INICIACÃO HUMANA E SOLAR
(Parte II)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

A única Iniciação que eu recomendo e busco com o maior ardor de minha alma é aquela através da qual podemos penetrar no Coração de Deus e induzir este Coração Divino a penetrar o nosso. Assim se consumará o casamento indissolúvel que fará de nós o irmão – o esposo – de nosso Divino Salvador. Não há outra via para alcançar esta Iniciação Sagrada senão descendo ao mais profundo de nosso ser, não nos detendo jamais em nossos esforços enquanto não houvermos atingido o objetivo – a profundeza onde veremos a raiz vivificadora; e então, de maneira natural, daremos um fruto correspondente à nossa natureza, como são os frutos das árvores desta Terra, sustentados por diversas raízes através das quais os sucos vitais não cessam de subir.

 

Louis-Claude de Saint-Martin

 

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo objetiva apresentar para reflexão a segunda parte de alguns fragmentos fundamentais da obra Iniciação Humana e Solar (dedicado com reverência e gratidão ao Mestre K. H.), de autoria de Alice LaTrobe Bateman, mais conhecida como Alice Ann Bailey (16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), uma pesquisadora e escritora teosófica inglesa, que publicou diversas obras no campo da psicologia esotérica e da cura, além de temas filosóficos, religiosos e astrológicos, alguns em co-autoria com o Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano. Enfim, acredito que este texto baileyriano irá esclarecer alguns pontos que não foram abordados em estudos anteriores.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A Loja _________ é composta por Iniciados que passaram pela Quinta Iniciação e por um grupo de devas.

A Loja Azul é constituída por todos os Iniciados da Terceira, Quarta e Quinta Iniciações.

Os membros das diversas Lojas estão reunidos em sete grupos, cada grupo representando um tipo da energia sétupla planetária emanada do Logos Planetário.

 

 

 

 

Os seres, os trabalhadores e os Adeptos que trabalham ou estão em atividade junto ao Reino Animal [e aos Reinos Vegetal e Mineral] são totalmente distintos dos servidores do Quarto Reino ou Humano.

Todo o trabalho da Hierarquia progride e funciona como um todo sintético.

9 x 7 = 63 —› 49 Adeptos trabalham, por assim dizer, exotericamente, e 14, esotericamente, substantivamente ocupados com a manifestação subjetiva.

Uma particular advertência deve ser feita em relação ao trabalho dos Mestres através de Seus Discípulos: é exclusivamente sobre os Discípulos-fundadores das várias escolas de pensamento (que são nutridas pela Energia da Grande Loja) que recaem a responsabilidade pelos resultados e pelo karma conseqüente, e não sobre o Mestre. O método de procedimento é aproximadamente o seguinte: o Mestre revela a um Discípulo o objetivo em vista para um pequeno ciclo imediato, e sugere que um dado desenvolvimento é desejável. O trabalho do Discípulo consiste em determinar o melhor método para produzir os resultados desejados e formular os planos pelos quais uma certa percentagem de sucesso será possível. Então, o Discípulo lança seu esquema, funda a sociedade ou a organização e dissemina o ensino necessário. A responsabilidade de escolher os cooperadores certos, de passar o trabalho para as mãos dos mais capazes e de revestir o ensinamento com uma roupagem apresentável é sua própria. Tudo o que o Mestre faz é observar com simpatia e interesse o esforço, enquanto Ele mantém seu alto ideal inicial e prossegue, com altruísmo puro, no seu labor. Não se deve culpar o Mestre se o Discípulo mostrar falta de discriminação na escolha dos cooperadores ou evidenciar uma incapacidade para representar a Verdade [relativa]. Se ele tiver êxito e o trabalho prosseguir como desejado, o Mestre continuará a derramar suas bênçãos sobre a tentativa. Se ele falhar ou se seus sucessores se desviarem do impulso original, assim disseminando todo o tipo de erro, com Seu amor e com Sua simpatia, o Mestre retirará aquela bênção, reterá Sua energia e assim cessará de estimular aquilo que seria melhor ou deverá morrer.1

A Obra deve prosseguir ininterruptamente, destruindo a forma onde se mostrar inadequada ou a utilizando quando for suficiente e consentânea para a necessidade imediata.

 

 

O Ovo Podre

 

 

O Mestre Morya, por muitas décadas, manteve uma posição de autoridade nos assuntos da Índia. Ele e seu Irmão, o Mestre Kut Hu Mi, trabalham como unidade, e o têm feito por muitos séculos e continuarão no futuro, pois o Mestre Kut Hu Mi se prepara para o cargo de Instrutor do Mundo, quando o presente ocupante daquele posto o deixar para um mais alto trabalho e a Sexta Raça-raiz vier à existência. O Mestre Morya atua como inspirador dos estadistas do mundo, manipulando forças que, através do Maha Chohan, têm produzido as condições desejadas para o adiantamento da evolução racial.

O Mestre Kut Hu Mi, muito conhecido no Ocidente, é originário da Caxemira, embora sua família tenha vindo originariamente da índia. Ele é também um Iniciado de alto grau, e está sob o Segundo Raio ou do Amor-Sabedoria. É um ser-humano-aí-no-mundo de nobre presença, alto, embora, de porte mais delgado que o do Mestre Morya. Ele tem cútis clara, barba e cabelo castanhos-dourados e olhos de um maravilhoso azul profundo, através dos quais parecem fluir o Amor e a Sabedoria das idades. Ele tem uma enorme cultura, tendo sido educado originariamente em uma das universidades britânicas e fala inglês fluentemente.

Nesta época, em particular, os Mestres Morya, Kut Hu Mi e Jesus estão intimamente interessados na obra de unificar, tanto quanto possível, os pensamentos oriental e ocidental, de tal maneira que as grandes religiões do Oriente e a fé católica possam se beneficiar mutuamente.

