INICIACÃO HUMANA E SOLAR
(Parte III)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

A princípio, a Iniciação não impõe nada; apenas facilita e abrevia o trabalho do buscador sincero, que, com o tempo, vai se auto-impondo obrigações e ações fraternas e solidárias com todos, sem exceção, sem escolhas e sem juízos de valor. O Verdadeiro Iniciado é conhecido por sua sóbria e santificada moralidade, por sua firme conformação ao que é melhor para o grupo, como enfatizado pelas leis grupais do país em que vive, por seu controle e freio dos excessos de qualquer espécie e pelo exemplo que dá, aos seus circunstantes, de uma vida espiritual e moral, juntamente com a disciplina de sua própria vida. (Alice Bailey).

 

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo objetiva apresentar para reflexão a terceira e última parte de alguns fragmentos fundamentais da obra Iniciação Humana e Solar (dedicado com reverência e gratidão ao Mestre K. H.), de autoria de Alice LaTrobe Bateman, mais conhecida como Alice Ann Bailey (16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), uma pesquisadora e escritora teosófica inglesa, que publicou diversas obras no campo da psicologia esotérica e da cura, além de temas filosóficos, religiosos e astrológicos, alguns em co-autoria com o Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano. Enfim, acredito que este texto baileyriano irá esclarecer alguns pontos que não foram abordados em estudos anteriores.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Espírito e Matéria são um. Tudo é interdependente Tudo é apenas expressão da Santa Vida.

 

 

 

 

O ser-humano-aí-no-mundo é uma forma por meio da qual uma vida ou uma entidade espiritual se manifesta e emprega a inteligência sob a Lei da Evolução.

Nenhuma afinidade especial poderá haver entre o Manu, o Bodhisattva e o Maha Chohan e um ser-humano-aí-no-mundo antes que ele entre no Caminho Probatório ou do Discipulado.

Se um ser-humano-aí-no-mundo lutar para alcançar o Ideal Iniciático, até fazê-lo um fato comprovado dentro de si-mesmo, descobrirá que este Ideal se torna não só uma possibilidade, mas, alguma coisa atingível, com a condição de que se esforce suficientemente.1

Etapas da Cerimônia da Iniciação: 1ª) “Presença” revelada (unificação com o Logos Planetário); 2ª) “Visão” vista; 3ª) Aplicação do Cetro, afetando os corpos, os centros e o Veículo Causal; 4ª) administração do juramento; e 5ª) concessão do “Segredo” e da “Palavra” – que abrem os vários Planos com todas as suas evoluções.

Durante os últimos períodos do ciclo de encarnações, o ser-humano-aí-no-mundo vai se conscientizando da realidade e da irrealidade, e cresce, em sua mente, a noção de que ele próprio é uma Existência Imortal, um Deus Eterno e uma Parcela do Ilimitado.

 

 

 

 

A ligação entre o ser-humano-aí-no-mundo, no Plano Físico, e seu Governante Interno [Deus Interior], vai se tornando cada vez mais clara, até que a Grande Revelação é feita – visão direta.

Os Três Aspectos da Mônada: Vontade Dinâmica, Amor-Sabedoria e Inteligência Ativa.

Tentar materializar indevidamente o imaterializável é uma ilusão.

Estrela de Cinco Pontas Presença do Logos Planetário.

 

 

 

 

Na realidade, tudo gira em torno do ajustamento do karma (Lei de Retribuição ou de Compensação, Lei da Causa e do Efeito ou de causação ética) e, portanto, de [– pela Compreensão ] se conseguir uma aproximação mais rápida da Libertação final. O segredo é encontrarmos a linha de menor resistência. Todavia, não sozinho, mas, com todos, ou seja: capacidade de trabalhar sábia, inteligente e harmoniosamente com tipos diversos, aptidão para cooperar com todos os Planos e Poder de e para exercer influência.

Por meio do relaxamento dos grilhões que retêm o Iniciado nos três mundos e do rompimento dos vínculos kármicos limitantes, a visão se expande e se torna possível a consciência da extensão do propósito e do karma planetário.2

Toda manifestação caminha em direção à síntese através da Dualidade e da Triplicidade (Triângulo Solar).

Na Sétima Iniciação, a visão do Iniciado penetra além do “Círculo-não-se-passa” solar, e Ele vê aquilo que há tempos conscientizava como um fato teórico básico: que o nosso Logos Solar está envolto nos planos e propósitos de uma Existência ainda maior, e que o Sistema Solar é apenas um dos muitos centros de força através dos quais se expressa uma Entidade Cósmica, vastamente maior do que o nosso próprio Logos Solar.

 

 

 

 

Há uma Fraternidade Maior em Sirius, cujas Lojas funcionam como Hierarquias Ocultas em diversos planetas.

