Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

uem são os verdadeiros heróis?

Os malacafentos fulanos-dos-anzóis-carapuças1?

Os participantes do Big Brother Brasil?

Os engenhadores de tundas e de escaramuças?

Os letais que se apresentam com ar senhoril?

Ora bolas! Quem são os verdadeiros heróis?

 

uem são os verdadeiros Heróis?

Os abnegados médicos sem fronteiras?2

Quem vive honestamente com seu parco salário?

As professoras primárias e as enfermeiras?

Quem não diferença um retirante de um ário?

Quem são mesmo os verdadeiros Heróis?

 

uem são os verdadeiros heróis?

Os fazedores de guerras e os degoladores?

Quem se elege para defraudar e roubar?

Os martirizantes e os torturadores?

Quem promete o impossível de realizar?

Caramba! Quem são os verdadeiros heróis?

 

uem são os verdadeiros Heróis?

Quem abre mão de seu conforto para servir?

Os que, des-pren-di-da-men-te, são solidários?

Quem faz agora sem esperar prêmios no devir?

Os que, fraternamente e em silêncio, são voluntários?

Quem são, enfim, os verdadeiros Heróis?

 

 

 

 

____

Notas:

1. O plural correto de fulano-dos-anzóis-carapuça é fulanos-dos-anzóis-carapuça. Mas como as perfídias, os logros, os embustes etc. praticados por esses malacafentos fulanos-carapuça-de-merda – a quem, mui justamente, ninguém deseja nomear – são absurdamente inomináveis, feri o vernáculo e meti um s no plural desse substantivo-composto-carapuço – uma licença poética sem maior conseqüência de um professor de Química metido a fazer poemas.

2. Médicos Sem Fronteiras (ou MSF) é uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos que oferece assistência médica de urgência em casos como conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias e fome. MSF proporciona também ações de longo termo em casos de conflitos prolongados ou de instabilidade crônica, num âmbito de ajuda a refugiados ou em continuidade a catástrofes. A organização foi criada com a idéia de que todas as pessoas têm direito a tratamento médico, e que essa necessidade é mais importante do que as fronteiras nacionais (princípio de ingerência). MSF é composta de voluntários e de um corpo de empregados permanente, sendo financiada por contribuições do grande público, de organizações sem fins lucrativos, corporações e governos. Em 1972, MSF fez sua primeira intervenção, na Nicarágua, após um terremoto que devastou o país. Hoje, mais de 22 mil profissionais trabalham como Médicos Sem Fronteiras em mais de 80 países pelo mundo, principalmente em países pobres ou do Terceiro mundo, assim como em países em estado de guerra. MSF protesta freqüentemente junto às Nações Unidas contra atrocidades cometidas contra comunidades sem representação oficial, como, por exemplo, os povos da Chechênia e do Kosovo.

Médicos Sem Fronteiras é uma organização com vocação internacional, e reúne, maioritariamente, médicos e profissionais da saúde, e está aberta às outras profissões úteis à sua missão. Todos, sob sua honra, subscrevem-se aos seguintes princípios:

Os Médicos Sem Fronteiras levam o seu auxílio às populações em perigo, às vitimas de catástrofes de origem natural ou humana, de situações de conflitos, sem qualquer discriminação racial, religiosa, filosófica ou política.

Trabalhando em estreita neutralidade e imparcialidade, os Médicos Sem Fronteiras reivindicam, em nome da Ética médica universal e do direito a assistência humanitária, a liberdade total e completa do exercício da sua atividade.

Empenham-se em respeitar os princípios deontológicos da sua profissão e em manter uma total independência em relação a todo o poder, bem como a toda e qualquer força política, económica ou religiosa.

Voluntários, medem os riscos e perigos das missões que realizam e não reclamam qualquer compensação a não ser a que a Associação lhes pode fornecer.

 

 

Música de fundo:

Superman Movie Theme

Fonte:

http://members.tripod.com/~rosemck1/kids-corner.html