O Mestre Jesus é o ponto focal da energia que flui através das várias igrejas católicas. Ele opera especialmente com as massas, mais do que com indivíduos, embora tenha reunido ao Seu redor um grupo de alunos mais ou menos numeroso. Ele está sob o Sexto Raio – da Devoção ou do Idealismo Abstrato – e Seus alunos são freqüentemente distinguidos por aquele entusiasmo e aquela devoção que os mártires, nos primórdios dos tempos cristãos, manifestaram. Ele mesmo é, sem dúvida, uma figura marcial, um Discípulo magro, com uma face fina e um tanto longa, cabelos pretos, cútis pálida e olhos azuis penetrantes. Seu trabalho, nesta época, é de grande responsabilidade, pois a Ele incumbe resolver o problema de dirigir o pensamento do Ocidente, de seu presente estado de inquietude, para as águas pacíficas da Certeza e do Conhecimento, e de preparar o Caminho, na Europa e na América, para a vinda do Instrutor do Mundo. Ele é bem conhecido na História da Bíblia, aparecendo primeiro como Joshua, o Filho de Nun; aparecendo novamente, na época de Esdras, como Jeshua; passando pela Terceira Iniciação, como relatado no livro de Zacarias, como Joshua; e, na História do Evangelho, é conhecido por dois grandes sacrifícios: um, aquele em que cedeu seu corpo para ser usado pelo Cristo; e o outro, o da grande renúncia que é a característica da Quarta Iniciação. Como Apolônio de Tiana, passou pela Quinta Iniciação e Se tornou um Mestre de Sabedoria. Desde aquele tempo, Ele tem permanecido e trabalhado com a Igreja Católica, nutrindo o germe da verdadeira Vida Espiritual entre os membros de todas as seitas e divisões, e neutralizando, tanto quanto possível, os erros e os enganos dos clérigos e teólogos. Ele é, particularmente, o Grande Líder, O General e o Sábio Executivo, e, em assuntos da Igreja, Ele coopera intimamente com o Cristo, atuando como Seu intermediário, onde quer que seja possível. Ninguém conhece tão sabiamente como Ele os problemas do Ocidente, ninguém está tão estritamente em contato com as pessoas que representam tudo que há de melhor nos ensinamentos cristãos e católicos, e ninguém está tão ciente da necessidade do momento presente. Certos grandes prelados das Igrejas Católica e Anglicana são Seus sábios agentes.

O Mestre Djwhal Khul ou Mestre DK, como é freqüentemente chamado, é outro Adepto do Segundo Raio – de Amor-Sabedoria. Sos Adeptos, Ele é o que mais recentemente recebeu a Quinta Iniciação, tendo passado ppr Ela em 1875, e está, portanto, ocupando o mesmo corpo no qual Ele a recebeu; a maioria dos outros Mestres passou pela Quinta Iniciação enquanto ocupava veículos anteriores. É muito devotado ao Mestre Kut Hu Mi. DK trabalha com aqueles que curam, e coopera, desconhecido e invisível, com os pesquisadores da Verdade nos grandes laboratórios do mundo, com todos os que definidamente almejam a cura e o alívio do mundo e com os grandes movimentos filantrópicos da Humanidade, tais como a Cruz Vermelha. DK trabalha amplamente com um certo grupo de devas curadores dos éteres, que assim O ajudam no trabalho de sanar alguns dos males físicos da Humanidade. DK foi quem ditou uma grande parte de A Doutrina Secreta, e mostrou a Helena Petrovna Blavatsky muitos dos quadros representativos e lhe deu muitos dos dados que são encontrados naquela obra.

O Mestre Rakoczi é quem se ocupa especialmente com o desenvolvimento futuro dos assuntos raciais na Europa e com o processo de crescimento mental na América e na Austrália. Esteve particularmente sob as vistas do público quando foi o Conde de St. Germain e, antes ainda, quando foi tanto Roger Bacon como, mais tarde, Francis Bacon. O Mestre Rakoczi está sob o Sétimo Raio – o da Ordem Cerimonial ou da Magia – e trabalha grandemente através do ritual e do cerimonial esotéricos, estando vitalmente interessado nos efeitos, até agora não reconhecidos, do cerimonial maçônico, das várias fraternidades e de todas as igrejas.

No Quinto Raio – o do Conhecimento Concreto ou da Ciência – encontramos o Mestre Hilarion que, em uma encarnação anterior, foi Paulo de Tarso. O Mestre Hilarion trabalha com aqueles que estão desenvolvendo a intuição, e controla e transmuta os grandes movimentos que tendem a despojar o invisível de seu véu. Dele é a energia que, através de Seus Discípulos, está estimulando grupos de Pesquisa Psíquica em toda parte. e foi Quem iniciou, através de vários de Seus Discípulos, o Movimento Espírita. Tem sob observação todos aqueles que são psíquicos de ordem superior, e os assiste no desenvolvimento de seus poderes para o bem do grupo, e em conexão com certos Devas do Plano Astral. Ele trabalha para abrir, aos pesquisadores da verdade, aquele mundo subjetivo que jaz atrás do grosseiramente material.

O Mestre Serapis, freqüentemente chamado o Egípcio, é o Mestre sob o Quarto Raio e os grandes movimentos de arte do mundo – a evolução da música, da pintura e do drama – recebem d'Ele um energético impulso.

O Mestre P... trabalha sob a direção do Mestre Rakoczi, na América do Norte. Está diretamente vinculado às várias ciências mentais, tais como a Ciência Cristã e o Novo Pensamento, empenhado em ensinar aos homens a realidade do que não é visto e o poder criador da mente. É um Mestre do Quarto Raio, e muito do trabalho do Mestre Serapis Lhe foi transferido quando este voltou Sua atenção para a evolução dévica.

O Caminho Probatório precede o Caminho da Iniciação ou da Santidade, e marca aquele período na vida do ser-humano-aí-no-mundo em que ele se põe definitivamente do lado das forças da evolução e trabalha na construção de seu próprio caráter.

William Makepeace Thackeray: Semeia um pensamento e colherás uma ação; semeia uma ação e colherás um hábito: semeia um hábito e colherás um caráter; semeia um caráter e colherás um destino.2

 

 

 

O Princípio Crístico Interior está em todos nós, em nosso Coração, mas, de maneira geral, está adormecido.

Iniciados do primeiro e do segundo graus mantêm, na Câmara do Aprendizado, classes para os Discípulos aceitos e para os probacionistas, entre as dez horas da noite e cinco horas da madrugada, todas as noites, em todas as partes do mundo, de tal maneira que a continuidade do ensino não é interrompida. O passo seguinte é a Câmara da Sabedoria. Os muito avançados e aqueles, no Caminho Probatório, próximos da Iniciação, formam um grupo de assistentes junto à Hierarquia.3

As três primeiras etapas do desenvolvimento do Discípulo: 1ª) compreensão do Eu Interior e percepção das Leis Básicas que regulam o Sistema Universal; 2ª) ampliação do conceito intelectual da Obra do Kosmos; e 3ª) domínio oculto da Lei de Gravitação com todos os seus corolários. O Discípulo aprende o significado da coesão oculta e da união interna que mantêm o Sistema Universal como uma Unidade Homogênea.