O Cetro de Iniciação, trazido de Vênus, oculto “no Oriente" e conhecido como “Diamante Flamejante”, é usado por Sanat Kumara, o Iniciador Único. Ele é exibido apenas em determinadas épocas, quando um trabalho específico tem de ser feito. Não é usado apenas na Iniciação dos seres-humano-aí-no-mundo, mas, também, em certas funções planetárias. Ele tem seu lugar e sua função em certas cerimônias referente à ronda interna e ao Triângulo formado pela Terra, por Marte e por Mercúrio.

O Grande Cetro de Poder do Logos está oculto no "Coração do Sol" – aquela Esfera Misteriosa subjetiva que está por trás do nosso Sol físico.

O Cetro do Bodhisattva está oculto no “Coração da Sabedoria”, ou seja, em Shamballa – o Ponto Sagrado de manifestação planetária.

O Cetro do Logos Cósmico associado com o nosso Logos Solar está guardado secretamente naquele ponto central no céu, ao redor do qual nosso Sistema Solar gira, e que é chamado de “Sol Central Espiritual".

Todas as organizações no plano físico – governamentais, religiosas ou culturais – são o resultado de causas e forças internas, e antes que elas apareçam definitivamente em manifestação física, uma focalização – se assim puder ser expresso – destas influências e energias ocorre nos níveis etéricos. A Maçonaria é um destes casos. Ela tem dois centros magnéticos, um dos quais na Europa Central.

Em todos os departamentos da vida humana são usados os Cetros de Iniciação e as Palavras de Poder. O Governo Mundial inteiro funciona sob a Lei e a Ordem e o esquema todo é interdependente.

A Energia Ardente e a Força Elétrica constituem a soma total de tudo o que existe.

Há uma razão esotérico-iniciática, precisa, sob as Leis da Eletricidade, por trás do fato conhecido de que cada Iniciado apresentado ao Iniciador é acompanhado por dois Mestres, que permanecem um de cada lado do Iniciado. Os três juntos formam um Triângulo que possibilita o trabalho.

 

 

 

 

Durante a Iniciação, os centros recebem um novo impulso de capacidade vibratória e de poder, e isto, na vida exotérica, resulta em: 1º) uma sensibilidade e um refinamento dos veículos que podem, de início, resultar em muito sofrimento para o Iniciado, mas, que produzem uma capacidade de responder que sobrepuja, de muito, a dor que o acompanha; 2º) um desenvolvimento da faculdade psíquica que, por sua vez poderá levar a uma agonia temporária, mas, que causa, finalmente, um reconhecimento do Eu-uno em todos os egos, o que é a meta do esforço; 3º) uma consumação de trama etérica pela elevação gradual de Kundalini, sua correta progressão geométrica e uma resultante continuidade de consciência que capacita o Iniciado a se utilizar conscientemente do tempo como um fator nos planos de evolução; 4º) uma gradual percepção da Lei de Vibração (como um aspecto da lei básica de construção – a Lei da Atração) é alcançada, e o Iniciado, então, aprende conscientemente a construir, a manipular a matéria-pensamento para o aperfeiçoamento dos planos do Logos, a trabalhar na Essência Mental e a aplicar a Lei nos níveis mentais, e daí, a afetar o Plano Físico. O movimento se origina cosmicamente, em níveis cósmicos, e o mesmo acontece no microcosmo. Há uma insinuação oculta aqui, que revelará muito se sobre ela se meditar bem. Na Iniciação, no momento da aplicação do Cetro, o Iniciado percebe conscientemente o significado da Lei de Atração na construção da forma e na síntese dos Três Fogos. Seu progresso dependerá de sua capacidade em reter esta conscientização e de aplicar a Lei em si mesmo; 5º) o Hierofante transmite energia manásica superior para o Iniciado, de tal maneira que este se torna capacitado a conscientemente conhecer e reconhecer o plano para o seu centro grupal, através do estímulo imensamente aumentado. Esta força desce do Átomo Manásico permanente através do Antahkarana [o Fio da Consciência – Caminho ou Ponte entre a Mente Superior e a Inferior, servindo como um meio de comunicação entre as duas], e é dirigida para qualquer centro que o Hierofante – sob a Lei – verifique que deva ser estimulado; 6º) o Iniciador estabiliza a força e regula seu fluxo, enquanto esta circula pelo corpo egóico, de tal maneira que, quando o trabalho do desabrochamento está concluído, o Sétimo Principio no Coração do Lótus pode ser revelado. Após cada Iniciação, o Lótus está mais aberto e a luz vinda do centro começa a brilhar – uma luz ou fogo que finalmente arde através das três pétalas que o protegem e permite que se veja toda a glória interna e que o Fogo Elétrico do Espírito se manifeste. Conforme isto seja produzido no Segundo Sub-plano do Plano Mental (onde o lótus egóico está agora situado), um estimulo correspondente tem lugar na substância densa que forma as pétalas ou rodas dos centros, nos níveis astral e etérico.

