possuem em si mais encanto do que as atrações volteantes do belo.

 

A primeira impressão dos escritos do filósofo, teórico político, escritor e compositor genebrino Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 28 de junho de 1712 Ermenonville, 2 de julho de 1778) recebida por um leitor experiente, que está lendo por algo mais do que vaidade ou para matar o tempo, é que ele está encontrando uma lucidez de espírito, um nobre impulso de gênio e uma [personalidade-]alma sensível de um nível tão alto, que, talvez, nunca um autor de qualquer época ou de qualquer povo tenha podido possuir em combinação. A impressão que se segue é de perplexidade com as opiniões estranhas e contraditórias, que se opõem de tal maneira às que circulam, que, facilmente, se pode suspeitar que o autor, em virtude de seu talento extraordinário, deseja exibir apenas a força de sua sagacidade fascinante, e através da magia da retórica faz de si mesmo algo à parte que, através de novidades cativantes, se destaca entre todos os rivais em sagacidade.

 

 

Jean-Jacques Rousseau

 

 

Enquanto o belo é limitado, o sublime é ilimitado, de modo que a mente na presença do sublime, tentando imaginar o que não pode, tem dor no fracasso, mas, prazer em contemplar a imensidão da tentativa.

 

Tudo passa como um rio e a mudança de gosto e as várias formas dos homens tornam todo o jogo incerto e ilusório. Onde poderemos encontro pontos fixos em a Natureza, que não possam ser movidos pelo homem, e onde poderemos indicar os marcos da costa aos quais ele deve aderir?

 

Somente a verdadeira virtude é sublime.

 

 

 

 

Música de fundo:

On the Sunny Side of the Street
Composição: Jimmy McHugh (música) & Dorothy Fields (letra)
Interpretação: Dizzy Gillespie

Fonte:

https://archive.org/details/sonnyrollings/01+-+
On+The+Sunny+Side+Of+The+Street.mp3

 

Páginas da Internet consultadas:

https://twibbon.com/support/gabinete-do-%C3%B3dio-gdoloja

https://newsspace.com.br/o-que-e-um-golpe-de-estado-e-como-ele-afeta-um-pais/

https://phys.org/news/2017-11-trash-islands-central-america-ocean.html

https://www.deviantart.com/wdburns/art/Blunderbuss-153632563

https://gifer.com/en/gifs/jewelry

https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/sjpain-2022-0087/html

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/

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