 

 

Unidade Homogênea
(Teorema de Pitágoras)

 

 

Os Discípulos e os Eus avançados no Caminho Probatório recebem instrução particular com dois propósitos especiais: 1º) testar sua adaptabilidade para um certo tipo de trabalho especial no futuro. Eles são testados na aptidão para a vida comunitária, com a intenção de recrutar os adequados para a colônia de Sexta Sub-raça. Eles são testados em várias linhas de trabalho, muitas incompreensíveis para nós, agora, mas, que se tornarão métodos ordinários de desenvolvimento conforme o tempo progrida. Os Mestres também testam para achar aqueles nos quais a intuição tenha atingido um ponto de desenvolvimento que indique um início da coordenação do Veículo Búdico ou que tenham atingido um ponto onde as moléculas do Sétimo Sub-plano do Plano Búdico possam ser distinguidas na aura do Eu. Quando isto acontece, Eles podem prosseguir com confiança no trabalho de instrução, sabendo que certos fatos dados serão entendidos; e 2º) nesta época, neste período crítico da História do Planeta, um grupo especial de pessoas está recebendo instrução suplementar. Estas pessoas vieram, todas ao mesmo tempo, pelo mundo todo, para fazer o trabalho de ligar os dois Planos, Físico e Astral, via Plano Etérico. Para que ocorra esta ligação dos dois Planos, são requeridas pessoas que estejam polarizadas nos seus Corpos Mentais (ou se Nele não estão ainda polarizadas, que sejam, pelo menos, bem desenvolvidas e equilibradas) e possam, portanto, trabalhar seguramente e com inteligência neste tipo de trabalho. São necessárias, primariamente, pessoas em cujos veículos possa ser encontrada uma certa proporção de matéria do Sub-plano Atômico, de tal maneira que uma comunicação direta se possa efetuar entre o Superior e o inferior, através da Seção Transversal Atômica do Corpo Causal.

 

 

 

 

Ao refletir sobre o assunto dos Mestres e Seus Discípulos, devemos reconhecer duas coisas. Primeiro: na Hierarquia nada é perdido por falta de reconhecimento da Lei da Economia. Cada gasto de força da parte de um Mestre ou Instrutor está sujeito à sabia previsão e discriminação. Assim como não pomos professores universitários para lecionar a principiantes, tampouco os Mestres trabalham individualmente com seres-humanos-aí, antes destes terem atingido uma certa etapa da evolução, e estejam prontos para tirar proveito de Sua instrução. Segundo: devemos nos lembrar de que cada um de nós é reconhecido pelo brilho da própria luz. Este é um fato oculto. Quando mais fino o grau de matéria que compõe nossos corpos, mais brilhantemente se refletirá a Luz Interior. Luz é vibração, e pela medida da vibração é feita a classificação dos alunos. Portanto, nada pode impedir o progresso de um ser-humano-aí-no-mundo, desde que ele cuide da purificação de seus veículos. A Luz Interior brilhará com claridade sempre maior à medida que o trabalho de refinamento for feito, até que – quando a matéria atômica predominar – grande será a glória daquele Homem Interior. Somos todos, portanto, classificados, se assim puder ser expresso, de acordo com a magnitude da nossa Luz, de acordo com a velocidade da vibração, de acordo com a pureza do tom e de acordo com a claridade da cor. De nossa classificação depende, portanto, quem será o nosso Instrutor. O segredo e a possibilidade estão na similitude da vibração.4

Os grupos de Eus são formados: 1º) de acordo com o seu Raio; 2º) de acordo com seu Sub-raio; e 3º) de acordo com sua intensidade de vibração. Os Eus são também grupados para fins de classificação: 1º) de acordo com o Raio Egóico; e 2º) de acordo com o Sub-raio que esteja governando a personalidade. Os Arquivos estão sob o cuidado do Chohan de cada Raio, cada Raio tendo sua própria coleção de registros.

 

 

 

 

Os Iniciados (dos Planos Internos) recebem instruções [consciente e/ou inconscientemente] diretamente de um Mestre ou de algum dos grandes Devas, a qualquer hora julgada aconselhável. A maior parte do preparo do Discípulo é deixada nas mãos de algum Iniciado ou Discípulo mais adiantado, que cuida de seu irmão mais jovem e é responsável pelo seu progresso perante o Mestre, fazendo relatórios regulares, sendo o karma o árbitro desta relação.5

Um Discípulo é alguém que, acima de tudo, está empenhado em fazer três coisas: 1ª) Servir à Humanidade; 2ª) Cooperar com o plano dos Grandes, tal como o vê, e da melhor maneira possível; e 3ª) Desenvolver os poderes do Eu Superior, expandindo sua consciência até que ela possa funcionar nos três planos, nos três mundos e no corpo causal, seguindo a direção do Eu Superior, e não os ditames de sua manifestação tríplice inferior. Um Discípulo é alguém que está começando a compreender o trabalho grupal e a mudar seu centro de atividade, de si-mesmo (como o pivô ao redor do qual tudo gira), para o centro do grupo. É Discípulo quem percebe, simultaneamente, a insignificância relativa de cada unidade de consciência e também sua vasta importância. Seu senso de proporção é ajustado, e ele vê as coisas como elas são; ele vê as pessoas como elas são; ele vê a si-mesmo como é, inerentemente, e procura, então, se tornar aquilo que é. O Discípulo percebe a vida ou o aspecto-força da Natureza, e a forma não o atrai. Ele trabalha com a Força e através da Força; ele se reconhece como um Centro de Força dentro de um Centro de Força maior, e é sua a responsabilidade de dirigir a energia que pode ser derramada por ele, em canais através dos quais o grupo possa ser beneficiado. O Discípulo se conhece como sendo – em um grau maior ou menor – um ponto avançado da Consciência do Mestre, visualizando-o em um sentido duplo: a) como sua própria consciência egóica; e b) como o centro de seu grupo – como a Força que anima as unidades do grupo, unindo-se em um todo homogêneo. É Discípulo aquele que transfere sua consciência do pessoal para o impessoal, e durante a etapa de transição, muitas dificuldades e sofrimentos são necessariamente suportados. Estas dificuldades provêm de várias causas: a) do eu inferior do Discípulo, que se rebela contra o Ser Transmutado; b) do grupo mais íntimo de um ser-humano-aí-no-mundo, amigos ou família, que se rebelam contra sua impessoalidade crescente, pois, não gostam de ser identificados como em unidade com ele, sob o ponto de vista da vida e, todavia, dele separados no que toca aos desejos e interesses. Não obstante, a Lei rege sempre, e somente na Vida Essencial da [personalidade-]alma pode ser conhecida a Verdadeira Unidade [ainda que relativa]. Na descoberta do que é a forma, há multo sofrimento para o Discípulo; mas, a Estrada leva à perfeita união. Enfim, é Discípulo quem se conscientiza de sua responsabilidade com todos os indivíduos que caem sob sua influência – uma responsabilidade de cooperar com o plano de evolução tal como este existe para eles, e, assim, tenta expandir suas consciências e lhes ensina a diferença entre o real e o irreal, entre a vida e a forma. Isto ele o fará muito facilmente, pelo exemplo de sua própria conduta em relação à sua finalidade, ao seu propósito e ao seu Centro de Consciência.6