O horóscopo do Iniciado é invariavelmente levantado, a fim de verificar a época para uma Iniciação individual, e somente é possível realizar a cerimônia quando os signos individuais combinam e coincidem com o mapa cerimonial pelo qual o Iniciador se guia. Esta é a razão por que, algumas vezes, a Iniciação tem que ser adiada para uma vida posterior, mesmo quando o Iniciado fez o trabalho necessário.3

De acordo com a energia desejada para uma dada Iniciação, faz-se a sua transferência... por intermédio do Sol.

Em um determinado ponto da Iniciação, o candidato, literalmente, deixa para trás de si todo o passado, e tem aquela visão de longo alcance que vê o fim desde o começo e as coisas do tempo como se não existissem.4

O Juramento de Iniciação: sob a mais solene promessa, o Iniciado se obriga a nunca revelar, sob pena de sanção sumária, nenhum segredo oculto, e nunca expressar em palavras, fora da Câmara de Iniciação, aquilo que foi confiado à sua guarda. Também prestam Juramento os membros da Loja [G.'.L.'.B.'.] quando assumem um cargo específico no trabalho Hierárquico.

A base de todos os fenômenos manifestados é o som emitido ou a Palavra falada com Poder.

O Som AUM é o esforço do homem para reproduzir, em uma escala infinitesimalmente pequena, o Som Cósmico Tríplice com o qual a Criação [Manifestação] se tornou possível. As Palavras de Poder (permutações do Som AUM) de todos os graus têm uma seqüência tríplice.

 

 

AAAAAAA... UUUUUUU... MMMMMMM...

 


AUM A —› Shiva; U —› Vishnu; M —› Brahma.

As Sete Grandes Palavras que produziram a criação ou a manifestação dos Sete Planos do nosso Sistema Solar foram baseadas nos Três Sons Sagrados do Mantra AUM.

Por meio de Cinco Grandes Palavras (com Sinais Específicos), os Cinco Reinos da Natureza, no arco evolutivo, vieram à existência: a) Reino Mineral; b) Reino Vegetal; c) Reino Animal; d) Reino Humano; e e) Reino Espiritual.

Pelo soar da nota A – que atinge até mesmo o físico densoo não-eu é negado, e tudo o que não é do Espírito é dissolvido. É a chegada do som A que afeta o rompimento ou liberação dos três mundos pelo Iniciado.

 

 

AAAAAAA...  AAAAAAA...  AAAAAAA...

 

 

A Palavra encobre o pensamento ou a idéia ou o propósito intencional, e o Som torna possível a sua manifestação materializada em um ou outro dos sete planos.

No Sistema Solar, os sons se dividem em dois grupos: 1º) Sons Iniciadores – aqueles que produzem manifestação ou fenômeno de algum tipo em todos os planos; e 2º) Sons Conclusivos – aqueles que são produzidos de dentro das próprias formas durante o processo evolutivo e que são o agregado de tons de cada forma, em qualquer reino particular da Natureza. Os próprios átomos componentes da forma emitem sons diminutos.

 

 

 

 

O Reino Humano (Quarta Hierarquia) se tornou manifesta por um triplo AUM, emitido em uma nota particular... Este Som ainda está ressoando, e a interação e a interfusão das muitas pequenas notas emitidas individualmente por todos os seres-humano-aí-no-mundo produzem um Grande Som Unificado, que tem um afeito definido sobre o Reino Animal.5

Todas as Palavras de Poder têm suas raízes na Grande Palavra confiada ao Logos Solar na aurora da manifestação.

Todas as Palavras de Poder são permutações ou expansões dos Três Sons Básicos (AUM).

O controle de cada palavra emitida a cada minuto de todo dia [a isto se poderia denominar de caridade da palavra] faz o Iniciado se aproximar rapidamente da emancipação. Isto não se aplica à reticência, à morosidade, ao mau humor, ao silêncio [que não é Silêncio] e à mudez antipática, que freqüentemente distinguem naturezas pouco evoluídas, e que são, na realidade, uma condição inarticulada [e patológica]. Refere-se, isto sim, ao uso controlado das palavras para atingir certos fins e à retenção da energia das palavras quando não são necessárias.

Cada Grande Palavra inclui, dentro de si-mesma, diferenciações, expansões e permutações, e, por seu pronunciamento, o Iniciado põe em movimento o menor, por meio da vibração do maior. Eis o porquê da terrível responsabilidade e da magnitude dos resultados atingidos.