Aspirações de um Verdadeiro Discípulo: resposta sensível à vibração do Mestre, pureza prática de vida, libertação da ansiedade (resultado da falta de serenidade e de uma resposta muito pronta às vibrações dos mundos inferiores), cumprimento sereno do dever,7 atenção às dívidas cármicas, atenção ao Kama-Manas [campo de batalha durante a vida, pois, é o vínculo entre a natureza inferior e a natureza superior do ser-humano-aí-no-mundo], trabalhar e atuar cientificamente, se assim puder ser expresso, na construção do corpo físico (empenhar-se de tal maneira que produza, em cada encarnação, um corpo que sirva melhor como veículo da Força), manter silêncio diante dos sofrimentos do mundo, não perdendo tempo com queixas fúteis e demonstrações cheias de dor, mas, se aplicando para aliviar a carga do mundo, e trabalhando, sem desperdiçar energia em conversas fúteis; entretanto, por outro lado, se ele precisar falar, onde o encorajamento se fizer necessário, ele expressará a Força por amor ao mundo, para que Ela flua por ele, onde for mais útil para tornar uma carga mais fácil de ser carregada ou para aliviar um pouco um determinado peso...

 

 

 

 

A Palavra [Verbum Dimissum Sempiternum et Inenarrabile] é a mais oculta manifestação existente; é o meio da criação e o veículo da Força.

A energia que agora, na maioria, encontra expressão através dos centros inferiores ou da geração será transladada para o centro da garganta.

O Discípulo é um Servidor porque não tem interesses próprios para servir e seus corpos inferiores não emitem vibração alguma que possa seduzi-lo para fora de Caminho. Ele Serve porque sabe o que está no interior do ser-humano-aí-no-mundo, e porque, por muitas vidas, trabalhou com indivíduos e com grupos, gradualmente expandindo o campo de seu esforço, até que reuniu, à sua volta, aquelas unidades de consciência que ele pode vitalizar e usar, e através das quais pode executar os planos de seus Superiores.

Todo Discípulo deverá se tornar seu próprio Caminho.8

O Amor Impessoal se rejubila onde há resposta, mas, não a busca.9

Discipulado Solidão.10

No princípio, a atividade de um Discípulo é conduzida quase inconscientemente.

A depressão, a preocupação e uma imprópria sensibilidade às críticas alheias levam a uma condição na qual as atividades de um Discípulo poderão se tornar quase inúteis.11

Felicidade Confiança no Deus Interior.

Sofrimento Rebeldia do eu inferior.

O Centro da Vida está no Eu Interior, que é, em essência, Equilíbrio e Harmonia.

 

 

 

 

A percepção interna da existência do Eu (distinta do não-Eu ou ego) só persistirá se e quando o tempo, o espaço e tudo neles contido não interferir e não comprometer a existência e a ação do Eu, ou seja, quando todas as ilusões dos planos inferiores tiverem sido experimentadas, transpostas, transmutadas e transcendidas. Então, e só então, a Voz do Deus Interno, que ressoa no Silêncio do Coração, será ouvida.

 

 

 

 

Doenças, oportunidades, sucessos e desapontamentos, zombarias e maquinações dos inimigos, falta de compreensão por parte daqueles que amamos – tudo é apenas para ser usado e tudo existe apenas para ser transmutado. Tudo o que acontece é para o melhor.12

Somente aquele que não deseja nada para si pode ser recipiente de uma concessão financeira e um distribuidor das riquezas do Universo.

O dinheiro pelo dinheiro [qualquer bem material] não traz consigo outra coisa senão tristeza e infortúnio, descontentamento e abuso.13

Em uma certa etapa da vida do Discípulo, onde quer que Ele vá, a Força que flui através Dele – vertida dos Planos Superiores – é derramada no meio ambiente. E isto poderá se tornar um estímulo para que o bem aconteça ou atuar como um instrumento de destruição, no sentido oculto do termo. É isto (superestimulação temporária de seus centros e veículos) o que também causa as quedas temporárias de [personalidades-]alma avançadas.

1º Raio: Força, Energia, Ação.
2º Raio: Consciência, Expansão, Iniciação.
3º Raio: Adaptação, Desenvolvimento, Evolução.
4° Ralo: Vibração, Resposta, Expressão.
5º Raio Mentalização, Conhecimento, Ciência.
6° Raio: Devoção, Abstração, Idealismo.
7° Raio: Encantamento, Magia, Ritual.

No Caminho da Iniciação, cada passo para o alto é sempre dado à custa do sacrifício de tudo o que o Coração considera querido em um plano ou em outro, e este sacrifício sempre terá que ser voluntário.14

Iniciados podem cair, e, eventualmente, caem mesmo, e, por isto, como todos os seres-aí-no-mundo, ficam sujeitos à sanção da Lei que educa. Ou seja: estão sujeitos ao karma educativo da compensação. Seu progresso será seriamente obstaculizado, já que o karma deverá ser esgotado. O próprio fato de um ser-humano-aí-no-mundo ser Iniciado e, portanto, de ser um canal para a energia de um tipo grandemente intensificado, faz seus desvios do Reto Caminho terem efeitos mais poderosos do que no caso de um homem menos avançado. O ajuste será sempre igualmente maior. Inevitavelmente, ele deverá compensar (retribuir) sua(s) falta(s), antes de lhe ser permitido seguir adiante no Caminho.15

Nem todos os seres-humanos-aí se desenvolvem exatamente da mesma forma ao longo das mesmas linhas ou de linhas paralelas, e, portanto, não podem ser baixadas regras inflexíveis ou fixas quanto ao exato procedimento em cada Iniciação, ou quanto a exatamente quais centros deverão ser vivificados, ou, ainda, qual ensinamento deverá ser proporcionado. Muito depende do Raio do Discípulo ou do seu desenvolvimento em uma direção particular, pois, as pessoas não se desenvolvem usualmente de maneira uniforme. Tudo depende do karma individual e das exigências de cada período especial [oportunidade].

 

 

 

 

 

Na Primeira Iniciação (passagem da Câmara do Aprendizado para a Câmara da Sabedoria) – nascimento do Cristo [percepção interna consciente] – o centro do Coração é o que é usualmente vivificado, tendo em vista um controle mais efetivo do Veículo Astral e a prestação de maior serviço à Humanidade.

Um grande período de muitas encarnações poderá ser necessário antes que o controle do Corpo Astral seja aperfeiçoado e o Iniciado esteja pronto para dar o próximo passo. Todavia, uma vez atingida a Segunda Iniciação, o progresso será rápido, a Terceira e a Quarta seguindo-se, provavelmente, na mesma vida ou na seguinte.