 

 

 

 

Cada Palavra afeta a matéria de um plano inteiro dentro de um esquema planetário e, conseqüentemente, a matéria dos planos subsidiários àquele envolvido. Por exemplo, um Iniciado do Terceiro Grau, ao emitir a Palavra de seu grau, afeta a matéria dos Sub-planos Mentais Inferiores e, subseqüentemente, a matéria dos Planos Astral e Físico. Resultados de longo alcance são assim conseguidos e o trabalho de muitos é assim afetado. Nenhum Som é jamais emitido sem produzir uma resposta correspondente. Sempre uma forma é modificada ou construída.

Toda Palavra emitida se distingue por: a) uma cor especifica; b) um tom particular; c) uma forma especial; d) um grau de energia ou de atividade; e e) pela natureza da vida que anima.

As Palavras Sagradas dos Sete Sistemas Solares (o nosso sendo apenas um deles) formam o Som Sétuplo (Palavra Logóica, que conhecemos apenas em sua forma trina como AUM) que vibra nas esferas cósmicas.

Na Primeira Iniciação, é dada a Palavra para o Plano Físico. Na Segunda Iniciação, é dada a Palavra para o Plano Astral. Na Terceira Iniciação é dada a Palavra para o Plano Mental Inferior. (Nesta iniciação, não somente é dada a Palavra para o Plano Mental Inferior, mas, também é confiada uma Palavra que sintetiza as Três Palavras para os três mundos. Ela é dada ao Iniciado como um tópico para meditação, até que ele atinja a Quarta Iniciação, mas, este fica proibido de usá-la até a libertação final, posto que lhe dá inteiro controle sobre os três planos inferiores.) Na Quarta Iniciação, é comunicada a Palavra para o Plano Mental Superior. Na Quinta Iniciação, é dada a Palavra para o Plano Búdico. Na Sexta Iniciação, é dada a Palavra para o Plano Átmico. Na Sétima Iniciação, é dada a Palavra para o Plano Monádico. Mais duas Iniciações podem ser atingidas, mas, sempre se diz pouco sobre elas, no nosso esquema terrestre, pela simples razão de que o nosso não é um Esquema Sagrado, e poucos, se é que alguém, de nossa Humanidade, atingem a Oitava e a Nona Iniciações. Para fazê-lo, é necessário passar para um outro Esquema, para um longo período de serviço e de instrução. Tudo o que pode ser sugerido é que, na Oitava Iniciação, a dualidade do trino AUM é mostrada e, na Nona, o Som Uno do Absoluto é revelado, e seu significado é ouvido e visto. Isto traz para a Consciência do Iniciado um pouco da Energia e do Poder do “Uno-de-Quem-nada-pode-ser-Dito” ou o Logos de nosso Logos Solar. A unidade de consciência se torna perfeita, do mesmo modo que o Logos é perfeito, e o Iniciado passa, então, a trabalhar paralelamente ao Logos Solar. Tal é o grande programa e a oportunidade que se estende perante os filhos dos homens, de fato, e perante todo átomo, em toda parte.

Cada Palavra de Poder (relativa ao nível ou grau do Iniciado), derivada do Grande Som Uno, deve e precisa ser fundida de maneira a produzir um Som Trino – combinado e reduzido a uma única Palavra.

 

 

 

 

As Cinco Primeiras Iniciações afetam, progressivamente, nesta ordem, um dos cinco centros no homem: a cabeça, o coração, a garganta, o plexo solar e a base da coluna vertebral [Kundalini].

O estudo dos símbolos permite refletir e meditar sobre os Signos Cósmicos e Sistêmicos, que – combinados ou tomados isoladamente – ocultamente expressam um dos Sete Segredos. Há Nove Símbolos fundamentais:

1. A Cruz, em suas várias formas.
2. O Lótus.
3. O Triângulo.
4. O Cubo.
5. A Esfera e o Ponto.
6. Oito formas animais: o Bode, o Touro, o Elefante, o Homem, o Dragão, o Urso, o Leão e o Cão.
7. A Reta.
8. Certos signos do zodíaco, daí a necessidade de se estudar Astrologia.
9. A Taça ou o Cálice Sagrado.

 

 

 

 

No caso da evolução humana, certos tipos de Força são gerados, manejados, assimilados e usados, inconscientemente a princípio, e, finalmente, com toda a inteligência.

Os Três Mistérios Solares (do Sistema Solar) são: 1º) o Mistério da Eletricidade (que é essencialmente tríplice em sua natureza); 2º) o Mistério da Polaridade ou do Impulso Sexual Universal; e 3º) o Mistério do Fogo (a natureza do Fogo é tríplice; tudo é Fogo e o Fogo é tudo).

Os Senhores do Karma são entidades altamente inteligentes que manejam a Lei para o beneficio da Humanidade, e assim, permitem aos homens se tornarem completamente autoconscientes, autoconfiantes (no sentido oculto) e criadores por meio do Conhecimento aperfeiçoado.