Primeira Iniciação: controle do Corpo Físico.
Segunda Iniciação: controle do Corpo Astral.
Terceira Iniciação (Transfiguração): controle do Corpo Mental. Vivificação dos centros da cabeça e reconhecimento dos outros membros da Grande Loja Branca.
Quarta Iniciação (Crucificação: desenvolvimento da visão quadridimensional e do poder de síntese): controle do Veículo Búdico. Aquele que alcança a Quarta Iniciação renuncia a tudo: amigos, dinheiro, reputação, caráter, permanência no mundo, família e mesmo à própria vida. Neste ponto, o Iniciado está pronto para se tornar um Adepto no que se refere ao significado da Cor e do Som.

Não é necessário nem aconselhável tentar desenvolver as faculdades sintéticas – clariaudiência e clarividência – enquanto a Terceira Iniciação não for alcançada.16

O alvo de todo o desenvolvimento místico é o despertar da Intuição Espiritual.

Ao Conhecimento mais concertado, maior Poder é acrescentado.

Fatos fundamentais no que concerne à Iniciação: a) Percepção da força; b) Aplicação da força; e c) Utilização da força.

Etapas sucessivas do desenvolvimento do Aspirante: 1ª) ciência e consciência, através do discernimento, da energia ou força do seu próprio eu inferior; 2ª) domínio sobre o ritmo energético, até que o ritmo inferior seja substituído pelo Superior e o antigo método de expressar a energia seja inteiramente substituído; e 3ª) por conscientizações graduais e progressivas, contato e emprego – sob adequada direção – de certas formas de energia grupal, até, posteriormente controle da força planetária.

 

 

 

 

Na Quinta Iniciação, a força ou energia do Planeta (compreendida esotericamente e não meramente a força ou energia do globo material) está inteiramente à disposição do Iniciado.

O método particular de desenvolvimento da consciência da família humana foi iniciado pela Hierarquia durante a Raça-raiz Atlante, no último período da Quarta Sub-raça, e persistirá até o meio da próxima Ronda. Por este tempo, o estímulo necessário terá sido dado e, como três quintos da família humana terão esotericamente “posto seus pés no Caminho” e uma grande porcentagem de seres-humanos-aí estará, então, em processo de se tornar o próprio Caminho, a rotina mais normal, digamos assim, será reassumida.17

Sob a Lei Evolutiva, o Conhecimento é sempre crescente.

Influências Cósmicas que afetam o nosso Planeta: Energia (ou Força) emanada do Sol Sírio, sentida primariamente no centro da garganta; Energia vinda das Plêiades, que tem efeito definido sobre o Corpo Causal e serve para estimular o centro do coração; Energia sétupla emanada de uma das sete estrelas da Ursa Maior; Energia oriunda de um Centro que deve permanecer incógnito aplicada ao Corpo Causal.

O elo entre os dois planos (mental e físico) existe na continuidade de consciência que o Iniciado terá desenvolvido e que lhe permitirá trazer, até o cérebro físico, ocorrências e acontecimentos dos planos subjetivos da vida.

Com o aumento da capacidade psíquica da glândula pineal e do corpo pituitário, começará a se desenvolver o Poder do Eu Interior.18

Em determinado ponto da Santa Peregrinação Iniciática, o Iniciado, finalmente, se torna consciente, de maneira progressiva, daquela recordação interna ou memória oculta, que se relaciona com o trabalho da Hierarquia e, fundamentalmente, com a sua participação no plano geral. Quando o Iniciado, que se recorda ocultamente, em sua consciência despertada, de um fato cerimonial, encontra em si-mesmo todas as manifestações de crescimento e percepções conscientes aumentadas, e, então, a verdade [relativa] de sua certeza íntima fica [relativamente] provada e substanciada para ele. Deve ser lembrado que esta consubstanciação interna só tem valor para o Iniciado e para ninguém mais.19

A Iniciação é uma conquista interna, e, por isto, é um assunto estritamente pessoal, ainda que tenha aplicação universal. É bem possível aos homens funcionarem no Plano Físico e estarem ativamente empenhados no serviço mundial, sem lembrança alguma de terem passado pelo processo da Iniciação, podendo, no entanto, ter atingido a Primeira ou Segunda Iniciações em vidas anteriores.20

A mera curiosidade, por levantar uma forte vibração na natureza inferior de um ser-aí-no-mundo, serve apenas para desviá-lo do Caminho, ao invés de dirigi-lo para a meta na qual ele está interessado.

 

 

 

 

A boa vida comum, quando não nutrida por uma vida de completo sacrifício pelos outros21 e por reticência [supressão], humildade e desinteresse de tipos muito raros, poderá servir para construir bons veículos que serão úteis em uma outra encarnação, mas, não para derrubar aquelas barreiras – externas e internas – nem para superar aquelas energias e forças oponentes que separam um homem “bom” da Cerimônia de Iniciação.22

O Caminho do Discipulado é difícil de trilhar e o Caminho da Iniciação mais árduo ainda. Um Iniciado não é senão um guerreiro marcado por cicatrizes da batalha, o vitorioso em muitas lutas arduamente vencidas. Ele não fala de suas façanhas, pois, está muito ocupado com o grande trabalho em suas mãos. Ele não faz nenhuma referência a si mesmo ou ao que realizou, salvo para desaprovar a pequenez do que foi feito. Contudo, para o mundo, ele sempre é um homem de grande influência, o manejador do Poder Espiritual, o encarnador de idéias, o trabalhador para a Humanidade que, infalivelmente, traz resultados que as gerações seguintes reconhecerão. Ele é alguém que, apesar de toda esta grande conquista espiritual, raramente é entendido por sua própria geração. Ele é, freqüentemente, alvo de ridículo das línguas dos seres-humano-aí, e, com freqüência, todo o que faz é mal interpretado. O Iniciado deixa tudo o que é seu – tempo, dinheiro, influência, reputação e tudo o que o mundo considera de valor – sobre o altar do serviço altruísta e, muitas vezes, oferece sua vida como última dádiva, apenas para descobrir que aqueles a quem serviu, devolvem-lhe a dádiva, desdenham de sua renúncia e o rotulam com nomes desagradáveis. Mas, o Iniciado não se importa, pois, é dele o Privilégio de ver algo do futuro e, portanto, percebe que a força que gerou trará, no devido tempo, o plano à realização. Ele sabe também que seu nome e seus esforços estão anotados nos arquivos da Loja [G.'.L.'.B.'.], e que o “Vigilante Silencioso” dos afazeres dos seres-humano-aí tomou conhecimento e de tudo está ciente.

Sanat Kumara, no plano físico, é o representante do Vigilante Silencioso – aquela Grande Entidade que é a Vida Animadora do Planeta Terra, e que mantém o mundo dentro de Sua Aura, sendo contatada diretamente apenas pelo Adepto que passou pela Quinta Iniciação, e que prossegue até atingir as outras duas, a Sexta e a Sétima.

Se a Primeira Grande Guerra tivesse terminado muito cedo, o karma planetário não se teria cumprido adequadamente. Na época, em uma conferência místico-espiritual que se realizou em Shamballa – da qual participaram o Logos Planetário, o Senhor do Mundo, um dos Buddhas de Atividade, o Buddha, o Maha Chohan e o Manu – ficou decidido observar os acontecimentos um pouco mais, antes de ser imposta uma interferência direta na direção dos assuntos humanos. A confiança destas Entidades Planetárias Illuminadas na capacidade dos seres-humano-aí para ajustar as condições a tempo foi justificada, e ficou provado que a interferência teria sido desnecessária e extemporânea. [A Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global, centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. Aproximadamente esta Guerra fabricou 10 milhões de mortos e 20 milhões de feridos.]23

Nem um pardal cai sem que sua queda seja notada.

Existe a mais íntima cooperação entre todos os Departamentos, sem perda de energia. Devido à Unidade de Consciência daqueles que estão livres dos três planos inferiores. O que transpira em um Departamento é conhecido nos outros.

As duas Iniciações Finais são atingidas nos Planos Búdico e Átmico, enquanto as Primeiras Cinco Iniciações se passam no Plano Mental.

Sanat Kumara é Quem preside a Loja dos Mestres, e tem em Suas Mãos as rédeas do Governo em todos os Três Departamentos, tendo, por Amor, escolhido cuidar da evolução dos seres-humano-aí e dos devas, até que todos tenham sido ocultamente “salvos” [libertos].

Em determinados períodos do ano, a Loja [G.'.L.'.B.'.] se reúne, e, no Festival de Wesak, isto acontece sob a jurisdição de Sanat Kumara, com três propósitos: 1º) contatar a Força Planetária, por meio do Buddha; 2. manter a principal das conferências trimestrais; e 3º) admitir na Cerimônia de Iniciação aqueles que estão prontos em todos os graus. Três outras Cerimônias de Iniciação se realizam durante o ano: 1ª) para as Iniciações Menores administradas pelo Bodhisattva, todas elas tendo lugar no Departamento do Maha Chohan e em um ou outro dos Quatro Raios Menores – os do atributo; 2º) para as Iniciações Maiores em algum dos Três Raios Maiores – os do aspecto – que são administradas pelo Bodhisattva, e são, portanto, as Duas Primeiras Iniciações; e 3º) para as Três Iniciações Superiores, nas quais Sanat Kumara maneja o Cetro. Em todas as Iniciações, o Senhor do Mundo está presente, mas, nas Duas Primeiras, Ele mantém uma posição similar àquela mantida pelo Vigilante Silencioso, quando Sanat Kumara administra o juramento na Terceira, Quarta e Quinta Iniciações. Seu poder se derrama e o Brilho da Estrela perante o Iniciado é o sinal de Sua aprovação, mas, o Iniciado não O vê face a face, antes da Terceira Iniciação.

 

Humildade! Humildade! Humildade!
Oh! Por que tanta relutância?
Irmandade! Irmandade! Irmandade!
Oh! Por que tanta repugnância?

Que não se responsabilize o tempo;
o tempo não se imiscui em nada.
Que não se inculpe o contratempo;
é imprescindível subir a Escada.

 

Nas Duas Iniciações Finais, tomam parte muitos Membros da Hierarquia, que são, por assim dizer, extraplanetários.

A Iniciação de um ser-aí-no-mundo sempre envolve a transferência [promoção-ascensão] de algum Adepto ou um Iniciado para um grau mais alto ou para um outro trabalho... Portanto, é uma coisa importantíssima, envolvendo a atividade grupal, a lealdade grupal e o esforço unificado. É pela Sabedoria dos Altos Illuminados que é confiada a um ser-aí-no-mundo um posto ou um lugar nas Câmaras de Conselho da Hierarquia.

 

 

Iniciação de um ser-aí-no-mundo
(Promoção-ascensão de um
ser-aí-no-mundo)

 

 

 

Continua...

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Aqui, cabe fazer a seguinte pergunta: que responsabilidade tem ou poderá ter o Mestre Jesus relativamente aos desmandos e descaminhos que tomou o Movimento Cristão exotérico (que se transformou em diversos Catolicismos, Protestantismos, Evangelicalismos etc.) ao longo dos séculos? Eu mesmo me incumbirei de responder: bulhufas! Adulterações da Doutrina, dogmatizações, inquisição, matanças, autoritarismo eclesial, pedofilia, conspirações, vaidade, transações ilícitas, negócios com deus, apócopes interesseiras e hipotéticas, mentirarias et cetera e tal nunca foram sequer pensadas pelos fundadores do Cristianismo Gnóstico primitivo. É por isto (e por outras coisinhas) que todas as religiões (e fraternidades iniciáticas de qualquer natureza) nascem, prosperam, dão seus recadinhos e morrem, ainda que a sujeirada fedorenta e a inversão de polaridade, que é comum se ver nas mais variadas religiões, geralmente, não costume acontecer no âmbito das fraternidades místico-iniciáticas. E, se não fosse pelos motivos acima, as religiões (e as fraternidades iniciáticas) também nasceriam, prosperariam, dariam seus recadinhos e morreriam, pois, no Universo, não há estaticidade; tudo se movimenta ascensionalmente. A coisificação cristalizadora das religiões (e das fraternidades iniciáticas), principalmente, é o que acaba com elas. Só um desperspicaz boboca pode admitir que a religião (ou fraternidade iniciática) à qual pertence é a melhor de todas e que durará para sempre. Oh!, céus!

2. Semeia um destino e, dependendo da semeadura, colherás a morte ou a Vida. Tudo depende de nós.

3. Tenhamos certeza de uma coisa: não há um único ser bem-intencionado que não seja chamado a colaborar. Só precisamos ter paciência e confiança.

4. E assim, não adianta xongas simplesmente querermos as coisas; precisamos trabalhar e fazer por merecê-las. Ou como acertadamente pensou Alice Bailey: Quando construirmos a vibração certa e nos sintonizarmos com a nota adequada, nada poderá impedir de o Mestre ser encontrado. Aliás, o que os Mestres mais desejam é ser encontrados. Mas, não movem uma palha para isto. Tudo depende de nós.

5. Nada do que não for possível poderá acontecer. E, nesta matéria, não há privilégios; apenas Privilégios, todos conquistados pelo mérito. E mais: para saber x + é necessário saber x. Tudo acontece por acréscimo. Logo, acréscimo em cima de nada é impossível.