Nos dias lemurianos, ocorreu a separação dos sexos.

Meta: Eu + não-Eu = Um.

 

 

 

 

Há uma fórmula matemática que resume todos os ciclos de manifestação.

As experiências humanas só se convertem em Iniciações de Sabedoria (diferentes das expansões do conhecimento), quando o conhecimento obtido é: a) conscientemente buscado; b) aplicado à vida com auto-sacrifício; c) voluntariamente empregado a serviço do próximo; e d) inteligentemente utilizado em prol da evolução. Somente as [personalidades-]alma de certa experiência e desenvolvimento fazem estas quatro coisas consistente e firmemente, transmutando o conhecimento em Sabedoria e a experiência em Qualidade.

O esforço especial para cooperar inteligentemente com a Hierarquia e a busca para se unir às fileiras da Loja [G.'.L.'.B.'.] foi inaugurado nos dias da Atlântida, e continua até hoje.

Um Verdadeiro Mestre de Sabedoria não só recebeu as Iniciações Menores, como também já deu os cinco passos envolvidos no controle consciente dos cinco planos da evolução humana. Falta-lhe receber as Duas Iniciações finais, que o converterão, respectivamente, em Chohan do Sexto Grau e em um Buddha, antes de dominar os Dois Planos restantes do Sistema Solar.

Pelas Três Primeiras Iniciações, o ser-humano-aí-no-mundo é ligado à Grande Loja Branca. A Quinta Iniciação converte o ser-humano-aí-no-mundo em um membro da Loja Maior ou Fraternidade em Sirius.

Aquele que estiver disposto encontrará a Oportunidade Iniciática, seja qual for o lugar em que se ache, sejam quais forem as circunstâncias familiares de sua vida diária. Ela será encontrada no cumprimento do dever, ao suplantar as provas e as tentações, e na íntima submissão à voz do Deus Interno, que caracteriza todo solicitante à Iniciação.

Aquele que for fiel no muito... Nunca Iniciado algum jamais venceu a Grande Prova da Iniciação, sem ter se acostumado a vencer provas menores de todos as dias de sua vida.

Os Sete caminhos: 1º) Caminho do Serviço Terreno; 2º) Caminho do Trabalho Magnético; 3º) Caminho de Preparação para os Logos Planetários; 4º) Caminho para Sirius; 5º) Caminho do Raio; 6º) Caminho em que está o Próprio Logos; e 7º) Caminho de Absoluta Filiação. Antes que estes Caminhos possam ser palmilhados, o homem deverá se tornar um Mestre da Sabedoria; ele deverá ser um Irmão da Compaixão e deverá ser capaz de aplicar a Lei através da Inteligência e do Amor. Todavia, tudo neste sistema funciona sob a grande Lei da Atração, e, conseqüentemente, conforme nossa vibração, cor e tom, assim provavelmente, será a nossa escolha.

No Mistério da influência das Plêiades e no Segredo do Sol de Sirius estão ocultos os fatos da nossa evolução cósmica e, portanto, do nosso Sistema Solar.

Há uma grande distinção entre os termos “Aspirante ao Caminho” e “Solicitante à Iniciação”. Aquele que Aspira ao Discipulado não está, de nenhum modo, compromissado com a mesma atitude específica e disciplinada que o Solicitante à Iniciação, e pode, se assim, o escolher, levar quanto tempo queira trilhando o Caminho Probacionário, Aquele que procura a Iniciação se põe em uma posição diferente, e, uma vez tendo feito a Solicitação, tem de submeter sua vida a uma regra definida e a um regime estrito que, para o Discípulo, é somente opcional.

14 Regras para os Solicitantes:

Regra I – Que o discípulo busque no mais profundo da caverna do Coração. Quando o Amor por todos os seres, independentemente de quem possam ser, começa a ser um fato conscientizado no Coração de um Discípulo e, ao mesmo tempo, não existe amor egoísta, então, surge a indicação de que ele se está aproximando do Portal da Iniciação, e poderá assumir os necessários compromissos preliminares.

Regra II – Quando a Solicitação tiver sido feita de forma tríplice, então, que o Discípulo retire a Solicitação e esqueça que ela foi feita. Isto significa que a atitude mental do Discípulo deve ser a de que ele não se importe se vai ou não receber a Iniciação. Não deve haver motivo egoísta. Aqueles que, por egoísmo ou curiosidade de participar nos Mistérios, não passarão pela Porta, mas, permanecerão batendo na mesma, do lado de fora.

Regra III – Triplo deve ser o chamado e demorada a sua emissão. Quando a vida inferior no plano físico é fertilizada, a emocional estabilizada e a mental transmutada, então, nada poderá impedir que o ferrolho da Porta seja aberto e que o Discípulo penetre.