6. Todavia, um Discípulo plenamente consciente do Discipulado, jamais obrigará ninguém ao que quer que seja, pois, Ele sabe que isto não adianta coisíssima nenhuma. Em certas ocasiões, poderá, digamos assim, dar um toque sobre uma coisa ou outra, mas, nada além disto que possa causar desconforto em quem o ouve. Quem tem a mania de forçar a barra, indo além do que é razoável ou sensato, faz mais mal do que bem.

7. Quanto a isto, não adianta querermos tentar fazer mais do que podemos ou mais do que sabemos. Da mesma forma que um litro de água não cabe em um simples copo, um copo de água não encherá uma garrafa de um litro. O que devemos, isto sim, é fazer da melhor forma que pudermos o que sabemos fazer e o que nos cabe fazer. Por exemplo: se me derem um bisturi para operar um apêndice, não irá adiantar nada, pois, eu não opero nem verruga. Então, um Verdadeiro Discípulo também conhece seus limites.

8. Esta afirmação é equivalente a: Todo Discípulo deverá se tornar seu próprio Mestre.

9. O Amor Impessoal se rejubila onde há resposta, mas, não a busca porque é categórico.

10. Por que solidão? Porque as pessoas, realmente, não podem compreender a vida (interior) de um Discípulo, e, não compreendendo, costumam criticá-lo ferozmente. Por isto, à medida que o tempo vai passando, o Discípulo vai se tornando cada vez mais silencioso e mais afastado (sem se afastar definitivamente e sem guardar absoluto silêncio). Um Discípulo jamais se esconderá ou fugirá para não ser crucificado. Um Discípulo poderá ser tudo, menos um cagarolas-marca-roscofe-de-meia-tigela. Nem Iouda, dito Iskariotes, que pouco se sabe a sua vida e a sua Verdadeira Missão, foi um cagarolas.

11. Quanto a isto, se eu tivesse que escolher qual a principal característica de um Discípulo eu diria que é a alegria. Discípulo taciturno, melancólico, triste, sombrio e morrinha não existe, nem aqui nem no raio que o parta. A misericórdia, claro, é hors concours.

 

 

 

 

12. Em termos puramente místicos e metafísicos não há esse troço de melhor ou de pior. O que existe simplesmente existe porque existe. Então, como já tive ocasião de comentar, a questão do bem e do mal se resume a duas categorias criadas pelo ser-humano-aí-no-mundo para que possa diferenciar lé de cré e Carolina de Sá Leitão de caçarolinha de assar leitão. Só isto. Isto é meio que, por exemplo, as questões do alto e do baixo, do fundo e do raso, do certo e do errado. Alto em relação a quê? Baixo em relação a quê? Fundo em relação a quê? Raso em relação a quê? Certo em relação a quê? Errado em relação a quê? A coisa é como disse o Caetano Veloso: E eu digo não ao não... É proibido proibir! Bolas! Precisamos parar de acreditar, acreditando por querer e por gostar de acreditar, e fazer o raio da coisa acontecer. Ou será que pretendemos simplesmente acreditar para sempre? Acho esse treco muito chato.

13. Eu conheço uma senhora, há mais ou menos 60 (sessenta) anos, que, atualmente, está com 81 anos, portadora de Transtorno Bipolar (TB) – antigamente, o TB era conhecido pelo nome de Psicose Maníaco-depressiva – que está endividada até a alma. Na fase eufórica, também denominada mania, esta querida amiga, se puder, compra até foguete interplanetário e disco voador (com ou sem extraterrestrezinho dentro). Uma vez, ela quase comprou uma esdrúxula maquininha de amolar vento! O resultado do descontrole (abuso) é que terá que vender seu único imóvel para pagar suas dívidas. Não há outra solução, porque os juros bancários crescem todos os dias, e, em pouco tempo, nem seu apartamento (seu único bem) quitará sua dívida. Alguém poderá perguntar: mas, por que os bancos emprestam sem parar? Resposta: ora, porque seus donos, de maneira geral, são todos uns sem-mãe ou uns filhos-da-puta-madre-que-os-pariu, que só têm em vista lucro, lucro e mais lucro. Quando um Lehman Brothers Holdings Inc. da vida declara concordata, como o fez em 15 de setembro de 2008, o mundo inteiro arca com o prejuízo. Foi exatamente isto o que aconteceu com a crise dos subprimes, desencadeada em 2006, revelada ao público a partir de fevereiro de 2007 (a mais grave crise desde 1929), atingindo generalizadamente todos os setores econômicos (de países do Quarto Mundo a países do Primeiro Mundo, de birosca a supermercado, de formiga a elefante, de sem-bunda a com-bundão, de roncolho a sei-lá-com-quantos-testículos etc.) e que combustibilizou a crise econômica de 2008, desengonçando a Economia global. Esta esculhambação anárquica é mais ou menos como o aquecimento global: lá, em sei-lá-onde, um desgraçado-sem-mãe ou um filho-de-uma-putíssima-madre polui + polui + polui o ar com gases do efeito estufa (CO2 – Dióxido de Carbono, N2O – Óxido Nitroso, CH4 – Metano, CFCs – Clorofluorcarbonetos, HFCs – Hidrofluorcarbonetos, PFCs – Perfluorcarbonetos e SF6 – Hexafluoreto de Enxofre), e todos nós (os cariocas, os gaúchos, os soteropolitanos, os haitianos, os mauricianos, os aborígines, as minhocas, os ursos-polares, as baleias-bicudas-de-cuvier, os dragões-de-komodo, os megalodontes e, inclusive, os desditosos sem-nariz) pagamos o preço. Nem mais nem menos; simples assim. Quando a desgraceira ambiental acontecer à vera, será mais ou menos meio-que-de-repentemente. Há quem pense que o Planeta irá esquentar progressivamente. Irá não. Irá é fazer um frio do cacete! Seria ótimo dar uma pesquisada para saber como isto funciona. Vale a pena ouvir as explicações de Al Gore.

http://www.youtube.com/watch?v=b-0p7GbPJ14

http://www.youtube.com/watch?v=rQyAG4ZxcLo

14. É bom dizer aqui que sacrifício, misticamente, é sinônimo de incompreensão (desejos + cobiças + paixões), porque quando se Compreende e o senso de valores foi reajustado, não há renúncia nem propriamente sacrifício, já que o eu inferior foi dominado (ilustrado) pelo Eu Superior – Razão Mística (Compreensão). Não há sequer aquiescência em obedecer, pois, a obediência se torna uma coisa natural, automática e conciliante. Quem Compreende poderá tudo, menos magoar-entristar seu Mestre pessoal e conspurcar-desonrar seu Deus (Mestre) Interior. Para este Compreensivo, por exemplo, furtar u'a mariola ou matar uma pulga equivalem a assaltar o Universo inteiro e assassinar todos os seres.

15. Como chuva no molhado ou máquina de enxugar gelo, este fragmento é meio desnecessário, pois, no Universo, não há privilégios nem curvas ou atalhos amenizadores. Seja Iniciado, seja não-Iniciado, seja crente, seja ímpio, seja santo, seja terrorista, todos estão sujeitos à mesma Lei. O resultado compensatório é que é diferente. Sempre a compensação-retribuição será mais aguda e mais afligente para quem relativamente compreende. Escreveu não leu, o pau comeu. Logo, não há essa coisa absurda, inventada para bocó acreditar, de perdão dos pecados. Quem pode perdoar quem? De quê? Pior é quando o inócuo perdão é a troco de bufunfa ou de outros favores menos confessáveis! Aí, é de doer!

16. Tudo tem seu tempo certo; no tempo próprio, tudo. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu... (Eclesiastes, III: 1).

17. O que este fragmento pretende dizer é que, se não tivéssemos tido ajuda de Aqueles-que-Sabem-e-Podem, talvez, ainda estivéssemos, simbolicamente, morando nas cavernas, fazendo cocô na mão e sendo papados por dinossauros. Mas, para que a nossa consciência pudesse, por assim dizer, evoluir e perceber um tiquinho mais as coisas, entre outras alterações, um (re)ajustamento orgânico na estrutura do nosso DNA foi necessário, (re)ajustamento este que continua em curso, como é caso do DNA das crianças índigo e cristal (uma nova geração de crianças que pintou na Terra com habilidades especiais, mais refinadas, com maior sensibilidade, proprietárias de um desenvolvimento profundo no que concerne às questões ético-morais e um altíssimo desenvolvimento da Consciência Crística), que possuem três hélices duplas nos seus DNAs – fato constatado em exames laboratoriais de sangue. O fato é que todos nós, lentamente, de certa maneira, estamos nos tornando índigos ou cristais, e acabaremos por viver de acordo com a Lei da Unidade, com plena Consciência da Unidade. Esta conversão já é observada em alguns adultos, os quais já têm outra hélice de DNA em formação, e alguns já estão com a terceira hélice formada. Esta mudança, todavia, não é (será) apenas para escolhidos ou privilegiados, até porque não existem seres escolhidos e privilegiados, mas, em princípio, será para todos, o que implicará em uma planetária substituição de diversos paradigmas, em que, inclusive, as glândulas pineal, pituitária e timo, que hoje são pouco desenvolvidas, terão papel fundamental em um futuro próximo da Humanidade, que terá, particularmente, maior contato com seres de outros sistemas solares e de outras Dimensões. O negócio é viver para poder ver. Enfim, quem sabe, possamos aprender nossas lições não por meio dos sofrimentos e das dores, mas, através do amor e da compreensão. Queiramos ou não, tudo está mudando, tudo está em transição! Como disse Patricia Resch, quanto mais sejamos capazes de ouvir aquela Voz Silenciosa Interior, mais estaremos em sintonia com as mudanças que estão ocorrendo. Prozac® (Fluoxetina) não adianta nada!

 

 

DNA
(T
ripla Hélice)

 

 

18. Na realidade, o Eu Interior é absolutamente Poderoso; nós é que não temos consciência disto. O que fazem as progressivas Iniciações é ampliar a nossa percepção-ação deste Poder.

19. Por que relativa e relativamente? Por dois motivos: 1º) porque nada há de absoluto ou de definitivo em qualquer ponto do Universo e, particularmente, no caso, na Via Iniciática (certamente, a compreensão de hoje será atualizada e ampliada amanhã); e 2º) porque, se alguma coisa fosse absoluta ou definitiva, nada mais haveria para ser compreendido relativamente a esta coisa, o que é uma impossibilidade. Para um Iniciado, teleologia e escatologia são quimeras sem sentido. O esforço para compreender e se libertar é permanente.

20. Nesta matéria, não se perde o fio da meada. Só se quisermos. Há muitos seres-aí-no-mundo que são Iniciados sem saber. Como explicou Alice Bailey, um homem pode ser capaz de esgotar certo karma e de levar a cabo certo trabalho para a Loja [G.'.L.'.B.'.] se estiver livre de ocupação ocultista e de introspeção mística durante o período de uma vida terrestre qualquer. Há muitos seres-aí-no-mundo assim entre os filhos dos homens nesta época, que previamente atingiram a Primeira Iniciação, e alguns poucos que passaram pela Segunda, mas, que se mantêm, contudo, inconscientes disto; no entanto, seus centros e organização nervosa carregam a prova, para aqueles que têm visão interna. Todavia, se a Iniciação foi alcançada pela primeira vez, em qualquer vida, a recordação dela, oportunamente, chegará ao cérebro físico.

21. Eu não diria uma vida de completo sacrifício pelos outros; prefiro pensar e dizer uma vida de sacrifício pelos outros. Penso que o adjetivo completo, neste caso, seja um tanto exagerado e incondizente. Ninguém deve se sacrificar ao ponto de perder sua própria identidade, pois, neste caso, o sacrifício se torna um misto de inutilidade + fanatismo. Tudo o que é demais é moléstia.

22. Ser simplesmente bom é bom, mas, é muito pouco. É preciso mais; muito mais.

23. Isto, claro, com muito mais razão, valeu também para a Segunda Guerra Mundial.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Crise_dos_subprimes

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Grande_Recess%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Lehman_Brothers

http://www.amorc.org.br/
louis-claude-de-saint-martin-2.html

http://noticias.terra.com.br/

http://starchildglobal.com/
portuguesa/articles/what-pt.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Crian%C3%A7a_%C3%ADndigo

http://en.wikipedia.org/wiki/Triple-stranded_DNA

http://adnuntiatum.wordpress.com/
evoluir/dna-mudancas/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluoxetina

http://somostodosum.ig.com.br/
conteudo/c.asp?id=03410

http://giphy.com/gifs/VA5S0xr0RmLe

http://www.picgifs.com/

http://www.alecjacobson.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Gases_do_efeito_estufa

http://www.mcasco.com/

http://myweb.rollins.edu/jsiry/
HawkingtheUniverseNutshell-story.html

http://www.mininfantil.com/

http://www.dreamstime.com/

http://www.3d-animated-gifs.com/

http://books.google.com.br/books?

http://www.wabash.edu
/technology/persweb

http://www.caccioppoli.com/

http://cloudyco.com/
2010/10/monster-gifs/

http://www.curaeascensao.com.br/
Downloads/Alice_Bailey_Iniciao_Humana.pdf

 

Mantra de fundo:

Mantra Padmasambhava

Fonte:

http://www.mp3olimp.net/padmasambhava-guru-rinpoche-mantra/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.