Regra IV – Que o Discípulo observe a evolução do Fogo, que alimente as vidas inferiores e que, assim, mantenha a roda girando.

Regra V – Que o Solicitante cuide que o Anjo Solar apague a luz dos Anjos Lunares, permanecendo o luminar único no céu microcósmico.

Regra VI – Os Fogos da Purificação ardem baixo e fracamente, quando o Terceiro é sacrificado em favor do Quarto. Por isso, que o Discípulo se abstenha de matar, e que ele nutra o que é o mais inferior, com o produto do segundo. O Verdadeiro Discípulo deverá ser estritamente vegetariano. A natureza inferior se torna lerda e pesada e o brilho interno não pode resplandecer quando se inclui a carne na dieta. Esta é uma regra drástica para o Solicitante e não pode ser violada. Se não fizer isto, e se fosse possível receber a Iniciação sem se ter assim preparado, o Corpo Físico seria despedaçado pela entrada da energia através dos centros recentemente estimulados, e resultaria um terrível perigo para o cérebro, para a coluna e para o coração.

Regra VII – Que o Discípulo volte sua atenção para a emissão daqueles Sons que ecoam nos vestíbulos onde caminha o Mestre.

Regra VIII – Quando o Discípulo se aproxima do Portal, os Sete Maiores devem despertar e provocar uma resposta dos Sete Menores, sobre o Duplo Círculo. Isto significa que o candidato à Iniciação deve, de certo modo, desenvolver a vibração dos Sete Centros da cabeça, e, assim, aumentar a atividade vibratória dos Sete Centros no Corpo no Plano Etérico, afetando, também, através da vibração recíproca, os Sete Centros Físicos, que são inevitavelmente estimulados quando os Sete Centros Etéricos se aproximam de sua vibração máxima.

Regra IX – Que o Discípulo se funda no círculo dos seus outros “eus”. Que uma cor única os misture e sua unidade apareça.

Regra X – O Exército da Voz, os devas em suas fileiras cerradas, trabalham incessantemente. Que o Discípulo se aplique à consideração de seus métodos; que ele aprenda as regras pelas quais o Exército trabalha dentro dos véus de Mâyâ. Isto envolve o estudo organizado do propósito do som, do significado esotérico das palavras, da gramática e da sintaxe, das Leis da Vibração e da Eletricidade, bem como de outros estados subsidiários que se relacionam com a manifestação da Divindade e da Consciência, por intermédio da Substancia Dévica e da atividade dos Devas Controladores.

Regra XI – Que o Discípulo transfira o Fogo do Triângulo Inferior (plexo solar, base da coluna e órgãos reprodutores) para o Triângulo Superior (cabeça, garganta e coração), e preserve aquilo que for criado pelo Fogo do ponto do meio do caminho. Isto significa, literalmente, o controle, pelo Iniciado, do impulso sexual, como habitualmente compreendido, transferindo o Fogo, que agora normalmente vitaliza os órgãos reprodutores, para o centro da garganta, e assim, por intermédio da mente, levando a criação para o Plano Mental. Isto não deve ser interpretado como uma injunção à vida celibatária ou um compromisso do Solicitante em se abster de toda manifestação física do impulso sexual. Devemos ter em mente que o Plano Físico é tanto uma forma de Expressão Divina como qualquer um dos Planos Superiores. Os Iniciados e os Mestres, em muitos casos, se casam, e normalmente cumprem seus deveres como maridos e esposas, mas, tudo é controlado e regulado pelo propósito e pela intenção, e nenhum é arrastado pela paixão ou pelo desejo. No Homem Perfeito, no Plano Físico, todos os centros estão sob completo controle, e sua energia é legitimamente usada; a Vontade Espiritual do Deus Divino Interno é o principal fator, e sempre haverá e se manifestará uma unidade de esforço, exibida em todos os planos, através de todos os centros. O Verdadeiro Iniciado é conhecido por sua sóbria e santificada moralidade, por sua firme conformação ao que é melhor para o grupo, como enfatizado pelas leis grupais do país em que vive, por seu controle e freio dos excessos de qualquer espécie e pelo exemplo que dá, aos seus circunstantes, de uma vida espiritual e moral, juntamente com a disciplina de sua própria vida.

Regra XII – Que o Discípulo aprenda o uso das mãos no Serviço (curar, abençoar e elevá-las em oração), que ele procure a marca do mensageiro em seus pés (as asas nos calcanhares de Mercúrio), e que aprenda a ver com o olho que observa de entre os dois (desenvolver a autoconsciência e aprender a atuar no Corpo Causal, nos níveis mais elevados do Plano Mental, controlando dali todos os veículos inferiores, e vendo claramente tudo o que puder ser visto nos três mundos, no passado e no futuro).

Regra XIII – Quatro coisas deve o Discípulo aprender antes que lhe possa ser revelado aquele mais íntimo Mistério: 1º) as Leis daquilo que irradia; 2º) os cinco significados da magnetização; 3º) a Transmutação ou o Segredo Perdido da Alquimia;e 4º) a Primeira Letra da Palavra que foi transmitida ou o Nome Egóico Oculto.

Regra XIV – Ouça. Toque. Veja. Aplique. Conheça.

Um Adepto é um criador na Matéria Mental, um originador de impulsos no Plano Mental, desta maneira produzindo resultados na manifestação física ou astral. Estes resultados são poderosos e efetivos, daí, a necessidade de seu originador ser puro nos pensamentos, preciso nas palavras e habilidoso nas ações.

Através do profundo estudo de tudo o que deva ser conhecido com relação à energia e seus pontos focais, o Discípulo deverá coordenar a sua vida de modo que a Vida do Espírito possa fluir através dela. Entretanto, o Solicitante que fizer mau uso do Conhecimento, que se dedicar à práticas do tipo exercícios respiratórios para o desenvolvimento ou se concentrar nos centros, inevitavelmente fracassará em sua tentativa de alcançar o Portal, e pagará o preço em seu corpo, pelo aparecimento da loucura, de condições neurastênicas e de várias enfermidades físicas.

Um vazio sempre aparece à vista, o qual, quando observado mais de perto,) se dissolve e se transforma em uma Cruz, pela qual se sobe à divisão seguinte. A Cruz é formada por aspirações, instaladas pelo Impulso Divino, que corta de lado a lado os desejos inferiores do mundo, implantados pela vida desenvolvida de baixo. Os braços que formam a Cruz se tornam a grande linha divisória, colocada entre o inferior e o superior.

 

 


A Escada sobe através das esferas radiantes, através de todas as suas divisões. Ela se ergue até o Poderoso Trono, no Quinto Final (no qual está sentado o Jovem dos Verões Eternos, a Luz da Vida, o Maravilhoso, o Ancião, o Senhor do Amor de Vênus, o Grande Kumara com a Espada Flamejante, a Paz de toda a Terra), e passa daquele Poderoso Trono para um outro ainda maior. No fim da Escada... a fusão no Todo, a consumação das Esferas Circulantes e a entrada na Paz.

A Palavra não é pronunciada enquanto tudo não estiver consumado, até que o Senhor do Ilimitado Amor considere o trabalho correto.

Olhar para o alto... Ajudar embaixo...

Eu-sou o Caminho. Eu caminho na Obra que faço. Eu mato o desejo e luto sem esperar recompensas. Eu renuncio à Paz. Eu perco o repouso e, na tensão da dor, perco o meu ego, e acho o meu Eu. E, entro na Paz.

Um Adepto é um Mestre ou um ser-humano-aí-no-mundo que, tendo percorrido o Caminho da Evolução e penetrado na etapa final do Caminho – o Caminho da Iniciação – recebeu as cinco primeiras Iniciações e alcançou, pois, a Quinta ou o Reino Espiritual, tendo apenas mais duas Iniciações a receber.

Por uma série gradual de passos, o Iniciado é colocado face a face com a Verdade [relativa] e a Existência [desde sempre Ilimitada], já não precisando mais ver para crer, pois, vê e conhece efetivamente as coisas invisíveis. Ele não pode mais duvidar, pois, se tornou, por meio de seu próprio esforço, um Conhecedor. A admissibilidade, que antes da Iniciação era baseada em uma visão breve e rápida e em fortes convicções internas (o resultado do raciocínio lógico e de uma intuição que se desenvolveram gradualmente), é, agora, baseada em uma visão e em um reconhecimento, acima de qualquer dúvida, de sua própria natureza imortal. Agora, e só agora, o Iniciado pode manejar o poder com acuidade e direção científicas.

Somos todos um. Uma Única Vida pulsa e circula através de tudo e de todos.

Para todos, que a chama branco-azulada do Fogo que queima, mas, não destrói, desça do Céu e a Palavra seja pronunciada. Para todos! Para todos! Para todos!

Apressa-te lentamente!

 

 

 

Se...

 

 

 

Se o karma permitir

terá fim o ir-e-vir,

e o ausente se fará presente.

 

 

Se o karma permitir

oh!, um novo sentir!

E tudo se tornará acrescente.

 

 

Se o karma permitir

tudo será confluir,

 

 

Se o karma permitir

passado + devenir

= Raio do Amor conseqüente.6

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Com imenso prazer, repetirei: tudo depende de nós, e de mais ninguém.

2. Mas, nada será possível e nada acontecerá enquanto nos mantivermos teimosamente moucos em relação à Voz Silenciosa do nosso Deus Interior. Zerowisky! Precisamos, de uma forma ou de outra, nos conscientizar de que tudo, sem exceção, está dentro de nós. O lado de fora é apenas como que um cintilar mâyâvico de purpurinas, lantejoulas, plumas e paetês – um maravilhoso desfile de Escolas de Samba no Sambódromo do Rio de Janeiro, que não há quem não aprecie.

 

Cintilar Mâyâvico
de Purpurinas, Lantejoulas, Plumas e Paetês

 

3. Por diversas vezes, em textos anteriores, afirmei que tudo depende de mérito e de oportunidade. Podemos ser dignos, podemos ter o mérito necessário e suficiente, podemos ter feito o dever de casa direitinho, mas, se a oportunidade não for concertada, se o que necessitar estar encaixado não estiver no encaixe, a coisa não poderá acontecer, pois, se acontecesse, daria em nada, e a finalidade não seria alcançada. Portanto, precisamos ter paciência e ser humildes, pois, na hora própria e aprazada, a coisa certamente acontecerá. O que é uma vida perante a eternidade? Cumpramos o que precisa e deve ser cumprido, e bola pra frente.

 

 

 

4. No tempo, as coisas só têm mesmo existência real (ilusória) e transitória, nunca atual ou universal.

5. Na verdade, os sons (audíveis ou inaudíveis) que cada ser-humano-aí-no-mundo emite têm um efeito definido (maior ou menor, mais intenso ou menos intenso) sobre tudo. Por outro lado, quando se diz que à toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade ou que quando um corpo A age sobre um corpo B, então, o corpo B reage sobre o corpo A, em mesma igualdade de módulo e direção, porém, em sentido oposto (Terceira Lei de Newton), isto não se refere apenas às ações físicas. Um pensamento é uma ação, uma palavra é uma ação, um gesto é uma ação, uma conduta é uma ação, um querer é uma ação, um não-querer é uma ação...

 

 

 

 

6. Como disse Alice Bailey, a Iniciação permite que o passado, o presente e o futuro coexistam como uma Unidade, pois, na verdade, como deixou escrito Santo Agostinho de Hipona (Tagaste, 13 de novembro de 354 – Hipona, 28 de agosto de 430), o que existe, efetivamente, é presente das coisas passadas, presente das coisas presentes e presente das coisas futuras. Somos nós que, por ignorância, fracionamos o que não é fracionável nem pode ser fracionado. A animação abaixo representa o movimento orbital de um satélite ao redor da Terra, mostrando a velocidade e a aceleração. Como velocidade (variação da posição no espaço em relação ao tempo) e aceleração (variação da velocidade em relação ao tempo ou derivada em função do tempo) são coisas distintas, a dilatação relativística do tempo em relação a cada uma delas é diferente, podendo ser simétrica ou assimétrica. Esse treco relativístico é zil vezes mais complicado do que dar um jeitinho no Cubo de Rubik (também conhecido como Cubo Mágico), um dos brinquedos mais populares do mundo que possui só 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis! O algoritmo que resolve o enigma de qualquer cubo de Rubik no menor número de movimentos possíveis (em 2010, foi provado que o número exato é de 20 movimentos) é denominado Algoritmo de Deus. O recorde mundial de menor tempo para solucionar o enigma do Cubo de Rubik é de 5.55 segundos, conseguido pelo holandês Mats Valk (nascido em 4 de maio de 1996), em março de 2013. Você quer ver? Então...

http://www.youtube.com/watch?v=WCrTrtxAUbA

Mas, o ilusionista inglês Dynamo (nascido Steven Frayne – 17 de dezembro de 1982) fez 20 vezes melhor e sei lá quantas vezes mais rápido: resolveu o enigma do Cubo de Rubik em apenas um lance! Você quer ver? Então...

http://www.youtube.com/watch?v=SyXNPZZS9UE

Eu sou capaz de levar 99 anos, 11 meses e 30 dias tentando e não conseguir! Morro antes.

 

Movimento orbital de um satélite ao redor da Terra
v
= velocidade
a = aceleração

 

 

Cubo de Rubik

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.jesusjazzbuddhism.org/

http://www.bookcaseangel.com/

https://mesadepalavras.wordpress.com/

http://castroplasta.blogspot.com.br/

http://www.netanimations.net/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubo_de_Rubik#
Teorias_sobre_a_Resolu.C3.A7.C3.A3o

http://www.picgifs.com/

http://www.curaeascensao.com.br/
Downloads/Alice_Bailey_Iniciao_Humana.pdf

 

Mantra de fundo:

Mantra Padmasambhava

Fonte:

http://www.mp3olimp.net/padmasambhava-guru-rinpoche-mantra/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.